Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Nao tenhas sobre ti um so' cuidado, qualquer que seja - Mario Persona



https://youtu.be/vVIgzPcvT14

NÃO TENHAS SOBRE TI, UM SÓ CUIDADO QUALQUER QUE SEJA
Mario Persona

Há 40 anos atrás, ou talvez, 35 anos, eu enviei uma canção cristã que era de um disco, um LP que eu tinha, no tempo que tinha LPs, era uma canção composta por Josué Rodrigues de Oliveira e Jefferson Ferreira, dois compositores e cantores cristãos eu enviei pelo Facebook hoje, para que alguns recebessem, mas vocês me perseguem, eu vou tentar cantar e quem quiser vem atrás.

Tem tudo a ver com o que vou falar aqui. E este tema é tão interessante que hoje de manhã, quando eu peguei para ler um livro (desses de leitura rápida, este era o “Mananciais no Deserto” e que permaneceu à minha mãe). De repente, abri para ler e caiu um papelzinho, com a letra da minha mãe, falando do tema que eu pretendia falar hoje aqui.

E dizia assim: “Não vos inquieteis com nada, não queirais cultivar, alimentar ou exagerar as vossas preocupações”. Enquanto nos apoiamos em nós mesmos, em nossas forças, permanecemos inquietos e medrosos. Mas, no dia em que nosso olhar descansa unicamente em Cristo, exultamos de alegria porque os acontecimentos passam então a ser governados por sua mão.

“Não tenha sobre ti uma só cuidado qualquer que seja, pois um, somente um, seria muito para ti. É meu, só meu, só meu todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim.”

Isto é muito singelo, muito importante, em pensarmos que temos um Senhor que nos convida a descansar, não é trabalhar, a fazer, a resolver, mas descansar!

E a questão é: quando é que nós paramos de confiar neste que nos manda descansar?

A canção segue dizendo assim: Não temas quando enfim tiveres que tomar decisão, entrega tudo a mim, confia de todo o coração. É meu, somente meu, todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim.

Esta palavra, trabalho, o “cuidado” na Bíblia aparece várias vezes, a palavra ”merímina” no grego, aparece na Bíblia traduzida como preocupação, ansiedade, importar-se, esta palavra aparece 6 vezes no Novo Testamento.

A questão é: Quando o ser humano parou de confiar que Deus, quando parou de confiar que Ele era fiel e digno de ser confiado?

Quando foi isto? Porque o homem é desconfiado de Deus. Naturalmente, ficamos com o pé atrás com Deus! E quando isto começou?

A palavra merímina vai aparecer em Mateus 13:22 que diz: “O que foi semeado entre espinhos é o que ouve a Palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera.” Esta mesma palavra também aparece na mesma citação em Marcos e Lucas, que são os cuidados, as preocupações deste mundo. Ela aparece também em Lucas 21:34 “Olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriagues e dos cuidados da vida – colocados aqui na seção junto com glutonaria e embriagues.

E venha sobre vós de improviso aquele dia. Depois diz em 2ª Coríntio 11: 28, quando Paulo fala: “Além das coisas exteriores, me oprime cada dia, o cuidado de todas Igrejas. A preocupação para com todas as Igrejas. Mas aqui o caso era diferente, porque era ele no seu trabalho de apóstolo, se preocupando com o bem-estar dos irmãos no seu ministério. E depois, finalmente, um versículo que é belíssimo e diz assim: 1ª Pedro 5:7: “Lançando sobre ele toda vossa ansiedade”, e esta palavra ansiedade, merímina é o cuidado, “porque Ele tem cuidado de vós”.

E aí eu pergunto: Quando foi que nós passamos a duvidar do cuidado, da provisão de Deus, para cuidar de nós?

Eu me lembro, quando fomos criança, nenhum bebê é preocupado com cuidado! Ele simplesmente chora.

Ele chora e alguém corre e dá a mamadeira! Nasce, quer mamar e ele chora e ganha a mamadeira, alguém troca a frauda dele... tem sempre alguém cuidando de um bebê!

Não me lembro quando eu era bebê, se eu tinha a preocupação, se teria alguém ou não, se o preço do leite ia subir ou não.

Depois surgem outras preocupações na nossa vida, na nossa sociedade. Então nós buscamos alguém para cuidar de nós, um médico para cuidar da nossa saúde, para dizer o que nós temos que tomar, que remédio fazer, que cirurgia temos ou não que fazer e ele passa a ser um cuidador nosso para nossas necessidades médicas.

Aí também buscamos uma professora, no tempo da escola elas cuidam de nosso ensino, saber ler e escrever, uma disciplina, uma profissão, aí contratamos um coach, numa academia para cuidar do seu bem-estar físico.

Então sempre estamos procurando cuidadores, ficamos velhos e nos preocupamos em quem vai cuidar de mim, em que asilo tenho que fazer minha inscrição para não ficar sem vaga depois. Já começamos a preocupar com o cuidado da velhice. E parece que voltamos à primeira infância.

Mas quando começou esta desconfiança, de que Deus não iria cuidar de nós? Começou o Jardim do Éden, quando Satanás travestido de serpente disse para Eva: Foi isto que Deus disse, não comereis de toda árvore do jardim? Eva falou não, não foi isto. Ele disse para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal e nem tocar na árvore (Deus não disse para não tocar, Eva já aumentou um ponto). Eva desconfiou de Deus quando Satanás disse assim: Ele não quer que vocês sejam felizes, Ele está escondendo, se vocês comerem da árvore do bem e do mal vocês serão com Deus, conhecedores do bem e do mal, serão como deuses! Uau, que proposta magnífica, porque que Deus não disse isto para nós?

Ali começou a desconfiança do ser humano, de que Deus estava escondendo o jogo, que Ele não seria capaz de cuidar do ser humano, que o homem e a mulher teriam que se virar.

E apesar disto, Deus já tinha dado a prova da sua preocupação com o cuidado um pouco antes desta cena da árvore no Éden. Quando Ele falou que não era bom que Adão ficasse só, e Ele falou: Façamos uma ajudadora, uma auxiliadora, uma cuidadora para ele. E ao mesmo tempo que Deus deu uma auxiliadora para Adão, Adão devia amar esta como a si mesmo, pois esta foi tirada de si mesmo, carne de sua carne, ossos de seus ossos. Era um cuidado mútuo, um iria cuidar do outro ali. Deus já tinha mostrado a preocupação com o cuidado.

Mas Eva e depois Adão, simplesmente desconfiaram de Deus e sabemos hoje o que aconteceu, vemos como o mundo está hoje, toda esta desconfiança de Deus.

Existe na Palavra de Deus, um capítulo muito interessante que é o Capítulo 10 de Lucas. Quando lemos o Evangelho de Mateus, ou de Marcos, existe uma ordem mais ou menos cronológica dos eventos. Quase que histórica a ordem. Mas em Lucas, não há uma ordem histórica cronológica tão acentuada, Lucas mostra uma ordem moral dos eventos, que estão conectados por similaridade do assunto que eles estão falando. E tem um lugar aqui que tem 2 eventos ligados e muitas vezes nós lemos um e outro e não percebemos que tem um elo de ligação entre eles, que os mantém juntos. E que o Espírito Santo quando inspirou Lucas a contar estas 2 histórias, ele estava dando a dica para Lucas, Lucas percebe aí porque vou colocar estas coisas juntas. Isto é muito importante: os 2 eventos são, a parábola do bom Samaritano e a história de Marta e Maria, passagem que vai do capítulo 10 vs 25 até o vs 42 do 25 ao 37 é a história do bom samaritano e do versículo 38 é a história de Marta e Maria.

Começando pela história de Marta e Maria, pois é muito significativa do modo como nós deixamos de confiar em Deus. Porque Marta não confiava que Deus poderia ajuda-la. E ela fala isto, ela fala uma frase que todos nós falamos todos os dias. Podemos ler Lucas capítulo 11 vs 38: e aconteceu que indo eles no caminho, entrou em uma aldeia e certa mulher com o nome Marta o recebeu em sua casa. E tinha esta, uma irmã, a qual assentando-se aos pés de Jesus, ouvia sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e aproximando-se disse: “Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude! E disse Jesus: “Marta, Marta, estás ansiosa e fadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária, e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Marta, Marta, o que Marta fala para o Senhor da Glória? Para o criador dos céus e da Terra, para o mantenedor do universo? Se Ele tirar a mão, as coisas todas desintegram, desaparecem, viram uma massa uniforme, porque Ele quem sustenta todo o universo, todas as coisas com a Palavra do seu poder. Será que Ele não é cuidadoso com Marta? Marta fala para Ele: Senhor, não te importas que eu sirva sozinha? Não está vendo isto? O Senhor não tem cuidado de mim? Você já perguntou isto para o Senhor? Porque está acontecendo isto comigo? Porque não resolveu este problema meu?

Isto está dentro da tecelagem humana, de desconfiar do Senhor, de que Ele cuida de nós! Isto faz parte do DNA do ser humano, desde lá no Jardim do Éden. Senhor, não te cuidas? Ela fala em Lucas 10:40: “Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado servir sozinha?

Duas coisas que são características do ser humano: primeiro, a desconfiança ou o sentimento de ter sido abandonado, desprezado, não está sendo cuidado por Deus. O outro, a solidão, a sensação e o sentimento de que estou sozinho. Não te dás conta de que eu esteja servindo sozinha?

Continuando, na realidade, o Senhor responde para ela: Andas inquieta, e te preocupas com muitas coisas e Maria escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada. Mas que boa parte Maria escolheu? Aos pés do Senhor Jesus, ouvindo O, porque Ele estava cuidando de Maria ali. Estava claro, cuidando de Marta também, mas ela não percebeu isto. Maria percebeu que era dEle o cuidado. Quando aquela melodia fala assim, “Não tenha sobre ti um só cuidado qualquer que seja, pois um, somente um, seria muito para ti, é meu, somente meu todo o trabalho, e o teu trabalho, Marta, é descansar em mim, como Maria sua irmã está fazendo. Esta cena, era isto que estava acontecendo ali.

E quando passamos para outra história, Lucas que é a história de Lucas, capítulo 10 versículo 25 do bom samaritano, aqui acontece um fato curioso: alguém postou no Facebook uma foto bonita, onde tem um sacerdote caminhando ao longe, de costas, indo embora e atrás dele um levita caminhando ao longe, e um homem caído à beira da estrada e um samaritano cuidando deste homem à beira da estrada.

Daí vem uma mensagem, do tipo, devemos ser como este samaritano, que cuida do próximo etc. Perdeu-se o sentido da cena, aí o samaritano é Cristo, eu e você somos o homem caído à beira do caminho, é Ele quem cuida do homem caído à beira do caminho.

Eis que levantou um certo doutor, dizendo, Lucas capítulo 10: 30: “Jesus, prosseguindo, disse: Um home descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.” Esse homem, para começar, é o ser humano culpado dos seus pecados. Porque? O que que ele estava fazendo, saindo de Jerusalém para ir para Jericó?

Jerusalém era a cidade da Paz. E Jericó, a cidade amaldiçoada por Deus no Antigo Testamento. Jericó era uma cidade maldita. Um homem que sai de um lugar de Paz para ir para um lugar de maldição, ele só pode ser assaltado e perder tudo o que ele tem, ser espancado e deixado meio morto, por que é isto o que Satanás faz com o ser humano. E é isto que ele fez com o ser humano lá no início.

Então todos nós já viemos ao mundo pecadores, porque lá no início já saímos de Jerusalém, no sentido figurado e quisemos ir para Jericó, uma viagem maldita que nunca deveríamos ter iniciado. E a culpa é nossa, é de cada um. Mas alguém pode dizer que não estava lá no Éden. Mas o que você fez com o pecado que você herdou? Pense no pecado como uma herança e pense numa herança como um saco de dinheiro recebido de um assaltante, que você esconde. Melhor não usar, né?

Um dia falta alguma coisa na sua casa, você vai lá e usa um pouquinho da sua herança. Largou, virou as costas para o lugar de paz e indo na direção da perdição indo na direção do juízo, da maldição de Jericó.

Casualmente, (versículo 31), “Casualmente, descia pelo mesmo caminho, certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.” O sacerdote é a religião personificada. Aqui não fala nada desse homem caído à beira do caminho, pedindo para ser ajudado, ele estava semimorto. Isto significa uma pessoa sem sentidos, incapaz de pedir socorro, não tem capacidade de pedir ajuda. Passa o sacerdote, vê aquele homem caído, todo arrebentado, ensanguentado, passa direto. Quantos hoje estão esperando uma ajuda da religião? Ah, eu tenho minha religião, ela vai me salvar.

Nesta semana uma pessoa me escreveu contando que ela abandonou uma religião evangélica e que a família caiu em cima dela agora, perguntando como ela pode ter deixado a congregação se é lá que está a nossa salvação? Se esta religião foi fundada há cento e poucos anos, o que aconteceu nos 1900 anos antes desta religião? Ela não existia. Existe até uma linha protestante mais radical, que considera que qualquer pessoa que esteja no catolicismo não pode ser salva porque não é protestante, é católica. Da mesma forma no catolicismo, também existem pessoas que pensam que uma só pode estar salva no catolicismo.

Então eu pergunto: Até a reforma de Lutero, os portões do céu ficaram fechados, trancados porque Lutero não tinha nascido ainda? Tudo isto é religião, é aquilo que tenta moldar o homem e fazer com que o homem alcance a salvação por algum tipo de mérito. Religião é “Marta” querendo trabalhar incessantemente para fazer as coisas e ainda revoltada por achar que o Senhor não estava cuidando dela.

E depois que passa esse sacerdote, no versículo 32: “De igual modo também, um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.” Levita era aquela classe dentro do culto judaico, mas eram os que cuidavam das necessidades, dos trabalhos práticos, do culto judaico. Os sacerdotes faziam o culto, entravam no Santo Lugar, os Levitas juntavam a lenha, punham o fogo do sacrifício, limpavam o templo, faziam as coisas do dia a dia, eram os obreiros, os trabalhadores do templo. Eles representam as boas obras, as obras.

Então, o homem à beira do caminho, incapaz de pedir socorro, esperar por socorro, o sacerdote, o levita, a religião, as boas obras, não vão te ajudar. Sobra quem?

Versículo 32: “Certo Samaritano, que seguia o seu caminho, ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão”. O Senhor Jesus está contando esta história para os judeus, e aos olhos do judeu, o samaritano era um pária da sociedade judaica, era um estrangeiro que foi judaizado, introduzido na religião judaica, mas os judeus não o consideravam, tanto que era um rejeitado.

Tem uma passagem na Bíblia que os judeus consideram que Jesus era como um samaritano, porque ele era um pária aos olhos dos judeus, dos nobres, dos fariseus, de todos aqueles escribas, estava fora do contexto. Então este samaritano é o rejeitado.

Quem é o rejeitado deste mundo até hoje? Há dois mil anos o Senhor Jesus é o rejeitado, foi rejeitado, preso, humilhado, pregado numa cruz entregando ali sua vida. Desde então, o que aconteceu? Os homens falaram assim: ah, erramos, vamos construir catedrais em honra e em homenagem a Jesus. Ah, é? Realmente, querem este mesmo Jesus a quem eles humilharam tanto aqui? Não, ainda não querem ele aqui. O mundo segue seu caminho.

Então “este certo samaritano, no versículo 6 de Lucas 10, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto.” Os outros, os sacerdotes, as religiões, as ofertas, as boas obras passam ao largo, passam longe, mas este samaritano passou-lhe perto!!! Perto, não está longe. O Senhor Jesus não está longe de você, o braço dele não está encurtado que não possa salvar. Ele quer salvar, quer cuidar, tomar conta de você.

O samaritano vê o homem caído, que está com os olhos fechados, mas o samaritano vê. Ele reconhece a sua posição de perdido, caído, assaltado, machucado e vendo-o, compadeceu-se dele, teve compaixão, pena, sentiu algo por aquele homem caído. Só este mesmo samaritano que hoje sabemos que é Jesus, pode sentir comiseração, compaixão por um pecador perdido, desde que ele se reconheça perdido, caído à beira do caminho, despojado de todos os bens, que reconheça que pegou o caminho errado para sair da cidade da Paz para ir para cidade da maldição.

Versículo 34: “depois de compadecer-se dele, e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e colocando-o sobre seu próprio animal e levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.”

Versículo 35: E quando chega na hospedaria, no dia seguinte, tirou 2 denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida deste homem e se alguma coisa a mais gastar, eu to indenizarei quando voltar.

Três coisas este samaritano faz aqui:
1)
Ele reconhece e tem compaixão, obviamente, o estado lastimável daquele homem caído à beira do caminho, não passa ao largo, vai em socorro deste homem; 2)
3)
Chegando-se, atou-lhe os ferimentos aplicando óleo e vinho. Ele trata de forma emergencial o que estava acontecendo. O vinho nos fala de vida, de alegria, o óleo do Espírito Santo, mas neste caso, Ele traz o alívio imediato para este homem caído à beira do caminho; 4)
5)
Ele coloca o caído em cima de sua montaria, do Seu próprio animal, e o leva a uma hospedaria para cuidar dele e manda que o hospedeiro cuide dele. E diz que vai voltar para suprir o que faltar. 6)

Quando eu era pequeno, acontecia de eu ter pesadelo e começava a chorar no meio da noite, no meu quarto. Minha mãe corria lá, me abraçava e me transportava para sua própria cama, me colocava no meinho e ali me confortava e me consolava. É isto que basicamente o que faz o samaritano, Ele vai, corre lá em busca do perdido, Cristo, resolve de forma emergencial o seu terror, seu pesadelo, o transporta. E aqui para transportar, precisou ir a pé porque agora a montaria dele estava ocupada pelo homem ferido. Houve um esforço aqui do samaritano, uma perda para fazer aquilo. E leva então para o meinho da estalagem, onde possa ser cuidado ainda mais e provendo tudo o que pudesse faltar dali para frente.

Será que só eu estou vendo a obra de Cristo nisto? O que Ele faz por um pecador perdido que se reconhece despojado, assaltado, indo na direção errada, na direção da perdição e Ele vêm e se compadece e o salva? Você teria a coragem de falar para o Senhor assim: Senhor, não te cuidas de que eu estou passando por este problema, que estou sozinho? Dizer isto para este verdadeiro samaritano que é Cristo?

O Senhor é misericordioso, bondoso e é cuidadoso. Nenhum de nós teria condições de cuidar de si mesmo.

Que vida triste tem um incrédulo! Uma pessoa sem Cristo, a quem ele recorre na hora do seu desespero, seu pesadelo? Quem ele espera que irá correndo à sua cama para abraçá-lo, acalmá-lo do seu pesadelo, do seu terror? Quem? Buda? Os espíritos elevados?

Estamos falando do filho de Deus, o criador do universo, não estamos falando de seres humanos desencarnados, não, é Cristo Jesus! A quem recorre uma pessoa incrédula? Olha lá o sacerdote indo embora, passou reto! O que você vai fazer semimorto? É do samaritano que o pecador precisa, é de Cristo! Porque Ele pagou um preço altíssimo pela salvação do pecador. Ele foi até à cruz onde Ele recebeu sobre si o fardo de todos os nossos pecados. Aqui nos fala que Ele pagaria pelo cuidado deste homem ferido, quanto fosse preciso! No versículo, 35, tirou 2 dinheiros, deu ao hospedeiro e disse: no final ele disse:

Partindo outro dia, tirou 2 dinheiros, deu ao hospedeiro e disse: Cuida dele e tudo o que demais gastares eu to pagarei quando voltar. Ele não vai abandonar, ele não terceirizou cuidado. Ele iria a algum lugar, mas ia voltar e pagaria tudo quanto fosse preciso.

Você já deve ter ouvido falar que Jesus irá voltar. Você está esperando por esta volta? Ah, mas eu não acredito. Não? Quando você vê no jornal que tem que pagar o Imposto de Renda, você acredita? E depois, quando o Leão vem, seu CPF é cancelado, não tem mais crédito, não consegue comprar mais em lugar algum... Agora, isto é uma coisa do mundo, necessária, acreditamos porque é nossa obrigação.

Quando Deus fala que Cristo vai voltar, de que maneira você espera que Ele venha? Com uma lista de reclamações como Marta ou como uma Maria, para conhecê-lo de perto, escutar sua voz de perto, para ficar aos seus pés, contemplando sua formosura?

Porque quando o Evangelho nada mais é do que a mensagem de que Cristo morreu pelos nossos pecados e Cristo ressuscitou no terceiro dia. Cristianismo não é uma religião de um homem morto, mas vivo e ressurreto, o protótipo de toda uma raça celestial, uma linhagem celestial. Esse Jesus, o Salvador. Quando Ele vier, virá primeiro buscar os seus, aqueles que creram Ele como seu Salvador, aqueles que receberam o perdão de seus pecados e depois Ele voltará para julgar. Como você espera encontrá-lo? Em que condição?

Aqueles que creem em Cristo como seu Salvador não tem demandas, pendências, contas a pagar, não tem dívida, porque o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Conta paga!! “Quem ouve a minha palavra e crê nAquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida. Palavras do Senhor Jesus.

Eu costumo às vezes encontrar pessoas que se identificam como cristãs, e a primeira pergunta que eu faço é: se você morrer agora para onde você vai? A pessoa leva um choque, pensa e responde: eu acho que eu vou pro céu. Porque? eu pergunto. Ela responde que vai à igreja, dá o dízimo, faz bem ao próximo, não usa drogas, não se prostitui, não faz isso ou aquilo. E então ela me pergunta: onde você congrega? Eu não perco tempo explicando onde eu congrego, porque?

É uma pessoa à beira do caminho que precisa do Samaritano, que é Cristo. Eu quero levar logo para ela, a salvação que há em Cristo, no evangelho. Enquanto ela não souber que ela está salva e perdoada de seus pecados e pronta para entrar na presença de Deus, não por conta de qualquer obra dela, mas porque Cristo é misericordioso e pagou por todos pecados dela na cruz, não adianta nada ficar explicando estas coisas. Explicar apocalipse para esta pessoa não adianta nada.

A própria palavra de Deus diz que aquele que não nascer de novo não pode ver, não pode entrar no reino de Deus. O homem natural não pode entender as coisas do Espírito de Deus. Não pode, não pode, não pode, tem uma lista de “não pode”! Então falar com uma pessoa ainda na sua condição natural, nos seus pecados não perdoados, é falar para um poste, ela não vai entender.

Tem que encaminhar esta pessoa para o Samaritano. Não adianta falar para este homem que ele tem que congregar desta ou daquela maneira. Não! Primeiro precisa ser salvo, de vida eterna, precisa olhar para você e dizer assim, “eu vou para o céu porque Jesus pagou pelos meus pecados”. Ah, que delícia, agora vamos passar para o segundo andar para poder falar de coisas mais excelentes, mas tendo Cristo como tema principal.

Ao dizer que Marta não conhecia o cuidado do Senhor, mas Maria sim, tanto é que descansava nos seus pés, existe uma coisa importante de se entender: os cuidados podem variar de uma pessoa para outra. Ele estava cuidando de Marta e Ele estava cuidando de Maria. Porque Marta estava ocupada consigo mesma, e Maria estava ocupada com o Senhor.

Marta era consigo: Senhor, não te dê, que estou sozinha? Como sozinha, Marta, com quem você está falando então? Como você espera alguma ajuda dele se acha que está sozinha? Marta ainda não tinha entendido que os cuidados variam de pessoa para pessoa. Mas o cuidador é o mesmo.

O mesmo Senhor que cuida de mim, cuida de você, de cada um, de maneiras diferentes, cada um no seu mérito, no seu lugar, conforme o que estiver passando. Mas é o mesmo Senhor.

Há uma passagem em 1 Pedro Cap. 5, versículo 7: “Lançando sobre Ele sobre vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” Esta é a resposta para Marta, para Eva e Adão lá no Éden, lançando sobre ele toda vossa ansiedade, preocupação, porque Ele tem cuidado de vós! Mas antes de Deus dar esta resposta, no capítulo 5 de 1Pedro no versículo 7, lançando sobre Ele, vem antes no capítulo 3, versículo 18: “Pois também Cristo morreu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus.” Se você não passar pelo versículo 18 de 1Pedro 3, não adianta ir no versículo 7 de 1Pedro vs 5.

Como quem lê o Salmo 23, que coisa linda: O Senhor é meu Pastor, nada me faltará... espera aí, antes disso tem a cruz, no Salmo 22: Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste? Aí sim, os pastos verdejantes no Salmo 23.

Existe uma ordem nas coisas de Deus, então não posso querer pegar para mim: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós...... espera aí! E os seus pecados?

Que pecados? Eu sou tão bom, tão religioso, tão justo!

Então o que está escrito em 1 Pedro 3:18: Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados (que pecados? Por quais pecados Cristo morreu, se não for pelos seus?)

Ah, do meu vizinho!

Então seu vizinho vai ser salvo, você não! A menos que Ele tenha morrido pelos seus pecados, você não poderá ter perdão de pecados, não pode ter salvação.

Cristo morreu pelos pecados, o justo, que é Cristo pelos injustos. Quem são os injustos? Você se considera um injusto aos olhos de Deus, na sua condição de caído à beira do caminho, massacrado, maltratado, necessitado? Cristo veio salvar pecadores.

Romanos 4 diz que Deus justifica o ímpio, não o bom. A menos que uma pessoa se considere pecadora, ímpia, sobrecarregada até a testa, até o topo da cabeça de pecados, ela não pode ser salva, socorrida, receber o perdão, a certeza desse cuidado de Cristo, lançando sobre Ele todas as nossas ansiedades.

Como é que você vai lançar suas ansiedades sobre aquele que você nem conhece nem confia? Primeiro passo é conhece-lo, e você o conhece quando crê nEle como seu Salvador e seu Senhor. Este é o caminho, a ordem.

Quando o Samaritano dá dinheiro para o hospedeiro da estalagem, foi isso que Jesus fez com o Espírito Santo. Esse hospedeiro é uma figura do Espírito Santo, que tem o cuidado agora daqueles que são de Cristo. Porque ele prometeu: Enviarei o consolador, olha que nome interessante para quem busca consolo, cuidado, conforto, cuidado. Ele ficará convosco para sempre. Não tem como mais, separar um salvo do Espírito Santo.

Tem um monte de religião que diz que você perde a salvação. E daí que falam isso? O que diz o Senhor? Quem ouve a minha palavra, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Tem a vida eterna.

Ninguém vem a mim se o Pai não der esta pessoa a mim, e eu vou ressuscitar esta pessoa, Ele fala. Você acredita nEle ou não? Esta é a questão.

Se você acredita nEle para sua salvação, porque não acredita no seu cuidado? Porque você acha que não vai dar certo Ele cuidar de você?

Quando eu viajo de avião tenho uma rotina, principalmente em viagens internacionais. Entro, sento, ponho minha máscara nos olhos, o travesseirinho inflável na nuca, o fone de ouvido ligado em nada, o meu só emite um anulador de ruídos e durmo. Tem voos que eu nem vejo a hora que o avião decolou e somente vou descobrir isto horas depois, não quero saber de jantar, coisa nenhuma, eu durmo. Podem me perguntar: Você dorme, não tem medo? Lançando sobre Ele todas as vossas ansiedades. No caso ali, não tenho medo, claro que o Senhor está cuidando de mim, mas eu lanço sobre o piloto todas as minhas ansiedades. Ele sabe muito mais do que eu como pilotar! Então eu descanso. Eu não sei o que ele está fazendo, eu descanso.

Assim deve ser a vida daquele que já se entregou a Cristo para que Ele seja seu Salvador. Ele vai se entregar para Cristo para que Ele seja seu cuidador. Todos nós vamos precisar de um cuidador.

Como é que nós transferimos os nossos cuidados e preocupações para Jesus? Muito bonito falar tudo isto, não?

Mas, ensina aí, como é que pendura o guizo no pescoço do gato, dá corda na máquina, como é que vira a manivela, como é que funciona na prática. Bom, a maneira como que não funciona é a maneira como a Marta fez, achando que o Senhor não se importava com ela.

Nunca, jamais, qualquer um daqueles que se dizem salvos por Cristo, que reconhece a sua Salvação, jamais deveria duvidar da fidelidade e do cuidado de Deus. Eu não posso entender o cuidado de Deus, eu posso não entender como Ele cuidou de mim dessa maneira, mas eu tenho que confiar que o cuidado dele é o melhor, Ele sabe como cuidar.

E, Filipenses, capítulo 4:6, diz assim: “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplica, com ações e graças e a Paz de Deus que excede todo entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

Esta paz de Deus excede até o meu entendimento. Eu não entendo. Porque a Paz de Deus excede o meu e todo entendimento, inclusive o meu. Não adianta querer entender o cuidado que Deus tem de mim. Não estejais inquietos ou ansiosos com cuidados com coisa alguma, antes vossas petições sejam conhecidas diante de Deus. Então eu peço para Deus cuidar de mim, deito na poltrona, fecho os olhos, coloco o fone de ouvido e durmo. Não é assim que tem que fazer quando o piloto está cuidando de tudo?

Vamos cantar essa pequena canção.

“Não tenha sobre ti um só cuidado qualquer que seja, pois um somente um, seria muito para ti. É meu somente meu, todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim. É meu somente meu todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim. Não temas quando enfim tiveres que tomar decisão. Entrega tudo a mim confia de todo o coração. É meu, somente meu, todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim. É meu, somente meu, todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim.”

Vamos dar graças a Deus pela Sua Palavra.