Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Morreu! - Mario Persona

Morreu! - Mario Persona



https://youtu.be/dBlUji8nWIw

Morreu

Mario Persona

Lemos em Gênesis 5: "E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos; e morreu. E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos; e morreu. E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos; e morreu. E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos; e morreu. E foram todos os dias de Maalalel oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu. E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu." O que existe de comum em cada nome citado aqui, é que todos tiveram uma longevidadade invejável, mas todos morreram.
Se surgisse uma pastilha que nos fizesse viver oitocentos e quinze anos, como Enos,  ou quase mil anos, como Matusalém, quanto você acha que teríamos que pagar por tal pastilha, ou medicamento? Acho que qualquer um pagaria uma fortuna por isto. O problema é que no texto de Gênesis também é dito que Matusalém viveu 969 anos, e tal qual todos os outros,  morreu. Absolutamente todos morrem, vivendo muitos anos ou não. Todas as pessoas que você conhece, em cem anos, estarão mortas. Pode acontecer de um outro que hoje é um bebezinho, consiga passar dos cem anos,  mas a imensa maioria estará morta nesse período de tempo.

O que aconteceu há cem anos? Em 1914 estava começando a Primeira Guerra Mundial. É interessante marcarmos o tempo de acordo com os fatos que se sucederam. Alguém se lembra do que estava fazendo no dia 11 de setembro de 2001? Eu lembro-me com exatidão. Estava em casa quando minha filha entrou, vindo da faculdade em Campinas, dizendo que ouvira no rádio do carro sobre um avião que bateu num prédio em Nova Iorque. Liguei a TV no canal da CNN e foi possível ainda ver o segundo avião entrando no outro prédio do World Trade Center. Ficamos a família inteira, vendo aquele acontecimento medonho que  mudou a vida de todo mundo. Alguém pode dizer que mora no Brasil e que não tem nada a ver com isto. Mas teve sim, porque tudo mudou. De repente as ações nas bolsas de valores despencaram no mundo inteiro, viajar se tornou um pesadelo, todos tem de passar por uma série de revistas para poder viajar, muita gente perdeu emprego, empresas, mesmo brasileiras, perderam mercado e tiveram que mudar toda a sua maneira de trabalhar, tudo isto porque no dia 11 de setembro de 2001 aconteceu o ataque ao WTC. Então, tudo mudou! Você se lembra do que estava fazendo neste dia? É muito comum lembrarmos das datas, quando há um marco importante, mesmo que não diga respeito diretamente a nós, nossa memória parece colocar uma moldura naquilo e a prega na parede da mente. Se você quiser recapitular, por exemplo, quando nasceu seu filho ou quando você passou no vestibular, acabará lembrando de várias coisas que aconteceram naquele dia, pois acontecimentos marcantes ficam marcados no nosso cérebro.

O ataque terrorista em Nova Iorque, foi em 2001, portanto treze anos atrás. Se eu rebater isto dez anos para a frente, estarei com com sessenta e nove, adicionando três anos, setenta e dois. Sabendo que meu pai morreu com setenta e quatro, se eu tivesse a mesma saúde do meu pai, eu teria mais dois anos após este prazo de treze anos de rebatimento que fiz. Ou seja, aquilo que aconteceu ontem, há tão pouco tempo na minha mente, tenho outro acontecimento lá na frente também em muito pouco tempo, ou seja, daqui a pouco chegará a minha hora. Será que estou preparado para isto? Será que estamos todos preparados para morrer? - Poxa, Mario - alguém pode reclamar - você veio aqui só para dar má notícia? Que pregação deprimente! Fale por favor, alguma coisa boa para levantar nossa moral! -  Mas perceba, Fulano viveu tantos anos e morreu, Beltrano viveu tantos anos e morreu, Sicrano viveu tantos anos e morreu. Isto não muda. Em toda cidade há um cemitério e ali estão muitas pessoas que morreram. Não adianta então, enfeitar, colocar flores, a morte existe, é um fato e ninguém escapa, não há como driblar a morte, ela está aí. Temos a tendência a sempre achar que isso não acontece conosco, quem morre é sempre o vizinho, quem fica doente é a vizinha, quem sofre acidente é o outro, quem é assaltado é a outra etc. Mas todos morremos. Muita gente não gosta disso e prefere buscar mensagens mais amenas, que soem de forma agradável, mas isto é como você ir ao médico e ele, após verificar todos os seus exames, dizer que tem duas notícias: uma muito ruim e outra excelente. A notícia ruim é que você está com uma doença gravíssima.

- O que é, doutor, AIDS? - Ou H1N1?

- Não, nenhuma das duas. É outra sigla, responde o médico: é o P-E-C-A-D-O e o PECADO é a doença mais mortal que existe, e ninguém escapa.

Você ainda pergunta se o médico acha que você vai  morrer e ele responde que sim, a qualquer momento, pois todos os portadores de PECADO morrem. Você alega que já que é assim, prefere procurar um outro especialista, mesmo o médico dizendo que há um tratamento, você bate a porta e se recusa a ouvir.  Qualquer um diria que você é louco por não querer escutar nem o tratamento que existe. A notícia seguinte que o médico lhe daria é que a doença é mesmo gravíssima, porém alguém já fez algo que pode curá-la e pode livrar você dessa morte, lhe dando, inclusive, uma vida que não acaba nunca. Esta seria uma boa notícia! Mas quando falamos de morte, isso não é uma notícia ruim, é uma realidade que não há como fugir. Todos conhecemos alguém que morreu. Lembramos daquela pessoa e de nossas conversas com ela. É estranho, quando a pessoa morre, não podermos mais conversar com ela, ou não poder fazer a pergunta que esquecemos de fazer antes, por exemplo. Não é mais possível.

O pecado é mortal, mas existe a cura para esta doença. Lemos em Romanos 5:12 "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." Foi por Adão que entrou o pecado no mundo. Ele foi o primeiro ser criado. Recebeu de Deus uma ordem e desobedeceu, não quis continuar na comunhão que Deus tinha estabelecido. Ele podia viver indefinidamente, Adão nunca morreria. Havia uma árvore da vida no jardim do Éden, ele podia comer do seu fruto, se alimentar daquilo, não haveria morte. Mas Deus falou para ele da existência de uma outra árvore, a do conhecimento do bem e do mal. Adão e sua mulher não poderiam comer daquele fruto, se não, eles morreriam. Mas ele preferiu acreditar em Satanás que apareceu a eles na forma de uma serpente. Não sabemos que forma era esta, mas a Bíblia fala que a serpente era o mais inteligente dos animais que Deus havia criado. Talvez por isto, Adão e Eva nem ficaram surpresos da serpente falar. Mas, de qualquer maneira, quando o homem desobedeceu a Deus, ele pecou e quando o pecado entrou no mundo o homem foi expulso do lugar que Deus havia preparado para ele. Desde então, vivemos desterrados da presença de Deus. Fomos expulsos de Sua presença, vivemos num mundo em que há doenças, morte, furacão, vulcão, terremotos, guerras, crimes, esse é o mundo fora do Éden, um mundo fora do Paraíso, cheio de espinhos, onde temos de trabalhar duro para podermos sobreviver, onde temos que lutar contra doenças.

O homem tentou de todas as maneiras consertar este mundo para não ficar tão desagradável assim, e  vai vivendo como pode, até que morre. Há cem anos a expectativa de vida do ser humano era de quarenta e poucos anos e hoje já passa dos setenta. Mas vai até quando? Cem? Com um pouco de ciência, cento e vinte? E depois disso? A passagem que lemos antes  afirma que o pecado entrou por um homem e passou para todos os outros. A Bíblia está afirmando que cada pessoa é um pecador, está contaminada com o pecado e que este é uma doença que o levará a óbito. Continuando na leitura em Romanos 5:13 lemos: "Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei." Havia pecado, havia morte, mas não havia transgressão, porque não havia o que transgredir. Deus não tinha dado uma lei para o homem, não havia dito, faça isso, não faça aquilo.

Mas o versículo 14 diz "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir." Porque é dito que a morte reinou até Moisés? Significa que depois dele, não morreu mais ninguém? Claro que não, pessoas continuam morrendo. O que houve foi que Deus deu algo a Moisés que antes dele, ninguém possuiu,  uma revelação! Ele deu a revelação da Lei, que criava a culpabilidade para todos os seres humanos ao colocar regras. A Lei era algo como uma placa de contramão que Deus fincou no monte Sinai. A continuação da frase, revela também que Deus já tinha em Adão uma figura de alguém que viria, ou seja, Cristo. Quando Deus faz a revelação da Lei a Moisés, dá a ele também uma série de ordenanças, regras, utensílios e projetos, que incluía todo um sistema de adoração a Deus, de modo a aproximar o homem de seu Criador, para que fosse possível novamente a comunhão com Deus. Mas todo esse sistema já era uma figura de algo futuro.

Quando você estuda o Antigo Testamento e o Pentateuco, principalmente a partir de quando Deus dá a Lei e as instruções a Moisés, você começa a descobrir coisas maravilhosas. Por exemplo, eles teriam que construir um tabernáculo, uma grande tenda e cada elemento dessa tenda, cada corda, coluna, tábua, cada pedaço de pano, tinha um simbolismo que apontava para Cristo. Depois Deus mobiliou essa tenda com uma série de apetrechos como, um altar, uma mesa para colocar pães, candelabro, os objetos para os sacerdotes fazerem as oferendas, e também aqui, cada utensílio era uma figura de Cristo. Também a Arca da Aliança, feita de madeira revestida de ouro, com uma tampa com dois querubins olhando para a tampa, que ficava além de um determinado véu, era Cristo mais uma vez representado.

Na verdade a morte reinou desde Adão até Moisés porque Deus descortinou todo um plano a partir de Moisés, para dizer que resolveu o problema da morte do homem. A Lei tinha mais uma característica. Há uma passagem em Lucas 10, em que um jovem rico pergunta ao Senhor Jesus, o que ele devia fazer para ter a vida eterna. O conceito de vida eterna no Antigo Testamento era de vida perene, perpétua. Não uma vida que não tinha começo nem fim, mas uma vida que não tinha fim. Então era prometido sim, através dos preceitos da Lei, que todo homem que cumprisse a Lei viveria. E quando aquele jovem rico faz este questionamento, o Senhor Jesus lhe pergunta quais são os mandamentos, ele responde e o Senhor Jesus lhe fala que era isso que ele deveria fazer para viver eternamente. Obviamente o jovem parou ali mesmo. Nenhum homem é capaz de cumprir a Lei, mas ela tinha essa característica, o homem que a cumprisse, não morreria. O livro de Gálatas fala que a Lei serviria de ama-seca, de aio, que agiria como um tutor, uma guardiã que iria cuidar e manter o povo de Deus na terra, para que este povo não se degenerasse completamente até que viesse Cristo, que viria ao mundo para cumprir a obra que Deus havia determinado para salvar o homem, ou seja, morrer por este na cruz.

É estranho pensar nisso, mas para que Deus pudesse dar vida ao homem, e vida eterna, Deus teria que fazer uma obra de morte que havia sido anunciada ainda no jardim do Éden. Quando Deus matou um animal inocente, por causa do pecado de Adão e Eva, tirou a pele desse animal, fazendo vestes para cobrir o homem e a mulher, aquele ato também era uma figura de que Deus iria derramar um sangue inocente para cobrir o pecado do homem. E Deus também no Éden havia anunciado para a serpente que ela picaria o calcanhar daquele que seria o descendente da mulher, mas que ela, a serpente, teria a sua cabeça esmagada por esse mesmo descendente da mulher, que obviamente, é Cristo.

Então é maravilhoso nos deparamos com um plano de Deus desde quando o homem pecou. Antes de existirem softwares como o CAD, que é um sistema de grande auxílio aos arquitetos, nos escritórios de arquitetura, costumávamos abrir os rolos de papel vegetal com as plantas sobre uma mesa para que os clientes pudessem contemplar os projetos da mesma forma como faziam os vendedores nas lojas de tecidos. Hoje não se usa mais pranchetas, réguas, nankin, compassos, assim como praticamente já não existem mais vendedores em lojas de tecidos. O cliente chegava e o projeto era desenrolado aos seus olhos. Então quando o homem pecou, podemos imaginar Deus um pouco mais a frente, pegando o projeto e desenrolando-o na frente do homem, falando: veja o que eu já tinha projetado para o caso do pecado entrar. E esse projeto culmina em Cristo Jesus. Em João 1:4 lemos: "Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens"  Em João 5:24 "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

Oh, que bendito final de versículo este, passou da morte para a vida! Essa é a história completa. Mas essa história começa nesse mesmo versículo 24. Sempre que nos evangelhos você vê repetido “na verdade, na verdade vos digo”, entenda que é uma maneira de escrever, no grego ou no aramaico, uma coisa de suma importância, assim como no Antigo Testamento lemos Santo, Santo, Santo, quando fala de Deus, significando que é um santo elevado à terceira potência, três vezes santo, perfeitamente santo. A mensagem de Jesus no versículo mencionado, começa dizendo então, preste muita atenção, quem ouve a minha palavra... E hoje você está ouvindo a palavra de Deus que está sendo lida neste livro.

Existe um programa científico nos Estados Unidos, cuja sigla é SETI, onde diversas antenas são armadas e apontadas para o espaço, esperando uma mensagem. Os computadores tentam ler todos os sinais de rádio que atingem a Terra, porém a maioria desses sinais é gerada pelo sol, pelas estrelas e muitos são apenas reflexos, porque qualquer programa de rádio que se coloca no ar, tem as ondas viajando pelo espaço. Se você fosse para Saturno com um equipamento de rádio, lá você conseguir pegar as ondas de um programa que talvez tenha passado na semana passada aqui na Terra. Se você perdeu sua novela preferida, viaje com uma nave espacial e veja o capítulo atrasado, porque a mensagem de rádio está chegando lá agora.

Portanto, esses programas de perscrutar o espaço muitas vezes se enganam, porque parece ser um sinal inteligente, com todas as características de uma linguagem, mas depois se percebe que foi apenas um sinal da Terra, que bateu na Lua e voltou. Eles captaram um reflexo. As pessoas que trabalham nesses projetos, um dia morrerão e outros assumirão suas cadeiras, e esses, por sua vez, continuarão a esperar o sinal de um extraterrestre com uma mensagem para a Terra. Eu estou, porém, com a mensagem agora em minhas mãos, recebi a mensagem de um extraterrestre, que fala em João 3:13 "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu." O Senhor Jesus falou para Nicodemos que desceu do céu, disse que não é desta Terra. Quando ele foi preso e interrogado por Pilatos que o pressionou perguntando se ele é rei, Jesus falou que seu reino não é deste mundo. Ele é Homem e Deus que desceu do céu e nasceu na forma humana, porém sem pecado. É o Filho de Deus, ser divino, nascido de uma virgem, que cresceu aqui muito parecido com qualquer outro ser humano. A

s pessoas dificilmente notavam que ele tinha alguma coisa diferente, pois ele não tinha nenhuma auréola em volta da cabeça como vemos nos famosos quadros de pintores, isso não existia. Ele não era bonito, de olhos azuis, cabelos longos, pele macia. Era um judeu, andando na Judéia há dois mil anos como qualquer judeu fazia, e era de fisionomia tão comum que na hora de prendê-lo, os soldados combinaram um código com Judas, que iria beijá-lo a fim de identificar quem era Jesus. Afinal a cena se passa à noite, com velas, archotes e lamparinas num lugar escuro, cheio de homens judeus parecidos. Jesus era um homem perfeitamente comum por fora, mas Deus perfeito! Ele nunca deixou de ser Deus, ainda que na forma humana. E esse homem tão comum é aquele que João fala no evangelho "Nele estava a vida".

Então quando é falado, “na verdade, na verdade vos digo, quem ouve a minha palavra”, significa, que a sua salvação começa ao escutar o evangelho de Deus, e este evangelho é simples, é a boa notícia. A maioria das religiões afirma estar pregando o evangelho mas isso não é muito correto. As religiões não estão dando uma boa notícia, elas estão sim, impondo regras, falando que se você for bom, vai para o céu. Você já conseguiu ser totalmente bom? Talvez enquanto você dorme, mas ao acordar,  lembra do que sonhou, por exemplo, aquilo não foi tão bom assim.  Logo, notamos que ninguém consegue ser bom, porque o homem é pecador. O homem já tem dentro de si esse pecado, esse verme corroendo-o por dentro, até levá-lo à morte. Mas quando ouvimos a Palavra de Deus, o Espírito Santo toca nossa alma.

O Senhor Jesus falou que “aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus, o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. A água é uma figura da própria Palavra de Deus na Bíblia, quando ela chega, encharca uma pessoa. A mensagem das boas novas é que Cristo morreu para salvar você, morreu no seu lugar pagando pelos seus pecados porque você não iria conseguir ser bom jamais, seria condenado quando saisse deste mundo, mas Cristo morreu por você e isto é o evangelho puro. Então quando você escuta essa Palavra, o Espírito Santo vem, pega este vaso que foi cheio de água da Palavra, que é você, e transforma essa água em vida. Como Cristo fez nas bodas de Caná, que foi seu primeiro milagre. É também significativo dizer isto, porque o primeiro milagre que acontece na vida de um homem, de uma mulher, é ser salvo.

As pessoas estão enchendo igrejas hoje em busca de um milagre, querem curar suas dores nas costas, querem ter um carro novo, querem um emprego, arrumar uma namorada. Mas o primeiro milagre que Cristo quer fazer na vida de uma pessoa é salvá-la da morte e dar a ela a vida eterna. E esse milagre começa “com quem ouve a minha palavra”. E continua com o que? Seria fazer  fazer penitência, dar dinheiro, dar dízimo? Não! A segunda coisa que se segue a isso, é “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou”. Crê em Deus que enviou Jesus ao mundo para salvar pecadores. Atos 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."  Crer, ouvir e crer. E aí vem o presente. Já falamos que a morte é uma coisa natural para este corpo humano, mas o que diz aqui na frase? “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”. Quer dizer que nunca mais vou morrer? Não é isto que fala o texto. Vida eterna não é uma vida que nunca acaba, mas uma vida que nunca começou e nunca terminará por que ela é eterna, e a eternidade é uma coisa que não tem começo nem fim. A vida eterna que Deus dá para o pecador que crê em Jesus, que crê que ele na cruz levou os seus pecados, é uma vida que extrapola a própria vida natural do homem pecador.

Eu nasci em 1955 e hoje tenho vida eterna pela fé em Cristo, uma vida eterna que existia antes de 1955. Então quando eu projeto 11 de setembro de 2001 para frente da minha vida, vou pensar que lá pelos setenta e dois anos, devo morrer. Mas eu tenho vida eterna pela fé em Cristo Jesus, afinal, é o que  a Palavra de Deus diz. Alguém pode se referir a isso, como pretensão minha, mas não é, seria se eu achasse que a vida eterna se consegue por mérito, aí sim, seria grande pretensão. Quem acha que vai para o céu por que é bonzinho e não comete pecado, jamais vai poder dizer que tem a vida eterna.  Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus por causa de um pecado somente, quantos pecados nós temos hoje e como chegaremos na presença de Deus com todos eles? Só há uma possibilidade, algo tem que nos lavar completamente. E essa coisa que nos purifica é o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz há dois mil anos para salvar todo aquele que crê. “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”. Tem por quê? Fiz alguma coisa? Não, mas ele fez. Sofri? Não, mas ele sofreu. Paguei? Não, ele pagou. Cristo me substituiu na cruz. Tem a vida eterna, e o texto continua dizendo, “não entrará em juízo (ou condenação) mas passou da morte para a vida”.

Uma das grandes ideias que existe nas religiões é que você vai viver, morrer e um belo dia vai entrar na presença de Deus, no Juízo Final e Deus colocará numa balança as suas boas obras e as coisas boas e as ruins que você fez, para ver o que pesa mais. Se tiver coisas ruins você tem que passar pelo purgatório para tirar um pouco do peso dessas coisas, mas se tiver muita coisa ruim você vai para o inferno e se tiver muita coisa boa vai diretamente para o céu. É preciso ser muito infantil para acreditar nisso! Porque se Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus por causa de um pecado, como é que vou ter a pretensão de entrar na presença de Deus com dois, três, quatro, mil, pecados? Quantas vezes nós pecamos na vida? Não é possível contar. Pecar é como olhar para a bomba de gasolina enquanto enche o tanque e ver aqueles números passando. Nós estamos pecando o tempo todo porque pensamos. Se você se sentar em uma cadeira e disser que nunca mais pecará, e pedir que lhe acorrentem na cadeira, mesmo assim, estará pecando. Pode pensar numa mulher que acha bonita, então, estará cobiçando, o que é pecado. Eu posso não matar, mas eu cobiço matar. Você já teve vontade de matar aquele motorista que lhe deu uma fechada na estrada? Pensou em descer do carro e falar, agora eu acabo com a vida dele? Ou será que só eu já pensei isto? Todos nós pensamos isto porque a nossa mente carnal, é pecadora, ela é má, não existe nada de bom no homem, o homem é mau até os ossos.

“Não entrará em juízo”. Veja que coisa perfeita! Aquele que ouve a Palavra de Deus e crê que Deus  enviou a Jesus, tem a vida eterna, selada, carimbada, registrada no cartório de Deus, não perde a validade jamais, tem a vida eterna. Não entrará em juízo, não passará pelo tribunal do Juízo Final, porque este é só para os perdidos. O que as pessoas talvez não tenham lido é que nos últimos capítulos de Apocalipse quando fala do Juízo Final, que o mar e as sepulturas vão devolver os mortos, as pessoas vão ressuscitar na presença de Deus, mas para irem ao Grande Trono Branco, ali, é falado que serão abertos os livros com tudo o que as pessoas fizeram e cada um será julgado e lançado no lago de fogo. Não há uma vírgula ali dizendo que alguém vai sair salvo, pois ninguém sairá salvo desse Juizo, porque é um tribunal para lavrar a sentença, não é para saber se a pessoa foi boa ou ruim. Ruim todos foram porque a Bíblia fala que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, e esse “todos” inclui eu e você. O único remédio para escapar disto é justamente crer em Jesus. “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em juizo”. E o que mais há nesta passagem? “Passou da morte para a vida”. Aquele estado de Adão, caído, arruinado, herdamos todos nós dele, mas no momento em que cremos no nosso Salvador Jesus, Deus nos coloca numa nova posição, “passou da morte para a vida”.

O que eu posso esperar daqui para frente, morte? Bom, para essa carcaça aqui, isso é lucro. O apóstolo Paulo fala “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Por que lucro? Ora, porque a morte para o crente, é uma serva de Deus, ela vai levá-lo para a presença de Cristo. Uma pessoa que crê no Salvador Jesus não teme a morte. Ela pode temer a dor, morrer por causa de um tiro que vai certamente, doer, ou uma doença que nos faz ficar numa cama com dores, todos tem medo dessas coisas, mas a morte, a passagem em si, é o caminho para entrar na presença de Cristo e esperar a ressurreição do corpo. Teremos todos um corpo, porque Jesus ressuscitou. Quando Maria Madalena foi visitar o túmulo esperando encontrar um cadáver, os anjos perguntaram o que ela estava procurando. “Está procurando o vivente entre os mortos? Ele não está mais aqui”. Você já foi procurar alguém que não estava no mesmo endereço em que ele morava antes?

Lembro-me de uma vez em Poços de Caldas, eu era criança ainda, em que fomos visitar uma senhora conhecida da minha mãe e meu pai parou o carro, veio o marido dela, e eles ficaram conversando,  e minha mãe  perguntou por sua esposa. “Ela está no cemitério”, falou o senhor. Hoje é finados, alguma coisa especial? - “Não, ela está morta”. A mulher tinha morrido, não tinha mais como encontrar aquela senhora. Quando Maria Madalena vai ao sepulcro de Jesus não era mais possível encontrá-lo na morte. Por que ele tinha morrido? Não; ele tinha ressuscitado! Ele mudou de endereço, não estava mais na morte. Uma pessoa que crê em Cristo como seu Salvador passou da morte para a vida. Se você for procurar o Mario na morte, aqui está dizendo que eu mudei, meu novo endereço é a vida eterna. Esse pode ser o endereço de cada um, e não estou sendo soberbo. Não, pense de novo, a religião fala que se você for bonzinho vai para o céu, aí sim, dentro desse raciocínio você deve achar mesmo que seria pretensão dizer que já tem vida eterna, mas se a Bíblia está dizendo "na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação mas passou da morte para a vida", isto não é soberba, isto é você crer!

Se eu lhe der um cheque de um milhão e você confiar que eu tenha um milhão de reais, e alguém lhe perguntar se você tem mesmo esse dinheiro, e você olhar para o cheque e dizer duvidando que não sabe, não tem certeza, isso quer dizer que você não está confiando no que eu falei. Deus está dando um cheque para aquele que crê, onde está escrito, vida eterna. Deus está dando um cheque que será descontado na hora em que você chegar na presença dEle para entrar para sempre, receber um corpo novo - desde que creu em Cristo e tem o Espírito Santo. Se você duvidar que tem a vida eterna você já duvidou até da palavra de Deus, não passou nem da primeira fase desta mensagem que ele está trazendo: "quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação mas passou da morte para a vida". E ontinuando em João 5:25 "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação."

Parece  ser uma contradição com o que falei antes, que fazer o bem não leva ninguém para o céu, mas o que está sendo dito aqui, é o complemento. Uma pessoa que ouviu a palavra de Deus e creu em Cristo, recebeu a vida eterna e não entrará mais em condenação. Isso foi afirmado antes, não entrará em juízo, passou da morte para a vida. De acordo com o que fala em Efésios 2:8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Aqueles que creem em Cristo farão o bem porque Deus preparou o bem para eles fazerem, não é o bem de si mesmos, não fazem o bem para serem salvos ou para ressuscitarem para a vida eterna, mas eles fazem o bem por ser consequência da salvação que receberam. Quando você planta um pé de limão e faz um enxerto de laranja, ele vai dar laranja. A laranja é uma consequência desse enxerto, não é o poder do limão que vai dar laranja é o que foi feito ali pelo agricultor que vai produzir o fruto agora dessa nova natureza que tem aquela planta.

Então é muito importante entender que morte é uma notícia péssima para todos nós, mas vida é a melhor notícia que você pode haver. Gostaria de terminar deixando um versículo para você em Deuteronômio 30:15 "Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal;" É a palavra de Deus propondo a você a vida e o bem ou a morte e o mal. O que você escolhe? Escolha a vida! E como você pode fazer essa escolha? Aquele que é a (própria) vida, Cristo. Creia em Jesus Cristo como seu Salvador e receba dele, por graça total, a vida eterna.