Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Sua ultima chance - Mario Persona

Sua última chance - Mario Persona



https://youtu.be/UIgY3IPgMEY

Sua última chance

A Bíblia é a Palavra de Deus e, sendo a Palavra de Deus, é também uma obra divina e cheia de coisas inexplicáveis. Isto porque nem tudo que diz respeito a Deus pode ser explicado, e se pudesse, não teríamos diante de nós a Palavra de Deus, mas uma obra humana. Então as muitas coisas na Bíblia que ficam sem explicação nós precisamos simplesmente aceitar por fé. Por exemplo, em Gênesis 1:1 diz que “no princípio Deus criou o céu e a terra”. Repare que a concordância verbal fica incorreta, pois a palavra original para Deus é “Elohim”, que é uma palavra hebraica no plural e tem o sentido de deuses. Como podemos entender isso? Por que Deus, em sua Palavra, diria que “no princípio os deuses criou e não “no princípio os deuses criaram”, como seria a forma correta? Como entender, por exemplo, o momento em que no livro de Gênesis Elohim diz: "Façamos o homem à nossa imagem e à nossa semelhança"? Mas quem são esses "nós" e porque Deus usaria "nossa" se há um só Deus?

Uma das características do povo judeu é que eles sempre adoraram a um Deus único, em contraste com os povos de várias etnias e nações que na antiguidade adoravam uma miríade de deuses e ídolos. Mas que Deus singular seria esse dos judeus, que é ao mesmo tempo tratado no plural? "Façamos o homem à nossa imagem". Isto é o que chamamos de Trindade, palavra que não aparece na Bíblia mas que nos ajuda a compreender que Deus são três Pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. Não são três deuses, mas três pessoas da divindade. Como entender isso? Não há como! É algo que foge à compreensão humana.

Portanto existem muitas coisas na Bíblia que não podemos compreender por estarmos falando de Deus e, obviamente, aquilo que não revelou ao homem permanece um mistério. Não existe nada de errado em um cristão dizer que não sabe algo sobre determinado assunto da Bíblia, pois realmente não sabemos tudo o que está ali, e esta é mais uma das maravilhas que este livro encerra. Por exemplo, em Hebreus 11:1 diz que “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Em outras palavras, a partir do nada Deus criou tudo. Como entender que do nada possa surgir alguma coisa? Não há como entender, apenas aceitar. A Bíblia diz que Deus falou e todas as coisas apareceram. Como? Ora, Deus é Deus!

Existem mais coisas na Bíblia que são enigmas para nós. Por exemplo, os anjos e os demônios. Os anjos são seres celestiais, os demônios são seres espirituais, e o mais provável é que estes não sejam o mesmo que aqueles. Às vezes demônios são chamados de espíritos imundos no Novo Testamento. De onde surgiram os anjos? Deus os criou em algum momento que a Bíblia não revela, mas deve ter sido bem antes da criação do homem. E Deus criou também esses outros seres que chamamos de demônios. Quem eram eles? A Bíblia não diz, só afirma que eles existem. Dentre os anjos, sabemos que existem os que são fiéis a Deus e os que não são fiéis, como Satanás e os anjos que o seguem. Sabemos que houve uma rebelião em um determinado momento de um passado longínquo que também não podemos determinar. O sabemos que é que isso aconteceu antes da criação do homem.

Quando visitamos um museu de paleontologia e vemos esqueletos de dinossauros, ficamos indagando como aqueles animais tão estranhos e gigantescos poderiam ter existido. De onde teriam vindo? Como teriam desaparecido? Será que a Bíblia diz alguma coisa a respeito? Que eles existiram não há dúvida, mas não foram só aqueles dinossauros clássicos que conhecemos dos filmes, mas toda uma miríade de criaturas grandes e pequenas das restaram apenas fósseis. Hoje, paramos num posto de gasolina e enchemos o tanque de nossos carros com um derivado do petróleo que provavelmente é oriundo do carbono de florestas que durante milhares ou milhões de anos viveram, morreram e foram transformadas em sedimentos aprisionados sob a pressão das rochas. Nem pensamos nisso enquanto enchemos o tanque de nossos veículos. Mas quando teriam existido essas florestas e como elas foram parar nas profundezas abissais de onde o petróleo foi extraído? A Bíblia não diz. Em algum momento, em tempos remotos, existiram animais enormes cujos esqueletos vemos nos museus, e florestas imensas com as quais enchemos o tanque do carro. Tudo isso vivendo em um planeta com condições totalmente diversas das encontradas em nossos dias. Animais, florestas, anjos e demônios que não pertencem à história do homem, mas são muito mais antigos. De tudo isso a Bíblia só nos mostra o que houve um lapso, do qual nada sabemos.

A Bíblia começa dizendo que no princípio criou Deus os céus e a terra, e não fazemos ideia de quanto tempo passou depois que Deus criou os céus e a terra. Então, no segundo versículo de Gênesis 1, descobrimos uma terra sem forma e vazia, expressão que denota destruição e caos. Algum cataclismo causou isso, mas eu não apostaria num meteoro atingindo a terra, mas em uma convulsão muito maior que pode ter impactado todo o Universo. Pode ser que esses seres todos, que hoje chamamos de demônios, tenham sido os habitantes primitivos do planeta, mas a Bíblia não diz, e se ela não diz é porque Deus julgou que não seria importante sabermos. Quando vou viajar coloco no GPS o meu destino, aponto a cidade, a rua e o número e o aparelho vai indicando o caminho que devo seguir. Seria um absurdo eu estudar o mapa do mundo inteiro, decorar todas as ruas e todas as cidades do planeta e conhecer todas elas em detalhe antes de decidir viajar. Por que iria me preocupar em conhecer as ruas de um bairro em Xangai se desejo apenas chegar ao destino que me interessa?
###
Deus tem um destino para o homem; ele tem um plano e revela em sua Palavra aquilo que diz respeito ao homem e ao seu destino eterno, e é isso que devemos nos ocupar. Mas mesmo quando nos ocupamos com essas coisas vamos descobrir que há outras também relativas ao homem, ao seu destino, que são incompreensíveis. Quero falar de uma delas agora, mas antes sempre temos que pensar o seguinte: quando falamos do homem, do ser humano, da vida, temos que lembrar algumas verdades que são fundamentais que são: Deus não criou o homem do jeito que ele é hoje, e Deus não criou este planeta do jeito que ele está hoje. Isso aqui é uma ruína, eu sou uma ruína, você também, o mundo é uma ruína, nada disso faz parte da criação original de Deus. O pecado entrou na criação, arruinou o homem, os animais, as plantas, o mundo. O universo inteiro foi arruinado por causa do pecado.

Hoje temos perigos vagando pelo espaço, grandes rochas, apesar de todo equilíbrio existente no universo e, obviamente, isso vem de Deus, mas há também desequilíbrios no universo e isso não veio de Deus, é consequência de ruína, de quedas. Primeiro, da queda dos anjos, que certamente abalou o universo como um todo e depois, da queda do homem, que acabou arruinando também a criação e a terra. Então o homem é um pecador, é um ser arruinado, mas Deus quis nos salvar. Para ter certeza que o homem é pecador basta abrir o jornal. E o homem não vai melhorar, ele sempre foi ruim, sempre foi mau. Essa semana ao olhar o noticiário, impressionou o terceiro caso que é registrado de vítimas de assalto que são queimadas pelos bandidos por não terem dinheiro. Nós nos espantamos, que horror, que maldade, a que ponto de perversão os homens estão chegando!

Mas quem estudou História sabe que há uns 500 anos não foram somente três pessoas que foram queimadas, mas sim milhares. Queimadas em estacas pelo único crime de lerem a Bíblia. E foram queimadas por outras pessoas que também se diziam cristãs, durante a inquisição da igreja romana que prendia, julgava e condenava à morte judeus e também cristãos que eram pegos carregando alguma cópia ou manuscrito da Bíblia. A leitura da Bíblia era proibida, não podia chegar às mãos das pessoas comuns que eram queimadas como se fossem assassinas, bruxas, pessoas horríveis. Aqueles que morriam antes de serem queimados eram queimados em efígie, fazia-se um boneco da pessoa e punha-o na estaca para ser queimado. Aqueles que obtinham a misericórdia do papa, ou do bispo da região, eram queimados, mas antes disso, "por misericórdia", era usado o garrote. As pessoas eram colocadas encostadas num tronco de madeira com uma correia de couro presa ao corpo e outra no pescoço, para ficar bem presa, e ali havia uma porca e um parafuso que eram apertados até começar a empurrar a coluna da pessoa, até rompê-la e a pessoa morrer, como se tivesse quebrado o pescoço numa queda. Depois de morta a pessoa era queimada. O garrote era um ato de misericórdia, segundo o cristianismo da época. Então o homem é mau, sempre foi e sempre será, não há solução para o homem porque o pecado é um câncer que já vem de fábrica, qualquer um que nasce neste mundo é assim, exceto um, que veio aqui e que nunca pecou.

Deus ao ver a condição do homem viu também que não havia jeito, era preciso julgar e condenar o ser humano pelo seu pecado. Deus precisou intervir e, às vezes, alguns podem pensar que é muita maldade da parte de Deus julgar as pessoas e mandá-las para o lago de fogo eternamente só porque elas são pecadoras, mas se nós pensássemos em algo menos que isso estaríamos achando que o homem é mais justo do que Deus porque o homem também julga, condena e, às vezes, leva até à morte os seus semelhantes por causa de crimes cometidos. Alguém que não ande de acordo com as leis deste mundo pode ser julgado, condenado e preso, pode receber a prisão perpétua em alguns países ou ser eletrocutado em outros. Isso é a lei, isso é a justiça humana. Se pensássemos numa justiça divina que fosse menos que isso, se Deus resolvesse deixar quieto, deixar pra lá, fazer de conta que não viu, nós seríamos mais justos do que Deus. Mas ele é justo e tem que condenar o pecado, Deus porém é misericordioso, e esta é uma das grandes diferenças entre Deus e o homem.

Como Deus pode exercer misericórdia sem passar por cima da sua justiça? Condenando alguém no lugar do pecador, mas alguém voluntário e que tenha condições de morrer no lugar do pecador porque não tem pecado. E assim Deus fez, enviando seu próprio filho ao mundo, Jesus Cristo, que assumiu a forma humana, nasceu como ser humano, porém sem pecado, viveu como um ser humano sem pecar e morreu na cruz sendo transformado em pecado por nós. Na cruz ele recebeu sobre o seu corpo os nossos pecados, os pecados daqueles que creem nele e foi ali consumado, entregou a sua vida como um sacrifício para Deus. E Deus agora convida aqueles que queiram ser salvos para aceitarem o remédio que ele providenciou, Cristo Jesus, o único homem sem pecado.

Certa vez ouvi o argumento de alguém dizendo que Jesus não podia ser sem pecado porque, se fosse sem pecado ele não seria totalmente humano, pois humano é pecador, é capaz de pecar. Até alguns cristãos acham que existia a possibilidade de Jesus pecar, senão ele não seria completamente humano. Só que as pessoas esquecem que este humano que conhecemos não é o humano segundo Deus, o humano que conhecemos é completamente arruinado, e Jesus, Deus e homem, era um ser humano neste mundo, mas um ser humano perfeito, ele era segundo o pensamento de Deus, obviamente não tinha como entrar pecado naquele homem que, além de homem perfeito, era também Deus na sua totalidade. Mas o assunto que quero trazer tem a ver agora com a salvação do crente e é bastante polêmico porque vamos raciocinar assim, Deus é Deus e salva o pecador.

Em Romanos 3:10 lemos: "como está escrito não há um justo, nem um sequer". Há ainda os próximos versículos que dizem, "não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há um sequer". Mas atente para isso: não há quem busque a Deus. Ninguém. Como então eu, um ser humano perdido, pecador, poderia me aproximar de Deus e ter a salvação se eu não tenho condições de buscar a Deus, já que a Bíblia diz que eu não busco a Deus? É impossível o homem, no seu estado pecador, buscar a Deus porque o homem é inimigo de Deus, o homem é mau por natureza. Uma outra passagem em Efésios fala que estávamos mortos em delitos e pecados. Morto não sente a sua condição de morto. Então é importante entender que o homem não busca a Deus.

Você pode perguntar, já que eu não busco a Deus o que estou fazendo agora lendo tudo isso? Eu vou parar porque não tem solução para mim. Mas Deus quer salvar, Deus quer salvar o pecador. E como ser salvo? No evangelho de João 3:16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Você tem que crer no salvador Jesus para ser salvo. E você dirá: mas você acabou de falar que não tenho condições de buscar a Deus, que ninguém busca Deus, como vou querer crer em Jesus se na minha natureza ruim, pecaminosa, caída, eu não tenho essa disposição de querer crer em Jesus? Em Romanos 2:6-8 lemos: “O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade.” Agora está falando aqui que se eu fizer o bem eu tenho a vida eterna, se fizer o mal tenho a perdição, então será que fazendo o bem e evitando o mal eu sou salvo?

Em Romanos 7:18 : “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem”. Então sou cobrado de um bem que tenho que fazer mas ao mesmo tempo me é dito que não consigo realizar o bem? Então como fico nessa situação? Essas coisas que encontramos na Bíblia criam uma espécie de enigma. Afinal a salvação é uma responsabilidade minha? Eu escolho crer em Deus, crer em Cristo para ser salvo ou não? Porque alguns versículos disseram que não tenho essa condição e realmente não tenho. Aí vem o outro lado da história. Em Romanos 9: 9-16 lemos: “Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor, como está escrito amei a Jacó, e aborreci a Esaú, que diremos pois que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim pois, isto, não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que se compadece”. O que está sendo dito aqui é que antes mesmo dessas crianças nascerem, Deus já havia decidido quem ia ser quem. E aqui nos fala de uma palavra, eleição.

Se abrirmos a Bíblia um pouco mais adiante, em Efésios 1:3-5, vamos encontrar novamente a mesma palavra: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Ou seja, nos elegeu nele, nos predestinou. No versículo 11 vemos: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”. Predestinado, o que significa isso? É destinar previamente. Quando vou comprar pão, por exemplo, esse pão está predestinado, porque eu o compro com um objetivo, comê-lo no meu café da manhã. O pão não será usado para outro fim, ele já tem um destino definido. Nós fomos predestinados. E nessa salada toda que fiz aqui é difícil agora entender, como vamos sair dessa, então?

Por um lado a Bíblia fala que Deus escolheu antes da fundação do mundo, Deus predestinou e elegeu quem seriam os salvos porque tinha que ser assim, caso contrário ninguém seria salvo, já que não há quem busque a Deus, não há quem faça o bem, não há nem um sequer, todos somos inimigos de Deus. Então não teria como o homem, de modo próprio, se aproximar de Deus. Temos duas coisas agora que precisamos entender, o problema é que não conseguiremos entender, como falei, porque na Bíblia há muitas coisas que não entendemos e uma delas é esta. A eleição ou predestinação e a responsabilidade do homem em crer em Jesus para ser salvo. Essas duas coisas são encontradas na Bíblia e qual delas é a certa? As duas! Como dividir? Não é possível! Porém, os homens tentam. Existem, por exemplo, duas correntes de pensamento, uma chamada calvinista, que tem origem em Calvino, que diz que Deus predestinou o homem para a salvação. Acho que os chamados hiper calvinistas, que são a parte mais extremista do calvinismo, acreditam até que não há necessidade de se pregar o evangelho porque se Deus predestinou alguns para a salvação eles serão salvos mesmo se estiverem em casa fechados num cofre, num armário.

E a outra corrente é o oposto, diz que temos que pregar o evangelho porque a pessoa tem que escutar, tem que tomar a decisão porque o homem tem o livre arbítrio, ele tem que escolher se quer ser salvo ou não. Mas a verdade é que o homem não possui o livre arbítrio. Se a Bíblia diz que somos inimigos de Deus e que não há quem busque a Deus, ainda que eu tivesse o livre arbítrio para decidir se vou para Deus ou não, já estou condenado de antemão. Eu não estou com o pé em cada caminho, já estou no caminho da condenação por natureza. Estamos todos perdidos. Esta é a condição do homem naturalmente, então não há escolha do homem, ele só tem uma escolha, Deus, a salvação, pois a perdição ele já tem porque não há opção. Mas essa ele não vai escolher, porque como eu disse, não há quem busque a Deus. E agora?

Então há uma corrente que prega a eleição unicamente, como se fosse: o homem será eleito ou não, está perdido ou não e, se for predestinado, então sorte dele, será salvo. E a outra que prega que não há perdido, nem eleito, nem predestinado, o homem é que decide que caminho quer entrar. Duas correntes. Só que essas coisas nunca vão dar certo porque as duas coisas estão na Bíblia, Deus elege, mas ao mesmo tempo, o homem é responsável. Dá para entender? Não, não dá, assim como não nos é possível entender a Trindade, nem os dinossauros, tampouco os demônios e os anjos. Mas vamos para uma passagem que eu acho que tem uma chave importante para isso, João 6:35: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. Veja, então eu devo ir a Cristo e nele crer. Mas espere, lá dizia que não há quem busque a Deus, então não vou encontrar em mim esse desejo, a não ser que haja uma intervenção divina para colocar em mim esse desejo de ir a Cristo. Agora o comecinho do versículo 37 diz: “Todo o que o Pai me dá virá a mim”. É isso! Eu preciso que o Pai me dê a Cristo para eu ir a ele. Resolvido o problema. Se o Pai me der a Jesus, vou a Jesus e, indo a Jesus, creio nele e tenho a salvação eterna. O versículo 39 diz: "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia”. Então o Pai precisa me dar a Cristo. Isso nos fala de eleição, de predestinação, de Deus ter decidido me dar a Cristo, mas e se ele não tiver me dado a Cristo, como vou fazer? Como poderei ser salvo?

Bom, continuando neste mesmo capítulo, no versículo 44 diz: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. Mas complicou ainda mais agora, ou seja, a menos que o Pai me leve a Cristo, eu não posso ir a Cristo e não posso ressuscitar no último dia. Se alguém se sente angustiado por essa situação a boa noticia é que essa angústia não vem de você. Por que boa notícia? Porque não há quem busque a Deus. O homem no seu estado natural não liga para as coisas eternas, não fica nem um pouco angustiado de não poder crer em Cristo. Pelo contrário, ele acha até muito bom, então está livre da responsabilidade, não tem que crer nele, fica melhor assim, porque o homem no seu estado natural é mau por natureza, ele não quer as coisas de Deus, mas uma alma angustiada, que está sentindo o peso dos seus pecados e quer salvação e se depara com esse versículo que diz que “ninguém pode vir a mim se o Pai não me enviou”, se questiona como vai a Cristo, essa pessoa só pode estar sentindo isso porque Deus está trabalhando na sua alma. Mas como saber, ainda assim, se eu também fui escolhido antes da fundação do mundo, como saber se Deus me tinha na sua lista? É fácil saber e a resposta está no versículo 37 mesmo, veja que esse versículo tem duas partes: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

Outro dia estava ouvindo um irmão em Cristo contando da sua conversão e ele disse que quando leu a primeira parte desse versículo ele ficou muito angustiado. Ele não era convertido ainda e ficou pensando, e agora, se o pai não me deu a Jesus como serei salvo? Então ele olhou a segunda parte, e disse a si mesmo: quer saber de uma coisa? Eu vou me agarrar nessa! O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. E assim ele foi a Jesus imediatamente, dobrou os joelhos e falou: "Senhor, eu quero ser salvo". Indo a Jesus tinha como ele ser lançado fora? Não! Porque aqui é dito muito claramente, Jesus diz: “quem vem a mim não o lançarei fora”. Tem uma coisa que costumo fazer quando dou treinamento de vendas, geralmente é em uma sala pequena com 30 pessoas mais ou menos. Algumas vezes levo um livro de minha autoria e falo que trouxe um livro para dar de presente a uma pessoa só, mas que existe uma condição para essa pessoa ganhá-lo. E então começo a andar no meio das mesas e a falar: a condição é que quem quiser o livro, tem que se apossar dele, tem que se apoderar dele, você tem que pegar esse livro para você, essa é a condição. Na hora que você pegar esse livro, ele será seu, totalmente seu, de graça. Fico falando e algumas vezes, demora uns 5 minutos para cair a ficha, fica todo mundo olhando para mim enquanto fico andando pela sala, às vezes é interessantíssimo porque, de repente, uma pessoa pula da cadeira e sai quase que andando em cima das mesas, correndo como um desesperado e agarra o livro, sai correndo com ele na mão. Esse ganhou o livro porque ele estava ali disponível para qualquer um, bastava pegar.

O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Essa é a promessa de Deus para você hoje. Creia em Jesus, creia! Tudo aquilo que fala depois, nas outras passagens, faz sentido quando você entende isso. Claro que o homem tem a sua responsabilidade, claro que Deus escolheu aqueles que serão salvos já antes da fundação do mundo. É claro que Deus está oferecendo a salvação e, se você quiser você a pega, você se segura nessa salvação porque ela é sua! Você recebe o perdão de todos os seus pecados na hora em que crê em Jesus. Sempre gosto de citar aquele caso que aconteceu com Napoleão quando no meio de uma batalha seu cavalo se assustou e avançou na linha de tiro. Havia um soldado raso que percebeu, saiu correndo, colocando a sua vida em risco, agarrou as rédeas do cavalo de Napoleão e o trouxe para trás de uma rocha a fim de protegê-los dos tiros. Napoleão virou-se para o soldado e falou: Muito bem, capitão! Naquele exato momento o soldado começou a dar ordens: “Ataquem por ali, vocês ataquem por lá!” e os outros falaram que ele era apenas um soldado raso, que não tinha nem suas insígnias, por que estava agora dando ordens? O soldado então responde: não sou mais soldado, sou capitão, foi o imperador Napoleão quem disse. Ele falou, eu agarrei a insígnia, ela é minha! Esse é meu posto agora, sou eu quem comando.

Agarre! Pegue a salvação, creia em Jesus como o seu salvador. Pois incapaz de crer somos todos nós e assim somos por causa do pecado, mas se você percebeu o peso do seu pecado, se você sentiu que Deus está tocando o seu coração, então agora a bola está no seu campo, agarre-a pois a Bíblia fala que hoje é o dia da salvação, nós nunca sabemos quando Deus vai deixar de oferecer essa dádiva, esse livro, essa graça, essa graciosidade. Então, agora é o momento. Uma vez li uma história, acho que na Irlanda, em algum lugar da Grã-Bretanha, há uma área que todo mundo já deve ter visto em fotos, com umas escarpas bem altas onde o mar bate embaixo, com penhascos imensos. Ali as aves botam seus ovos, nas reentrâncias da rocha, e há muitos apanhadores de ovos naquele região. Não sei se ainda hoje é comum essa atividade, mas no passado sim porque era uma fonte de alimento. Então esses homens iam com cordas, amarravam-nas na beira do penhasco e depois desciam pela corda e iam apanhando os ovos e colocando-os num cesto. Um dia, um desses catadores de ovos foi sozinho, amarrou sua corda no alto do penhasco, talvez em alguma árvore, e foi descendo. Até que chegou a uma certa altura e ele viu uma reentrância na rocha que era grande o suficiente para colocar os pés e ficar em pé ali naquele lugar que tinha, inclusive, vários ninhos com muitos ovos.

Ele ficou maravilhado com a possibilidade de encher todo o cesto em uma só cavidade da rocha, mas ela estava longe por causa da inclinação muito íngreme da rocha. Ele não conseguia alcançar, mas então ele teve uma ideia. Começou a balançar o corpo, indo e voltando, e cada vez mais próximo da rocha. Quando conseguiu chegar, colocou seus dois pés na abertura mas fez uma grande bobagem, largou a corda. Um homem ali, sozinho, numa rocha daquelas, ninguém ia descobrir onde ele estava, certamente iria morrer ali porque não tinha como escalar de volta, a inclinação era muito grande e sem auxílio da corda seria impossível voltar. Naquele exato momento em que ele colocou os dois pés na reentrância ele se deu conta da besteira que tinha feito ao largar a corda. O que ele fez então? Ele percebeu que a corda ia dar um balanço e ia voltar, não exatamente encostada na rocha, mas já a alguma distância, como um pêndulo, ela ia cada vez balançar menos até ficar bem longe da rocha. A única chance dele era aquele primeiro balanço dela. Então a hora em que a corda voltou ele saltou no ar e agarrou-a, assim ele se salvou.


Essa é a oportunidade que o pecador tem, quando ele entende que Jesus veio ao mundo e morreu numa cruz, derramou seu sangue para nos salvar dos nossos pecados, para nos substituir no juízo de Deus, para que nós não precisássemos ser mortos e condenados por toda a eternidade, ele crê em Jesus! Crê que ele morreu, foi condenado na cruz, nos substituiu e o que Deus oferece agora? Todo aquele que crê em Jesus será salvo. Você pode ainda questionar se o Pai te deu a ele. Experimente crer! Você só vai descobrir dessa forma: crendo nele. Será que fui um eleito? Creia para você saber. Antes disso você nunca descobrirá, ou talvez descubra tarde demais que não era. Então creia em Jesus como o seu salvador agora. Creia nele e receba dele o perdão de todos os seus pecados e a vida eterna.