Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Dos quais o mundo nao era digno - Mario Persona

Dos quais o mundo não era digno - Mario Persona - mp3
http://files.3minutos.net/evangelho/Dos-quais-o-mundo-nao-era-digno-MPersona.mp3



https://youtu.be/15HWYnqRrpI

Dos quais o mundo não era digno
Mario Persona

Todos os dias recebo e-mail de pessoas com dúvidas, e que enchem minha caixa postal. Recebo também pelo Facebook, Twiter, e agora pelo WhatsApp, que aliás é complicado de responder com dedos grandes e teclado pequeno. Mas percebo que a grande maioria das perguntas que tenho que responder não são especificamente sobre a Bíblia, mas geralmente, dúvidas sobre ensinos errôneos que a pessoa recebeu em alguma religião. Por exemplo, em certa religião, disseram a ela que os que morrem estão dormindo, então, tenho que corrigir e explicar à pessoa que este dormir significa dizer, que é o corpo que dorme, mas que a pessoa está muito acordada na presença de Cristo. Uma das dúvidas que prevalece muito na cristandade hoje é da fé. O que é fé e para que serve? Até onde podemos ter fé? Lembro-me de um casal que o pai dela, foi acometido de câncer e toda a sua família que frequentava uma igreja pentecostal, fez campanhas para curá-lo, o que acabou não acontecendo, e ele morreu. Então, a viúva foi conversar com a “pastora” dessa igreja a fim de saber por que ele tinha morrido, afinal foram tantas orações, tantos profetizaram que haveria cura. A pastora respondeu que ele não tinha fé para ser curado. Esse é um dos enganos que encontramos hoje, em grande quantidade, dentro da cristandade professa: que fé é algo que dá um poder superior para vencer todos os obstáculos, todas as doenças, todas as dificuldades, etc.

No mês passado houve no Egito, um ataque a um ônibus com cristãos coptas que estavam viajando em direção ao mosteiro. Neste ataque, os terroristas mandaram as pessoas sair do ônibus e começaram a matá-las, mas antes eles faziam uma pergunta: Se a pessoa gostaria de negar sua fé em Jesus. Houve uma testemunha que disse: “quanto mais nós orávamos para Cristo, mais irados eles ficavam, e começavam a atirar com maior violência. Dissemos a eles que éramos cristãos e iríamos morrer como tais”. Vinte e oito pessoas morreram. Entre eles havia uma mulher que levou três tiros e ainda continuava viva, e sobreviveu, ela implorava para que eles parassem de atirar e o terrorista falou que se ela não ficasse quieta atiraria no coração. Ela viu o marido, o filho de trinta anos, e uma neta de dezoito meses morrerem, enquanto a mãe deste bebê o abraçava, tentando protegê- lo dos tiros, mas não conseguiu, e o bebê acabou também levando um tiro fatal. Depois disso essa mulher declarou a imprensa: “nós os perdoamos, e rogo a Deus para que possa tocar nos seus corações e mudá-los para que enxerguem o caminho direito”.

Por que essas pessoas resistiram em negar a sua fé em Jesus? O que fez com que elas mantivessem essa posição numa hora tão extrema? E ainda, mesmo tendo toda esta fé - uma fé que acredito que nenhum de nós aqui, chegou a ser provado a ter, com uma arma apontada para a cabeça - o que fez com que elas ainda assim, fossem mortas? Não funcionou a sua fé? Teria sido uma fé insuficiente para desviar a bala e salvá-las? É aí que entra o engano do que é fé. Hoje não sabemos muito o que significa ser perseguidos por sermos cristãos, pelo menos para nós que vivemos no ocidente. Mas há países que se você declarar ser cristão, poderá ser morto. Os irmãos que congregam no Cairo, ao nome do Senhor, costumam marcar reuniões em casas, e vão chegando aos poucos, evitando chegarem todos juntos para não despertar a atenção dos radicais islâmicos. Tempos atrás eles congregavam no porão de uma igreja católica, em uma sala alugada, porque no Egito é proibido fazer reuniões cristãs, a não ser dentro de templos feitos antes da lei proibitiva, como templos católicos, protestantes, ou seja, templos cristãos já existentes. Mas ainda assim, as igrejas cristãs são protegidas por guardas armados, pois sempre ocorrem atentados a bomba que visam matá-los. Há dois meses, duas igrejas no Egito foram atacadas com bombas, e cerca de quarenta e nove pessoas foram mortas.

Então, não sabemos muito bem o que é sofrer por amor ou pela fé em Cristo, mas sabemos o que é sofrer por alguma dificuldade, enfermidade, ou outra coisa qualquer. Hoje o que vamos falar é justamente sobre uma passagem em Hebreus 11, que é um capítulo inteiro que fala sobre fé. Se pudéssemos dar um nome a este capítulo, o chamaríamos de capítulo da fé, porque ele mostra o que ela é: “a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não vêem”. Não veremos o capítulo inteiro que fala dos patriarcas, da fé dos do Antigo Testamento, mas apenas do versículo 36 até o 40. Ali descreve os que haviam sido perseguidos por causa de sua fé: “E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados”.

Se alguém nunca viu o que é uma pessoa ser serrada ao meio, posso dar um exemplo: na época do Brasil colonial, os primeiros portugueses que colonizaram a Amazônia, saiam de barco pela região a fim de tomar as terras dos índios. Eles pegavam as mulheres, penduravam-nas de cabeça para baixo e com as pernas abertas, em árvores, e com aquela serra de árvore para duas pessoas, serravam as índias ao meio, e as deixavam penduradas como exemplo para os índios não tentar atacá-los.

E continuando a leitura: “(dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Hebreus 11:36-40

Aqui está falando dos homens e mulheres de fé da antiguidade, que passaram um tremendo apuro por causa de sua fé, que não eram nada populares neste mundo, que não ganhavam tapinhas nas costas, pelo contrário, eram perseguidos, maltratados, perdiam todas as oportunidades possíveis, ficavam à mingua, às vezes sem alimento, sem roupa, se vestiam de peles, não tinham casa, moravam em cavernas, tudo por causa de sua fé. Não sabemos muito bem o que é a fé que causa a perseguição vivendo no ocidente, mas Deus nunca garantiu que uma pessoa de fé teria uma vida fácil neste mundo. Logo, se você deseja a fé cristã, crer em Cristo para melhorar sua vida, eu já vou avisando que você está entrando em uma errada! Você não vai melhorar de vida, mas provavelmente, piorar, a contar pelos exemplos de pessoas de fé que temos aqui. Você vai perder amigos, talvez perca o emprego, oportunidades. Sou palestrante empresarial e me lembro de uma vez na qual fui dar uma palestra em uma empresa em São Paulo, na Avenida Paulista. Eram duas palestras, uma de manhã, outra à tarde, para os funcionários. Logo quando cheguei, fui preparando as coisas para começar, veio a pessoa que era meu contato na empresa e disse: Mário, você quase não veio! E eu perguntei o por quê, no que ele respondeu que o gerente pesquisou na internet e descobriu que eu prego o evangelho, e mandou cancelar a contratação. Mas como eles estavam em cima da hora, não conseguiram outra pessoa, só por isso eu estava ali! - Também teve um outro caso em que a secretária avisou que não me contratou porque a sua chefe achou que eu era um padre, um pastor, enfim, alguém que pregasse sobre Cristo, e que eu iria falar na minha palestra, coisa que aliás, não faço, pois estou ali para falar dos assuntos pelo quais me contrataram. Não vou roubar o tempo do cliente para falar outra coisa! Mas, esses são apenas dois exemplos que me aconteceram e que eu tive conhecimento, sem mencionar os outros que eu nem mesmo soube! Perdi, é verdade, oportunidades, mas obviamente Deus dá outras, Ele abre outras portas para aquelas que se fecham. Mas por aí já dá para notar que a vida do cristão é sim, propensa a perseguições, a ser mal visto neste mundo, porque o mundo não gosta de cristão, ele é um problema, uma pedrinha no sapato do mundo. O próprio Senhor Jesus deixou muito claro isso aos seus discípulos, quando disse: “Se perseguiram a mim, prosseguirão a vós”. Ele, o criador do mundo, foi expulso quando veio aqui em forma humana! O que podemos esperar deste mundo? Que vai aceitar o cristão? De jeito nenhum!

Quando ligamos a TV, vemos os pregadores falando que se você se tornar cristão, será curado de todas as enfermidades, que você nunca vai ficar doente, nunca vai lhe faltar dinheiro e prosperidade, que terá um bom emprego, sorte no amor, não terá problemas conjugais, que sua vida será, enfim, uma maravilha, se você for a sua igreja e aceitar Jesus. É mentira! Estão pregando um falso evangelho! Porque não existe este evangelho na Bíblia de forma alguma! Tome a vida dos apóstolos como exemplo. Dos doze, só um morreu de velhice, João, mas ainda assim, preso na ilha de Patmos. Todos os outros foram mortos de forma violenta, sendo crucificados de cabeça para baixo, ou transpassados com lanças, com espadas, decapitados, queimados. Se para os apóstolos não funcionou essa fórmula de que quando você aceita Jesus vai dar tudo certo na sua vida, por que iria funcionar para você, assim como pregam na TV ou no rádio?

Deus não promete uma vida fácil para quem tem fé! Isso é importante frisar bem, porque se você está pensando em ir a Cristo para melhorar de vida, procure outro lugar, outra mensagem, outro Evangelho, porque o Evangelho da Bíblia nos fala de como ser salvo dos nossos pecados, salvos do juízo que paira sobre cada pecador na face da terra. Se essa conversa desses pregadores da TV fosse verdade, nós não envelheceríamos a partir do momento que cremos em Jesus. Olha que maravilha! Você tem vinte anos de idade, se converte a Cristo, e pára o envelhecimento! Quem já está velho sabe disso: a vista, a audição, a memória, a força, tudo começa a falhar, você não consegue mais carregar peso, sobe uma escada e já fica ofegante. Não seria melhor então ter parado de envelhecer no momento da conversão? Ora, fé não tem a ver com uma vida boa no mundo. O meu pai era convertido a Cristo e ficou três anos e meio desabilitado depois de um derrame que afetou seu cérebro. Metade de seu corpo ficou paralisado, e ainda assim, sentado numa cadeira de rodas, ele ficava folheando a Bíblia. Quando eu perguntava o que ele estava fazendo, ele dizia: Estou lendo a Bíblia! Na verdade, ele já se encontrava meio cego, já não enxergava direito, mas tinha prazer de ficar segurando a Bíblia. Ele morreu na fé em Cristo.

O que aconteceu de errado com sua fé? Nada! Pois a fé não é para tirar a pessoa da situação onde se encontra. Minha mãe, seis meses depois que foi diagnosticada com câncer, morreu, e antes de sua morte, tranquila, apontava para o céu através da janela e dizia: “filho, o Senhor Jesus vem me buscar por ali, olha!” Na véspera, dois dias antes de sua morte, ela calmamente pediu a minha irmã para escolher o vestido com o qual seria sepultada, aceitando com tranquilidade que iria partir para estar com o Senhor. Tanto é que no dia em que ela já estava em coma, pelo efeito dos remédios, apareceu lá em casa um grupo de crentes de uma congregação dizendo ter sido convidado pela empregada da minha mãe, para ir lá orar por sua cura. Minha mãe já havia nos avisado que ela queria ficar bem tranquila, e nós tínhamos combinado também de não fazermos cena. Todos nós, eu e minhas irmãs, a vimos morrer, não fizemos cenas de choro ou gritaria. Às vezes, a pessoa nos escuta gritando, chorando e isso pode retê-la. Isso não vai curá-la. Nós, simplesmente esperamos que o Senhor a levasse. Vimos os seus últimos minutos de vida aqui na terra. E estes que foram lá, professando ser cristãos e queriam entrar no quarto para orar pela sua cura, ouviram de mim um não. - Ela vai partir para Cristo agora, não vá segurá-la. E pra que ser curado em um estado lastimável, o qual estava seu corpo? - “Mas isto é falta de fé, precisa crer, sempre há uma esperança no Senhor!” Não deixei entrar porque sabia que se entrassem para fazer oração, seria aquela gritaria. Eles eram pentecostais e ficariam com toda aquela murmuração, que não iria trazer proveito algum para minha mãe. Ela estava tranquila, estava em paz com Cristo. Tem coisa melhor do que isso? Sabendo que partiu daqui em paz, com todos seus pecados perdoados, que daqui a pouquinho você verá a face de Jesus! E alguém quer atrapalhar isso pra quê, a troco de que? Para viver quanto tempo mais? Sofrer e morrer faz parte sim, da vida do cristão também. Se o Senhor não voltar antes, enquanto estivermos vivos, nós vamos morrer, mesmo que tenhamos crido em Cristo. Como aquela pastora disse que aquele homem morreu por não ter tido fé? Quer dizer que se tivesse fé, não teria morrido? Estariam hoje os cristãos do primeiro século caminhando na rua? Porque tiveram fé permaneceram dois mil anos vivos?

Assim nota-se que muitas coisas que se escuta por aí sobre fé, é bobagem, pura mentira e engano. Claro que muitos dos que pregam tais coisas, tem o objetivo de tirar dinheiro das pessoas. Há um versículo muito mal utilizado nestas pregações de fé, e está em Filipenses 4: 13 que diz: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. - Ah, então espera aí! Eu posso todas as coisas? Puxa, então quero um carro novo, quero arrumar um novo emprego, quero construir uma mansão, quero isso, quero aquilo. Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece!” - Mas, espere um pouco! Quando e em que contexto Paulo falou isso? O contexto está no versículo que vem antes. Não é um abracadabra que vai resolver todos os problemas, não é uma palavra mágica! “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”, ou ordeno que Deus me dê tal coisa.” Quanta bobagem! Os versículos que vem antes dizem assim: “Já aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sei também ter abundância, em toda maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Ou seja, eu posso suportar todas as coisas, as piores coisas em Cristo, que me fortalece. Não tem nada a ver com palavra mágica que vai me dar todas as coisas e me fazer poderoso! “Eu tenho a força, ou Shazam” ou qualquer coisa do tipo. Posso suportar todas as coisas, em Cristo que me fortalece, como aquelas pessoas lá na estrada no Egito, que suportaram todos aqueles tiros, aquela provação de tentá-los negar a fé em Cristo. Quem deu forças para eles naquela hora? Cristo! Por que? Porque eles estavam fraquinhos, desarmados, sem poder fazer nada! Paulo escreveu: “Quando estou fraco, aí que estou forte. A fé se aperfeiçoa na fraqueza. O poder do cristão está justamente em sua fraqueza. Por isto estes de Hebreus 11, os quais lemos, são os únicos no mundo que podem passar por tudo isso, felizes. Lembre-se de Paulo e Silas quando estiveram com os pés cativos numa prisão à noite, provavelmente, aguardando para ser mortos. O que eles faziam? Oravam e cantavam! - Mas esperem, vocês estão com os pés presos, e depois de tomarem um monte de chibatadas, ficam orando e cantando? - O que é isso? Isso é a fé que faz com que a pessoa possa todas as coisas em Cristo que a fortalece, mesmo nas piores tentações, nas piores provações que a pessoa possa passar.

Talvez alguém fale: Mas o meu caso é diferente porque realmente eu tenho passado problemas de saúde, de pessoas em minha família, estou sofrendo muito! Então pergunto o seguinte: já foi açoitado por causa de sua fé em Jesus? Você já foi algemado, apedrejado, serrado ao meio, preso, morto à espada? Você está desempregado, não tem nada, mas já chegou ao ponto de precisar se vestir com peles de animais e morar em caverna? Será que você chegou a esse ponto? Essas pessoas de Hebreus 11 chegaram! Foi a fé que as levou ali. Onde estava o segredo que dava força para essas pessoas suportarem tudo isso? Em Hebreus 11:39, lemos: “E todos estes tendo tido testemunho pela fé não alcançaram a promessa”. A promessa que ele está falando é a da ressurreição e da certeza da mesma, porém, eles ainda não tinham isso, mas, vou explicar melhor depois. “Tendo tido o testemunho pela fé”: Encontrei uma versão desta passagem em português na Reina-Valera de 1909 em espanhol, que explica melhor o que quer dizer: “e todos estes aprovados por testemunho da fé, não receberam a promessa”.

Este versículo significa que Deus aprovou estas pessoas por causa da sua fé, porque creram. Isto nos lembra da passagem de Romanos 4: 3 que diz assim: “Creu Abraão em Deus e isso lhe foi imputado como justiça”, ou seja, a sua fé foi colocada em conta como justiça. “Ora aquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão ou recompensa segundo a graça, mas segundo a dívida, mas aquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Assim também Davi declara: “Bem aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas e cujos pecados são cobertos, bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa pecado”. O que quer dizer que Deus justifica o ímpio e aprova o desaprovado? Para estes homens e mulheres de fé de Hebreus 11 terem sido aprovados por Deus por causa da sua fé, é porque antes disto eram reprovados por Deus, pois eles eram ímpios, pecadores, sujeitos ao juízo eterno, como fala aqui: Que Deus justifica não o bom, Deus justifica o ímpio.

Se você não se considera um ímpio, um pecador, não há salvação para você, não há perdão de pecados para você, porque o perdão de pecados é oferecido a pecadores. O Senhor Jesus diante dos fariseus que se achavam justos, falou: Os sãos não precisam de médico. Porque ele lhes disse isto? Ele falou de uma maneira irônica, porque aqueles homens se achavam sãos, perfeitos, religiosos, santos, puros, por causa das obras que praticavam, por causa dos filactérios de suas roupas, de suas orações longas feitas na praça, por causa do jejum, enfim, eles se achavam justos. E Jesus falou: Não precisam de médicos os sãos, mas os enfermos.

Talvez você pense que esta passagem de Hebreus esteja falando de pessoas de fé do Antigo Testamento e não de cristãos como somos e cremos hoje, mas é exatamente isso. Em Hebreus 11:40 deixa claro, como diz: “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Estes homens e mulheres de fé do Antigo Testamento, estão hoje na presença de Cristo em espírito, mas se não existisse a obra completa que incluiria a salvação também dos gentios, a criação da igreja e a ressurreição no final de todos os salvos, eles não poderiam desfrutar da ressurreição também. Deus ainda iria prover uma salvação, ou seja, eles não sabiam que Deus já tinha esta salvação, porque o sacrifício de Cristo não tinha sido consumado. Porém, ainda assim, eles creram em Deus, deram um salto de fé, agarraram-se na única pessoa na qual podiam confiar e Deus aprovou a fé deles, do mesmo modo como aprovou a fé de Abraão. Aqueles que conhecem a passagem da Bíblia quando Deus mandou Abraão sacrificar o seu próprio filho, o vemos subir com Isaque no monte que Deus havia indicado, pegou a lenha, o cutelo - que era o punhal para matar o sacrifício, - pegou fogo e na subida Isaque falou: “Meu pai, eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E Abraão respondeu: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E ele subiu o monte, sabendo que Deus iria prover um cordeiro para o holocausto. Mas como? Se ele chegando lá ainda teve que amarrar o rapaz sobre uma pilha de lenha e levantar sua mão com o punhal, prestes a matar seu filho, como Deus iria prover? Ora, porque ele sabia - e nós sabemos disso pelo livro de Hebreus - que Deus poderia ressuscitar o seu filho ainda que ele o sacrificasse, o que ele não ia fazer, porque Deus não iria permitir, assim como aconteceu. Mas ele sabia por fé, que Deus iria ressuscitar seu filho, porque Deus havia prometido que de Isaque surgiria uma miríade de nações. Muitos povos viriam de Isaque, e Deus não voltaria atrás. Então Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça.

Enquanto a religião diz para você fazer alguma coisa para Deus se agradar de você, a fé cristã diz que Cristo já fez tudo o que tinha que ser feito! Agora basta você crer e aceitar, mas para isso você precisa antes, se reconhecer como alguém que não tem em si mesmo a solução, uma vez que, até mesmo a fé, é um dom de Deus. “Pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus , não vem das obras para que ninguém se glorie”, escreve Paulo em Efésios 2.

Você coloca a sua fé em alguém fora de você, somente quando percebe que em você não existe mais nenhum recurso. Você chegou ao fundo do poço, no resto da bateria do seu celular, chegou onde não tem mais de onde tirar recursos para ser salvo. Você olha para Cristo assim como o ladrão na cruz olhou, como aquela mulher prestes a ser apedrejada olhou, como muitos na Bíblia o fizeram. Olharam para Cristo após se esgotaram todos os recursos. “Senhor, não tem quem me leve até o tanque para eu ser curado! Fala o paralítico para Jesus. O cego disse: “Senhor, eu quero ver”! Quando esgotam-se todos os recursos, a pessoa apela para Jesus, e aí sim, vem a salvação.

Esta semana recebi uma pergunta: Deus vai julgar os salvos no final? Pensei: puxa, Deus julgar o salvo? Ora, se está salvo é porque não vai ser julgado! Mas eu entendi a pergunta dele porque na realidade a maioria das religiões acredita que haverá um juízo final quando todas as pessoas, salvas e perdidas, serão julgadas. Isso é um erro muito grave, mas um dos erros que preciso corrigir para muitas pessoas, porque no juízo final só entrarão os perdidos. Por que? Porque lemos em Apocalipse que ali não terá nenhum salvo, ninguém que tenha tido seu nome escrito no livro da vida, e se você conferir, verá que todos eles estavam perdidos e vão receber a sentença. O juízo final é para lavrar a sentença, os salvos terão recebido a salvação antes do juízo final. O problema do pecado já fora resolvido antes. Há uma outra coisa muito importante: outro dia estava vendo uma notícia sobre a lista dos réus da Lava Jato, e lá apareceu o nome de um ou dois descritos como “falecido”. Significa que eles não são mais réus. Mas como, se eles praticaram o crime? Sim, as provas mostravam que eles eram realmente culpados, mas morreram, e a justiça do homem não julga mortos. Quando houve o julgamento de Nuremberg, porque não encontramos os maiores líderes nazistas sendo julgados por crime de guerra, inclusive Hitler que era o chefe, o mandante de tudo aquilo? Ora, porque Hitler tinha morrido, simples assim! E depois que morre não entra em julgamento. Assim acontece com uma pessoa que crê em Jesus. Um cristão, aquele que crê em Jesus, é visto por Deus como morto, o seu velho homem está morto, sua velha natureza herdada de Adão, morreu na cruz! No momento em que você crê em Jesus como seu Salvador, seu sacrifício fica valendo para você, a tal ponto que você fica sendo visto por Deus como tendo sido pregado na cruz com Cristo! Você e todos seus pecados lá na cruz foram julgados, e o juízo caiu sobre Jesus como se caísse sobre você.

Então, como você será julgado se está morto aos olhos de Deus? Morto aos olhos de Deus, porém vivo em Cristo ressuscitado, em uma nova criação que não tem nada a ver com a velha criação! Por isso Paulo repreendeu os cristãos em Gálatas com serenidade, eles estavam crendo em outro evangelho que não é o Evangelho da graça de Deus, mas de obras. Alguns judaizantes haviam começado a buzinar em seus ouvidos que os mesmos teriam que seguir a lei, fazer isso, fazer aquilo, e Paulo fala: “Espanta-me, pois você está escutando outro evangelho amaldiçoado, anátema”, sabe por que? Não era o evangelho da Graça de Deus! Paulo os repreendeu duramente.

Quando você crê em Jesus, você não pode mais ser julgado, é simples assim! O juízo de Deus não paira mais sobre você, de maneira alguma! Em Gálatas 2:20, Paulo escreve: já estou crucificado com Cristo. Você se enxerga lá naquela cruz com Cristo? Você pode dizer de si mesmo, já estou crucificado com Cristo? Se não pode dizer isso, você não tem a questão de seu pecado resolvida! Paulo podia dizer, eu e qualquer cristão, podemos dizer: já estou crucificado com Cristo, qualquer pessoa que creu em Jesus pode dizer isso de boca cheia. E mais, Paulo escreveu: “E vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. Este é um privilégio que toda pessoa que crê em Jesus tem. E Paulo continua: “Mas longe esteja de eu gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. Gálatas 6:14. O que ele quis dizer, é que, se ele fizesse alguma obra de justiça, alguma coisa boa para ser merecedor da salvação, ele poderia se gloriar. Como diz em Romanos: Se Abraão tivesse alguma coisa, ele poderia se gloriar se não fosse pela fé, mas se for pela fé iria se gloriar de que? Se a própria fé vem de Deus, pela graça!

Quando eu creio em Jesus, eu sou colocado olhando para o mundo, e o mundo está morto para mim, e o mundo olhando pra mim, eu estou morto para ele também. Agora dá para entender melhor porque você vai perder amigos, quando se converter a Cristo? Porque você vai ser a pedrinha no sapato, aquele chato que chega à festa, e na rodinha que estão contando piadas, todos param, porque chegou o chato do cristão, e as pessoas se sentem mal de ter alguém ali no meio que não é da turma. “Porque o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.

Se você crê em Jesus, Deus não pode mais julgá-lo, porque Cristo foi julgado no seu lugar. Crer em Cristo também significa crer na morte substitutiva. Efésios 2:5 vai mais além, porque nós não somos apenas visto agora como mortos crucificados com Cristo, o nosso velho homem, a nossa carne, mas também somos vistos por Deus em uma nova posição a qual fala em Efésios: “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.

Note que ele está com verbo no passado. Isto quer dizer que uma pessoa que crê em Cristo pode olhar para si mesma como tendo caminhado no Calvário, ficado na cruz com Cristo recebendo sobre si o juízo de Deus, em Cristo, porque ele recebeu o juízo em nosso lugar. Você pode se incluir como crucificado com ele, e ao mesmo tempo pode também se incluir sentado agora com Cristo, ressuscitado nos céus. Paulo está dizendo: nos ressuscitou juntamente com Ele, com Cristo, nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Você só vai conseguir ter paz com Deus em seu coração quando entender que pela fé em Jesus você foi aprovado por Deus. Lembra-se daquele versículo que li na versão espanhola? Aprovados pela fé. Você já foi aprovado por Deus? Se sim, não há um caminho de volta.

Um dos grandes erros também que volta e meia tenho que responder, corrigir, é sobre pessoas que pensam que poderão perder a salvação. Como perdê-la se você não a conquistou e nunca trabalhou para consegui-la? Foi dada por graça e quando Deus lhe salvou pela fé em Jesus, fez de você um membro do corpo de Cristo. Ele deixaria alguém arrancar um membro do seu corpo? Nunca! A salvação é eterna, permanente, e ninguém perde!

Esses que tiveram seu testemunho aprovado por Deus pela fé, porque creram em Deus, deles é dito: “Dos quais o mundo não era digno”. Quando você descobre que o mundo não é digno de um cristão viver, descobre que você está aqui como estrangeiro, pois o mundo não é digno de você. Agora você é alguém de quem o céu é digno. Também não vai considerar o mundo digno, você vai passar aqui como estrangeiro, não vai ganhar tapinhas nas costas, e não vai se importar com isso também, não estará preocupado com o julgamento que o mundo fará de você, porque a partir do momento em que você crer em Jesus, receberá o Espírito Santo pela fé em Cristo, que irá habitar em você. A Bíblia fala em 1 Coríntio 2, que o homem natural não entende as coisas de Deus, porque elas se discernem espiritualmente, mas aquele que é espiritual discerne todas as coisas, mas de ninguém ele pode ser discernido, ou seja, quando você crê em Cristo, entende a maneira que as pessoas vivem, mas elas não entendem a maneira que você vive, a maneira que você fala e crê. Antes de crer em Cristo você podia até ser digno aos olhos do mundo, porém, era indigno aos olhos de Deus. Depois de crer, você passa a ser digno aos olhos de Deus e indigno aos olhos do mundo, e o mundo não é mais digno de você estar nele, por isso a qualquer momento, você pode ser tirado daqui por Cristo, como num ato de misericórdia. Enquanto nós estamos aqui, depois que cremos em Cristo, passamos a ser testemunhas dEle. Mas agora, antes que você ache que a obra de Deus tinha por objetivo apenas salvar o homem, saiba que o propósito de Deus é muito mais amplo.

Em 2 Tessalonicenses 1:10, diz: “Quando Cristo vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. O propósito maior de Deus não era apenas salvar o homem, apesar de isso ser uma das coisas que estavam em seu propósito, mas o propósito de Deus é exaltar Cristo. Aqueles mártires assassinados na estrada do Egito glorificaram a Deus, a Cristo. Eles vão brilhar na hora em que Cristo voltar com os seus, brilharão como estrelas que exaltaram a Cristo.

Quando ele fala: Quando vier para ser glorificado nos seus santos para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem. Não só estes mártires, mas cada um aqui, que crê em Cristo, estará nesse grupo dos que vão tornar Cristo admirável diante de todos, dos céus e da terra, como diz em Colossenses 1: 17, “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Você é salvo por Cristo, para Cristo ser exaltado! Muitos cristãos perdem isto de vista.

Muitos me perguntam, se fizermos isto ou aquilo, perdemos a salvação? Esta pergunta nem deveria ser feita, pois ninguém perde a salvação depois de tê-la! Deus não a tirará, Ele não volta atrás! Nos dons da vocação de Deus não há arrependimentos, e se Ele o deu, não tira, porque agora você foi feito membro do corpo de Cristo e da família de Deus. Poderá chamar Deus de Pai e ter o privilegio que ninguém mais tem. Você é um filho de Deus, e filho não muda sua condição, por mais desobediente que seja! Então a pergunta não é o que posso fazer ou não para garantir minha salvação, mas: o que eu posso fazer para a glória de Deus? Por que a aprovação da qual você precisava aos olhos de Deus já lhe foi dada pela fé em Cristo Jesus. Ao crer nele você foi totalmente perdoado e justificado até dos piores e mais horrendos pecados. A lenda católica inventou até um nome para o ladrão na cruz que se converteu e o chama de o bom ladrão. Acho que há um outro nome, não me recordo ao certo, mas penso ser Dimas, o bom ladrão. Ora, nenhum bom é salvo! Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. Você é um pecador? Então você está agora, pronto para ser salvo! Pois já possui todas as características ruins para sê-lo. O que basta a você fazer é exercer a sua fé, colocando-a no Cordeiro que Deus que já sacrificou, e receber assim a aprovação para que você possa se regozijar agora com todos os outros filhos de Deus e glorificá-lo com a sua vida.