Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Sono - Mario Persona

Sono - Mario Persona
Áudio >>> http://files.3minutos.net/sono-mario-persona.mp3



(Transcrição)

Sono

Mario Persona

Todo mundo já teve sono. O sono é bom, nada como num dia meio frio deitar depois do almoço no sofá, fechar os olhos e se deixar embalar por um sono, é muito bom. Mas o sono é mortal e eu tenho certeza que muita gente já brigou com o sono, nem que tenha sido naquela aula chata no final de noite. Eu me lembro de uma época em que dava aula num MBA em São Paulo e tinha que viajar uma vez por semana e a aula terminava às 22:45h. Até que despedia e respondia alguma dúvida dos alunos eu saía por volta das 23:10h, e depois de tomar muito café e Coca-Cola, eu pegava a estrada para chegar em Limeira por volta de 1h e o sono era terrível. Quando se dirige com sono é um perigo, a maioria dos acidentes acontece por causa do sono. Normalmente a polícia fica muito atenta para pessoas que tomam bebidas alcoólicas e saem dirigindo, existe o bafômetro para isto, mas não tem um "sonômetro" para medir o sono e sono, realmente, é um desastre na estrada. Muitos caminhoneiros usam drogas, medicamentos para não dormir e chega um momento que nem o medicamento segura e eles simplesmente apagam, dormem sem saber o que aconteceu.

Também em cidades grandes como São Paulo, motoristas de ônibus urbanos dormem, recentemente, um motorista de ônibus dormiu, subiu na calçada e matou uma pessoa. Ele devia estar esgotado, trabalhando demais, dormindo poucas horas à noite e acabou dormindo ao volante. Quando você dorme na direção você não sabe o que aconteceu. Quem já teve aquela experiência terrível de estar na estrada à noite, viajando sozinho e, de repente você dá aquela despertada e não se lembra do que aconteceu nos últimos segundos? Nem de onde passou para tentar se localizar; você simplesmente dormiu, talvez até de olhos abertos, mas dormiu. Isto quando não dorme realmente e o carro sai da estrada, você sente a roda bater no acostamento e você acorda assustado, tem aquela injeção de adrenalina e passa alguns quilômetros acordado, mas daí o sono começa a voltar e a única solução é dormir.

Eu peguei alguns dados na internet, 26 a 32% dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas que dormem na direção e 17 a 19% das mortes no local do acidente são porque o motorista dormiu. Porque o acidente de quem dorme é diferente do acidente provocado por alta velocidade ou por distração, quando você dá aquela distraída e de repente percebe o que estava fazendo e desvia, pisa no freio. O acidente de quem dorme, ele dorme e não acorda mais. Ele dorme e bate; bate numa coluna de uma ponte, por exemplo, e nem percebeu o que aconteceu. Já partiu da vida para a morte direto, do sono para a eternidade sem perceber o que aconteceu. Por estes dias estão ainda procurando os motivos do desaparecimento de um Boeing 777, moderníssimo, no voo MH370 de uma empresa aérea da Malásia, e já começam a especular a possibilidade de ter sido um voo fantasma, um voo de pessoas dormindo. É possível pessoas dormirem num voo? É perfeitamente possível. É possível todo mundo dormir num voo de avião.

Nos Estados Unidos existem muitos aviões particulares pequenos e volta e meia acontecem acidentes que não sabem o que aconteceu. O piloto estava viajando sozinho, à noite, no piloto automático e, de repente, o avião cai ou passa da costa, entra no mar e continua voando sobre o mar até cair. Às vezes os controladores de voo percebem, avisam e vão aviões de combate tentar avisar e percebem que na cabine tem um piloto com a cabeça abaixada, morreu ou desmaiou ou teve uma queda na taxa de açúcar no sangue devido a algum problema de saúde, desacordou ou dormiu. Dormiu, porque num avião com o barulho monótono do motor, um leve balanço, e você com sono, é a mesma coisa que dirigir um carro à noite, numa estrada reta, sem curva e com sono. Eu amo dormir em avião que sacode. Quando começa aquela tempestade e o avião balança para um lado e para o outro é fatal, me dá um sono naquela hora e eu durmo. Teve um caso na Índia, em 2010, em que o avião se aproximou para o pouso, errou e tentou arremeter, subir de novo e acabou batendo nas árvores, caiu e morreram 160 ou 180 pessoas. Depois, quando abriram a caixa preta onde ficam gravadas todas as conversas, tudo o que acontece na cabine no tempo que precede o pouso, o som que existe é de um ronco. O piloto estava dormindo e roncando alto na cabine. Ele acorda um pouco antes do pouso, toma o controle do avião e tenta fazer o pouso. Experimente acordar e fazer alguma coisa na mesma hora que acaba de acordar de um sono profundo. À noite às vezes a gente levanta para ir ao banheiro e não sabe nem pra onde está indo, tem que esperar um tempo, voltar a si, recuperar. Acham que provavelmente foi isto que aconteceu, o piloto dormiu e não acordou, simplesmente pegou o controle do avião ainda naquele estado de semi desperto e causou o acidente.

Aquele voo da Air France que saiu do Rio para Paris e caiu no meio do Atlântico, depois viram que na caixa preta existe uma conversa do piloto com o copiloto e o piloto diz o seguinte: eu só consegui dormir uma hora, estou com muito sono. Então quando uma pessoa está com muito sono e não conseguiu dormir, as decisões dessa pessoa acabam erradas, ela não sabe exatamente o que está fazendo. Na Grécia, em 2005, num voo de uma empresa aérea grega, um Boeing 737 teve um problema de pressurização, mas não foi aquele problema de despressurização como vemos em alguns filmes, em que estoura uma janela ou uma porta e pessoas são sugadas. Não foi isto, ele simplesmente começou a subir e, ao verificar os equipamentos, viram que à medida que subia ele estava pressurizando, mas não o suficiente, e quando chegou à altitude de cruzeiro, por volta de onze mil metros de altitude, o piloto deve ter colocado no modo automático e seguiu voando dessa maneira, só que ele passou do ponto da cidade onde deveria descer na Grécia. A comunicação com o avião foi cortada, ninguém conseguia falar com o piloto, mandaram alguns caças atrás do avião, emparelharam com o avião e tudo que podiam ver era uma cabeça abaixada no banco do copiloto e pelas janelinhas viram todas as máscaras de oxigênio penduradas, soltas. Aí, eles perceberam que uma pessoa entrou na cabine, era um dos comissários de bordo, sentou no banco do piloto e tentou fazer alguma coisa, mas o avião já estava sem combustível, parou uma turbina, depois a outra e dez minutos depois estava no chão e todos morreram.

O que vieram a descobrir depois é que esse avião foi despressurizando devagarinho e as pessoas não perceberam, foram ficando com sono, um sono gostoso devido à hipóxia, que é quando você tem uma diminuição de oxigênio no sangue e dorme. Os alpinistas, quando escalam o Everest, usam tubos de oxigênio porque lá em cima o ar é rarefeito e se não usarem, eles vão dormir e morrer congelados. Sono é uma coisa gostosa, você fala vou tirar só uma sonequinha e você não percebe que está sem oxigênio no sangue. Além desse problema a pessoa com sono fica desorientada. Meu filho mergulha e ele me conta que o maior perigo do mergulho está nos mergulhos em cavernas, pois existe o perigo da pessoa se perder naquelas cavernas submarinas e faltar oxigênio ou, às vezes, ela até perder a noção de profundidade e descer além da profundidade que aquele cilindro de oxigênio permite que ela desça e acaba ficando embriagada. É uma embriaguez, uma espécie de sono, que a pessoa fica completamente sem direção. Eu perguntaria a vocês, vocês estão dormindo?

Tem uma passagem na Bíblia que Deus fala através da sua Palavra, em Efésios 5:14: "Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Por que será que Deus fala para nós despertarmos? Porque o homem no seu estado natural está dormindo. Por que ele dorme? Estou vendo as pessoas acordadas, andando na rua, conversando, elas estão dormindo. Estão dormindo porque uma pessoa quando dorme não tem consciência do perigo, ela está embriagada pela falta do oxigênio, não sabe o que está acontecendo e não sabe o que está fazendo, está dormindo. E é muito fácil entender porque a população do planeta, as pessoas estão dormindo: porque raramente você encontra uma pessoa que se dá conta de que a vida acaba, termina. Eu li uma notícia no jornal sobre um milionário de 90 anos de idade, não me lembro do nome agora, mas falava que Fulano não liga para a idade e vai agora tentar investimentos na África. Eu pensei, é muito bom que ele tente investimentos onde for, mas, aos 90 anos será que ele sabe o que está fazendo? Será que ele não percebeu que ele está dirigindo e dormindo? Pois não falta muito tempo para ele, aliás, não falta muito tempo para ninguém.

Se a idade é um fator relevante para sairmos desta vida, qualquer um sabe que basta dormir na direção pra deixar a sua vida aqui. Então, qualquer pessoa que está insensível em relação ao seu futuro eterno, uma pessoa que está fazendo um milhão de planos para uma vida que ela acha que nunca vai acabar está dormindo. E se não bastasse a pessoa dormir conscientemente, tipo não quero nem saber, existe outro sono que é o sono do juízo de Deus. O sono também pode ser um juízo de Deus. Nós sempre pensamos no castigo de Deus, que Deus vai julgar, que tem o Juízo Final, mas e se Deus mandar um sono como forma de juízo? No capítulo 29 do profeta Isaías, Deus nos fala de um sono como forma de juízo. Isaías 29:9 "Tardai, e maravilhai-vos, e folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho; andam titubeando, mas não de bebida forte. Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou os vossos líderes, os videntes. Pelo que toda visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora, lê isto; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Ora, lê isto; e ele dirá: Não sei ler. Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;" é interessante esta passagem que fala de Deus lançando um juízo de sono sobre pessoas, mas não são pessoas descrentes, não são ateus, não são pagãs, pessoas avessas às coisas de Deus, ao contrário, são pessoas ocupadas com religião: "Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens".

Ora, o que é a religião, na maioria das vezes, senão uma lista de faça e não faça? As religiões são isto, na maioria você vai e pergunta: o que tenho que fazer? Ah, você pode fazer isto e não pode fazer aquilo, pode comer isto não pode comer aquilo, pode se vestir assim, não pode se vestir assado, é uma lista de regras, e Deus fala aqui que ele iria mandar um profundo sono. "Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou os vossos líderes, os videntes." Deus manda um sono para que as pessoas fiquem insensíveis. Por que Deus manda isto, por que ele é mau? Não; porque as pessoas simplesmente não queriam nada com ele, os corações estavam fechados. Com a boca honravam a Deus, louvavam a Deus, cantavam hinos a Deus, mas com um coração fechado, incrédulo, descrente, sem crer naquilo que Deus falava. Será que esta é a condição da maioria das pessoas? E agora estou falando de pessoas no mundo ocidental cristianizado. Qualquer pessoa que você parar na rua e perguntar você é cristão? Você ouvirá 99,9% das vezes um sim, eu sou cristão. Talvez ele fale que é muçulmano se você for lá para o sul do Brasil, região de Foz do Iguaçu onde há uma colônia grande de árabes, mas na maioria das vezes no Brasil as pessoas dizem que são cristãs. Raramente você vai encontrar alguém que vai dizer eu sou pagão, eu sou ateu, é muito raro. Geralmente ateus são pessoas que se acham mais instruídas porque o ateu não existe quando ele nasce, fica ateu depois, quando começa a maquinar as coisas na cabeça e decide ser ateu.

Tem um versículo que fala que Deus colocou o mundo, a eternidade no coração do homem. O homem nasce com a noção da eternidade, de Deus, de um mundo espiritual que o cerca. Basta olhar que todos os povos têm algum tipo de crença no mundo espiritual. O Faraó construiu aquela pirâmide imensa sobre o túmulo dele porque ele achava que ia viver depois em algum lugar. Essa noção os homens têm, mas Deus pode mandar um sono para que as pessoas não percebam, e é geralmente o que acontece com as pessoas religiosas. Por quê? Porque elas se sentem satisfeitas, faço isso não faço aquilo, estou seguindo minha religião e então estou bem. Um dia vou sair daqui, Deus vai falar o que está bom e o que não está, vou passar uns dias no purgatório ali, vamos queimar esse carma com mais uma reencarnação e a pessoa se dá por satisfeita. Mas, e a verdade? Se você vivesse nos tempos de Jesus, há dois mil anos, e você o encontrasse na rua, andando na rua, chegasse de frente para ele: oh, senhor, o senhor é Jesus? Sou. O Senhor tem alguma coisa para me dizer? Ele poderia dizer para você, sim, eu tenho. O quê? Você vai acreditar no que vou dizer? Ah, sim, claro que vou acreditar.

Nesse mundo cristianizado as pessoas acreditam realmente no que Jesus disse? Será que elas vivem, levam uma vida em conformidade com aquela de alguém que acredita realmente no que Jesus falou? Pois ele falou uma coisa que foi repetida mais de trezentas vezes no Novo Testamento de diversas maneiras, por ele ou por seus apóstolos, Cristo disse. Você acredita no que ele disse? Você pode não ter se encontrado com ele na rua, mas ele deixou a Palavra dele aqui. Será que você acredita no que ele disse? O que foi que ele disse? Ele disse: "Eu vou voltar". Ele disse que voltaria. Você acredita nisto? Imagine que você fica tomando conta da casa de um amigo e ele diz que vai viajar e vai voltar. O que você faz? Você procura zelar pela casa do seu amigo, não vai vender, nem emprestar, nem demolir; vai tomar conta da casa porque sabe que o dono vai voltar. E se você não sabe a data em que ele vai voltar fica mais complicado ainda, todos os dias você vai acordar, limpar a casa, pode ser hoje, e deixa pronta aquela casa porque o seu amigo pode voltar então você não vai deixá-la suja, desarrumada.

Esta é a promessa que Cristo fez, ele vai voltar. Ele disse isto e isto foi repetido pelos seus discípulos mais de trezentas vezes. Eu pergunto, e você? Você acredita que ele vai voltar? Ficamos a cantar hinos, a louvar a Deus, a fazer nossas orações e vamos levando a nossa vida, ele vai voltar, mas a conotação que se dá é de que não se acredita muito nisto. Um pouco antes de ser entregue, de ser preso pelos soldados e ser pregado numa cruz, morrer numa cruz, Jesus se despede dos seus discípulos e ele diz em João 14:2 "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também." Você acredita nisto? Você acredita que ele vai voltar e vai levar você? Ah, isso quando eu morrer? Não, não é isto que ele está falando aqui. Ele não está falando da morte, ele está falando que vai preparar lugar e vai voltar para buscar. Ele vai voltar. Tem outra passagem em que ele fala também e dá uma ideia de como estaria o mundo quando ele voltasse para este mundo de incredulidade, para este mundo religioso que louva a Jesus com os lábios, louva a Deus com os lábios, mas o coração está muito longe de Deus. Como ele encontraria este mundo? Em Mateus 24 ele faz uma referência a esse dia em que ele voltará para tomar o que é seu aqui neste mundo, tomar o seu lugar, reinar neste mundo.

Filho do Homem é um dos títulos usados pelo Senhor Jesus na Bíblia, em Mateus 24:37 lemos: "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." Noé era um homem que recebeu de Deus uma missão de construir uma grande arca de madeira, um grande navio de madeira, e avisar as pessoas que o mundo seria destruído por um dilúvio. Quantas pessoas entraram nessa arca? Apenas Noé e sua família. O mundo inteiro não entrou. Todas as pessoas escutaram. Para construir um navio daquele tamanho Noé precisou terceirizar boa parte do trabalho, precisou contratar ajudantes, levou muitos anos para construir o navio, certamente alguém ajudou cortando uma árvore, fornecendo alguma coisa, mas e na hora de entrar na arca? Não; ninguém acreditou realmente naquele homem. Esse homem é louco. Construir um navio desses num lugar seco. Dilúvio como? Nunca choveu.

A Bíblia fala que até o dia do dilúvio a terra era regada por um vapor de água. Era uma atmosfera diferente desta que vivemos, provavelmente muito úmida, e o dilúvio não foi só chuva. A Bíblia descreve o dilúvio como se rompendo grandes depósitos de água debaixo da terra, que se romperam e subiram. Então essas pessoas não acreditaram que vinha o dilúvio. Não, imagina, que dilúvio? Esse homem está sonhando! Se vier o dilúvio a gente sobe a montanha, sobe na árvore. Quem viu as imagens, os vídeos daquele tsunami que teve na Ásia no final de 2004, aquilo foi uma marola comparada ao dilúvio. No caso do tsunami, muita gente conseguiu, realmente, se salvar subindo em coqueiros ou se abraçando a um coqueiro, mas foram quase 300 mil pessoas mortas por apenas uma onda. O dilúvio foi de magnitude universal. Hoje são encontradas camadas de conchas nos Andes, conchas que deviam estar lá embaixo, no mar, subiram os Andes. Como elas chegaram lá? As pessoas não acreditaram que vinha o dilúvio e ele veio. O Novo Testamento nos fala que Noé foi um pregador da justiça, Cristo, o Espírito de Cristo através de Noé pregou o caminho da salvação, que era a arca para aquelas pessoas e a arca é uma figura de Cristo. Mas como eu posso hoje embarcar nessa arca? Graças a Deus nós temos a resposta nos evangelhos e nas epístolas dos apóstolos.

O homem vive num mundo que é, realmente, um mundo arruinado, por isto que há morte, doenças, e por isto que muitos aqui têm problemas de saúde, de família, de dor, de acidente. E por que existe morte, por que existe tanto sofrimento? Por causa do pecado. O mundo está assim porque lá atrás o homem escolheu andar independente de Deus, divorciado de Deus, separado de Deus. Ele disse: não quero Deus. Adão e Eva, todos conhecem a história na Bíblia, alguém poderia dizer ah, mas isto foi com eles, eu não tenho nada a ver com isto. Tem, sim. Você quer andar cem por cento dependente de Deus? Você vive cem por cento ocupado com Deus? Você faz tudo na certeza de que vai ser algo que vai agradar a Deus ou faz alguma coisinha que você sabe que não está agradando a Deus? Claro que você faz, pois você é uma pessoa comum, um pecador como eu, como qualquer pessoa. Então nós somos pecadores porque herdamos o pecado e o pecado não arruinou apenas a espécie humana, o pecado arruinou também o planeta Terra. Tudo. Você pega as pessoas mais cultas, mais desenvolvidas, mais inteligentes e o pecado está ali, a ruína está ali. Um exemplo?

Todos nós conhecemos a história da Alemanha, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Um povo que até hoje é um dos mais inteligentes, tecnicamente falando, do mundo. A Alemanha, que é o berço do cristianismo novo, Lutero, a Bíblia foi publicada em língua popular primeiramente na Alemanha, toda uma nação que cresceu conhecendo a Bíblia e tão seguros, tão inteligentes, quiseram ser uma raça pura. Quiseram se purificar de todos aqueles que não eram de uma raça perfeita. Eliminaram negros, eliminaram ciganos, eliminaram judeus, eliminaram doentes mentais, pessoas deficientes. Enchiam camionetes e carros com deficientes físicos com o escapamento ligado dentro e andavam pela cidade dizendo às famílias que iam levar aquelas crianças para instituições e levavam, levavam para enterrar porque elas morriam no caminho. Isso era uma raça considerada pura, o refinamento da raça humana deu naquilo que todos conhecemos. Então este mundo é assim, é podre e o ser humano é podre. Como escaparemos desta podridão? Pois esta podridão vai atrair o juízo de Deus. Ninguém sai podre deste mundo para se encontrar com Deus com um sorriso nos lábios e dizer não tenho culpa de nada, estou isento de tudo, veja meu certificado de idoneidade completa. Não tem isto, nós vamos encontrar com Deus, e como a gente vai se livrar dos nossos pecados? Tendo alguém que seja punido em nosso lugar. Isto é o evangelho.

Cristo veio ao mundo, Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para quê? Para morrer no lugar do pecador. Para tomar sobre si naquela cruz o fardo dos nossos pecados e ficar ali como se fosse um para-raios recebendo o juízo de Deus durante três horas seguidas. Ele ali na cruz sendo julgado pelos nossos pecados, sendo sacrificado em nosso lugar. O que é um sacrifício? Um sacrifício é um animal que morre para Deus não castigar aquele que entrega o animal como sacrifício. Cristo é o sacrifício. Jesus, o Filho de Deus perfeito, veio ao mundo para ser sacrificado no lugar do pecador e hoje ele convida. Uma pessoa que crê nele, que exerce fé nele, que crê na Palavra de Deus, que deu o seu Filho para morrer, essa pessoa é perdoada de todos os seus pecados. Essa pessoa recebe uma vida nova, uma vida perfeita que vem de Deus. Essa pessoa pode viver então na expectativa de, a qualquer momento, ser levada por Deus deste mundo, de a qualquer momento Cristo vir, conforme ele prometeu, para buscar aqueles que lhe pertencem. É uma mudança radical. É entrar na arca -- imagine a visão fora da arca e dentro da arca. Quem estava dentro da arca era como aqueles que nos tsunamis estavam em cima de prédios filmando as que estavam embaixo dos prédios. Então você vê aquelas pessoas filmando gente sendo arrastada pelas corredeiras, morrendo afogada, carros se empilhando, sem esperança de salvação. Eles estavam num lugar alto, num lugar seguro.

Quem estava na arca viu em volta todos aqueles que zombaram de Noé, que desprezaram o convite gracioso de Deus para entrar na arca, viu todos serem levados e o dilúvio veio e levou a todos. Quando o Senhor Jesus faz referência ao dilúvio, o que ele está dizendo? Ele está dizendo: Eu vou voltar, será assim. A gente vai sentir que as coisas estão piorando? Ouviremos trovoadas? Nos dias anteriores ao dilúvio comiam, bebiam, casavam e se davam em casamento. O que é uma sociedade comendo, bebendo, casando e dando em casamento? É uma sociedade estável, em que as pessoas estão preocupadas com o vestido de noiva, fazendo festas, banquetes, convidando os amigos, se aprontando para ir à festa, é uma sociedade que não espera pelo baque. Assim será também na vinda do Filho do Homem, ele promete. Você acredita no que Jesus falou ou você está dormindo? Dirigindo e dormindo sem perceber o que está acontecendo. Essas coisas só podem ser recebidas por fé. Deus não vai escrever no céu: Acorda! Não, ele fala na Bíblia: desperta tu que dormes, levanta dentre os mortos e Cristo te esclarecerá. Desperta! Desperta!

Em Atos, capítulo 1, diz que quando o Senhor Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou para nossa justificação e, quando nós cremos em Jesus, cremos na morte, na ressurreição e na ascensão dele. Ele subiu aos céus onde está assentado à destra de Deus aguardando esse momento, quando o último que faltar crer for acrescentado a essa companhia dos salvos, então ele voltará e levará embora todos os seus. Depois que ele ressuscitou ele ficou quarenta dias com os seus discípulos, e a Bíblia fala em Atos 1:9 "vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Esse Jesus vai voltar. Por que vocês estão olhando? Ele vai voltar. Assim como ele subiu ele vai descer. Os anjos falaram isto. Jesus falou isto. Os discípulos falaram isto.

Quando os discípulos perguntaram a ele quais seriam os sinais da sua vinda ele explica tudo isso em Mateus 24:30 "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." Tem uma passagem em Hebreus 9:27 que diz "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo," o juízo, não a reencarnação, "vindo, depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação." Você o espera para a salvação? Ou você está tão ocupado ou está tão sonolento que não percebeu que ele já veio, morreu, ressuscitou, prometeu voltar e vai voltar? E se ele voltar hoje, o que será de você se você ainda não tiver colocado a sua fé em Jesus e na sua obra consumada no Calvário? O que será de você se você não tiver ainda se convertido a ele, crido na Palavra dele, aceitado a ele como seu Salvador pessoal, aquele que morreu no seu lugar, levou o seus pecados lá na cruz, o que será de você? Não é como um game que tem outra vida, não, é uma só, é só uma chance. E a chance se toma em vida, não é para deixar para depois não, é agora. Hoje é o dia da salvação.

A Bíblia fala que hoje é o dia da salvação. Qual seria a última coisa, as últimas palavras que Cristo teria falado ao encerrar a Bíblia no livro de Apocalipse? Olha, melhorem o mundo, procurem melhorar, fazer um mundo bonito, transformem o mundo num lugar melhor para se viver, cuidem do planeta Terra, não que seja errado cuidar, mas quais foram as últimas palavras dele na Bíblia? O último capítulo de Apocalipse, capítulo 22, versículo 20: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho." E a resposta de um coração que realmente crê em Jesus é: "Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!" Ora, vem, Senhor Jesus. Ah, mas eu preciso ainda fazer um investimento lá na África, eu preciso esperar as minhas ações subirem. Ora, vem, Senhor Jesus! Ah, mas eu ainda tenho que casar, estava fazendo planos para casar. Ora, vem, Senhor Jesus! Mas eu preciso terminar aquele curso. Ora, vem, Senhor Jesus! Será que é esse o eco quando ele fala cedo venho, certamente, absolutamente certo de que cedo venho, qual a resposta do seu coração? Ora, vem, Senhor Jesus ou você tem medo? Por que você tem medo? Por causa dos seus pecados? Então você não é salvo, você ainda não depositou a sua fé em Cristo, porque no momento em que você crê nele como o seu Salvador, todos os seus pecados são perdoados, essa é a promessa.

Ele prometeu que o sangue dele nos purifica de todos os nossos pecados se confessarmos. Vá a Cristo, fale com ele, confesse a ele que você é um pecador, que você precisa ser salvo, precisa da salvação. Todos os seus planos não vão fazer sentido algum se você sair daqui para a perdição eterna, pois não tem outra chance. Não existe juízo final para ver quem vai ser salvo, não é assim que funciona. Você é salvo aqui. O juízo final não é nenhum julgamento, ele é para lavrar a sentença dos perdidos. No juízo final ninguém é salvo. O salvo sai antes do juízo final. Serão abertos os livros com o que os não salvos fizeram, essa é sua vida, você fez tudo isto e você vai para o lago de fogo. Essa será a sentença, o juízo final. Os salvos são salvos antes e têm no seu coração esse brado, esse desejo: Ora, vem, Senhor Jesus!

Eu não vejo a hora que o Senhor venha, que ele volte para nos buscar daqui. Esse é o desejo de um verdadeiro salvo. Examine o seu coração. Você tem esse desejo ou você tem pecados ainda e está tentando melhorar? Você está fazendo caridade, ajudando ao próximo para resolver? Não é por aí que se resolve o problema dos pecados porque os pecados foram todos, lá na cruz, lançados sobre ele, Jesus Cristo, se você creu nele. A salvação não é por boas obras, não é por caridade, não é por obras de justiça que nós fazemos, mas pela única obra que Cristo fez na cruz. Esta nos dá a salvação. Só esta. Cedo venho, ele fala, certamente, cedo venho. Você acredita nas palavras dele? Imagine você encontrar com ele na rua e ele falar: olha Mario, certamente, cedo venho. Não é assim também que vem não! Gente, é ele falando, a Bíblia é a Palavra de Deus, é Cristo falando: certamente, cedo venho. O que você vai responder para ele? Ah, Senhor eu não esperava que o Senhor viesse tão rápido. O Senhor falou que vinha, mas a gente nunca espera que venha mesmo. Não é assim, não terá desculpa, não terá como sair dessa. E ele oferece agora. Veja que antes, naquela passagem, as religiões têm mandamentos, têm regras para que, se a consciência pesar, ah, eu fiz, cumpri a listinha de regras então estou bem com Deus. Mas Deus fala: esse povo me honra com os lábios, seu coração está longe de mim. "Mas se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Você já confessou que Jesus é o seu Senhor, seu dono? Você já creu com o seu coração que Deus o ressuscitou porque a obra dele foi completa para salvar você?

Quero terminar lendo uma passagem em 2 Pedro 3. É tão careta ser crente! Você já ouviu isto? Você acredita na Bíblia? Uma vez me escreveram perguntando como pessoas inteligentes podem acreditar na Bíblia. Você já disse isto para alguém? Você já pensou isto de algum amigo seu, alguma amiga e falou nossa, é crente. Acredita naquele livro, acredita na Bíblia, é crente. Você já pensou isto de alguém? Eu já pensei. Antes da minha conversão, claro que pensei. O rapaz que pregou o evangelho para mim na faculdade, eu pensava esse cara não está com nada, imagina as coisas que ele acredita! Olha só, como pode uma coisa dessas? É, mas Deus foi fundo, foi lá no meu coração. Deus tocou no meu coração e eu espero que ele toque no seu coração também.

Nesta passagem do apóstolo Pedro encontramos como estaria, como estará a humanidade no final: "Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores (zombadores), andando segundo as suas próprias concupiscências (seus desejos extremados) e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram (ignoram por vontade própria) isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro (estão entesourados) e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo (paciente) para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão." Inclusive os seus investimentos na África. Nada vai sobrar. Mas o que está retendo esse juízo tão terrível? A paciência de Deus, o amor de Deus, a longanimidade de Deus. Hoje pode ser o último dia nosso neste mundo. Você já pensou nisto? Você já pensou que Deus está sendo paciente com você? Deus está sendo gracioso, não exige nada. Ele só exige que você creia em Jesus para receber o perdão. Ele quer dar o perdão, ele quer perdoar, ele quer salvar. Deus não tem prazer na morte do ímpio, do pecador, mas ele quer que todos se salvem e ele aguarda, pode ser você, o último a tomar esta decisão hoje.

Transcrição do áudio e revisão do texto por José Lima, Bel Fusaro e Nina Sena