Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O virus original - Mario Persona

O virus original - Mario Persona



https://youtu.be/MW2dxaulo5s

O vírus original
Mario Persona

Esta semana houve um  primeiro de abril, o dia universal da mentira. O mundo estava preocupado com esta data este ano, porque havia um vírus que já era de conhecimento dos especialistas, e que havia contaminado milhões de computadores no mundo inteiro. Mas ninguém sabia exatamente o que ele fazia. Achavam que no dia primeiro de abril o vírus seria ativado automaticamente e passaria a buscar pela internet, pelas redes, instruções de como ele deveria agir. Se você  já pegou um vírus no seu computador sabe o aborrecimento que isso traz.

Há diversos tipos deles. Existem aqueles que são ativados e seu computador é contaminado por um programa, por email ou até por um site, outros são  ativados por data, outros quando seu computador roda um programa específico. Alguns são ativados aleatoriamente, ninguém sabe exatamente como e o resultado disso podem ser os mais diversos. Existem vírus que acabam com tudo o que você tem em seu computador. Eles podem apagar e formatar absolutamente tudo. Há vírus que estragam efetivamente o seu HD, seu hard drive, havendo dificuldade depois para recuperar. Existem vírus que não fazem nada e estes são até piores, porque você não sabe que eles estão ali. Esses tem a “capacidade” de copiar todas suas informações, suas senhas e enviar para alguém. Um dia você vai olhar a conta do seu banco e nota que está faltando dinheiro. O prejuízo é muito grande e o ruim disso tudo é que nem sempre sabemos que é um  virus que está causando tudo isso.

Existe um vírus, porém, que é responsável por toda essa desgraça que existe no mundo hoje. Quem viu os jornais esta semana soube das manifestações na França. Puseram fogo em um hotel. O dono do estabelecimento não tinha nada a ver com a reunião do G-20, mas os manifestantes colocaram fogo assim mesmo e praticaram diversos outros tipos de violência. Não esperamos isto de um país como a França, um dos países mais desenvolvidos do mundo. Onde fala-se o idioma mais clássico, mais belo, símbolo de cultura e de refinamento. Quando comecei o Ginásio, estudávamos francês, porque era a língua que se ensinava nas escolas, antes do inglês. É uma língua  sofisticada. E como pode um povo tão sofisticado, tão chique, tão evoluído de repente, praticar tantas atrocidades como essas que ocorreram na manifestação, onde pessoas fizeram uso de pedras, fogo, coquetéis molotov?
O que está acontecendo com o mundo?

O problema é o vírus que existe no ser humano e por mais que as pessoas tentem erradicar o problema, suas causas e efeitos sempre voltam. Ele sempre vai se apresentar. E quando o vemos, tentamos de tudo. Por exemplo, pensamos em melhores leis, melhores legisladores, mas nos esquecemos que também eles têm o vírus. Tentamos eleger os melhores políticos mas eles também são portadores do vírus. Na verdade,  todos nós o temos. É o início da ruína do ser humano e esse vírus a Bíblia chama de pecado. Ele se instalou no ser humano, se multiplicou, porque somos uma sociedade conectada em rede.

Todos temos um pai e uma mãe. Nós recebemos esse vírus que se espalhou em nós. Se manifesta em alguns de uma maneira, em outros de outra, mas todos temos em comum esse vírus chamado pecado. Talvez você admire certo artista famoso: - Veja só que vida ele tem!  Eu não tenho nada em comum – Sim, você tem algo em comum com aquele artista famoso. Você tem o pecado. Quando na rua, você passa ao lado de um andarilho fedendo, com cheiro de urina, descabelado e todo sujo,  você pode pensar: - Nossa! Não tenho nada a ver com esse homem – Sim, você tem. Tem o pecado também. Nele, o vírus se manifestou daquela forma, naquele momento, em você ele está se manifestando de outras maneiras. Ele está latente. Talvez haverá uma data em que ele se manifestará, mas todos nós temos esse vírus, todos  temos o pecado.

Para entendermos a origem do pecado e o que ele é, temos que nos voltar para a Bíblia, para a Palavra de Deus e suas origens. Quem trabalha com engenharia sabe que se acontecer algum problema em um prédio, como uma trinca, um desabamento, ou qualquer outra coisa,  a primeira atitude que se deve tomar  é ver o projeto. É preciso verificar se o prédio fora construído de acordo, se há alguma falha.  O projeto do ser humano está na Bíblia. Principalmente nos primeiros capítulos de Gênesis.

Vamos ler alguns versículos para entender como surgiu esse vírus, esse pecado que hoje assola a humanidade e causa tantos males. No capítulo 3 do livro de Gênesis, vemos a origem do pecado. Versículo 1: "Ora a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."

Um pouco antes, nas páginas da Bíblia, encontramos a criação do homem e da mulher e  descobrimos que Deus criou os criou e os colocou no jardim do Eden, onde eles tinham tudo. Não havia restrição alguma, exceto uma: Deus havia pedido que não comessem o fruto de uma determinada árvore que havia no jardim. Só isso. Disse a eles: - “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Esta ordem de Deus, que foi dada no capítulo 2, versículo 17, talvez não tenha feito muito sentido para Adão e Eva, por uma razão muito simples, eles não sabiam o que era a morte. Eles haviam sido criados num jardim literalmente paradisíaco, lugar onde não havia doença, nem morte. Eles não sabiam o que era morrer -  nunca tinham visto alguém morrer, nem mesmo um passarinho havia morrido ali.  Mas Deus deu essa ordem a eles assim mesmo e a questão aqui não é se eles sabiam ou não. E Deus não passou um filme mostrando como ficaria o mundo se eles comessem do fruto, já que Ele podia fazer isso. Mostrar em um vídeo as guerras, bomba atômica, gente morrendo, pobreza, fome, todo tipo de tragédia, de doença. Mas Deus não fez isto. Ele falou: Não comam desse fruto! De tudo podem comer, mas desse fruto não! Por que Deus fez isso? Por que ele é Deus! E se havia uma coisa que Adão e Eva precisavam entender é que eles tinham sido criados por esse mesmo Deus, que haviam recebido um jardim, um lugar maravilhoso desse Deus, receberam tudo em abundância, tudo o que havia de bom e de melhor desse Deus. E era esse mesmo Deus quem devia controlá-los, era esse mesmo Deus a quem eles deviam recorrer em tudo, em todas as situações. Era esse Deus que cuidava deles. Então não havia o que duvidar dEle, por mais que eles não entendessem a ordem dada. - Ele é bom, ele é tão bom, veja só o que nós temos, não há o que reclamar disto.

Mas eis que aqui entra um outro personagem na nossa história. O diabo. Que adota a forma de um animal, a serpente, e vai se encontrar com Eva. Começa então o processo da entrada do pecado, desse vírus no mundo. Por incrível que pareça, satanás não faz nada. Ele não agride Eva,  não  nega a existência de Deus. É interessante observarmos isso. Costumamos ver tanta gente que diz  não acreditar em Deus e vemos muitas outras que acham que se todos acreditassem em Deus o mundo seria melhor. Mas observe, a maioria das pessoas no mundo acredita em Deus. Você pode ver como em todas as civilizações há pessoas que acreditam em Deus, acreditam que existe um criador, e mesmo assim o mundo não melhora, é a mesma ruína de sempre.

Mas vemos que satanás não bate de frente com Eva. Ele, de uma forma muito astuta e ardilosa, trata o assunto com sarcasmo, quando fala: - é assim que Deus disse, não comereis de toda árvore do jardim?-  O modo de trazer a mensagem é de extrema ironia. Esse tom se parece mais ou menos, como quando você chega na escola ou na faculdade, e todos são muito inteligentes, e alguém lhe pergunta se você acredita em Deus, se acredita em Jesus.  É aquele mesmo tom quando se coloca em dúvida a verdade sobre Deus. E satanás faz isto. Ele coloca em dúvida se Deus é bom.  - é assim que Deus disse, não comereis de toda árvore do jardim? - Esta sempre foi a técnica de satanás pra enganar o homem. Colocar em suspeita a bondade de Deus. Colocar em dúvida se Ele é mesmo um Deus amoroso, um Deus compassivo, um Deus que nos ama, um Deus que quer o melhor de nós.

E vemos então que Eva entra na conversa de satanás, ela diz que não, não é bem assim: - Deus falou  que podíamos comer todos os frutos de todas as árvores, mas que não deveríamos comer desse fruto e nem tocar nele, por que se nós fizéssemos isso,  morreríamos - Porém, Deus não falou que não podia tocar, Deus falou que não podia comer. Não havia a ordem para não tocar, mas é interessante por que sempre que nós somos assediados por uma influência como essa de satanás, acabamos distorcendo as coisas que Deus diz, de maneira a não ficarmos tão mal com a pessoa que nos assedia - Voce é um crente em Jesus? pode perguntar alguém. - Sim, eu creio apenas, mas não sou um crente desses exagerados. - você responde. Sempre procuramos amenizar as coisas pra achar um meio termo que agrade a pessoa que está nos assediando, que está nos confrontando,  e é isso que Eva faz aqui. E quando satanás coloca em dúvida a bondade de Deus, ele diz que Deus está escondendo o melhor deles -  “Ele não quer que vocês sejam felizes, por que Ele sabe que no dia em que vocês comerem desse fruto os seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus!-  Ah, como Deus! Conhecedores do bem e do mal! Vocês poderão ser os senhores do seu destino, vão poder decidir o que fazer, não terão que dar nenhuma satisfação a Deus, serão donos do seu nariz. Quer coisa melhor que isso, Eva? Ele sabe disso, por isto não permite que comam do fruto. Eva reflete naquilo tudo e fala que deve ser bom o tal fruto, que Deus a está enganando, Ele está escondendo de nós a melhor parte da história, deve pensar Eva.

E todos os dias nós passamos por este dilema. Você é tentado a fazer alguma coisa que acredita que vai dar lhe dar prazer. Então se lembra que Deus falou: Hum, hum, não faz isso! Mas você pensa que vai se sentir tão bem, Deus deve estar lhe enganando, Deus está lhe privando das melhores coisas desta vida, da melhor parte, dos melhores prazeres. Você olha em volta e comenta consigo mesmo - “Olha quanta gente se divertindo, quanta gente fazendo tantas coisas... ah, Ele está mesmo  me privando disso, está me enganando”. Essa foi a origem do pecado, antes mesmo que Adão e Eva comessem daquele fruto, eles já colocaram em dúvida a bondade de Deus. Quiseram tomar a direção, quiseram ter o poder em suas mãos, quiseram ser donos de si mesmos. Acaso não é isto que fazemos todos os dias da nossa vida? Todos nós queremos ter o controle, toda a história do homem é uma história de busca pelo poder. Na política é assim, o homem quer ter o controle: No trabalho é assim. Você que trabalha numa grande empresa, sabe que há sempre alguém lá querendo subir os degraus, passar alguém pra trás e ter o controle para si. E sempre que nós queremos ter o controle, obviamente, vamos passar por cima de alguém. Nós sempre vamos querer colocar alguém de lado e nesse caso aqui, quem é colocado de lado, é Deus.

Pergunto a você: será que foi bom o resultado de colocar Deus de lado? Foi bom tirar Deus da vida de Adão e Eva? Foi bom falar que não queremos mais Deus, que queremos ter o controle de tudo, sozinhos? Não! Nós sabemos que não foi uma boa ideia. Olhamos o mundo  hoje e sabemos como ele está. Acontecem algumas vezes, de alguém me falar que se Deus existisse, se Ele se preocupasse conosco, o mundo não estaria como está. Mas é exatamente por que Deus se preocupa conosco que o mundo está assim. Por que não estaria desse jeito, se nós não tivéssemos tomado as rédeas nas nossas mãos, mas nós queremos estar no comando. Quando colocamos em dúvida a bondade de Deus, nós perdemos a comunhão com Ele, e foi o que aconteceu com Adão e Eva. Eles perderam completamente a comunhão com Deus. E quando eles comeram daquele fruto, seus olhos se abriram. Satanás estava certo quando falou que os seus olhos iam se abrir. Conheceram que estavam nus, coseram folhas de figueira e dali fizeram aventais para si.

A consequência do pecado! A primeira coisa que acontece é a conscientização da nossa total nulidade, por isso eles descobriram que estavam nus, incapazes de qualquer coisa, nus completamente. Eles sentiam vergonha agora. Nunca antes haviam se envergonhado um do outro, e agora constrangiam-se de si mesmos. Tentaram esconder as suas partes íntimas. Deus não tinha feito nada pra eles fazerem isso, antes eles estavam muito bem, viviam nus no jardim do Eden e não tinham nenhum problema com essa nudez, mas agora descobriram que estavam nus. Se sentiram mal. E veja que interessante isto. De quem eles estavam escondendo a nudez? Só havia Adão e Eva  no jardim do Eden, de quem eles estavam escondendo a nudez? Adão, Eva, Deus, a serpente, eles estavam com vergonha de quem? Este é um dos desastres que o pecado causou no homem. Nós olhamos pra nós mesmos e ficamos insatisfeitos conosco. Descobrimos que estamos aquém da perfeição, vemos que não somos nada. Então, tentamos remediar isto, fazendo cintos com folha de figueira. Como eles, no jardim do Eden fizeram. E nesses milênios da passagem do homem pela terra, tudo o que o homem tem tentado fazer é isso: usar folhas de figueira, tentando remediar a situação causada pela queda no pecado.

E lá no jardim, aconteceu uma outra coisa. Adão e Eva ouvem a voz de Deus, e se escondem. E Deus chama, no versículo 8 - "E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" Será que Deus não sabia onde Adão estava? É claro que sabia. Geograficamente falando, sim. Mas ele queria que Adão visse onde ele tinha ido parar, como costumamos falar. - Adão, onde você foi parar? Onde voce está? Até aonde você chegou, Adão? - E Adão foge, esconde-se. O homem se esconde de Deus e não é diferente hoje, quando temos de um lado Deus buscando o homem, por que Ele é um Deus que busca, Ele é um Deus que procura. Cristo Jesus veio ao mundo buscar a ovelha perdida. Todos que já leram os evangelhos sabem disso. Mas o homem foge. Deus busca e o homem foge.  É muito fácil percebermos isso. Quando foi a última vez que você se escondeu de Deus? Consegue lembrar? Quando foi que você fez algo que sabia ser errado, mas achou que fazendo aquilo teria um benefício? Quando pensou que Deus estava ocultando de você algo muito bom e então resolveu fazer algo escondido de Deus? Ou se escondeu depois que praticou. Pense um pouquinho, volte um pouco a fita da sua vida, veja quantas vezes você já se escondeu de Deus.

Muitas vezes desconfiamos da bondade de Deus.  E por causa dessa desconfiança, fazemos algo que nós sabemos, Deus não aprova, por que Ele está nos privando da parte boa, do filé mignon, da melhor parte, da alegria, do prazer. Por isso, fazemos e nos escondemos. E  fazemos de novo e nos escondemos novamente, e continumos a inventar outra coisa e nos escondendo. É assim a vida do homem. É como um pega-pega, um esconde-esconde. Deus nos procurando e nós nos escondendo.  É interessante notar que o pecado entrou, corrompendo o gênero, a raça humana. E causou em função disso, outras coisas. Por exemplo, o pecado estragou os relacionamentos. O primeiro que foi abalado, foi o relacionamento com Deus. Hoje fala-se muito em relacionamento: o empresarial, marketing de relacionamento, relacionamento afetivo, relacionamento business, relacionamento com os filhos, relacionamento com os clientes, enfim. Mas, os relacionamentos foram estragados  no jardim do Eden, quando o primeiro deles foi estragado. A relação de  Deus com o homem. Essa foi a primeira união perdida. Quando o homem perdeu o que tinha com Deus. E não só isso, ele estragou também a sua relação com Eva, a sua própria esposa. Uma coisa que Deus havia criado com amor, um casal, para o qual Ele havia dito que crescessem e multiplicassem, algo perfeito enfim, de repente estava tudo rompido. Por quê? Ora, eles estavam se escondendo um do outro agora, também cobrindo o corpo por vergonha.

Corromperam o relacionamento com Deus, um com o outro, e também com a natureza. Hoje nós sabemos o quanto a natureza está sendo agredida. Estamos estragando-a e em contrapartida, tentamos cuidar bem do meio ambiente pra não termos problemas futuros, para nossos filhos, mas sabemos que isto também é consequência da degradação causada pelo pecado. O relacionamento do homem com o meio ambiente foi danificado, por que antes do pecado havia uma relação perfeita entre o ser humano e a natureza. Não havia uma bactéria sequer para atacar o ser humano, não havia nada que o homem fizesse contra a natureza a ponto de perdê-la. Eles se relacionavam de maneira harmoniosa, perfeita. Adão podia lavrar o solo, por que Deus havia  falado para ele cuidar do jardim. Mas no momento em que o pecado entrou na criação, Deus fala mais adiante, no versículo 18: "Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás." No versículo um pouco antes, 16: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." Tudo foi estragado! Até o nascimento de uma criança, que é uma das coisas mais lindas que pode existir neste mundo, virou um problema para a mãe. O parto se transformou num problema de dor, de morte, de doença, tudo foi corrompido!

E acontece uma coisa também estranha naquele momento, no jardim.  Adão e Eva que viviam antes, um relacionamento harmonioso consigo, com Deus e com a natureza, de repente entram numa competiçao. Eles começam a competir entre si. Quando Deus pergunta a  Adão, no versículo 11: "E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi."  A culpa é sua! Ele culpa Deus e culpa a mulher. A mulher  por sua vez, culpa a serpente: - ela me enganou e eu comi -.  Nós sempre culpamos uns aos outros por nossos erros, pelas nossas falhas. Não é isso? Estamos sempre na defensiva, todos nós. Alguém fala alguma coisa e logo dizemos - mas não fui eu!- Ora, mas você fez, eu vi. - Eu fiz, é verdade,  mas foi por que alguém antes fez isso e me levou a agir dessa maneira. - A culpa é do governo, a culpa é de fulano, de sicrano, a culpa é do mundo, é dos comunistas na época do comunismo. Os comunistas diziam a culpa é do capitalismo... enfim. Será sempre assim, nós sempre vamos procurar alguém para culpar por que isso nos faz sentir bem. Adão deve ter se sentido bem quando  jogou a culpa em Eva, deve ter pensado que assim se livraria de um problema.

No momento em que o ser humano tentou cobrir o seu pecado com as folhas de figueira, ele passou a entrar também numa competição. Passou a jogar a culpa em outros pra ele ficar bem. O que a religião nos diz? Religião, no sentido humano da palavra,  sempre fala que devemos procurar viver uma vida boa, sermos bons com as pessoas, sermos honestos, trabalhadores, que não devemos transgredir as leis, etc. Assim, diz a religião, no fim, Deus vai olhar o que você fez,  vai considerar você uma pessoa boa e  vai lhe levar para o céu. Esta é a forma religiosa que se busca pra sair do problema da salvação. Mas no momento em que eu procuro ser bom, tenho que ter um padrão para me comparar. Vamos tomar como exemplo, uma parede. Ela é branca, mas é branca por quê? Por que eu tenho outras cores que me dão a noção do que é branco, mas se eu pegar uma folha de papel sulfite e colocar na frente dessa parede, vamos deixar de chamá-la de branca, provavelmente vamos chamar de bege ou gelo, por que ela não é tão branca quanto uma folha de papel sulfite e à medida que vamos procurando um branco absoluto, uma folha de papel perfeita, as outras vão deixando de ser tão puras quanto aquela inicial. Por que isto? Por que precisamos de padrão de comparação, precisamos de referências. Então para eu me achar bom eu tenho que achar você ruim. Tenho que achar que você não é como eu, então eu sou melhor que você. Ou então se eu vejo alguém que eu considero ser melhor que eu, vou arrumar, certamente,  um jeito de encontrar um defeito nele, vou acusá-lo diante de Deus para eu me sentir melhor e me sentir acima dessa pessoa. Então o pecado trouxe também esse pisar uns nos outros, que nós vemos constantemente em nossas vidas, por que tentamos nos livrar do pecado ou tentamos agradar a Deus baseados nas nossas próprias obras, à  nossa maneira, nosso jeito de fazer e assim só escolhemos vítimas pra isso, pessoas para serem piores do que nós.

Aconteceram algumas outras coisas no jardim do Eden que são interessantes também, por que elas nos remetem ao futuro. Algo que Deus faz, no versículo 21: "E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu."  Essa é a primeira morte que nós temos registrada na Bíblia. Por que é claro que para fazer uma túnica de pele Deus precisou matar algum animal que não tinha nada a ver com a história, que não conhecia Adão nem Eva, não sabia do que estava  acontecendo ali, não comeu nenhum fruto proibido, mas que morreu. O animal é morto para sua pele servir de cobertura para Adão e Eva. Existem vários símbolos aqui dessa pele, é claro que o primeiro é que ele iria cobrir o pecado do homem, de uma certa forma, aquilo que o homem não conseguiu fazer com as suas frágeis folhas de figueira. Deus faz então  uma roupa mais perfeita, que o cubra. Existe aqui também o simbolismo de uma figura de alguém que iria morrer. Cristo, no futuro, iria morrer no lugar do pecador, no lugar do culpado. Seria o inocente pagando pelo erro do culpado. Há também uma importante figura. Às vezes falamos do evangelho e nos esquecemos de que Deus manda mensagens que são importantes para entendermos através dele. Qual foi o pecado? O pecado foi o homem duvidar da bondade de Deus. No entanto, eu pergunto: se você fosse o responsável pelo bem estar de Adão e Eva e no momento que eles pecaram, você sabia, a terra agora iria começar a produzir espinhos, viraria uma natureza hostil, que tipo de roupa você daria a eles?
Quem já foi ao Nordeste, ou quem conhece as tradições daquela região do país, sabe que existe o vaqueiro, que tem sua roupa usada também pelo cangaceiro, que conhecemos bem. Eles usam roupa inteira de couro,  por que na caatinga há muitas plantas com espinhos e eles tinham que perseguir a cavalo, uma vaca ou um  boi que fugiu. Esse homem tinha que passar no meio daqueles espinhos e o couro é a melhor proteção que ele tem. Vemos aqui, portanto, que Deus além de apontar para o futuro em que Ele haveria de prover alguém para morrer por causa da culpa do homem, está também mandando uma mensagem. Algo como: - a terra terá espinhos agora, mas eu estou cuidando de vocês -  Quando nós entendemos que Deus é inerentemente bom, nós entendemos o quão horrível, o quão horrendo foi o pecado. O quão terrível é desconfiar da bondade de Deus.

E nós, infelizmente, ainda desconfiamos da bondade de Deus, mesmo depois de todas essas provas que Ele nos dá de sua bondade. Até aqueles que creem em Jesus como seu salvador desconfiam da bondade dEle. Se não desconfiassem não seria necessário, nas cartas dos apóstolos dadas aos cristãos, mencionar "lançando sobre ele todas as vossas ansiedades por que ele tem cuidado de vós", e nós? Lançamos sobre Ele todas as nossas ansiedades? Não, nós as mantemos conosco, por que achamos que podemos resolver nossos problemas, as seguramos para nós mesmos, porque pensamos sermos capazes de sozinhos, darmos um jeito. Ele fala: lançai sobre ele as vossas ansiedades. O Senhor Jesus falava no evangelho: - Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei - E o que nós fazemos quando estamos cansados e sobrecarregados? Vamos ao analista,  fazemos um tratamento. Vinde a mim! Ele quer cuidar. Na verdade, quando  vamos a um analista, o que ele  faz conosco? Ele tenta tirar de nós as coisas que estamos escondendo, o profissional tenta fazer voltar algo, nos faz lembrar da infância, do que era, o que está atrapalhando, o que você escondeu. É exatamente isto que o homem faz se escondendo de Deus, escondendo suas coisas de dEle, escondendo os seus atos. A vida inteira nós passamos fazendo isso,  fugimos de Deus por que  não confiamos nEle, nós não acreditamos que Ele seja bom. A voz da serpente continua ecoando neste mundo, dizendo: - é assim que Deus disse? Ora,  você está perdendo a melhor parte, não seja tolo, você também pode fazer isto, você vai conseguir!

Toda a filosofia humana é no sentido da exaltação do homem -  você consegue, você é mais você, vai que você consegue, se esforce que você vai conseguir!- É isto que acontece até hoje. Mas Deus, felizmente, não abandonou o ser humano ao seu destino, que hoje sabemos, àquele que não crê em Jesus, seu destino é a morte e a condenação eterna no lago de fogo. Isto é mostrado claramente nas Escrituras. E o destino daquele que crê em Jesus como seu salvador é a vida eterna.

E é muito importante entender o que é vida eterna. Não é apenas uma vida que não se acaba nunca. Não é só isto. Todos nós nunca mais vamos deixar de existir, até a pessoa que morrer nos seus pecados, e for condenada ao lago de fogo, vai ressuscitar, terá um corpo e continuará existindo no lago de fogo. - Ah, por favor, esse tal lago de fogo é uma lenda, um simbolismo da Bíblia - diria alguém. Na realidade, quando os Evangelhos falam no lago de fogo – e eu acredito que ele é citado com frequência – por exemplo, quando Paulo fala sobre quando ele subiu ao terceiro céu, e diz ter visto coisas que não é possível falar. Então, o máximo que podemos chegar com palavras a fim de descrever o lago de fogo é um lago de fogo! Mas há algumas características que mostram que ele não seja tão bonito quanto um lago de fogo é como o conhecemos. Por que quando vemos  a cratera de um vulcão, aquilo é bonito, é colorido, há muita luz, é muito claro, mas esse lago de fogo do qual fala a Bíblia é horrível, por que há trevas, é escuro e ao mesmo tempo é um sofrimento tão terrível  quanto ficar queimando sem parar. Mas Deus não quer isto para os homens, isto foi feito para os anjos que desobedeceram a Deus. Mas o homem está indo para lá, sem necessidade. Por que Deus provê uma saída pra isso. E é lindo quando nós a encontramos.

Se por um lado vemos aqui o primeiro homem, no jardim do Eden, num lugar claro, maravilhoso, cheio de flores e frutos, verde, com um lindo céu, diante de uma árvore e Deus falando para que ele não coma daquela árvore, que se ele O obedecer, viverá para sempre e feliz, com uma vida ótima, e para isso, o homem deveria, apenas,  não comer dessa árvore.Vemos, muitos milênios depois, alguém que foi a uma floresta no Oriente Médio, derrubou uma árvore, cortou essa árvore, a desbastou, transformou-a em grandes vigas e essas vigas se tornaram a cruz de  Cristo... Bom,  eu não preciso contar pra você qual é a história da cruz. Todos sabem que Jesus veio ao mundo e morreu numa cruz e a Bíblia deixa muito claro que ele morreu, levando ali os nossos pecados.

Agora, é interessante que nós encontramos de um lado um homem num jardim maravilhoso, e um outro homem, num outro jardim, chamado Getsemani. Encontramos este último num lugar nada bom - Getsemani significa prensa do azeite – e ele está nesse jardim, numa noite escura e encontra-se em extrema agonia por que Deus está falando para ele - “ Se você fizer o que estou mandando você vai morrer”. Para o primeiro homem Deus estava falando: “Se você fizer o que estou mandando você vai viver”. Para esse homem, no jardim do Getsemani, Jesus, Deus está falando o contrário. Os dois estiveram diante de uma decisão de obedecer ou não a Deus. Reconhecer ou não a bondade de Deus. O primeiro duvidou - “Deus não é bom. Ele está falando isso por que está escondendo o melhor”- . O segundo disse: -”Vou fazer a tua vontade!”. E foi pregado naquela cruz, naquele madeiro, naquela árvore. Ficou durante três horas sendo escarnecido, zombado pelos seres humanos e depois houve trevas por toda a terra. Naquelas três horas de trevas Deus pegou os pecados de todos aqueles que creem em Jesus e colocou sobre Ele, na cruz. Podemos nos perguntar:  Será que Jesus sabe o que é ir para o inferno?

Ele não foi, literalmente falando, ao inferno,  mas sentiu o que é ser condenado, o que é a condenação eterna. Em três horas o sofrimento de uma eternidade de juízo foi lançado sobre ele na cruz. Um dia o homem duvidou de Deus, da Sua bondade. Esse homem, Jesus - Deus feito homem - veio aqui a este mundo e foi até o fim em obediência a Deus para nos salvar. Morreu na cruz, ressuscitou ao terceiro dia, levou os nossos pecados sobre si, ressuscitou depois sem pecado, subiu ao céu e agora oferece essa salvação. O perdão de todos os nossos pecados.

Nós não precisamos nos esconder de Deus, nós podemos confiar que Ele é um Deus de amor, por que Ele nos  amou de tal maneira que entregou seu próprio filho para morrer por nós na cruz. Num certo sentido, o homem um dia quis estar no lugar de Deus. No momento em que o diabo falou: Sereis como Deus. O homem falou que queria ser como Deus, queria ocupar o lugar de Deus. Mas houve um homem, Deus feito homem, que quis ocupar o lugar do homem. E foi isto que Cristo fez na cruz, Ele desceu para ocupar o nosso lugar naquele cenário que nós não queremos estar, no juízo de Deus, quando Deus irá julgar o ser humano e condená-lo ao lago de fogo por toda a eternidade. Esse é o evangelho. A origem dos males está em Genesis, a origem do pecado está em Genesis e não existe um anti-vírus para você se livrar do pecado a não ser que você creia em Jesus como o seu salvador. A não ser que você pare de desconfiar de Deus e de Sua bondade,  aceitando que Ele é bom e que deseja lhe salvar. Não precisa fugir dEle. Ele busca. - Mario, onde estás? João, onde estás? Maria, onde estás? José, onde estás? - Ele está fazendo isto todos os dias, quando este evangelho é pregado no mundo. Deus está  buscando o ser humano para salvá-lo, querendo dar a ele o melhor.

Quando Adão e Eva pecaram, eles foram expulsos do Eden, no versículo 22, do nosso capítulo 3 de Gênesis: " Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente: O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." Se Adão quisesse voltar para o  Eden, havia uma espada. Na Bíblia a espada nos fala de juízo, principalmente do juizo de Deus, por que ela mata. Em Isaías, capítulo 53, lemos a respeito de Jesus, que viria setecentos anos depois de quando foi escrita essa profecia:  Ele foi cortado da terra dos viventes. Alguém pra abrir o acesso de volta a Deus, de volta à comunhão com Deus, de volta à árvore da vida, teria que passar pela espada do juízo de Deus. Ele foi cortado, Jesus, o Senhor, passou pela espada. Em Zacarias, capitulo 13 lemos: "Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos: fere o Pastor". Cristo foi ferido, passou pelo juizo para que agora  pudéssemos ter acesso a Deus, para voltarmos a ter  comunhão com Deus. Acesso à árvore da vida. Apocalipse, o último capítulo da Bíblia, volta a falar da árvore da vida, da qual o homem ficou privado. Mas Cristo abriu o caminho.

Pra isto o que devemos fazer? Crer na bondade de Deus e crer nAquele que Ele enviou  pra morrer por nós na cruz e nos salvar.

Demos graças a Deus. Nosso Deus e nosso Pai nós damos graça, Pai, pela tua Palavra que lemos aqui e agradecemos pela tua bondade, Pai, apesar de duvidarmos de ti tantas vezes. Pedimos Pai, que nos ajude a confiar em ti, a confiar na tua Palavra e principalmente confiar na tua bondade, Pai. Saber que tu não estás escondendo o melhor de nós, mas está nos dando o que há de melhor para nós. Pai, nós pedimos que se por ventura  alguém ainda não tem a certeza da sua salvação eterna, seu destino eterno, que possa agora mesmo, Pai, entregar-se a ti, confiar em ti, Tu que buscas  o pecador, Tu que ofereces salvação, que possa agora mesmo receber essa paz e essa certeza de seus pecados perdoados, lavados pelo sangue do Cordeiro, Cristo. Pai, nós confiamos em Ti, confiamos que Tu tens o melhor para nós, colocamos nas tuas mãos e agradecemos no precioso e digno nome do teu filho Jesus, nosso Senhor. Amém.