Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Epidemia - Mario Persona



https://youtu.be/e2dah_LGOIg

Epidemia 
Mario Persona

Este hino fala que o evangelho vem nos avisar de um perigo grande e grave:
“A nova do evangelho, ora vem nos avisar, do perigo grande e grave para quem o desprezar; salvai-vos desde já, não vos demoreis a ir, não vireis para trás os olhos, o perigo jaz ali”. Eu estava pensando no assunto que hoje domina toda a mídia e as redes sociais, que é a crise que começou na China. Uma epidemia que já está começando a se tornar em uma pandemia, porque começa a vazar por outros países também. E qual seriam as consequências disso? Nós sabemos que na história do mundo sempre teve grandes epidemias e pandemias; doenças que ceifaram a vida de milhões. Existiu há alguns séculos a peste negra, que era transmitida pelo rato e que exterminou grande parte da população mundial. Acredita-se que de setenta e cinco a duzentos milhões de pessoas tenham morrido. Depois veio a gripe espanhola, a influenza, no fim da primeira guerra mundial em 1918 e que se espalhou pelo mundo. Os soldados que voltavam aos seus países levavam a gripe, por isso ela foi a grande pandemia transportada por meios modernos de comunicação e transporte.

Depois teve ainda a gripe suína, a H1N1, que vivemos de 2010 para cá. A estimativa é de que setecentos mil a um milhão e quatrocentas pessoas tenham morrido em todo o mundo. A mesma passou aqui por Limeira também e muitas pessoas pegaram. A maioria sobreviveu, mas houve falecimentos. Na lista ainda há a cólera, uma doença terrível que ataca mais na África e parece não gostar muito de clima frios. É porém, pouco transmissível quando comparada a outras, como a gripe H1N1, a SARS, a AIDS. Ainda existe uma epidemia de AIDS no mundo inteiro; pessoas morrem de AIDS! Acontece que a mídia não anuncia isso, porque não é muito popular dizer que pessoas morrem de AIDS hoje em dia, uma vez que existem tratamentos, mas não são todos os que conseguem o tratamento ou a cura.

Há também a tifo que vai e volta ou a varíola, que foi erradicada. Mas tem o sarampo, que muita gente agora está pegando porque acredita nas fake news contra vacinas e deixa de vacinar seus filhos, que acabam pegando também a doença. Ou a tuberculose que está em todo o lugar e que muita gente pensa que não é contagiosa, mas para esta há cura e medicamentos. Há a febre amarela, e a vacina que é obrigatória para quem viaja para regiões onde há a maior incidência da doença. Existe ainda a zica ou a dengue que também pegou muita gente.

Então, podemos notar que o mundo sempre esteve cheio de doenças e vírus malignos querendo matar as pessoas. O interessante é que em Gênesis 1, quando Deus criou as coisas, no fim de cada etapa da criação, é dito: “E viu Deus que era bom” e que depois de ter criado o homem, é dito: “E viu Deus que era muito bom”. Logo, vírus e bactérias foram criados por Deus. Nada existe que não tenha saído do Seu planejamento e criação. Talvez o mais perigoso seja justamente o ser humano, não é? E mesmo sobre este, Deus falou, muito bom. Nenhum vírus de sã consciência extermina milhões de pessoas como o ser humano é capaz de exterminar em guerras, com armas químicas, biológicas e de todo tipo.

Mas, o que existiria de bom em um vírus ou em uma bactéria para a Bíblia falar que era bom? Fui pesquisar. E há sim, muita coisa boa nas bactérias e nos vírus. Existe uma coisa chamada bioma, e todos nós o temos. Se você planta um canteiro de tomate poderá pensar que está somente plantando isso. Mas, estará produzindo um monte de coisas ali: larvas, minhocas, pulgões e todo tipo e sorte de bactérias; todo um bioma que permite crescer o tomate. Há os do bem e os do mal, mas sem eles o tomate não cresceria e a sua produção não daria nada. Muitas pessoas detestam os insetos, não é? Mas hoje sabemos o que está acontecendo por causa do extermínio indiscriminado dos mesmos; porque quando se pulveriza uma lavoura para matar uma determinada praga, mata-se um monte de coisa que não tem nada a ver com a praga: abelhas, por exemplo, estão desaparecendo e sabemos que elas são importantíssimas para a polinização, para que as culturas possam ser polinizadas e se reproduzirem.

Agora, uma coisa interessante nessas pesquisas que andei fazendo, é que nesta sala não tem só pessoas. O seu corpo pertence a você apenas em parte: 43% das células do seu corpo são humanas, e as outras não; são o seu bioma e fazem parte do monte de bichinhos que moram em seu corpo. Um homem de 70 kg tem setenta trilhões de células! Porém, no seu intestino há cem trilhões de bactérias. Conseguem imaginar o que tem de bactérias no intestino? Sabemos que às vezes, temos até que tomar bactérias para regularizar as funções intestinais e digestivas; compramos e as tomamos para balancear o corpo, porque o mesmo não funciona sem microrganismo. Essa interação, essa simbiose existente entre as nossas células e os trilhões de células de microrganismos e micróbios é o que nos permite viver, caso contrário, o corpo morreria.

Por exemplo, pesquisas apontam que no passado 70 a 90% das crianças americanas tinham em seu organismo uma bactéria chamada Helicobacter pylori; que causa úlcera, gastrite e câncer de estômago. Hoje, só 10% as tem. Uau, que maravilha! Eliminaram a bactéria que causa essas doenças. Só que agora já foi descoberto que as crianças hoje tem um índice muito maior de asma, rinite alérgica, problemas de esôfago e eczema. O que aconteceu? Ora, o excesso de esterilização fez essas crianças ficarem totalmente sujeitas a novas doenças. Inclusive, a obesidade hoje já está sendo associada com excesso de limpeza. Quando os Estados Unidos foram para a guerra do Vietnã, eles tiveram um grande problema de doenças, porque os soldados americanos, criados naquele ambiente limpo e higiênico dos Estados Unidos, não eram páreo para os vietcongues, que eram criados na lama e sujeira, no meio dos porcos e na selva. Então eles morriam de doenças quando chegavam lá, pegando tudo o que era pragas; pois o corpo do americano não era resistente àquele ambiente.

Olha que interessante: Quando um bebê nasce por parto normal, ao passar pelo canal vaginal ele é inoculado, e acaba sendo contaminado por bactérias que são os lactobacilos; que sem estas o bebê poderia morrer. Um bebê que nasce de cesárea, adquire as bactérias necessárias a sua sobrevivência, no contato com a mãe e outras pessoas quando o pegam no colo. E essas bactérias lhe fornecem a resistência contra doenças nos primeiros meses de vida. Então, não vivemos sem esses bichinhos. Pense nos cem trilhões de bactéria que existem nos intestinos! Se você estava se achando meio gordo, lembre-se que temos mais de seiscentos trilhões de bactérias que moram na nossa pele, boca, na cavidade nasal, nos seios da face, no aparelho urinário. Então, quando for pesar-se na balança culpe as bactérias, já que boa parte do excesso de seu peso é culpa delas que se alojaram em seu organismo.

Os antibióticos e os medicamentos que hoje são usados em excesso, podem estar causando doenças como diabetes, esclerose, obesidade, asma, doenças do coração, fígado, intestino, etc, porque matam esse bioma. Seria como você entrar na sua plantação de tomate; e antes de plantá-lo, cercar tudo com plástico e entrar com lança chamas, torrando a terra para exterminar todos os seres vivos e microorganismos. Não vai dar certo! Porque ele não pode ser plantado em um lugar extremamente higiênico.
E os vírus? Por incrível que pareça a ciência está descobrindo que eles são necessários para manter a vida na Terra. - Mas eles causam doenças e morte! Sim, mas somente quando eles saem de seu papel original, onde Deus os colocou.

O vírus não é uma bactéria, não é um ser vivo, é um veneno; pelo menos foi o que pesquisei no Google. A palavra vírus no latim significa veneno, uma substância venenosa. Não tem vida própria, mas quando entra em uma célula, aí sim, começa a agir, podendo tornar-se perigoso e causar uma doença.

Mas hoje a ciência já acredita que não haveria vida como conhecemos no planeta Terra se não fosse uma “mãozinha” dos vírus; eles fazem parte integrante de toda essa biosfera. Atualmente, fala-se muito em preservar o meio ambiente. As coisas são inter-relacionadas; se tirarmos uma, causamos um desequilíbrio. Lembro de ler um artigo certa vez de uma árvore que existe na floresta Amazônica. Os cientistas perfuram a árvore, retiram a seiva e com ela fazem um experimento contra alguns tipos de câncer.  E esta árvore também existe na Mata Atlântica, no litoral paulista. Eles foram fazer experiências, mas o problema é que a seiva desta não tem os mesmos elementos que tem a da Amazônia. Descobriram que na Amazônia existe toda uma série de ataques de microrganismos contra essa árvore, que fez com que ela acabasse desenvolvendo antídotos para esses microrganismos, que permitem usar sua seiva na produção de medicamento. E não existe esse microrganismo atacando as árvores da Mata Atlântica. Então as coisas são muito bem equilibradas. Deus, muito sábio, construiu tudo de uma maneira interdependente.

Mas como descobriram que os vírus são importantes? Na década de oitenta começaram as experiências na área da genética, com mapeamento de genoma, e todas aquelas coisas. A partir dos anos noventa, desenvolveram tratamentos baseados em causar mutações no gene de uma pessoa que nasce com uma doença genética. Geralmente, um retrovírus é introduzido no gene da pessoa para causar uma mutação para poder curar doenças. Isso assusta um pouco, quando lembramos por exemplo, que o vírus da AIDS é um retrovírus. Aqui um trecho de uma explicação na web: "Certos vírus são frequentemente usados como vetores porque eles podem entregar o novo gene, infectando a célula. Os vírus são modificados para não causar doença quando usados em pessoas. Alguns tipos de vírus como retrovírus, integram seu material genético e incluindo um novo gene em um cromossomo da célula humana”.

Esta é a explicação de como é feito esse processo; eu não saberia fazê-lo na cozinha de casa, claro, mas hoje já podem ser curadas enfermidades com a ajuda de vírus.
E que papel eles teriam na natureza, então? Bem, hoje já se acredita que os vírus sejam os responsáveis pelas mutações genéticas nos animais. Por exemplo: saiu um casal de cachorros da Arca de Noé. Não sabemos como era esse cachorro, mas ele era um básico, vamos chamar assim. Esses tinham vírus e provavelmente foram os causadores das mutações que hoje temos, não apenas causadas por cruzamentos ou coisa assim, porque se era um casal de cachorro básico só daria filhotes básicos, certo? Mas esses cachorros mutantes são os que você encontra, por exemplo, no Ártico vivendo no meio do gelo, e são da mesma família do cachorrinho que saiu da Arca de Noé. Ou então você encontra outro cachorro que mora no deserto do Saara e aguenta temperaturas altíssimas; e entre um e outro, terá as várias raças que também foram feitas por manipulação, nem tanto genéticas, mas apenas por cruzamento. Muitos animais de uma mesma família, mas com características totalmente diferentes, podem ter sido produzidos por mutações causadas por vírus.

Agora esse que surgiu na China, o coronavírus, acredita-se que tenha saído da cobra, do morcego ou de outro animalzinho, não lembro; que parece um tatuzinho. Na China se comem muitos animais diferentes como morcegos, cobras e um monte de coisa diferente, e nós não temos esse costume aqui no ocidente. Então acreditam que ele tenha saído de um desses animais. Agora, a pergunta é: Por que esse vírus estava confortavelmente no animal e não lhe causava doença? Por causa desse aspecto, Deus criou os vírus também para que habitassem em diferentes seres vivos com o propósito de sobrevivência da espécie. Mesmo pessoas que são contaminadas com um vírus de qualquer enfermidade que seja, nem todos ficam doentes; existem pessoas que são imunes a certas doenças; outras têm o vírus em si, são transmissoras da doença, mas não ficam doentes. Então, o que aconteceu para que esse vírus pulasse do animal para o ser humano e causasse tantos problemas? Já se conhecia o coronavírus pela ciência, porque existem vários tipos dessa família de vírus. Na década de sessenta ele já causava doenças e vindo de diferentes animais: cavalos, vacas, camelos, alpacas e também de morcegos. E causavam diferentes doenças mais, ou menos graves. Esta atual é mais perigosa e está causando essa pandemia, que é quando uma doença que antes é uma epidemia se espalha pelo mundo todo e passa a ser chamada de pandemia.

Existe um vírus que causou esse desequilíbrio dos vírus. A Bíblia o chama de pecado, que entrou na criação lá no Jardim do Éden, depois que o homem foi criado. Quando os primeiros seres humanos, Adão e Eva decidiram tornar-se independentes de Deus. A serpente que era satanás transfigurado, ofereceu a Eva uma oportunidade única de se tornar como Deus, conhecedora do bem e do mal. Negando todo o aviso que Deus havia dado, de que se eles comessem do fruto de uma determinada árvore, eles morreriam. - Não, vocês vão morrer, pelo contrário! Deus mentiu para vocês: serão como Deus! - Uau, então posso ser como Deus? Independente, autossuficiente, mandar em minha própria vida, no meu próprio nariz? Esse foi o pecado original. Deus colocou esse teste para o ser humano.

Uma pessoa me perguntou esses dias: - Por que então, Deus não criou o homem sem a possibilidade de pecar? - Bom, se agisse assim, Deus teria criado o homem sem a possibilidade de escolha; e tudo o que Deus criou foi bom, porque foi perfeito dentro do contexto de um homem para viver na terra. Ele tinha que ter a possibilidade de escolha; e outra coisa, Deus queria ter adoradores, e um adorador não pode ser um robô. Não posso programar meu computador para me adorar: Todas as vezes que eu entrar no meu escritório quero ouvir: salve Mario! Você é o cara, é maravilhoso! Pense bem, vale esse tipo de programação, adoração de fã clube? É como nos países socialistas e comunistas, nos países autoritários como a Coréia do Norte, onde todos fazem isso para os três líderes, dos quais dois já morreram. O que ainda está vivo é como se fosse um deus. Outro dia vi uma notícia de que uma mulher estava sendo condenada porque ao pegar fogo a sua casa, a mesma correu para salvar os filhos e não salvou os retratos do grande líder que estavam dentro de casa. Lá na Coréia, existe essa adoração, essa veneração que é compulsória, ou seja, obrigatória; você não tem escolha, tem que venerar os líderes!

Deus não queria isso. Ele queria o ser humano livre para adorá-lo e se sujeitar a Ele, e não queria que fosse um autômato, um robô programado. Por isso Ele fez esse teste. E havia a possibilidade do ser humano escolher fazer a sua própria vontade. Logo, como vimos, esse vírus do pecado entrou na criação e hoje todas as pessoas nascem contaminadas por ele. Alguém pode alegar o seguinte: Você quer dizer então, que nasci um pecador e por isso Deus vai me julgar? Mas eu não tenho nada a ver com o que Adão e Eva fizeram! Por que eu sou culpado agora?

Mas Deus não vai julgar você por causa do pecado de Adão e Eva. Você será julgado por causa dos seus próprios pecados! A responsabilidade de Adão e Eva era deles; mas você tem a sua e Deus não será injusto e dizer: Porque Adão pecou você será condenado! Não é isso. Porque você pecou, você será condenado. Quando, no juízo final, diante do grande trono branco, forem abertos os livros das obras de cada um, não serão lidas as obras de Adão e Eva.

Agora, todo ser humano já nasce com esse vírus do pecado, que traz uma propensão a pecar, mas ele é um ser responsável e vai ser responsabilizado pelos seus pecados. O ser humano não está imune a praticar os mais horrendos males imagináveis. Às vezes, você vê a notícia de alguém que conhecia, que por exemplo, matou a esposa ou praticou um outro terrível ato; uma mãe que mata seus filhos. - Nossa! Você pensa, - era uma pessoa tão boa, normal, estava todos os dias na sociedade, na escola, no trabalho; ninguém esperava isso dele. Não era um facínora, um bandido, um criminoso de carteirinha. O que aconteceu? O Senhor Jesus responde em Mateus 15:19: "Porque do coração procede os maus pensamentos, as mortes, o adultério, a prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."

Cada ser humano que é inoculado por algum vírus mortal que está em sua pessoa, é um transmissor da doença que outras pessoas irão pegar, pois ele tem dentro de si essa doença agora. E o pecado é a mesma coisa, porque temos o nosso coração mau que foi arruinado pelo pecado, já veio ao mundo arruinado. Tudo o que existe em nosso coração é maldade. “Do coração do homem procede os maus pensamentos”. Então, a mente desta pessoa que vos está falando, é capaz de ter maus pensamentos. - Ah bom, mas maus pensamentos todo mundo tem, não é? Não é tão estranho assim!

Eu sou um assassino em potencial, um homicida! Quem é que na hora que foi fechado no trânsito não teve vontade de matar o outro motorista? Está dentro de nós, faz parte do pacote. Somos por exemplo, todos capazes de adulterar. E falando em prostituição: - Ah, eu não! - Nunca diga nunca! Todos temos em nós essa possibilidade; o pacote veio completo, é um computador com todos os softwares. Eu comprei meu celular Samsung, e ele veio com os programas instalados, não consigo tirá-los. Sei que há uma maneira, mas não quero mexer com isso. Mas os programas estão lá, embora eu não os use. E basta um clique para que eles abram e comecem a funcionar. Assim, é com o pecado também, estão todos lá. Os ícones estão lá, se você os apertar, eles começam a rodar um programa, mesmo que você achasse que nunca seria capaz de rodá-los. Falso testemunho, blasfêmias, etc. Todo ser humano nasceu debaixo do pecado, como Paulo escreveu em Romanos 3:10-18. Este é o currículo do ser humano no seu estado natural.

“Todos estão debaixo do pecado, como está escrito, não há um justo, nem um sequer”, inclusive este que vos fala. “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos”.

Isso é a minha configuração de fábrica, e é também a configuração de fábrica de cada um que veio aqui. Você não precisou comprar nenhum acessório, nenhum instrumento a mais ou um dispositivo diferente; você veio ao mundo com todas essas possibilidades. A perda de memória também faz parte da ruína que o pecado causou no corpo humano. À medida em que vamos envelhecendo, vamos perdendo a memória.
Em Romanos 8, Paulo escreve também algo que foi a minha questão no começo, ou seja, como o vírus que estava no animalzinho, no qual não causava nenhum mal, e poderia estar até ajudando-o na adaptação a ambientes diferentes e mutações necessárias para ele sobreviver; como este vírus pulou para o homem? Como ele saiu dos trilhos em que Deus o havia colocado?

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. Romanos 8:22-23

Quando Deus fez uma obra para salvar o pecador, enviou seu próprio filho para morrer numa cruz, derramar ali o seu sangue com um duplo aspecto. Primeiro: Cristo veio como cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo, ou seja, Ele precisava fazer uma limpeza em toda a criação de Deus, precisava dar um reset na criação, porque um dia Ele vai tomar posse de todo o universo, de todas as coisas criadas, porque são dEle por direito. Mas Ele não vai tomar posse de algo contaminado pelo pecado. Ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo; esse é um aspecto da obra de Cristo na cruz. Ainda que ninguém tivesse sido salvo, a sua obra teria sido feita e teria resolvido o problema do pecado para limpar a honra de Deus, que foi manchada com o pecado do homem.

O outro aspecto é que ele veio também para salvar pecadores. Na cruz, Ele morreu por todos, derramou o seu sangue por todos. Ele morreu e pagou um custo que dava para comprar e libertar toda a humanidade dos seus pecados. Porém, a Bíblia fala que apesar Dele morrer por todos - outras passagens falam que Ele levou sobre si os pecados de muitos; e muitos não significa todos! Mas então, de quem Ele levou os pecados? Porque se você continua com os seus pecados, terá que passar pelo juízo de Deus; e se você passar pelo juízo de Deus com um pecado, você estará perdido eternamente, será lançado no lago de fogo por toda a eternidade. - Um pecado? Poxa, mas um é exagero! - É, mas foi por causa de um pecado que o mal entrou no mundo, o pecado de Adão; e a Bíblia fala que por um homem, entrou o pecado no mundo. Em Romanos 5:12, lemos:

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

Logo, somos todos pecadores e precisamos agora, desta obra de Cristo. Mas isso só se obtém pela fé, porque não temos condições de fazer o bem. Em outra passagem que li, diz que não há quem faça o bem, nenhum se quer. E se você falar com Deus, dizendo: Então Senhor, eu vou fazer o seguinte: tenho muitos pecados, vou fazer muita bondade, caridade, ajudar muitas pessoas. Vamos fazer uma barganha?

Não! Porque não há nada no homem que possa fazer o bem! Para começar, não seria um bem sem interesse. Se você fizer o bem para obtenção do perdão de seus pecados, não seria um bem desinteressado, mas interesseiro, você estaria fazendo isso, tendo em vista não a glória de Deus, mas o seu perdão e a sua salvação. Perdão é uma coisa que não se compra, mas uma coisa que só aquele que foi ofendido pode dar. Você não perdoa pagando um milhão de reais. Não se vende perdão, ele é espontâneo e dado por graça. Deus quer dar o perdão por graça para quem é bom? Não há um bom, risque isso de sua lista! É para quem crê em seu filho Jesus, para quem crê que na cruz ele levou os pecados daqueles que nele creem. Ali ele pagou no lugar do pecador, substituindo-o na morte e no juízo.

Em 1João 1:8-9, diz:
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

Isso não é confessar ao padre ou ao pastor, mas é confessar para Deus. Chegue a Deus e fale assim: Senhor, eu sou pecador e sei que mereço a condenação eterna. Me perdoe, eu creio que o seu filho morreu por mim na cruz; me limpe de todos os pecados, eu quero ser salvo; não quero mais levar uma vida caminhando para a condenação, para o inferno e destruição total nesta vida que vivo aqui. Vejo que estou sujeito a pegar uma doença, um vírus ou qualquer outra infecção e morrer. Para onde vou?

Aqueles que creem em Jesus como Salvador já tem assegurada a vida eterna.
Em João 5:24, o Senhor Jesus fala: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”; ele não fala: talvez, quem sabe, se for bom. Mas “tem” a vida eterna, porque ouviu a palavra e creu; não entrará em juízo, não será julgado, mas passou da morte para a vida. Esta é a promessa que Deus faz na sua própria palavra.

Em João 3:16, diz:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito”... Para o que faz caridade, que se esforça? Não! Para que todo aquele que crê em tal santo? Não! Mas para aquele que crê no filho de Deus, Jesus! “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

E não há salvação em nenhum outro nome, porque a nenhum outro nome foi dado abaixo dos céus para que sejamos salvos; somente o nome de Jesus, somente Nele, encontramos a salvação. A salvação não está em uma religião, mas em uma pessoa; se você crê nessa pessoa, você tem a salvação. - Mas em qual religião preciso ir? Nenhuma! Você tem que crer na pessoa de Cristo que salva, não em religião, em caridade ou esforço.

Eu peguei umas estatísticas na internet que são assustadoras. Para você que está com medo de ser alcançado pela corona vírus – medo aliás que acho natural, afinal todos nós temos medo de ficar doente. Quem se lembra da última gripe violenta que teve?  Lembro-me da minha última e eu não quero ter aquilo de novo. Acho inclusive que foi a H1N1, na época que estava aquela explosão. Muito ruim, passei muito mal; claro que não quero pegar o coronavírus, ou qualquer um desses vírus que estão aí pulando dos morcegos. Eu não posso culpar Adão pelos meus pecados, mas apenas a minha pessoa, e para isso preciso ter salvação, porque se eu for atingido por qualquer dessas enfermidades mortais, eu sei para onde vou: para a presença de Deus Pai, no céu, para a presença do Senhor que me salvou. Esta é a promessa que a Bíblia faz de capa a capa.

Mas, como disse, peguei umas estatísticas: É muito provável que você não morra de corona vírus. Morreram, acho que de dois mil e trezentas a dois mil quinhentas pessoas até agora, desse surto, principalmente na China e em alguns outros países. Porém, este ano de 2020, a previsão é que morram sessenta mil pessoas de gripe comum, essa que você pega e vira uma pneumonia. Quase dois milhões de pessoas em todo mundo, morrerão este ano de acidentes automobilísticos. Então é muito mais provável que você morra em um acidente de carro do que de corona vírus. Um milhão e cem mil vão morrer de AIDS; um milhão e quatrocentos mil pessoas vão morrer de tuberculose; essa mesma que está no cara dentro do ônibus do seu lado tossindo. Ali está o bacilo voando para todo lado, e aqueles que estão respirando, engolindo, se não tiver resistência irão pegar. Só que estas são as menores estatísticas de morte, porque a maioria das pessoas este ano irá morrer de problemas cardíacos em primeiro lugar; derrame cerebral, em segundo lugar; de infecção respiratória e câncer. A probabilidade de se morrer por um coronavírus é minúscula perto de todos os perigos que nos cercam, pois o dia em que nascemos, já começamos a morrer. E se ainda assim você passar dos cem anos, vai morrer de velho, e aí terá que se encontrar com o seu Criador.

E aí? O que fazer com vírus do pecado? A grande questão, é que a vacina para o vírus do pecado já foi produzida: e é o sangue de Cristo! Se você crer em Jesus como seu Salvador, é vacinado para vida inteira; é uma dose única, uma dose de fé que você precisa colocar na pessoa de Jesus para ter a sua inoculação completa por toda a eternidade. Esta vacina não tem data de validade. Se você agora, crer em Jesus como seu Salvador, será salvo eternamente.

E para encerrar, um versículo em Mateus 10:28:
“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.
Este é Deus. Há um que se deve temer, e não é um vírus, é Deus; mas se você creu em Jesus com seu salvador, Ele lança fora todo o temor. Você pode ter a segurança de que