https://youtu.be/F3ZWeUn7h2Y
O que é sercristão
Mario Persona
Quando eu era criança ouvia muito minha mãe usar a expressão
"fulano é um bom cristão, sicrano é um bom cristão, ele agiu como
cristão" ou alguma coisa assim e nós estamos acostumados com essas
expressões e realmente fazem sentido porque um cristão deveria agir como deve
agir um cristão. Mas a pergunta que eu queria fazer hoje é o que é ser cristão?
Eu sei que nesta sala se eu perguntar aqui não deve ter nenhum muçulmano,
nenhum budista, nenhum xintoísta, nenhum hinduísta, mas existe no mundo todo
pessoas de outras crenças, outras religiões ou tipos de fé. Mas o que é ser
cristão? Alguém poderá dizer que é ser batizado numa religião cristã. De certa
maneira sim, uma pessoa que é batizada numa religião cristã, numa crença cristã
ou em nome de Jesus Cristo, ela passa a ter sobre si o nome de Jesus Cristo e
pode ser chamada de cristã, uma vez que ela traz uma marca de identidade
diferente de um pagão ou de um hindu, ou de um muçulmano.
Mas segundo a Bíblia, o que é ser cristão? Alguém poderia dizer ser cristão é ser bom, é
ser uma pessoa boa. De fato um cristão deveria ser bom como resultado do fato
dele ser cristão mas, como ele se torna um cristão segundo a Bíblia? É isto que
a gente poderia ver um pouco esta noite porque existe muita confusão a respeito
do que seja tornar-se cristão. Geralmente as pessoas dirão que para ser um
cristão você tem que ser uma pessoa muito boa e então sendo bom você conta
pontos para a sua carteira de cristianismo e você vai se tornando cada vez mais
um cristão.
Mas será que é assim, uma coisa evolutiva, tipo milhagem de
programa de vôo, que você acrescenta, vai ganhando pontos à medida que você faz
determinadas ações. Será que é isto que é ser cristão? Talvez alguém possa
dizer que ser cristão é viver de acordo com os apóstolos, aqueles que são
chamados de santos em algumas religiões, que são até ditos canonizados, pessoas
especiais, pessoas muito fora do comum que se dedicaram de tal maneira à sua fé
que se tornaram pessoas totalmente diferentes das outras. Nós vemos até nas
imagens, nas figuras desses apóstolos uma auréola, uma coisa brilhando em torno
da cabeça, como se fossem pessoas especiais que tinham até uma luz própria,
alguma coisa assim.
Mas, será que esses apóstolos chamados santos que a gente
encontra no Novo Testamento eles eram realmente cristãos na acepção da palavra,
pessoas boas, corretas em tudo, sem qualquer defeito, sem qualquer coisa
repreensível? Se nós formos ver apenas uma passagem que nos fala de um desses
cristãos mais notórios que a história traz e a Bíblia nos mostra também, que é
Pedro, chamado também de São Pedro, nós vamos ficar um pouco decepcionados
porque na realidade era um homem comum como qualquer um de nós. Um homem com
suas falhas, com seus medos, seus receios, suas angústias e também suas
artimanhas como a gente encontra no livro de Gálatas, a carta de Paulo aos
gálatas, capítulo 2.
Pedro é considerado hoje pela maior religião cristã do
planeta, religião no sentido de Organização, que é o catolicismo, como sendo o
primeiro Papa e dentro da fé católica o Papa em matéria de doutrina e de
opinião é infalível. E aqui nós temos Pedro, no capítulo 2 de Gálatas,
versículo 11, Paulo diz: "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na
cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da
parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi
retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros
judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar
pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente
conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu,
sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios
a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os
gentios."
E assim ele vai discorrendo depois. Isto que Pedro estava
fazendo chama-se hipocrisia, ele tentava aparentar uma coisa que não era diante
de algumas pessoas e tentava aparentar outra coisa diante de outras pessoas.
Dependendo do time que estava ganhando ele se transformava, dava aquela de
camaleão. Então esse homem realmente fez alguma coisa tão ruim, tão
desagradável, tão reprovável que Paulo precisa reprová-lo e não só isto, fica
registrado na Palavra de Deus que é a Bíblia para os séculos seguintes. Como
Pedro reagiria a uma situação desta. “Ô Paulo, olha o que você fez. Você
escreveu aquela falha minha ali e agora todo mundo vai saber disto.” Será que
Pedro não ficou constrangido com isto e desgostoso agora e sua autoestima foi
lá embaixo porque o que vão pensar nos séculos vindouros quando lerem isto
aqui? Vão pensar que Pedro era uma pessoa comum, um ser humano como qualquer um
de nós. E realmente era, era alguém assim e todos os homens que nós encontramos
na Bíblia eram assim.
Então talvez não seja o caminho para nos tornarmos cristãos
seguirmos o exemplo desses homens, embora eles tenham exemplos bastante
aconselháveis nós seguirmos mas não é nos tornando um Pedro, ou um Paulo, ou qualquer
desses cristãos ou parecidos com eles que nós vamos ser cristãos e garantir a
nossa entrada no céu, garantir a nossa segurança na eternidade depois que
sairmos daqui desta vida. Então como a gente poderia conseguir isto? Talvez não
desprezando totalmente o exemplo desses cristãos do primeiro século, mas e se a
gente tentasse imitar Jesus? Porque afinal, ele foi o homem que deu o maior
exemplo quando passou aqui pela terra.
Existe até um livro muito famoso, Imitação de Cristo,
escrito por volta de 1600 por Tomas Kempis, que diz como os cristãos deveriam
viver no seu dia a dia. Imitando Cristo será que nós nos tornaríamos cristãos e
garantiríamos assim a nossa salvação? Será que Deus um dia iria olhar para nós
e dizer o Mario está andando exatamente como Jesus andou neste mundo então ele
merece entrar no céu. Será que é assim? Vamos então tentar imitar a Jesus,
tomá-lo como exemplo e tentar fazer a mesma coisa que ele fez e ser como ele.
Em Hebreus, capítulo 4, versículo 15: " Porque não temos um sumo sacerdote
que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em
tudo foi tentado, mas sem pecado."
Agora nós estamos com um problema porque Jesus não tinha
pecado, Jesus era sem pecado, sem a possibilidade de pecar, o único realmente
santo, separado, sem mancha, sem mácula, que passou por este mundo. Agora nós
temos um problema porque nós temos pecado, nós somos pecadores então não há
como nos tornarmos como Jesus, iguais a Jesus, por alguma coisa que a gente
faça, por nosso bom andar porque ele é sem pecado e nós somos pecadores. Além
disto, existem muitas outras características a respeito de Cristo na Palavra de
Deus e eu gostaria de mencionar uma que está na carta de Paulo aos colossenses,
capítulo 1, versículo 15: "o qual é imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há
nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele
é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele."
Agora nós estamos com mais um problema. Nós estamos falando
de uma pessoa que existe antes da criação de todas as coisas. Todos nós fomos
criados na nossa concepção no ventre da nossa mãe e antes disto nós não
existíamos. Alguém pode até acreditar como os espíritas acreditam que existam
vidas anteriores, de diferentes planetas ou coisa assim, que obviamente a
Bíblia deixa muito claro que isto não existe, que isto é uma coisa falsa. A Bíblia
é clara ao falar que a vida que passamos aqui na terra é uma só, não há
reencarnação, não há nada disto.
Mas existem aqueles que
acreditam que viveram antes em outras encarnações mas aí estes também
teriam problema porque aqui nos fala de um que existia antes das coisas criadas
e não só existia antes das coisas criadas mas as coisas subsistem por meio
dele. Em Hebreus fala que ele é aquele que sustenta todas as coisas pela
palavra do seu poder. A minha mão não entra nesta madeira aqui, os átomos da minha
mão não se misturam com os átomos da madeira deste púlpito aqui porque Cristo
mantém os átomos desse jeito, mantém a matéria do Universo inteiro íntegra.
Jesus sustenta tudo. E quando nós falamos que ele é antes de todas as coisas,
nós falamos que ele é antes do tempo até, ele existe antes que existisse o
tempo. Porque quando Deus criou todas as coisas, Deus criou também o tempo.
Hoje nós falamos assim, acabei de falar hoje, nós falamos
ontem, amanhã, depois de amanhã, um ano atrás, daqui a dois anos, existe um
tempo. Mas Cristo existia antes do tempo porque quando todas as coisas foram
criadas o tempo também foi criado. Einstein disse que se em um momento a
matéria deixasse de existir e o movimento também deixasse de existir junto com
a matéria, o tempo deixaria de existir, segundo a teoria da relatividade do
próprio Einstein. Ele dizia que o tempo sumiria quando a matéria deixasse de
existir e faz sentido porque a matéria foi criada junto com o tempo. Agora nós
temos um aqui que é antes do tempo.
Como nós poderíamos ser como este? Não tem como. Nós não
temos como fazer alguma coisa que nos transforme em alguém eterno porque Jesus
é eterno. Quando a gente nasce neste mundo nós nascemos neste mundo e ele não
nasceu apenas neste mundo, ele veio ao mundo. Ele existia antes, tomou um corpo
através de uma concepção miraculosa do Espírito Santo, uma concepção em Maria
ainda virgem e nasceu como um bebê aqui
mas nesse corpo dele aqui na terra que ele nasceu assim. Mas ele existia antes
disto. Então nós não podemos tentar nos tornar cristãos querendo ser como os
apóstolos ou como os santos do Novo Testamento porque nós estaremos imitando
pessoas como nós, que também estavam abaixo do padrão de Deus.
Não podemos querer ser como Jesus porque ele está num padrão
infinitamente superior ao nosso. Em muitas passagens a Bíblia deixa claro que
ele é o homem perfeito. Quando ele estava aqui na terra andando aqui aquele era
o homem perfeito, o padrão que Deus exige para alguém ir para o céu. Então nós
estamos todos perdidos. E estamos realmente todos perdidos, esta é a condição
natural do ser humano e somos pecadores perdidos. Precisando do quê? De um
salvador, de alguém que nos salve. Portanto, em nenhum momento nós vamos
encontrar um meio de salvação em nós mesmos, um meio de resolver o pecado que
existe em nós através dos nossos esforços.
Alguém pergunta, “Mas o que é o pecado o que eu tenho a ver
com pecado?” Nós somos pecadores não exatamente porque nós pecamos mas porque
temos o pecado em nós, herdamos esta natureza pecaminosa e ao praticarmos
pecados isto apenas demonstra que somos pecadores. Adão pecou e todas as
pessoas que vieram depois pecaram. Mas eu não tenho nada a ver com o pecado de
Adão, porque eu tenho de pagar por algo que eu nem estava lá? Nós temos a ver com
o pecado de Adão porque o pecado é como um antepassado nosso, digamos meu pai
ou meu avô, que deixou uma herança escondida numa caixa no quintal. Supondo que
ele fosse um traficante, ele deixou uma caixa cheia de drogas para mim
enterrada no quintal. Se eu deixasse ela enterrada no quintal e nunca botasse a
mão nela a polícia não poderia me acusar de ser receptador, participar dos
crimes que meu antepassado cometeu. Mas todos os dias eu uso desse estoque que
ele deixou para mim, então eu também sou igualmente responsável.
Nós não apenas nascemos pecadores com essa herança que
recebemos de Adão mas todos os dias sacamos um pouco dela para o nosso uso,
para fazer a nossa vontade. Então somos pecadores, somos responsáveis, não há
como a gente escapar disto. Normalmente a Bíblia nos fala de perdão e existem
basicamente duas correntes nas religiões ditas cristãs que são antagônicas: uma
diz que você realmente tem que se esforçar muito para atingir um padrão
aceitável para Deus. Isto é chamado de legalismo. Este esforço nós já vimos que
é impossível atingir porque o padrão aceitável para Deus é Jesus. A outra
corrente é aquela que diz que Deus é bom, ama todo mundo e no final ele vai
fazer um perdão geral, vai perdoar todo mundo e todos vão viver felizes para
todo o sempre. (Isto é chamado de universalismo.) Seria muito bom isto aí, mas
não seria justo.
Nós às vezes nos indignamos quando a Prefeitura faz anistia
para quem não pagou o IPTU durante muitos anos, então dá anistia ampla, geral e
irrestrita e todo mundo fica perdoado e aí todo mundo vai começar tudo de novo
e aquele que pagou imposto a vida inteira considera isto uma injustiça. O que
pensar então de Deus, vendo o mundo, vendo as pessoas nesse estado que sabemos
que ninguém é flor que se cheire neste mundo, basta abrir os jornais para ver,
todos os dias são milhares de crimes, maldades feitas neste mundo. Como Deus
iria deixar isto passar em branco, falar vamos esquecer, vamos deixar isto para
lá. Não, Deus é justo. Agora, se por um lado nós não conseguimos atingir o
padrão de Deus e por outro lado Deus não vai perdoar, esquecer, colocar uma
pedra em cima, fazer de conta que não aconteceu, como é que eu vou ser salvo
então? Porque Deus é justo, e sendo justo ele vai julgar com justiça e como a
justiça de Deus é perfeita, vendo ele que ninguém atinge este padrão que é
Cristo ele vai julgar de acordo e todos estão condenados. Então estamos todos
condenados. Não consigo atingir o padrão de Deus e Deus não vai deixar a coisa
passar em branco. Vai existir um juízo sim e este juízo é a condenação eterna
no lago de fogo para sempre que a Bíblia nos fala.
Agora, a solução tem que estar no meio de algum campo aqui
nesta vida. A solução realmente está no perdão, só que não é um perdão geral,
uma anistia ampla, geral e irrestrita que Deus dá. É um perdão porque Deus paga
o meu imposto no sentido da minha salvação. Alguém paga pelo meu crime, alguém
paga pelo meu pecado e aí eu estou perdoado. Esse alguém é Jesus. Se eu pensar
que eu vou cada vez mais melhorar, eu não preciso de Jesus. Se fosse assim,
para quê? E se Deus fosse perdoar, deixar passar tudo, não seria necessário
Jesus ter vindo e morrido aqui neste mundo. Então porque ele veio e morreu? Ele
morreu para tomar o nosso lugar e receber o castigo de Deus que nós merecíamos.
Ele veio pagar pelos nossos pecados, ele veio quitar as nossas dívidas para com
Deus. E quando uma pessoa crê em Jesus ela recebe o perdão, ela recebe
salvação. Mas não é apenas de perdão que a Bíblia fala.
Quando nós éramos crianças, talvez os mais velhos se lembrem
mais do que os mais novos porque os mais novos já nasceram na era do plástico,
quando as coisas já não se quebravam tanto quanto no tempo dos mais velhos.
Alguém aqui já teve a experiência de quebrar a xícara predileta da mãe, aquela
que era de enfeite e ficava na sala, com um dourado em volta? Daí você foi
brincar lá, jogou a bola e plim, despedaçou a xícara no chão. O que aconteceu
daí? A sua reação seguinte, a primeira coisa que você tentou fazer foi pegar
uma cola, naquele tempo a cola era de trigo, não existia Tenaz ainda, e tentar
colar mas você percebe que não vai dar para colar. A segunda atitude sua é
esconder a xícara e se esconder junto com a xícara porque você sabe que vai
levar bronca, fugir da mãe, correr e esconder em algum lugar no quintal. Mas
uma vez que você é encontrado o que você fazia? Colocava a culpa em alguém. Ah,
foi o gato, foi o cachorro, foi a minha irmã que derrubou. Você tentava reparar
o dano, fugia daquela que podia castigá-lo e em terceiro, tentava se justificar.
No jardim do Éden estas três coisas aconteceram quando Adão
caiu em pecado. A primeira coisa ele tentou realmente juntar os pedaços da
xícara, tentou fazer uma roupa de folhas de figueira porque ele viu que estava
nu. Quando ele escuta a voz de Deus vindo em busca dele para falar com ele, ele
foge e se esconde. Por quê? Ele fez a roupa mas viu que aquela roupa não ia
servir para nada, não ia esconder o erro dele. Ele se esconde. E quando Deus
finalmente fica cara a cara com ele e cobra dele, ele fala a mulher, foi a
mulher, foi Eva, foi a mulher que o Senhor me deu. Ele tem dois indicadores e
aproveita e usa os dois ao mesmo tempo, um apontado para a mulher outro
apontado para Deus. É culpa da mulher e de Deus. Esta é a reação do ser humano,
tentar consertar, fugir e culpar alguém para se eximir, se livrar da
responsabilidade do erro.
E nós vivemos fazendo isto. Nós vivemos tentando nos
justificar e a Bíblia, no Novo Testamento, além de falar de perdão que nós
necessitamos, o perdão dos nossos pecados, ela fala da justificação também.
Porque a justificação é importante, não a autojustificação. O que é o perdão? O
perdão é Deus realmente limpar a sua dívida. Quanto é que você deve? Dez. Está
perdoado, não deve mais. Este é o perdão. Um criminoso quando vai para a cadeia
e cumpre a sua pena ele sai da cadeia com o perdão, às vezes até antes de
cumprir porque o governador, o presidente, ou um juíz deu um perdão a ele
condicional e ele sai. Mas ainda assim ele é um ex-presidiário. Ele tem algumas
restrições até na sociedade que não o encara muito bem embora ele tenha sido
perdoado. Então, quando nós olhamos para as coisas de Deus, temos estas duas
coisas importantes: ser perdoado e ser justificado.
Ser perdoado é o juiz dizer para o criminoso pode ir embora,
você está perdoado. Ser justificado é o juíz dizer para o criminoso pode vir
trabalhar comigo, você é idôneo. O perdão é uma coisa, a justificação muda a
nossa reputação diante do juíz. Quando cremos em Jesus não apenas somos
perdoados dos nossos pecados mas nós também somos justificados. O que é sermos
justificados? De repente nós ficamos bons? Não. Por que Deus não justifica o
bom, Deus justifica o ímpio, o pecador. Aqui tem pessoas nesta sala que creram
já em Jesus, foram salvas, receberam o perdão dos seus pecados e a sua
justificação e eu pergunto: a partir daquele dia vocês nunca mais pecaram?
Nunca mais tiveram um mau pensamento que seja? Então, na realidade, esta
justificação deve significar outra coisa, não significa que alguma coisa mudou
em nós. A justificação muda a maneira como Deus olha para o pecador perdoado e
justificado.
Por exemplo, um estudante está na sala de aula e de repente
ele vira e dá um soco na cara do seu colega sentado ao lado. Seu colega cai no
chão já desmaiado, todos correm, o que é isto? Ele não fez nada para você. Vem
o professor e diz você vai ser expulso da escola. Mas antes de sair da sala o
estudante fala professor, olha no bolso dele. O professor vai olhar no bolso no
rapaz que está desmaiado e descobre uma arma. Professor eu dei um soco nele
porque eu sabia que ele veio aqui para matar o senhor. Ele veio à escola com
esta intenção. Na mesma hora o estudante passa de vilão a herói. Não mudou nada
a agressão dele. O fato da agressão não mudou, mas foi introduzido um novo fato
que muda a reputação dele aos olhos do professor.
Quando Deus salva uma alma essa pessoa, na realidade, é uma
pessoa pecadora como qualquer outra pessoa, porém é introduzido um fato novo
que é a morte de Jesus, o seu sangue derramado e o valor que ele tem aos olhos
de Deus. Então Deus passa a olhar este pecador perdoado com outros olhos. Deus
passa a olhá-lo pela lente de Cristo, através de Cristo e não vê nele mais
razão para ser condenado porque além da sua conta estar limpa ele tem a sua
reputação boa diante de Deus porque Deus o vê através de Cristo.
Vamos ler uma passagem que nos fala disto em Romanos,
capítulo 3, versículo 19: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos
que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o
mundo seja condenável diante de Deus." Nesta passagem quando fala da lei é
a lei dada a Moisés que consiste dos dez mandamentos e mais de trezentos
preceitos que dominavam a vida do israelita. Esta semana recebi um email de uma
pessoa que se identifica como cristão me acusando de tudo que estou dizendo no
meu site na internet. Diz estar tudo errado porque na verdade, se eu não
guardar o sábado estou condenado porque nos dez mandamentos manda guardar o
sábado. Eu respondi a ele que na verdade a lei não envolvia só guardar o
sábado, a lei também mandava matar quem não guardasse, teria que ser apedrejado
aquele que trabalhasse no sábado e também quem fizesse um ídolo, ou qualquer
outra coisa contra a lei. Além disto, o último daqueles mesmos dez mandamentos diz
não cobiçarás e a cobiça é um coisa que você faz até trancado num cofre, com as
mãos algemadas, amordaçado, de olhos vendados, você continua cobiçando. Não há
necessidade de ação para cobiçar porque a cobiça se passa na nossa mente. Eu
pensei, isto já é cobiça. Eu pensei em algo e desejei algo, isto já é cobiça. E
quando nós chegamos no Novo Testamento Jesus disse que se alguém pensasse em
adulterar com uma mulher já valia como adultério. Se alguém pensasse o mal de
alguém já valia como homicídio. Ou seja, não há justo.
O texto que lemos fala muito bem: para que toda boca esteja
fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.Uma pessoa que pensa que
pode se salvar seguindo a lei mosaica, a lei do Antigo Testamento, ela não
conhece a lei nem o padrão de santidade de Deus que é infinitamente superior ao
padrão do homem. Então toda boca e todo mundo seja condenável diante de Deus. A
lei foi dada por Deus para falar este é o sinal de contramão. Olha para ele,
olhou? Pois agora você descobriu o seguinte: você está numa rua estreita com um
caminhão imenso e na contramão e não dá para manobrar, o que você vai fazer
agora? Esta é a posição do homem pecador. Numa rua estreita com um caminhão
imenso, aquelas carretas, e quando ele olha pela janela vê a seta indicando o
contrário, ele está na contramão e não tem como sair dali.
Esta é a situação do pecador. Para que todo o mundo seja
condenável. A lei é a placa de contramão para a rua estreita do homem.
Versículo 20: "Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas
obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." A lei serve
para mostrar que somos pecadores. "Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a
justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de
Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não
há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo
justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo
Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para
demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a
paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para
que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."
Muitas palavras mudaram um pouco o sentido ao longo dos
tempos e nós perdemos às vezes alguma coisa do sentido. Vamos voltar um pouco
neste mesmo trecho e entender alguma coisa aqui. Nós já entendemos o que é
justificação que é a mudança da visão que Deus tem acerca da pessoa que é
salva. Vimos no versículo 23 que todos pecaram então não há distinção, ninguém
é melhor do que outro porque todos pecaram e estão debaixo da mesma condenação
e diz também que destituídos estão da glória de Deus, sem a glória de Deus. Sem
passaporte, sem aquilo que é necessário para estar na presença de Deus. Então
estamos destituídos, somos pecadores, separados de Deus, longe de Deus e agora
vem a parte bonita sendo justificados, ou seja, recebendo esta reputação de
idoneidade não por nossos esforços mas gratuitamente conforme o versículo 24 e
para não deixar dúvida ele continua dizendo pela sua graça.
Se eu disser a algum de vocês que eu tenho um presente aqui
de graça você vai logo pegar a carteira para tirar o dinheiro? Não; eu disse
que é de graça. Se é de graça não exige nenhum retorno da sua parte. Depois nos
fala pela redenção que há em Cristo Jesus. Redimir significa comprar
libertação. Então está disponível em Cristo Jesus esta redenção. Ao qual,
Jesus, Deus propôs propiciação - esta palavra nos fala de tornar propício,
fazer algo que seja propício, que seja adequado aos olhos de Deus, que
satisfaça a Deus - pela fé no seu sangue (no sangue de Jesus derramado depois
de morto na cruz) para demonstrar a sua justiça (de Deus) pela remissão
(retirada) dos pecados.
Mais à frente, no versículo 26, para demonstração da sua
justiça neste tempo presente, para que ele (Deus) seja justo e justificador
daquele que tem fé em Jesus. Nós vimos aqui três condições para sermos
justificados, ou seja, reputados por justos diante de Deus, para termos a
idoneidade que precisamos. Antigamente existia um atestado de idoneidade, de
antecedentes criminais para provar que não tinha nenhuma passagem pela polícia,
nenhum antecedente criminal provando que você estava ficha limpa. Esta ficha
limpa, a justificação, Deus nos dá primeiro pela graça, e se é graça não é nada
que nós fazemos, segundo pela fé e a terceira coisa que é a essencial neste
processo todo fé no sangue. O versículo 26 fala fé em Jesus, versículo 25 fala
fé em seu sangue, é fé no sangue de Jesus.
Isto nos remete à época da saída dos israelitas do Egito
quando Deus mandou eles matarem um animal e passar sangue no batente da porta
porque o anjo de Deus ia passar sobre o Egito naquela noite e ia ferir todos os
primogênitos que haviam no Egito, exceto aqueles que estivessem dentro da casa
onde na porta tivesse sangue. Diz assim vendo eu sangue, não entrarei na sua
casa, não ferirei o primogênito. Vendo o sangue, o sangue era o sinal
suficiente para que Deus não trouxesse morte. E agora para nós além do sangue
de Jesus que foi derramado uma vez lá na cruz do calvário ser o sinal
suficiente para Deus para nós não sermos condenados, o sangue também é o
elemento suficiente para Deus para nós sermos plenamente justificados aos olhos
de Deus. Nós não vamos ter que chegar na presença de Deus e dizer Senhor, eu
falei mas é que as circunstâncias, o meu chefe no trabalho era um cara muito
opressor, eu tinha esse problema e fiz isso. Não; nós não temos que justificar
porque Deus verá o sangue do seu filho derramado na cruz e vai falar você está
apto a entrar no céu, você está não só perdoado, limpo dos seus pecados, a sua
conta não está apenas paga mas estou vendo o seu atestado de bons antecedentes,
não tem nada que ateste contra você porque todas estas coisas foram resolvidas
lá na cruz.
Agora, para eu receber este atestado, para eu receber esta
salvação, para eu receber este perdão, para eu receber esta justificação, eu
tenho que crer no sangue de Jesus. Eu tenho que crer em Jesus. Eu tenho que
crer que ele morreu na cruz e me salvou. E isto me dá certeza agora do céu
porque para ser cristão realmente eu tenho que estar salvo por Jesus. Não viver
uma vida de quem fala eu vou, quem sabe um dia, se eu melhorar. Não; o cristão
é aquele que crê em Jesus como seu salvador e está salvo. O versículo 27 nos
fala: " Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras?
Não! Mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé,
sem as obras da lei."
Se alguém costumava dizer que existe o cristão praticante e
o não praticante, o capítulo 4, versículo 4: "Ora, àquele que faz qualquer
obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas,
àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é
imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem
Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas
maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a
quem o Senhor não imputa o pecado."
O versículo que lemos anteriormente fala onde está a
jactância? Não está mais. Então quando um cristão fala eu vou para o céu, isto
não é jactância. Seria se gabar de ir para o céu se dependesse dele, dos seus
esforços, mas como não depende dos seus esforços então pode dizer com certeza
eu vou para o céu. Por quê? Porque Cristo morreu por mim, derramou seu sangue
por mim e Deus agora olha para aquele homem que morreu na cruz e ressuscitou,
Deus vê o seu sangue derramado, Deus o vê vivo agora no céu ressuscitado com um
corpo e Deus pode não apenas me salvar e perdoar todos os meus pecados mas me
justificar, me considerar idôneo, me olhar através de Cristo agora para que eu
entre na presença dele no céu. Nada de mim, nada, nem uma vírgula de
contribuição minha. Tudo pela graça de Deus. Graça, fé e sangue, as três coisas
que fazem parte da nossa justificação.
Portanto eu pediria que se alguém aqui ainda não tem a
certeza da sua salvação, se alguém aqui ainda está tentando ser um cristão
pelos seus esforços, pela sua imitação dos apóstolos, ou imitação de Cristo, ou
pela sua caridade, qualquer outra coisa, essas são as boas novas, o significado
da palavra evangelho é boa notícia. A boa notícia é esta: Cristo já morreu por
você, o sangue já foi derramado, ele já ressuscitou, a redenção já está
consumada e disponível nesta pessoa que é Jesus, o Criador de todas as coisas,
aquele que veio ao mundo mas já existia antes mesmo que o tempo existisse. É
nesse que você tem que crer e uma vez crendo nele você crê nesta Palavra de
Deus, que é a Bíblia, sabendo que Deus não pode mentir e a promessa dele é
segura e fiel e você terá realmente uma entrada na presença dele não pelos seus
méritos, mas pelos méritos de Cristo, pelo que ele fez e pelo que ele é. Só
assim nós podemos ser aceitáveis diante de Deus. Não existe outro caminho, não
existe outra maneira de ser salvo.