Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O juizo final - Mario Persona

O juízo final - Mario Persona


https://youtu.be/aCkVREaSbw4

O Juízo Final
Mario Persona

Eu devia ter um ano de idade, talvez menos, e minha mãe salvou a minha vida. Ela me contava que nós estávamos em um hotel em Águas de São Pedro, acho que o nome era Grande Hotel, um hotel antigo que tem lá, ela me colocou no lava-pés da piscina para brincar sentado ali na água e ficou conversando com as pessoas em volta e, de repente, ela percebeu que eu tinha perdido o equilíbrio e estava de bruços me afogando no lava-pés. Ela correu, me tirou, me sacudiu e eu tomei o fôlego de novo e sobrevivi. Mais tarde ela me contou também que com quatro ou cinco anos de idade, na minha operação das amígdalas, naquela época a operação para retirada das amígdalas era como ir ao barbeiro cortar o cabelo, toda criança retirava as amígdalas, os médicos ainda não entendiam muito bem para que elas serviam. Na minha operação foi a mesma coisa, minha mãe me viu sair na maca, eu estava azul, e ninguém tinha percebido que um coágulo tinha se formado na garganta e eu estava asfixiado. Ela correu, chamou o médico e salvou a minha vida.

Acho que cada um de nós já teve a experiência de ter tido a sua vida salva, ou de quase morte ou de por um triz ou aquela coisa de você ver o carro passar na sua frente e falar uau, quase! Nasci de novo! Todos já devem ter experimentado algo parecido ou um médico que tenha salvo a sua vida. Aquele médico salvou a minha vida, era para eu estar morto hoje e o doutor Fulano salvou a minha vida. Eu tenho uma péssima notícia para mim e para vocês também: A minha mãe não salvou a minha vida e ninguém salvou a vida de vocês! O que essas pessoas fizeram foi adiar a nossa morte.

Às vezes ouvimos, por exemplo, Oscar Schindler, daquele filme A Lista de Schindler, um empreendedor alemão que salvou a vida de 1200 judeus. Na verdade, ele não salvou a vida, ele adiou a morte daquelas pessoas. Praticamente todos eles já morreram. Outro dia morreu o último passageiro do Titanic, cuja vida tinha sido salva, mas agora ele já morreu também. Isto porque nós somos mortais, faz parte do ser humano morrer. Desde quando Adão caiu em pecado no jardim do Éden, Adão e Eva, a morte entrou na criação e hoje nós morremos. Nós somos pecadores, nascemos pecadores, trazemos no nosso DNA esse defeito, essa mancha chamada pecado e, por causa dela, nós morremos. A medicina tenta de todas as formas prolongar a vida, mas nós morremos.

Eu sei que é um assunto que as pessoas, geralmente, não gostam muito de falar ou não gostam muito de ouvir falar, mas é uma realidade. Lembro-me de um irmão nos EUA que me contou que um dia ele estava com a família, abriu a  Bíblia para fazer uma leitura que faziam todas as noites em casa e eles abriram no capítulo 5 de Gênesis e, quando acabaram de abrir a Bíblia, tocou a campainha e era um amigo deles que era incrédulo. Quando o amigo entrou ele falou olha, nós vamos ler a Bíblia, nós temos esse costume de fazer isto toda noite aqui em casa a essa hora, você quer nos acompanhar? Ele disse sim, é um prazer acompanhar vocês. E na hora que o cristão viu qual era o capítulo que ia ler ele pensou oh, justo hoje Gênesis 5, acho que vou mudar para um outro capítulo mais evangelístico, alguma coisa com uma mensagem mais apropriada, ele pensou em mudar mas depois decidiu, bom, vai esse mesmo. Porque o capítulo 5 de Gênesis fala mais ou menos assim: e foram os dias de Adão tantos anos e morreu. E foram os dias de Enos tantos anos e morreu. E foram os dias de Maalalel tantos anos e morreu. E Cainã viveu tantos anos, gerou filhos e filhas e morreu. Jared viveu tantos anos, gerou filhos e filhas e morreu. E não é que o amigo dele se converteu nessa noite? O amigo nunca tinha se dado conta de quão solene e real era a morte. Todos morrem. E morreu, e morreu e ele ia morrer também.

É sobre isto que eu gostaria de falar. Nós nascemos neste mundo e morremos. Se nós nascermos uma vez nós vamos morrer duas. Se nascermos duas vezes nós vamos morrer uma ou talvez nenhuma. Que charada é essa? Não! Não é uma charada, mas é o que a Bíblia ensina. Se você só nascer uma vez, não estou falando aqui nada semelhante a doutrinas orientais, reencarnacionistas, de religiões pagãs que foram até assimiladas por alguns ocidentais e viraram moda, não é nada disto, isso aí a Bíblia mostra claramente que não tem nenhum fundamento: Ao homem está ordenado morrer uma vez vindo depois disto o juízo de Deus; é o que diz a Bíblia. Mas se você nascer uma vez você vai morrer duas, a menos que você nasça de novo. O grande problema da morte é o que vem depois. O que acontece conosco depois que morremos?

Existem muitos filmes que mostram um túnel de luz, a pessoa acorda em outro lugar, mas o que a Bíblia diz? O que, efetivamente, acontece depois da morte? Ah, terá a reencarnação. E você vai voltar como uma pulga? Porque dentro das religiões orientais que pregam a reencarnação, é claro que depois disto foi depurado para os ocidentais aceitarem melhor, mas na sua origem, a pessoa voltava como um animal ou qualquer outro ser vivo, um micróbio, uma bactéria. Acho que seria até estranho você colocar desinfetante em um vaso sanitário e matar os seus ancestrais ali numa tacada só. Obviamente, não tem nenhum fundamento um negócio desse. Nós morremos e temos que nos encontrar com Deus. O corpo vai voltar ao pó, a Bíblia fala isso, e o espírito vai para Deus porque Deus deu a vida ao homem e Ele tem direito sobre isto. Mas de que forma este espírito vai para Deus? O que vai acontecer conosco depois da morte?

Teve um homem, um rei, isso é encontrado no livro de Daniel capítulo 5, versículo 25, que viu uma frase escrita em uma parede do palácio dele no dia em que ele deu um grande banquete. No meio do banquete apareceu, do nada, uma mão, Deus falando com ele, e essa mão escreveu na parede umas palavras: Mene, Mene, Tequel e Parsim. A interpretação era "Contou Deus o teu reino e o acabou. Pesado foste na balança e foste achado em falta. Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas." O que chama a minha atenção aqui é a frase do meio "pesado foste na balança e foste achado em falta". Eu sei que muitas pessoas hoje têm a ideia de que se morrerem elas terão que se apresentar diante de Deus, então Deus vai colocar uma imensa balança e pesar as coisas boas e as coisas ruins que elas fizeram e, o que pesar mais, se tiver saldo positivo, elas terão uma chance de entrar no céu.

Alguns acreditam que existam estados intermediários, um tipo de purgatório em que você fica ali um tempo para purgar, eliminar os seus pecados para depois poder entrar, não se sabe por quanto tempo e onde é isto, é apenas uma ideia que algumas religiões professam ter, mas e a Bíblia, o que ela diz? A Bíblia fala o que acontece depois da morte, a Bíblia fala de juízo mas a Bíblia não fala de uma balança que dê saldo positivo para nós. A única balança que eu encontro na Bíblia é essa desse rei que foi pesado na balança e foi achado em falta. Por que achado em falta? Porque a balança é regulada de acordo com um determinado peso, um gabarito. Toda balança tem um gabarito, a do açougue tem até um lacre do Instituto Nacional de Pesos e Medidas para comprovar se um quilo é realmente um quilo naquela balança ou se ela está distorcendo o peso. Você jamais aceitaria pagar por um quilo de carne e levar somente 800 gramas. O fiel da nossa balança, a precisão da balança do homem, é Deus. O gabarito usado para aferir a balança humana é Deus.

Qualquer coisa menos do que a justiça, a bondade, a misericórdia, a perfeição de Deus, seremos pesados e achados em falta, estaremos menos do que deveríamos estar. Então a Bíblia dá um destino para isso, o destino é o juízo. Uma vez recebi um email em que uma pessoa ligada à Nova Era, a movimentos espiritualistas, escreveu assim: "sua mente ainda não está inteiramente aberta à espiritualidade". Interessante essas declarações porque eu fui envolvido, antes da minha conversão, com esses movimentos esotéricos e existe muita pretensão de se alcançar graus elevados de evolução, de desprendimento da matéria e, quando leio essas coisas, é inevitável não me lembrar da minha época.

Existe inclusive uma organização aqui no Brasil que coloca um adesivo nos carros que diz: "se você estiver preparado, uma força maior te levará à organização tal", e aí tem um número de telefone, um 0800 bem grande, mas não é só a força maior que te levará a ela, você precisa ter o número do telefone também, você não vai poder chegar lá voando, terá que entrar em contato, mas você vai se achar levado pela força maior. Esse é o pensamento do homem, sempre querendo achar que ele consegue evoluir, consegue melhorar, consegue se aperfeiçoar, pesado foste na balança, Deus fala, e foste achado em falta. Nós não conseguimos nada.

O homem pecador é como alguém que numa floresta escura, sem ninguém, cai num poço profundo. E quantas pessoas caem em poços e não são encontradas e morrem. Imaginemos uma pessoa em um poço profundo, ela fica lá, não sai, ela tenta subir, mas as paredes são lisas e ela não tem corda, nem escada, não tem nada. É uma agonia. Esse é o homem pecador, ele não tem nenhuma capacidade de sair do seu lugar de pecado, do seu lugar de morte, do seu poço de perdição. Aí vem a religião, vem esses movimentos espiritualistas e como é isso?

Em qualquer religião desse tipo pode ocorrer algo assim: o guru chega à beira do poço, olha para baixo e diz: meu filho suba, eleve-se, aperfeiçoe-se, cresça, vai, você consegue, pensamento positivo! E o coitado está lá arranhando as paredes do poço, mas não tem como sair. Ou então o guru joga-lhe uma escada, mas o primeiro degrau da escada é muito alto para ele e não dá para alcançar. Isto é a religião, que manda o homem fazer alguma coisa para se salvar, e Deus viu o estado nosso. O que é o Cristianismo? O Cristianismo é Cristo chegando à beira desse poço e vendo o pecador caído lá no fundo, incapaz de se salvar, então ele desce ao poço. Cristo desce, toma o pecador nos seus ombros e o leva para fora, e o leva para cima. Essa é a mensagem do evangelho.

Então essa pessoa escreveu o email para mim dizendo que a minha mente ainda não está inteiramente aberta à espiritualidade, que a Bíblia fala muito mais de inferno do que do reino dos céus. Ela escreveu como se conhecesse a Bíblia, criticando-a, dizendo que a Bíblia não é um livro que eu deveria ler porque ela fala muito de inferno. "Não leia a Bíblia, a Bíblia vai desmotivar você, você tem que ler alguma coisa com mensagem mais motivadora. A Bíblia fala mais de inferno do que do reino dos céus". Primeiro, ela não entendeu exatamente o que é reino dos céus pois reino dos céus não é o céu. Reino dos céus, na Bíblia, é a esfera que aceita que existe um rei nos céus governando essa esfera dos que se colocam debaixo do governo dele. Mas não é o céu. No reino do céu tem de tudo, tem o joio, tem o trigo, tem de tudo. Obviamente, ela não conhecia muito bem a Bíblia porque quando ela falou que falava mais sobre o inferno do que sobre o céu eu fui procurar.

Hoje é fácil fazer isto com a Bíblia no computador, muito simples fazer uma busca e, na verdade, a palavra inferno não tem na Bíblia. É uma palavra usada por alguns tradutores e causa confusão porque, às vezes, usam indiscriminadamente em diferentes situações que não seriam a mesma coisa, como se fosse a mesma coisa. No Antigo Testamento você encontra a palavra Sheol, às vezes Geena e Hades, que vêm do grego. Há algumas diferenças de interpretação mas vamos generalizar aqui que seria, nos dois casos, o lugar dos mortos. Para onde vão os mortos, onde eles estão? Os mortos estão no Hades. O corpo vira pó, volta à terra, e o espírito e alma vão para o Hades.

O espírito é a parte que pode ter contato com Deus, e a alma é onde habitam os nossos sentimentos, nossos pensamentos, nosso coração. Então nós temos Sheol, Geena, Hades, tudo isto como lugar dos mortos, e temos o lago de fogo que é a última estação. O Hades é um estado intermediário, e depois tem o estado final que é o lago de fogo. E aí fui procurar na minha Bíblia, fiz uma busca no Novo Testamento porque no Antigo fala muito pouco da vida além morte, mesmo porque a mensagem do Antigo Testamento era dirigida aos judeus, que era um povo que Deus escolheu para habitar na terra e suas promessas eram sempre terrenas, que eles teriam grandes rebanhos, muitos frutos, muitas colheitas, muita saúde, muitos filhos, uma vida boa aqui.

No Novo Testamento vemos que é o contrário, não é prometido nenhuma facilidade aqui, muito pelo contrário, no mundo tereis tribulações, é o que o Senhor Jesus fala, e nenhuma bênção é terrena, as bênçãos são celestiais. Fui procurar então no Novo Testamento e encontrei a palavra céu 185 vezes, a palavra céus 81 vezes, a palavra paraíso, que é também uma outra maneira de apresentar um destino, 3 vezes. No total, podemos dizer que são 269  menções de um destino positivo para o homem. Aí fiz a busca das palavras inferno, lago de fogo e Hades no NT. Encontrei 13 vezes inferno, 5 vezes lago de fogo e 10 vezes Hades, em um total de 28 vezes. Portanto, para o destino positivo por 269 vezes é mencionado um destino de bênção para o homem no Novo Testamento, e um destino de maldição, de morte, de perdição, 28 vezes. Então a pessoa que escreveu para mim estava enganada. Deus está muito mais querendo que o homem seja salvo do que querendo que o homem seja condenado. Tanto é que, quando Deus criou o lago de fogo, que é o destino final, a perdição eterna, a Bíblia fala que o lago de fogo foi criado para Satanás e seus anjos, não foi criado para o homem. Então o que o homem vai fazer lá?

O homem vai para lá porque quer, porque ele escolhe ir para lá. Deus não preparou o lago de fogo para o homem, ele foi preparado para Satanás e seus anjos. Outra coisa curiosa que descobri também sobre o Novo Testamento é que existem algumas seitas, algumas religiões, principalmente as religiões espíritas, espiritualistas também, que adotam o Novo Testamento mas só as palavras de Jesus. Eles dizem que só creem no que Jesus falou, o que ele não falou eles não creem. E o Antigo Testamento? Não, eles dizem que o Antigo Testamento está fora, que ele é horrível, quanta barbaridade cometida no Antigo Testamento. Veja Moisés na entrada na terra prometida.

Obviamente, essas pessoas quando dizem que adotam as palavras de Jesus elas acabam não lendo-as, pois tem um versículo no evangelho que o Senhor Jesus fala para os judeus, João 5:46: "Porque, se vós crêsseis em Moisés (atentem, fala em Moisés mesmo), creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?". Jesus dá o seu aval ao que Moisés escreveu, os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuteronômio e mais alguns salmos e, provavelmente, talvez o livro de Jó, e deu testemunho de que Deus enviaria o seu Filho, enviaria o Messias prometido para salvação. Então as pessoas que adotam as palavras de Jesus não entendem, exatamente, o que ele diz.

Outra coisa que descobri nessa busca que fiz é que quem fala mais em inferno ou lago de fogo ou Hades, é Jesus. Isso na Bíblia toda, o mesmo que veio salvar também veio avisar de um destino terrível para aqueles perdidos. E quem é este que veio salvar? Em 1 Timóteo 3:16 diz: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória." Esse é Jesus! Deus manifestado em carne. Aquele que se manifestou em carne, não fala aqui aquele que nasceu, não, obviamente, ele nasceu neste mundo para se manifestar em carne, mas ele já existia porque ele é Deus, é o Filho Eterno de Deus. Ele é o que mais fala de condenação, de inferno, de juízo, de perdição e por que ele fala? Porque o assunto é seriíssimo! E a maioria das pessoas continua achando que vai existir um juízo final e nesse juízo final os seus atos, as suas obras serão pesadas, serão julgadas e então Deus vai falar ah, vamos ver o que vamos fazer com este aqui. E quando você pergunta a alguém para ele vai depois que morrer? Ele responde: ah não sei, Deus sabe. Quando chegar lá Deus vai decidir. Será que é assim?

Vamos outra vez recorrer à Bíblia para ver o que ela diz, porque qualquer coisa que o homem diga, é conjectura, é apenas suposição e, aonde fala do juízo final? Obviamente, no final da Bíblia, no livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia. Curiosamente, o último livro do Antigo Testamento termina com a palavra maldição e o último livro do Novo Testamento termina com a palavra graça, para vermos a boa vontade de Deus em salvar. Algumas Bíblias trazem um subtítulo que não tem no original, mas é acrescentado para facilitar a leitura e em algumas trazem o subtítulo Juízo Final. Em Apocalipse 20:11 a seguir encontramos: "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno (Hades) deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno (Hades) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Esse é o juízo final.

Curiosamente, quando nós lemos a Bíblia, antes de chegarmos nesse ponto, iremos descobrir algumas coisas fantásticas. Iremos descobrir que antes disso, certas pessoas foram tiradas da terra, foram salvas. Em 1 Tessalonicenses, capítulo 4, fala de pessoas que foram tiradas da terra para se encontrar com Jesus nos ares e estar para sempre com o Senhor. Também no livro de Apocalipse nós vemos outras pessoas que serão salvas, pessoas que haverão de ressuscitar, pessoas mortas que voltarão à vida e subirão para estar com Cristo. Este trecho em particular, do juízo final, é um tribunal, entendam isto aqui como um tribunal. Não é um tribunal para julgar se você será salvo ou não, é um tribunal de sentença, de lavratura de sentença. Por que eu digo isto? Porque no evangelho de João diz que quem não crê em Cristo já está julgado, o julgamento é o fato da pessoa não crer em Jesus, o próprio Senhor Jesus diz lá que: "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em juízo mas passou da morte para a vida". Todos já estão julgados, mas quando a pessoa crê em Jesus como o seu Salvador ela passa da morte para a vida, nasce de novo, já tem vida agora em Cristo.

Tem o segundo nascimento, uma obra de Deus no coração de uma alma para que ela depois não tenha que morrer a segunda morte. Aqui foi falado nesse trecho sobre a segunda morte. Por que este trono é grande? Porque ele é seriíssimo. É um tribunal divino. Por que esse trono é branco, grande trono branco? Trono nos fala de alguém muito poderoso sentado nele, grande, branco de pureza. Que nível de pureza? O nível de santidade e pureza de Deus. Esse trono branco será o fiel da balança, ele será o gabarito agora. Isto aqui vai acontecer num momento que não existir mais terra e céu "de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles." Porque haverá um momento, a Bíblia em 1 Pedro fala disto, em que os elementos abrasados se desfarão, os céus, que agora existem, desaparecerão e a terra desaparecerá. O tempo vai findar.

Hoje até os físicos sabem, o primeiro que escreveu sobre isto, por incrível que pareça, foi Santo Agostinho. Depois foi Einstein, que disse que não existe tempo sem matéria, que é preciso existir matéria para que exista tempo e vice-versa, e Agostinho falou isto lá pelo ano 1100 baseado no que ele encontrou na Bíblia. Realmente, quando desaparece tudo, também desaparece o tempo e tem só esse grande trono branco. Fogem os céus, foge a terra e depois Deus vai criar novos céus e nova terra, mas neste momento aqui sumiu tudo. "E vi os mortos (aqui são vistos apenas os mortos), grandes e pequenos." O que quer dizer grandes e pequenos? Porque nesse mundo existem homens poderosos e homens não poderosos. As ruas das nossas cidades são chamadas por nomes de homens, as cidades são chamadas por nomes de homens. Todos querem ter o seu nome perpetuado em algum lugar que vai desaparecer depois, de qualquer maneira, com o fogo. "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros." Não vai fazer diferença se os homens eram grandes ou pequenos, e abriram-se os livros das obras dessas pessoas. "E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." E lá no final vai falar que quem não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Esse livro da vida aparece de diferentes formas ao longo da Bíblia, em alguns momentos ele aparece como o livro daqueles que estão vivos, principalmente no Antigo Testamento. Mas aqui é mais no sentido daqueles que foram redimidos, que receberam vida de Deus, graças ao sacrifício de Deus, os salvos. E aqui não tem nenhum salvo nesta cena, os salvos já foram recolhidos para o céu, para a presença de Deus antes de chegar neste momento aqui. Ou foram recolhidos no arrebatamento da igreja, que pode acontecer a qualquer momento, quando também todos os salvos do Antigo Testamento serão ressuscitados, os que morreram e subirão para estar com Cristo, ou durante o tempo que descreve os capítulos anteriores de Apocalipse. Então não sobra ninguém para ser salvo aqui, esses livros que são abertos, o livro da vida, é só para dizer você não está aqui.

Esses livros são livros de obras, obras dos homens, todas as suas obras, seus pensamentos, suas intenções ficarão expostas diante de Deus. A Palavra de Deus hoje já faz isto porque a Palavra de Deus é viva e eficaz como espada de dois gumes, apta para discernir os pensamentos e os propósitos dos corações e criatura alguma consegue fugir disso, se esconder da Palavra de Deus. Por isto as pessoas se incomodam com a Palavra de Deus, porque ela penetra, ela revela. Aqui será terrível porque tudo que você fez, tudo que você pensou, tudo que você olhou estará patente aos olhos de Deus, a quem os homens devem prestar contas. Se você quiser ter uma ideia vaga, bem pequena, da sensação que seria algo assim pense que se você acordasse amanhã cedo, corresse acessar a internet, deixa eu olhar meu facebook. De repente você abre o seu facebook e, o que é isto? No seu perfil não estão as suas fotos, está tudo que você olhou, todas as imagens às quais você deu a sua atenção. Nos textos estão todos os seus pensamentos ali, todos! Tudo o que você falou também para as pessoas e depois, tudo o que você fez. E agora, como é que eu tiro isso do ar? Não tem como, não tem como apagar nada, nenhum botão para deletar, tudo ficará patente.

E Deus vai julgar então os homens baseados nas suas obras. E qual o destino dos homens? Se você tiver um pecado você será expulso da presença de Deus. Adão pecou quantas vezes para isto acontecer com ele? Apenas uma. "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." Espere, tem alguma coisa errada aqui com a Bíblia? Como diz que as pessoas serão julgadas segundo as suas obras e então serão lançadas no lago de fogo e essa é a segunda morte? Como pode dizer isto? Tem uma passagem em Lucas 23 que contradiz isto.

Em Lucas 23:43 a cena aqui é da crucificação de Jesus. O único justo, Deus e homem, Deus feito homem, o Filho de Deus foi rejeitado pelos seres humanos e pregado em uma cruz. Ao lado dele agora tem dois ladrões, um de cada lado. Dois facínoras, dois bandidos, os dois estão lançando impropérios, xingando-o, zombando dele e, de repente, ele fala uma palavra, no sentido geral dos que estavam condenando ele: Pai, perdoa estes porque eles não sabem o que fazem. Quando ele diz isto a impressão que dá é que cai a ficha de um dos ladrões. Ele cai em si, ele pensa: esse aí é realmente quem ele diz ser, esta é a minha última chance, a minha tábua de salvação, e então, no versículo 40 ele defende a Cristo: "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam."

Eles dois sabiam que eram culpados, eram bandidos, eram assassinos talvez. "Mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino." O que o Senhor virou e falou para ele? Olha, ladrão, espere, no juízo final nós vamos resolver isto aí. Não! "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Então lá nós vimos pessoas que talvez nunca foram ladrões, nunca foram bandidos, pessoas honestas que tinham um pecadinho aqui e ali e estão sendo julgadas, lançadas no lago de fogo e, de repente, este ladrão considerado culpado pela própria sociedade, está recebendo um convite para entrar imediatamente no Paraíso.

Paulo chama o terceiro céu de Paraíso numa das cartas dele; onde habitam os anjos e onde os seres humanos vão habitar, provavelmente. Como pode este homem entrar no Paraíso com os seus pecados? E os seus pecados? Acabei de dizer que um pecado só é suficiente para impedir a nossa entrada na presença de Deus, para sermos expulsos da presença de Deus, o que ele vai fazer com os pecados dele?

Naquela cruz ao lado dele estava a própria solução para os pecados desse homem. Quando Cristo desse o seu último suspiro ali, ele teria levado sobre si os pecados desse bandido. Ele teria pago durante três horas de trevas, teria sofrido o juízo de Deus pelos pecados desse bandido que creu nele na derradeira hora, que não tinha tempo para voltar e refazer a sua vida, pagar as contas e colocar as coisas em ordem. Não tinha como cumprir a pena. Cristo morreu por este homem.

Este foi o primeiro que teve a certeza absoluta da sua entrada no céu, a certeza de todos os seus pecados perdoados ali naquela cruz. Com as mãos presas, incapaz de descer e fazer qualquer bem para compensar o mal que ele tinha feito, ele ouviu palavras de salvação. Este é o Deus da Bíblia. Obviamente, é um Deus justo que terá que julgar o pecado, terá que condenar e lançar no lago de fogo. Ah, mas Deus então deveria salvar todo mundo. Não, aí não seria justo. Ah, mas Deus é bom, Deus é amor. A continuação também diz que Deus é fogo consumidor. Quando a pessoa fala que no final todos serão salvos é até uma ideia infantil. Pense assim, você tem uma filhinha pequena e alguém sequestra, molesta, mata a sua filhinha, o que você acha que merece essa pessoa? Ser julgado pela justiça, tem justiça para isto. Ou você vai dizer: não, juiz, deixa pra lá, coitadinho, foi num momento de fraqueza dele, solta ele. É doentio aquilo, ele vai fazer de novo. Então a justiça existe no mundo dos homens e muito mais nas coisas de Deus.

Ele vai julgar e condenar o pecado porém, ele quer salvar, ele quer que cada um que esteja lendo esta palavra, diga como disse esse ladrão: Senhor lembra-te de mim. Ele quer que cada um chegue ao ponto de dizer como Paulo dizia: "O viver é Cristo e o morrer é lucro". É lucro, é ganho. Por que um ganho, e seus pecados Paulo? Meus pecados foram todos pagos na cruz do Calvário por Cristo Jesus. Ele morreu ali, ressuscitou depois de três dias, Deus não o deixou na morte, Deus aprovou a sua obra e ele foi glorificado e assentou-se à destra da majestade nas alturas, e agora está lá intercedendo por aqueles que creem nele.

A obra de Cristo já foi feita, o passe para entrar no céu já foi comprado e já foi pago. Deus oferece agora perdão e salvação livre, gratuitamente, pela graça sois salvos e isto não vem de vós, é dádiva de Deus, é um presente de Deus, fala em Efésios. Não vem de obras para que ninguém se glorie. Corretíssimo, imagine o céu cheio de gente que chegou lá por obras. Seria um inferno porque ninguém iria aguentar: Não, eu estou aqui porque eu construí um hospital, fiz tanta coisa, ajudei os pobres. Como seria isto? Não! O céu é um lugar de pecadores perdidos, como esse ladrão, salvos por Cristo.

No céu todos estarão cantando uma coisa só. Ninguém vai cantar: louvo a mim por estar aqui por ter sido trabalhador. Não! Ao Cordeiro, que está assentado no trono, seja toda a glória, toda a honra, todo o louvor, toda a adoração. Tudo ao Cordeiro. Por quê? Porque com o seu sangue comprou, redimiu para si povos de muitos povos e nações, pecadores. Deus não está buscando pessoas justas, Deus está buscando pecadores. Se você não é pecador não tem um lugar para você no céu. O lugar para esses que não se consideram pecadores é o lago de fogo, é o juízo eterno. Porque Deus enviou o seu Filho para salvar pecadores e ele quer salvar. Duzentas e sessenta e nove vezes ele quer salvar contra vinte e oito vezes, quase dez vezes mais, Deus quer salvar do que condenar. Ele não preparou o lago de fogo para o homem, mas para Satanás e seus anjos. Você não é nem Satanás e nem um anjo dele, então  o que você vai fazer lá?

Creia em Jesus. Este é o caminho. Faça o que o ladrão na cruz fez. Nós merecemos, ele fala. Nós somos pecadores, somos injustos, nós pecamos, erramos, nós matamos, roubamos,  estamos aqui porque nós merecemos, ele confessa o seu pecado. Confesse o seu pecado a Deus agora. Senhor, lembra-te de mim e creia em Jesus, peça a salvação. Pedi e dar-se-vos-á, é o que Cristo ensinou, todos conhecem a passagem. Portanto, eu deixo aqui essa certeza que você pode ter imediatamente de que, se crer em Jesus, não haverá juízo final para você. Eu repito a passagem de João 5:24 "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem (o verbo está no presente) a vida eterna, e não entrará em condenação (no futuro), mas passou (no momento em que creu) da morte para a vida." Quer boa nova melhor do que esta? Esse é o evangelho, essa é a graça de Deus convidando o pecador.