Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Amor de Pai - Mario Persona



https://youtu.be/5SJJ2MN4MZk

AMOR DE PAI

A minha filha mais velha, a Lia, devia ter uns 5 ou 6 anos, era pequenininha e queria ganhar um presente. Um que, naquela época todas as menininhas tinham na cintura. Era um cinto com bolsinha. Mas ela queria porque queria aquela bolsinha. Não me lembro porque não compramos aquela bolsinha. Mas nós dissemos, ore para o Senhor, peça a Ele e Ele a dará para você.


E aí viajamos para Santos para visitar meus sogros. E sempre que íamos lá, sempre tinha uns presentinhos para as crianças, e minha sogra deu um embrulhinho para a Lia. Ela abriu rapidamente e quando olhou, era a bolsinha. Ela olhou e o brilho dos olhos, até hoje eu me lembro. Ela só falou, com aquela alegria, aquele brilho nos olhos: O Senhor!!!! Reconhecendo que suas orações tinham sido ouvidas.

E é com este brilho nos olhos, desta alegria que vou falar hoje, lendo a primeira carta de João, no final de nossa bíblia, em 1João:3. A passagem diz assim: “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai que fossemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo nos não conhece, porque O não conhece, a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é, O veremos.

Eu tentei imitar aqui a voz do Google, a voz eletrônica destes livros também, não ficou tão boa porque minha voz ainda é humana. Porque na realidade, se nós lermos pedindo ao Google ler com a leitura eletrônica, será esta voz chata, cadenciada. Eu não creio que tenha sido assim que João falou isto. Vou ler como eu acho que Ele tenha falado isto:

Falando agora, com alegria, com verdadeira emoção, exultante: “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai que fossemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo nos não conhece, porque O não conhece, a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é, O veremos.

Aaaaaaaahhhhhhh!!!!!! É como se João tivesse falado assim:

Gente!!!, olha que coisa maravilhosa nos tem concedido o Pai!!! Que fôssemos chamados filhos de Deus, que tivéssemos chamados, esta posição!

Com o brilho nos olhos de João, aquele que se reclinava nos seios de Jesus, os seus olhos brilhando ou ditando esta carta ou ele mesmo escrevendo, pensando neste privilégio de ser filho de Deus, que só tem aquele conhece a Deus.

Minha filha quando viu o presentinho dela, na mesma hora ela lembrou que foi Deus quem deu, o Senhor tinha dado para ela. Ela sabia que tinha dado, de onde tinha vindo o presentinho.

Aqueles que têm filhos, conhecem esta relação fantástica que é esta, de pais e filhos, que podemos ter. Hoje meu filho chegou do exterior para trabalhar uma semana aqui no Brasil, é difícil dizer sobre a alegria que isto traz.

Eu tirei uma foto com ele lá em casa, coloquei no Facebook, e todo mundo disse: olha o sorriso, olha o sorriso!!! Realmente é de orelha a orelha, sorriso de pai recebendo seu filho que vem de longe, uma terra distante. É um amor diferente este que você tem pelos seus filhos. E aqui, é um filho falando: gente, vede que amor nos tem concedido o Pai, que coisa incrível, maravilhosa, sem noção alguma no mundo, ele fala, o mundo não entende, por isto o mundo não nos conhece, o mundo não nos compreende porque não conhece a Ele.

Eu estava pensando, este amor que ele fala aqui, não é o mesmo amor de João 3:16, aquele famoso versículo que todo o mundo sabe dizer na ponta da língua: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Eu não creio que este seja o mesmo amor, eu creio que este seja um amor especial. Porque aquele é um amor geral, que Deus tem pela humanidade, querendo que as pessoas sejam salvas. Mas aqui, que amor Ele nos tem dado para fazer de nós, filhos de Deus. É amor de Pai. Porque ele fala assim: Vede que quão grande amor nos tem concedido o Pai.

Lá em João 3:16, ele diz: Deus amou o mundo de tal maneira. Aqui o Pai nos concedeu. Deus poderia nos salvar, Cristo poderia nos salvar, morrendo na cruz, sem que nos tornássemos filhos. Poderia fazer isto. Não precisa nos fazer de filhos para nos salvar. Uma pessoa pode salvar alguém que está se afogando, salvou e pronto! Salvei você! Agora você vai viver, não morreu. Por causa disto, agora ele diz: “Agora vai ter que me adotar!”, ele pode dizer isto? Não!!! Eu te salvei!

Esta adoção de filho, que na realidade é uma adoção plena, não tem apenas o caráter de filhos adotivos, são filhos genuínos. Porque esses que são filhos têm a vida de Deus em si mesmos.

Se a gente pudesse pensar assim: vamos fazer um teste de DNA nos filhos de Deus e ver se é igual ao DNA de Deus. Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fossemos chamados Filhos de Deus. Esse “concedido”, portanto, é algo que o Pai dá. Deus não apenas nos salvou, quando cremos em Cristo como Salvador. Mas o Pai quis nos dar uma nova posição de filhos, não mais de servos, ou mesmo de amigos, como o Senhor Jesus fala nos evangelhos, mas de filhos.

Eu pergunto: Você é filho de Deus? Ah, eu sou. Saia na rua aqui, agora, em qualquer lugar e pergunte para qualquer pessoa: Você é filho de Deus? Ah, eu sou, somos todos filhos de Deus. E a outro, e você? Eu também sou, somos todos filhos de Deus. E se você perguntar porque que você é filho de Deus? Ele vai dizer, ah, porque Deus me criou ou alguma coisa assim. Mas Deus criou as tartarugas, também!

Deus criou as tartarugas também, e não me consta que uma tartaruga seja filha de Deus! Deus criou todas as coisas, até os anjos, os quais são chamados de filhos de Deus na Bíblia, no Antigo Testamento.

Mas é importante, interessante uma distinção, que nas versões inglesas da Bíblia, a gente consegue ter, mas na versão portuguesa ela se perde, por falta de uma palavra melhor.

Nas versões inglesas há uma diferença entre filhos e filhos. Diferença entre “children”, que é a palavra na versão inglesa: que fôssemos chamados “children of god, filhos de Deus” e entre “suns of god”, filhos de Deus, como o são os anjos. Os anjos lá no Antigo Testamento são chamados de “suns of god”, filhos de Deus.

Estamos falando agora da palavra do relacionamento paterno, do Pai com seus filhos, não simplesmente de crianças de Deus, ou filhos de Deus no sentido de anjos. É o relacionamento agora íntimo, do brilho no olhar, aquele que o pai tem prazer quando o filho chega em casa de uma viagem de longe, assim como aquele pai teve prazer na parábola do filho pródigo, quando o filho veio de longe, e o pai correu para abraçá-lo, rompeu todas as normas de conduta, para um homem sério daquele tempo, porque para correr, ele precisava puxar a saia para cima. Eles usavam aquela roupa comprida, e para correr, tinham que puxar a saia para cima, mostrar as canelas, para dar um abraço no filho.

Isso é amor! Esse é o amor que Deus tem por nós, o amor do Pai, pelos que são seus filhos. Agora eu pergunto: Você é filho de Deus? Ah, eu sou. Baseado, fundamentado em quê?

Na Bíblia vamos ver uma classe de pessoas que se consideravam filhos de Abrahão, que no linguajar judaico daquele tempo, era como ter um relacionamento do Pai Abrahão, o patriarca daquele povo de Israel.

Em João, capítulo 8, o Senhor Jesus está conversando no Templo com um grupo de judeus religiosos, que eram e em serviço constante no templo. E, quando o Senhor Jesus disse que eles tinham que conhecer a Verdade, e a Verdade os libertaria, no versículo 32 do capítulo 8, fala: Conhecereis a Verdade e a Verdade o libertará. São duas coisas, importantes: primeiro conhecer a Verdade, segundo ser liberto pela Verdade.

No versículo 33, quando Ele fala isto, eles falam: Mas somos descendência de Abrahão, nunca servimos a ninguém, como dizes Tu, sereis livres? Nós não precisamos desta liberdade que você está falando aí! E no versículo 37 Ele fala: “Bem sei que sois descendência de Abrahão, contudo procurais matar-me, porque minha Palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.

E quem é o pai deles? Vamos continuar lendo para descobrir quem era o pai destes judeus que estavam discutindo com Jesus e querendo matá-Lo.

No versículo 39, responderam e disseram: Nosso pai é Abrahão. Jesus disse: Se fosseis filhos de Abrahão, faríeis a obra de Abrahão, mas agora procurais matar-me a mim, Homem que vos tem dito a Verdade, que de Deus tem ouvido. Abrahão não fez isto. Vós fazeis as obras do vosso pai. Disseram-lhe pois: Nós não somos nascidos de prostituição, temos um pai que é Deus. Eles acharam que o Senhor estava falando que eles eram bastardos, filhos de prostituição, mas não era isto, era algo muito pior, a posição e a condição em que eles se encontravam. Não eram de filhos de prostituição, que na nossa língua é até um palavrão.

No versículo 42: “Disse-lhes pois Jesus: Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí e vim de Deus. Não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou”.

Aqueles que têm a Deus como Pai, amam a Jesus, têm o brilho nos olhos quando falam dEle. Conhecem quem é esta pessoa bendita de Jesus.

E no versículo 43: “Porque não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha Palavra.

 E aí vem o versículo 44, a pancada séria que Ele dá naqueles homens religiosos judeus: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai, ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na Verdade, porque não há Verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas porque vos digo a Verdade, não me credes.

Quem é de Deus, no versículo 47, escuta as palavras de Deus. Por isso vós não as escutais pois não sois de Deus. Uma coisa comum, quando você crê em Cristo como seu salvador, é encontrar pessoas que têm verdadeira aversão contra Deus.

Alguém hoje me contou, sobre uma professora que soltou os cachorros, porque algumas pessoas vieram falar de Cristo para ela, e ela indignada, dizia “não existe isto, não existe Deus, não existe Jesus, é tudo bobagem! Ela, uma professora muito sábia, muito entendida, muito culta, então isto é coisa de “gentalha” crer em Cristo, em Deus, não é para uma pessoa da capacidade dela. Então realmente ela não tem Deus como pai. Então, quem é o pai dela?

Quem é o pai dos que não têm a Deus como Pai? Quem é o pai daqueles que não podem dizer assim: Meu Pai me amou tanto que me tornou Seu filho! Quem é?

Em Efésios capítulo 2, versículo 1, responde, onde mostra a condição do ser humano avesso, longe de Deus. Quando ele escreve aos Efésios, os Efésios já eram os filhos de Deus. Eles eram convertidos a Cristo, eram pessoas que tinham já a salvação assegurada pela fé em Jesus e na Sua obra na cruz do calvário.

Em Efésios capítulo 2, versículo 1: “E vos vivificou estando vós mortos em vossas ofensas e pecados, em que noutro tempo antes (de se converterem), andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza, filhos da ira, como os outros também”.

Se você não é filho de Deus, você é um filho da ira. É dura a Palavra, mas ou você está em uma ou em outra condição. E para você se tornar um filho de Deus, somente recebendo a vida divina. Esse DNA divino, essa vida que vem de Deus.

Deus poderia salvar o homem sem torná-lo Seu filho, mas para que Ele pudesse não apenas salvar o homem, alguém tinha que morrer, pagar o preço, se colocar na condição de culpado de morrer no lugar do pecador. E foi isto que Cristo fez na cruz do calvário. Essa condição de filho, agora, foi como um bônus dado por Deus.

Quando na cruz Cristo enfrentou a ira de Deus, todo o juízo de Deus contra o pecado. Cristo substituía todos os que iriam crer nEle como Salvador. Ali Ele levava os pecados de TODOS os salvos, mas dos perdidos, não. Tem uma distinção na Bíblia, quando fala assim: Cristo morreu por todos, mas depois fala: Levou sobre si os pecados de muitos. Porque esta distinção? Porque a morte dEle foi paga podendo cobrir a salvação de toda a humanidade, morreu por todos, seu sangue foi o preço que era necessário para comprar todos, mas somente alguns tiveram seus pecados colocados sob Ele que são aqueles que creem nEle, que O aceitam, O recebem como seu Salvador.

Lá em João capítulo 1, ele já deixa muito claro que há diferentes classes de pessoas, as que são filhas de Deus, pessoas que não são, quando ele diz versículo 10: “Estava no mundo, o mundo foi feito por Ele (está falando de Jesus) e o mundo não O conheceu. Porque, obviamente, o mundo não conhece a Deus e tem aversão a Deus, como tinham aqueles judeus que o levaram até à cruz para matá-lo.

No versículo 11: “Veio para o que era seu, que eram os judeus, o seu povo, e os seus não o receberam, mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder, a capacidade, o privilégio de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, não da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Uma pessoa que nasce hoje, ela é nascida do sangue, porque ela é filha de um pai e de uma mãe, trazendo o DNA de ambos, uma herança consanguínea, ela nasce do sangue. A vontade da carne fala de uma relação sexual que nasce uma pessoa. E a vontade do varão, fala do desejo do homem e da mulher se relacionarem para dar à luz, uma criança.

Tudo isto é coisa que acontece aqui, no rés-do-chão. É o ser humano que decide que vai ter um filho, então ele se une à sua esposa, ela engravida e eles têm um filho, e esse filho traz as características sanguíneas do pai e da mãe, em termos de DNA. Este é o nascimento que cria os homens naturais, pessoas comuns neste mundo, não cria filhos de Deus. Existe um passo a mais para você se tornar um filho de Deus, que é uma coisa sobrenatural. “Mas a todos os que O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.

Eu pergunto: Você já passou por isto? Você já creu no nome do filho de Deus? Já se tornou um filho de Deus pela fé em Jesus que morreu por você na cruz, que levou os seus pecados, derramou sangue ali, para salvar você? Ah, eu acredito em Jesus, eu tenho uma religião, vou na igreja todo domingo, eu fui batizado, eu sou cristão, é claro que eu só posso acreditar em Jesus, porque eu tenho minha religião.

Ah é? Como que você acha que poderia receber este título de filho de Deus? Ah, porque eu indo à missa, no culto, fazendo minhas obrigações cristãs, ajudando os pobres, dando o dízimo, fazendo isto, aquilo, tendo uma vida correta, santa, boa, Deus vai então vai ter consideração para comigo, e vai então me fazer um filho dEle.

Espera, você está falando no futuro! Aqui fala de algo que já aconteceu em 1João 3: “Vede, já! Quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Isso é uma coisa já resolvida.

Mas, espera aí, antes mesmo de eu fazer tudo isto, minhas obrigações cristãs? É, ela fica resolvida no momento em que você, O receber. Voltando naquela passagem de João, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus. Ali não diz, a todos quantos foram à missa, ao culto, deram o dízimo, quantos andaram de maneira correta na sua vida, quantos pararam de fumar, de beber, de tomar droga, de fazer isto ou aquilo, não!! A todos quantos receberam Jesus deu-lhes o poder de serem feitos, filhos de Deus, nem é de se tornarem, mas de serem feitos, por Deus, seus filhos.

Uma pessoa que acredita que a sua salvação seja por mérito, tipo assim, se eu me esforçar a vida inteira, fizer tudo direitinho, se eu for uma pessoa religiosa, uma pessoa boa, ajudar, fizer caridade etc etc, então Deus no final vai me dar a salvação eterna, vai me fazer seu filho.

Se você acredita nisso, eu duvidaria de você ter o mesmo brilho no olhar que tem esse João que fala: Uau, gente, que grande amor nos deu o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Eu duvidaria que você conseguisse e eu vou explicar porque:

Se eu trabalho numa empresa, final do mês, estou na minha mesa e de repente vem o office boy, ou alguém que entregue os holerites, esta pessoa joga o holerite na minha mesa. Eu abro o meu envelope e fico surpreso, eufórico pelo recebimento do meu salário! Oh, que alegria, que coisa maravilhosa, quão grande amor esta empresa teve por mim, que pagou meu salário! Você ia dizer assim: este cara é louco! Endoidou de vez! Porque salário é obrigação da empresa pagar. Não pode ser uma surpresa, a não ser que seja uma empresa caloteira! Você está aí meses sem receber, aí sim. Mas, normalmente, em condições normais, você não se regozijaria de receber seu salário. Não! Você vai dizer: recebi meu salário, agora vou poder pagar minhas contas, hoje vai vencer aquela fatura. Você não daria pulos de alegria.

Não é daquele brilho no olhar que João está falando aqui. Vede, gente, uau, que coisa maravilhosa que fez Deus, porque isto só fala quem nunca teve pai e de repente descobre que agora tem um Pai.

Metade da população brasileira não tem pai biológico. Se uma criança nasce é porque tem um pai, não é? Mas metade dos lares brasileiros são tocados por mães, ou mães solteiras ou mães que foram largadas pelo marido. Eu recebo muito e-mail de jovens, meninos e meninas dizendo: Eu não conheci meu pai. Isto é uma realidade brasileira, de muitas pessoas que nunca conheceram o pai. Se é a condição de algum aqui, eu diria, tem um Pai querendo abraçar você como eu abracei meu filho na hora que ele chegou. A alegria que eu estava de ver o meu filho.

Tem um Pai querendo dar este abraço em você. E tem um Pai que quer que você fale assim: Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. É o Pai que é Deus.

E o que Deus pede de você? Ah, tem que trabalhar o mês inteiro pra receber no final a recompensa que é a salvação? Não!!! Se você fosse receber a salvação pela sua boa maneira de viver, pelas suas boas obras, você faria de Deus seu devedor, pois, é! Pois se a empresa que eu trabalho não me paga no fim do mês, vou procurar a Justiça do Trabalho, vou mover uma ação contra a empresa. Porque? Porque a empresa me deve, eu trabalhei e ela não me pagou. Ela me deve!

Você faria isto com Deus? Deus me deve! Como Deus te deve? Deus não te deve nada, Deus não pode dever nada a ninguém porque Deus é dono de tudo, inclusive das pessoas.

Deus só pode dar paternidade a quem aceita seu filho como Senhor e Salvador. Então, se você nunca conheceu esse Pai, esse Pai que não só está lhe dando agora a paternidade divina e eterna pela fé em Jesus Cristo, Ele dá muito mais, como ele fala depois:

Em 1 João 3:1, ele vai dizer uma característica, isto vai acontecer com você. “Por isto o mundo nos não O conhece, porque não conhece a Ele. Então este ódio que talvez você tenha de crente, de pessoas que professam crer em Jesus, que ficam só falando da Bíblia, falando de Jesus, esse ódio é o ódio daqueles que não conhecem ao Pai, e não vão conhecer porque lá atrás, aqueles judeus queriam matar Jesus. E o mesmo mundo que queria matar Jesus, é o mesmo que hoje odeia cristãos. A não ser que sejam aqueles cristãos que estão totalmente comprometidos com o mundo, envolvidos de toda maneira, que trazem o nome de cristão, só para ter uma vantagem, ganhar votos na próxima eleição, mas não é este cristão que a Bíblia fala. Ele está falando agora de filhos de Deus, que é uma obra divina, uma obra miraculosa que vem do Pai.

E se você é transformado por Deus em filho dEle, no versículo 2 diz assim: ‘Amados, agora somos filhos de Deus”. Não é uma coisa para o futuro, você não está pensando: Quem sabe um dia eu me torno. É agora! Quando? Depois que eu creio em Jesus como meu Salvador.

Agora somos filhos de Deus, mas ainda não é manifestado o que havemos de ser. Tem mais, então? Tem mais. Não é só, então, ser filho de Deus, o que já é uma coisa tremenda! Uma coisa de tirar exclamações e exclamações! Tem mais!

Sabemos que, quando Ele, Cristo, se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é, o veremos. Ah, seremos semelhantes àquele que está hoje no céu ressuscitado, num corpo de carne e ossos que nunca mais morre, e desfrutando ali dos céus.

Aquele mesmo livro de Efésios, que abrimos há pouco no primeiro capítulo, fala que, os que creem são coerdeiros com Cristo. Coerdeiros com Cristo, herdeiros juntamente com Cristo! Porque são filhos de Deus. Então, tudo o que pertence a Cristo, que é dono de todo o universo, pertence aos filhos de Deus. Porque são coerdeiros com Cristo.

Obviamente agora não vemos essas coisas manifestadas, porque é quando Cristo se manifestar, quando Cristo aparecer aqui neste mundo. Aí será manifesto tudo aquilo que Deus nos deu.

Se você é um órfão, de pai, eu convido você hoje, a aceitar Jesus como seu Salvador e aceitar a paternidade de Deus. E esse órfão tem um significado muito amplo. Você pode ter pai, mãe, ter tudo. Mas se você ainda não tem esse brilho nos olhos de falar: Uau, eu sou um filho de Deus, não porque eu merecia, não! Ninguém merece! Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. Mas porque Deus quis dar a você a paternidade, Ele desejou dar a você a paternidade. É uma concessão de amor que Ele dá, Ele não precisava, podia salvar você, perdoar seus pecados sem dar a você a paternidade. Mas Ele quis. Um amor muito maior do que qualquer amor de pai, amor paterno que você conhece.

Que você possa hoje dizer: Uau! Sou filho de Deus! Agora sou filho de Deus, ainda vai se manifestar o que serei, mas já tenho aqui, certidão de nascimento, lavrada com tinta de sangue na cruz do calvário, para aqueles que creem em Jesus como seu Salvador.