Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Mudanca de Governo - Mario Persona

Mudança de Governo - Mario Persona (mp3)
http://files.3minutos.net/evangelho/Mudanca-de-Governo-Mario-Persona.mp3



https://youtu.be/8N9iJFvgjH4


Mudança de governo

Mario Persona

Gostaria de falar de um assunto interessante e até oportuno: mudança de governo! Algo que é urgente e necessário, porém não estou falando de política, mas sim do governo da vida de cada um. Todos temos, individualmente, um governo na vida, e cada um é governado de alguma maneira. Alguns podem falar: ninguém me governa, eu vivo do jeito que quero! Bom, se é assim, eu perguntaria, de que lado da rua você costuma dirigir o seu carro, do direito ou do esquerdo? Você dirige de acordo com um governo, as leis de trânsito do nosso país, se morasse na Inglaterra, dirigiria do lado esquerdo, porque lá há um outro governo, outras leis de trânsito. Então, podemos ver que sim, todos estamos debaixo de governos, debaixo de padrões e de regras, mesmo aquele que se diz contra tudo e todos.

Estamos vendo nos últimos dias, manifestações pelo país inteiro, de pessoas que estão descontentes com o atual governo e querem uma mudança. Claro que, com ou sem razão, pode ocorrer tal mudança, o país está numa crise muito complicada. Mas é interessante notar que essas mudanças não duram mais que quatro, no máximo, oito anos, pois no Brasil, o mandato de um presidente, governador e prefeito, é de quatro anos, e ainda que ocorram transformações na nossa vida, estas são passageiras. É assim também conosco, mudamos. Temos época de prosperidade, depois ocorre uma crise, depois vem uma outra época melhor, seguida de uma nova crise. Quem tem a minha idade ou mais, já passou tantas crises neste país que sabe o quão cíclico é tudo isso, e não é algo que se resolva de uma vez por todas. Estamos vendo tanta gente se empenhando, com muitas discussões na internet entre pessoas religiosamente a favor de um determinado partido e contra outros. Essas pessoas são na verdade, governadas pelos partidos que fazem promessas, e elas não percebem que estão sendo manipuladas pelas ideias de políticos, que prometem muito, mas no fim, já sabemos o que acontece.

Existe uma série chamada Doctor House, que foi muito famosa há alguns anos, e uma das frases dita por ele, e que eu achava bem interessante, dizia: todos mentem! Recentemente descobri quem afirmou isso. Não foi o Dr. House, mas Deus, na Sua Palavra, ao inspirar Davi quando este escreveu o Salmo 116, neste que é um salmo profético, onde ele descreve, como se fosse o próprio Messias de Israel, suas dores e aflição, e todo seu abatimento, enquanto está sendo perseguido. Lemos, no versículo 11: “Em meu apuro eu dizia, todos os homens são mentirosos”. Comparei diferentes versões, uma diz, em meu pânico eu dizia, os homens são todos mentirosos. Em minha precipitação, ou na hora da aflição, na minha pressa. Cada Bíblia traz uma frase diferente para essa versão que o Doc. House sempre falava no seriado.

Somos mentirosos por natureza, nascemos pecadores, sofremos as consequências de uma mentira que Satanás contou para Eva no jardim do Éden e ela acreditou, deu um votou a ele, por assim dizer e passou isso a Adão. Este não fora enganado, mas seguiu Eva, e esse pecado, ou essa falta de governo que os primeiros seres humanos tiveram, no Éden - porque o pecado é falta de governo, falta de você ter alguém para lhe dirigir - se espalhou até hoje, e todos nascemos pecadores. O pecado é isso, não estar subordinado a alguma autoridade. Mas ainda que o pecado tenha colocado o homem nessa condição de insubordinação contra Deus, porque foi contra Deus que o ser humano pecou, ele sem saber, ficou subordinado a um outro deus.

Como eu disse no começo, ninguém pode alegar que não é governado por algo, somos sempre dirigidos de alguma forma. O ser humano passou a ser dirigido pelo diabo, não mais por Deus. Esta é sina que o ser humano traz no seu DNA, já vem ao mundo pecador. Uma pessoa que acredita na política, ou em uma mudança, está sendo governada pelos políticos, e como disse o House, e o Salmo, todo homem é mentiroso!

A mentira, porém, é uma coisa que convivemos todos os dias, alguém pode dizer que não mente, que nunca mentiu, que é o mais honesto de todos o seres humanos. Mas a verdade é que todos nós mentimos, e mentira é mentira, mesmo que em diferentes graus. Por exemplo, há mentiras que podem lhe levar para a cadeia. Se você estiver num tribunal, como testemunha num julgamento, e disser uma mentira, mesmo tendo jurado antes falar somente a verdade, o juiz, na mesma hora, chama o meirinho, e você é levado preso. Uma pessoa que conheço participou certa feita, de um júri, e ela disse que foi muito estranho, porque havia um rapaz que se apresentou de testemunha, e quando ele contou a sua versão da história, que era totalmente inventada, e que o juiz já estava sabendo da história verdadeira, este chamou o guarda na mesma hora a fim de prender o rapaz. Logo, usamos de uma maneira ou outra em nossas vidas, essa artimanha, pois ela já está no nosso DNA, na nossa raiz do pecado, que se introduziu na raça humana. Uma outra coisa curiosa, é vermos o homem tentar, desde a queda no jardim do Éden, melhorar o mundo de alguma maneira, seja através de política, tecnologia, seja por artes, cultura, enfim, tenta de algum jeito, consertar aquilo que foi quebrado lá atrás.

Há um lugar na Declaração dos Direitos Humanos, o de número 11, que diz que somos inocentes até provem o contrário. Eu acho que isso inclusive está na legislação de todo país. Porém, quando lemos Romanos, Paulo fala que não há um justo, nem um sequer. Todos pecaram, não há quem seja inocente! Então, mesmo quando pensamos que não somos governados por ninguém, somos governado pelas leis dos homens, ou pelos direitos humanos, pelo direito do cidadão, enfim. Mas, será que Deus pensa da mesma maneira? Será que contaram a Deus que tem que ser assim?

Há uma história de futebol, acho que com o Garrincha. O técnico Feola, explicava a tática do jogo, que seria contra a seleção russa e todos escutavam atentamente, até que Garrincha pergunta: “Seu Feola, tudo muito bom, muito bonito, mas alguém já foi combinar com os russos que tem que ser assim?”

Não adianta criarmos coisas maravilhosas e ideias fantásticas, se Deus diz o contrário.

Então se digo que não há mentiroso, até que prove o contrário, Deus fala o inverso, todo mundo é mentiroso, todos são pecadores! O homem é bom até que se prove o contrário? Não! Deus falou, é pecador, o homem é mal! Não precisa provar o contrário, consta na Declaração de Deus.

As pessoas acabam procurando ser governadas por algo, seja uma filosofia, uma ideia, um partido político, um governo. De alguma maneira, elas acabam se colocando debaixo de um governo, sem saber que quem está hoje neste mundo, é satanás, é ele quem tem as rédeas da vida das pessoas, é ele o “príncipe do mundo”, não genuinamente, mas por usurpação! Quando os homens recusaram receber Cristo, que era o verdadeiro Messias, o verdadeiro príncipe que viria ao mundo, eles se colocaram nas mãos do falso príncipe, esse pirata que está aí agora levando as pessoas pelos caminhos que ele quer. O que os homens procuram fazer, então? Ter uma religião!

Recebi hoje um E-mail de um rapaz, e a resposta que dei a ele foi: qual seu problema? Só isso que perguntei, porque imagino que ele deve ser um desses católicos ferrenhos, defensores da religião, pois quando ele escreveu a primeira vez sobre algumas coisas da Bíblia, eu respondi como faço com todos, mas depois ele começou a mandar textos e argumentos, notei então que não tenho mais o que responder. E hoje ele escreveu dizendo algo assim: - Mario, está difícil recalcitrar contra os seus aguilhoes. - Mas amigo, disse eu, qual seu problema? Na verdade, esta é uma pessoa dirigida pela sua religião. E isso é seguro? Será que é bom você colocar as rédeas da sua vida nas mãos de uma religião? Na verdade, isso nada mais é do que um partido político, um grupo de pessoas que se reúnem, que determinam certas leis, regras e tradições, onde uns são clero, os que estão em cima, ditandto as leis, e outros são os leigos, os que estão lá, embaixo obedecendo as normas.

Interessante notarmos, que nos Evangelhos, no tempo do Senhor Jesus aqui na terra, havia o Judaísmo, uma religião muito bem montada e estruturada. Esta era a religião dada por Deus. Nunca devemos nos esquecer disso, é a única religião que Deus criou. Nenhuma outra, quer seja budismo, islamismo ou qualquer outro ismo que exista, Deus as criou, o mesmo acontece com as religiões ditas cristãs, como adventismo, presbiterianismo, etc, Deus não criou religião alguma, com exceção do Judaísmo. Mas, quando Cristo veio ao mundo, essa religião chegou ao fim do seu tempo. Porque Cristo veio para salvar o homem e colocar fim a tudo aquilo, àquela máquina, àquela organização, ao ritual, àquele templo. A fim de mostrar que tinha acabado, Deus permitiu que o templo fosse arrasado completamente, não deixaram pedra sobre pedra no ano 70 da era cristã, para não ficar vestígio algum, e ainda assim os judeus insistem até hoje em guardar sua religião e fazer seus cerimoniais, mas eles não podem fazer seus sacrifícios, porque não há o templo, e eles não podem sacrificar fora deste. Eles estão se guardando para quando puderem fazer isso.

No tempo do Senhor Jesus, havia diferentes grupos dentro do judaísmo, como os fariseus, os saduceus, outras divisões como os essênios, enfim, todos esses grupos, de uma forma ou de outra, discordavam entre si, por exemplo, os saduceus não acreditavam no mundo espiritual, nem na vida após a morte, ou em anjos, os fariseus por sua vez, eram os mais apegados às escrituras, à lei de Moisés, e aos escritos dos profetas do Antigo Testamento - Quando falamos escrituras, estamos falando dos livros do Antigo Testamento, que os judeus utilizam até hoje, claro que eles não chamam assim, porque eles não tem o Novo Testamento. - Mas, dentro do judaísmo, eram os fariseus os mais radicais, na maneira como encaravam a religião, e por isso se achavam bastante justos. Eles tinham a autoridade das escrituras, que consideravam certa, ou seja, as leis, os profetas, os salmos, mas, além disso, consideravam também a autoridade da tradição, e era aí que entrava o problema, pois a tradição era coisa de homem, costumes que muitas vezes, eram contrários às próprias escrituras. Hoje, existem muitas religiões que fazem o mesmo, se dizem cristãs, aceitam a Bíblia como palavra de Deus, porém tem uma tradição, o catolicismo é uma delas. Ali há a Bíblia e a tradição do santos padres ou do colegiado de padres, não me lembro ao certo como se chama, de qualquer maneira, quando há discrepância entre a Bíblia e a tradição, quem obtém o voto de minerva, é esta última. Assim como acontece em outras religiões cristãs.

Se quiséssemos ser religiosos, sermos guiados por uma religião, então teríamos que ser como os fariseus, não no sentido pejorativo que eles tem hoje, mas ser rigorosos como eles eram em seguir a lei, e os mandamentos e até em seguir as tradições. O problema é que eles eram hipócritas, isto é, fingidos, ou seja, aquele que quer parecer ser o que não é. E não sou eu que digo isso, é o próprio Senhor Jesus, não uma, mas sete vezes, pelo menos no evangelho de Mateus. Sete representa um número de coisa completa, na Bíblia, uma coisa perfeita.

Vamos encontrar isso em Mateus 23 a partir do versículo 13.” Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando”. Essa é a primeira vez que ele fala que os fariseus eram hipócritas, quando eles fechavam o reino dos céus e não entravam e nem deixavam outros entrar. Vamos traduzir para o tempo de hoje. Será que você já ouviu alguém dizer: se não for da minha igreja não será salvo? Isso é ser hipócrita, como os fariseus. “Se não seguir o profeta fulano”, por exemplo, e isso está na moda atualmente. Vez ou outra surgem uns “profetas”. Fiz uma viagem a Alto Paraiso no começo do ano, e lá, que é um lugar muito místico, me contaram que há uns gurus, esses homens que vemos na rua de barba, vestidos com roupa estranha, enfim, gurus que moram ali para fazer as suas profecias. Me disseram que houve um que foi expulso da cidade, a população se juntou para pegar o sujeito e lhe dar uma surra, porque descobriram que não passava de um aproveitador que seduzia as mulheres da cidade, levando-as ao seu templo e as seduzindo com drogas. Esse não tinha nada a ver com os gurus indianos, tinha sim, sua própria agenda. E assim é com muitas religiões, se você não seguir o guru, o profeta, o líder, o pastor, o papa da religião, você não será salvo, “ai de vós escribas e fariseus hipócritas!”

No versículo 14: “ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo”. O que seria alguém que devora casas de viúvas? Hoje existe muito disso. Viúvas, às vezes, tem bens e não tem filhos, não há herdeiros. Existem denominações cristãs em que os pastores adoram encontrar viúvas assim, eles as visitam, cuidam delas, e muitas vezes até torcem para elas morrerem logo, porque eles acabam convencendo-as a doar seus bens para colocar como herdeira, a sua denominação. E isso não só no meio evangélico, no meio católico também. Trabalhei num banco certa vez, e meu serviço era o de encontrar imóveis no Rio para abrir novas agências. Uma vez fui negociar com a Cúria Metropolitana no Rio de Janeiro, num prédio onde só havia escritórios da cúria, porque eu não sei se você sabe, mas o Rio pertence a igreja católica, desde os tempos do descobrimento. São Sebastião do Rio de Janeiro ficou gravado como sendo pertencente a Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, assim como a faixa da Marinha é pertencente à Marinha, e o subsolo do Brasil é pertencente ao Estado. Se você comprar uma casa na praia, precisa pagar um Laudêmio, que é uma taxa para a marinha, porque em última instância, algum dia, a Marinha pode alegar que precisa da praia, então aquele terreno não é totalmente seu. E assim é com todo aquele centro na cidade do Rio de Janeiro. Mas, conversando com o advogado da Cúria, ele começou a contar a razão de terem tantos imóveis, casarões, prédios inteiros, terras, terrenos, tudo adquirido por heranças de viúvas principalmente, porque a mulher sempre vive mais que o homem, e o marido quando morre, deixa tudo para a esposa, e essa por sua vez, quando morre e não possui herdeiro, deixa para quem seus bens? Para a cúria! “Devorai as casas das viúvas”, agora dá para entender melhor qual o contexto deste versículo. É alguém que fica ali, esperando para ver se ela põe seu nome no testamento.

No versículo 15, “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”. Fazer um prosélito é ganhar alguém para a sua religião, não é pregar o evangelho, não é levar a verdade, porque isso o Senhor Jesus mandou, “ides por todo o mundo, pregai o evangelho, levai a verdade da salvação pela fé em Cristo”, mas é diferente você levar a verdade da salvação pela fé em Cristo e levar a mentira da salvação pela membresia de uma religião. Trazer pessoas para colocá-las dentro do curral da religião. Isso não existe na Bíblia, existia no judaísmo, era realmente o curral, o aprisco onde ficavam guardadas as ovelhas de Israel, mas em João 10 o Senhor conta uma parábola que fala do bom pastor que vem e tira as ovelhas e as leva a pastar para fora, deixando de serem mantidas em uma cerca, mas agora mantidas unidas em torno do bom pastor, de um só, que é Cristo. Mas, continuando, esse é o outro, hipócrita, que o Senhor Jesus fala, pessoas que tentam ganhar membros para sua igreja, ou para sua religião. E isso é totalmente errado! Porque Deus não tem uma religião no mundo hoje, Ele deu uma pessoa para salvar, Cristo! Pregar Cristo sim, pregar religião, de maneira alguma!

Lemos no versículo 23, “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”. Vamos lembrar que estamos falando de um tempo em que o judaísmo ainda existia, porque nos evangelhos, há judaísmo ainda, ele não havia ainda terminado. Quando o Senhor Jesus curava uma pessoa, ele a mandava apresentar-se ao sacerdote no templo, a fim de cumprir com as cerimônias necessárias para alguém que fosse curado, logo, vemos que é um contexto de judaísmo ainda. Existe aqui, o dízimo que ele menciona, mas por que ele fala hipócrita? Porque eles dão mais importância ao cerimonialismo do que a misericórdia, a fé, a justiça. Mais importância a isso do que a alma das pessoas. Pergunto, acaso não é isso o que encontramos no mundo religioso? Cerimônias e mais cerimônias?

Todas essas religioes, as mais tradicionais pelo menos, possuem um manual de procedimentos, de como o pastor tem que entrar, como ele tem que pegar tal objeto, o cálice, a roupa que usa, o colarinho tem que ser de um jeito, enfim, existem indústrias especializadas em roupas eclesiásticas, ou clericais. O catolicismo é mais abundante nisso, eles tem até cores para cada época do ano. O padre, na hora de rezar a missa, vai paramentado com cores diferentes, não pode mudar, tem todo um cerimonial, levanta, senta, toca o sininho, leva os incensos, enfim, porque copiaram do judaísmo. Mas as coisas que realmente importam, não há.

Uma outra vez em que Jesus os chama de hipócritas, e já é a quinta, lemos no versículo 25, “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança” (iniquidade). O que é isso? A religião também pede para você ter uma aparência, seguir um padrão, - sou da religião tal! Esta semana, alguém me escreveu perguntando: é pecado usar camiseta e camisa de manga curta na rua? Eu não aguentei ouvir isso, porque de fato, você fica chocado. Devo usar manga comprida na rua? - É pecado, eu disse, sair sem camisa e sem camiseta se for mulher, melhor não sair, porque assim é pecado! Expliquei a ele as questões das vestes, porque na realidade, algumas religiões até ditas cristãs, tem todo um código de vestimentas. Esta semana, um jovem de uma denominação muito grande no Brasil, surpreendeu-me também dizendo que está muito desapontado com sua religião, porque ele trabalhava na mesa de som do templo e controlava os microfones e outras coisas, e ele fora dispensado daquela atividade, que era uma honra para ele, simplesmente porque esqueceu de fazer a barba! E ele me contou que para pertencer a essa religião não pode haver ninguém de barba, até perguntei se não era um banco, porque há um banco em que funcionários não podem trabalhar de barba, mas não é! Isso significa, limpar o exterior do copo, é tentar mudar o interior limpando o exterior, a pessoa cuida da aparência, veste o terno, vai a igreja com a Bíblia embaixo do braço e acha que o interior está bem agora, mas, não é esse o caminho. Se você é governado pela religião, você é um hipócrita, é um fingido, se é a religião que te governa.

Temos ainda, uma sexta vez em que o Senhor chama os fariseus de hipócritas, no versículo 27: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”. O que era um sepulcro caiado? No judaísmo, uma pessoa que tocasse num morto ficava impura, em Levítico há uma descrição para quem tocasse num morto, precisava passar por uma série de rituais a fim de se purificar, porque a impureza da morte passava para a pessoa que tocou em ossos, ou num cadáver. Na tentativa de evitar que alguém inadvertidamente tocasse num morto, os judeus pintavam os sepulcros, jogavam cal branca em cima do lugar onde a pessoa estava sepultada. Era uma forma de embelezar o local, mas também de avisar: cuidado, ai tem um morto, não pise em cima! E assim é a religião do homem, ela cobre o exterior de cor branca, cor pura.

Há algumas religiões espiritualistas onde as pessoas tem que vestir branco, porque assim elas estão mais em sintonia com Deus. “Sepulcro caiado” porque é dentro que está ruim. O Senhor Jesus falou que do coração do homem procede todo o mal. Crimes, adultérios, tudo vem do coração. Não vem de fora! O homem é impuro, pecador, por natureza.

Em algumas religiões inclusive, as pessoas ficam tão encantadas com seus líderes que querem tocá-los, você já deve ter visto pessoas que chegam perto de um guru, de um líder, de um pastor e poem a mão achando que com isso, vai passar alguma santidade para elas. Não vai passar santidade alguma, vai passar impureza! Ali está cheio de ossos.

Há religiões, inclusive, que guardam ossos de mortos que eram chamados santos, pessoas que foram fiéis a Deus, ou pelo menos demonstraram isso. Certa vez conheci uma jovem que levava um pedaço de osso dentro de uma caixinha, como uma jóia, pendurada no pescoço, uma relíquia. Eu era jovem e a situação foi engraçada. Em Limeira havia uma festa, e nós estávamos conversando, no gramado da casa, à noite, e perguntei o que era aquilo no seu pescoço. - É um pedacinho, uma coisa microscópica de um osso de um santo, disse ela. Eu pedi para ver, quando falei isso, abri a caixinha, e caiu na grama. E ela ficou sem o osso do seu santo!

Na realidade, a pessoa leva aquilo consigo para dar sorte, acha que vai passar a santidade do santo, mas a Bíblia já falava que o contato com morto, no Antigo Testamento, não passava santidade alguma, mas impureza. E os homens tentam cobrir de cal branca, a morte, pensando que podem também embelezá-la de alguma maneira.

Vamos continuar com a sétima e última vez em que o Senhor Jesus chama de hipócritas, fingidos, ou mentirosos - porque todo homem mente. Está no versículo 29 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais”. Eles edificavam monumentos para honrar os profetas que seus antepassados tinham matado, e acreditavam que com isso estavam fazendo grande coisa. Mas não é isso o que se faz hoje na cristandade? Sim, claro! Quando você entra num templo cristão, que tem uma cruz com uma figura de um homem crucificado, o que aquilo? É um homenagem a coisa mais horrenda que os homens já fizeram: pregar Jesus numa cruz! Está ali: olha o que fizemos quando Deus enviou Seu Filho ao mundo! Porque os homens quiseram fazer isso.

Estamos vendo todo esse movimento político no Brasil, e ouvimos falar em democracia, em escolher alguém ou trocar de governo. Mas, há dois mil anos houve uma eleição democrática, Pilatos perguntou: o que vocês querem que eu faça com este que se diz filho de Deus? Eles falaram, crucifica-o, crucifica-o! O mesmo povo que o Senhor estava curando, alimentando, multiplicando pão, para dar a eles, dizia agora, crucifica-o! Crucifica-o! Foi uma eleição, um voto que eles deram para que morresse aquele que só veio fazer o bem. “Quem querem que eu solte? - Barrabás!

O que significa Barrabás? Filho do pai em hebraico, Bar Abas. Mas o filho do Pai é aquele que eles mandaram a cruz, este sim, era o genuíno, mas eles decidiram ficar com o pirata, o falso filho do pai. Mas naquela cruz, Deus iria tornar a maior crueldade que os homens já podiam ter praticado, contra o seu próprio criador, na maior benção que jamais poderíamos imaginar.

José, em Gênesis, depois de ter sido vendido pelos irmãos que queriam matá-lo, e só não o fizeram porque um deles intercedeu, é um figura de Cristo. Os irmãos o venderam a uma caravana de mercadores que ia ao Egito e lá José fora vendido como escravo. Acabou numa prisão, pois quando a esposa de Potifar quis seduzi-lo, e ele não aceitou e fugiu dela, foi denunciado pela mulher, que disse que ele a atacara. Potifar, que era um oficial de faraó, mandou prendê-lo, e José sofreu muito tempo na prisão. Quando ele sai, acaba se tornando vice-rei de todo o Egito. Sua família estava passando fome, devido uma carestia muito grande na terra de Canaã, até que seus irmãos vão ao Egito comprar cereais, uma vez que lá havia abundância, pois José sabiamente soube como agir durante os sete anos de abundância para guardar para os sete anos de carestia que viriam, e quando eles chegam, não reconheceram mais seu irmão, José. Claro, ele agora era o príncipe de todo o Egito, um vice-rei! E depois de tudo, ele se apresenta aos seus irmãos, em uma das cenas mais tocantes, do Antigo Testamento. Quando José se revela aos seus irmãos, fala para eles não se preocuparem, que não faria nada contra eles, pois o mal que os irmãos intentaram, Deus transformara em bem. Para que muitos vivam, que muitos sejam salvos.

Deus fala hoje o mesmo à humanidade: o mal que vocês intentaram contra meu Filho na cruz, eu transformei em bem, para que muitos sejam salvos! Na cruz do calvário, Cristo morreu não como um mártir, não como um Tiradentes, não como uma pessoa abnegada, ele morreu como um sacrifício substitutivo, morreu no lugar do pecador culpado, o inocente morrendo no lugar do culpado para nos levar a Deus.

Mas chegando à conclusão disso, quem realmente governa os seres humanos? Quem governa você? É uma religião? Já mostrei que a religião dá, sete vezes, sinais de hipocrisia, de mentira. Sete vezes ela engana o homem. Se você quer ser uma pessoa tão religiosa, quanto um fariseu dos tempos antigos, a passagem em João 8:44, que vamos ler agora, mostra qual a opinião que o próprio Senhor Jesus tinha dos fariseus. Ele disse o seguinte daqueles homens tão religiosos, tradicionais, tão voltados ao cerimonialismo: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes”.

O diabo é mentiroso, pai da mentira e pai dos fariseus. Quando ele fala, vocês tem por pai o diabo, que ele quer dizer? Quem governa vocês é o diabo! Vocês estão no engano tremendo! Você pode se defender, dizer que não é assim, que você é religioso, e não governado pelo diabo, pode argumentar que sempre foi bonzinho desde criança, sempre obediente aos seus pais, que nunca fez nada errado, nunca mentiu, nunca bebeu, que é uma pessoa honesta, trabalhadora, etc, etc. Muito bem! Você não é fariseu, então quem governa você mesmo?

Se você não tem a certeza dos seus pecados perdoados, você não se converteu ainda a Cristo! - Mas eu vou a igreja! Você pode dizer. - Ah está bem, você vai a igreja e o que você faz com seus pecados? Pergunto. - Procuro não pecar, andar corretamente, ser honesto. Confessei meus pecados, quando me converti, Cristo pagou meus pecados na cruz e me perdoou.- Diz você.- Ah, ótimo, então você crê em Jesus? - Creio em Jesus como meu Salvador! - E se você pecar hoje? O que você faz? - Vou ter que reparar isso, fazendo coisas boas para compensar as coisas ruins que estou fazendo, porque a Bíblia fala, quem perseverar até o fim, será salvo. Então, se eu não perseverar vou ser condenado – você responde.

Bom, essa salvação que fala em Mateus 24, é na carne, no corpo, para uma época em que haverá uma grande tribulação. Quando os judeus lá na Palestina estarão sendo perseguidos e aquele que perseverar até o fim, que foi firme até o fim, este ficará a salvo, seu corpo não morrerá, a sua vida será salva. Para assim poder entrar com corpo, vivo, caminhando no reino milenar de Cristo, o qual o Senhor irá estabelecer. Na continuação da mesma passagem de Mateus 24, o Senhor fala, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria. Corpo humano, percebe?

Ainda que alguém pense que perseverando até o fim está salvo, não está mais, na verdade, crendo em Cristo como Salvador, pois está achando que até o dia que creu em Jesus, ele foi seu Salvador, e dali para frente, está por conta própria, agora é ele quem tem que se livrar dos pecados. - Porque se eu pecar eu estou perdido. - Não! Isso não é graça, não é evangelho da graça de Deus. Cristo morreu na cruz por todos os meus pecados, quando eu ainda nem existia, ele já estava morrendo pelos meus pecados. A salvação é perfeita, é completa, aquele que crê em Cristo sabe que está salvo por que Cristo é seu Salvador.

Vejamos em Efésios 2, onde Paulo escreve a pessoas que haviam se convertido a Cristo e como elas eram antes de se converter. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos” (Paulo está dizendo isso) “nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.

Esta é a condição do homem no seu estado natural, ele é governado pelo curso do mundo. Ou seja, as modas, as ideias, as culturas, - Gente a moda agora é essa! o costume é fazer isso - é como quando se prepara o rego na montanha por onde a água escorre. O rego vai para lá, a água vai seguindo, a valeta vem para cá, a água vai atrás. Quem trabalha com plantação, com área rural, sabe que tem que fazer curvas de nível para assegurar que a água vá ao lugar certo e não causar erosão.

Logo, é o curso deste mundo que dita a vida daquele que é incrédulo, que ainda não se converteu a Cristo, governado pelo príncipe das potestades do ar. Satanás, que é o príncipe dos poderes do ar, dos espíritos, dos demônios, dos anjos caídos, ele é o príncipe que governa aqueles que não creem. Então, não são somente os fariseus os filhos do diabo, qualquer pessoa que ainda não se converteu a Cristo, é também guiado pelo diabo. “Do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos”, então, espere! Eu não tenho um governo tipo presidencialista, não há um presidente, nem um rei, na verdade, sou governado por um parlamento, várias entidades. O diabo, o príncipe, o curso do mundo, minha carne, meus desejos, meus pensamentos, sou governado por tudo isso, menos por Deus, quando não creio em Jesus como meu salvador, esta é a situação do homem no seu estado natural.

Mas que bom que não para aí. Segue a passagem que diz, no versículo 4: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, não pelo meu merecimento, mas pelo seu muito amor, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Não pelas suas obras, não pelo seu esforço, não pela sua santidade, mas é dito, pela graça sois salvos, por meio da fé! Não vem das obras, para que ninguém se glorie; essa é a religião de Deus que na verdade, é uma pessoa, Cristo!

Eu creio em Cristo e tenho a salvação eterna! E o que Ele faz quando cremos nele? Hebreus 2: 14 “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue” (está falando agora de Jesus, que veio em carne) “também ele (Cristo Jesus) participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; ou governo da morte, isto é, o diabo. E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”. Escravos de satanás. Mas ele veio libertar.

De que lado você está? Antes de ser liberto, depois de ser liberto? Isso é importante. A libertação só é pela fé em Cristo.

O versículo que eu disse que citaria, é 2 Timóteo 2: 25 “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos”.

Nada mais terrível do que estar preso e dormindo. Porque você não percebe-se preso. Essa é a palavra de Deus, a Bíblia. Creia em Jesus para ter a salvação eterna e seja liberto dos laços do diabo, passe a ter um Pai de verdade, que é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo!