Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O fim do mundo - Mario Persona

O fim do mundo - Mario Persona



https://youtu.be/O-mOhWDM77I


O fim do mundo
Mario Persona

Imagine que você hoje encontrasse um documento datado do ano de 1800 e nele estivesse detalhado que alguns radicais islâmicos iriam destruir as duas torres mais altas de Nova Iorque. Você certamente se espantaria: como alguém poderia saber disso duzentos anos antes? Ou, imagine ainda que você encontrasse uma carta de cem anos atrás dizendo que o Brasil teria uma presidente mulher com o nome Dilma. Há cem anos, a chance de isso acontecer seria muito pequena, porque até onde me lembro, o Brasil nunca teve uma presidente mulher, e a probabilidade seria ainda menor, de alguém saber o nome da presidente cem anos antes dela nascer. Você poderia imaginar encontrar um outro documento, onde alguém descreve em detalhes uma pessoa. Quem ela seria, qual era sua descendência, como ela viveria, o que iria a fazer, contando em detalhes bem precisos, não somente como essa pessoa morreria, mas o que ela sentiria durante esse processo. E imagine que isso tivesse sido registrado cerca de mil anos antes dessa pessoa existir. Certamente você ficaria surpreso e pensaria que havia alguma coisa estranha ali. Mas, este documento existe! É claro que ele não fala da Dilma, e nem das torres de Nova Iorque, mas existe.

No ano 586 A.C. Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou com seus exércitos uma cidade chamada Tiro, que ficava na costa do Mediterrâneo, onde é hoje o Líbano. Tiro era uma cidade grande e comercialmente importante, um dos principais portos de comércio dos fenícios e apesar de ser uma só cidade, era dividida em duas, porque numa época, essas duas partes da cidade, brigaram entre si. Os gregos chamavam a porção que ficava numa ilha de Tiro, e a parte que ficava no continente, de Velha Tiro ou Antiga Tiro. Nabucodonosor cercou essa parte que ficava no continente porque não era possível cercar a ilha separada uns setecentos metros da praia. Ele então, sitiou a cidade durante treze anos até que a cidade não aguentou e capitulou, sendo vencida por Nabucodonosor. E ele não só invadiu, como destruiu a cidade inteira. Seu exército colocou no chão tudo o que havia em pé. Mais ou menos duzentos anos depois, um homem chamado Alexandre, o Grande, com seus exércitos, chegou àquela região. Já não existia mais a Tiro do continente mas a ilha ainda estava lá, como uma cidade fortificada com muros de até quarenta metros de altura.

Ele tentou atacar a cidade, obviamente a própria natureza da localização impedia de alcançá-la, porque os navios chegavam e eram recebidos com flechas, pedras, fogo, e uma série de armas da época. Ele decidira então que seu exército jogaria ao mar as pedras, ruínas, os escombros, e toda sorte de entulho que restava da cidade velha e à medida que iam jogando todas aquelas coisas ao mar, iam avançando, até chegarem num ponto em que já era possível atacar as muralhas de Tiro e assim conquistaram a cidade. Antes dele, um judeu entre os cativos que tinham sido levados para Babilônia, escreveu sobre a cidade de Tiro e sua destruição, antes mesmo dela acontecer. Alguém poderia dizer que por ele ser mais ou menos contemporâneo de Nabucodonosor, poderia ter inventado a história ou escrito depois. Acontece que ele viveu cerca de duzentos anos antes de Alexandre, o Grande e descreveu com enorme clareza de detalhes o que podemos ler hoje o que esse homem, Ezequiel, um profeta de Israel, escreveu no seu livro.

Ezequiel 26:2 “Filho do homem, visto como Tiro disse no tocante a Jerusalém: Ah! Ah! Está quebrada a porta dos povos; virou-se para mim; eu me encherei, agora que ela está assolada, portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações, como se o mar fizesse subir as suas ondas.” Pelo que podemos entender, o povo de Tiro estava zombando de Israel e de Jerusalém que tinha sido invadida e o seu povo levado para o exílio. O povo de Tiro zombava dessa situação e Deus respondeu através do profeta Ezequiel dizendo que muitas nações subiriam contra Tiro. Versículo 4 “Elas destruirão os muros de Tiro e derribarão as suas torres; e eu varrerei o seu pó e dela farei uma penha descalvada.” Até aqui podemos dizer que Deus estava falando o que Nabucodonosor iria fazer e efetivamente fez. Invadiu, destruiu, transformou numa penha descalvada, ou seja, em um terreno totalmente inerte. E sobre a outra parte da cidade, ele fala no versículo 5, duzentos anos antes de Alexandre, o Grande ter feito o que fez. “ No meio do mar, virá a ser um enxugadouro das redes; porque eu o anunciei, diz o Senhor Jeová; e ela servirá de despojo para as nações.” Isto se cumpriu também. Depois que Alexandre, o Grande, duzentos anos mais tarde do que foi dito isto, jogou as pedras ao mar para invadir a cidade, aquele caminho ficou conhecido na história como o lugar onde os pescadores estendiam as suas redes para secar, cumprindo assim a profecia de Deus atavés de Ezequiel nos seus mínimos detalhes.

Falei anteriormente, de um suposto documento que pudesse prever que Dilma seria presidente do Brasil, cem anos antes até dela existir. Em Isaías 45 encontramos uma outra profecia da Bíblia que chega ao ponto de detalhar até o nome da pessoa que iria nascer cem anos depois, Isaías 45:1 “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” Como Isaías sabia que iria existir esse rei chamado Ciro, que nem era um rei de Israel? Li certa vez um comentário sobre aquela profecia de Ezequiel, que dizia que as chances calculadas por estatísticos de Ezequiel acertar a esmo as informações, de que Tiro seria destruída e seus escombros virariam enxugadores de redes, são de uma em setenta e cinco milhões! Ou seja, praticamente impossível.

Agora pense numa outra pessoa cuja vinda ao mundo foi profetizada também com séculos de antecedência. Esta pessoa é o próprio Senhor Jesus. Lemos nos evangelhos e não nos damos conta rapidamente, de quantas citações existem principalmente no evangelho de Mateus dizendo “assim cumpriu-se a profecia do profeta que dizia...” Há dezenas de profecias que se cumprem em Cristo. Só para mencionar algumas, sabemos que estava previsto no Antigo Testamento que ele nasceria de uma virgem e que seria da tribo de Judá, sendo descendente de Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Jessé e de Davi, exatamente com esta precisão. O profeta Miquéias previu que ele nasceria em Belém. O salmo 72 diz que ele receberia presentes de reis, o que de fato aconteceu quando ele fora presenteado por homens nobres que vieram do Oriente. O profeta Jeremias previu que haveria uma matança de crianças inocentes por ocasião da sua vinda e quando Cristo veio ao mundo, como todos sabemos, o rei Herodes mandou matar todas as crianças da região de Belém com menos de dois anos de idade. Foi previsto também pelo profeta Isaías que ele viria precedido por um mensageiro que avisaria que ele estaria chegando e isso foi o que João Batista fez. Isaías também previu que seu ministério começaria na Galileia, o que é um fato.

Ele faria milagres, Isaías previu, e falaria por parábolas. No salmo 78 o salmista previu isso também. Zacarias previu que ele entraria em Jerusalém montado num jumento e que seria traído por um amigo, previsto no salmo 41. Seria vendido por trinta moedas de prata, Zacarias previu. Não 29 e nem 31, mas trinta, o número exato de moedas pelas quais ele seria vendido e que essas moedas seriam jogadas na casa de Deus, no templo. Zacarias não diz que o dinheiro seria colocado, mas que seria atirado, exatamente como nos é revelado nos evangelhos. O mesmo profeta também previa que esse dinheiro seria suficiente para comprar um campo de oleiro, Zacarias previu também que ele seria abandonado por seus discípulos. Que seria acusado por falsas testemunhas, no salmo 35 é dito isto, e que ficaria calado diante dos seus acusadores, Isaías 53 fala que seria ferido, cuspido, escarnecido.

O salmo 22 previu, que mãos e pés seriam traspassados, ou seja, foi prevista também a sua crucificação. A pena de morte dos judeus nunca era a crucificação, mas sim apedrejamento. Essa era feita pelo romanos. Jesus foi crucificado porque a nação, a terra da palestina, tinha sido invadida pelos romanos, caso contrário ele teria sido apedrejado, mas foi crucificado, suas mãos e pés foram traspassados exatamente como o salmo 22 previa. Seria crucificado junto com malfeitores, e ele de fato ficou na cruz entre dois bandidos. Dizia também Isaías 53 que ele iria interceder por aqueles que o perseguiam e também que seria desprezado pelo seu povo. O salmo 38 diz que os seus amigos ficariam longe dele. O salmo 22 avisou mil anos antes que suas roupas seriam sorteadas e aos pés da cruz os soldados romanos sorteariam para ver quem ficaria com suas roupas. Também o salmo 22 previa que ele sentiria sede, que iriam lhe dar vinagre ao invés de água e foi o que aconteceu na cruz. Que ressuscitaria ao terceiro dia, que subiria aos céus, que seus ossos não seriam quebrados. Na crucificação romana as pernas do crucificado eram quebradas para ele ficar pendurado pelos braços e o diafragma parar de funcionar, fazendo com que a pessoa morresse por asfixia. Mas como fora previsto, ele não teve seus ossos quebrados porque entregou o seu espírito antes disto. Fora também previsto que ele seria, finalmente, sepultado no túmulo de um rico. Sabemos que José de Arimateia, um homem nobre, um senador, cedeu o seu túmulo novo para que Jesus fosse sepultado.

Quando se conseguiria com séculos de antecedência prever tamanhos detalhes de uma única pessoa? Citei aqui três profecias da Bíblia, uma falando de Tiro, uma outra de Ciro e uma falando de Jesus. Mas existem muitas outras profecias na Bíblia que já aconteceram e hoje são fatos históricos. E quanto as profecias que ainda estão para ocorrer e que estão na Bíblia? O apóstolo Pedro, por exemplo, dá uma descrição do que vai acontecer com o planeta Terra, este que é o nosso lar, onde vivemos, este planeta onde toda a história da humanidade se passa, e que é assolado hoje por tantos terremotos, furacões, maremotos e tsunamis. Quando assistimos documentários sobre o espaço, que mostram os planetas, com imagens de telescópios, parece uma praia de areia. Cada pontinho brilhante é uma estrela e em volta de cada estrela, estão os planetas que não podem ser vistos fora do nosso sistema solar. Quando cientistas anunciam que descobriram um novo planeta ele está querendo dizer, que descobriram uma estrela, porque os planetas não podem ser vistos por telescópios, somente os que estão dentro de nosso sitema solar. Os cientistas focam seus equipamentos na estrela e se a sua luz apresenta uma ligeira diminuição, eles consideram que há um planeta em órbita dela e que acabou de passar na sua frente. Logo diz-se que há um planeta ali e por uma série de cálculos os estudiosos irão deduzir o seu tamanho. Há ainda os documentários que falam de meteoros e cometas batendo na terra, e que dizem que numa dessas batidas, pode acontecer que um dia, tudo acabe. Na década de 90 um grande cometa ou meteoro bateu em Júpiter, o nosso irmão maior do sistema solar. A cratera que ele causou é centenas de vezes maior que a terra, então imagine se aquilo tivesse colidido com o nosso planeta. Se tivéssemos um pouco de bom senso veríamos que não dá para acharmos que somos alguma coisa neste universo, pois somos um cisco, um grão de poeira. O Universo é como se fosse um grande pebolim cósmico com bolinhas correndo para todo lado, passando rapidamente pela terra, podendo a qualquer momento nos atingir. E apesar disso, vemos o orgulhoso homem achando que nada mudará ou destruirá o que ele construiu em cima deste planeta.

Em 2 Pedro 3, o apóstolo fala do sentimento do homem que desdenha dos profetas de Deus: “Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências (desejos extremos) e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais (os patriarcas) dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo (paciente) para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.”

Nesta passagem é falado que o mundo que conhecemos já foi destruído uma vez por água mas que isso não é nada perto do que virá, quando a terra será destruída por fogo e todos os elementos abrasados se desfarão. E nós? Antes disso acontecer, Deus está dizendo que é paciente, que quer salvar as pessoas dessa destruição não apenas física, porque é claro que nenhum de nós sobreviveria a tamanho inferno de fogo derretendo o planeta. Mas não somos só corpo físico, somos também alma e espírito. Nunca mais deixaremos de existir. Esse sentimento, por exemplo, que o homem tem de não acreditar realmente que um dia irá morrer, mesmo sabendo que isso acontecerá, vem, acredito eu, da eternidade que Deus colocou no coração do homem. Deus incutiu no nosso DNA a certeza que realmente nunca deixaremos de existir. O corpo morrerá mas nós continuaremos existindo. Logo esse sentimento o homem tem, e ele sabe, mesmo que inconscientemente, que permanecerá. Mas onde? Romanos 3:23 diz “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” isto quer dizer que no momento em que qualquer pessoa sai deste mundo, seu destino deveria ser o de voltar para o seu criador. Porém, pelo fato de hoje sermos nascidos pecadores e fazermos “bom uso” da herança que Adão nos deixou, agindo como se tivéssemos um tesouro onde todo dia pegamos uma moedinha para gastar, Deus não poderia nos receber de volta nessa condição que estamos hoje, como pecadores. Porque Deus abomina o pecado. Mas existe um lugar para o ser humano pecador, embora esse nunca tenha sido criado para o homem, mas para satanás e seus anjos, que se rebelaram contra Deus em algum tempo que não sabemos. Esses sim, já tem um lugar reservado, que Deus fez para eles somente, não para o homem. Mas o homem teimosamente vai pra esse lugar de horror, dor e sofrimento eterno por não querer voltar para Deus.

Há, porém, a possiblidade de o homem voltar para Deus, mesmo no seu estado de pecador, perdido e arruinado. Como ele entraria na presença de um Deus totalmente santo, com os seus pecados? Em Lucas 19:10 temos a resposta “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Deus não queria que o homem caísse em pecado, mas o homem caiu. Deus insistiu em salvar o homem ao ponto de enviar o seu Filho Eterno, que sempre esteve com Deus e que é Deus, que é uma das três pessoas da Trindade. Sempre foi Filho de Deus. Ele veio a este mundo buscar e salvar o que se havia perdido. Mas por que diz-se Filho do homem? Porque ele assumiu a forma humana, nasceu como um homem neste mundo, embora já existisse antes, ao contrário de nós, que não existíamos antes de nossa concepção. Cristo porém, não foi criado, ele sempre existiu, porque é o Criador! Mas queria salvar o homem e para fazer isso, precisava ser homem para experimentar os horrores do juízo de Deus contra o pecado. Deus não quis aplicar no homem o seu juízo e por amor, paciência e grande misericórdia, tirou este daquele lugar e colocou o seu Filho, que recebeu o juízo de Deus que era devido ao pecado e em três horas Cristo sofreu naquela cruz horrores inimagináveis. Só assim Deus pode convidar agora cada ser humano para que creia e aceite aquilo que Cristo fez na cruz, porque o Filho do Homem, que é o Filho de Deus na forma humana, veio buscar e salvar o que se havia perdido já que todos estavam destituídos da glória de Deus. Nenhum ser humano seria capaz de se aproximar de Deus e da sua glória sem ser consumido, a menos que tivesses os seus pecados todos eliminados. E foi isto que Cristo fez na cruz.

Em 2 Pedro vimos que Deus não quer que o homem pereça, Ele quer salvar o homem e está pacientemente esperando que este se arrependa, “um dia como mil anos e mil anos como um dia”. Logo, importa sabermos que se Deus fez algo, é porque Ele quer salvar a humanidade. Em 2 Coríntios 6:2 é citada uma passagem do Antigo Testamento: “Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.” Pense em quantas pessoas pularam na água para salvar um afogado, ou quantos entraram numa casa em chamas para libertar alguém que estava preso nas chamas, em quantas pessoas deram a vida para salvar outras, imagine então, o quanto Deus não faria! Outro dia li uma notícia, se não me engano sobre o prefeito de Newark, em New Jersey. Ele e seus seguranças estavam chegando em casa, no fim do dia e viu que a casa do seu vizinho estava pegando fogo. Ouviu gritos e não pensou duas vezes, entrou na casa em chamas, e apesar de sofrer queimaduras nos braços e em outra partes do corpo, trouxe para fora o seu vizinho que estava preso em casa. Veja, se um homem é capaz de colocar em risco a sua própria vida para salvar alguém que está gritando por socorro, quanto mais Deus. “Ouvi-te em tempo aceitável”, diz Deus, “e socorri-te no dia da salvação”; eis aqui, agora, o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. Imagine se esse prefeito, entrando na casa do seu vizinho, escutasse do mesmo que não sabe ainda, que precisa pensar no assunto, e que pergunta se o prefeito pode voltar amanhã para ver se ele quer mesmo sair do incêndio. Seria um absurdo, algo totalmente insólito falar isso, como assim ele não sabe se quer ser salvo? Então pergunto por que alguém poderia hoje vacilar em aceitar de Deus a salvação que lhe é oferecida de graça pela fé em Cristo? Como alguém sabendo que vivemos num planeta que é uma pequena bolinha nesse grande pebolim, com cometas, estrelas, pedras voando para todo lado, sabendo que a qualquer momento um impacto pode acontecer e detonar tudo pode recusar ser salvo? Como podemos ainda assim, querer esperar? “Ouvi-te em tempo aceitável, socorri-te no dia da salvação”, é Deus falando.

Ainda há pessoas que não sabem o que fazer para receber essa oferta de Deus. Um homem fez essa pergunta para o apóstolo Paulo: “senhores o que é preciso que eu faça para que eu seja salvo? Paulo falou crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. Mas o que é crer? É tomar para si a realidade do sacrifício de Cristo. Há pessoas que creem tanto numa coisa e assumem aquilo de uma maneira tão firme, que agem como se já tivessem recebido, lidam com as coisas como se elas já tivessem sido realizadas. É exatamente assim, quando cremos em Cristo tomamos para nós essa obra já consumada por ele, nosso nome fica escrito. Assim como Deus escreveu o nome de Ciro cem anos antes de este existir, o seu nome fica gravado, a sua salvação assegurada. Nesse capítulo de 2 Coríntios vimos que Deus escutou o clamor do homem e veio em seu socorro, assim como Cristo veio em nosso socorro. Deus me escutou quando eu clamei. E agora tenho que escutar o que Deus diz. Romanos 10:17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Tenho que ouvir a Palavra de Deus, que é este mesmo documento que avisou a respeito de Ciro, que avisou a respeito de Tiro, que falou da vinda de Jesus centenas de anos antes de ele de fato chegar ao mundo, dando detalhes de como ele morreria. Este mesmo documento que hoje fala que a salvação já foi resolvida de uma vez para sempre com a morte de Jesus na cruz e a sua ressurreição. Ele morreu para levar os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia para a nossa justificação, para que Deus nos tivesse por justificados.

Quando é dito que a pessoa que crê em Jesus é perdoada, isso é metade da história. Porque ela é perdoada dos seus pecados, mas é também justificada por Deus, e isso é outra coisa. Por exemplo, imagine um réu que esteja diante do juíz e este fala que o réu está perdoado do seu crime, que ele pode ir embora. Isso é perdão. E a justificação? É como se o juiz, depois de perdoar o réu completasse que ele poderia agora morar em sua casa e tratar dos negócios do juiz. Isto é justificação. O magistrado não somente perdoou aquele réu mas o considera agora totalmente justo, idôneo, sem qualquer coisa que pese contra ele, ao ponto de convidá-lo para estar consigo e fazer parte da sua família. Ele recebe na sua conta um depósito de justiça que não era dele. Deus nos perdoa e Deus nos justifica através da obra de Cristo. E tudo começa na hora em que escuto, porque a fé é pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Eu escuto a Palavra de Deus e exerço fé em Jesus e na sua Palavra. Esse é o caminho.

Em João 5:24 diz “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve (veja o primeiro passo, ouvir) a minha palavra e crê naquele que me enviou (crer no propósito pelo qual Deus enviou seu Filho ao mundo) tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Quem ouve, crê, tem, e não entrará, mas já passou! Cinco passos que começam ouvindo, que seguem para o crer e daí para frente tudo é Deus quem faz. A pessoa tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Este é o caminho que Deus deu ao ser humano para ser liberto da morte, do pecado e de qualquer outra coisa que possa acontecer, porque nós sabemos que vamos morrer. Sabemos que este mundo será destruído. A Palavra de Deus confirma que não vai ter lugar para colocarmos o pé neste mundo. Mas será que haverá um lugar para você colocar o pé no céu, na presença de Deus? Sim, porque Deus preparou. Esta é a maravilha do evangelho.

Quando falamos em vida eterna, pense que ela nunca mais acaba, mas que não é só isto, é uma nova vida dada por Deus para aquele que crê em Cristo. Isto nos fala o evangelho. Hebreus 7:25 fala de Cristo e da sua capacidade “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” A Bíblia diz que não há nenhum outro mediador entre Deus e os homens, mas somente Jesus Cristo, homem. Não há outro caminho, não há outra vida a não ser Cristo. Ele falou “eu sou o caminho, ninguém”, ele disse, ninguém “vem ao Pai senão por mim”, senão através de mim. Diante disto eu pergunto por que esperar de sã consciência, sabendo que os seus dias estão contados na terra, seja pela morte prematura, por doença ou por velhice, seja pela destruição do planeta? Certamente, a nossa existência neste corpo terminará, e quando isso acontecer, teremos um destino que é o que Deus determinou, ou seja, na Sua presença. E há também o destino que o homem escolheu, que é longe de Deus, num lago de fogo criado para Satanás e seus anjos.

Qual destino vamos escolher? Se fosse um caminho difícil, seria compreensível o homem ter dúvida se escolheria ir até Deus. Se ele precisasse se flagelar todos os dias com um chicote de aço, subir uma escadaria de joelhos até sangrar, acender vela para todos os santos, dar toda a sua fortuna para todo mundo, ter que passar fome, viver como um guru da Índia sentado numa cama de pregos, enfim, seria mesmo bastante complicado, mas não é! Deus não está pedindo um monte de coisas, Ele na verdade não pede nada, absolutamente nada. “Quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”. Só temos que ouvir e crer. Qual o esforço nisso? Tudo que precisava já foi feito na cruz por Jesus há dois mil anos, previsto pelos profetas do AT. As chances disto acontecer estatisticamente, eram praticamente nulas, mas tudo o que foi previsto aconteceu e daqui para frente, todo o resto que ainda há previsto nas escrituras, há de acontecer. Temos o registro das profecias que não falharam. Todas foram cumpridas e as que faltam se cumprir não vão falhar também. O que falta então para alguém crer em Jesus? Vontade de aceitá-lo e estar para sempre com ele no céu. O convite que faço, portanto, é crê no Senhor Jesus e serás salvo.