Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O que e' ser cristao - Mario Persona

O que é ser cristão - Mario Persona


https://youtu.be/F3ZWeUn7h2Y

O que é sercristão
Mario Persona

Quando eu era criança ouvia muito minha mãe usar a expressão "fulano é um bom cristão, sicrano é um bom cristão, ele agiu como cristão" ou alguma coisa assim e nós estamos acostumados com essas expressões e realmente fazem sentido porque um cristão deveria agir como deve agir um cristão. Mas a pergunta que eu queria fazer hoje é o que é ser cristão? Eu sei que nesta sala se eu perguntar aqui não deve ter nenhum muçulmano, nenhum budista, nenhum xintoísta, nenhum hinduísta, mas existe no mundo todo pessoas de outras crenças, outras religiões ou tipos de fé. Mas o que é ser cristão? Alguém poderá dizer que é ser batizado numa religião cristã. De certa maneira sim, uma pessoa que é batizada numa religião cristã, numa crença cristã ou em nome de Jesus Cristo, ela passa a ter sobre si o nome de Jesus Cristo e pode ser chamada de cristã, uma vez que ela traz uma marca de identidade diferente de um pagão ou de um hindu, ou de um muçulmano.

Mas segundo a Bíblia, o que é ser cristão?  Alguém poderia dizer ser cristão é ser bom, é ser uma pessoa boa. De fato um cristão deveria ser bom como resultado do fato dele ser cristão mas, como ele se torna um cristão segundo a Bíblia? É isto que a gente poderia ver um pouco esta noite porque existe muita confusão a respeito do que seja tornar-se cristão. Geralmente as pessoas dirão que para ser um cristão você tem que ser uma pessoa muito boa e então sendo bom você conta pontos para a sua carteira de cristianismo e você vai se tornando cada vez mais um cristão.

Mas será que é assim, uma coisa evolutiva, tipo milhagem de programa de vôo, que você acrescenta, vai ganhando pontos à medida que você faz determinadas ações. Será que é isto que é ser cristão? Talvez alguém possa dizer que ser cristão é viver de acordo com os apóstolos, aqueles que são chamados de santos em algumas religiões, que são até ditos canonizados, pessoas especiais, pessoas muito fora do comum que se dedicaram de tal maneira à sua fé que se tornaram pessoas totalmente diferentes das outras. Nós vemos até nas imagens, nas figuras desses apóstolos uma auréola, uma coisa brilhando em torno da cabeça, como se fossem pessoas especiais que tinham até uma luz própria, alguma coisa assim.

Mas, será que esses apóstolos chamados santos que a gente encontra no Novo Testamento eles eram realmente cristãos na acepção da palavra, pessoas boas, corretas em tudo, sem qualquer defeito, sem qualquer coisa repreensível? Se nós formos ver apenas uma passagem que nos fala de um desses cristãos mais notórios que a história traz e a Bíblia nos mostra também, que é Pedro, chamado também de São Pedro, nós vamos ficar um pouco decepcionados porque na realidade era um homem comum como qualquer um de nós. Um homem com suas falhas, com seus medos, seus receios, suas angústias e também suas artimanhas como a gente encontra no livro de Gálatas, a carta de Paulo aos gálatas, capítulo 2.

Pedro é considerado hoje pela maior religião cristã do planeta, religião no sentido de Organização, que é o catolicismo, como sendo o primeiro Papa e dentro da fé católica o Papa em matéria de doutrina e de opinião é infalível. E aqui nós temos Pedro, no capítulo 2 de Gálatas, versículo 11, Paulo diz: "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios."

E assim ele vai discorrendo depois. Isto que Pedro estava fazendo chama-se hipocrisia, ele tentava aparentar uma coisa que não era diante de algumas pessoas e tentava aparentar outra coisa diante de outras pessoas. Dependendo do time que estava ganhando ele se transformava, dava aquela de camaleão. Então esse homem realmente fez alguma coisa tão ruim, tão desagradável, tão reprovável que Paulo precisa reprová-lo e não só isto, fica registrado na Palavra de Deus que é a Bíblia para os séculos seguintes. Como Pedro reagiria a uma situação desta. “Ô Paulo, olha o que você fez. Você escreveu aquela falha minha ali e agora todo mundo vai saber disto.” Será que Pedro não ficou constrangido com isto e desgostoso agora e sua autoestima foi lá embaixo porque o que vão pensar nos séculos vindouros quando lerem isto aqui? Vão pensar que Pedro era uma pessoa comum, um ser humano como qualquer um de nós. E realmente era, era alguém assim e todos os homens que nós encontramos na Bíblia eram assim.

Então talvez não seja o caminho para nos tornarmos cristãos seguirmos o exemplo desses homens, embora eles tenham exemplos bastante aconselháveis nós seguirmos mas não é nos tornando um Pedro, ou um Paulo, ou qualquer desses cristãos ou parecidos com eles que nós vamos ser cristãos e garantir a nossa entrada no céu, garantir a nossa segurança na eternidade depois que sairmos daqui desta vida. Então como a gente poderia conseguir isto? Talvez não desprezando totalmente o exemplo desses cristãos do primeiro século, mas e se a gente tentasse imitar Jesus? Porque afinal, ele foi o homem que deu o maior exemplo quando passou aqui pela terra.

Existe até um livro muito famoso, Imitação de Cristo, escrito por volta de 1600 por Tomas Kempis, que diz como os cristãos deveriam viver no seu dia a dia. Imitando Cristo será que nós nos tornaríamos cristãos e garantiríamos assim a nossa salvação? Será que Deus um dia iria olhar para nós e dizer o Mario está andando exatamente como Jesus andou neste mundo então ele merece entrar no céu. Será que é assim? Vamos então tentar imitar a Jesus, tomá-lo como exemplo e tentar fazer a mesma coisa que ele fez e ser como ele. Em Hebreus, capítulo 4, versículo 15: " Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Agora nós estamos com um problema porque Jesus não tinha pecado, Jesus era sem pecado, sem a possibilidade de pecar, o único realmente santo, separado, sem mancha, sem mácula, que passou por este mundo. Agora nós temos um problema porque nós temos pecado, nós somos pecadores então não há como nos tornarmos como Jesus, iguais a Jesus, por alguma coisa que a gente faça, por nosso bom andar porque ele é sem pecado e nós somos pecadores. Além disto, existem muitas outras características a respeito de Cristo na Palavra de Deus e eu gostaria de mencionar uma que está na carta de Paulo aos colossenses, capítulo 1, versículo 15: "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele."

Agora nós estamos com mais um problema. Nós estamos falando de uma pessoa que existe antes da criação de todas as coisas. Todos nós fomos criados na nossa concepção no ventre da nossa mãe e antes disto nós não existíamos. Alguém pode até acreditar como os espíritas acreditam que existam vidas anteriores, de diferentes planetas ou coisa assim, que obviamente a Bíblia deixa muito claro que isto não existe, que isto é uma coisa falsa. A Bíblia é clara ao falar que a vida que passamos aqui na terra é uma só, não há reencarnação, não há nada disto.

Mas existem aqueles que  acreditam que viveram antes em outras encarnações mas aí estes também teriam problema porque aqui nos fala de um que existia antes das coisas criadas e não só existia antes das coisas criadas mas as coisas subsistem por meio dele. Em Hebreus fala que ele é aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. A minha mão não entra nesta madeira aqui, os átomos da minha mão não se misturam com os átomos da madeira deste púlpito aqui porque Cristo mantém os átomos desse jeito, mantém a matéria do Universo inteiro íntegra. Jesus sustenta tudo. E quando nós falamos que ele é antes de todas as coisas, nós falamos que ele é antes do tempo até, ele existe antes que existisse o tempo. Porque quando Deus criou todas as coisas, Deus criou também o tempo.

Hoje nós falamos assim, acabei de falar hoje, nós falamos ontem, amanhã, depois de amanhã, um ano atrás, daqui a dois anos, existe um tempo. Mas Cristo existia antes do tempo porque quando todas as coisas foram criadas o tempo também foi criado. Einstein disse que se em um momento a matéria deixasse de existir e o movimento também deixasse de existir junto com a matéria, o tempo deixaria de existir, segundo a teoria da relatividade do próprio Einstein. Ele dizia que o tempo sumiria quando a matéria deixasse de existir e faz sentido porque a matéria foi criada junto com o tempo. Agora nós temos um aqui que é antes do tempo.

Como nós poderíamos ser como este? Não tem como. Nós não temos como fazer alguma coisa que nos transforme em alguém eterno porque Jesus é eterno. Quando a gente nasce neste mundo nós nascemos neste mundo e ele não nasceu apenas neste mundo, ele veio ao mundo. Ele existia antes, tomou um corpo através de uma concepção miraculosa do Espírito Santo, uma concepção em Maria ainda virgem  e nasceu como um bebê aqui mas nesse corpo dele aqui na terra que ele nasceu assim. Mas ele existia antes disto. Então nós não podemos tentar nos tornar cristãos querendo ser como os apóstolos ou como os santos do Novo Testamento porque nós estaremos imitando pessoas como nós, que também estavam abaixo do padrão de Deus.

Não podemos querer ser como Jesus porque ele está num padrão infinitamente superior ao nosso. Em muitas passagens a Bíblia deixa claro que ele é o homem perfeito. Quando ele estava aqui na terra andando aqui aquele era o homem perfeito, o padrão que Deus exige para alguém ir para o céu. Então nós estamos todos perdidos. E estamos realmente todos perdidos, esta é a condição natural do ser humano e somos pecadores perdidos. Precisando do quê? De um salvador, de alguém que nos salve. Portanto, em nenhum momento nós vamos encontrar um meio de salvação em nós mesmos, um meio de resolver o pecado que existe em nós através dos nossos esforços.

Alguém pergunta, “Mas o que é o pecado o que eu tenho a ver com pecado?” Nós somos pecadores não exatamente porque nós pecamos mas porque temos o pecado em nós, herdamos esta natureza pecaminosa e ao praticarmos pecados isto apenas demonstra que somos pecadores. Adão pecou e todas as pessoas que vieram depois pecaram. Mas eu não tenho nada a ver com o pecado de Adão, porque eu tenho de pagar por algo que eu nem estava lá? Nós temos a ver com o pecado de Adão porque o pecado é como um antepassado nosso, digamos meu pai ou meu avô, que deixou uma herança escondida numa caixa no quintal. Supondo que ele fosse um traficante, ele deixou uma caixa cheia de drogas para mim enterrada no quintal. Se eu deixasse ela enterrada no quintal e nunca botasse a mão nela a polícia não poderia me acusar de ser receptador, participar dos crimes que meu antepassado cometeu. Mas todos os dias eu uso desse estoque que ele deixou para mim, então eu também sou igualmente responsável.

Nós não apenas nascemos pecadores com essa herança que recebemos de Adão mas todos os dias sacamos um pouco dela para o nosso uso, para fazer a nossa vontade. Então somos pecadores, somos responsáveis, não há como a gente escapar disto. Normalmente a Bíblia nos fala de perdão e existem basicamente duas correntes nas religiões ditas cristãs que são antagônicas: uma diz que você realmente tem que se esforçar muito para atingir um padrão aceitável para Deus. Isto é chamado de legalismo. Este esforço nós já vimos que é impossível atingir porque o padrão aceitável para Deus é Jesus. A outra corrente é aquela que diz que Deus é bom, ama todo mundo e no final ele vai fazer um perdão geral, vai perdoar todo mundo e todos vão viver felizes para todo o sempre. (Isto é chamado de universalismo.) Seria muito bom isto aí, mas não seria justo.

Nós às vezes nos indignamos quando a Prefeitura faz anistia para quem não pagou o IPTU durante muitos anos, então dá anistia ampla, geral e irrestrita e todo mundo fica perdoado e aí todo mundo vai começar tudo de novo e aquele que pagou imposto a vida inteira considera isto uma injustiça. O que pensar então de Deus, vendo o mundo, vendo as pessoas nesse estado que sabemos que ninguém é flor que se cheire neste mundo, basta abrir os jornais para ver, todos os dias são milhares de crimes, maldades feitas neste mundo. Como Deus iria deixar isto passar em branco, falar vamos esquecer, vamos deixar isto para lá. Não, Deus é justo. Agora, se por um lado nós não conseguimos atingir o padrão de Deus e por outro lado Deus não vai perdoar, esquecer, colocar uma pedra em cima, fazer de conta que não aconteceu, como é que eu vou ser salvo então? Porque Deus é justo, e sendo justo ele vai julgar com justiça e como a justiça de Deus é perfeita, vendo ele que ninguém atinge este padrão que é Cristo ele vai julgar de acordo e todos estão condenados. Então estamos todos condenados. Não consigo atingir o padrão de Deus e Deus não vai deixar a coisa passar em branco. Vai existir um juízo sim e este juízo é a condenação eterna no lago de fogo para sempre que a Bíblia nos fala.

Agora, a solução tem que estar no meio de algum campo aqui nesta vida. A solução realmente está no perdão, só que não é um perdão geral, uma anistia ampla, geral e irrestrita que Deus dá. É um perdão porque Deus paga o meu imposto no sentido da minha salvação. Alguém paga pelo meu crime, alguém paga pelo meu pecado e aí eu estou perdoado. Esse alguém é Jesus. Se eu pensar que eu vou cada vez mais melhorar, eu não preciso de Jesus. Se fosse assim, para quê? E se Deus fosse perdoar, deixar passar tudo, não seria necessário Jesus ter vindo e morrido aqui neste mundo. Então porque ele veio e morreu? Ele morreu para tomar o nosso lugar e receber o castigo de Deus que nós merecíamos. Ele veio pagar pelos nossos pecados, ele veio quitar as nossas dívidas para com Deus. E quando uma pessoa crê em Jesus ela recebe o perdão, ela recebe salvação. Mas não é apenas de perdão que a Bíblia fala.

Quando nós éramos crianças, talvez os mais velhos se lembrem mais do que os mais novos porque os mais novos já nasceram na era do plástico, quando as coisas já não se quebravam tanto quanto no tempo dos mais velhos. Alguém aqui já teve a experiência de quebrar a xícara predileta da mãe, aquela que era de enfeite e ficava na sala, com um dourado em volta? Daí você foi brincar lá, jogou a bola e plim, despedaçou a xícara no chão. O que aconteceu daí? A sua reação seguinte, a primeira coisa que você tentou fazer foi pegar uma cola, naquele tempo a cola era de trigo, não existia Tenaz ainda, e tentar colar mas você percebe que não vai dar para colar. A segunda atitude sua é esconder a xícara e se esconder junto com a xícara porque você sabe que vai levar bronca, fugir da mãe, correr e esconder em algum lugar no quintal. Mas uma vez que você é encontrado o que você fazia? Colocava a culpa em alguém. Ah, foi o gato, foi o cachorro, foi a minha irmã que derrubou. Você tentava reparar o dano, fugia daquela que podia castigá-lo e em terceiro, tentava se justificar.

No jardim do Éden estas três coisas aconteceram quando Adão caiu em pecado. A primeira coisa ele tentou realmente juntar os pedaços da xícara, tentou fazer uma roupa de folhas de figueira porque ele viu que estava nu. Quando ele escuta a voz de Deus vindo em busca dele para falar com ele, ele foge e se esconde. Por quê? Ele fez a roupa mas viu que aquela roupa não ia servir para nada, não ia esconder o erro dele. Ele se esconde. E quando Deus finalmente fica cara a cara com ele e cobra dele, ele fala a mulher, foi a mulher, foi Eva, foi a mulher que o Senhor me deu. Ele tem dois indicadores e aproveita e usa os dois ao mesmo tempo, um apontado para a mulher outro apontado para Deus. É culpa da mulher e de Deus. Esta é a reação do ser humano, tentar consertar, fugir e culpar alguém para se eximir, se livrar da responsabilidade do erro.

E nós vivemos fazendo isto. Nós vivemos tentando nos justificar e a Bíblia, no Novo Testamento, além de falar de perdão que nós necessitamos, o perdão dos nossos pecados, ela fala da justificação também. Porque a justificação é importante, não a autojustificação. O que é o perdão? O perdão é Deus realmente limpar a sua dívida. Quanto é que você deve? Dez. Está perdoado, não deve mais. Este é o perdão. Um criminoso quando vai para a cadeia e cumpre a sua pena ele sai da cadeia com o perdão, às vezes até antes de cumprir porque o governador, o presidente, ou um juíz deu um perdão a ele condicional e ele sai. Mas ainda assim ele é um ex-presidiário. Ele tem algumas restrições até na sociedade que não o encara muito bem embora ele tenha sido perdoado. Então, quando nós olhamos para as coisas de Deus, temos estas duas coisas importantes: ser perdoado e ser justificado.

Ser perdoado é o juiz dizer para o criminoso pode ir embora, você está perdoado. Ser justificado é o juíz dizer para o criminoso pode vir trabalhar comigo, você é idôneo. O perdão é uma coisa, a justificação muda a nossa reputação diante do juíz. Quando cremos em Jesus não apenas somos perdoados dos nossos pecados mas nós também somos justificados. O que é sermos justificados? De repente nós ficamos bons? Não. Por que Deus não justifica o bom, Deus justifica o ímpio, o pecador. Aqui tem pessoas nesta sala que creram já em Jesus, foram salvas, receberam o perdão dos seus pecados e a sua justificação e eu pergunto: a partir daquele dia vocês nunca mais pecaram? Nunca mais tiveram um mau pensamento que seja? Então, na realidade, esta justificação deve significar outra coisa, não significa que alguma coisa mudou em nós. A justificação muda a maneira como Deus olha para o pecador perdoado e justificado.

Por exemplo, um estudante está na sala de aula e de repente ele vira e dá um soco na cara do seu colega sentado ao lado. Seu colega cai no chão já desmaiado, todos correm, o que é isto? Ele não fez nada para você. Vem o professor e diz você vai ser expulso da escola. Mas antes de sair da sala o estudante fala professor, olha no bolso dele. O professor vai olhar no bolso no rapaz que está desmaiado e descobre uma arma. Professor eu dei um soco nele porque eu sabia que ele veio aqui para matar o senhor. Ele veio à escola com esta intenção. Na mesma hora o estudante passa de vilão a herói. Não mudou nada a agressão dele. O fato da agressão não mudou, mas foi introduzido um novo fato que muda a reputação dele aos olhos do professor.

Quando Deus salva uma alma essa pessoa, na realidade, é uma pessoa pecadora como qualquer outra pessoa, porém é introduzido um fato novo que é a morte de Jesus, o seu sangue derramado e o valor que ele tem aos olhos de Deus. Então Deus passa a olhar este pecador perdoado com outros olhos. Deus passa a olhá-lo pela lente de Cristo, através de Cristo e não vê nele mais razão para ser condenado porque além da sua conta estar limpa ele tem a sua reputação boa diante de Deus porque Deus o vê através de Cristo.

Vamos ler uma passagem que nos fala disto em Romanos, capítulo 3, versículo 19: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." Nesta passagem quando fala da lei é a lei dada a Moisés que consiste dos dez mandamentos e mais de trezentos preceitos que dominavam a vida do israelita. Esta semana recebi um email de uma pessoa que se identifica como cristão me acusando de tudo que estou dizendo no meu site na internet. Diz estar tudo errado porque na verdade, se eu não guardar o sábado estou condenado porque nos dez mandamentos manda guardar o sábado. Eu respondi a ele que na verdade a lei não envolvia só guardar o sábado, a lei também mandava matar quem não guardasse, teria que ser apedrejado aquele que trabalhasse no sábado e também quem fizesse um ídolo, ou qualquer outra coisa contra a lei. Além disto, o último daqueles mesmos dez mandamentos diz não cobiçarás e a cobiça é um coisa que você faz até trancado num cofre, com as mãos algemadas, amordaçado, de olhos vendados, você continua cobiçando. Não há necessidade de ação para cobiçar porque a cobiça se passa na nossa mente. Eu pensei, isto já é cobiça. Eu pensei em algo e desejei algo, isto já é cobiça. E quando nós chegamos no Novo Testamento Jesus disse que se alguém pensasse em adulterar com uma mulher já valia como adultério. Se alguém pensasse o mal de alguém já valia como homicídio. Ou seja, não há justo.

O texto que lemos fala muito bem: para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.Uma pessoa que pensa que pode se salvar seguindo a lei mosaica, a lei do Antigo Testamento, ela não conhece a lei nem o padrão de santidade de Deus que é infinitamente superior ao padrão do homem. Então toda boca e todo mundo seja condenável diante de Deus. A lei foi dada por Deus para falar este é o sinal de contramão. Olha para ele, olhou? Pois agora você descobriu o seguinte: você está numa rua estreita com um caminhão imenso e na contramão e não dá para manobrar, o que você vai fazer agora? Esta é a posição do homem pecador. Numa rua estreita com um caminhão imenso, aquelas carretas, e quando ele olha pela janela vê a seta indicando o contrário, ele está na contramão e não tem como sair dali.

Esta é a situação do pecador. Para que todo o mundo seja condenável. A lei é a placa de contramão para a rua estreita do homem. Versículo 20: "Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." A lei serve para mostrar que somos pecadores. "Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

Muitas palavras mudaram um pouco o sentido ao longo dos tempos e nós perdemos às vezes alguma coisa do sentido. Vamos voltar um pouco neste mesmo trecho e entender alguma coisa aqui. Nós já entendemos o que é justificação que é a mudança da visão que Deus tem acerca da pessoa que é salva. Vimos no versículo 23 que todos pecaram então não há distinção, ninguém é melhor do que outro porque todos pecaram e estão debaixo da mesma condenação e diz também que destituídos estão da glória de Deus, sem a glória de Deus. Sem passaporte, sem aquilo que é necessário para estar na presença de Deus. Então estamos destituídos, somos pecadores, separados de Deus, longe de Deus e agora vem a parte bonita sendo justificados, ou seja, recebendo esta reputação de idoneidade não por nossos esforços mas gratuitamente conforme o versículo 24 e para não deixar dúvida ele continua dizendo pela sua graça.

Se eu disser a algum de vocês que eu tenho um presente aqui de graça você vai logo pegar a carteira para tirar o dinheiro? Não; eu disse que é de graça. Se é de graça não exige nenhum retorno da sua parte. Depois nos fala pela redenção que há em Cristo Jesus. Redimir significa comprar libertação. Então está disponível em Cristo Jesus esta redenção. Ao qual, Jesus, Deus propôs propiciação - esta palavra nos fala de tornar propício, fazer algo que seja propício, que seja adequado aos olhos de Deus, que satisfaça a Deus - pela fé no seu sangue (no sangue de Jesus derramado depois de morto na cruz) para demonstrar a sua justiça (de Deus) pela remissão (retirada) dos pecados.

Mais à frente, no versículo 26, para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele (Deus) seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Nós vimos aqui três condições para sermos justificados, ou seja, reputados por justos diante de Deus, para termos a idoneidade que precisamos. Antigamente existia um atestado de idoneidade, de antecedentes criminais para provar que não tinha nenhuma passagem pela polícia, nenhum antecedente criminal provando que você estava ficha limpa. Esta ficha limpa, a justificação, Deus nos dá primeiro pela graça, e se é graça não é nada que nós fazemos, segundo pela fé e a terceira coisa que é a essencial neste processo todo fé no sangue. O versículo 26 fala fé em Jesus, versículo 25 fala fé em seu sangue, é fé no sangue de Jesus.

Isto nos remete à época da saída dos israelitas do Egito quando Deus mandou eles matarem um animal e passar sangue no batente da porta porque o anjo de Deus ia passar sobre o Egito naquela noite e ia ferir todos os primogênitos que haviam no Egito, exceto aqueles que estivessem dentro da casa onde na porta tivesse sangue. Diz assim vendo eu sangue, não entrarei na sua casa, não ferirei o primogênito. Vendo o sangue, o sangue era o sinal suficiente para que Deus não trouxesse morte. E agora para nós além do sangue de Jesus que foi derramado uma vez lá na cruz do calvário ser o sinal suficiente para Deus para nós não sermos condenados, o sangue também é o elemento suficiente para Deus para nós sermos plenamente justificados aos olhos de Deus. Nós não vamos ter que chegar na presença de Deus e dizer Senhor, eu falei mas é que as circunstâncias, o meu chefe no trabalho era um cara muito opressor, eu tinha esse problema e fiz isso. Não; nós não temos que justificar porque Deus verá o sangue do seu filho derramado na cruz e vai falar você está apto a entrar no céu, você está não só perdoado, limpo dos seus pecados, a sua conta não está apenas paga mas estou vendo o seu atestado de bons antecedentes, não tem nada que ateste contra você porque todas estas coisas foram resolvidas lá na cruz. 

Agora, para eu receber este atestado, para eu receber esta salvação, para eu receber este perdão, para eu receber esta justificação, eu tenho que crer no sangue de Jesus. Eu tenho que crer em Jesus. Eu tenho que crer que ele morreu na cruz e me salvou. E isto me dá certeza agora do céu porque para ser cristão realmente eu tenho que estar salvo por Jesus. Não viver uma vida de quem fala eu vou, quem sabe um dia, se eu melhorar. Não; o cristão é aquele que crê em Jesus como seu salvador e está salvo. O versículo 27 nos fala: " Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei."

Se alguém costumava dizer que existe o cristão praticante e o não praticante, o capítulo 4, versículo 4: "Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado."

O versículo que lemos anteriormente fala onde está a jactância? Não está mais. Então quando um cristão fala eu vou para o céu, isto não é jactância. Seria se gabar de ir para o céu se dependesse dele, dos seus esforços, mas como não depende dos seus esforços então pode dizer com certeza eu vou para o céu. Por quê? Porque Cristo morreu por mim, derramou seu sangue por mim e Deus agora olha para aquele homem que morreu na cruz e ressuscitou, Deus vê o seu sangue derramado, Deus o vê vivo agora no céu ressuscitado com um corpo e Deus pode não apenas me salvar e perdoar todos os meus pecados mas me justificar, me considerar idôneo, me olhar através de Cristo agora para que eu entre na presença dele no céu. Nada de mim, nada, nem uma vírgula de contribuição minha. Tudo pela graça de Deus. Graça, fé e sangue, as três coisas que fazem parte da nossa justificação.


Portanto eu pediria que se alguém aqui ainda não tem a certeza da sua salvação, se alguém aqui ainda está tentando ser um cristão pelos seus esforços, pela sua imitação dos apóstolos, ou imitação de Cristo, ou pela sua caridade, qualquer outra coisa, essas são as boas novas, o significado da palavra evangelho é boa notícia. A boa notícia é esta: Cristo já morreu por você, o sangue já foi derramado, ele já ressuscitou, a redenção já está consumada e disponível nesta pessoa que é Jesus, o Criador de todas as coisas, aquele que veio ao mundo mas já existia antes mesmo que o tempo existisse. É nesse que você tem que crer e uma vez crendo nele você crê nesta Palavra de Deus, que é a Bíblia, sabendo que Deus não pode mentir e a promessa dele é segura e fiel e você terá realmente uma entrada na presença dele não pelos seus méritos, mas pelos méritos de Cristo, pelo que ele fez e pelo que ele é. Só assim nós podemos ser aceitáveis diante de Deus. Não existe outro caminho, não existe outra maneira de ser salvo.