Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Delacao super premiada - Mario Persona



https://youtu.be/v-DPJJxuaSI

Delação super premiada
Mario Persona

Acredito que todos aqui acompanham mais ou menos o noticiário e sabem como as coisas andam neste país. O Brasil realmente, precisava ser estudado! Deveria ir para os anais da história da humanidade como um país muito curioso e diferente de todos os outros. Neste exato momento temos no sistema prisional brasileiro, seiscentas e vinte e duas mil pessoas, mais do que a população de oitenta e sete países do mundo. Explicando novamente: no mundo existem oitenta e sete países que são menores que o sistema prisional brasileiro! E curiosamente, toda a cadeia de comando de um país, está na prisão: Temos governadores, ministros, secretários de Estado, prefeito, vereadores, presidente de câmara. Se quiséssemos montar um país dentro do nosso sistema prisional, seria possível, pois estariam todos lá, só faltaria um presidente. Embora pareça que também isso não será difícil.

Tivemos agora um caso recente no Rio de Janeiro, em que os três últimos ex governadores do estado estão presos, numa situação em que os mesmos têm que se dedurarem uns aos outros, chamada de delação premiada. Imagine ter que delatar um político para fugir de um processo, no qual este político foi preso, e de repente você também é preso por um outro processo, acabando prisioneiro junto com aquele que você delatou e que de uma forma indireta, o colocou na prisão. Isso não acontece somente com políticos, mas também com grandes empresários. Alguns dos homens mais ricos, milionários e bilionários do país, estão presos.

Essas pessoas são dignas de pena, porque aprenderam a viver no luxo de forma nababesca, gastando mais do que qualquer pessoa conseguiria. Levavam uma vida de ostentação com aviões, helicópteros, viagens, iates, etc, e de repente, os mesmos tem que comer em marmitex, se sujeitar às ordens de soldados e carcereiros, dos quais eles eram os chefes até pouco tempo atrás. Que situação interesssante! Eram eles que comandavam o Brasil! Os governadores são os comandantes da Polícia Militar e Civil e agora, tem que obedecer a polícia, e na prisão! Sem as mordomias e regalias que outrora tinham.
Lembro-me de uma passagem muito interessante que fala de um homem também muito rico e que chamava-se Nabal. Em 1 Samuel 25: 2: “E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; que quer dizer jardim ou pomar, e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. E era o nome deste homem Nabal, que significa tolo, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe”. - Calebe era um dos heróis da fé que encontramos no AT, isto demonstra que Deus não tem netos, uma vez que, uma pessoa conceituada aos olhos de Deus pode ter descendentes que são totalmente o oposto dela. - “E ouviu Davi no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas”. - Vamos nos situar: Davi havia sido ungido como rei de Israel, porém Saul agora era o rei, mas era maligno, perseguia Davi que precisou fugir e se esconder de Saul por inveja e ciúmes deste último.

Prosseguindo no texto: “E ouviu Davi no deserto que Nabal tosquiava suas ovelhas e enviou Davi dez mancebos e disse aos mancebos: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está. E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz! Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fez, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo. Pergunta-o aos teus mancebos, e eles to dirão. Estes mancebos, pois, achem graça em teus olhos, porque viemos em boa ocasião. Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão. Chegando, pois, os mancebos de Davi, e falando a Nabal todas àquelas palavras em nome de Davi, se calaram. E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. Tomar-me-ia, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm? Então os moços de Davi puseram-se a caminho e voltaram, e chegando, lhe anunciaram tudo conforme a todas estas palavras”.

Esse homem cruel e apegado às suas coisas, não quis ajudar os homens de Davi que guardaram os pastores de perigos e salteadores, e que proveram das necessidades estes pastores de ovelhas que estavam a serviço de Nabal. Ele não reconheceu nada disso, não quis dar nenhum mantimento a Davi e aos seus companheiros, e ainda ironiza: Quem é Davi filho de Jessé? Temos vontade de falar: Nabal, Davi é o próximo rei ungido de Israel, depois de Saul, este é o homem segundo o coração de Deus, o homem da raiz de Jessé e previsto que reinaria sobre israel. Nabal, é esse que você está rejeitando ajudar!

Lembro da passagem de Êxodo 15:2, quando Moisés vai a Faraó pedir para o povo sair do Egito, que era uma ordem do Senhor, e Faraó diz: Quem é o Senhor? Não o conheço! Mentira, ele conhecia o Senhor! Porque em Romanos fala que Deus se fez conhecer a todos os homens, através da natureza, das coisas criadas. Em Romanos 1:21 diz: “tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus”.

Esta é a culpa do homem, ele não quer Deus! Tanto que no Salmo 14 podemos ler: “não há Deus, diz o ímpio no seu coração”, mas na verdade, o Salmo não diz isso. Não existe o verbo “haver” ali, os tradutores da Bíblia colocaram este verbo para dar um certo sentido, uma ligação à frase. O texto original diz, “o ímpio no seu coração diz: Não Deus”. Como quando uma criança está brincando e vem o Joãozinho querendo pegar o seu brinquedo e a criança diz: não Joãozinho, sai daqui! - Não Deus, não! Saia daqui, eu não quero você, não me atrapalhe!

Esse homem tinha todas as riquezas e não queria que Deus se metesse, não queria que Davi, ungido, representando a figura de Cristo, se intrometesse em sua vida. Vimos no versículo 11, que diz: “tomar-me-ia, pois o meu o meu pão, a minha água, a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e daria a homens que eu não sei de onde vem?” Tudo é dele, ele é dono de tudo! Mas ele se esqueceu do Salmo 24, o Salmo de Davi que diz: “do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”. Ele se esqueceu disso, que ao Senhor tudo pertence! Que tudo pertence àquele que Davi representava, pois Davi era uma figura de Cristo.

Assim como este, há também um outro homem, agora em Lucas, no Novo Testamento, que só deseja juntar: - O que farei? Novos celeiros, isso e aquilo. Até que vem a notícia: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma e o que tem ajuntado e preparado, para quem vai ficar?” Louco! E Nabal era louco assim também, como o seu próprio nome diz, tolo, pois confiava naquilo que tinha.

Agora nós vemos essas pessoas milionárias na cadeia. Sabemos que esse esquema de corrupção começa devagar, e que vai aumentando, até que de repente, o sujeito tem trinta, quarenta milhões em uma mala, e eu pergunto: Quem consegue gastar ou ganhar tanto dinheiro em uma vida? Se hoje, você ganhar na loteria, estará com um problema, pois não conseguirá gastar todo aquele dinheiro! A menos que jogue fora, e esbanje muito, mas uma pessoa de vida normal não conseguiria. Porém, essa avidez de ter mais e mais, é tudo o que o homem tem. Assim como fala em Efésios 2:12 : “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”. Uma pessoa que não tem Deus, que não tem nada disso, tem que arrumar outra coisa para preencher o espaço.

Assim era com Nabal, que não quis abrir mão daquilo que era a única coisa que tinha, ou que pensava ter. - É tudo meu, meu, e meu!

Essas pessoas milionárias, em esquemas milionários, se enrolam nisso, porque não querem abrir mão daquilo que tem, acham que não podem viver sem riquezas e querem sempre mais. Porque não tem Cristo, Deus, não tem esperança.

Diferente daquele que tem!

Pensemos na situação desses que estão presos, ou seja, que estão sujeitos àqueles que a eles se sujeitavam anteriormente: os policiais, os carcereiros, investigadores, etc. A situação se inverteu! Aqueles a quem um dia, recusaram a dar um aumento de salário, são os que cuidam deles atualmente nas prisões. Veja que situação terrível e triste! Não podem fazer mais nada com aquele monte de dinheiro e luxo que possuíam.

Voltemos a Nabal. A história segue dizendo que Davi queria resolver o problema, vingar-se de Nabal, mas felizmente, Abigail intercedeu, movida pelo Espírito Santo de Deus, junto a Davi, levando um presente, mantimentos e uma série de outras coisas, acalmando-o. No entanto, isto não significava dizer que Nabal estava livre do julgamento de Deus, porque quando Abigail contou a Nabal o que Davi intencionava fazer, - antes dela conseguir convencê-lo a desistir, - Nabal sofreu um ataque do coração, ficando dez dias como se estivesse paralisado, e de tão aterrorizado, morre. Deus o julgou sem precisar que Davi sujasse suas mãos de sangue.

Mas, haverá um momento em que Nabal irá se apresentar diante do mesmo e verdadeiro, Davi, - do qual Davi era uma figura, - ou seja, diante de Cristo! Deste, Nabal não poderá se livrar. Um dia ele conseguiu escapar da figura de Cristo - que era Davi, - semelhante àquela parábola que o Senhor conta dos que queriam matar o herdeiro para ficar com tudo. Um dia terão que dar conta deste herdeiro, como também um dia estes homens presos que vemos no Brasil, terão que dar contas aos seus juízes, - àqueles que os prenderam. E o dia também chegará quando terão que dar contar ao verdadeiro, que é Cristo. Como escapar de tal situação?

Nós sabemos que haverá um momento, quando Cristo vier para julgar as nações, que, como diz em Mateus 25, Ele juntará os bodes e as ovelhas e falará para os bodes: “Então dirá também aos que estiver a sua esquerda: Apartai de mim malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos: Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes”. Eles perguntarão; Quando fizemos isso? Quando vocês fizeram a um dos meus pequeninos, fizeram a mim”.

Em outras palavras, quando vocês fizeram isso a Davi, fizeram a mim.

Haverá o dia da prestação de contas, sim! Para todos os seres humanos que não tiverem o perdão de seus pecados. - Espere! Você quer dizer que temos algo novo e que é possível escapar desta condenação e julgamento? - Sim! A boa noticia é que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. Quem ouve a mensagem, a Palavra de Deus, e crê, tem a vida eterna e não entrará em julgamento, mas passou da morte para a vida, esta é a boa notícia de Deus, isto é o Evangelho!

Uma pessoa muito aflita, com medo da morte, sabe, pois a consciência acusa, e caso contrário, se não a acusa, ela está com um problemão, porque está se achando justa em relação aos outros. Todavia Deus conhece os corações e sabe todas as coisas.

Então como escapar deste julgamento de Deus?

Da mesma maneira que estes condenados escaparam de alguns processos, ou seja, reduzindo suas penas. Deus não a reduzirá, mas poderá aniquilar a pena.

Assim como existe o instrumento jurídico em vigor da delação premiada, como vimos com frequência nos noticiários, existe também, uma delação super premiada que Deus preparou para cada pecador. Super premiada, pois o prêmio é a isenção total da culpabilidade pelos seus pecados! Deus a oferece a qualquer um que se reconheça culpado e pecador, que se coloque diante do Senhor Jesus, como aquela mulher que foi a única que permaneceu na sua frente após ser acusada de adultério, enquanto todos os outros que queriam apedrejá-la fugiram, não tendo coragem de expor seus pecados diante de Cristo. Ela permaneceu ali, e Ele disse: Ninguém te acusa? Ela respondeu: Não! Ele disse: Nem eu. Vá e não peques mais!

Mas que delação super premiada é esta?

É você delatar alguém muito ruim; alguém muito mau; um criminoso; alguém que merece a condenação. Delate! Faça a delação premiada e receba o perdão de todos os seus pecados! No Salmo 32 tem a fórmula de como fazer uma delação premiada diante de Deus: “Bem aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto; bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade”; - não que o homem não tenha maldade, mas que o Senhor não imputa, não deposita na conta dessa pessoa, a maldade - “Bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade e cujo espírito não há engano”. - Este é o Salmo escrito por Davi depois do seu pecado com Bate-seba. - “Quando eu guardei silêncio envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia”. - Você já pecou e teve um problema grave de consciência, e esteve tão incomodado com aquele pensamento, com aquele ato que você sabe que fez, mas não quer que ninguém saiba? Aquilo que tira sua tranquilidade e te persegue dia e noite? Este é o sentimento! “Quando eu guardei silêncio envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia, porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio”. - A vida perdeu a graça, o pecado faz isto. Mas note, agora vem a delação premiada, ele vai delatar essa pessoa má diante de Deus: “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e tu perdoaste a maldade do meu pecado, por isso todo aquele que é santo orará a ti a tempo de te poder achar, até no transbordar de muitas águas estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas das angústias; tu me cinges de alegres cantos do livramento”.

O pecador perdido nos seus pecados não está escondido, mas aprisionado por satanás e às vezes, nem percebe isso. Mas, quando uma pessoa crê em Jesus é libertada dessa prisão, é transportada das algemas do diabo para a liberdade dos filhos de Deus. Agora ela não está mais em uma cela de prisão, mas escondida no próprio Deus. E quem pode acusar uma pessoa que está escondida em Deus?

A pessoa que se delatou a si mesma, fazendo uma delação super premiada, - e não apenas uma delação para redução de pena, mas para extirpá-la completamente, - teve seus pecados lançados na cruz do Calvário há dois mil anos.

Quando você crê em Jesus e confessa que merece a condenação, Deus perdoa os seus pecados. “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. E Deus lhe dá vida eterna; perdão absoluto; ficha limpa completa, para você morar com Cristo no céu! Enquanto você estiver na terra, ficará escondido, não em uma masmorra; não em uma cela escura de uma prisão; mas escondido em Deus! E quem pode pode nos separar do amor de Deus? Nem as alturas; nem as profundidades; nem os anjos; nada poderá separar um salvo do amor de Deus, pois a salvação é completa, perfeita, permanente, inabalável! Nada pode tirar a salvação de quem realmente crê em Jesus!

Existem muitos por aí pregando um falso Evangelho que diz: se você se esforçar, perseverar, se você fizer isso ou aquilo, mas, isso é como Nabal falando: é meu; meu e meu; sou eu; eu e eu! É como aquele homem rico juntando tesouros e dizendo: Farei mais celeiros; farei isso e aquilo. Não! A única coisa que o pecador no seu estado de prisioneiro pode fazer é: “confessarei o meu pecado”, farei uma delação premiadíssima.

Cristo perdoará este pecador e dará a ele a vida eterna.

Espero que este seja você! Para que a partir deste momento tenha certeza da vida eterna e do perdão de seus pecados. Creia em Jesus como seu Salvador!

Podemos dar graças? Nosso Deus, nosso Pai, nós agradecemos Este Salvador tão perfeito; tão precioso que morreu numa cruz para nos salvar, e agradecemos pela oferta graciosa que vem de Ti através do Evangelho da Graça; através da tua Palavra para dar perdão completo ao que se confessa pecador e crê em Jesus como Salvador. Agradecemos pelo seu Filho que morreu naquela cruz para levar os nossos pecados e pedimos que se alguém aqui ainda não tem essa certeza absoluta; esta paz de todos seus pecados terem sido lavados, e a consciência tranquila, que o Senhor possa tocar essa alma; esse coração, para que receba Cristo como Salvador, creia neste perdão divino, e se reconheça pecador, aceitando a salvação completa que há em Cristo Jesus. Nós pedimos isto em nome de Nosso Senhor e Salvador, Jesus!

Amém!