Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Lutar com Deus - Mario Persona

Lutar com Deus - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/evangelho/Lutar-com-Deus.mp3



https://youtu.be/lJkUey56YjI


Lutar com Deus
Mario Persona

Há um hino que foi escrito por um homem que era traficante de escravos. Ele ia para a África com o seu navio, enchia-o de escravos e levava-os para a Inglaterra. Ele ouviu o evangelho e Deus começou a tocar no seu coração, mas foi preciso que um dia ele, realmente, levasse um choque, uma sacudida de Deus, quando ele passou por um naufrágio e ficou no mar agarrado aos escombros do seu navio. Ali ele se converteu, se entregou a Cristo. Ele foi, inclusive, um dos que ajudaram a libertar os escravos na Inglaterra e a proibir o tráfico de escravos por navios ingleses. Ele conta neste hino, a graça que o alcançou, porque ele realmente reconhecia o pecado no qual estava envolvido, “tão grande pecador, tão grande Salvador” ele encontrou, por uma sublime graça somente.

Hoje tive uma surpresa muito grata quando recebi um e-mail de uma jovem que dizia ter nascido em lar cristão, num lar evangélico, e cresceu aprendendo a Bíblia. Frequentava regularmente a igreja com a sua família, que é toda crente, mas ela disse que nunca tinha ouvido falar do Evangelho da Graça de Deus. Há três meses ela ouviu uma pregação feita e gravada em uma reunião da Igreja, que depois foi colocada na internet, e ali ela se converteu. Ela falou que nunca tinha entendido o que era o perdão dos pecados, e agora ela ora pelo resto da família, porque todos são religiosos, mas será que todos eles têm realmente a certeza da sua salvação assegurada?

Nós encontramos na Bíblia muitos homens religiosos, muitos homens que tinham um exercício com Deus, mas às vezes era preciso Deus tocar seus corações para que eles realmente tomassem consciência do que era um encontro pessoal com Cristo, com Deus.

Muitos lêem a Bíblia, que é hoje, graças a Deus, o livro mais vendido no mundo inteiro, e nem sempre as pessoas sabem o que estão fazendo.
Eu me lembro no processo da minha conversão, em 1978, digo processo porque sei exatamente o dia que eu me entreguei a Cristo, que eu tive paz no meu coração. Algumas pessoas não sabem determinar exatamente esse dia, e isso não é problema, mas eu sei exatamente quando foi, só que antes disso passei como que por um funil, como se Deus fosse fechando, fechando, até chegar num ponto em que não tinha mais volta, que eu não tinha outra solução senão eu me render a Cristo. E Deus usou muitas coisas nesse processo.

Ele usou uma pessoa na faculdade de Arquitetura, que pregava o Evangelho para mim e eu comecei a retrucar porque eu era muito avesso a qualquer coisa vinda da Bíblia; eu era muito espiritualista, mais voltado para as coisas orientais; ao mesmo tempo, um livro que li na época, chamava-se “A agonia do grande planeta Terra”, que encontrei em uma livraria no Guarujá onde eu morava; eu tinha ido comprar um outro livro, não este, e como este estava ao lado do outro na estante que eu ia comprar, comprei os dois. O outro falava de disco voador e sobre uma série de coisas, e empenhava um capítulo inteiro, o primeiro capítulo, se não me engano, a falar mal da Bíblia, para tentar desacreditar a Bíblia de toda maneira. E esse outro livro falava de profecias bíblicas, e aquilo também me chacoalhou, até o dia em que cheguei na ponta desse funil, e pela graça de Deus, Ele acabou me convertendo, me encontrando.

Uma outra coisa também, ganhei uma Bíblia nesse processo; era uma edição católica de capa verde, que  tinha sido um presente da minha sogra. Essa Bíblia, eu não sabia como ler, já tinha lido um Novo Testamento antes, que comprei na época que eu fazia cursinho em São Paulo, por insistência de um amigo que era espírita, e o é até hoje; e ele dizia: "Você tem que ler o Novo Testamento!", e fui àquela rodoviária colorida que tinha em São Paulo, de acrílico, comprei este Novo Testamento e passei a lê-lo; mas não sabia como ler, então, depois, quando ganhei essa Bíblia, comecei a ler o Antigo Testamento também e comecei a ler os Evangelhos. Hoje até olho para essa Bíblia, para as suas páginas, acho estranho porque eu a grifava toda, eu a tenho até hoje, e tem páginas que abro e nos dois lados estão todas as palavras grifadas! Hoje olho e penso, que vantagem tem se todas as palavras estão grifadas? Não sei mais qual era importante.

Eu não sabia exatamente o que estava fazendo, eu achava bonito, mas eu tinha ainda aquela ideia da Bíblia como um livro mágico. Eu estava muito envolvido com espiritualismo, filosofias orientais, espiritismo, envolvido com magia, com todas aquelas ideias malucas. Eu achava que havia um certo poder na Bíblia, um livro que tinha alguma energia que saía dele. Eu me lembro que fui fazer uma viagem para Limeira, morava no Guarujá e fui de ônibus até São Paulo e em São Paulo decidi tomar um trem porque o ônibus de São Paulo à Limeira, naquela época não existia ar-condicionado, era uma viagem não muito agradável, já o trem era excelente, ia de São Paulo para Limeira com ar-condicionado, poltronas espaçosas, levava um pouco mais de tempo mas dava para ler, escrever, fazer anotações, então fui de trem. Quando comprei a passagem de trem da vinda, ela tinha um número, e quando comprei a passagem de trem na volta também tinha o mesmo número. O número da poltrona e o número da passagem eram semelhantes os algarismos. Fiquei encucado com aqueles números e pensei que fosse Deus querendo falar comigo. Eu não lembro quantas horas passei tentando descobrir na Bíblia, que capítulo e versículo aqueles números significavam para tentar ver o quê Deus estava falando comigo. Claro, aquilo não tinha nada pra falar comigo, a Bíblia fala conosco, ela é a palavra de Deus!

Eu fazia muito aquela coisa de "bibliomancia", de abrir a Bíblia a esmo, botar o dedo num lugar e depois olhar para ver o que Deus queria falar comigo, e ainda bem que nunca caiu naquela passagem que diz que Judas saiu e foi se enforcar, porque aí, eu não ia fazer isso, mas de qualquer maneira, existe essa ideia.

Lembro que dei uma Bíblia de presente, de capa de couro, e preguei o Evangelho para um rapaz que era todo voltado ao misticismo, às coisas orientais também, e eu tinha feito uma capa bonita, peguei um pirógrafo e desenhei várias curvas, bolinhas, florzinhas, desenho decorativo na capa de couro, e quando dei a Bíblia a ele, ele olhou-a, depois veio perguntar o que significava aquele símbolo. "Isso não significa nada, é simplesmente um desenho com pirógrafo!".
Essa ideia de querer encontrar um significado nas coisas, como se fossem mágicas. Não é exatamente assim que Deus fala conosco. Deus fala conosco de maneiras que nós às vezes não gostamos que Ele fale.

Se abrirmos a Bíblia no livro de Gênesis, o primeiro da Bíblia, no capítulo 28 vamos encontrar um homem chamado Jacó, que é muito parecido comigo e com muitas pessoas, creio eu. Jacó é um exemplo para todos nós do que é o ser humano porque Jacó era uma pessoa muito inteligente, ele seguia a "lei de Gerson", ou seja, queria levar vantagem em tudo. Ele sempre tinha um esquema, sempre tinha um jeito de fazer um negócio meio torto, de maneira que ele saísse ganhando no final. Este era Jacó, e nós somos como ele, sempre queremos descobrir um jeitinho, dar uma voltinha para conseguirmos levar vantagem em tudo.

Não vamos ler agora toda a vida de Jacó, mas sabemos, por exemplo, que ele queria se casar com uma jovem, mas no fim, o sogro deu a ele a irmã dela e ele teve que servir ao seu sogro trabalhando mais sete anos além do que já havia trabalhado. Ele montou estratagemas para as cabras, porque ele tinha combinado com o sogro que as cabras que saíssem malhadas quando nascessem, estas ficariam para ele como pagamento, e as outras ficariam com o sogro, ou algo assim, e ele criou esse estratagema com umas varas verdes, que saíam mais cabras malhadas do que não malhadas, não sei exatamente como é que ele conseguiu isso, mas ele era assim, ele enganou a seu irmão.
Ele era gêmeo de Esaú, e este nasceu primeiro, era o primogênito, e depois Jacó conseguiu convencer seu irmão a trocar o direito de primogenitura, que era algo muito importante na sociedade daquela época, e Esaú trocou-o por um prato de lentilhas!

Jacó enganou a seu pai também, que estava cego, quando ele, para parecer que era o irmão, usou de peles de animais, porque o outro era peludo, enfim, assim era ele, sempre montando um esquema para enganar alguém.



Planejamento ou projeto

Vamos encontrá-lo no capítulo 28 de Gênesis,  versículos 10 a seguir: “Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; e chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar e sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar!”

Jacó tinha tido um encontro com Deus, tinha recebido uma mensagem de Deus! Deus disse a Jacó que ia fazer tudo para ele, que ia dar tudo para ele, e mais à frente vemos, no versículo 20 e seguintes: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e a pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.

Deus tinha falado a Jacó que ia fazer tudo para ele, ia dar tudo para ele, ia fazer dele um pai de muitos povos, e Deus não pediu nada em troca; mas vem Jacó, com mais um de seus esquemas, e fala que se Deus fizer isso e aquilo, vai dar a ele o dízimo de tudo. Deus não pediu! Ele não queria deixar de ter participação até nas coisas de Deus! Ele queria, de alguma maneira, ter sido ele o responsável por causar aquelas bênçãos que Deus falou que iria dar a ele independente de qualquer coisa, ele não conhecia a graça! Jacó, além de ser um homem teimoso, cheio de esquemas, também não conhecia a graça, queria ter mérito pelas coisas que ele conquistasse, por que afinal, ele se esforçava muito pra conquistar suas coisas, então, aos seus olhos, era mais que justo que ele fosse também corresponsável pelas conquistas. Mas quando lembramos apenas do que ele fala aqui, nesse encontro com Deus, "quão terrível é este lugar! O Senhor está neste lugar e eu não sabia", isso demonstra que ele não conhecia realmente quem era Deus.

Agora, vamos ao capítulo 32, depois de se passarem mais alguns estratagemas de Jacó vamos encontrá-lo sozinho. Ele passa as suas duas mulheres com as servas e seus onze filhos, por um determinado ribeiro, e fica sozinho, no capítulo 32:23: “E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha”. Ou seja, agora ele está sem as suas coisas, sem possessões, porque estava viajando com tudo o que tinha. Sem os filhos, sem as esposas, sem as servas, sem o gado, sem nada, Jacó sozinho. Versículo 24: “Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”.

Ou seja, um homem lutou com Jacó a noite inteira. Que homem era esse?

O profeta Oséias fala que era o anjo do Senhor. Na Bíblia, quando encontramos um anjo do Senhor, geralmente é um anjo mesmo, quando encontramos o anjo do Senhor, é a aparição do Senhor, porque a palavra anjo, também no sentido original, tem esse sentido de aparição, então era o Senhor Jesus lutando, o Filho de Deus, na forma humana aqui. Ele ainda não tinha vindo ao mundo em carne, como vimos nos evangelhos depois, mas Ele estava lutando com Jacó a noite inteira. O próprio Deus, lutando com Jacó! Até que a alva subiu. Versículos 25 a 31: “E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa”.

Recebi uma pergunta outro dia de um leitor perguntando se essa luta de Jacó seria um exemplo para nós, de que devemos sempre lutar para atingirmos nossos objetivos, para alcançarmos nossos sonhos, e isso é exatamente o que falei do não entendimento do que é a Bíblia. Muita gente vê a Bíblia como se fosse um livro motivacional, muitas pessoas abrem a Bíblia no salmo 23 e deixam-na na sala ou na loja "para dar sorte". A Bíblia fica em cima do balcão, num vaso há a planta espada de São Jorge, ao lado da porta de entrada, no outro lado há um outro vaso de “comigo ninguém pode”, e a pessoa faz tudo isso achando que vai ficar protegida com essas coisas, como se a Bíblia fosse um "pé de coelho", que também é usado para proteção, embora para o coelho isso deu azar, porque ele tinha quatro pés, e ainda assim, mataram-no para fazer chaveiro.

As pessoas simplesmente olham para as coisas de Deus de maneira supersticiosa, alguém que pergunta se a luta de Jacó era um incentivo para nós lutarmos, não, não é! Não sei aonde essa pessoa escutou isso, deve ter sido alguém que pregou essa mensagem, porque é justamente o oposto aqui. Jacó era um homem teimoso, voluntarioso, alguém que queria fazer a sua própria vontade, que não se deixava dobrar, mas Deus tinha que dobrar Jacó! Deus tinha que fazê-lo chegar no fim das suas forças. Quando o encontramos aqui, lutando com Deus, evidentemente com o Filho de Deus, com Jesus, é com quem ele luta, é uma lição importante para entendermos que para Deus lidar com o homem Ele precisou se fazer homem! É essa a lição para nós aqui. Para Deus lidar com o homem Ele se fez homem. Para Cristo lutar com Jacó, Ele se fez homem, nesse sentido aqui Ele chegou na mesma estatura de Jacó e lutou com ele a noite inteira, até que a alva subiu; e quando fala que "vendo que não prevalecia contra Jacó, tocou a junta da sua coxa”, isso não quer dizer exatamente que Deus não era capaz de derrotar Jacó. Levou uma noite, Deus tentando fazer Jacó se render, mas Jacó não se rendia, ele era teimoso, não se dobrava, ele não cedia. Deus podia ter tocado a coxa de Jacó no começo, desde o princípio, mas não.

Deus vem em graça falar conosco, é só quando não há jeito que Ele toca na juntura da coxa, como Ele fez com  Jacó. O que é isso? Juntura da coxa, o que aconteceu com Jacó? Ele não podia mais lutar! Eu acho que já vi uma pessoa com um ombro deslocado, quando sai o braço do encaixe precisa puxar com força para voltá-lo para o lugar, porque os músculos, os nervos, estão puxando, então tem que fazer força para trazê-lo de volta, para encaixar outra vez. Eu não sei o que é isso na coxa, na juntura do fêmur, mas deve ser uma coisa terrível ter uma disfunção ali. E é isso que Deus faz com Jacó, aquele que lutava não podia mais lutar. Imagine a cena, dois homens lutando, como esses que vemos na TV, naquelas lutas, eles estão grudados, um tentando derrubar o outro; ficam naquela força, então toda a força do quadril é necessária, a força das coxas, das pernas, para se manterem em pé, porque você não pode cair senão o outro te domina. Então é um tentando derrubar o outro.

No momento em que o Senhor toca a juntura da coxa de Jacó o que acontece? Jacó já não tem mais onde pisar, e o que ele faz? Ele cai? Não! Ele se pendura no Senhor! “Vendo que não prevalecia contra ele”, versículos 25 e 26: “…tocou a juntura da sua coxa, deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele, e disse o Senhor, deixa-me ir porque já a alva subiu, porém ele disse, não te deixarei ir, se não me abençoares”; ele grudou no Senhor quando viu que não tinha mais apoio! Caiu, largou, fugiu? Não! Ele grudou Naquele mesmo que havia tirado dele toda a fonte de força, toda a energia de luta, ele grudou Naquele porque ele sabia que Aquele era o único que poderia abençoá-lo. Deixa eu ir que está nascendo o dia, o Senhor fala para ele. Não, eu não vou largar enquanto o Senhor não me abençoar! Agora Jacó está agindo direito, está fazendo algo certo. “E disse-lhe o Senhor, qual é o seu nome?”. Isso é importante também, porque quando o Senhor perguntou o nome, tem muito a ver com quem é a pessoa. Os nomes na Bíblia, inclusive, significam muito, Deus mudou o nome de vários personagens bíblicos.

Ele mudou o nome de Arão para Aarão, não lembro agora o significado, mudou o nome de Abrão para Abraão, mudou o nome de Pedro, que antes era Simão; mudou o nome de Saulo para Paulo. Porque quando Deus faz uma obra na pessoa, ela muda de caráter, Deus muda o caráter da pessoa, e o nome tem muito a ver com o caráter, tanto é que quando nasce um bebê, eu me lembro minha filha escolhendo um nome para o filho dela, ela e o marido ficavam discutindo, "vamos pôr tal nome", "oh não, eu conheço tal pessoa, não vale nada!", o nome tinha algo a ver com alguém que tinha aquele nome, queriam pôr o nome de alguém que fosse respeitável. Então Deus pergunta o nome  de Jacó, e o nome de Jacó significava "aquele que segura o calcanhar", porque no ventre da sua mãe ele grudou no calcanhar do seu irmão, porque ele queria sair primeiro, ainda que inconscientemente. Ele lutou já no ventre, já era teimoso no ventre de sua mãe, e um outro significado do nome Jacó pode ser também "enganador", ou "cheio de esquemas", ou porque assim era a vida dele, poderíamos fazer o contrário, fazer uma engenharia reversa com o nome dele, perguntar: Como é esse cara? Ah, ele é cheio de esquema, ele está sempre dando nó nas pessoas, enganando as pessoas. Ah, então vamos dar o nome de enganador para ele, ou salafrário, ou golpista, porque era isso que ele era, um pecador como todos nós, um pecador perdido nos seus pecados; mas agora Deus pergunta qual o nome dele, porque ele tem que falar quem ele é. E ele fala, eu sou Jacó. Sou aquele que segura o calcanhar, sou aquele que quer passar na frente na fila, sou aquele que quer levar vantagem em tudo, eu sou assim, eu sou pecador em suma! É isso que ele tem que falar para Deus, eu sou fraco, eu sou aquele que não consegue andar mais, vou mancar o resto da vida agora. No versículo 28: “não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel”.  Israel significa Deus prevalece.
Jacó sabia disso, compreendeu isso da maneira mais difícil, “pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”. Prevaleceu porque Deus agora estava fazendo uma obra nele, estava fazendo de Jacó um novo homem, e Jacó lhe perguntou no versículo 29: “Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse, por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali”.

Será que tem algum Jacó lendo isso? Pelo menos um eu sei que tem! Não alguém de nome Jacó, mas sou um Jacó. Eu nasci um Jacó. Porque assim como todo ser humano, nasci pecador, cheio de esquemas, nasci querendo sempre levar vantagem em tudo, nasci propenso a mentir e enganar alguém. Alguém nunca mentiu? Alguém nunca enganou? Nunca colou na prova? Só perguntar isso, pronto! Isso é mentir, enganar, não precisa falar em um assalto a banco, de algo assim, mas todos nós somos pecadores por natureza. Todos nós somos maus, o homem é assim; e outra característica do ser humano é Jacó. No primeiro encontro que vimos lá atrás, quando ele se encontrou com Deus a primeira vez e Deus fez muitas promessas a Jacó, e o que ele falou? Será que lá Jacó falou, "tenho visto a Deus face a face e minha alma foi salva"? Não, no capítulo 28 versículo 17 lemos: "Temeu e disse, quão terrível é este lugar, esse não é outro lugar senão a casa de Deus, e esta é a porta dos céus".

Que terrível é estar à porta dos céus. Essa é a característica de todo ser humano que não tem a salvação em Cristo, ele treme de medo da porta dos céus. Todo ser humano tem medo de morrer, tem medo de se encontrar com Deus, a porta do céu, para qualquer pessoa não convertida a Cristo, é terrível, porque ele olha: "Ai de mim agora! Vou cruzar a morte agora, vou passar para o outro lado e o que me espera? Deus vai me julgar por causa dos meus pecados e estou perdido por causa dos meus pecados.".

Mas aí entra a bênção de Deus, entra a intervenção que Deus faz com Jacó porque Ele aparece na forma humana. Ele chega na estatura de Jacó, e isso Deus faz lá na frente depois, no Evangelho, quando o Filho de Deus se fez homem, veio a este mundo como homem, se fez carne; Deus eterno se fazendo carne, vindo morar aqui na terra, viver aqui como um homem comum, sem nunca deixar de ser Deus, e ao mesmo tempo um homem perfeito. Mostrou no seu andar que toda a sua perfeição deu vislumbres, flashes, do seu poder divino. Ele lia a mente, o pensamento das pessoas. Várias partes do Evangelho falam que os fariseus vieram ter com Ele, Jesus sabia o que havia no pensamento deles. Ele respondia antes das pessoas falarem, Ele alimentou multidões, e enquanto Ele as alimentava Ele sabia o que os cinco mil estavam pensando, porque Deus é onisciente, onipotente, onipresente.

Ele falava com Nicodemos, “ninguém  subiu ao céu senão aquele que desceu do céu e está no céu”. “Mas espera”, Nicodemos poderia falar, “o Senhor está aqui na minha frente e no céu?”. Onipotente, onipresente, onisciente! 
Esse homem perfeito, Cristo, foi até à cruz porque os homens o rejeitaram. Veja o que diz em Isaías capítulo 53, “olhamos para ele e nenhuma beleza havia que nos agradasse”. Não tinha beleza, nem formosura, não tinha nada Nele que nos agradasse, nos atraísse. O que queria dizer, que Jesus era feio? Isso é uma profecia feita 700 anos antes da vinda de Cristo, mas referindo-se a Ele. O que queria dizer é que quando olhamos para Ele nenhuma beleza havia que nos agradasse, nos atraísse, que Ele era feio? Não! Que nós não tínhamos capacidade para nos agradar com Deus, para encontrar em Deus qualquer coisa que nos agradasse, qualquer coisa bonita em Deus. Nós olhamos a natureza, que lindo! Deus criou montanha, o mar, as árvores, a criação é muito bonita, mas Deus, o Senhor, não tem nada que o homem se sinta atraído, é preciso que Deus faça uma intervenção na vida do ser humano, que Deus toque a coxa do pecador para que ele, agora, não tenha onde mais se segurar a não ser Deus. Ele vai ficar pendurado em Cristo, e terá que falar: Eu não vou deixar o Senhor ir embora antes que o Senhor  me abençoe!

E Deus abençoou Jacó, e Deus abençoa também a todo aquele que crer em Cristo como Salvador, porque quando Cristo foi na cruz, o que Ele foi fazer lá? Morrer como Tiradentes? Comemora-se o dia de Tiradentes, que foi um mártir, lutou por uma causa e foi até à morte por aquela causa. Cristo não foi um mártir, não lutou por aquela causa que não deu certo, não é isso! Ele foi um sacrifício! Foi o Cordeiro de Deus vindo ao mundo para ser sacrificado. Nos sacrifícios de animais no judaísmo, os animais morriam no lugar do homem pecador. Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, Deus matou um animal, tirou-lhe a pele para cobrir a nudez de Adão e Eva porque eles tentaram fazer um cinturão de folhas de figueira, que ficou “meia boca”, não tinha como cobrir algo; porque aquilo eram as obras humanas tentando cobrir o seu próprio pecado. Deus precisou sacrificar um animal para que o homem tivesse a sua nudez, a sua incapacidade, coberta. E na cruz, Cristo foi sacrificado por nós, o cordeiro de Deus morto ali, levando os nossos pecados para que Deus agora possa salvar, cobrir aquele que está nu na presença de Deus, que não tem onde se esconder, não tem como se livrar dos seus próprios pecados, Deus faz isso agora com todo aquele que crê em Jesus, mas para levar a esse ponto do funil, às vezes Deus precisa tocar na coxa, podendo tirar de você a sua força, a sua resistência, tudo aquilo em que você acredita, tudo aquilo em que você confia, para então você falar: “Senhor, não tenho mais nada! Fiquei sem o tapete debaixo dos meus pés, fiquei sem lugar para pisar, estou solto agora, me salva! Rendido!”

A salvação vem por rendição, não por esforço. Não vem por você dizer: “Eu vou lutar, vou conseguir, vou obedecer a lei de Deus, vou perseverar, vou orar, vou subir na montanha, eu vou isso ou aquilo”. Não vai nada! Nós somos vermes perdidos, pecadores, assim como Jacó, teimosos até à medula! Querendo fazer as coisas do nosso jeito. Até que Deus um dia vem e tira de nós aquilo que nos é precioso, Ele toca naquilo que nos dá força, mexe com aquilo em que nós confiávamos.

Quantas pessoas se convertem na velhice! Porque a velhice é quando falta força, quando a memória desaparece, quando o equilíbrio falta, quando se esquecem as coisas, quando o desprezo vem - porque ninguém gosta de um velho contando as mesmas histórias, repetindo-as seguidamente, porque ele esqueceu dez minutos atrás o que tinha contado e conta de novo; por isso as pessoas evitam os velhos, e quando a velhice vem, falta também aquilo que podia servir de dignidade diante das outras pessoas.

Então Deus nos coloca nessa condição em que Ele colocou Jacó para nos salvar. Se no primeiro encontro de Deus com Jacó, este saiu aterrorizado de ter visto as portas do céu, de ter se encontrado com Deus; estava aterrorizado porque todo ser humano que ainda não se converteu, que não tem a certeza do perdão dos seus pecados, tem terror da morte, porque não sabe para onde vai; mas agora ele fala: “Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva.”.

Há uma passagem na Bíblia que diz que Deus é fogo consumidor, e uma outra passagem que diz que Deus é amor. Em qual condição você está? Naquela de quem olha para Deus e vê Nele um fogo consumidor e você quer distância, quer continuar com seus esquemas, fazendo seus próprios caminhos, ou você olha para Deus e fala: Deus é amor?

Jacó podia falar agora, o Senhor me poupou, eu não morri, tenho visto Deus face a face, a minha vida foi salva! É isso que ele está querendo dizer aqui, não morri, me encontrei com Deus e não morri! Porque eu merecia morrer, ser condenado, merecia a perdição e Ele não a deu-me, Ele me deu bênção. Isso chama-se misericórdia, graça!

Misericórdia é Deus não nos tratar do modo como merecemos, por sermos pecadores, e graça é Deus nos tratar do modo como nós não merecemos. Porque graça é favor imerecido. Eu não faço nada para merecer e Deus me dá a salvação somente pela fé em Cristo Jesus!

O Senhor Jesus falou em João 5:24 “...quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação mas passou da morte para a vida.” E quando ele fala com Nicodemus, Ele diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Quando o carcereiro se encontra com Paulo, depois de um terremoto que destruiu a prisão e os presos poderiam ter fugido, algo que iria custar inclusive a vida do carcereiro, o carcereiro fala: “Senhores, o que devo fazer para me salvar?” Paulo diz: “Crê no Senhor Jesus e será salvo!” O que é isso? A salvação é pela fé!

A salvação é por graça e pela fé, não é por mérito, não é para trocar, não é para chegar na presença de Deus e falar que vai fazer bastante coisa para impressionar Deus, como Jacó queria fazer. Deus queria abençoá-lo infinitamente, e ele fala, “então tá bom, se o Senhor me abençoar eu vou dar o dízimo!”

Jacó, com quem você pensa estar falando? Ele é dono de tudo! Ele está querendo dar! É como você ser convidado para um jantar magnifico de um rei, no palácio, e você chega e vê aquela mesa com as melhores iguarias, aqueles pratos, talheres de ouro e prata, tudo maravilhoso, e você fala: “Sua Majestade, eu não queria vir de mão abanando”, e aí você abre e tira um sanduíche de mortadela do pacotinho e diz que trouxe-o para ajudar no jantar. Com quem você pensa que está falando? É uma majestade, é o rei! É Deus!

Não há nada que possamos fazer para trocar pela nossa salvação. A salvação não é uma barganha, Deus quer dar porque Ele é Deus, Ele se apraz em dar, Ele se apraz em salvar: “Tenho visto a Deus face a face, a minha alma foi salva”.

Paulo precisou também receber um espinho na carne, depois de convertido, depois de salvo, porque ele recebeu tamanhas revelações de Deus que ele poderia começar a se gloriar naquilo. Paulo passou o resto da vida doente porque Deus colocou uma limitação nele. Existem veículos de indústrias que eles colocam uma limitação no acelerador, não sei como funciona, mas eles colocam um negócio para o motorista não correr, então não adianta, você pode pisar o quanto for, você não vai conseguir, não vai correr. Deus faz isso conosco, para nós não confiarmos em nós mesmos, não confiarmos na nossa inteligência, na nossa força, na caridade, nas nossas boas obras, no nosso conhecimento da Bíblia, nada! Deus corta tudo e fala: “Agora venha cá, mancando, que você vai aprender a andar nos meus caminhos!”

“E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel, e manquejava da sua coxa”, nunca mais Jacó andou direito; mas agora ele se chamava Israel!
Se continuássemos lendo os próximos capítulos, iríamos também perceber uma coisa curiosa; em alguns momentos a Bíblia chama Jacó de Jacó e em outros chama Jacó de Israel. Por que Deus, na sua Palavra, faz essa diferença? Porque eram as vezes em que Jacó voltava a agir como Jacó, e nas vezes quando agia segundo a vontade de Deus aí então ele era Israel. Isso é uma lição para nós.

Concluindo, o que aprendemos com essa passagem? Primeiro, que nós temos que lutar pelos nossos sonhos, alcançar nossos objetivos, aprendemos como quando Jacó lutou com Deus? Não, muito pelo contrário! Às vezes alguém pergunta se falo passagens da Bíblia nas minhas palestras de negócios, esta é minha profissão, e eu nunca falo da Bíblia nas palestras, às vezes cito que sou cristão, menciono que tenho vídeos no YouTube falando do Evangelho, mas não uso aquelas frases que já vi muito palestrante colocar: “Subirão como águia”, aquelas frases motivacionais, mas são frases que estão na Bíblia para um salvo, para alguém que já foi salvo por Cristo. Você dá uma frase dessas para um incrédulo, ele vai se achar o máximo! Eu vou subir como águia! Então vou lutar com Deus, sou o maioral, sou bom, sor forte! Vai fazer efeito inverso, por quê? Porque se eu fosse falar versículos bíblicos nas minhas palestras de negócios eu diria o seguinte: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, se não vos converterdes, igualmente ireis para o lago de fogo”, e coisas desse tipo. Eu não iria fazer sucesso na minha palestra, claro, porque ninguém quer ouvir isso, ninguém quer ouvir que é pecador, mas esse é o ponto inicial do Evangelho da salvação. As outras passagens, que são muito motivadoras, muito bonitas e belas para o cristão já salvo, ótimo, mas eu não posso falar delas para um incrédulo. Para o incrédulo tem que começar com um Deus tocando-lhe a coxa, Deus tornando-o manco, para depois vir a bênção. A bênção vem depois da incapacitação humana. Quando o homem fica incapaz, Deus é capaz de fazer tudo por ele! Começando por sua salvação.

Para resumir, primeiro, para lidar com o homem, o Filho de Deus se fez homem. Essa é a maior maravilha que existe, tanto é que o nosso calendário é dividido em "antes de Cristo" e "depois de Cristo", tamanha é a importância da obra de Deus, da obra de Cristo no mundo. Ele se fez homem para lidar com o homem.

Segundo: Deus quer nos abençoar, e se não nos abençoa é porque somos teimosos. Deus quer salvar! E se não salva é porque nós lutamos, brigamos, nós queremos conquistar a salvação pelos nossos meios. Deus nunca vai barganhar aquilo que é de graça, Ele não colocou a salvação à venda, Ele não colocou seu Filho à venda, quem vendeu seu Filho foi Judas! Vendeu o Senhor Jesus por 30 moedas de prata. Deus não está vendendo a Cristo, não está vendendo a salvação. Ele está dando a salvação! “Quem tem o Filho de Deus tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

Terceiro: Os nossos esforços, assim como os de Jacó, não nos farão chegar lá, mas sim, a nossa rendição, segurando em Cristo, aí sim recebemos a bênção.

Quarto: Agarrados a Cristo nós estaremos sempre abençoados. Por que às vezes, mesmo depois de convertidos, a nossa vida é cheia de altos e baixos? Porque uma hora largamos, queremos seguir o nosso caminho e a nossa cabeça, e aí nos damos mal, não desfrutamos daquilo que Deus tem para nós!

Para terminar, vamos encontrar depois que Jacó vai ser o pai das tribos que formaram o povo de Deus, que é conhecido por Israel, e todas as promessas que Deus fez a Jacó irão se cumprir. Todas elas, quando Israel, esse povo também tão teimoso quanto o seu patriarca, for restaurado lá na frente. Mas antes disso, Deus está hoje, chamando judeus e gentios - judeus e não-judeus  - para que creiam em Cristo e recebam de graça a salvação eterna!