Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O Evangelho - O que, como e para que pregar - Mario Persona

O Evangelho - O que, como e para que pregar - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/Como_o_que_pra_que_pregar.mp3



Youtube: https://youtu.be/S6tus3wvOc0

Como, o que e para que pregar o evangelho
Mario Persona

Muito do que nós vemos hoje de resistência ao evangelho, às boas novas, à Bíblia, à Palavra de Deus e até mesmo aos cristãos, tem razão de ser. Temos aí dois mil anos de história de cristianismo com falhas terríveis. Recebi hoje um email de uma pessoa criticando algumas coisas que eu disse por que ela acreditava que eu estava criticando a religião dela, o que não era um fato. Na verdade, tantas são as religiões hoje ditas cristãs que muitos cristãos até defendem cada uma com unhas e dentes. Guerras foram deflagradas em nome de Cristo, pessoas foram mortas ao longo desses dois mil anos de história e sempre usando como pretexto a Palavra de Deus. É claro que quando vamos falar o evangelho para uma pessoa a resistência que existe não é de toda sem fundamento, muitos têm razão de se manterem afastados até dessas boas novas, por que não sabem quais são as boas novas e associam essas boas novas com as pessoas que trouxeram essas boas novas ao longo dos últimos dois mil anos.

Então eu gostaria de falar um pouco esta noite do maior evangelista que já existiu. Aquele que levou as boas novas à perfeição por que, afinal de contas, ele era as próprias boas novas, a boa notícia por que o evangelho nada mais é do que boas novas, a notícia, as novas de que Deus veio ao mundo na pessoa de Jesus Cristo, se fez homem, se fez carne, morreu numa cruz por pecadores, para pagar os pecados desses pecadores, ressuscitou para a nossa justificação e hoje está no céu. As boas novas é que Deus providenciou um salvador, Deus providenciou um meio de nos tirar dessa enrascada tremenda na qual o pecado nos colocou.

Existe uma razão importante para nós pensarmos nessa enrascada por que cada ser humano, todo ser humano se sente vazio, sente que falta alguma coisa na sua vida. Nós vemos isto em todo lugar,  converso com qualquer pessoa, sempre existe aquela idéia de que falta alguma coisa, todos estão mais ou menos insatisfeitos e a razão disto é que Deus criou o homem com um propósito definido. Se eu crio uma caneta, se fabrico uma caneta, eu tenho o objetivo de ter um instrumento para escrever. Se fabrico um par de óculos é para enxergar melhor, uma cadeira para se sentar, tudo tem um propósito definido e o homem, o ser humano, tem um propósito definido. No momento em que eu não sei que propósito é esse para minha vida obviamente eu vou me sentir um inútil, um vazio, ou sem perspectiva alguma e esta passagem que vamos ler hoje é importante por que ela vai mostrar também a respeito desse propósito que Deus tem para a vida de cada pessoa.

Nós vamos abrir no evangelho de João, capítulo 4, que é um trecho muito rico e enquanto nós lemos esse capítulo 4, enquanto acompanhamos esses versículos aqui eu gostaria de tentar responder a três perguntas que eu encontro resposta nesse capítulo 4. A primeira é como pregar o evangelho, a segunda é o que pregar ou como fazer esse evangelho chegar até uma alma, o que consiste esse evangelho, essas boas novas. E a terceira é para que pregar, qual o objetivo de uma pessoa ser salva, por exemplo. Estas três perguntas têm respostas nesta passagem de João, capítulo 4:

"E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João ( ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos ), deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana ( porque os judeus não se comunicam com os samaritanos )? Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias ( que se chama o Cristo ) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

E nisso vieram os seus discípulos e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele. E, entretanto, os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então, os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo."

Nessa passagem, três coisas, três questões: como pregar, o que pregar e para que pregar as boas novas. Primeiro, tratando do como que é importante por causa da questão que falei que muitas vezes os próprios cristãos trocam os pés pelas mãos e espantam até as pessoas, em vez de ajudá-las a compreender o evangelho, aceitar o evangelho, a crer no evangelho. Nós encontramos aqui duas vezes a palavra "importa". No versículo 4 diz era-lhe necessário, em outras versões diz importa, e depois vai aparecer de novo no versículo 24 Deus é espírito e é necessário, importa, que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Nessa primeira instância onde aparece a palavra "é necessário", era necessário passar por Samaria. Estive lendo alguma coisa sobre Israel daquela época e os historiadores dizem que os israelitas não iam à Galiléia passando por Samaria. A Judéia ficava mais ao sul, depois tinha uma região judéia obviamente o centro da religião judaica, onde havia o templo em Jerusalém, onde havia mais judeus habitanto a Judéia, depois vinha Samaria que fica mais acima, uma região que tinha sido habitada por gentios convertidos ao judaismo e acabara adotando uma versão sua do judaísmo. Uma versão pirata do judaísmo, eles tinham os seus próprios sacrifícios, os seus próprios rituais, tinham o seu próprio templo, o seu próprio monte onde adorar, seus próprios sacerdotes, eles tinham uma imitação barata do que era o judaísmo. E depois acima disto tinha a Galiléia, a região onde tinha mais gentios, pessoas de muitas nacionalidades na Galiléia, e quando um judeu precisava viajar da Judéia para a Galiléia ele ia numa região chamada Peréia, onde tem o rio Jordão onde João Batista batizava e de lá eles desviavam para a Galiléia. Eles evitavam ao máximo os samaritanos por que o judeu podia até conversar com um incrédulo, um pagão romano como eles conversavam. Não entravam na casa, tinha toda uma separação mas com os samaritanos eles nem falavam e aqui diz os judeus não se comunicam com os samaritanos. Os pagãos eram pagãos mas os samaritanos eram uma afronta para o judeu, eles deturpavam, denegriam a religião judaica então os judeus não admitiam os samaritanos.

Mas é necessário Jesus passar por Samaria. Por que é necessário? Por que tem uma mulher samaritana lá que ele quer salvar. Ele quer ir até lá para salvar essa mulher. E quando ele chega lá, por incrível que pareça, vai convesar com ela, sentir as dores dela, vai se fazer um quase igual a ela nas suas necessidades por que ele está com sede, a mulher vai buscar água e tudo mais. Os discípulos chegam mais tarde e se espantam com aquilo, por que? Por que eles também eram intolerantes com os samaritanos. Se deixasse para os discípulos irem por ali provavelmente eles não iriam querer ir. Existe na história do cristianismo uma intolerância muito grande e isto é importante entendermos por que é histórico. De onde vem a intolerância para com o pecador, para com o incrédulo? Ela basicamente é descrita no capítulo 9 de Lucas, o primeiro versículo diz:

"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos." Ele capacita com um poder sem igual esses doze discípulos para terem autoridade sobre os demônios e para pregar e curar. E no versículo 46 vemos uma discussão entre esses discípulos: " E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. " 

O primeiro passo na escala da intolerância é quando a pessoa é revestida de alguma qualidade, algum privilégio que não tinha e passa a se gabar disso, passa a se orgulhar disto aí. Eles estavam assim, tinham tamanho poder, tamanha autoridade sobre os demônios, sobre as doenças, que eles se achavam alguém. Em momento algum eles não param para pensar que eles não tinham aquilo, na verdade aquilo tinha sido delegado a eles, não era deles, nao pertencia a eles, era empréstimo aquilo. Mas eles se acham o máximo agora, se acham os tais e começam a discutir entre eles qual era o maior, não era mais nem olhando para os outros, para os incrédulos, isso eles já sabiam que eram, já se consideravam mas agora era entre eles. E o Senhor traz um menino e coloca o menino no meio deles. No versículo 47: "Mas Jesus, vendo o pensamento do coração deles, tomou uma criança, pô-la junto a si e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome recebe-me a mim; e qualquer que me recebe a mim recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande."

O primeiro degrau da intolerância religiosa é o orgulho religioso. Aí ele leva para um segundo degrau que é a separação daqueles que não pensam igual. Nós vemos isso começar lá atrás na história do cristianismo quando foram instituídos os monastérios. Então os cristãos, por acharem que não eram pessoas deste mundo, não eram comuns como as outras pessoas eles se isolavam em montanhas, em grutas, em lugares ermos para não ter contato com as pessoas comuns, com os pecadores. Nós vemos até um caso curioso de um homem chamado Simeão Estilita que viveu no ano 400 d.C. que passou 30 anos morando sobre uma coluna de 17 metros de altura por que ele se considerava um cristão que tinha que se manter separado dos que não eram cristãos e as pessoas levavam comida e ele puxava a comida e durante 30 anos morou sobre a coluna de pedras para se manter afastado do mundo, afastado dos pecadores.

Sabemos que depois disto tem toda a história dos monastérios, das ordens de monges e até hoje é encontrado principalmente no cristianismo protestante, que foi levado para os Estados Unidos, uma corrente de cristianismo rural. Muitos cristãos acham que o cristão deve morar em fazendas, no campo, longe das cidades. Na verdade isto é totalmente contrário até o que encontramos no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, onde os cristãos iam para cidades onde tinham pessoas por que eram pelas pessoas que eles estavam aqui para levar o evangelho, as boas novas. Para gente, para pessoas, não para galinhas, para vacas, mas para as pessoas. Eles estavam onde estavam as pessoas. Eles tinham que se manter separados do pecado mas acessíveis ao pecador. Não era o contato com o pecador que era o problema, era o contrato com o pecado ou com o pecador. Tinham que se manter separados do pecado mas acessíveis ao pecador, como o próprio Senhor faz aqui nesta passagem, totalmente acessível a essa mulher samaritana. Ele bem que poderia se colocar numa pilastra de 17 metros de altura e não deixar ninguém chegar perto, ninguém tocá-lo, mas ele estava onde estavam os pecadores, ele ia até os pecadores.

A própria grande comissão que a gente vê no evangelho, ide e pregai o evangelho, não era esperai que venham escutar o evangelho, era ide, é ide, é ir, é buscar, é se tornar acessível ao pecador. O primeiro passo da intolerância, portanto, é o orgulho religioso, considerar-se algo mais superior do que as outras pessoas. O segundo é a separação no sentido de tornar-se inacessível aos pecadores. O terceiro passo é opressão passiva, é quando você começa a criar uma caricatura daqueles que são os pecadores e zombar, usar de escárnio, de zombaria, gozação e críticas e tudo mais. Que é obviamente uma forma de tornar-se inacessível, por que ninguem vai querer se aproximar de uma pessoa que está constantemente criticando você, e você não vai querer se aproximar dessa pessoa e depois não há como ela trazer a você a mensagem de salvação. O quarto passo é a opressão ativa, aquilo que aconteceu ao longo de dois mil anos em situações como as cruzadas, mataram muitos em nome de Cristo, aconteceu durante a inquisição e acontece hoje.

Nos Estados Unidos é muito comum onde um grupo de cristãos acredita que tem que interferir na política, condenar pessoas que não estão praticando as coisas segundo a Bíblia, essa é já opressão ativa e aí não há por que se espantar de muitos odiarem os cristãos nesse mundo. Por que realmente há cristãos que acreditam que precisam primeiro estabelecer o reino de Deus aqui na terra para depois Cristo voltar e ficar tudo bem, então o que eles fazem? Então vale mesmo invadir o Iraque, invadir outros países, soltar bombas por que nós temos que dominar o mundo. Isto vem desde o romanismo, do catolicismo, dominar o mundo até pelas armas se preciso for, para então preparar este mundo para que Cristo venha reinar. Agora, quem vai querer um cristianismo assim? E o que nós encontramos aqui é o próprio Senhor, a pessoa de Cristo, sentado ao lado de uma mulher, não só uma mulher incrédula, ou pecadora, ou pagã, uma samaritana que era alguém que confessava uma fé que deturpava completamente o judaísmo. Ele não evita essa mulher, ele não zomba da sua vida devassa, por que ela era uma mulher devassa, teve cinco homens e o homem que ela vivia agora não era marido dela. Ele não zomba dela, ele não ameaça esta mulher com fogo e enxofre. Ele ameaçava com fogo e enxofre,  nos quatro evangelhos nós vamos vê-lo ameaçando várias vezes pessoas com fogo e enxofre, quem ele ameaçava? Religiosos. Os fariseus, os religiosos judeus. Jamais ele se dirigia dessa maneira para um pecador contrito fosse um ladrão ou prostitua ou qualquer tipo de pessoa. Os religiosos sim, com os religiosos ele era duro.

Quando ele vê os mercadores no templo usando o nome de Deus, o lugar que era devido adoração a Deus como mercado aí ele pega o chicote, por que isto indignava realmente o Senhor. Mas um pecador à beira de um poço ao meio-dia, por que meio-dia? Por que será que esses detalhes são importantes no texto sagrado, por que falar que era meio-dia, a sexta hora? Por que as mulheres iam ao poço buscar água logo cedo de manhã, na hora mais fresca do dia. E ao meio-dia provavelmente era um lugar vazio por que meio-dia era a hora mais quente do dia, nós estamos aqui falando do oriente médio e esta mulher talvez envergonhada até pela situação dela, ela era uma marginal na sociedade pela vida devassa que levava, ela provavelmente não queria se encontrar com ninguém ali e ela vai se encontrar com uma pessoa e é a única pessoa com quem é importante a gente ter um encontro. Único encontro importante nesta vida é encontrar-se com Jesus. E quando ele a vê ele vai falar de água, ele vai primeiro criar empatia, coloca-se no lugar dela e fala dá-me de beber, no versículo 7. A mulher se espanta por que ele é judeu e está falando com ela. Mas como sendo tu judeu me pedes de beber?

Os discípulos não estavam ali, se os discípulos estivessem ali a reação teria sido diferente por parte deles por que lá em Lucas 9 mesmo, quando eles entraram numa aldeia de samaritanos e os samaritanos não quiseram recebê-los eles perguntaram ao Senhor Jesus o Senhor quer que a gente faça descer fogo do céu e queime todo mundo aqui? Talvez esta mulher pudesse ser queimada junto com eles. E o Senhor fala para eles vocês não sabem de que espírito vocês são. O filho do homem não veio ao mundo para matar, para destruir, mas veio para salvar. Eles não sabiam, estavam embriagados com aquele poder todo mas aqui nós vemos o Senhor humildemente se dirigir a essa mulher pedindo água. Ela não sabe com quem ela está falando. Jesus disse "Se tu conheceras o dom de Deus"  a dádiva de Deus que era ele mesmo. Deus amou o mundo de tal maneiro que deu o seu filho, o seu filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. A dádiva de Deus estava na frente da mulher, se tu conheceras a dádiva de Deus, o dom de Deus, e quem é o que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.

Essa mulher ainda não caiu a ficha dela, ela continua pensando em água natural, tanto é que em seguida ela diz Senhor, tu não tens com que a tirar e o poço é fundo onde pois tens a água viva? Ela veio com um cântaro, o poço é fundo, ele não tem ferramentas para tirar, não tem um cântaro, não tem um balde, não tem uma corda, como ele vai tirar? Existe no mundo hoje uma corrente muito forte chamada auto-ajuda e a maioria das religiões são formas de auto-ajuda, as pessoas se ajudarem a si mesmas para serem salvas. E essa mulher está pensando nessa direção por que ela está pensando na forma de conseguir essa água, nas ferramentas e técnicas necessárias para essa água, no cântaro que vai precisar para tirar essa água, guardar essa água, ela está pensando em coisas do homem, do ser humano, na capacidade física do homem de alcançar essa água. Mas não é disso que o Senhor está falando, ele vai chamar a atenção dela para uma coisa chamada graça. Que o que Deus estava preparando para ela é que ela fosse salva por graça somente. Essa água viva se transformaria numa fonte jorrando para a vida eterna, ele vai despertar a consciência aqui dela de várias formas. Primeiro ele vai despertar a consciência dela para a necessidade que ela tem, uma necessidade que ela não tinha detectado antes. Ele vai falar que aquela água natural não satisfaz, ela é efêmera, satisfaz só um pouquinho depois perde o efeito mas tem uma água que vai satisfazer ela para sempre, eternamente. Ele vai despertar a necessidade, ele vai despertar a consciência dela da incapacidade dela conseguir esta água para a vida eterna, ela vai ter que saber que ela precisa, ela vai ter que saber que ela é incapaz de conseguir e ela vai ter que saber que ela tem algo que atrapalha muito no processo, que é o pecado.

Estas três coisas ele vai chamar a atenção dela e em toda pregação do evangelho, eu disse que é também como pregar o evangelho, é necessário que a pessoa reconheça a sua necessidade, reconheça a sua incapacidade e reconheça o seu pecado que faz separação entre o homem e Deus. Aí então ela vai reconhecer que Deus proveu algo em graça para salvá-la. Disse-lhe a mulher: dá-me dessa água para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. Ah, agora ela fez o pedido certo. Ela pediu a coisa certa para a pessoa certa. Ela não está tentando agora tirar a água, não está tentanto buscar da sua maneira, ela está pedindo a coisa certa para a pessoa certa. Quantas pessoas se sentem inquietas, se sentem incompletas, se sentem vazias e buscam tantas coisas, o complemento que elas acham que vai ser suficiente para a sua vida.

Essa mulher teve cinco homens na sua vida e estava agora no sexto e nenhum deles foi o marido dela. Hoje nós vivemos numa sociedade onde as pessoas dão grande valor a relacionamento, a pessoa diz estou tendo um relacionamento com fulano, o sonho de qualquer jovem é encontrar aquela garota ideal para ele se casar com ela e o sonho de qualquer garota é encontrar aquele garoto ideal também. É claro que isto aí é correto, é muito bom, mas é importante que a pessoa entenda que nada neste mundo preenche o coração do ser humano, nada, absolutamente coisa alguma preenche totalmente, satisfaz totalmente, todas as coisas nesta vida são fonte de água natural. Nada é a verdadeira água que Cristo dá. Todas são fontes de água natural, é a água que satisfaz por um pouquinho, depois perde efeito e você vai ter que procurar outra água, aí bebe mais um pouco, ela já tinha bebido cinco aqui, estava bebendo a sexta água no sentido de relacionamentos e nenhuma delas tinha satisfeito essa mulher. Dá-me Senhor dessa água, ela pede. Pede a coisa certa para a pessoa certa.

É isto que todos nós devemos fazer. Se você se sente,  se você sabe que existe um vazio em você, se você sabe que você tem algum problema com Deus, peça a coisa certa à pessoa certa. E esta pessoa certa é Jesus que não é inacessível. Por mais que as pessoas possam ser inacessíveis a gente neste mundo, ele não é inacessível. Ele é o único que disse vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Vinde a mim, ele não disse vá à igreja X, à religião Y, vá ao pastor fulano, ao padre sicrano, ao guru beltrano, não, vinde a mim. Ele abriu a porta, vinde a mim. Qualquer pessoa importante, qualquer celebridade nesse mundo, se você recebesse um email dessa pessoa dizendo vem aqui me visitar: uau, o cara está me convidando para ir na casa dele visitá-lo, ele é uma celebridade, ele é uma pessoa importantíssima, que privilégio! E aqui nós estamos falando do filho de Deus, o criador do universo convidando cada pessoa, cada pecador, vinde a mim. Aquele que não tinha escrúpulos para se sentar ao lado de uma mulher pecadora, de uma mulher que tinha vergonha de ir à fonte de manhã cedo, à hora que não tinha ninguém mas ele  estava ali pronto para conversar com ela, aquele que não tinha problema para conversar com essa mulher. Nós temos problemas para conversar com as pessoas.

Se a gente passa na calçada e vê um bêbado caído, todo fedido lá, vomitando, dificilmente a gente vai passar lá e conversar com ele. A gente desvia, sente um certo asco, uma certa coisa, todo ser humano tem isso, mas o Senhor não, de maneira nenhuma. Ele deixou o céu e desceu a este mundo na forma humana e foi até o mais fundo do poço aqui, foi à morte e a morte mais terrível e mais humilhante que podia existir. Ele lá pregado nu numa cruz no madeiro sofrendo todo impropério, sofrendo tudo dos homens e depois se transformando num pára-raio para receber o juízo de Deus. Sofrendo durante três horas nas mãos dos homens e depois três horas nas mãos de um Deus santo, para nos salvar. Ele é aquele que se interpôs entre o pecador que merecia o juízo de Deus, de um Deus justo, para não deixar que este juízo caísse sobre o pecador. Ele é aquele que agora convida, que todo aquele que crê nele, que o aceitar como salvador, tem a salvação garantida, está salvo eternamente.

Na arca da aliança, todos já viram algum desenho, alguma gravura da arca, a arca da aliança que os israelitas levavam no deserto e depois foi guardada no templo em Jerusalém tinha dentro dela as tábuas da Lei, aquelas tábuas de pedra que Moisés recebeu a Lei, os dez mandamentos no monte e foram guardadas nessa arca. A Lei de Deus que muita gente tenta seguir, não matarás, etc. a Lei de Deus só condena o homem. Por quê? Por que todo ser humano pode até tentar não roubar, não matar, mas quando nós encontramos o Senhor Jesus nos evangelhos dizendo que se eu pensar em matar eu já matei, se eu pensar em adulterar já adulterei, acabou. O último mandamento da Lei de Deus dizia não cobiçarás, ou seja, nem pense em fazer. Então não há como, a Lei foi dada para mostrar que o homem pecador é incapaz de salvar-se a si mesmo.

E dentro dessa caixa de madeira revestida de ouro havia essas tábuas da Lei. Sobre esta caixa, que era a arca, havia uma tampa de ouro puro com duas figuras de anjos, querubins esculpidos na tampa e essa tampa de ouro puro chamava-se propiciatório e no Novo Testamento nós encontramos Jesus sendo chamado de propiciação pelos nossos pecados. Este propiciatório, o que era essa tampa? O sacerdote de Israel quando tinha que oferecer sacrificios pelos pecados do povo ele sacrificava um animal inocente, que não tinha nada a ver com os pecados daquele povo, pegava o sangue daquele animal numa bacia e entrava lá na presença de Deus onde ficava essa arca, separada de tudo, tinha um véu e tudo mais, ele pegava com a mão e espirrava o sangue da bacia sobre essa tampa de ouro. Então essa tampa de ouro ficava cheia de sangue de animais sacrificados. Dentro, as tábuas da Lei que condenam o homem pecador. No meio, uma tábua de ouro maciço coberta de sangue. Em cima, Deus. Era como se Deus estivesse colocando o seguinte: ele não vai chegar a esta condenação se existir o sangue intermediando, o sangue no meio.

E hoje toda pessoa que crê em Jesus como seu salvador, o sangue que foi derramado na cruz fica valendo para esta pessoa, limpando o pecado dessa pessoa. Normalmente o que ensina o Novo Testamento é que o pecador foi substituído na cruz do calvário por Cristo, então, a minha culpa, a culpa que eu devia pagar ele pagou no meu lugar. Deus o julgou e o condenou por que ele assumiu a minha culpa como se ele disesse não, o pecado do Mario deixa comigo, eu pago. Deus o condenando ali Deus não pode mais me condenar. E se você hoje aqui escutando o evangelho crer no Senhor Jesus como o seu salvador, o valor e a eficácia desse sangue derramado na cruz, desse sacrifício feito na cruz passa a valer pra você. E aquele que crê em Jesus teve a sua pena paga de forma substitutiva por ele na cruz.

Essa mulher teve despertada a consciência dela quanto a necessidade que ela tem e quanto à incapacidade que ela tem, tanto é que ela pede a Jesus por essa água. Mas agora ele manda ela chamar o marido e traz à tona o pecado. Ela fala não tenho marido, porque os cinco que teve não eram seus maridos e o homem com quem vive agora não é seu marido. Se você quer ser salvo dos seus pecados, que é o que realmente separa você de Deus, é necessário que a sua vida seja escancarada diante de Cristo. É claro que ele tudo vê, ele tudo sabe. Confesse a ele que você é um pecador, que você é uma pecadora.

Lembro-me de uma história que me foi contada, de uma pessoa que teve um sonho que Jesus ia visitar a sua casa e ele fica muito preocupado, então vai na sala e tira tudo da sala que pudesse desagradar a Deus e leva para a cozinha e quando Jesus entra na sua sala ele fala quero ver sua cozinha e ele fala espere só um minuto e corre para a cozinha, tira todas as coisas e joga para o quarto. Então Jesus disse que quer ver o quarto e vai entrando e a pessoa vai jogando as coisas para dentro e acaba levando tudo para o sótão e pões todas aquelas coisas ruins dentro de um baú, tranca o báu e Jesus vai até o sótão e diz quero ver o baú. O baú? Sim, o baú. Está bem, e quando ele abre o baú, o baú está vazio.

Quando nós nos colocamos diante da luz de Deus, diante da pessoa do Senhor Jesus Cristo com todos nossos pecados expostos, sem restrição, não há mais nada para esconder, ele vem e nos lava perfeitamente, nos limpa perfeitamente, nos justifica perfeitamente de todos os nossos pecados. Isso é ser salvo, essa é a salvação que Deus oferece. E essa mulher agora tem os seus pecados revelados mas faz o que todo ser humano faz nesta hora, que nem aqueles bichinhos quando você levanta a pedra e está cheio de insetos embaixo.  Escorpião, barata, aranha, bichos da noite, do escuro, você levanta a pedra e o que elas fazem? Correm para debaixo de outra pedra, eles não querem a luz, eles fogem. E essa mulher foge, ela vai fugir como? Ela vai usar o recurso que todo ser humano usa quando confrontado com os seus pecados. Ah, eu tenho religião. Ela vai voltar-se para a religião agora e fala Senhor, vejo que és profeta. Muda completamente o rumo da conversa. Nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar que se deve adorar. Ela leva a conversa para a religião. Como que ela diz: olha eu já adoro aqui neste monte, dizem que é em outro lugar mas a gente adora aqui.

O homem quer sempre ser religioso por que o que é a religião? A religião é você tentar fazer alguma coisa que aplaque a ira de Deus. Você tentar ser bom para ir para o céu. Você tentar fazer alguma boa obra para eliminar o seu carma, você faz caridade para eliminar os pecados de uma suposta vida anterior, de outra encarnação. Não é nada disso. A religião é o homem tentando religar-se, vem da palavra latina religare, religar-se com Deus. O homem não religa nada com Deus, quem é ele para religar alguma coisa? Deus infinitamente superior, Deus infinitamente longe do homem. Se a iniciativa não partir de Deus não há salvação. É o Senhor Jesus quem toma a iniciativa dessa conversa, ele que toma iniciativa de oferecer a água, é ele que toma a iniciativa de revelar a ela a necessidade, revelar a ela os seus pecados e é ele quem vai tomar a iniciativa de salvá-la. Enquanto ela se esconder debaixo do manto da religião não há como. A religião se apresenta de duas formas diferentes, existe uma terceira forma que não é evidentemente a religião, mas vamos chamar assim, a maneira de se aproximar de Deus.

A primeira forma é aquela que tem a orígem no homem e seu fim no homem, o que é isso? Eu procuro fazer o melhor de mim, melhor que eu posso - até um ateu é assim - ele pode dizer que não tem religião mas diz que faz o melhor que pode, para que? Para ter uma vida melhor. Eu procuro fazer o melhor de mim para eu ter o melhor para mim. Começa no homem e termina no homem. O outro tipo de fé é aquele que começa em Deus e termina no homem. Eu vou crer em Jesus para ser salvo, ter a vida eterna e ser abençoado, ser próspero nessa vida, ganhar bem, nunca ficar doente. Começa em Deus mas o seu fim é no homem. E agora nós vamos ver o Senhor Jesus falar para a mulher - nós vimos como pregar o evangelho, o que é o evangelho e para que pregar o evangelho.

Para que uma alma precisa ser salva? Ele vai dizer para ela no versículo 21:"Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." Deus é Espírito e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Essa é a resposta para que o homem foi criado? Para ser adorador de Deus. Essa é a religião verdadeira que começa em Deus, eu sou salvo pela fé em Jesus Cristo que morreu na cruz para levar os meus pecados. Salvos para que? Para Deus, para glorificar Deus, para adorar a Deus, louvar a Deus, por que foi para isto que ele me fez.

Se uma caneta que foi feita para escrever e você tentar usá-la como chave de fenda não vai funcionar, ela vai quebrar, vai estragar. Uma cadeira que foi feita para ser cadeira, se você usar para outra função não vai funcionar também. Nós fomos feitos para sermos adoradores de Deus. E agora essa mulher vai receber a revelação máxima e é claro que esse adorardor de Deus, é importante entender aqui também que Deus procurar adoradores que o adorem em espírito e em verdade, por que ele fala isto? Por que os judeus adoravam em verdade. Os judeus adoravam num templo verdadeiro, na cidade verdadeira que Deus tinha estabelecido, Jerusalém, da maneira verdadeira com os rituais verdadeiros e Cristo reconhecia tudo isso. Como Messias que tinha vindo para Israel quando ele curava alguém ele mandava a pessoa ir ao templo apresentar sacrifícios. Quando ele entrou no templo e viu os mercadores ele falou que a casa do Pai tem que ser uma casa de oração e eles estavam transformando aquilo em um covil de ladrões, em mercado. Então ele reconhecia tudo aquilo como realmente a verdade que Deus tinha dado para os judeus adorarem.

Porém, em outra passagem ele diz esse povo me adora com os lábios mas  o seu coração está longe de mim. Eles  adoravam em verdade mas não em espírito. Os samaritanos por sua vez não adoravam nem em verdade nem em espírito por que inventaram a sua própria forma de adorar, adotaram aquilo que achavam melhor que deviam adotar e adoravam. Deus quer que aquele que é salvo o adore em espírito e em verdade. O que é? Em verdade segundo as Escrituras. Não obviamente as do Antigo Testamento onde eram sombras das coisas que viriam mas nas epístolas dos apóstolos. Isso é adorar em verdade. Como o cristão deve adorar ali? Ah, ele deve dançar. Tem dança ali, vamos procurar dança ali, não, não tem dança. Esta semana recebi um email de uma pessoa perguntando sobre o ministério da dança para pregar o evangelho dançando. Tem isso em algum lugar da doutrina dos apóstolos? Não. Então não existe, não é em verdade. Isto é fazer como os samaritanos, adotar as coisas ao seu bel prazer e juntar e criar alguma coisa e achar. Em espírito e em verdade. Essa é a forma de adoração que Deus busca os adoradores. Essa é o ápice da adoração cristã e qualquer coisa fora disto não é o que está aqui. O ponto alto do encontro dessa mulher com o Senhor Jesus está no versículo 25 quando ela fala que sabe que o Messias viria e anunciaria tudo e ele diz para ela: Eu sou.

Esta expressão Eu Sou é a mesma usada por Jeová para se revelar para Moisés. Além dele se revelar como o Messias aqui, ele está se revelando a essa mulher que ele é Deus, Deus criador de todas as coisas. Eu sou. Esta frase ele fala depois, quando ele vai ser preso no jardim do Getsêmani e os soldados caem de costas no chão tamanho era o poder do que ele estava falando. Eu sou Deus, ele falou. Ele estava se revelando como Deus. Jesus é Deus, Deus feito carne, Deus vindo ao mundo. Eu sou, eu que falo contigo. Aí chegam os discípulos e a mulher larga o cântaro, no versículo 28, e  foi à cidade contar o que tinha acontecido aos homens da cidade. Essa mulher que até a pouco estava envergonhada até da sua situação vai para a cidade e fala encontrei alguém que me falou tudo o que eu fiz, colocou âs claras a minha vida. Ela não tem mais medo, não tem mais receio, ela teve um encontro pessoal com Cristo, é este encontro que todo ser humano precisa ter. E os discípulos, o que estão fazendo? Aqueles que lá atrás estavam discutindo quem seria o maior, aqueles que lá atrás estavam perguntando se queria que jogassem fogo para queimar as pessoas, aqui eles estão preocupados com eles, estão preocupados com comida.

Aquela mulher tinha acabado de aprender que a água natural não ia matar a sede dela, que Jesus tinha uma água muito melhor para ela e agora ele vai falar para esses discípulos que ele tem um alimento que é muito melhor do que a comida. No versículo 34 ele diz o seguinte: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra." Eles estão preocupados com comida e o Senhor Jesus está falando que a comida é fazer a vontade do Pai e realizar a sua obra. E aquela mulher larga o seu cântaro e vai fazer o que? Se ocupar da verdadeira comida. Fazer a obra de Deus. Ela vai correndo para a aldeia, para a cidade que ela morava, falar de Jesus para aquelas pessoas. Ela diz encontrei o Messias, encontrei o Cristo, porventura não é este o Cristo? Ele disse tudo de mim. Essa é a transformação que acontece na vida de uma pessoa salva, ela quer fazer a obra de Deus, ela quer contar, quer conquistar.

Tem uma frase de Hudson Taylor, um inglês que viveu no século XIX, foi um dos primeiros missionários britânicos para a China e quando chegou na China ele descobriu que ficar de terno, gravata e cartola nas ruas da China pregando o evangelho era uma furada por que o pessoal prestava mais atenção nele do que na mensagem que ele falando por que os chineses naquela época vestiam aquelas roupas de chineses, chapéu de cone, e ali tinha um homem que parecia um ET de terno e gravata e cartola na rua pregando o evangelho. Ele percebeu que aquilo atrapalhava, não era viável continuar assim, o que ele fez? Mandou fazer roupas chinesas, se vestiu como um chinês, começou a visitar as casas dos chineses, andar com os chineses e então os chineses começaram a se converter. Começaram a prestar atenção na mensagem dele, não mais na roupa dele. E o que aconteceu? A missão inglesa que o tinha enviado à China o expulsou da missão por que ele tinha quebrado as regras. Não podia ir para a China e vestir outra roupa que não fosse a roupa inglesa, que era superior, era mais evoluída do que a roupa dos chineses. E Hudson Taylor foi um dos responsáveis pela maior evangelização da China e acabou fundando uma missão chamada Missão para o interior da China e levou o evangelho nos lugares onde ninguém queria ir, todos queriam ficar ali na beira mar, no litoral, mas ele levou o evangelho no interior da China e até hoje se encontra cristãos no interior da China que são, por assim dizer, descendentes espirituais de Hudson Taylor, da mensagem evangélica que ele levou. E ele disse uma coisa interessante: alguns se orgulham de serem sucessores dos apóstolos, eu prefiro ser sucessor da mulher de Samaria, pois enquanto os apóstolos estavam preocupados em buscar comida ela largou o seu cântaro por causa do seu zêlo em buscar almas.

Quando nós que cremos no evangelho, cremos no Senhor Jesus, temos zêlo, temos amor pelas almas, buscamos almas. Quando olhamos para o maior evangelista que jamais existiu, o Senhor Jesus Cristo, olhamos para a sua disponibilidade, olhamos para o seu desejo de ir onde estava o pecador, as pessoas olham para o evangelho de uma forma diferente. Tirarmos a cartola, tirarmos o terno, por assim dizer, e pedirmos água por que aquela pessoa está pedindo água, necessita de água, esse pregou o evangelho, esse é o exemplo que nós temos para o evangelho. E essa mulher é o exemplo de todos nós, necessitados, incapazes totalmente de nos salvarmos a nós mesmos, desejosos agora quando ouvimos a palavra do evangelho, a palavra da salvação, desejosos dessa água e tendo um encontro pessoal com Cristo depois de reconhecermos a nossa situação de extremo pecado e não termos mais nenhum escrúpulo em deixar isto aberto para que Deus realmente faça a obra em nós, nos perdoe todos os pecados e nos salve.

Podemos dar graças. Nosso Deus, nosso Pai. Nós damos graças Pai por essa pessoa tão bendita que veio de tão longe, de lugares tão elevados para descer a este chão, a este mundo tão perto do pecador. E aqui foi além, foi até a cruz, se deixou pregar ali, se deixou zombar ali por suas próprias criaturas, se deixou espancar para depois deixar que Deus fizesse nele, derramasse sobre ele todo o juízo que nós merecíamos. Pai, nós pedimos pela tua Palavra que foi pregada aqui. Pedimos que se alguma alma está ainda intranquila como essa mulher buscando nas coisas desse mundo a satisfação das suas necessidades, a satisfação do seu espírito, tu possas tocar este coração nesta noite, Pai, tu possas mostrar que é Cristo o único que pode satisfazer essa alma. Que tu possas revelar essas necessidades a essa alma, Pai, tu possas revelar também a incapacidade de cada um de nós de nos salvarmos a nós mesmos e tu possas também revelar o pecado que nos separa de Deus para que essa alma receba o perdão completo e a salvação. Nós agradecemos Pai, pela certeza que podemos ter do céu, do juízo que já foi derramado sobre Cristo e agora podemos ser adoradores depois que cremos, adorando a ti, ó Pai, a função para a qual tu nos criastes. Nós pedimos Pai, por todos nós nesta noite, no nome precioso do nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém.