Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Voce e' crente? Tem certeza? - Mario Persona

Você é crente? Tem certeza? - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/evangelho/Voce-e-crente-tem-certeza-Mario-Persona.mp3



https://youtu.be/YAMEKLGPhEA (vídeo Youtube)

Você é crente? Tem certeza?
Mario Persona

Esta semana eu recebi uma pergunta curiosa; uma pessoa se identificou como um crente em Jesus e perguntou se deve ou não ir ao velório de um incrédulo. Eu não sei se tem alguma religião cristã que proíbe seus seguidores de ir a velórios de incrédulos. Pode até fazer sentido em alguns aspectos, mas eu respondi com outra pergunta: como é que você sabe que ele morreu na incredulidade?

Na verdade, o conceito de crente ou incrédulo hoje está tão misturado, tão confuso, que muita gente não faz ideia do que seja um crente em Jesus; do que seja um salvo por Cristo.

Alguns acham que crente é aquele que se veste de determinada maneira, usando um terno e uma gravata e que vai a uma igreja ou leva uma Bíblia debaixo do braço. Alguém que canta hinos e tem um determinado padrão de vida: “esse é. Aquele não...”.

Tem esse ou aquele costume, saúda de tal maneira, frequenta tal igreja, então é crente!

Às vezes a pessoa não é membro de religião nenhuma e é um crente em Jesus. Crê em Cristo como seu Salvador. Mas muitos pensam: “aquele lá? Não é! Como ele pode ser crente se não é membro de nenhuma igreja e não é de nenhuma religião? Como é que ele pode crer realmente em Cristo?”.

É muito confusa essa questão de quem é crente e quem não é. Quem está salvo e quem não está.

Os homens foram criando religiões e costumes e dogmas e criou-se tanta coisa, que hoje só consideram crente aquele que tiver certo padrão, que passar no gabarito, ou colocar um “x” em todas as questões; então dirão que aquela pessoa realmente é um crente em Jesus.

Se alguém passasse naquele dia terrível quando Cristo estava na cruz, cercado por dois malfeitores, quem passasse ali, olhasse e falasse: “Olha, aquele homem; ele é tão bom. Não sei porque estão condenando-o à morte... Mas aqueles dois não! Aqueles eu conheço, são bandidos mesmo. Aqueles não tem jeito, eles merecem estar ali.”.

E se, longe da cruz, sem escutar a conversa que acontecia ali entre um dos malfeitores e Jesus, se perguntassem a uma pessoa: “escuta, aqueles dois que estão morrendo, você acha que eles vão para o céu? Eles serão salvos?”.

“Não, de jeito nenhum! São dois bandidos; vão morrer e vão para o inferno!”

Todavia, se a pessoa estivesse próxima, estaria escutando um dos malfeitores dizer: “Senhor, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.”, e o Senhor Jesus respondendo a ele (e não que Ele se lembraria dele quando viesse para estabelecer o reino de Deus na terra; Ele não responde a essa pergunta. O malfeitor até reconhece diante do outro dizendo: “nós estamos aqui porque merecemos mas esse aí nenhum mal fez”, e pede para o Senhor lembrar dele). O Senhor vira para ele e fala assim: “hoje estarás comigo no paraíso!” e dá a ele uma certeza que nem mesmo os discípulos que andaram com Jesus todo aquele tempo, durante cerca de três anos, nem eles talvez tivessem essa certeza assim, tão absoluta...

“Hoje você vai estar comigo no paraíso! Hoje!”

Porque aquele homem, o seu espírito, ia subir salvo!

O corpo ia para a sepultura para aguardar a ressurreição, mas o seu espírito ia subir para estar com Cristo, em glória, já no paraíso!

Então o que é um crente?

Vou mais longe com a pergunta: você é crente?

Como você sabe se você é crente?

Você tem certeza da sua salvação?

Tem certeza da sua vida eterna?

Você tem certeza de que você estará com Cristo no paraíso caso você morra, ou se Ele voltar hoje? Tem certeza que você é um crente em Jesus?

Ah, sou da igreja tal!

Não, não perguntei isso.

Eu perguntei se você tem certeza que você é um crente em Cristo.

E quais são as evidências disso?

Vamos ler uma passagem em Lucas 12:54: “E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil. E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis“.

O Senhor está falando aqui à multidão e Ele a chama de hipócritas!

Os fariseus são chamados hipócritas porque eles fingiam seguir os mandamentos de Deus.

Eles eram muito religiosos, mas não passavam de hipócritas; fingidos que tinham passado uma demão de “verniz de religião” sobre si mesmos.

Mas o Senhor os acusou de sepulcros caiados.

Eles eram bonitos por fora, mas podres por dentro.

E por que podres por dentro?

Porque todos nós nascemos podres por dentro.

Hoje eu fui fazer um suco de laranja na hora do almoço...

Eu comprei umas laranjas e cortei-as e todas elas eram muito bonitas; todas bem fresquinhas, bem durinhas. Espremendo-as naquele espremedor manual, quando eu peguei a última metade da última laranja e espremi, com a pressão, ela espirrou para cima.

Que estranho, saiu pelo lugar do cabinho da laranja (eu pensei), num esguicho de suco para cima... Que estranho. Como pode sair suco para cima?

Aí eu fui olhar. Virei a laranja, mas ela na verdade estava metade podre.

Aquela parte perto do cabinho estava preta, então, quando apertei, ela vazou por cima um suco que já não estava bom. Aquela laranja não estava boa.

Como quebrar um ovo estragado; por fora tudo bonito, mas por dentro... Pão bolorento, como se diz, “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Isso é o homem!

Por que os ser humano é assim?

Porque somos pecadores por natureza.

O pecado entrou no mundo através de Adão e Eva e todos os homens são pecadores desde então.

E se alguém duvida disso, basta abrir o jornal.

O que nós vamos encontrar no jornal?

Está tudo lindo e maravilhoso?

Não!

Encontraremos morte, destruição, corrupção, roubo, assalto...

É só isso que vemos, porque isso é o homem, o ser humano!

E todo ser humano tem o potencial para fazer qualquer dessas coisas, porque nós somos pecadores.

Alguns estão um pouco mais limitados pela educação, pelo meio em que vivem, pelas restrições legais e não põem para fora o que realmente são. Outros põem.

Basta ver aquela pessoa que antes parecia ser tão boa, tão santa, e de repente faz uma barbaridade e vai para a cadeia.

Mas como? Aquele cara parecia tão bom?

Parecia!

Todo mundo parece bom; como a laranja que eu espremi e percebi que ela estava podre por dentro.

O Senhor está mostrando muito claramente que existe um adversário do homem (no versículo 58).

Esse povo era capaz de discernir os sinais do tempo: vai chover, vai fazer sol, vai esfriar, vai esquentar... Eles conseguiam discernir o tempo, mas não conseguiam discernir aquilo que era mais fundamental: que eles tinham de enfrentar um adversário!

O homem por ser pecador, pecou contra Deus, e ele tem um adversário: Deus.

Não que Deus tenha se tornado adversário do homem, mas o homem tornou-se inimigo de Deus. Quando o homem caiu em pecado, ele se fez inimigo de Deus.

Ele deu ouvidos à voz da serpente, a Satanás. Ele colocou-se do outro lado.

É como se você estivesse num campo de batalha; tem o lado dos mocinhos e o lado dos bandidos, e o homem colocou-se do lado dos bandidos. E nós nascemos assim... Do lado do bandido.

Alguém pergunta: “o que uma pessoa pode fazer para não ser tomada por Satanás? Para não ser guiada por Satanás? Para ficar protegida do diabo?”.

Nada, porque todas as pessoas já estão sendo dirigidas por ele.

Em Efésios 2 fala que o homem na sua condição natural já é guiado pelos seus pensamentos, pela sua carne e pelo inimigo de nossas almas, que é o diabo.

Então, essa é a condicão normal do homem e a única coisa que ele pode, não é fazer algo para evitar ser tomado, dirigido ou governado pelo diabo... Mas ele pode sim fazer algo para ser liberto das mãos desse terrível inimigo, desse terrível tirano que é Satanás.

Isso ele pode fazer e esse é o assunto de hoje: resolver a questão com o seu adversário.



“Procura livrar-te dele no caminho (no versículo 58) para que não suceda que te conduza o juiz e o juiz te entregue ao meirinho e o meirinho te encerre na prisão, digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.”

Na Bíblia original nós não temos divisão por capítulos e nem versículos. Isso é uma coisa bem posterior e Ele continua falando aqui da questão desses que haviam misturado o sangue com seus próprios sacrifícios.

Pilatos misturou o sangue dos galileus com os próprios sacrifícios deles e outros que matou: “vocês acham que são melhores que esses? Não! São iguais a esses.”.

O Evangelho de Lucas tem uma particularidade; ao contrário de outros evangelhos, como o de Marcos, por exemplo, (que segue uma ordem mais cronológica), Lucas segue uma ordem moral, onde o autor agrupa certos elementos que tem a ver uma coisa com a outra.

Então, pode ser que não tenha sucedido imediatamente após esse fato do capítulo 13, mas, moralmente, está ligado ao que o Senhor dizia àquela multidão.

Resumindo tudo isso: todo homem nasce pecador culpado.

Todo homem vai ter que enfrentar o seu adversário, que é Deus como juiz, e terá de ser encerrado na prisão, da qual não sairá até pagar o último ceitil; o último centavo único.

O único problema é que nós não temos nada para pagar!

Todo ser humano pecador não tem nada para pagar coisa alguma, mas existe uma notícia ruim e boa também para quem quer pagar: Deus decidiu salvar o pecador por graça!

Deus decidiu que quem pagaria o preço seria o seu filho na cruz e Ele sofreu ali três horas em trevas, recebendo sobre si os nossos pecados e sendo castigado no lugar do pecador.

Aquele foi o pagamento; então, ninguém mais consegue realmente pagar.

Agora, se alguém chegar ao ponto de ser entregue ao juiz e o juiz entregá-lo ao meirinho, como fala da figura judicial, e o meirinho encerrar em prisão, não tem mais como sair, porque o Senhor Jesus ensinou que o lago de fogo (que é o destino final dos perdidos) é algo onde o bicho não morre. Portanto, a pessoa não cessa de existir.

A sua existência não termina ali, pelo contrário, vai continuar indefinidamente e para sempre, afastado de Deus, privado de Sua companhia e sofrendo horrivelmente por causa dos seus pecados.

Se existe uma situação que deve ser resolvida antes desse ponto é aqui (no versículo 58): “quando pois vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho“.

A boa notícia hoje é que cada ser humano vivo, ainda está neste caminho; ainda tem tempo de resolver a questão com seu adversário, que é Deus; Ele quer salvar cada um de nós e já pagou o preço da salvação, entregando seu próprio filho para morrer na cruz. Ele pagou com o seu sangue.

Então, o que fazer agora para resolver isso antes de chegar nesse julgamento, nesse juízo?

O Senhor Jesus fala em João 5:24: “quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida“.

Portanto, quem crê, resolve essa questão antes de chegar o juízo.

Como fazer para resolver a questão antes de chegar ao juiz?

Não entra em juízo! O Senhor Jesus falou: “quem ouve a minha palavra e crê naquele naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida“.

Então, o tempo que a pessoa tem para viver aqui na Terra é também o tempo para resolver essa questão com Deus e fazer as pazes com Ele.

Como alguém pode fazer as pazes com Deus?

Vamos abrir em Romanos 5:1-2: “Tendo sido, pois, justificados (ou reputados como justos) pela fé, (teremos paz com Deus? Não! Está escrito TEMOS) temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”.

Vou ler de maneira errada agora: “sendo pois justificados pela fé, teremos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual também teremos entrada pela fé a esta graça, na qual estaremos firmes e nos gloriaremos na esperança da glória de Deus.”.

Eu li errado. Todos os verbos foram colocados no futuro.

Mas está escrito: “temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, temos entrada pela fé a essa graça na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da Glória de Deus.“.

É uma coisa resolvida no caminho, antes de chegar ao juiz para não precisar chegar até ele e este entregar ao meirinho e o meirinho encerrar na prisão.

Essa é a salvação que Deus promete, justificados pela fé, crendo em Cristo!

O que significa esse “temos paz com Deus“?

Quando eu era pequeno, na escola, ainda não tinham inventado o “bullying”, então os outros alunos simplesmente batiam na gente.

Não tinha essa de bullying. Os mais fraquinhos apanhavam dos mais fortes.

Tinham sempre aqueles meninos cuja diversão predileta era passar rasteira, colar bilhetinho nas costas da gente, humilhar os outros na frente de todo mundo e se alguém reclamasse: “eu te pego lá na saída“.

Quem não era de briga (eu por exemplo) morria de medo da saída.

Quando se aproximava a hora de dar o sinal, você quase que molhava as calças porque o cara grandão e fortão estava te esperando para bater em você.

Então, como fazer?

Sair correndo.

Às vezes precisava sair correndo, voltar para casa num pique só, com o moleque correndo atrás de você, para chegar em casa e se esconder debaixo da saia da mãe.

Não existia bullying, existia era sova que tomávamos de menino mais forte.

O que fazer?

Às vezes, no intervalo era possível fazer uma média com o menino mau; fazer as pazes com ele: “eu te empresto meu caderno da lição que você faltou”, ou “te ajudo na prova”.

Qualquer coisa para não apanhar, pra não ser perseguido.

Paz com aquele que podia castigar você.

É mais ou menos assim. Temos que fazer pazes com Deus antes de chegar a encontrá-Lo como juiz.

Aquela ideia de que as pessoas morrem, vão para o juizo final e Deus colocará numa balança o que ela fez de ruim e o que fez de bom e, conforme o que pesar mais, ela entrará no céu ou no inferno, isso é uma conversa fiada. Não existe isso na Bíblia!

O juízo final (basta ler em Apocalipse nos últimos capítulos) é para os perdidos.

É um juízo para lavrar a sentença, não é um juízo para decidir.

Os salvos já foram salvos antes, no caminho.

Enquanto estavam no caminho, fizeram as pazes com Deus e os que não fizeram as pazes, chegaram lá no juízo para serem condenados; para receberem a sentença da condenação.

Então, justificados pela fé e fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que nós não vemos. Isso é fé.

Ouvir a palavra de Deus e falar: “sim isso é verdade! Eu aceito para mim! Eu seguro isso para mim! Isso é meu e vale pra mim!”, isso é fé, essa certeza.

A pergunta inicial foi: como saber se você é crente?

Como saber se você realmente possui essas coisas: paz com Deus. Eu tenho a entrada pela fé, nesta graça. Eu estou firme, glorio-me na esperança. Eu tenho coisas presentes.

“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna (disse Jesus) não entrará em condenação ou em juízo, mas passou da morte para a vida.”

Vamos abrir então uma passagem em 1 João, que mostra algumas evidências de um salvo, de uma pessoa que verdadeiramente é crente em Jesus.

Eu espero que até aqui já tenha ficado muito claro que ser crente em Jesus não é ser participante de alguma religião.

Existem muitos crentes verdadeiros em Cristo que participam de alguma religião, mas religião não pode salvar ninguém!

Não foi uma religião que morreu na cruz para levar os nossos pecados. Foi uma pessoa!

A conversão à fé tem que ser numa pessoa: na pessoa de Cristo. Ele é o Salvador!

Não tem uma religião salvadora, é Cristo o Salvador!

1 João 5:1: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus“, então, temos agora uma evidência de uma pessoa realmente salva, crente.

Por que ela é crente?

Porque ela crê que Jesus é o Cristo.

O que significa crer que Jesus é o Cristo?

A palavra Cristo significa ungido, escolhido.

No Antigo Testamento, os profetas de Deus avisaram em várias ocasiões que viria um que seria o Cristo, o escolhido de Deus, o ungido por Deus.

Um ungido é untado (estamos mais acostumados com a palavra untar).

Na cozinha você unta a forma para não queimar o pão. A comida que vai para o forno e você passa azeite ou óleo na forma para untar.

Ungir é derramar o óleo sobre a cabeça, como era feito no Antigo Testamento.

Era uma forma de escolher uma pessoa, de colocá-la numa determinada posição, reconhecer essa posição, escolher e dar a alguém um certo destaque nesse sentido. Uma pessoa escolhida.

Cristo era o ungido de Deus. É Jesus! O ungido de Deus.

Mas como que eu posso crer que Ele é o Cristo?

Crendo no que os profetas do Antigo Testamento falavam d’Ele.

E o que os profetas do Antigo Testamento falavam?

Existe uma passagem muito significativa no capítulo 9, eu creio, de Isaías.

É uma das muitas profecias que falam da vinda do Messias, o escolhido, o esperado e aguardado por Israel, para reinar sobre Israel e sobre o mundo, sobre as nações, o Cristo!

Isaías 9: 6 diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu (então estamos falando de um ser humano. Não de um anjo, mas de um ser humano que começa sua vida aqui na terra como menino) e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Esses são atributos do Cristo, daquele que viria, daquele escolhido por Deus e que viria.

E veja que interessante, um dos atributos é que Ele seria humano, “porque um menino nos nasceu”, outro atributo é que ele seria divino, “Deus forte, Pai da Eternidade”.

Ele seria divino, eterno.

O que significa algo ser eterno?

Muitas vezes nós pensamos: “eu vou ficar eternamente esperando esse trem que nunca vai chegar”. Não vai ficar eternamente esperando um trem...

Mas, de qualquer maneira sempre pensamos em eterno como sendo algo daqui pra frente.

Só que não existe tempo em eternidade.

Não existe pra frente nem pra trás; eterno é aquilo que está além do tempo. É aquilo que não está sujeito ao tempo.

Se nós pensarmos no tempo como uma linha, com começo, meio e fim, pense na eternidade então como uma esfera; ela não tem começo, não tem meio e não tem fim.

Onde começa uma esfera? Onde ela acaba?

Não tem como dizer. É uma esfera.

Um exemplo tosco, mas para entendermos a diferença entre tempo e eternidade: a eternidade é a esfera e o tempo é a linha.

E Ele é pai da eternidade! Ele é divino, é Deus forte!

Jesus, aquele menino nascido na manjedoura em Belém, é Deus forte. É Deus!

Na mesma epístola de João (voltando agora para 1 João capítulo 5), um pouquinho antes, na mesma epístola, lemos o seguinte (no capítulo 4:1-2): “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo”.

O que significa confessar que Jesus Cristo veio em carne?

Significa confessar que Ele é Deus, que Ele é Pai da Eternidade, que Ele é eterno!

Mas espera, eu também vim em carne!

Não! Eu não vim em carne, eu nasci neste mundo. Mas eu não existia antes!

Para você vir ao mundo em carne, você existia antes de ter um corpo de carne. E é isso que significa essa passagem.

Ele é o único que veio em carne, e porque Ele veio, Ele já existia para poder vir.

Nós nascemos num corpo de carne.

Mas Ele foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria e nasceu como um menino: “um menino se nos deu”, nasceu um menino, num corpo de carne e ossos. Cresceu como um ser humano aqui. Porém, homem e Deus, Deus e homem, as duas naturezas perfeitas e completas numa pessoa.

Isso é um mistério, nós nunca vamos entender como é que cabia Deus no homem Jesus, porque Ele é o criador do universo.

Ele é maior que o universo e, no entanto, aqui na terra, lá estava Ele, em um corpo humano.

É um dos mistérios. Não conseguimos entender. Mas a Bíblia diz que é assim.

Portanto, todo aquele que crê que Jesus é o Cristo (para você realmente dizer que é crente em Jesus, você tem que crer que todas as profecias do Antigo Testamento, que testemunhavam acerca de Jesus são verdadeiras e que Ele é realmente aquele que Deus tem prometido).


E mais, no capítulo 5 de 1 João, versículo 5: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

E esse filho de Deus aqui tem um caráter, um significado muito maior do que aquele que as pessoas costumam falar: “ah, eu também sou filho de Deus”.

Não.

A Bíblia chama apenas Adão de filho de Deus porque ele veio diretamente de Deus. Quando ele foi criado aqui no mundo.

A Bíblia chama os anjos de filhos de Deus.

E depois, ela vai chamar Jesus de filho de Deus e vai chamar de filhos de Deus também os que crêem em Cristo, porque são nascidos de Deus, como fala o versículo 1: “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus”.

Então, duas coisas importantes: primeiro, reconhecer que Jesus Cristo é Deus; que Ele é o filho eterno de Deus e, segundo, que você precisa nascer de Deus.

Se você realmente crê nessas coisas, você é nascido de Deus!

E isso significa que Deus fez uma obra para tornar você uma nova criatura, nova criação.

Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele foi encontrá-Lo à noite.

No Evangelho de João, no capítulo 3, o Senhor fala para ele: “se você não nascer de novo, você não verá o reino de Deus”.

Ele pergunta: “como eu posso nascer de novo? Voltando ao ventre da minha mãe? Como funciona isso?”.

Ele diz que quem não nascer da água e do Espírito não verá o reino Deus!

O que é nascer da água e do Espírito?

A água na Bíblia é uma figura da palavra de Deus.

Efésios Capítulo 5 fala: “maridos amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja, e a purificou pela lavagem de água pela palavra”.

A palavra de Deus é simbolizada pela água na Bíblia.

Então nós nascemos de novo pela água da palavra; quando a palavra de Deus faz uma obra no nosso coração, vem o Espírito Santo e opera em nós, aí nascemos de novo.

É um nascimento que não depende de nós; somente uma pessoa nascida de novo pode sentir o peso de seus pecados e crer em Jesus como Salvador.

Se não nascer de novo, não tem nenhuma vida. Está morto.

Como é que sente alguma coisa? Estando-se morto não se sente nada...

Mas, no momento em que recebemos vida gerada pela palavra Deus e pela ação do Espírito Santo de Deus em nós, então sentimos o peso dos nossos pecados. Deus começa uma obra em nós.

E quando ouvimos que Jesus morreu no nosso lugar na cruz, ressuscitou no terceiro dia (porque esse é o evangelho: Jesus morreu e Jesus ressuscitou), nós somos salvos e somos selados pelo Espírito da promessa; este, que é o penhor da nossa herança, como diz em Efésios: “tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da promessa, da redenção daquilo que é de Deus agora”.

O que aprendemos então?

O que é preciso?

Primeiro nascer de Deus; crer que Jesus é o Cristo e crer que Jesus é o filho de Deus.

É onde começa realmente essa nossa salvação.

No versículo 6: “este é aquele, este filho de Deus, esse Jesus, é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo! Não só por água, mas por sangue; por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.”

Vamos entender isso aqui.

Quando Cristo morreu na cruz, Ele não foi morto. Ninguém O matou.

Ele morreu porque Ele entregou a própria vida.

Esse é um poder que nenhum homem tem.

Ele disse que Ele tinha esse poder, que Deus tinha dado a Ele.

O que é entregar a vida?

Simplesmente você falar, “eu vou morrer agora!”, fechar os olhos e morrer.

Ninguém consegue fazer isso.

Mas Ele morreu assim.

Ele entregou a sua vida e depois de entregá-la, vieram os soldados e viram que Ele estava morto.

Então um soldado romano furou com uma lança o Seu lado e dali saiu sangue e água.

É desse sangue e dessa água que fala aqui.

Que sangue é esse e que água é essa?

A água nos purifica, nos limpa. A água “joga para escanteio”, vamos dizer assim, o nosso velho homem, para que entre em cena o novo homem.

E o sangue nos redime dos nossos pecados; nos livra deles.

Os animais eram sacrificados no Antigo Testamento como figuras do Cordeiro que viria. Cordeiro este que morreria e nos limparia de nossos pecados. O sangue é necessário também: “sem derramamento de sangue (fala em Hebreus) não há remissão, retirada de pecados”.

Então a água nos limpa e o sangue tira os nossos pecados. É assim que funciona.

Nossa vida como crentes em Cristo começa na morte d’Ele na cruz.

Não tem jeito de “tomar um atalho”. É só lá que começa a vida do verdadeiro salvo.

Mas, vamos em frente: “e o Espírito Santo testifica que isso é verdade” (é o que fala no versículo 6, pulando o versículo 7, porque ele não existe nas melhores traduções) no versículo 8 fala: “E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num”.

Mas espera, já falou isso lá em cima.

Não.

Lá em cima era outra coisa; falava que aquele que veio por água e sangue, isto é Jesus Cristo, e o Espírito é o o que testifica. Ele veio por água e sangue, ou seja, quando nos convertemos, o Espírito Santo mostra para nós, em nosso coração, que Cristo morreu e, pela fé em Cristo que morreu na cruz, eu posso ser salvo.

Mas agora que eu creio em Cristo, inverte-se a ordem; agora é o Espírito primeiro e “três são os que testificam na terra o Espírito, a água e o sangue”, ou seja, agora o Espírito Santo que habita no crente vai dizer a esse crente que ele já foi purificado, já foi redimido, foi comprado pelo sacrifício de Cristo!

É o Espírito quem vai falar isso. Ele vai conversar com nosso espírito e vai nos dar essa certeza.

E continua no versículo 9: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior (e esse é o testemunho de Deus, o Espírito Santo testifica, a água e o sangue também) porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou”.

Então, Deus nos deu esse testemunho do Seu Filho.

Agora vem o ponto importante, no versículo 10: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”.

Uma outra tradução fala: “a vós que credes no nome do Filho de Deus”.

O que tudo isso quer dizer?

Que uma pessoa realmente salva por Cristo tem o Espírito Santo, porque em Romanos fala que quem não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele.

E uma pessoa realmente salva por Cristo, tem certeza da sua salvação.

Eu ainda tenho dúvida da minha salvação. Como é que fica então uma situação assim?

Vamos pensar no caso daquele homem chamado Cornélio, que era um centurião temente a Deus.

Ele era temente a Deus, buscava-O, fazia orações e essas orações eram aceitas por Deus.

Mas em Romanos fala que não há quem busque a Deus, que não há um justo, e lá diz que Cornélio era um homem justo que buscava a Deus e Deus aceitava suas orações...

Um Anjo vem até ele e o avisa que ele vai ter que conversar com Pedro.

Cornélio vai. E quando ele chega para conversar com Pedro, este narra o evangelho para ele.

Pedro fala que Cristo morreu, Cristo ressuscitou e que, para os que não crerem, virá o juízo. Há de vir um varão pelo qual será julgado o mundo.

Quando Cornélio, e alguns que estavam com ele, escutam isso, imediatamente eles creem e o Espírito Santo vem e entra neles.

O que vemos ali?

Nós vemos um homem, Cornélio, que era um homem nascido de novo.

Ele era temente a Deus porque tinha temor d’Ele, mas era uma pessoa ainda não salva.

Ele não estava salvo, mas ele nasce de novo.

Ele tinha temor de Deus e Deus aceitava suas orações, mas Deus estava fazendo uma obra na vida de Cornélio. Obra esta que começou com o novo nascimento.

O anjo avisa que ele tinha que falar com Pedro.

Este anjo não prega o evangelho a ele (porque anjos não pregam o evangelho) e ele corre para falar com Pedro.

É quando ele escuta o evangelho de Pedro e ele então se converte.

Ele é nascido de novo.

Mas antes, ele não era convertido porque não sabia nada acerca de Cristo.

Agora ele sabe quem é o Salvador e ele creu.

E quando ele creu, ele recebeu o Espírito Santo.

Ao receber o Espírito Santo, ele possuía portanto aquele que testemunharia em seu coração; essa certeza de que “quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

Ali estava Cornélio agora, completamente salvo, se podemos falar assim.

Mas espera, e uma pessoa que não tem certeza da sua salvação? E se ela morrer?

A Bíblia fala que Deus vai completar a obra que Ele começou!

Muitas pessoas que passaram a vida crendo em Jesus, ouviram o evangelho. Entretanto, por uma série de fatores ou de doutrinas erradas da religião, elas sempre viveram naquela ansiedade, “será que estou salvo?”.

Na hora final, Deus dá essa certeza a essa pessoa.

Agora, por que tem essa certeza só na hora final, se Deus falou que isso é o crer realmente?

Porque “quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho”, e Espírito Santo está me dizendo que eu sou filho de Deus. Não falta mais nada!

“Quem a Deus não crê, mentiroso o fez, porque não creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu”!

O que significa isso?

Eu falo ao meu filho: “filho, depositei R$1.000,00 na sua conta no banco. É um presente!”.

Qual a reação do meu filho?

“Pai, obrigado, vou comprar o que eu já estava querendo; um computador novo por exemplo. Já vou na loja!”

Essa é uma reação normal.

Ele sabe que tem R$1.000,00 no banco. Então, ele pode dar um cheque na loja, ou pode sacar o dinheiro e ir à loja pagar esse computador.

Agora pense num filho que me diga:

- Pai, obrigado, mas eu primeiro vou ter que ira o banco, porque vou ver se o dinheiro está mesmo lá.

- Mas eu estou falando que depositei R$1.000,00 na sua conta.

- Eu sei que você está falando pai, mas uma coisa é você falar e outra coisa é esse dinherio estar mesmo lá.

- Mas você está então duvidando de mim. Não está acreditando na minha palavra.

Percebe a loucura que é duvidar de Deus?

Aqui diz que quem crê no filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho.

E no versículo 12: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

Simples assim!

Você crê em Cristo, você tem a vida!

Mas e se eu morrer agora?

Mas não está dizendo que você tem a vida?

E se tiver que passar pelo juízo final?

“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida!”

Deus na Sua palavra, Ele está garantido que quem realmente é crente em Jesus tem a salvação eterna.

Ah, mas eu não devo perseverar até o fim?

Quem é o Salvador? Você ou Cristo?

Se for você, então sim. Você tem que perseverar até o fim. Tem que fazer um monte de coisa porque você é salvador de você mesmo e é você que está se salvando, mas, mesmo assim, não vai conseguir!

Você tem que resolver a questão no caminho, antes de chegar ao juiz. É isso que fala lá!

Então creia em Cristo, mas creia no pacote todo!

Entenda que não há possibilidade de você se perder jamais.

No momento em que você recebeu a vida que vem de Deus, no momento em que você creu em Jesus como seu Salvador, você passou a ser membro do corpo de Cristo.

Ele não vai arrancar um membro do próprio corpo.

O Senhor Jesus falou, “as minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem, ninguém as arrebatará da minha mão”, ninguém!

“Aquilo que o Pai me deu é maior que tudo”, Ele fala. Da mão do Pai, ninguém pode tirar uma ovelha, ninguém!

Por que viver nessa insegurança?

Por que viver achando que falta alguma coisa a fazer, como se Cristo não tivesse feito?

Como se a obra de Jesus na cruz tivesse sido incompleta. Olha que ofensa!

Uma pessoa acreditar que está “meio salva”, porque ainda precisa se esforçar. Precisa fazer algo, precisa levar uma vida assim, precisa ir para a igreja... Isso é uma ofensa para Deus. É como dizer para Ele: “eu sei que o Senhor está dizendo que depositou a salvação na minha conta, mas não estou tão certo disso. O Senhor não é confiável”.

É isso que você está falando para Deus! Que a palavra d’Ele não é digna de confiança.

Vamos ler de novo o que diz a palavra, no versículo 9: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”.

Eu volto a perguntar: você tem?

Você está salvo?

Você é um crente em Jesus? Salvo por Cristo?

O seu funeral, se acontecer hoje, vai ser o funeral de um crente ou de um incrédulo?

Como a pergunta daquela pessoa...

Pode ser que você nunca tivesse escutado o evangelho, mas escutou agora!

Agora é hora de crer.

Mas quanto tempo leva para Deus fazer esse processo todo?

Você creu em Jesus?

Então está feito!

Ele prometeu: aquele que crê, “tem” a vida eterna, aquele que tem o Filho tem a vida. Tem a vida! “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo (no versículo 1 do capítulo 5) é nascido de Deus”.

Creia em Deus.

Creia na Sua palavra e não duvide d’Ele.

É vergonhoso alguém duvidar de Deus, alguém dizer que crê em Cristo, mas duvidar da sua salvação eterna.

Deus falou que aquele que crê em Cristo, tem a salvação eterna!

Se você fala que crê em Cristo, mas duvida da palavra de Deus, então como você está crendo realmente em Cristo?

Creia em Jesus e tenha essa certeza agora. Tenha essa paz!

Voltemos a Romanos 5, quando fala: “justificados por meio da fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.

Temos! Temos! Temos! Temos!

Isso é uma segurança que qualquer um que crê em Jesus pode ter e agarrar-se a ela na mesma hora.

Existe uma história de uma batalha de Napoleão...

Quando o cavalo de Napoleão se assustou com os tiros e saltou para a linha de fogo (com o imperador montado nele), um soldado raso saiu correndo, arriscando sua própria vida. Ele agarrou as rédeas do cavalo de Napoleão e puxou-o de volta para trás de uma rocha, para assim proteger o Imperador dos tiros.

Naquela hora Napoleão olhou para ele e falou: “muito bem Capitão”.

Quando Napoleão saiu, o soldado raso começou a dar ordem:

- Pessoal, vamos atacar por aqui! Vamos por ali!

- Mas você é um soldado!

- Não. Não sou mais. O Imperador me chamou de Capitão! Agora eu comando isso aqui!

Quando Deus lhe diz que você tem a vida eterna, segure-se no que Ele falou!