Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Quanto vale para voce? - Mario Persona

Quanto vale para você? - Mario Persona




https://youtu.be/uzu03mxxuis

Quanto vale pra você?
Mário Persona

Qual a coisa mais cara para você? O que você comprou e o que tem de mais caro? A pergunta é difícil de responder, porque as coisas podem ser caras e não ter um preço, e as coisas podem ter um preço e não serem caras. Não terem valor. Quando estudamos marketing, aprendemos a diferença entre preço e valor. Uma coisa tem valor, quando é necessária, quando tem alguma importância. E não necessariamente tem um preço alto. E uma coisa pode ter um preço alto também, dependendo do valor que ela terá. Exemplificando: uma garrafa de água ali na esquina, pode custar um real, e se for custar cinco reais, talvez você não compre. Porque está muito cara. Mas se a mesma garrafa de água for oferecida a você no deserto, depois de você vagar por uns dias, prestes a morrer de sede, mesmo que lhe cobrem por ela, mil reais, dois mil ou dez mil reais, se você tiver esse dinheiro, você pagará com o maior prazer, porque ela terá um valor imenso para você. Ela será suficiente para salvar sua vida.

Neste mundo há coisas que tem preço e coisas que tem valor. E é sobre isso que queria falar hoje. Imagine que você seja um bilionário. Vamos imaginar que você esteja ligando para sua namorada a fim de combinar de jantarem fora, talvez levar mais um casal de amigos. Você pega seu celular, modelo Iphone Caviar, fabricado por um sujeito chamado Elijah Giacometti junto com a tecnologia Lamborghini, celular esse que custa 8.500 reais. Você ainda pode colocá-lo numa capinha que custou para você 600 mil reais, que é o valor da mais cara capinha de celular que existe no mundo. Então, liga para sua namorada, e combina de irem jantar juntos. Talvez você decida ir com aquela camisa que um milionário indiano mandou fazer sob medida pra ele, que custou a bagatela de 470 mil reais. Porque ela é tecida com fios de ouro. Ou talvez você escolha outra coisa, pra não chamar tanta atencao. Você vai a Nova Iorque, num restaurante chamado The Old Homestead Steakhouse e vai pagar 750 reais por um bife! Mais pode ser que você queira convidar um casal de amigos e ir para Londres, e lá, ir ao restaurante John Salt London, pagar por um jantar de natal 400 mil reais. Para quatro pessoas. Ou na hora do jantar, você vai pedir um coquetel de conhaque, de 1858 que vai custar a você 25 mil reais, que é o preço do coquetel mais caro do mundo. Terminando o jantar você talvez queira um café. Você pode tomar o café brasileiro mais caro do mundo. Chama-se Santa Inês e custa 200 reais o quilo. Não sei se no supermercado da sua região tem essa marca, mas a última vez que comprei café, paguei 5 reais o quilo. Mas talvez você prefira comprar aquele café que custa 2.200 reais o quilo, que vem do oriente, e é um café com grãos selecionados do estrume do elefante. Depois que o animal come o café, ele defeca, e esses grãos retirados do estrume do elefante, são torrados e o quilo do café é vendido por esse preço. Então quando você sai do restaurante e vai para casa, guarda seu carro na garagem mais cara do mundo, em Nova Iorque e que foi vendida por 2 milhões de reais. Uma vaga para um só carro!

Para tudo isso há no mundo gente que paga. Porque esses sao serviços que são oferecidos. Talvez para você não tenha valor nenhum, porque você não mora em Nova Iorque ou não come filet, logo não vai gastar 750 reais num filet. Mas para outras pessoas, essas coisas são importantes. Há homens também que são de alto valor, de alto preço no mundo. Outro dia a revista Forbes publicou a lista dos pregadores brasileiros mais ricos e apresentou cinco nomes. O mais rico tem um bilhão e novecentos milhões de reais. Essa é a sua fortuna. O mais "pobre" da lista, tem apenas 130 milhões. Essas pessoas viajam em jatos de 100 milhões de reais, em helicópteros de 20 milhões. E esses homens levam o nome de Cristo, por mais incrível que isso possa parecer! Daquele que aqui na terra não teve onde reclinar sua cabeça. E quando morreu, deixou apenas a roupa do corpo, para os soldados dividirem esse que foi o seu espólio deixado neste mundo. As coisas parecem que estão meio estranhas mesmo. Mas esses não são ainda os mais ricos. O homem mais rico do mundo é um mexicano, Carlos Slim, que tem sua fortuna avaliada em 150 bilhões de reais. Porque eu chamo atenção para esses valores e essas pessoas? Porque talvez, se você recebesse agora um aviso de que o Carlos Slim está na sua porta querendo conversar com você, é provável que saísse de onde está e imediatamente fosse saber o que o homem mais rico do mundo quer falar com você. Uma vez um amigo saiu de uma reunião de negócios e veio conversar comigo dizendo que provavelmente nunca mais lavaria sua mão, porque tinha tido a grande honra de cumprimentar um homem que comprou uma empresa por 400 milhões de dólares. Podemos ver como no mundo os homens tem grande valor. Tem alto preço. Quem gosta de esporte, está acostumando a ver o quanto é pago pelo passe de um jogador. Eu não sei exatamente quanto, porque não entendo de esporte, mas sei que são pagos milhões para levar um jogador de um time para outro. E isso fora o salário e outros privilégios.

E Jesus? Quanto vale? Se ele estivesse hoje no mundo, quanto valeria? Será que ele valeria 1 bilhão e 900 milhões como é, digamos assim, o valor da fortuna desse pregador brasileiro, que é o mais rico de todos no Brasil? Ele tem mais ou menos o dobro da fortuna de um pregador nigeriano, que é o mais rico na Nigéria. Esses homens que hoje pregam na televisão, no rádio, fazem fortunas. Uma forma até esquisita, porque a Bíblia nunca falou disso. Mas volto a perguntar, quanto vale Jesus? Será que os homens olhariam para ele e diriam que aquele sim, é um homem de quase dois bilhões de reais, que é um homem de grande valor? Ou talvez eles falassem que ele não tem nada a ver com dinheiro, ele tem grande valor, mas que não há dinheiro envolvido nisso. Quando eu era estudante, jovem, morei na casa de um engenheiro elétrico nos Estados Unidos. Viajei para lá como estudante de intercâmbio e na época ele estava desempregado, porque tinha trabalhado numa empresa que fornecia as baterias para o projeto Apollo. Só agora, há pouco tempo, vim a saber o valor que ele tinha naquele projeto. Se você assistiu o filme Apollo 13, conhece uma cena que é real. Quando alguém liga no meio da noite para o engenheiro que projetou as baterias da nave que estava lá em cima, perdida, toda arrebentada com uma explosão. Vim a saber recentemente que foi ele quem recebeu esse telefonema, porque foi ele quem projetou aquela bateria e que inclusive, foi suficiente para salvar a vida dos astronautas porque ela era capaz de manter funcionando tudo até eles voltarem para a terra. Era um homem de grande valor, mas o salário dele não aumentou por causa disso. Em outras palavras, ele tinha grande valor mas não tinha grande preço. Ai está a diferenca entre valor e preço.  

Mas e quanto a Jesus? A Bíblia tem um preço. Quando ele esteve aqui, os homens estipularam um valor para ele, assim como a revista Forbes dá hoje o valor para cada milionário do mundo. Se tivesse uma revista Forbes há dois mil anos, ela certamente faria uma lista dos homens mais ricos do mundo, e esse mesmo Jesus provavelmente nunca entrasse nessa lista, porque o valor que foi dado a ele está no livro de Zacarias11:12, que é uma passagem profética: "Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor". Quando abrimos em Mateus no capítulo 26, vemos concretizada essa mesma profecia. Evangelho de Mateus 26:14: "Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata".

Trinta moedas de prata, que depois, Judas antes de se suicidar, acaba jogando no templo, e os sacerdotes utilizam para comprar o campo do oleiro. Como dizia a profecia. Acaba virando um cemitério para estrangeiros depois. Trinta moedas foi o preço pago por Jesus, para Judas entregá-lo. Não sairia na revista Forbes. Se disséssemos que ele era um homem de trinta moedas de prata certamente, que não é muito, pois acho que todos aqui nesta sala devem ter dinheiro suficiente para comprar trinta moedas de prata. No Antigo Testamento, esse era o preço de um escravo, mas eu nao acredito que os sacerdotes tenham pensado num escravo quando avaliaram quanto deviam pagar por Jesus. Acho que fizeram pior que isso, usaram de malícia, usaram de desprezo, porque no Antigo Testamento, havia uma avaliação feita do povo de Israel. Para homens, mulheres, crianças, idosos, idosas, e essa avaliação era feita segundo o que cada um podia contribuir para o povo de Israel. Isso está no capítulo 27 de Levítico, versículo 1:  

"E falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao Senhor. Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinquenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário. Portanto a faixa etária que estaria Jesus, que estaria com 33 anos mais ou menos. "Porém, se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos”. Alguém pode pensar que estavam desvalorizando a mulher, mas não é isso, a verdade é que, quando era varão em idade de servir na guerra, esses precisavam ser valorizados, temos que lembrar sempre que o povo hebreu era um povo guerreiro, que eles estavam se defendendo dos inimigos, precisavam de pessoas que pudessem pegar na espada, que pudessem partir para guerra, então as pessoas que tivessem força física para lutar contra os inimigos e que tivessem também força para trabalhar em tarefas pesadas seriam mais bem pagas, e as mulheres certamente não iriam ser mandadas para a guerra, elas também teria o encargo dos filhos, ficando mais na retaguarda.  

E o texto continua, com a avaliação caindo: "E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem será vinte siclos e da mulher dez siclos. E, se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata. E, se for de sessenta anos e acima, pelo homem a tua avaliação será de quinze siclos e pela mulher dez siclos". Um homem de 60 anos pra cima, não poderia mais ir a guerra, e ele não teria quase tanta serventia dentro do povo e a mulher continuaria tendo, porque vemos que diminui a diferença entre ambos, homens e mulheres. Mas o que os judeus, os sacerdotes de Deus, fizeram, foi avaliar Cristo como uma mulher de 33 anos, segundo, a estimativa da lei. E essa era uma forma desprezá-lo como homem. Devemos entender isso. Esse foi o valor dado, não pelos soldados romanos, nem pelo povo, tampouco pelo governo de Israel, mas foi o clero quem deu esse valor a Jesus. No judaísmo, que era a religião que Deus estabeleceu, que Deus instituiu, havia o clero, que eram os líderes dessa religião, os sacerdotes, e eram eles que avaliavam as coisas. Atualmente, encontramos o mundo nominalmente cristão e existe um clero também nas religiões ditas cristas. Qual o valor que esse clero dá para Jesus hoje? As pessoas atribuem valores ao clérigo, mas como será que o clero avalia Jesus? Acredito que não é muito diferente daquele que foi dado a ele há dois mil anos. Evidentemente não podemos pensar que apenas os religiosos da época, tinham avaliado tão irrisoriamente a Cristo. Em Isaías vemos uma descrição também do que a população em geral pensou de Jesus, numa profecia que foi escrita 700 anos antes de Cristo, mas que fala explicitamente dele. Isaias 53:3: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum".

Na primeira Bíblia traduzida para a linguagem popular, em alemão, Lutero traduziu essa passagem como: nós o avaliamos como um nada. Menos de trinta moedas! Como zero. Esse foi o valor que a humanidade deu a Jesus, zero! Ele não vale nada. Podemos pensar que ele era pelo menos bonito. Porque é assim que o vemos naqueles quadros, onde Jesus é representado de cabelos longos, olhos azuis, barba, etc. Na metade do versículo anterior diz assim: " não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos" Também não tinha boa aparência. É por isso que Judas foi contratado pelos sacerdotes. Porque Jesus era tão comum em sua fisionomia que à noite, no meio daquelas tochas, era preciso que alguém apontasse exatamente aos guardas que foram prendê-lo, quem era ele, a fim de não prenderem a pessoa errada. Porque Jesus era tão comum quanto seus discípulos e Judas precisou ir junto e fazer o que havia combinado antes com os guardas, dar um beijo em Jesus, de forma a identificá-lo. E assim ele foi preso naquele jardim.

Esse é o valor que a humanidade em geral deu a Cristo. Se abrirmos nossa Bíblia em Lucas 23, veremos como foi a avaliação que o povo deu a ele. Vivemos numa época em que é dado muito poder ao povo. O mundo vive em sua grande maioria, numa democracia e ouvimos constantemente a frase que diz que a voz do povo é a voz de Deus. Muito usam citam inclusive esse lema entre aspas, como se ele tivesse sido extraído das escrituras sagradas, mas isso não é verdadeiro, a voz do povo nunca foi a voz de Deus. 

Vejamos em Lucas 23:13: "E, convocando Pilatos os principais dos sacerdotes, e os magistrados, e o povo, disse-lhes: Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte. Castigá-lo-ei, pois, e soltá-lo-ei".
Ele fala isso, porque era costume soltar um prisioneiro na festa da páscoa. Como hoje nos Estados Unidos, no dia de Ação de Graças ou natal, os americanos poupam um peru. O presidente e os governadores de cada estado, poupam um peru da morte. Então, era hábito dar um induto de páscoa a um preso. Herodes propõe então que Jesus fosse esse prisioneiro que ganharia o induto governamental, mas vemos que no versículo 18 toda a multidão clamando a uma só voz diz "fora daqui com este, solta-nos Barrabás”. Podemos pensar que Barrabás deveria ser uma pessoa importantíssima na sociedade, porque eles preferirem Barrabás a Jesus. Deveria ser um homem de grande valor, mas o versículo 19 nos mostra o currículo de Barrabás: " O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio".

Agora então temos um homicida e o preço dado a Jesus, é menor ainda, já não são trinta moedas. Ele é considerado alguém mais desprezível do que um homicida, do que um bandido, um marginal. Esse foi o valor que o povo deu a Jesus. Essa foi uma das primeiras lições democráticas que vemos. Puseram dois candidatos. Quem vocês escolhem? "Queremos Barrabás!" Assim o povo escolheu, votaram em Barrabás. Os governantes e Herodes, também estão na mesma passagem deste capítulo de Lucas, que mostra o que eles acham de Jesus. É claro que, quando Herodes diz querer soltá-lo, não estava querendo ser bonzinho, ele simplesmente estava fazendo política, afinal, políticos são assim, eles atuam de acordo com as conveniências do momento. Versículo 11: “E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos". Aqueles homens, usando de deboche, coroaram Jesus com uma coroa de espinhos, por ele ser declarado rei dos judeus. Teceram um coroa e enfiaram em sua cabeça, enterrando os espinhos no couro cabeludo, puseram-lhe uma capa e de zombaria, deram-lhe um cetro. Se naquele tempo, em Israel, um rei era ungido com azeite, aquelas pessoas ungiram a Cristo com catarro. Porque cuspiram em seu rosto, e se um rei, era aclamado com aplausos, eles aplaudiram a Cristo com socos no rosto. Há uma profecia inclusive, que diz que arrancavam a sua barba! Essa foi maneira como Jesus fora tratado.

E esse foi o valor que os homens deram ao filho de Deus, quando ele esteve aqui. E hoje? - Ah, você pode responder - hoje seria muito diferente! Nao, eu acho que seria exatamente a mesma coisa. Porque o homem não mudou um milímetro sequer dessa inimizade contra Deus. Ali estava o filho de Deus vindo ao mundo e o homem disse "nao queremos que esse reine sobre nós". Os judeus declararam isso quando Pilatos perguntou o que faria com ele:" Crucifica-o!" Quem eu solto? Perguntou Herodes: "Barrabás!" clamava a multidão.

Mas, e Jesus, o que pensava de si mesmo? Que valor dava a si mesmo? Essa resposta temos na Bíblia. O Salmo 22, que é um salmo profético também, descreve a crucificação. No versículo 6 lemos: “Mas eu sou verme, e não um homem, opróbrio dos homens desprezado do povo”. Podemos pensar que então os homens não estavam errados em atribuir esse valor tão baixo, se ele próprio fala de si mesmo dessa maneira, um verme, que é uma palavra totalmente pejorativa, algo asqueroso que se arrasta na poeira, no chão, na lama. Até o próprio Deus chama Jacó assim, para mostrar sua pequenez. E um dos amigos de Jó, Bildade, diz: Jó 25:6 “E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho". Vemos que na Bíblia, a palavra verme é sempre pejorativa e Jesus aplica essa palavra a si mesmo. Porque ele se fez esse verme. Ele se fez homem. Assumiu um corpo igual ao nosso, se fez carne. Por amor de nós. E porque, sendo ele Deus excelso, o filho eterno de Deus, aquele por meio de quem todas as coisas foram criadas, aquele que sustenta todas as coisas com a palavra de seu poder, porque faria isso? Porque ele se faria um verme? Porque se faria semelhante a nós? Porque desceria tanto pra chegar até esse ponto? Em Filipenses 2:7-8 diz: "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". Esta foi uma descida tremenda que Jesus faz indo dos píncaros da gloria, até este mundo, não vindo aqui como um ser resplandecente, divino, brilhando, movendo montanhas, mas como um homem que Deus no seu próprio julgamento diz ser um verme. Porque foi assim que ele foi tratado e é assim que ele quis se fazer, por amor de nós assumiu essa posição tão ingrata. Tão pequena. Em Hebreus 2, falando de Deus: "Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos" E em Isaías 41, Deus fala para Jacó não temas tu verme de Jacó, povozinho de Israel. Essa é a visão que Deus tem do homem. E Cristo foi colocado nesse mesma visão. Em Romanos 8 há um versículo que fala: "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne". Isso significa que somente assim, nós, pecadores - e somos todos pecadores, não há quem não peque, não há quem busque a Deus, não há um justo, nenhum sequer, isso lemos também em Romanos - poderíamos ter a salvação eterna e não sermos julgados e condenados por Deus ao lago de fogo por toda a eternidade. Deus precisou fazer uma intervenção drástica, não podia ser menos que isso. Tão drástica ao ponto de enviar seu próprio filho ao mundo, que nasceu aqui como um homem à nossa semelhança de carne, porém sem pecado. Mas quando ele chegou na cruz, assumiu como seu os nossos pecados. Deus o fez pecado por nós. O transformou em pecado por nós ali na cruz, porque não haveria um outro jeito de Deus salvar o ser humano. De tirar o homem da lama do pecado e da perdição. Só era possível fazer isso, colocando um substituto que fosse à altura das exigências santas de Deus e esse substituto era Cristo, o único homem perfeito, que jamais pecou, e jamais seria capaz de pecar, que era Deus e homem. Era preciso oferecer um sacrifício santo, no lugar do homem pecador, e foi isso que Cristo fez. Quando ele foi a cruz, estava me substituindo ali. Agora eu pergunto: ele estava substituindo você? O único meio de salvação é Jesus. "Ninguém vem ao pai senão por mim". Ele disse. "Eu dou a vida. Aquele que crê tem a vida eterna. Não entrará em condenação mas passou da morte para a vida". E como você pode ser substituído por Cristo lá na cruz, algo que aconteceu há dois mil anos? Como você pode ter sido substituído lá? Como pode valer para você o sacrifício de Cristo na cruz? Simples, crendo nele pela fé. Aceitando-o pela fé, como seu salvador. Essa é a única maneira. - Ah, mas eu fiz tanta coisa boa, sempre ajudo os pobres- alegaria você. Mas não há nada que você possa fazer para ser salvo a não ser crer em Cristo! Quando os discípulos perguntaram a ele o que deveriam fazer para as obras de Deus ele falou que a obra de Deus é esta, que creiais naquele que ele enviou. Que era o próprio Jesus. Quando você crê em Jesus, é como se Deus estivesse assinando um contrato, e falando: "o sangue do meu filho que foi derramado na cruz, passa a valer agora para você, que acabou de crer no meu filho Jesus. Todos os seus pecados estao perdoados".  

O sangue de Cristo, filho de Deus, nos purifica de todo pecado. E você então é purificado imediatamente no momento em que crê em Jesus como seu salvador. O que significa indulto completo! Você é um Barrabás, saindo livre da prisão! - Mas como pode falar assim? - me questionaria você. - O governador o perdoou! É verdade, o governador tinha poder para perdoá-lo e Deus tem poder para perdoar você e livrá-lo do cativeiro eterno. Da prisão eterna, do juizo eterno no lago de fogo. Deus tem esse poder e a única coisa que Ele pede é que creia em Jesus. Só isso, mais nada! Porque o valor que Deus dá a Jesus é completamente diferente do valor que os homens deram a ele. Quando Cristo morreu, se ele fosse um homem comum, e seu sacrifício não tivesse valor algum para Deus, ele teria permanecido morto. Mas ele era o filho de Deus, o sacrifício perfeito que o próprio Deus havia determinado na eternidade, quando nós nem existíamos ainda, Deus já havia pensado nisso, já tinha planejado. Ele é quem é! E seu sacrifício foi o que foi, Deus o ressuscitou, o tirou dentre os mortos, e o sentou no céu. À sua destra. Ao seu lado. Esse é Jesus, esse é o valor que Deus dá a ele. Podemos ler a carta de Paulo aos Filipenses, no capítulo 2. Vemos o que vem depois daquela passagem em que Cristo fala que se humilhou a si mesmo chegando até ao ponto de ser homem. Vemos o que Deus fez então, o que Deus fez ao aceitar aquele sacrifício como suficiente e único para minha e pra sua salvação, se você crer em Jesus como seu salvador. Filipenses 2:8: "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz, pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

Essa é a avaliação que Deus fez de Cristo. Completamente diferente da que os homens fizeram dele. Mas será que tem mais gente que o avaliou da mesma forma como Deus avalia? Sim. Aqueles que já estão no céu e que já estão vendo quem é Cristo. Vendo a sua glória, a sua majestade. Esses dão o real valor a Ele. Você não conhece uma pessoa enquanto não vai até a casa dela, não é? A pessoa chega até você mal vestida, com roupas sujas, rasgadas. Lembro-me de um caso que aconteceu em Limeira, SP- um homem entrou numa agência de automóveis, todo sujo, de chinelo de dedo, e o dono da agência pegou um dinheiro, colocou no bolso dele e disse que ele poderia ir, pensou que estava pedindo esmola, e na verdade, aquele homem estava como cliente. Despejou um pacote de dinheiro na mesa e comprou dois carros à vista! Era um sitiante, um fazendeiro rico. E obviamente que o dono da agência não o identificou corretamente. Então, para identificar quem é a pessoa que está a sua frente, vá até a casa dela, veja onde mora. Veja o que ela tem. Como ela é reputada, como é considerada no seu próprio ambiente.

É isso que vamos fazer agora, uma viagem até o céu. Apocalipse 5 abre uma pequena fresta no céu. Para que vejamos o que está acontecendo lá. Como estão agindo aqueles que vem a Jesus depois dele ter sido sacrificado, morto e ressuscitado, e o que eles pensam dele. Capítulo 5: "E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra" .

Que cordeiro é esse? Quando Cristo encontrou João Batista este falou: "eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Esse é o cordeiro, ele é visto no céu como um cordeiro. Significando que jamais o seu sacrifício será esquecido. Continua sendo visto no céu como um cordeiro como havendo sendo morto. É uma visão fresca, do sacrifício de Cristo no céu. "Como havendo sendo morto". A lembrança vai estar sempre na mente de todos ali, que ele é o cordeiro como havendo sendo morto, verbo que indica que algo que está acontecendo ainda, como uma coisa permanente. As sete pontas e sete olhos é um linguajar simbólico, para os sete espíritos de Deus enviados a toda terra. "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos e cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação e para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes e reinaremos sobre a terra! Este é o clamor, o cântico dos salvos. Mas não são apenas esses que estão clamando. No versículo 11: "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre". Digno é o cordeiro, e esse é o cântico no céu. Este é o homem que veio aqui assumir a forma de um verme, e foi considerado menos que um homicida, menos que um Barrabás, e foi vendido por trinta moeda de prata. Desprezado e humilhado, tratado como se fosse um palhaço. Vestido com aquela coroa de espinhos e aquele manto falso. Esse é que nos céus é aclamado dessa maneira, nada menos que isso! Nos céus. Esse é Jesus, esse é o salvador. Que valor você dá a ele?

Vimos inicialmente homens poderosos, milionários, homens que gastam muito dinheiro, que são valorizados e que ganham muito. Que valor você dá a Cristo Jesus?

Você só dará valor a ele, se efetivamente souber o quanto foi alto o preço que ele pagou por você, para comprar você. Deu a vida dele na cruz. Não somente morreu ali, mas recebeu o juizo de Deus contra o pecado que caiu sobre ele, na cruz. Ali ele foi zombado, pelos soldados, e pelo povo que dizia: " desça daí se és o filho de Deus", e ele podia ter invocado legiões de anjos. Se Deus tivesse aberto um pouco que seja, a cortina dos céus, e se aqueles soldados, com suas armas, com sua armadura, com todo seu orgulho e ferocidade humana, tivessem olhado pra cima, e vissem isso que vemos em Apocalipse, ou seja, os muitos anjos, em número de milhões e milhões e milhares e milhares, aquele soldados se derreteriam de horror por saberem com quem estavam lidando. Era esse que eles estavam colocando naquela cruz, era esse o homem, o salvador, o filho de Deus.  

Não o rejeite. Não o desvalorize. Creia em Jesus como seu salvador. Há um hino que pergunta no seu refrão: conheceis o valor de Jesus que morreu sobre a cruz? Confiais no sangue desse salvador? Pertenceis ao seu reino de luz? Eu pergunto a você, você conhece esse valor? Se você conhece, você vai dizer Senhor, eu creio em ti. Senhor, minha vida é tua. Senhor, perdoa meus pecados, me salva!

Esse vai será o pedido que você fará e ele vai atender imediatamente.

Creia em Jesus como seu salvador.