Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Filipe e o eunuco - Mario Persona

Filipe e o eunuco - Mario Persona



https://youtu.be/tp2jh-S7Ou0

Filipe e o Eunuco
Mario Persona

Após a morte e ressurreição de Jesus, depois de vários dias que ele havia aparecido ressuscitado para os seus discípulos, apenas os seus discípulos puderam vê-lo ressuscitado, aconteceu um evento extraordinário que nunca antes tinha acontecido na face da terra. O Espírito Santo veio, desceu do céu para habitar neste mundo, na igreja. O que é a igreja? É o conjunto de todos aqueles salvos por Jesus, aqueles que creram em Jesus e foram lavados pelo seu sangue, redimidos dos seus pecados, ganharam a certeza e a convicção da vida eterna. Nesse dia aconteceu algo completamente novo. O Espírito Santo influenciava, inspirava os crentes do Antigo Testamento, aqueles que criam na Palavra de Deus no Antigo Testamento, antes de Cristo porém, nunca havia habitado em uma pessoa antes. Nem na forma coletiva, como habita hoje na igreja que é o corpo de Cristo, conjunto de todos os que creem em Jesus, e nem individualmente, em cada pessoa que crê em Jesus como o seu Salvador.



Uma pessoa que se converte a Cristo ganha um novo "inquilino". Ela já tem ali um inquilino velho que é o seu velho homem, a sua velha natureza que é totalmente antagônica, totalmente oposta a Deus e não quer saber de Deus, e ela ganha agora uma pessoa divina habitando em si, o Espírito Santo. Ele dá agora a garantia de que essa pessoa irá para o céu, ele é chamado de penhor. Quando você penhora algo você recebe a garantia de que aquilo é seu e aquilo vai voltar para as suas mãos. No capítulo 8 de Atos nós já encontramos a igreja no seu total funcionamento. Quando falar a palavra igreja nunca pense em uma organização religiosa, em um templo de tijolos porque isso não existe na Bíblia. Nem como organização religiosa, nem como templo como a gente costuma dizer ah, eu passei em frente à igreja. Não tem isto na Bíblia.

Na Bíblia, igreja é sempre tratada como pessoas, como o conjunto das pessoas que têm Jesus. E a igreja estava em plena atividade, em pleno funcionamento, e aqueles que foram salvos saíam por toda a região pregando a mensagem do evangelho, que é uma mensagem muito simples: Jesus morreu pelos nossos pecados, foi crucificado, tomou ali na cruz os pecados de todos os que creem nele, pagou por todos esses pecados, tirou o pecado do mundo e ressuscitou ao terceiro dia. Esta é a mensagem do evangelho.

No livro de Atos, no capítulo 8 e versículo 25 a seguir nós vemos as atividades de alguns desses que eram discípulos, que eram salvos por Cristo, esses primeiros cristãos. A palavra cristão foi usada não por eles próprios, mas por outros que os identificavam com o Cristo, com Jesus. A palavra Cristo significa o Ungido de Deus, aquele que Deus havia enviado. "Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e, em muitas aldeias dos samaritanos, anunciaram o evangelho. E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?".

Versículo 38: "E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia." Eu não li o versículo 37 porque ele não consta dos manuscritos mais antigos, em algumas traduções da Bíblia ele já não aparece. Ele provavelmente foi introduzido por alguém, por algum copista de manuscritos e, portanto, é um versículo que não deveria estar aqui.

O versículo 26 nos fala uma coisa muito importante "o anjo do Senhor falou a Filipe". Todas as vezes que nós encontrarmos a expressão o anjo do Senhor, se refere ao Senhor Jesus, uma aparição do Senhor Jesus. E quando nós encontramos a expressão um anjo do Senhor, aí é um anjo. Aqui é o anjo do Senhor; "o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto." Ele vai e encontra esse homem, esse etíope viajando. O que é importante nesse primeiro versículo é o interesse que Deus tem em salvar. E não importa quem seja a pessoa, não importa onde ela esteja, de onde ela venha e para onde ela vai. Deus deseja salvar.

O Senhor Jesus quer salvar e ele faz questão que essa pessoa escute o evangelho, escute as boas novas para se converter verdadeiramente a Cristo e ser salvo eternamente. Quando ele separa Filipe para esta missão nós  poderíamos poderia pensar: por que não mandou para algum lugar que tivesse uma multidão? Por que não mandou para alguma arena, algum auditório grande? Filipe foi enviado para uma estrada, e uma estrada deserta, no entanto, ele não contestou, Filipe não discute: Senhor, se está deserta o que eu vou fazer lá? Não, ele vai. Ele vai porque se Deus mandou é porque tinha um objetivo, tinha uma missão para ele ali. E a missão era uma pessoa. Isso que é lindo na Palavra de Deus; Deus se preocupa com uma pessoa. Você e eu estamos em contato através desta mensagem agora porque Deus quis assim. E se você ainda não tem a sua certeza da salvação eterna você foi trazido até esta palavra para ter essa chance de ler sobre a salvação. Não desperdice-a!

Essa semana recebi um email de um erudito, uma pessoa que me escreveu apontando algumas falhas na Bíblia. Ele diz que lê grego mas ele não crê, ele considera a Bíblia um livro de fábulas mas que haveria um engano de algumas palavras do grego, que não deveriam ter sido traduzidas do jeito que foram etc. E falou um monte de coisas bonitas, é até muito interessante o que ele fala, mas depois eu pensei o que eu vou responder para essa pessoa? Aí mandei um provérbio árabe para ele que diz os cães ladram e a caravana passa. E eu disse a ele, enquanto você fica nessas discussões filosóficas, bastante inteligentes até, de minúcias da Bíblia, se o grego foi traduzido corretamente ou não, a caravana passa; e mandei o versículo 16 do capítulo 3 de João para ele: "Deus amou ao mundo de tal maneira que enviou o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna", e o desafiei a verificar se isto foi traduzido corretamente ou não e, se foi, que ele não esperasse a caravana passar porque poderia ser a última vez que ela passaria para ele. A única oportunidade que ele poderia ter de ouvir a Palavra de Deus e se converter a Cristo.

E esse eunuco aqui, esse homem está tendo essa oportunidade, ele vai agarrar essa oportunidade e ele vai crer em Jesus como seu Salvador. Ele não vai deixar a caravana passar, por assim dizer. Ele não vai ficar ladrando ah, mas tem isso e tem aquilo, precisa ver se a interpretação está certa; não, simplesmente ele creu em Jesus e foi salvo. Esse eunuco é interessante que, primeiro é um homem etíope, portanto, ele era negro. Ele era eunuco, o que é um eunuco? É um homem castrado, ele era castrado, provavelmente, desde a sua juventude, ele era um tipo de escravo. Quando falamos escravo pensamos logo na escravidão após os descobrimentos, aquela escravidão que os navios negreiros traziam os negros da África e os negros eram transformados em escravos e aí sofriam muito, eram castigados, mortos. Essa escravidão que inclusive ganhou respaldo até dos cristãos na época.

O catolicismo na época da escravidão apoiava isso porque era uma coisa tão ligada ao modo social daqueles tempos que todo mundo achava que fosse normal. Havia até algumas teorias de que os negros seriam descendentes de um dos filhos de Noé que foi amaldiçoado, então por isso eles acabaram sendo escravos. Mas naquele tempo a escravidão acontecia quando a pessoa era presa em uma guerra. Nós encontramos no Antigo Testamento uma menina judia que é levada  para viver com a sua patroa e seu patrão Naamã, que era um general, um comandante do exército inimigo, mas ela era uma empregada doméstica, por assim dizer, trabalhando na casa daquele homem. Havia outros servos também que aparecem na Bíblia e a gente logo percebe que  eles não eram distinguidos pela cor da pele; ou eram prisioneiros de batalhas ou eram pessoas que deviam muito, tinham muitas dívidas então eles se vendiam como escravo para pagar as suas dívidas e começavam a trabalhar como um servo, como um empregado em troca de comida e moradia.

Era um prática comum no judaísmo naquele tempo e formavam uma classe social, é importante entender isto. E havia também esses que eram criados para serem escravos e, como eles iam ser servos de rainhas e princesas, eles precisavam ser castrados para não acontecer de seduzirem uma princesa, uma rainha, e acabarem passando um DNA impuro, de linhagem não real, para uma rainha e daí nascerem filhos bastardos ou filhos que não fossem da linhagem real. Então tomava-se essa medida de segurança castrando-se esses homens, isso existiu na China até o começo do século XX, onde havia eunucos na corte do imperador chinês, e era uma classe especial muito privilegiada pela posição que ocupavam. E esse homem dessa passagem também é assim.

Se alguém acha estranho isso, saiba que por volta de 1920 morreu o último castrato. O que era um castrato? Na Itália, a própria família mandava castrar o menino para que a voz dele não mudasse, para que ele tivesse sempre voz de criança, voz aguda como se fosse uma voz feminina. Os castrati cresciam e iam cantar nos coros da igreja católica, geralmente, no Vaticano. Um castrato era um dentre os castrati. O chefe do coro costumava ser um castrato. É possível encontrar na internet a última gravação de um castrato cantando. Era uma classe de pessoas, não que Deus apoiasse qualquer coisa deste tipo, mas era uma classe que existiu até o começo do século XX. E esse homem era um homem que cuidava dos tesouros da rainha, um homem com uma posição importante no palácio da rainha e ele era um homem religioso.
Provavelmente ele aprendeu a religião judaica e passou a seguir o judaísmo na Etiópia. Devia ter muitos judeus naquele mundo antigo e ele ia então a Jerusalém, uma vez por ano, para adorar no templo. Por ele não ser um judeu, e além disto ser um castrado, um eunuco, ele não podia entrar em todas as partes do templo, ele tinha que ficar de fora. Não era permitido a pessoas assim entrarem em algumas partes reservadas aos judeus puros. Ele era um homem religioso, um homem temente a Deus, um homem que fazia as suas obrigações religiosas, inclusive aceitava ser tratado como inferior até dentro da religião dele, e aqui é enviado a ele um outro judeu para conversar com ele, Filipe. Deus tinha feito algo novo. O  evangelho abriu uma perspectiva nova pois colocou judeus e gentios como parte de um mesmo corpo, não havia mais distinção. Algo maravilhoso!

Não havia mais esta distinção entre judeus e gentios na igreja, todos eram corpo de Cristo, todos eram cristãos, todos tinham os mesmos privilégios, o mesmo acesso a Deus. Na antiguidade o templo era dividido em diferentes etapas e, na última delas, que era o santíssimo lugar, o Santo dos santos, onde ficava a Arca, ali só entrava o sacerdote uma vez por ano levando uma bacia de sangue de um animal sacrificado, se ele não fizesse isto, ele seria morto. Então, até um lugar podiam entrar todos, depois tinha um pátio dos gentios, depois em alguns lugares, dali para frente as mulheres não podiam entrar e, assim por diante, até que no final, no Santo dos santos, só o sacerdote podia entrar uma vez por ano.

Quando Cristo morreu na cruz, é relatado isto no evangelho, o véu do templo que fazia a separação, a maior separação, que era a do santíssimo lugar, o véu do templo foi rasgado de cima em baixo como se Deus falasse: o caminho está aberto, todos podem entrar agora, todos podem vir à presença de Deus. E esse eunuco está ainda na situação de antes, vivendo religiosamente antes de conhecer o evangelho e a salvação. Ele foi à Jerusalém, voltava para a Etiópia, provavelmente, bastante frustrado porque, inclusive, está tentando ler as Escrituras e não está entendendo, e ele lê uma passagem de Isaías, capítulo 53, uma passagem muito bonita que descreve a morte de Jesus.

Ela foi escrita setecentos anos antes de Jesus morrer, 700 a.C. Esta passagem entra em minúcias. É curioso que em 1947, se não me engano, foram descobertos alguns manuscritos do Antigo Testamento, manuscritos feitos em pele de cabra, em uma caverna perto do mar morto e um desses manuscritos é do livro de Isaías. Ele é mais antigo do que o próprio manuscrito de Isaías que foi transformado no livro de Isaías que nós temos hoje. Quando compararam ele com o que nós temos viram que era iguais, idênticos. Ou seja, foi mantida a fidelidade do texto.

Isaías capítulo 52, versículo 14 nos fala da aparência de Jesus depois de ter sido espancado, de ter sido torturado pelos guardas: "Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens." Mais à frente fala que ele foi subindo como renovo, no capítulo 53 versículo 2: "Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos." Jesus era um homem totalmente comum de aparência.

Aquelas imagens que vemos por aí de um Jesus de cabelos louros, olhos azuis e pele muito branca, não tem nada a ver. Isto foi invenção feita na Idade Média por pintores que imaginaram alguém de origem ariana, louro de olhos azuis e não alguém que era um judeu na Palestina, um homem moreno, um homem comum como qualquer outro. Tão comum que, depois que ele é denunciado e traído por Judas, que combina com os guardas de entregá-lo, quando os guardas vão prendê-lo à noite no jardim do Getsêmani eles vão lá com tochas e Judas combina um sinal, aquele que eu beijar é esse pois tinha lá vários discípulos e os guardas não saberiam qual deles era Jesus porque ele não tinha uma auréola na cabeça brilhando, nada disto, ele era um homem totalmente comum.

Nenhuma beleza havia nele, nenhum parecer nem formosura. Versículo 3: "Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido." Quando Jesus andava por este planeta e curava pessoas ele tomava a enfermidade dessas pessoas, ele levava essa enfermidade sobre si. Não foi na cruz, foi quando ele curava as pessoas. Em Mateus, quando ele faz uma cura, é mencionado este versículo dizendo que ele havia acabado de tomar sobre si uma enfermidade, ele tirava, efetivamente, a enfermidade da pessoa. O versículo 5 nos fala de uma outra coisa: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." Pelas suas feridas, fomos sarados. Como assim  ferido pelas nossas transgressões?

Existem muitos casos de pessoas que estão na cadeia ou foram presas e depois soltas, casos de pessoas até que foram condenadas à morte injustamente. Alguém cometeu um crime e aquela pessoa estava na hora errada, no lugar errado e era parecida com o criminoso, acaba sendo presa, vem uma falsa testemunha que testemunha contra ela e ela acaba sofrendo a pena. O que aconteceu com Jesus não foi exatamente isto. Ele realmente sofreu a pena dos culpados pelo pecado, uma pena que era muito maior do que qualquer pena aplicada pela justiça humana porque não é uma pena de morte apenas, mas uma pena de juízo. Jesus não só morreu na cruz, ele foi na cruz castigado com o castigo que todos os que irão para o lago de fogo, para o inferno, receberão.

O castigo eterno foi colocado sobre ele, podemos chamar assim apenas para entender, condensado em três horas uma eternidade de juízo e de castigo, de aflição colocada sobre ele. Ele foi castigado ali por três horas, as penas daqueles que iriam para o inferno e também dos que seriam salvos estavam ali sendo representados por ele. Se você já deu uma procuração para alguém fazer algo em seu nome, foi exatamente isto que aconteceu. Jesus estava ali agindo como um procurador daqueles que seriam salvos, morrendo no lugar dos injustos. O justo no lugar dos injustos.

Isto não aconteceu por acidente, de repente ele foi pego, como no exemplo que eu dei, vamos matar esse então, ou Deus falou vamos usar este. Não, não foi isto. Ele é o Filho de Deus que estava no mundo com esta missão específica de chegar até à morte, morte de cruz, levando sobre si os nossos pecados. Houve um caso de um traidor, se não me engano na França, que foi preso por traição e ele era gêmeo e era casado, com vários filhos. Um dia o irmão gêmeo dele, que era solteiro, foi visitá-lo na prisão. Na prisão o irmão levou um sonífero, conseguiu fazer com que ele engolisse aquilo, trocou de roupas com ele, chamou o guarda e falou olha, meu irmão veio me visitar aqui e desmaiou, não aguentou, leva ele para fora. Levaram o prisioneiro para fora e o irmão ficou no lugar dele. Ele ficou na prisão e depois foi morto. Obviamente, aquele que foi salvo pelo irmão não ia voltar lá e falar o que houve. Não, a execução já tinha sido feita, a pena já tinha sido aplicada em um inocente que, voluntariamente, tomou o lugar do seu irmão.

É isto que Cristo fez por nós; ele foi ferido pelas nossas transgressões. Nós transgredimos, nós somos pecadores, ele nunca teve pecado. Ele foi moído pelas nossas iniquidades não pelas dele, ele não tinha iniquidade, ele não tinha pecado. O castigo que nos traz a paz, quando cremos em Jesus, estava sobre ele. Um perfeito substituto. Versículo 7 diz: "Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca." Nos versículos 8 e 9, a passagem que o eunuco lia lemos: "Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte"; é interessante isto, ele morreu setecentos anos depois desta profecia, na cruz entre dois ímpios, dois bandidos e ele seria jogado numa vala comum com os ímpios, não fosse pela intervenção de José de Arimatéia que era um senador, um homem proeminente que tinha um túmulo novo comprado para si mesmo.

Ele vai a Pilatos e pede o corpo de Jesus e o sepulta no túmulo de um rico. Essa profecia de Isaías cumpre inclusive detalhes assim, com o rico esteve na sua morte. Sepultado na sepultura de um rico. "Porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado," o que é expiar? Expiar é pagar, remir, e foi o que ele fez na cruz. "Verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si." Você pode pensar: que coisa estranha, como é que ele podia ver o trabalho da sua alma? Como ele podia ver o resultado, a sua posteridade, aqueles que seriam beneficiados por sua morte?

Porque ele iria ressuscitar. Já está inferindo aqui que ele iria ressuscitar, ele estaria vivo depois de morrer. Isso é a ressurreição. O versículo 12 diz: "Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede." Este versículo é muito rico. Primeiro ele conquista, ele recebe a parte de muitos como se fosse um despojo de guerra, isto significa que com a morte ele ia conquistar um despojo. Que despojo era este?

Eram todos aqueles que eram prisioneiros do pecado e de Satanás. Ele iria tirar esses, como um conquistador ele ia derramar a sua alma na morte e ser contado com os transgressores como um substituto. Ele morreu como um bandido, ele morreu como um pecador, embora não tendo pecado. Ele morreu na mesma condição que estavam morrendo aqueles homens julgados pela justiça dos homens como sendo injustos e iníquos, transgressores. Mas ele estava ali, obviamente, nos substituindo.

“Mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede.” Para nos justificar. Tem uma palavra aqui, ele levou sobre si o pecado de “todos”? Não, não diz todos, diz "muitos". No Novo Testamento tem um versículo que fala que Cristo morreu por todos. Por que aqui diz que ele levou sobre si o pecado de “muitos”? Se eu dissesse para vocês que iria convidar todos para um jantar porque eu contratei um bufê e já paguei esse bufê para todos, obviamente, apenas aqueles que fossem ao jantar teriam o benefício desse jantar. O preço que eu teria pago seria suficiente para que todos pudessem jantar, porém alguns teriam compromissos, problemas, ou vontade de não ir ou não estariam com fome e estes não iriam. A provisão incluía todos, mas apenas muitos participariam do jantar. Foi isto que Cristo fez.

Quando ele morreu, ele morreu por todos mas levou sobre si apenas o pecado de muitos, e não o pecado de todos, pois não são todos que creem nele. Ele levou sobre si o pecado daqueles que creem nele como Salvador. Você crê nele como o seu Salvador? Adão e Eva foram expulsos por Deus por causa de um pecado, quantos pecados você tem? É impossível ao homem entrar na presença de Deus se tiver um pecado. A menos que este pecado, ou estes pecados, porque ninguém tem um pecado só, a menos que esses pecados sejam pagos e sejam tirados da sua conta, sejam apagados completamente dos registros da sua vida, a menos que isto aconteça, caso contrário, você irá para o lago de fogo porque o único meio de salvação, o único meio de entrar na presença de Deus sem ser consumido, é por meio do sacrifício de Cristo que tira os nossos pecados. Será que você está entre esses muitos que creem em Jesus para salvação ou você será simplesmente alguém que verá a caravana passar e ficará ladrando com um monte de desculpas?

Voltando ao capítulo 8 de Atos, esse eunuco estava em uma carruagem, ele agora entende, pois quando ele pergunta a Filipe se o profeta Isaías estava falando de si próprio ou de um outro, Filipe lhe apresenta Jesus, o Salvador. O tema daquela profecia de Isaías era Jesus, o Salvador e no versículo 35 vemos: "Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura (Isaías), lhe anunciou a Jesus." Este inclusive é um costume que vocês vão encontrar sempre em uma pregação do evangelho, que é aquela pessoa que está pregando o evangelho, que está anunciando a mensagem de salvação, ela sempre toma como ponto de partida um trecho das Escrituras, uma passagem da Palavra de Deus e, começando por aquela passagem, ela leva o seu olhar para Cristo. Não para si mesmo, não para a religião, não para você, para as suas próprias obras, sua própria caridade, mas para Cristo.

Isto é o que faz Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura de Isaías, lhe anunciou a Jesus. A única coisa que uma pessoa que prega o evangelho pode fazer é te apresentar a Jesus, não pode mais do que isto. Quando você é apresentado a uma pessoa com quem você vai fazer negócios ou com quem você quer se casar, o que essa pessoa, o amigo, faz? Olha, venha cá João, essa aqui é a Maria, eu queria apresentar vocês. Agora vocês conversem aí. Agora essas pessoas vão conversar. Você está sendo apresentado a Jesus neste momento. O que você vai fazer com ele? Você vai dizer sim para ele? Você vai crer que realmente ele pagou pelos seus pecados lá na cruz? Você vai confessar com a sua boca que Jesus é o seu Senhor, é o dono agora da sua vida? Você vai crer em seu coração que Jesus é realmente seu Salvador?

Se com a tua boca, isto é uma passagem bíblica, confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que ele ressuscitou dentre os mortos, ou seja, que a obra dele foi consumada e perfeita e Deus aceitou, serás salvo. Olha que mensagem! Ah, mas eu preciso fazer. Não, não precisa fazer nada. Mas eu não tenho que percorrer o caminho de Santiago de Compostela? Não, você não tem que andar em lugar nenhum, não gaste sola de sapato com isto. É muito mais simples porque foi muito mais complexo. É muito mais fácil porque foi muito mais difícil. Jesus caminhou muito mais longe, ele teve que dar a sua vida e levar sobre si os nossos pecados. Por isto que ele hoje oferece uma salvação de graça.

O versículo 36 nos diz: "E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?" Certamente Filipe deve ter dito a ele a respeito de batismo, que o batismo cristão feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma figura dessa mudança que acontece com a pessoa, de passar pelo fundo das águas e sair de novo com vida; sair da morte para a vida. Esse homem estava conectado ao judaísmo e agora ele queria estar conectado a Cristo. Ele tinha o seu nome conectado ao nome de Moisés, agora ele queria seu nome conectado ao nome de Jesus e, para isto, ele queria agora ser batizado. Ele manda parar o carro, descem os dois à água e Filipe batiza o eunuco. Quando saem da água o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. Como foi isto? Não sei.

A Bíblia fala de coisas que nós não sabemos e não adianta a gente querer  descobrir. Não sei como foi, mas sei que o Espírito do Senhor o arrebatou; tirou-o dali e o levou para outro lugar. Quando Filipe se deu conta, ele estava em outro lugar, em Azoto. Cadê o eunuco? Foi embora. Como ele foi embora? Ele agora está jubilante por conhecer o Salvador, ele conheceu o perdão dos seus pecados, ele tem a vida eterna. Aquilo que a religião não lhe deu, aquilo que a religião judaica não podia lhe dar, não podia garantir jamais, porque era uma série de regras, de leis, apenas para provar que ele seria incapaz de cumpri-las como qualquer um de nós é incapaz de cumprir a Lei.

Qualquer um de nós pode dizer que não mata, não rouba, não adultera, mas você pensa em fazer tudo isso. Você cobiça essas coisas e a cobiça é condenada em um dos mandamentos, não cobiçarás. O eunuco, jubiloso, continuou o seu caminho. Esse homem volta agora para a Etiópia, provavelmente ele deve ter ido lá e pregado o evangelho pois uma pessoa que conhece a Jesus não para quieta, ela quer contar dessa salvação, quer contar desse benefício que recebeu para todas as pessoas. Quando você recebe uma coisa boa você quer falar. E quando você ama as outras pessoas você quer que elas também tenham o mesmo privilégio, você quer contar para elas. E o importante do evangelho é que quem crê tem a vida eterna.

O Senhor Jesus fala em João capítulo 5, versículo 24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." Se você prestou atenção nos verbos, quem ouve a Palavra, você ouviu, leu a Palavra agora. Crê naquele que me enviou, será que você creu em Jesus? Tem a vida eterna, já é posse garantida. Não entrará, no futuro, em condenação, em juízo. Uma pessoa que crê em Jesus não passará por julgamento. Não terá aquela história de que, no fim, Deus vai colocar as minhas coisas boas em um lado da balança, as coisas ruins do outro e ver o que pesa mais. Não; se puser as minhas coisas ruins na balança vai quebrar a balança, não terá como continuar.

O cristão só poderá entrar na presença de Deus se os seus pecados tiverem sido resolvidos aqui nesta vida, não é lá, é aqui. Não tem purgatório, sinto em te dar esta notícia, mas não existe purgatório. Não existe o estado intermediário. Uma vez morto, ou você vai para a presença de Jesus ou você é colocado no Hades, lugar da morte, aguardando o seu juízo para depois ser transferido para o lago de fogo. Não tem meio caminho, a escolha é em vida. E quanto tempo dura a vida? Num estalar de dedos, acabou. A última batida de um coração põe fim à vida aqui.

Todos conhecem pessoas jovens que estavam com todo o vigor e, de repente, simplesmente tiveram um colapso. Estavam na academia, andando na esteira e caíram mortos. Mas como isso? Nunca teve nada! É assim, nós temos uma batida de coração. Eu gostei até do que disse aquele astronauta, temente a Deus, o Neil Armstrong, quando lhe perguntaram se ele fazia muita corrida e ele respondeu que cria que Deus lhe deu um número de batidas do coração já fixo e ele não queria gastá-las correndo em volta do quarteirão. Nós temos este número de batidas do coração fixo, o que você vai fazer antes da última batida? Nós não sabemos até quando baterá o nosso coração. Creia em Jesus, não espere a caravana passar. Creia, confesse aí onde você está agora, a Jesus como seu Senhor e seu Salvador.