Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Oseias - Mario Persona

Oséias - Mario Persona


https://youtu.be/2jwSmqxJHtU

Oseias
Mario Persona

No livro do profeta Isaías, capítulo 54, versículo 5 lemos: "Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a uma mulher desamparada e triste de espírito; como a uma mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus." Na Palavra de Deus encontramos várias maneiras de Deus tratar com o homem, principalmente no sentido de metáforas que Ele usa quando Ele trata com os seres humanos. No Novo Testamento isto é mais evidente; quando lemos os evangelhos e vemos o Senhor Jesus falar de pastor e suas ovelhas, do rei e seus súditos, do senhor e seus servos, do patrão e seus empregados, do fazendeiro e de seus trabalhadores, vemos sempre uma relação entre essas pessoas. Deus e seres humanos figurados por alguma forma de relacionamento humano que é a maneira mais fácil de entendermos.

O Senhor falou por parábolas, de uma maneira que pudesse tornar bastante fácil para os Seus ouvintes entenderem a Sua Palavra. E aqui nós encontramos Deus Se apresentando como marido. No mesmo livro de Isaías, no capítulo 62, versículo 4: "Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Desolada; mas chamar-te-ão: Minha-Delícia; e à tua terra: Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará. Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus." Mais uma vez Deus aparecendo aqui como o noivo, e esta passagem diz respeito a um povo que Deus escolheu, que é o povo de Israel, um povo que Deus ajuntou, que Deus trouxe para este relacionamento de marido e esposa, de noivo e noiva. Encontramos isto em toda a Bíblia, este tipo de relacionamento de Deus com o Seu povo.

No Antigo Testamento nós O vemos assim com relação a Israel, Deus como marido e Israel como esposa; o livro de Cantares é um poema de amor, uma ode onde o noivo e a noiva se interagem, o noivo falando muito bem da noiva e a noiva falando muito bem do noivo, é uma história de amor. No Novo Testamento vamos encontrar o Senhor Jesus se apresentando como o noivo da igreja, como o esposo da igreja, igreja formada por todos aqueles que são salvos por Ele.

De todas essas metáforas, de todas essas analogias que Ele faz, nenhuma é tão íntima quanto esta de um marido e de uma esposa. Pois há o pastor e as ovelhas, claro que o pastor ama as ovelhas, as ovelhas seguem o pastor, isto é dito no evangelho, mas não existe uma proximidade tão grande na figura real do pastor da ovelha, que é um animal, e o pastor, um homem. Não existe tanta intimidade. Entre um rei e seus súditos também existe uma relação, mas não tão íntima. Um senhor com seus servos também. Mas, quando se fala em marido e mulher, esta é a relação mais íntima que pode acontecer entre duas pessoas e isto ainda, provavelmente, fique muito aquém do que Deus quer nos passar. Da relação que Ele, efetivamente, quer ter com as Suas criaturas. Ele quis ter com Israel essa relação, Ele quer ter conosco e, todos sabem que o casamento traz algumas características que não existem em outras relações humanas, por exemplo, prioridade.

Para uma pessoa que se casa, o seu cônjuge é prioritário na sua vida. Muitas outras pessoas são importantes, mas seu cônjuge é mais, você está no trabalho e sua esposa liga dizendo que está passando mal, você deixa o trabalho e corre, vai ajudar, porque é prioridade. O cônjuge é prioridade número um. E assim é na Palavra de Deus, quando Deus falou que o homem saía de sua casa e se unia à sua própria esposa, os dois se tornavam uma só carne. Quer algo mais íntimo, mais próximo do que isto? Tornar uma só carne?

Uma outra característica de uma união entre um homem e uma mulher, isto nos fala também de Deus em relação ao seu povo, é a fidelidade. Obviamente, todo matrimônio exige fidelidade, um é só do outro, exclusividade. Porém aqui nós vamos encontrar, ao longo de toda a Bíblia, que exclusividade é o que menos existe do povo de Israel para com Deus. O marido que é apresentado aqui, é a prioridade, fidelidade, exclusividade, mas o povo de Israel sempre andou distante de Deus, sem intimidade com Ele.

Em certo sentido, toda a humanidade também sempre andou muito distante de Deus. Sempre andou longe de qualquer relacionamento mais íntimo, mais chegado, mais próximo com Ele. Mas não era assim que Deus queria que acontecesse conosco. Deus sempre quis Se aproximar do homem, sempre! Lá no jardim do Éden, quando Adão e Eva pecaram, desobedeceram a Deus, fugiram de Deus, se esconderam no meio das árvores, Deus vai ao encontro deles. Quando Caim mata seu irmão, Caim um homicida, Deus vai falar com Caim porque Deus queria que ele se arrependesse. Em toda a história da Bíblia há várias pessoas fazendo muitas coisas erradas e Deus indo sempre atrás delas, buscando-as, querendo reatar, voltar a ter intimidade com o homem, uma intimidade até maior do que aquela no jardim do Éden quando o ser humano foi criado.

Além dessas características que existem na união entre marido e mulher, de fidelidade, de exclusividade, de intimidade, talvez a mais forte, a mais importante seja o amor. E não existe amor maior do que o desse marido, Deus, para com as Suas criaturas. Encontramos no evangelho de João, capítulo 3, versículo 16, que Deus amou o mundo de tal maneira - uma maneira que não dá para descrever, não disse amou muito o mundo, os seres humanos. Não, Deus amou de tal maneira, um amor tão grande, um amor impossível, este é o amor que Deus tem por suas criaturas. E por isto Deus chama aqui o Seu povo, Israel, de noiva, de esposa.

Uma outra coisa que acontece entre o casal quando existe amor realmente, é a disponibilidade de um para com o outro, a entrega sem reservas e sem interesse. Quando duas pessoas se amam, elas não amam o que a outra tem, o que a outra sabe, o que a outra possui, a roupa que a outra veste etc. Não, um ama o que o outro é, não o que tem. Tanto é que as mais famosas novelas, as mais famosas histórias de amor, tanto na literatura como no cinema, são sempre do estilo Cinderela, que é aquela que é a moça é pobre, não tem nada, vem um príncipe encantado e se apaixona por ela e, às vezes, inverte a situação, um plebeu pobre e vem uma jovem muito rica e se apaixonam; tudo para mostrar que o amor não depende das coisas que a pessoa tem, e a relação que Deus quer ter com o homem não é baseada em interesses.

Eu sei que hoje existe um evangelho pregado por aí que é muito baseado no que Deus pode oferecer para nós. O que Deus pode fazer por mim? Estou doente, Deus pode me curar? Ah, então esse Deus eu quero. Estou com dívidas e Deus pode pagar minhas dívidas? Então esse Deus eu quero. Este não é o relacionamento que Deus busca. Deus ama o homem incondicionalmente e Deus busca aqueles que, obviamente, desejam a Deus, e não o que Deus tem ou o que Ele quer dar, bênção ou qualquer bem material, saúde ou qualquer outra coisa. Este é o relacionamento que Deus, efectivamente, busca. Nós encontramos essa figura na Bíblia, da relação entre um marido e sua esposa; encontramos isto em vários livros, principalmente nos profetas do Antigo Testamento e depois nas cartas dos apóstolos. Vamos encontrar também na Bíblia um profeta chamado Oséias, cujo livro tem uma característica interessante.

Para entendermos um pouco o que era um profeta do Antigo Testamento, temos que entender que eram homens que recebiam revelações diretamente de Deus. Não havia ainda todo um cânon sagrado, um texto bíblico, como nós temos hoje a Bíblia. Os profetas recebiam revelações de Deus e falavam o que estavam recebendo e, em algumas vezes, Deus exigia que eles incorporassem aquela revelação. Que eles agissem como tal. Tem um profeta aqui que Deus manda ele comprar um campo e passar uma escritura para poder anunciar o que Deus queria anunciar ao povo. Outro profeta teve que, literalmente, rasgar uma veste para ilustrar uma lição, dizer alguma coisa ao povo. Então encontramos muitas vezes o profeta tendo que incorporar a sua mensagem.

No livro de Apocalipse, o apóstolo João está tendo uma visão, uma profecia, uma revelação dada por Deus e, em dado momento, é entregue a ele um livrinho e mandado que ele comesse o livrinho e, quando ele come, na boca é doce, mas ele tem que engolir o livrinho e, quando ele engole, no seu ventre esse livrinho é amargo. Porque aquilo era a verdade que Deus queria passar, aplicada a ele, antes dele anunciar. Em seguida Deus fala a ele: vai agora e anuncia a todas as nações, etc. Antes que ele pudesse falar aquilo que na boca era doce, ele tinha que sentir o gosto amargo daquilo. Oséias vai agora anunciar uma coisa muito importante para Israel e, em um sentido, para toda a humanidade, mas ele terá que engolir algo amargo. Ele terá que agir da maneira como Deus quer mostrar, na realidade, o que estava acontecendo entre o povo de Deus e Deus.

No capítulo 1, versículo 1, de Oséias diz: "Palavra do Snhor, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse pois, o Senhor, a Oséias." Todo mundo gostaria de ser profeta, nós vemos hoje, dentro da cristandade, muitas pessoas desejando ardentemente ouvir a voz de Deus, querendo que Deus mande alguma coisa para elas, que Ele fale alguma coisa. Vamos saber o que Deus diz para Oséias, versículo 2: "Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor. Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho." Deus manda Oséias casar-se com uma prostituta. Nós poderíamos perguntar: mas como Deus faz isto com Oséias?

Primeiro é importante entender o que é o nome Oséias. Oséias vem do hebraico e é o mesmo nome que Josué, tem o mesmo significado. Os dois significam Jeová salva. O nome Oséias em grego é Jesus. Então estamos vendo um profeta chamado Jesus que Deus manda que ele vá buscar uma mulher prostituta, se case com ela e tenha filhos com ela. O que será que Deus queria dizer com isto? Será que Ele não gostava de Oséias, para dar-lhe uma missão tão difícil? Realmente, Deus gostava de Oséias e Ele amava não só a Oséias, mas também a Gômer, que é esta mulher prostituta que Oséias terá que se casar com ela. E Deus amava tanto esta mulher que Deus quer salvar esta mulher e, efetivamente, isto vai acontecer ao longo da história.

Através de Oséias, Deus vai salvar esta mulher, mudar completamente a vida dela. Esta é a mensagem pequena, digamos assim, que este livro nos traz, que é, especificamente, de interesse de Oséias mas, qual é a grande mensagem aqui, qual é a mensagem maior? Deus vai falar com o seu povo e vai fazer com que Oséias sinta o que Deus está sentindo. Não há melhor maneira de você entender algo do que você passar pela experiência da pessoa. Tem muita gente que passa por um problema muito grande e, vem um amigo e fala: eu sei o que você está sentindo. Não sabe. Você já passou por isto? Não, nunca. Então não sabe.

Oséias vai saber o que Deus estava sentindo, como Ele se sentia em relação ao povo de Israel, Seu povo. Nasceu o primeiro filho, versículo 4: "E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel;" Jizreel significa Deus irá ceifar, cortar. Era também uma mensagem para Israel. Deus estava agora cortando Israel, uma mensagem muito solene para aquele povo chamado povo de Deus. "Porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel. E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei." Lo-Ruama significa não vais mais receber compaixão, não tem compaixão, o próprio nome significava o que Deus iria fazer. "Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.” Você já pensou você ter um filho e colocar o nome Não é Meu?

É isto o que está acontecendo aqui, não é meu povo. Acredito que, provavelmente, este não fosse nem filho de Oséias, pois, se lermos o capítulo 2 deste livro encontraremos esta mulher num roldão de pecaminosidade, de licenciosidade; ela começa a procurar amantes e o capítulo 2 inteiro vai falar dos seus amantes, dos namorados que ela tem, obviamente, sempre fazendo um paralelo com Israel. E alguém poderia dizer: esta mulher é má, esta mulher é pervertida, esta mulher realmente rompeu todos os padrões da moral e dos bons costumes. E nós, como somos?

No Antigo Testamento Deus deu uma lei para mostrar o padrão que Ele esperava que o ser humano fosse. Todos nós conhecemos o resumo dessa lei, nos Dez Mandamentos, e sabemos que, mesmo nas leis dos homens, os homens são julgados; certas leis, se você as transgride você é culpado e recebe uma pena. Se eu estacionar num lugar proibido, onde tem uma placa é proibido estacionar aqui, se estaciono, eu ganho uma multa.

Outras penas são mais graves, se eu assaltar um banco, assaltar uma pessoa, eu vou preso. Se eu mentir a um juiz durante um tribunal, sou preso na hora. Se sou chamado como testemunha para testemunhar durante um julgamento e mentir, na mesma hora o juiz chama os oficiais e manda me prender, saio preso dali. Isto acontece com frequência nos tribunais porque a pessoa que entra lá, achando que é brincadeira, mente e alguém percebe que ela mentiu, ela vai presa. Se eu assassinar alguém, vou preso e em alguns países sou morto. Se eu praticar algum crime financeiro, sou condenado e, dependendo do país, na China, por exemplo, eu sou executado com um tiro na nunca e o preço da bala é cobrado da minha família. Então, em todos os povos existem leis com penas mais brandas, mais duras, dependendo da situação, mas existem penas para quem não cumpre as leis. Eu pergunto: algum de nós é culpado de transgredir alguma lei de Deus? Será que algum de nós mereceria alguma penalidade da parte de Deus?

Nós sabemos que a penalidade pela transgressão dos dez mandamentos, ou de qualquer um deles, porque a lei é uma coisa só, se você transgrediu um mandamento, você transgrediu todos, você é transgressor da lei, não importa qual o mandamento; será que nós nunca tivemos outros deuses além do Deus verdadeiro? Será que eu já não tive o carro como meu deus? A minha namorada, o meu trabalho, os meus filhos como meu deus? A roupa que quero desesperadamente comprar, como meu deus? Será que não teve alguma coisa na minha vida que falou mais alto do que Deus?

Se teve, eu transgredi o primeiro mandamento. Será que alguma vez eu já menti? Você já mentiu, já falou alguma mentira? Qualquer mentira. Você disse que não estava, quando você estava? Você já disse que não tinha dinheiro, quando você tinha dinheiro? O cara veio pedir dinheiro na rua para você, pedir esmola, e você disse: ah, hoje não tenho, hoje saí de casa sem dinheiro. Você mentiu, então você transgrediu o mandamento de Deus. Você já cobiçou alguma coisa, algum bem que outra pessoa tem, o carro do outro, a casa do outro, a roupa? Você já cobiçou? Então você transgrediu o mandamento de Deus.

Você já matou? Não, isto não. Não? O Senhor Jesus diz nos evangelhos que se alguém pensar mal de outro é culpado. Apenas pensar. Você já adulterou? Ah, não, sempre me mantive puro. O mesmo Senhor Jesus diz que se você olhar para uma mulher com uma intenção impura, no seu coração você adulterou com ela. Os pensamentos também valem. Mas então quem é que se salva dessa situação toda? Ninguém!

Todos pecaram, diz em Romanos 3, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", estão afastados, estão longe da glória de Deus. Todos, sem exceção. Quando diz todos, sou eu, todos os que estão lendo isto, todos que estão no mundo, são todos os seres humanos. Todos pecaram, igualmente se fizeram pecadores, transgressores da lei de Deus. Se você transgrediu algum desses mandamentos, você também já é culpado. Somos merecedores da pena de Deus, que é o castigo eterno no lago de fogo. Mas, espere, até agora estava falando de um Deus de amor, um Deus que quer ser o marido do Seu povo, de um Deus que quer ser o noivo e agora, de repente, está me ameaçando com um lago de fogo? Esta é a justiça de Deus que Ele tem de cumprir. Porém, o amor de Deus encontrou um meio para que o pecador não seja condenado se ele for salvo. Mas salvo como?

Por este mesmo Deus que está falando agora aqui e que quer salvar esta mulher totalmente depravada que é Gômer, a esposa do profeta Oséias. Ela é tão depravada que na sua figura em relação a Israel, em Jeremias, capítulo 2, versículo 2 diz: "Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da beneficência da tua mocidade e do amor dos teus desposórios, quando andavas após mim no deserto, numa terra que se não semeava." Uma outra versão diz "Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada."

No versículo 20, nesta versão, diz: "Mas você disse: Eu não te servirei!" na metade do versículo. No versículo 32 diz: "Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim." Voltando ao versículo 23:  "Como você pode dizer que não está contaminada e que não correu atrás dos baalins? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados; como uma jumenta selvagem habituada ao deserto, cheirando o vento em seu desejo. Quem é capaz de controlá-la quando está no cio? Os machos que a procuram não precisam se cansar, porque logo encontrarão a que está no mês do cio. Não deixe que os seus pés se esfolem nem que a sua garganta fique seca. Mas você disse: 'Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles".

No versículo 28 lemos: "Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades." Esta mulher, tipificada aqui como Israel, vai após muitos deuses, corre atrás de muitas coisas, assim como a mulher de Oséias correu atrás de tantos namorados pensando que algum pudesse satisfazê-la. Ela conseguiu satisfação? Não.

Quantas coisas nós colocamos no lugar de Deus em nossa vida! Elas nos satisfazem? Não. Às vezes por um momento, às vezes por um período, mas, invariavelmente, acabamos voltando à velha insatisfação. No mesmo livro de Jeremias, no capítulo 4, versículo 30 diz: " Agora, pois, que farás, ó assolada? Ainda que te vistas de carmesim, ainda que te adornes com enfeites de ouro, ainda que te pintes em volta dos teus olhos com o antimônio, debalde te farias bela; os amantes te desprezam e procuram tirar-te a vida." Essa é a realidade. Buscamos as coisas na vida que nos satisfaçam, mas são amantes passageiros que querem nos tirar a vida, querem apenas um momento de prazer, não são definitivos.

E assim era essa pobre mulher de Oséias, ela vai "despencar" agora assim como nós despencamos também. Pecadores longes de Deus, afastados completamente de Deus, distantes, inimigos de Deus, de costas para Deus, voltados só para os nossos interesses, buscando satisfação nas coisas desta vida quando esta vida é tão curta, é um estalo e desaparece, desvanece. E nós não somos nem um pouco diferentes da mulher de Oséias.

É claro que nós queremos ser, queremos olhar para o lado e achar alguém pior do que nós. Como a mulher de Oséias deve ter encontrado outras prostitutas que eram mais depravadas do que ela e ela podia dizer: ah, eu não sou tão depravada quanto aquela, eu sou só um pouco, tenho cem amantes mas ela tem duzentos. Nós gostamos de encontrar quem seja pior porque isto nos faz sentir bem por alguns momentos, mas o nosso padrão é Deus. O padrão é Deus e Ele pergunta: está dentro do padrão que Eu coloquei? Não; então não adianta. Nós somos todos, exatamente como diz o ditado, farinha do mesmo saco.

Não temos nada para mostrar de melhor de nós mesmos, nada, nada! Mas vamos ver a que ponto chega essa depravação da mulher de Oséias. No capítulo 3 esta mulher aparece como amante de um homem, adúltera, versículo 1: "E o Senhor me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem os bolos de uvas." - Os bolos de uvas eram os sacrifícios que eram feitos aos deuses pagãos naquela época - Vai atrás desta mulher, ela tem outro homem, outro amante. Eu pergunto, esse outro homem está cuidando bem dela? O versículo 2 responde: "E comprei-a".

Ora, se Oséias agora precisa comprar essa mulher é porque esse outro homem a está vendendo, ela é escrava, ela está à venda. Nós podemos imaginar aquelas feiras que tinham venda de escravos, onde eram colocados os escravos, as pessoas vinham e davam lances e pagavam para poder levar o escravo embora. E ali está essa mulher e Oséias vai pagar para resgatá-la. A que ponto ela chegou! Ela perdeu tudo, perdeu família, teve muitos amantes, o último é quem está vendendo ela, é dono dela e colocou-a à venda, isto tem nome na sociedade de hoje, aqueles que exploram a prostituição; ela está nessa situação e Oséias agora vai comprá-la. Ela perdeu sua liberdade. Certa vez um irmão disse isto e nunca mais me esqueci: "Satanás promete, mas não entrega".

E é a realidade, a promessa é bonita, é colorida, é instigante, dá desejo, mas você fica esperando e não vem a entrega, pelo contrário, vem algemas. E tudo aquilo a que a gente serve, nós somos servos daquilo. De tudo aquilo que domina sobre nós, nós somos servos. Se é o dinheiro, se é o trabalho, se é a família, se é a beleza; hoje estamos em um tempo em que a perfeição física é muito exaltada, a beleza física, a estética. Escravos. Hoje já existe tratamento para pessoas viciadas em academia, tamanho é o desespero de se conseguir um corpo saudável, musculoso, que a pessoa entra em um labirinto e não sai mais, precisa de tratamento psiquiátrico para tirar a pessoa deste vício, ela não para mais, acaba se desgastando.

Outros apelam para as drogas para obter um corpo mais cheio de músculo ou para obter satisfação pelas drogas, bebidas ou qualquer outra coisa, proibida ou lícita. Tudo aquilo que nós colocamos como substituto para o verdadeiro Marido, o verdadeiro Senhor, Aquele que realmente quer cuidar de nós, tudo isso nos escraviza. E esta mulher agora escrava, adúltera, perdida, é comprada por Oséias. Nós vimos aqui um casamento sendo totalmente destroçado, nos dois primeiros capítulos, e agora estamos vendo esse casamento sendo recuperado. Transfira isto para o povo de Israel. Deus viu o Seu povo se prostituir mas Deus quis que o Seu povo fosse restaurado a Ele. Isto ainda vai acontecer. Lemos no versículo 2: "E a comprei para mim por quinze peças de prata, e um ômer de cevada, e meio ômer de cevada." Não sabemos quanto valia isto mas, na época, provavelmente, era o preço de um escravo.

Em algumas passagens nós vemos que trinta moedas de prata era o preço de um escravo, aqui são dadas quinzes moedas e o resto em cevada. Não sei quanto valia essa cevada, mas não devia ser muita coisa, então essa mulher era realmente uma escrava. E agora Oséias diz a essa mulher no versículo 3: "Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim quero eu ser também para ti." Uma tradução alternativa para esta passagem seria mais ou menos assim: você irá morar comigo por muitos dias, você não se prostituirá, você não será de homem e o mesmo será de mim para com você. O que Oséias está dizendo a ela?

Que ele a está resgatando, que ela viverá muitos dias com ele, não irá se prostituir, também não terá homem, não terá relações com homem algum, ele está se incluindo nisto, o versículo 4 diz: "Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafins." Oséias não apenas aqui vai resgatar essa mulher, mas ele vai pagar um preço pelo resgate dela. Primeiro ele tem que pagar as quinze moedas de prata e a cevada pelo resgate dela, e agora ele terá que se privar também por este tempo que ela vai ficar, não serás de homem. Ele se sacrifica também. "Depois, tornarão os filhos de Israel e buscarão o Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei; e temerão o Senhor e a sua bondade, no fim dos dias." Esse é o resgate dessa mulher.

Mas o que isto tem a ver comigo? Quando foi que Deus precisou se tornar o noivo, quando foi que Deus precisou pagar algum preço, quando foi que Deus precisou fazer alguma coisa por mim, por você? Quando Jesus veio ao mundo. Lá em Mateus, capítulo 9, versículo 14 diz: "Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós, e os fariseus, muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem, porventura, andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão." Jesus é o esposo, Jesus é o noivo. E ele diz aqui que Ele seria tirado, esse noivo seria tirado, esse esposo seria tirado de uma forma tão dramática que eles teriam que até jejuar por isto, se condoer, porque Ele fala da Sua morte.

Veja que a história de Gômer, mulher de Oséias, cujo nome significa Jesus, não é diferente da minha história nem da sua. Nós também somos pecadores, nós também somos amados de Deus. Deus também quis nos buscar, Deus também quis ter um relacionamento íntimo conosco, mas nós fomos sempre infiéis a Ele. Nós sempre buscamos a nossa própria vontade, nós nos desviamos de Deus, como seres humanos nascemos pecadores, mantivemos esse status de pecadores pecando à vontade, pecando do jeito que queríamos pecar, nós não quisemos esse noivo. Nós fugimos, nós buscamos muitos amantes, nós nos prostituímos, nos vendemos de diversas maneiras até um dia, e espero que este dia seja hoje para você, que você percebe que está escravizado pois, os mesmos amantes que você buscou o estão escravizando. Então veio alguém para te comprar.

Jesus veio ao mundo para pagar pelos nossos pecados. Ele não pagou trinta moedas, não pagou 15 moedas e um pouco de cevada, não foi isto que Ele pagou. Ele pagou com o Seu próprio sangue, Ele deu a vida, Ele morreu para que nós pudéssemos ser salvos. Não existe amor maior do que este, de alguém dar a vida por outra pessoa. E que outra pessoa, pessoas boas? Não, pessoas más, como nós. Pessoas que transgrediram todos os mandamentos como nós, sem faltar nenhum. Somos culpados de todos. E Ele deu a Sua vida, Ele pagou o preço, Ele nos comprou.

E agora Ele convida todo aquele que crer Nele, todo aquele que aceitar esse pagamento, todo aquele que reconhecê-Lo como Salvador tem essa salvação garantida para todo o sempre, é liberto das garras do pecado e de Satanás, é liberto do Príncipe das Trevas, é transportado para o reino do Filho do Seu Amor, o reino de Jesus, é transportado para a presença de Deus. E terá, de agora em diante, a perspectiva do céu, com todos os pecados perdoados, lançados por Deus no esquecimento e as bênçãos celestiais reservadas para aqueles que creem em Jesus. Você crê em Jesus? Você já se encontrou como Gômer? Você já se viu como a prostituta da história de Oséias? Você já se viu como alguém escravizada pelo pecado? Então você precisa de Cristo e Ele quer te salvar.