Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Preso! - Mario Persona

Preso! - Mario Persona
Áudio >>> http://files.3minutos.net/preso.mp3



(Transcrição)

Preso

Mario Persona

Você está livre? Nós cantamos um cântico que diz: livre estou, livre estou. Mas livre de quê? Poderíamos perguntar. As pessoas buscam liberdade, fazem passeatas pelas ruas com faixas pela liberdade, liberdade disso, liberdade daquilo, mas qual é a verdadeira liberdade que existe? Deus criou o ser humano para a liberdade, porém, ele acabou preso, preso no pecado, preso pelo pavor da morte, preso nas garras do diabo que faz dele como se fosse um pebolim, aquela bolinha que bate e vai de um lado para outro, e a pessoa nem sabe para quê está vivendo, para onde ela vai, qual o fim da carreira de cada um aqui. Todos sabem, têm certeza do seu destino? Não digo o destino ao sair à rua, falo sobre o destino eterno. Todos têm a certeza de onde vão parar quando começar a eternidade? É sobre isto que eu quero falar.

Nós costumamos fazer escolhas erradas na vida e eu espero, sinceramente, que aqueles que ainda não tomaram uma decisão, façam a escolha certa. Eu tenho escolhas erradas que fiz na minha vida e acredito que você também tenha feito as suas e, por causa dessas escolhas erradas, pagamos até hoje um preço, sofremos até hoje algum dano, alguma coisa temos que carregar porque algum dia tomamos a decisão errada, um dia escolhemos de maneira errada. Eu estava pensando na história de um rapaz chamado Aron Ralston que fez uma escolha errada.

Em 2003 esse jovem saiu num sábado para pedalar a sua bicicleta, depois fazer uma caminhada e depois escalar uns rochedos num lugar bem deserto nos Estados Unidos. No caminho ele encontrou outras pessoas também pedalando, mochileiros que no sábado aproveitavam para fazer passeios assim e, em certo ponto, ele encontrou algumas pessoas, conversaram, pedalaram juntos por um tempo até que ele decidiu fazer algo diferente. Ele decidiu não ficar na trilha onde todos costumavam caminhar, pedalar, escalar, onde tinha gente. Ele decidiu ficar sozinho e ir para um lugar que ninguém ia; ele queria esse lugar só para ele. Então ele pendurou a sua bicicleta em uma árvore e passou um cadeado, não por haver ladrões por ali, mas porque seu pai havia ensinado que não se devia tentar nem mesmo as pessoas de bem. Muito precavido em todos os sentidos, ele tinha uma mochila, tinha o lanche, tinha as ferramentas, equipamentos e ele se foi.

Ele chegou a um lugar onde tinha que descer um despenhadeiro escalando, ele prendeu uma corda e começou a descer no meio do despenhadeiro, entre fendas nas pedras e arenito. Ele foi descendo, mas pisou em falso numa rocha, a rocha escapou do pé dele e aquela rocha, que segurava outras rochas em cima, rolou causando uma pequena avalanche, ele caiu um pouco e, quando viu, uma pedra vinha caindo em direção a ele e só deu tempo dele tirar o corpo da frente, segurar-se nas rochas e a pedra caiu bem onde ele estava prendendo a sua mão na fenda. Esse jovem ficou numa situação desesperadora. Ele olhava para a mão presa entre a rocha e a parede do despenhadeiro e ele não sabia o que fazer. Quando conseguiu dominar um pouco a dor, imagine a dor de quem está pendurado com uma mão prensada por uma pedra, ele começou a fazer um cálculo mental do que ele tinha.

Ele se lembrou de que o cantil já estava vazio, mas na mochila, que estava nas costas, havia outro cantil, e pela quantidade de água ele calculou que sobreviveria ali até segunda-feira (era sábado), no máximo até a terça-feira, que é o tempo que uma pessoa consegue sobreviver no deserto com a quantidade de água que ele tinha, ele era experiente para fazer isto. Ele fez os cálculos também da comida, barras de cereais, lanche, mas o problema era realmente a água, ele poderia morrer de sede.

A probabilidade de ser encontrado num lugar daquele é como ganhar na loteria, muito baixa, principalmente quando sai da rota em que todos caminham. Sair da rota foi a escolha errada que ele fez na vida, ele sempre pensa naquela escolha dele, ele estava em um caminho e falou 'eu quero sair deste caminho'. Uma vez uma mulher e depois o seu marido, fizeram uma escolha errada. Isto aconteceu no jardim do Éden quando Adão e Eva estavam ali com tudo que precisavam, com a melhor de todas as companhias, não estavam na companhia de outros caminhantes, de outros ciclistas, eles estavam na companhia de Deus. Tinham tudo nas mãos, não uma mochilinha com meia dúzia de coisas, não, eles tinham um jardim com tudo que precisavam, com tudo que Deus entregou para eles. Mas aí Eva decidiu fazer a escolha errada e Adão a seguiu nessa escolha. Apareceu uma serpente que, na verdade, era Satanás travestido de serpente.

A Bíblia fala que a serpente era o mais astuto dos animais. Isto nos faz pensar que não era essa serpente que a gente conhece hoje, devia ser um animal diferente deste porque era o mais inteligente dos animais. Hoje se sabe que o golfinho é um dos animais mais inteligentes que existem. A serpente era muito inteligente e falou com Eva, e no relato de Gênesis não diz nada que Eva tenha ficado espantada ao ver uma serpente falar. Ela entabulou uma conversa com Eva, que foi na conversa da serpente e acabou por fazer a escolha errada. Essa escolha errada que Eva fez, e Adão fez junto com ela lá atrás na história da humanidade, é o que nos colocou presos hoje. Presos! Nós nascemos presos, nascemos com as algemas do pecado, presos ao pecado. Por que eu digo preso?

Porque a gente não consegue se soltar. O homem natural nasce errado, nasce escravo. Um escravo não tem escolha, as escolhas não são dele. Se o seu senhor fala você tem que ir ali, se ele não for ele apanha, sofre castigo. E nós nascemos presos. Lemos em Isaías 53:6 "Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho". Mais à frente, no Novo Testamento, em sua carta aos efésios, Paulo escreve a pessoas que haviam sido libertas, que podiam cantar "livre estou", Efésios 2:2 diz: "em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Essa é a condição em que o homem, o ser humano ficou, depois daquela escolha errada que aconteceu lá no jardim do Éden. Mas o que nós temos a ver com a escolha de Adão e Eva?

Nós poderíamos falar que não temos nada a ver com isso. O que aconteceu lá foi um pecado, uma rebelião contra Deus. Deus havia ordenado a eles que não comessem do fruto de uma determinada árvore, a árvore do conhecimento do bem e do mal, e a serpente falou que Deus estava privando-os de conhecer algo e que eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal, se comessem do fruto daquela árvore. Então eles comeram, desobedeceram a Deus. Isso é o pecado, o pecado entrou no mundo ali, por isso hoje nós nascemos pecadores. Mas eu não tenho nada a ver com eles. Temos! Temos porque somos todos descendentes de Adão e Eva. Mas eu não sou culpado. Se você recebesse a notícia de que um tio seu lá no exterior, muito rico, bilionário, tinha morrido e tinha deixado uma herança para você, o que você faria? Iria tomar posse da herança, pegar todo aquele dinheiro e colocar no banco. E aí, deixar lá? Você não usaria um centavo daquele dinheiro? Claro que você usaria! Você usaria porque você recebeu a herança.

Assim é o pecado, nós herdamos o pecado de Adão. Alguém guardou num cofre o pecado e nunca pecou? Nunca usou nem um pecadinho sequer? Enterrou lá no quintal e nunca mexeu no pecado? Ou será que estamos gastando essa herança todos os dias? Sim, nós gastamos essa herança todos os dias. Nós somos muitos bons em gastar a herança que recebemos dos nossos ancestrais Adão e Eva. Por isto nós pecamos, e pecamos o tempo todo. E é de tal maneira essa maldição, essa mancha que existe em nós, que nós não conseguimos não pecar. Faz parte do ser humano porque ele está arruinado, ele é pecador.

Em Efésios 2 diz: "andastes, segundo o curso deste mundo", então o ser humano anda segundo o curso deste mundo? Quem já viu uma enxurrada num terreno de terra arada sabe que quando começa uma chuva, de repente, forma uma enxurrada e tudo que estiver ali naquele caminho vai embora. É o curso da enxurrada, leva tudo. Nós andamos segundo o curso desse mundo. O que quer isto dizer? Quer dizer que o que o mundo dita para nós como sendo bom, nós seguimos. Nós entramos na enxurrada. Olha a roupa que você está vestindo, será que foi sua escolha? Você a desenhou e falou vou escolher a minha roupa, será que foi assim? Não, não foi. E o sapato que você usa? A roupa e o sapato fazem parte da moda da época. O seu carro, você construiu o seu carro ou escolheu um que ninguém tem? Não, deixa ver qual é o carro da moda, qual o melhor, então compro a revista Quatro Rodas e vou seguir o que os outros estão dizendo, vou naquele que dizem ser bom. Você vai comprar um liquidificador e entra nas redes sociais da internet para perguntar às pessoas que têm o tal liquidificador, e então você o compra.

Inocentemente nós seguimos o curso do mundo, o mundo dita as regras para nós. O problema é que se parasse por aí não seria tão problemático assim, mas na continuação do versículo diz: "segundo o príncipe das potestades do ar". Quem é o príncipe dos poderes do ar? Os poderes do ar são os anjos, e quem é o príncipe desses anjos? Nesse caso, 'potestades' na Bíblia é usado no sentido negativo, são os anjos que se rebelaram contra Deus. O príncipe deles é Satanás, a mesma serpente lá do jardim do Éden, o mesmo dragão que aparece em Apocalipse. O mesmo Satanás chamado também de diabo. Nenhum outro anjo é chamado de diabo. Existem demônios, mas só tem um diabo, que é Satanás.

Veja que interessante, nós andamos "segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência", Satanás é um anjo caído que se rebelou contra Deus, ele era o querubim da guarda, era o anjo mais maravilhoso que Deus havia criado. Deus criou aquele anjo como sendo a coroa da criação dos anjos. Deus criou todos os anjos um a um, mas Deus não nos criou um a um. Deus criou Adão e de Adão Deus tirou Eva. Claro que somos criação de Deus, mas não no sentido dos anjos, em que Deus criou cada um, como criou Adão, por isto os anjos não morrem. Trata-se de uma classe totalmente diferente de seres, eles não morrem nunca. E os anjos que foram criados, já foram criados, Deus não cria mais anjos. Mas nós nascemos e os seres humanos continuam nascendo, o tempo todo a população mundial está aumentando, morrem pessoas, mas as suas almas não morrem, os seus espíritos não morrem porque Deus soprou no ser humano um espírito de vida, um espírito que é perene, que não acaba, existirá para sempre.

Então temos os anjos, temos esse querubim da guarda, esse anjo mais maravilhoso de todos que se rebelou, caiu, tentou Adão e Eva e ele agora dirige os seres humanos. Quando Deus criou os anjos ele simplesmente os criou, a Bíblia não fala como foi que ele criou, mas Deus criou os anjos. No entanto, quando ele criou o homem, Deus falou lá em Gênesis, e nós sabemos que Deus é uma Trindade, não tente entender isso, pois não iremos entender. Alguns negam a existência da Trindade porque não conseguem entender, como se dissessem 'porque não entendo, então não existe'. Não conseguimos entender a essência de Deus porque somos humanos, Deus é Deus e nós somos seres humanos. Então alguns negam, mas Deus é Pai, Deus é Filho e Deus é Espírito Santo e, ao mesmo tempo, é um só Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas e um Deus. Não entendemos isso, mas é assim.

E lá em Gênesis, no começo da Bíblia, Deus diz, Elohim diz (Elohim é uma palavra plural): "Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança". Ele usa a palavra 'nossa' porque são as três pessoas da Trindade falando 'façamos', e o homem acabou sendo criado corpo, alma e espírito, uma forma de trindade também no ser humano. Somos três, corpo, alma e espírito em um ser humano só. Para os anjos ele não falou façamos os anjos à nossa imagem e semelhança. Agora pense um pouco, nós fomos criados, o ser humano, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, o que podia ser mais elevado do que algo que tem a imagem e a semelhança de Deus? Nada! Absolutamente nada. Então na ordem de nobreza da criação, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e hoje ele está debaixo do poderio de um anjo que é Satanás.

Desceu daquele lugar tão privilegiado porque Deus quis que o homem fosse criado à sua imagem e semelhança para se tornar servo de um anjo. "Andando segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência." Essa é a sina do homem pecador e essa passagem de Efésios 2 continua dizendo: "entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, a isto chamamos instinto animal. Um animal vive segundo a vontade da carne e dos seus pensamentos. Se ele quiser morder ele morde, se ele quiser acasalar, ele acasala. Ele não tem inteligência. Quando vemos na rua uma cachorra no cio vemos aquela fila de cachorros correndo atrás, eles não sabem o que estão fazendo, toda vez que ela tem aquele período eles correm atrás, não têm escolha.

O ser humano tem escolha, o problema é que o homem pecador ficou escravo. Ele é escravo não só de Satanás, mas é escravo também dos seus instintos e ele acaba vivendo como um animal e não percebe isto. Um animal refinado, mas um animal. Perdeu aquela categoria que Deus havia dado a ele na criação para agora se rastejar, andando segundo o príncipe das potestades, do espírito que opera nos filhos da desobediência, segundos os seus instintos, a sua vontade da carne, segundo os seus pensamentos. Ele está preso, e preso a fazer também mais escolhas erradas. Como esse jovem, Aron, no dia em que escolheu sair da trilha e acabou preso. E preso naquela rocha ele começou a pensar nas possibilidades.

A primeira coisa que ele pensou foi abrir a lanterna dele, esmagar as pilhas em cima da fenda da rocha para esperar que o ácido da pilha pudesse ajudar a corroer a rocha de arenito e criar um espaço livre, mas ele pensou, vai queimar não só a rocha, mas a minha mão também. Então ele tentou com o canivete escavar a rocha para aliviar a mão, mas ele fez os cálculos, considerando o pedaço que ele conseguiu escavar em determinado tempo, e descobriu que o canivete e a água iriam acabar antes e ele morreria antes de conseguir fazer um buraco na rocha, concluindo, ele estava absolutamente preso naquela rocha. Aí chegou um momento que ele tomou a decisão, que era a única que ele podia tomar, de cortar o braço.

Ele pegou o canivete e começou a cortar a carne do seu braço e depois o osso. Eu não faço ideia do que seja ter que cortar meu próprio braço, nem imagino a dor que ele sentiu, não só na carne, mas no osso também. Como cortar osso com um canivete? Mas ele conseguiu. Ele ficou 127 horas preso naquela rocha até conseguir cortar o braço. São quase seis dias preso ali. Ele deve ter feito um torniquete para estancar o sangue; ele conseguiu se erguer, conseguiu rastejar pelo deserto até que uma família, que acampava por lá, o viu e acionou o socorro para ele. Ele perdeu o braço, existe um livro chamado 127 Horas e também um filme com o mesmo nome. No livro ele fala uma coisa que podemos pensar esse cara é louco, como é que ele diz isto?

Ele diz: por tudo o que passei e pelas oportunidades que continuam surgindo em minha vida, eu me sinto abençoado, participei de um milagre que tocou muita gente em todo o mundo e não trocaria isto por coisa alguma, nem mesmo para ter o meu braço de volta. Obviamente, ele se arrependeu de ter saído do caminho, mas hoje ele considera tudo o que passou como um ganho. Quando li esta história eu pensei o seguinte, ele caiu por conta própria em seu erro, sofreu o dano do seu erro por conta própria. Mas será que existe alguém que um dia tenha desejado ficar preso, perder o seu próprio braço para me salvar? Será que alguém escolheu um dia tomar o caminho sozinho, aquele caminho onde não havia ninguém para socorrê-lo, de livre e espontânea vontade? Será que alguém teve que passar uma dor excruciante, uma dor terrível, por mim? Sim, teve um que fez isso por mim! Um só, e esse um é Jesus.

Ele um dia escolheu sair do caminho. Como sair do caminho? Um homem perfeito, sim, na sua vida ele foi um homem totalmente perfeito, mas na sua morte ele foi feito pecado por nós. Quando vocês ouvirem a palavra evangelho, lembrem-se do seguinte, evangelho não começa no presépio, o evangelho não começa no nascimento de Jesus. O nascimento de Cristo não é o evento mais importante do mundo, tanto é que existem quatro livros chamados evangelho na Bíblia e apenas dois relatam o nascimento de Jesus. Mas os quatro relatam a morte dele. Portanto, o evangelho começa na morte de Jesus, começa na hora em que ele estava preso naquela cruz, com a sua mão presa sem possibilidade de tirá-la dali. O cravo pregava suas mãos e ele não podia fazer nada, precisou ficar ali esperando a pancada do juízo de Deus. E por que ele fez isto?

A Bíblia fala que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. Ele veio me salvar, ele veio salvar você. Ele veio salvar esses loucos que saíram do caminho, descendentes de Adão e Eva, e que estão por aí sendo levados pelos seus instintos, andando segundo seus pensamentos, segundo a vontade da sua carne, andando segundo o príncipe deste mundo que é Satanás. Ele veio salvar esses, ele veio libertar esses do pecado, da morte e do diabo. Mas como ele fez isto? Ah, as religiões vão dizer que ele fez isto dando um exemplo de vida, de abnegação.

Eu estava lendo a história deste Aron e decidi fazer uma busca para ver se alguém já tinha relacionado a história dele ao evangelho e é impressionante quanta gente já falou, escreveu, usou de exemplo a história dele para pregar o evangelho. Só que você encontra dois tipos de mensagem: uma mostrando-o como uma figura de Cristo, que ficou preso na morte, ficou preso na cruz para que nós pudéssemos sair livres, e outra o mostrando como uma figura do ser humano que se esforça ao máximo, dá o melhor de si para ajudar aos outros, vive uma vida boa, santa, correta e assim pode ir para o céu. Mas será que foi para isso que o Senhor Jesus veio ao mundo?

Você tem um amigo ou o filho de um amigo ou parente que joga futebol muito bem? Então vamos pegá-lo e levá-lo na seleção brasileira e ele vai jogar na seleção. Quem será o melhor jogador quando ele estiver jogando na seleção brasileira, será ele? Não, não será. Coitadinho dele, ele pode ser o melhor do time do bairro ou até da cidade, mas na seleção brasileira terá gente melhor do que ele porque lá só tem profissional. Agora pense no que as religiões ensinam, que Cristo veio ao mundo para dar um exemplo de vida. Ah, que maravilha! Se eu me colocar ao lado dele eu vou me sentir como o seu amigo jogador ao lado do Neymar. Imagine eu entrar em campo para jogar ao lado do Neymar. O que vai acontecer? Um desastre. Eu vou me sentir pior do que se eu nem tivesse conhecido o Neymar.

Cristo no mundo, andando aqui na sua vida santa, perfeita, como alguém pode achar que será salvo imitando-o? Com a mesma capacidade dele de viver sem pecado, puro, santo? Seria um desastre qualquer ser humano querer imitar Jesus. A não ser que seja um hipócrita que fale "eu tenho me sentido tão igual a Cristo ultimamente". Hipócrita! Não tem um homem que consiga chegar a um milímetro do que o Senhor Jesus Cristo é porque ele é Deus e homem. Deus feito homem veio aqui, pisou neste chão, o Filho de Deus encarnado. Como alguém poderia andar como ele, seguir o exemplo dele? É como entrar em campo com o Neymar, seguir o exemplo do Neymar. Na próxima seleção para a Copa no Brasil vou pedir ao técnico para me deixar entrar em campo, no jogo de abertura da Copa, ao lado do Neymar, jogar junto com ele. Será uma vergonha, um desastre. Então não é pelo exemplo que seremos salvos. Ele é sim o exemplo do homem perfeito, mas nós não somos homens perfeitos e, se alguém quiser imitá-lo comece por esta característica dele, ele era sem pecado. Se nós já nascemos pecadores como vamos conseguir?

Então ele veio não para dar um exemplo de como chegar ao céu por nossos esforços. Ele veio para ficar preso no nosso lugar, para morrer no nosso lugar e ele realmente ficou sozinho. Se esse jovem Aron ficou sozinho, sentiu-se sozinho com aquela pedra prendendo-o durante 127 horas, nós podemos imaginar o que Cristo sentiu. Ele não ficou 127 horas pregado na cruz, ele ficou uma eternidade pregado na cruz. Como assim, a Bíblia fala que ele ficou seis horas pregado na cruz? Sim, mas as três últimas horas são as que nos salvam porque foi ali que ele recebeu de Deus todo o juízo devido pelos meus pecados. Os meus pecados foram colocados sobre Cristo lá na cruz e Deus o castigou no meu lugar. Se eu não fosse salvo pela fé em Jesus quanto tempo eu iria sofrer por causa dos meus pecados? Uma eternidade. Então aquelas três horas na cruz por mim valem uma eternidade.

Ele morreu por mim na cruz para levar os meus pecados que eu não conseguiria pagar durante toda a eternidade. Isso é o evangelho. Cristo morreu e Cristo ressuscitou. Por que ressuscitou? Porque se ele ficasse morto não existiria esperança para mim. Sem ressurreição o que adiantaria? Mas ele morreu e ele ressuscitou para que tivéssemos vida. Voltando a Isaías 53 nós vamos ver a obra completa desse homem que um dia por amor a mim, por amor a você, tomou, por assim dizer, o caminho errado. Deixou a sua mão ficar presa sem poder fazer nada a respeito. Mas não foi por ele, foi por amor a mim e por amor a você.

Isaías 53:2 "Porque foi subindo como renovo (como um broto) perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido." Até aqui está falando de Cristo andando neste mundo, vivendo aqui como o homem rejeitado que ele foi, como aquele homem que curava as pessoas pegando as enfermidades delas e tomando-as para si, por isto ele curava. Ele pegava a cegueira do cego e absorvia-a para si.

No versículo 5 diz: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." Pense o seguinte, ele estava preso no nosso lugar naquela cruz, ele estava sofrendo o castigo pelos nossos pecados lá em nosso lugar. E como? Em trevas, porque durante três horas fizeram-se trevas sobre a terra. Ninguém podia enxergar o que seria Deus tratando com o seu Filho e o castigando por causa do pecado. Ninguém viu Cristo, nas três horas de trevas absolutas que caíram sobre a terra, sofrendo pelos nossos pecados, e também ninguém viu, a não ser os salvos, ele ressuscitado.

A última coisa que os homens viram foi Cristo morto depois que ele entregou a sua própria vida. O soldado veio, furou o seu lado, saiu sangue e água, esse sangue que nos purifica dos nossos pecados, isto os homens viram, aquele homem morto, o cadáver pregado na cruz. Depois o viram sendo levado para a sepultura e mais nada. Porque depois ele ressuscitou e apareceu somente para os seus discípulos, só para aqueles que creram nele. Para os incrédulos ele não apareceu ressuscitado. E ele voltará para buscar aqueles que creem nele, aqueles que foram libertos por ele, aqueles que foram salvos por ele, aqueles que podem dizer que ele foi "ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." Será que você consegue colocar isto aqui na primeira pessoa?

Será que você consegue dizer: ele foi ferido pelas minhas transgressões, ele foi moído pelas minhas iniquidades, o castigo que me traz a paz estava sobre ele e pelas suas feridas eu fui sarado? Será que você consegue falar isto na primeira pessoa, para você? Reconhecendo-se pecador, cheio de iniquidade, reconhecendo-se necessitado de um Salvador? Uma salvação que nós jamais conseguiríamos fazer porque seria igual ao garotinho jogando com o Neymar. Nunca vai conseguir se equiparar a ele. Por isto Deus entregou seu próprio Filho.

E Isaías continua descrevendo a morte de Jesus no versículo 7: "Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação (para retirada) do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores (esteve junto com ladrões); mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede." Ele levou sobre ele o seu pecado? Como você vai saber? Crendo em Jesus. Se você, efetivamente, crê em Jesus, ele levou sobre ele o seu pecado, o pecado de quem nele crê.

Agora veja que interessante o versículo 11: "O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito". O que significa o resultado da sua obra ele verá e ele ficará satisfeito? Significa que ele está olhando para mim agora, para muitos outros e vendo aqueles que creram nele, que foram salvos pela fé, que se consideraram tão ruins, tão pecadores, tão ruins para jogar junto com o Neymar, por assim dizer, que abandonaram qualquer esperança de tentar melhorar por si mesmos e tentar conquistar a salvação por mérito, e creram em Jesus para receber essa salvação por graça. Ele está olhando e vendo cada um porque cada um desses que hoje pode dizer livre estou é um resultado da sua morte na cruz.

Quem não pode dizer livre estou, quem ainda não tem certeza do perdão dos seus pecados é alguém por quem Cristo morreu em vão, é alguém por quem ele derramou o seu sangue à toa, não está sendo aproveitado por aqueles que não creem. Vejam que interessante "o trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito" e o nosso amigo Aron Ralston disse: "por tudo que passei, e pelas oportunidades que continuam surgindo em minha vida, eu me sinto abençoado. Participei de um milagre que tocou muita gente em todo o mundo e não trocaria isto por coisa alguma, nem mesmo para ter o meu braço de volta." Aron está dizendo que o trabalho dele, o sofrimento dele, ele vê o resultado agora em pessoas que foram tocadas, foram ajudadas, através do que ele passou, pela sua experiência. Ele vê o resultado e fica satisfeito com isto. Ele não fica falando que não gostaria que tivesse acontecido aquilo porque o resultado foi muito bom.

Cristo está olhando agora os que ele salvou e ele pode dizer eu não queria que tivesse acontecido diferente, eu não queria ter descido daquela cruz, eu não queria ter fugido daquela morte. Não, e para provar isto ele é o único ressuscitado que irá conservar, por toda a eternidade, as cicatrizes em suas mãos, nos seus pés e no seu lado. Todos os salvos ressuscitarão com um corpo glorioso, um corpo perfeito, sem qualquer mancha, defeito ou cicatriz. Quem tem cicatrizes quer se livrar delas e se livrará, realmente, na ressurreição, mas ele manterá as cicatrizes dele. Quando ele se apresentou ressuscitado e Tomé não creu, ele mostrou as mãos e falou: Tomé, toque minhas mãos, veja o meu lado. E no céu ele está assim agora, um homem ressuscitado com cicatrizes porque ele está muito satisfeito! Quando ele olha as cicatrizes ele deve falar: isto aqui salvou a muitos.

Ele disse, se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto. Tem uma passagem que o Pai fala para convidar a todos para que a sua casa se encha. E o céu será um lugar cheio, cheio de salvos redimidos por Cristo, mas não terá nenhum lá que poderá dizer cheguei aqui porque fui bom. Cheguei aqui porque eu jogava uma bola tremenda. Não, nenhum chegará lá por bondade própria. Todos que chegarem ao céu, todos que já estão no céu e todos que ressuscitarem também estarão no céu, e estarão lá, única e exclusivamente, porque Cristo pagou o preço. Cristo ficou com a sua mão presa para poder nos libertar.

Transcrição do áudio e revisão do texto por José Lima, Bel Fusaro e Nina Sena