Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Centuriao - Mario Persona

Centurião - Mario Persona (mp3)



O centurião Cornélio 
Mário Persona

Em 1979 eu morava em Alto Paraíso de Goiás, que ficava perto de Brasília, e naquela época não existia celular. Para os mais novos é até estranho falar que não houve celular algum dia. E em Alto Paraíso, que era uma cidade muito pequenininha, não existia nem mesmo um posto telefônico com orelhão. Não existia nada disso, a comunicação era por cartas. Uma vez, assim de repente, eu e minha esposa decidimos visitar meus pais em Limeira, no interior de São Paulo, e não tivemos como avisar porque foi uma decisão repentina. Pegamos o carro, eu tinha uma Kombi, e pegamos a estrada. Quando chegamos em Brasília, naquela época as estradas eram de terra, precisávamos de umas quatro horas mais ou menos, com tempo bom, e umas seis horas com chuva; paramos na cidade para comprar algumas coisas e continuar a viagem. Quem é de Brasília sabe, onde tem aquele Venâncio I e II, há um supermercado grande e naquela época tinha um estacionamento imenso.

Chegamos em Brasília quando estava amanhecendo, aquele grande estacionamento ainda estava vazio e eu entrei ali porque havia uns orelhões e assim eu poderia ligar para meus pais avisando-os que estávamos indo. Liguei várias vezes e ninguém atendia. Estava voltando para a kombi quando vi um corcel branco. Eram meu pai e minha mãe entrando no estacionamento do supermercado atrás do edifício Venâncio. Eles decidiram também, de última hora, nos visitar em Alto Paraíso, assim como nós tínhamos decidido visitá-los em Limeira. Eles tinham dormido em um hotel em Brasília e queriam somente comprar algumas coisas e seguir viagem. Ele estacionou ao lado da minha Kombi! Para Deus não existem coincidências, eu não creio em coincidências porque Deus move todas as coisas. Deus sabe quantos fios de cabelo tem na nossa cabeça, sabe quando cai uma folha de uma árvore, Deus sabe quando um passarinho morre, Deus cuida de cada detalhe do universo, inclusive da nossa vida, e não é coincidência você estar lendo esta palavra agora. Deus, de alguma maneira, mexeu os pauzinhos e nos colocou em contato. Por quê?

Porque nós vamos falar sobre a palavra Dele, a Bíblia, a Palavra de Deus que é poderosa para salvar. E essa história que vamos ler é justamente de uma pseudo-coincidência também e de como Deus prepara as pessoas para ouvirem a sua palavra. Vamos ver a história de um homem chamado Cornélio, que era um cidadão romano, um oficial, um centurião, chefe de uma centúria: cem soldados. Um homem que morava em Cesaréia, que era uma cidade, um porto marítimo construído por Herodes o Grande, aquele mesmo imperador que fez grandes obras de arquitetura em Israel e que era um lacaio do império romano. Ele fazia tudo para agradar porque era o império romano que bancava a posição dele de imperador, mesmo porque ele não era nenhum judeu puro, ele vinha de uma mistura e construiu Cesaréia, que era uma cidade magnífica, em honra a César. Por isso se chamava Cesaréia. E talvez ele tenha pensado que foi ele quem tenha decidido construir Cesaréia, mas não foi. Deus, por trás disso, estava movimentando tudo para que Herodes, o Grande, construísse a cidade, para que o império romano mandasse um centurião para morar e trabalhar em Cesaréia porque Deus queria salvar esse homem, Cornélio, um soldado romano.

Encontramos essa história muito interessante no livro de Atos, capítulo 10, veremos como Deus providencia as coisas para que as pessoas escutem ou leiam a sua palavra, sejam salvas, recebam perdão dos seus pecados e mudem o destino eterno de um de lago de fogo, de sofrimento, de condenação eterna, para um destino de benção e de alegria no céu para que possa realmente dizer sou feliz. "E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus". Este é o homem, Cornélio, um soldado romano morando em Cesaréia, mas um soldado romano diferente dos outros porque este homem era piedoso, temente a Deus, ele com a sua casa. Ele fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava, então não é um homem comum, tem uma coisa diferente nesse homem. E o que era?

A carta de Paulo aos Romanos diz que não há quem busque a Deus, não há nenhum sequer, não há nenhum justo. Este é o homem no seu estado natural, descendente de Adão - nós somos todos descendentes de Adão - e este caiu em pecado e, porque ele caiu em pecado, todos herdamos o pecado e passamos a ser pecadores, não porque pecamos mas porque nascemos assim, pecadores, por sermos pecadores, acabamos pecando. Muita gente pensa que pecador é aquele que peca, também é, mas pecador é aquele que é pecador, o pecado é a raiz, os pecados, são os frutos, são as consequências do pecado.

Um bebê quando nasce, é pecador. Mas ele já pecou? Ainda não. Mas a primeira oportunidade que tiver ele vai pecar. Uma criancinha de um, dois anos, é pecadora e ela vai pecar. A primeira demonstração que uma criança tem, que revela ser ela uma pecadora, é a rebeldia. Rebelião contra seus pais. E foi isso que aconteceu lá no jardim do Éden quando Adão e Eva se rebelaram contra Deus porque eles quiseram ser como Deus. Eles acreditaram na conversa de Satanás travestido de serpente, quiseram ser como Deus e se rebelaram contra uma ordem simples que Deus tinha dado, que eles não comessem determinado fruto. E assim, a partir daí, passaram a não só serem pecadores como a transmitir esse DNA de pecado para toda a raça humana.

Nós somos pecadores e não devemos duvidar disso. Há cemitérios nas cidades, cemitérios tem sepulturas embaixo da terra, muitas têm ossos, restos mortais dos seres humanos, então ali estão pessoas que morreram. Na cidade também deve haver um hospital e deve ter pessoas doentes nesse hospital. E por que elas estão ali? Porque são pecadoras e o pecado trouxe a morte, o pecado trouxe doenças. Deve ter um asilo também na cidade, e por que as pessoas estão no asilo? Porque o pecador começa, desde quando ainda é criança, a se degenerar até a morte, porque isso é tudo fruto do pecado do homem. Mas esse homem da passagem que lemos, o que tem de diferente que apesar de ser um pecador é piedoso e temente a Deus? E é importante entendermos isso.

Cornélio não era um judeu, era romano e romanos não eram tementes a Deus, até culturalmente falando, eles temiam os seus deuses. Temiam Júpiter, Juno e tantos outros. Eu não sei os nomes dos deuses romanos, mas acho que os nomes deles são, praticamente, baseados nos meses do ano, janeiro, fevereiro, março, abril. Marte é um deus romano, Juno, é outro deus, e Augusto, é de César Augusto, então eles temiam deuses romanos, não o Deus verdadeiro dos judeus, o Deus único. Mas Cornélio, provavelmente, era um convertido ao judaísmo. Talvez ele tivesse ouvido sobre o Antigo Testamento dos judeus e tivesse se convertido, então, agora ele era um homem temente a Deus e piedoso, e de contínuo orava a Deus. Se o homem é pecador e a Bíblia fala claramente que ele é inimigo de Deus e que ele não busca a Deus, não teme a Deus, de onde vinha isto em Cornélio?

Vinha de um negócio chamado vida. Vida é algo que Deus coloca em uma alma para que ela desperte, como que desperte e fale: eu sou pecadora, eu sou pecador, eu preciso de Deus, preciso de salvação. Como é que cai essa ficha? Deus incute, injeta vida em uma alma, isso se chama novo nascimento, quando o Espírito de Deus vem e toca uma alma, toca uma pessoa. Então esse homem era convertido a Deus, porém não salvo. Essa é uma ideia meio estranha para alguns, como alguém pode ser convertido mas não ser salvo? Está aqui um, Cornélio, um homem temente a Deus, piedoso, fazendo esmolas. Depois fala que Deus olhava para as orações dele, atentava para as esmolas dele, mas ele precisa ser salvo. O que é ser salvo?

Ser salvo é você ser tirado da condição de condenação e ser colocado na condição de salvo, perdoado de todos os seus pecados porque sendo pecadores, nós teremos que um dia enfrentar Deus. Um dia teremos que enfrentar um juiz que é Cristo Jesus, não mais aquele homem humilde que passou aqui, apanhando dos homens, na hora de ser pregado numa cruz. Não, ele voltará como juiz dos vivos e dos mortos e todas as pessoas que morrem nos seus pecados, na sua condição de pecadoras, terão que dar contas a Deus. Quantos pecados Adão e Eva cometeram para serem expulsos do paraíso? Um! Quantos pecados você tem? Mais de um, certamente.

Se Deus expulsou aquele casal da sua presença por causa de um pecado, não será possível você entrar na presença de Deus com algum pecado. E a maneira como Deus determinou para que fôssemos limpos de nossos pecados foi sacrificando seu próprio filho Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo e se fez homem. Deus e homem, sem pecado, sem possibilidade de pecar, para ser apresentado como um sacrifício, como um substituto. Era como se tivéssemos praticado um crime e o juiz, que nos amava muito, olhou para nós e disse: ele é meu amigo, eu não quero condená-lo à prisão perpétua, à morte, eu vou fazer o seguinte, vou mandar meu filho pagar pelo erro dele. Vou condenar meu filho no lugar dele - é mais ou menos isso que aconteceu, Deus condenou seu próprio filho no lugar do pecador, nos substituiu. Mas esse sacrifício de Cristo vale apenas para aqueles que recebem de graça essa salvação. Deus oferece: você quer ser salvo? creia no meu filho Jesus. Essa é a única condição para ser salvo, crer em Cristo.

Mas aqui nós temos esse homem que não tem salvação ainda, mas tem a vida, porque ele está desperto, ele sabe que é um pecador, ele caiu em si, e talvez você esteja nesta mesma condição. Você tem vida, mas não tem salvação, será que é essa a sua condição? Vamos ver qual a diferença entre uma pessoa que não é salva e uma pessoa salva? Primeiro, o salvo vive na liberdade da nova criação. Deus tem uma nova criação em Cristo agora e dessa nova criação fazem parte todos os que creram em Jesus como Salvador, eles estão livres do pecado, da morte, do juízo. O Senhor Jesus em João, capítulo 5, versículo 24, fala: "…quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Quem ouve e crê tem, não diz terá, talvez, quem sabe, porventura. Não! Diz tem a vida eterna e não entrará em juízo ou condenação no futuro quando tiver que se encontrar com Deus. Não entrará mas passou, verbo no passado agora, passou da morte para a vida. E quando aconteceu isso? Quando creu.

Passou de um estado de morte espiritualmente para um estado de vivo para Deus. Então, o salvo por Cristo vive nessa liberdade de fazer parte da nova criação. Outra coisa, ele está em Cristo. A Bíblia ensina isso, que o salvo por Cristo está em Cristo e é nesta posição em que ele é visto por Deus. Quando Deus olha para um salvo, quem ele vê? O seu filho Jesus porque o salvo está em Cristo. Existe uma diferença quando você chega em algum lugar sozinho e ninguém conhece você, e a outra situação é quando você chega ao lado de uma celebridade, uma pessoa muito famosa, muito conhecida. Eu pergunto: qual será o respeito que as pessoas terão por você sozinho ou chegando ao lado de uma celebridade? Será diferente, claro! - Uau, olha com quem ele está! Com aquela celebridade, então ele deve ser amigo dela, como será que ele foi parar lá? - o seu conceito sobe agora. E o conceito de uma pessoa sobe com Deus somente se ela estiver em Cristo, porque Deus vê seu próprio filho que morreu por aquela alma.

Outra coisa que o salvo tem: ele conhece a graça de Deus. Ele não conhece uma religião; as religiões te dão uma lista: você tem que ir a igreja, tem que dar o dízimo, tem que fazer isso e fazer aquilo, não pode fazer assim etc. Isso não é salvação, isso é lista, manual de comportamento. E cada igreja tem a sua lista, cada pregador tem a sua lista diferente. Salvação é você conhecer a graça de Deus. Graça é uma coisa grátis, você me convida para um jantar na sua casa - Mário, vá jantar na minha casa hoje, quero oferecer um jantar para você. - Oba, boca livre, que bom, vou lá na sua casa jantar. E aí eu chego na sua casa, você contratou um bufê dos mais caros, preparou a mesa mais rica, mais gostosa, com os melhores pratos, só coisa fina, e eu chego com um pacotinho embaixo do braço. O que você trouxe aí, Mario? - Ah, eu trouxe um sanduíche de mortadela para ajudar no jantar. Mas como assim, ajudar no jantar? Você é convidado, o jantar é grátis! Mas o jantar custa caro! Sim custa caro, mas eu paguei!

Meu anfitrião está bravo comigo porque eu cheguei com um pacote de sanduíche de mortadela. Como que eu ouso chegar na presença de Deus com algum sanduíche de mortadela das minhas boas obras, para tentar com isso comprar a minha salvação? Como eu poderia chegar na presença de Deus e falar: tenho direito de entrar no céu, o Senhor por favor abra as portas porque eu tenho direito, pois eu fui bom, nunca matei, nunca roubei, nunca adulterei. Ah, é? E o seu pecado? - Que pecado? - Aquele com o qual você nasceu? O que você vai fazer com ele? É esse aí que vai barrar você, por isso nós precisamos de perdão, para termos salvação e salvação é de graça em Cristo.

Outra coisa que um salvo por Cristo sabe é que ele está salvo por Cristo, que os seus pecados foram todos perdoados. Mas quem falou que foram? A Bíblia, a palavra de Deus diz isso. Quem crê, tem a vida eterna. Não é quem crê, talvez, terá que se esforçar. Não! Quem crê tem a vida eterna, tem, é fato! E como funciona isso? Imagine que Napoleão estivesse em uma batalha; quando o cavalo dele avançou para a linha de tiro e ele corria o risco de ser morto pela balas que estavam passando de todo lado, um soldado raso, um dos mais fraquinhos do batalhão dele, saiu correndo, desafiando a própria vida, agarrou as rédeas do cavalo de Napoleão e o puxou para trás de uma grande pedra, salvando assim a vida de Napoleão. Napoleão virou para o soldado e falou: muito bem, capitão! E foi embora com o cavalo.

O soldado se arrumou todo, chegou no batalhão e disse: pessoal, vocês à esquerda vão atacar por ali, vocês à direita vão atacar por lá, e vocês outros atacam por aqui. Mas quem você pensa que é? Você é apenas um soldado! Não sou mais, agora sou capitão desse batalhão. Mas como? Napoleão falou para mim, o imperador disse que sou, eu posso não ter feito nada, não deixei nenhuma marca aqui, mas sou capitão. O imperador disse, quem vai dizer que não? Deus fala para aquele que crê em Jesus, você está salvo e você não acredita nele? Não acredita no que diz Palavra de Deus?

Uma outra coisa que o salvo sabe é que os seus pecados foram todos perdoados, ele sabe que é aceito por Deus e ele sabe que é filho agora, filho de Deus. Você pode estar pensando, mas todos somos filhos de Deus, não somos? Não, não somos! Esse é um ditado popular, como aquele outro ditado que fala que a voz do povo é a voz de Deus e as pessoas pensam que isso está na Bíblia, mas não está! A Bíblia não diz que todos somos filhos de Deus, ela diz o seguinte: a todos quantos receberam a Cristo, Deus deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome, no nome de Jesus. Então uma condição para ser filho de Deus é crer no nome do filho de Deus, Jesus Cristo e, finalmente, um crente tem paz com Deus. O que é ter paz com Deus?

Ter paz com Deus é saber que você pode se encontrar a qualquer momento com Ele sem medo. Você tem medo de morrer? Não estou dizendo da dor da morte, da doença, dos problemas que acompanham a morte, mas você tem medo da passagem dessa vida para o além? Se você tem medo você ainda não entendeu o que é a graça de Deus, o que é evangelho de Deus porque aquele que crê no Salvador, em Jesus Cristo, diz: para mim a morte é lucro! É ganho. Paulo falava, eu tenho desejo de partir para estar com Cristo que é muito melhor. Esse é o desejo do salvo por Cristo. Se você chegar para um incrédulo e falar: ah eu tenho desejo de partir para estar com Cristo, ele vai falar: mas o que é isso? Vira essa boca pra lá, Deus me livre! Mas para um cristão não existe coisa melhor do que estar com Cristo. E esta é a promessa que Deus faz na sua palavra para aqueles que creem em Jesus, estar com Cristo! E aquele que tem a salvação assegurada em Deus sabe disso, acorda de manhã e fala: tomara que seja hoje que vou estar com Cristo. É um desejo estar com Cristo.

Mas vamos continuar com Cornélio, um homem que era convertido porém não salvo, ele vai precisar ser salvo. Continuando nos versículo 3 a 6 do capítulo 10 de Atos vemos: “Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus”. Claro que ele está atemorizado, ele acaba de ver um anjo de Deus, e ainda não sabe do perdão dos seus pecados, ele tem mesmo que ter medo.

E continuando: “Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer”. Jope é uma cidade litorânea e este Pedro é o apóstolo que conhecemos da Bíblia. Ele está com um certo Simão, que é seu xará, um curtidor, homem que trabalhava com couro, que tem a sua casa junto do mar e, obviamente, curtidores tinham uma casa junto ao mar porque a água salgada do mar é usada para curtir o couro. Versículos 7 e 8: “E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope”.

Quando Cornélio recebeu a mensagem do anjo ele considerou que aquela mensagem era importante: se Deus mandou um anjo falar comigo, disse que eu tenho que me encontrar com esse tal de Simão Pedro, eu tenho que ir já! - Ele não fala: Ah não posso agora, vou fazer o seguinte, tenho problemas para resolver essa semana, eu vou ver na minha agenda uma hora e, quando puder, eu vou ou mando alguém, eu estou com todo mundo ocupado hoje, não vou tirar ninguém do serviço para mandar procurar esse Simão Pedro. Não, é já! Quando você escuta o evangelho da sua salvação a sua decisão deve ser imediata, já, mesmo porque nenhum de nós sabe o próximo minuto da nossa vida, portanto, a decisão é agora.

Então Cornélio manda os seus subordinados. O versículo 9 diz: "E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar". Agora já muda a cena. Nós temos uma primeira cena, com estes representantes de Cornélio viajando cerca de 40, 50 quilômetros que separavam Cesaréia de Jope, enquanto isso lá em Jope, Pedro está subindo no terraço para orar no dia seguinte, e quase à hora sexta. Já é dia seguinte porque levava muito tempo para eles irem caminhando de uma cidade a outra. Quase à hora sexta eu acho que corresponde ao meio dia, ele sobe no terraço da casa, no versículo 10:

"E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos e viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu e foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu".

Pensemos juntos, o anjo apareceu para Cornélio que obedeceu a voz do anjo, mandou seus soldados procurarem Simão Pedro, enquanto isso Deus está falando com Pedro na hora da sua oração e fazendo com que descesse do céu uma forma de lençol, que é uma visão que ele teve, cheia de animais de toda espécie, o que significa que existiam animais puros e impuros. O que isso quer dizer? Todo judeu era obrigado, pela lei de Deus no Antigo Testamento, a comer apenas animais puros, animais limpos, até hoje um judeu não come camarão, bagre, peixe de couro, não come tubarão, cação, não come determinadas aves porque são impuras, não come porco, só pode comer animal que rumina, animal que tem o casco fendido, eles não comem camelo, que apesar de ter o casco fendido, não rumina, então há uma série de restrições na lei judaica que o judeu tinha obrigação de cumprir, então Pedro, como era um judeu, um israelita, fala que não poderia comer aquilo, porém Deus estava dando uma lição a Pedro porque ele iria receber a visita de um homem impuro.

Os judeus, até hoje, consideram os não judeus pessoas incomuns, impuras. Eles chamam os gentios de gói, que é uma designação pejorativa, porque eles consideram que só os judeus são puros e, como não podem se misturar com coisas impuras, Cornélio, que não era um judeu, não teria nem direito de entrar na casa de Pedro, ou de qualquer outro israelita, assim como um israelita não entrava na casa de um gentio, de um não judeu, para não se contaminar. Mas Deus diz: "não faça impuro aquilo que Deus purificou". Deus iria trazer até Pedro um homem que Deus estava purificando para ser salvo através da pregação de Pedro.

Muito interessante notarmos que se Pedro tivesse observado bem essa forma de lençol que desce do céu cheio de animais, ele teria visto que aquilo não poderia ser impuro, uma vez que descia direto do céu e no céu não tem nada impuro. O mesmo acontece quando o lençol volta cheio de animais ao céu, nada impuro sobe ao céu. Então perceba o seguinte, se você é um pecador, perdido, que ainda não tem a salvação, não existe a possibilidade de você subir para o céu, a menos que você seja purificado. E para ser purificado, só mesmo através daquele que desceu do céu, e o único que desceu do céu é Cristo. Nós fomos criados como seres humanos aqui na terra, nenhum de nós veio do céu, nós somos todos terrenos, a nossa composição é terrena, mas Cristo desceu do céu, ele existia antes de nascer aqui, ele nasceu de uma mulher virgem, não teve pai humano, Maria foi fecundada, por assim dizer, pelo Espírito Santo que desceu sobre ela e gerou nela esse que é o Salvador do mundo, Jesus.

Mas ele existia, ele tinha preexistência, é o Filho coexistente com o Pai e com o Espírito, uma das pessoas da Trindade. Deus, três pessoas, um Deus. Como entender isso? Eu não entendo porque é um mistério, se eu entendesse não seria uma coisa de Deus. Mas porque é de Deus, não cabe ao homem entender. Tem certas coisas que falam da natureza de Deus que nós não entenderemos porque não somos Deus. Ele tem que ter coisas além do nosso entendimento porque ele é Deus!

Versículo 17 diz: “E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão. E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali. E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: eis que três homens te buscam”. Olha que maravilha, perceba o sincronismo das coisas. Esses homens chegando, Deus mostrando o lençol para Pedro, preparando-o, os homens batendo na porta, o Espírito Santo falando a Pedro: "eis que três homens te buscam", e complementando no versículo 20: "Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei". Mas não foi Cornélio quem enviou os homens? Não, foi o Espírito Santo que os enviou através de Cornélio.

Cornélio foi um mero instrumento nas mãos de Deus para enviar esses homens para buscar Pedro. “E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui? E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa”. Os recebeu em casa! Isso é uma coisa bastante insólita para um judeu, ele jamais faria isso se não tivesse visto aquela visão dos animais e Deus falado com ele. Eles foram recebidos por Pedro em casa. Continuando o versículo 23 e lendo também o 24: “E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos”.

Olha que interessante, quando você conhece a voz de Deus, quando você tem certeza de que Deus quer falar com você e quando você é salvo pela fé em Cristo, você quer que outras pessoas também sejam salvas. Talvez você esteja lendo esta palavra porque um amigo quis que você a lesse, ou um parente que deseja muito que você seja salvo, que deseja muito te ver passando a eternidade com Cristo no céu. Esse é um desejo muito importante. Talvez você considere um cristão um chato que fica insistindo com você, para você ir ouvir uma pregação do evangelho ou ler alguma mensagem; ele pode até ser um chato aos seus olhos mas, na verdade, é uma pessoa desejando a sua salvação, querendo que você também seja convidado para esse banquete, querendo que você largue o pão com a mortadela, querendo que você deixe as coisas que não tem importância nenhuma e fique só com Cristo, com o Salvador.

Muitos convidam para a religião: você tem que fazer parte da minha religião porque ela tem o pregador fulano, sicrano, beltrano. Tudo isso é bobagem! Nenhum pregador vai levar ninguém para o céu. Nenhuma religião vai salvar ninguém, quem salva é Cristo Jesus, que morreu pelos pecadores, só ele. Só ele é o Salvador, mais ninguém. Mas então o que fazem esses homens pregando por aí, falando de Cristo? Qual a necessidade de ter um homem falando do evangelho? Cornélio recebeu a visita de quem primeiro? De um anjo. Por que o anjo não falou para Cornélio diretamente? Olha Cornelio, eu tenho uma mensagem de Deus para você, a mensagem é esta. Por que não? Porque anjos não foram designados para pregar o evangelho. E por que não?

Porque os anjos não conhecem a graça de Deus, não conhecem a salvação. Por duas razões simples, primeiro, existem dois tipos de anjos. Os anjos que nunca desobedeceram a Deus, portanto, eles não sabem o que é ser um transgressor, ser alguém que se rebelou contra Deus, ser um pecador, nunca caíram e nunca foram condenados; e os anjos do qual Satanás é o líder, que caíram em pecado, que se rebelaram contra Deus, esses nunca conhecerão a salvação, nunca conhecerão o perdão de Deus.

Deus escolheu seres humanos para pregar o evangelho. Seres humanos que foram atingidos e beneficiados por essa graça. Seres humanos fracos e falhos porque não é no pregador que está o poder, e sim, na palavra pregada e essa é uma maravilha de Deus. Hoje a gente liga a TV e tem tanto picareta pregando que você se pergunta como pode ainda alguém ser salvo. Pode! Porque não é ele, é a palavra. Se esse pregador falar o que está em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", um ouvido atento, tocado pelo Espirito Santo de Deus, irá se converter e será salvo ainda que aquele que falou nunca tenha realmente acreditado em Cristo e esteja ali por dinheiro ou alguma coisa assim. Porque a palavra de Deus é que salva, que transforma as almas, não o homem. Mas Deus usa homens para pregar a Palavra de Deus.

No versículo 25 Cornélio se encontra com Pedro: "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou". Pedro entrou na casa de Cornélio! Sim, porque agora ele também está diferente. Enquanto Deus preparava Cornélio, Deus preparava Pedro também, é por isso que digo que não existe coincidência. Deus estava agindo dos dois lados, nas duas histórias paralelas. Às vezes a gente vê um filme em que correm duas histórias paralelas, que se encontram na frente, e vai aparecendo a cena de uma história e a cena de outra, até que no fim, elas se encontram. Muitos romances são assim, muitos livros são assim, e é o que está acontecendo aqui. Deus estava trabalhando dos dois lados e no final eles se encontram e Pedro, obviamente, agora entra na casa de Cornélio, mas o que faz o romano? Se prostra aos pés de Pedro.

Para Cornélio só tinha isso a ser feito, ele teve uma visão de um anjo, o anjo manda-o chamar Pedro. Esse Pedro deve ser alguém muito importante, deve ter pensado Cornélio, eu tenho que me prostrar e adorá-lo porque esse Pedro, no mínimo, é um santo precioso, alguma pessoa com poderes espetaculares, e pensa em adorá-lo assim como ele no passado teria adorado aos ídolos romanos. Porém, no versículo 26 lemos: "Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem". Nas coisas de Deus não existe ninguém melhor do que ninguém, ninguém superior a ninguém. Todos são igualmente homens pecadores. Uns são pecadores perdoados, outros, pecadores ainda perdidos, mas todos somos homens.

Não há adoração a ninguém, mesmo que esse alguém seja considerado um grande homem de Deus. O cristão reconhece que essa pessoa não tem capacidade alguma em si mesma. Nenhuma! Pois adorar, louvar e honrar um grande homem é a mesma coisa que você dar os parabéns para a caneta de Shakespeare porque ela escreveu Romeu e Julieta. Você não pode chegar na caneta e falar: oh caneta de Shakespeare, parabéns pelo romance que você escreveu, fantástica obra de literatura! Porque aquilo é só uma caneta. Na verdade foi Shakespeare quem a usou para escrever, a capacidade é de quem usou, não da ferramenta utilizada. Igualmente nós não damos parabéns para o serrote quando a gente encomenda alguma coisa na marcenaria. Lá vem o móvel bonito, e eu falo: oh vou lá parabenizar o serrote, o martelo, o prego, eles fizeram um trabalho ótimo! Claro que não! Damos os parabéns para o marceneiro.

Deus usa pessoas, homens, como usou Pedro, mas toda a glória tem que ir para Deus, não para os homens. Ele é o grande pregador que usa ferramentas, pessoas comuns. Pedro então dá uma bronca em Cornélio. "Levanta que eu também sou homem! E falando com ele, entrou e achou muitos que ali se haviam ajuntado" e começaram a conversar. Pedro explica uma série de coisas para Cornélio e este conta a Pedro sobre aquela hora em que veio o anjo e, no fim, se continuarmos no versículo 33 veremos: “E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado”, ou seja, exatamente o que escrevi agora mesmo, Deus ia falar através de Pedro, e Cornélio estava ciente disso. Portanto, quando você escutar alguém pregar o evangelho, não olhe para a pessoa, olhe para a origem daquela mensagem que é a palavra de Deus.

Do versículo 34 ao 39 lemos: "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas, (judeus e gentios) mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos). Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou. Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré, com o Espírito e com a virtude; o qual andou fazendo o bem, curando todos os oprimidos do diabo porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro".

Veja que interessante aqui, Pedro enquanto fala, conta que Jesus fez o bem e curou os oprimidos do diabo porque Deus era com ele, mas não é essa mensagem que Deus está pregando aqui. Pedro só está dando uma prévia de quem é Jesus para que Cornélio saiba, pois o evangelho não é mensagem de cura e sim, de salvação.

Uma pessoa pode falar: se você for na nossa igreja você será curado. Isso não é evangelho, hospital também oferece cura e nunca ninguém foi salvo por entrar no hospital. Cristo curou para mostrar quem ele era, aquelas eram as suas credenciais. Quando você manda um currículo para arrumar um emprego em uma empresa, a pessoa que lhe atende pergunta onde está o seu currículo e, se você não o trouxe, o atendente não pode saber quem você é, se você é habilitado para aquela função, qual a sua experiência, qual curso que você fez. No currículo estão as suas credenciais que dizem se você serve ou não para aquele cargo.

Quando Jesus veio ao mundo ele apresentou as suas credenciais de Messias, de Salvador, para que as pessoas vissem através daqueles milagres que ele realmente era o Messias. Ele ressuscitou mortos, multiplicou pães, andou sobre as águas, curou doentes, curou leprosos, restaurou vista de cegos de nascença. Esse era o Messias e estava previsto no Antigo Testamento que viria um que faria tudo isso. Mas não era essa a mensagem. Suponhamos que eu tivesse o poder de curar alguém, seria ótimo! Mas daqui a cem anos onde você estaria? Caminhando pela cidade? Não, você estaria morto! Porque o corpo continua se desfazendo por causa do pecado até o final, não tem jeito, então não é aí que está o valor da pregação, mas sim, no sacrifício de Cristo e esse é o tema do evangelho: Cristo morreu por nossos pecados, ressuscitou no terceiro dia para nossa justificação. Mas e a prosperidade? Deus não vai me fazer prosperar?

E se Deus fizer você prosperar, o que você vai fazer com o dinheiro? Comprar um caixão maior, mais novo, mais bonito, mais bordado? Sim, porque isso também vai acabar! Então o evangelho não é prosperidade, não é cura, mas sim, Cristo morreu, derramou seu sangue na cruz por nossos pecados. É importante entender isso! Pedro no versículo 39 a seguir diz: "E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos". Agora sim vem, efetivamente, a mensagem baseada no sacrifício: Jesus morreu e ressuscitou e nos mandou pregar ao povo. Observe o versículo 43: "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem, receberão o perdão dos pecados pelo seu nome." Isso é o evangelho!

Cristo morreu por nossos pecados, Cristo ressuscitou ao terceiro dia para que todos aqueles que nele creem, recebam o perdão dos seus pecados. O que mais você precisa? Falta alguma coisa? Não! E é exatamente no momento em que Pedro acaba de falar essas palavras que o evangelho está completo. Ele não falou: seus problemas vão acabar, suas enfermidades vão desaparecer; nada disso! Ele falou sobre perdão de pecados, é isso que você precisa. E por quê? Porque o juiz vai voltar depois para julgar. Os versículos 44 e 45 dizem: “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios”. Naquele momento Deus salvou Cornélio e todos os que estavam com ele porque eles creram em Jesus, creram na mensagem do evangelho.

Deus constituiu a Jesus juiz dos vivos e dos mortos. Você conhece algum juiz? Talvez um seja seu vizinho, talvez você converse com ele, tome café na esquina com ele, bata papo, então eu posso perguntar: você gosta de se encontrar com o juiz? Você me dirá que sim, que sempre se encontram, jogam bola juntos, fazem passeios ou fazem churrascos na casa dele, trocam presentes de aniversário. Então você gosta de se encontrar com o juiz mas, e depois de você ter cometido um crime? Você não vai querer se encontrar com o juiz porque, se ele for um juiz justo, não vai deixar passar esse seu crime. Ainda que ele seja seu amigo do peito, ainda que ele ame conversar com você, se você é um criminoso, ele terá que julgá-lo. E terá que condená-lo também. Agora pense: Jesus foi constituído por Deus, aquele humilde Jesus, que foi pregado numa cruz, morreu sacrificado por nós e por nossos pecados, e ele vai voltar como juiz agora, como você quer encontrá-lo?

Se você nesse momento crer em Jesus como o seu Salvador, você acabará de ter tido um encontro com ele como o seu salvador. Se você não crer em Jesus e morrer nos seus pecados, você também vai se encontrar com ele, porém, como juiz. E um juiz que não vai deixar pra lá, ele terá que condená-lo eternamente. Há um versículo que fala que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é Senhor. Para glória de Deus Pai, todo joelho se dobrará. Uns se dobram em vida e recebem o perdão de seus pecados pela fé em Jesus, outros se dobrarão depois para receber a condenação eterna. Deus não faz coincidências. Deus prepara Cornélio e prepara Pedro, os dois estavam sendo preparados para que se encontrassem e Cornélio fosse salvo depois que escutasse o evangelho de sua salvação, depois que cresse no perdão de Deus através de Jesus. Eu pergunto a você, o que fez com que você lesse esta palavra agora? Não foi de vontade própria. Deus, certamente, estava preparando você para ouvir, ler sobre o evangelho. Não desperdice essa que pode ser a sua última chance de salvação.

Havia um pregador no século 19 que pregou na cidade de São Francisco, na Califórnia, na véspera do grande incêndio que destruiu totalmente a cidade e milhares e milhares de pessoas morreram. Todas as casas e salões eram de madeira. Ele pregou e no fim ele falou que continuaria aquela mensagem no outro dia. Mas ele não pôde fazer isso, ele não fez um apelo para que as pessoas se convertessem a Cristo. E no dia seguinte, muitos daqueles que estavam naquela sala haviam se tornado em cinzas. Estavam carbonizados porque morreram no grande incêndio que houve na cidade naquele dia. Pergunto, o que falta para você crer em Jesus? Aceite-o aí mesmo onde você está, creia nele como o seu Salvador e aí você terá o perdão de todos os seus pecados e a vida eterna. É isso que promete, não eu, mas a Palavra de Deus.