Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Convite para a Grande Ceia - Mario Persona

Convite para a Grande Ceia - Mario Persona (mp3)



https://youtu.be/mZ5EykbIFko

Convite para a grande Ceia 
Mario Persona

Nós estamos na virada de mais um ano, lá se vai outro ano. Para aqueles que conhecem a salvação que há em Cristo Jesus, a Bíblia fala que estamos cada vez mais próximos do nosso Salvador, cada vez mais próximos do encontro que teremos com Cristo. Para um incrédulo, para aquele que ainda não conhece a graça de Deus, é um terror pensar nisso porque a pessoa fala: que ideia, como alguém pode querer estar cada vez mais perto do céu? Um ano a menos agora, a contagem é, de fato, regressiva, principalmente para quem já passou de uma certa idade. Quando somos jovens parece que a gente ainda tem muita vida pela frente, tem muito gás para gastar, mas depois de certa idade, quando você já pegou ladeira abaixo, você começa a ver que a coisa não é tão fácil assim, falta pouco, muito pouco.

E se nós considerarmos que Cristo pode voltar a qualquer momento, este pode ser o último ano, talvez o último mês, talvez o último dia, talvez estes sejam os últimos minutos nossos aqui na Terra. É sobre o evangelho que eu queria falar, mas tendo em vista essa mudança que acontece todos os anos e que para muitas famílias é uma coisa tradicional. Muitos costumam oferecer aquela ceia de final de ano, na noite do dia 31 de dezembro, a família se reúne com os amigos em torno de uma mesa farta, uma mesa bonita, e todos se alegram e comem muito bem, alguns esperam até meia-noite para soltar fogos de artifício; é um costume que existe no mundo todo, a contagem regressiva, 10... 9... 8... e chega o ano novo, feliz ano novo, adeus ano velho, aquela coisa toda. Uma festividade que é comum em muitas tradições.

Lembro-me de quando eu era criança e minha mãe sempre preparava uma ceia de ano novo no dia 31. Nós tínhamos na sala uma mesa toda bonita, arrumada com flores, com arranjos,  tinha peru, leitoa e, dependendo das pessoas que compareceriam, doces e tortas; era muito farta a mesa e nós nos alegrávamos bastante. Uma das viradas de ano mais triste foi uma em que meu pai já estava em coma, e nós não tínhamos muita coisa para celebrar ali, mas minha mãe manteve aquela tradição de todo final de ano com aquela ceia. E ela fazia uma outra coisa, tinha a ceia da noite e tinha a ceia da manhã seguinte, porque ela fazia a ceia à noite e tinha um costume das crianças pedirem bom princípio nas casas, minha mãe colocava a criançada para dentro de casa. No dia anterior meu pai já tinha sacado no banco algumas notas novas, de baixo valor mas novas, ainda com cheiro da impressão, porque era ano novo então tinha que dar nota nova para as crianças. Minha mãe colocava a criançada em volta da mesa, eu acordava de manhã e ficava meio que com medo de ver aquele monte de crianças estranhas em volta da mesa, comendo frango, peru, leitoa, doces, e ela servia aquela criançada toda.

Pensando nisto eu queria aproveitar que vamos ter esta semana a virada do ano, pretendo ter uma ceia em casa e queria convidar todos vocês para participarem. Não quero fazer nada meia-boca, quero fazer algo para seja uma ceia memorável. Queria saber se vocês gostariam de ir, claro. Não sei se vocês vão querer ir, se terão outros compromissos, mas eu queria convidar todos para esta ceia na minha casa. Eu quero que seja uma coisa bem fina, com louça da melhor qualidade, talvez francesa ou chinesa antiga, talheres e travessas de prata, para ser uma ceia bem bonita!

A gente podia começar servindo alguns canapés de caviar, acho que fica chique e gostoso, estava pensando em vinho, andei selecionando vinhos na internet e tem alguns vinhos franceses, entre dois e cinco mil reais cada garrafa, acho que umas vinte garrafas dariam pra gente passar uma boa noite, bem alegres, então teremos esses vinhos. Depois a gente pode combinar, alguns de vocês levarão uma leitoa, outros um peru, outros a farofa, outros a maionese, eu estava pensando e queria que vocês levassem também lagosta e, como eu não tenho nem os pratos nem os talheres, vocês também se incumbiriam dos talheres, a toalha de mesa, os guardanapos, o vinho.

Eu acredito que daria certo eu convidá-los para esta ceia, vocês ficariam contentes com este convite e chegariam lá em casa, obviamente, levando todas essas coisas porque eu não vou oferecer nada, vocês é que têm que levar tudo, desde a comida, talheres, louças, toalha de mesa, guardanapos e depois, como não tenho uma pessoa para limpar, conto com vocês para fazer toda a arrumação, lavar a louça e aí, para nos divertirmos um pouco, teremos também uma brincadeira de amigo secreto e eu pediria que vocês levassem presentes também, vamos estabelecer um valor, nada menos de quinhentos reais, e eu serei o amigo secreto de todos vocês. Vocês levarão os presentes, me darão e eu ficarei muito contente porque, certamente, vocês estarão muito satisfeitos também, muito gratos por terem sido convidados para esta minha ceia. Eu pergunto, vocês gostaram do meu convite, vai aparecer alguém na minha ceia?

Quando eu era garoto existia uma revista chamada O Cruzeiro, os mais experientes se lembram, ela tinha uma seção que era a primeira que eu lia quando ia ao barbeiro, pegava O Cruzeiro e ia direto na seção O amigo da onça. O amigo da onça era um que convidava as pessoas para eventos desse tipo, esta ceia, por exemplo. Hoje a gente fala muy amigo para este tipo de convite. Ninguém iria numa ceia assim, ninguém iria porque o que você espera de uma ceia é que esteja tudo preparado pela pessoa que dá a ceia, a pessoa que convida é quem vai providenciar a ceia. Imagine a minha mãe no dia seguinte da passagem de ano, aquela garotada toda no portão pedindo bom princípio e ela colocando todo mundo pra dentro e falando: garotada, agora vocês estão convidados, o que vocês trouxeram? Quem trouxe o dinheiro do bom princípio, quanto arrecadaram aí no bairro? E ela pegasse das crianças aquilo que elas tivessem conseguido. Seria um completo absurdo.

Porém, essa ceia, essa que mencionei até agora, há várias igrejas, religiões, que estão dizendo exatamente isto para as pessoas. Convidando-as para uma salvação e falando traga tudo para você ser salvo. Tragam as suas boas obras, a sua caridade, o seu andar correto, o seu dízimo, e então, talvez vocês recebam em troca a salvação. E as pessoas aceitam esse tipo de barganha com Deus como se Deus precisasse de alguma coisa. Imagine, se nós que somos muito menores, quando convidamos alguém para um jantar, para uma ceia, nós temos o maior prazer em oferecer as coisas para as pessoas e não esperar que os convidados tragam a comida, é a gente que oferece o jantar e é uma alegria, imagine Deus. Porém, a religião do homem não tem nada para o pecador, para o homem perdido nos seus pecados. Ela pede, pede e pede. Nós encontramos na Bíblia uma ceia também.

Eu convidaria vocês para lerem em Lucas 14, o Senhor Jesus foi convidado para comer na casa de um fariseu e neste capítulo ele fala várias coisas durante o transcorrer dessa ceia na casa deste fariseu que o convidou. Jesus começa curando um homem. Era um sábado e eles começam a ficar indignados porque ele fez isto e aí vem o capítulo 14, nos versículos 15 a seguir, ele conta uma parábola, muitas vezes ele ensinava usando parábolas, dando um exemplo e nesses exemplos tudo tinha um significado, é o que vemos em Lucas 14:15 a seguir:

"E, ouvindo isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no Reino de Deus! Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia."

Nesta parábola, este homem que convida, o dono da casa, é uma figura de Deus. Deus é quem convida, Deus tem poder, tem meios e condições de convidar. E quando Deus convida ele não espera que seus convidados tragam coisa alguma. Imagine se fôssemos convidados para jantar na casa de um multimilionário, digamos que você encontre o Bill Gates e ele, muito rico, convide você para jantar na casa dele. Você aparece naquela mansão maravilhosa que ele tem à beira de um lago lá nos Estados Unidos, você chega, estaciona o seu fusquinha na porta, desce, toca a campainha, o mordomo vem, abre aquela porta imensa, a casa toda iluminada, de longe você vê aquela mesa toda arrumada com as melhores iguarias e vem o Bill Gates atendê-lo, e aí você desembrulha um guardanapo e fala: Bill, é o seguinte, para ajudar um pouco eu trouxe um sanduíche de mortadela que comprei no bar da esquina. O pão não está muito lá essas coisas porque é de antes de ontem, mas eu não queria deixar de trazer alguma coisa para ajudar na ceia porque eu sei que o senhor não vai poder gastar muito com essa ceia. Seria um absurdo, uma ofensa, uma verdadeira afronta fazer isto com um milionário. Agora vamos pensar em Deus. O que Deus precisa?

No Antigo Testamento Deus fala para os judeus, minha é a Terra, meus são os animais do campo, eu não preciso de nada. Deus é o Criador de todas as coisas, ele tem tudo, o que nós vamos levar para Deus? E aqui um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. Hoje Deus está convidando. Tem um versículo em Apocalipse 19 que diz: bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro, bem aventurados, benditos, sortudos, alegres aqueles que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro. Esse é um convite que Deus faz e ele está fazendo este convite hoje. Esse senhor, o dono da casa aqui, manda o seu servo convidar. O servo na Bíblia, no Novo Testamento, é uma figura do Espírito Santo. Nós sabemos que Deus é um só, Deus, mas em três pessoas, não que sejam três deuses, são três pessoas da divindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Existe até uma ocasião em que o Senhor Jesus estava sendo batizado, os céus se abriram, veio o Espírito Santo em forma corpórea, na forma de uma pomba, pousou sobre ele e uma voz do céu disse: este é o meu filho amado em quem tenho prazer. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo numa mesma cena, porém, três pessoas distintas, as três pessoas divinas da Trindade. Não deu para entender? Nem eu entendi. Porque se nós entendêssemos isso, nós seríamos Deus.

A natureza de Deus é uma coisa incompreensível, mas nós encontramos isso na Palavra de Deus. Portanto, hoje o servo, que é uma figura do Espírito Santo, está neste mundo convidando as pessoas para este banquete que Deus prepara no céu. Deus está querendo que cada pessoa vá morar com ele, cada uma das suas criaturas. Deus é amor, Deus ama as suas criaturas. O grande problema é que o homem, o ser humano, nós, cada um de nós, nascemos em pecado, nascemos pecadores porque lá atrás, a nossa raiz, o nosso ancestral Adão e sua esposa Eva cometeram o primeiro delito, o primeiro pecado que foi desobedecer a Deus. E porque desobedeceram a Deus eles então receberam uma maldição, por assim dizer, a consequência do seu pecado que foi a morte, não só a morte física mas a morte espiritual também. E desde então a humanidade tem uma história de lutas, guerras, assassinatos, erros cometidos das mais diversas maneiras.

Quando Deus enviou seu Filho ao mundo ficou confirmado aquilo que o homem era, pois os homens não quiseram o Filho de Deus. Cristo foi rejeitado porém, a rejeição a Cristo foi o meio que Deus criou para a própria salvação do homem. Uma vez que o homem era pecador, perdido, digno de condenação e sem meios de salvar a si mesmo, Deus ofereceu o seu próprio Filho como um sacrifício para morrer na cruz, derramar o seu sangue ali, no lugar dos pecadores, no lugar daqueles que hoje creem nele como Salvador. Se você leu a história do Antigo Testamento você percebeu que lá existe uma infinidade, um número imenso de sacrifícios de animais. Sempre que algum israelita pecava ele tinha que trazer um animal puro, sem mancha, sem defeito, apresentar ao sacerdote no templo de Jerusalém para ser sacrificado. Seu sangue era derramado, o corpo do animal era queimado, tudo isto era figura de um que viria depois, que João Batista chamou de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quem era este? Jesus Cristo.

Jesus veio para morrer na cruz e pagar no lugar do pecador, para que o pecador pudesse então desfrutar de comunhão com Deus, pudesse participar dessa ceia das bodas do Cordeiro, pudesse estar no céu um dia junto ao seu Criador e junto com o seu Salvador. Mas aqui nessa ceia, o dono da casa que faz esta ceia convida muitos. E agora nós vamos ver as pessoas que são convidadas, é interessante vermos o tipo dos convidados. Eu tenho certeza que com um ou outro vocês vão acabar se identificando. O versículo 17 diz que à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados vinde que já está tudo preparado. Vocês percebem a diferença desta ceia da parábola para aquela ceia que eu convidei vocês no início? Para a ceia que eu os convidei eu disse: venham que nada está preparado, vocês vão preparar tudo, vocês terão que fazer tudo porém, nesta ceia, aquele que convida não espera nada dos convidados, ele não quer receber, ele quer dar, venham que tudo está preparado.

"E todos à uma começaram a escusar-se", a desculpar-se. "Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado." Ele pede desculpas, olha que educado ele é. Ele não vai à ceia, ele pede desculpas porque tem algo importante, comprou um campo, uma propriedade. Quantas pessoas neste mundo não aceitam o convide de Deus, o convite amoroso de Deus para a salvação, para que creiam no seu Filho Jesus, por apego àquilo que tem, às suas posses e às vezes as posses nem são grandes coisas. A pessoa pensa que se ela se tornar cristão ela vai perder tudo, vai perder oportunidades, perder a vida, perder as direções. As pessoas se agarram às coisas passageiras como se elas fossem eternas mas não tem nada permanente nesta vida. Nós estamos virando o ano, mudando de ano, no mostrador de anos da nossa vida tem um ano a menos agora, não é que estamos um ano a mais, temos sim é um ano a menos, é um ano a menos dos anos que faltam na nossa vida e será cada vez menos. A contagem vai diminuindo, é como um tanque de combustível que vai acabando.

Hoje pela manhã quando dei partida no carro ouvi um apito, era o sinal avisando que o combustível estava acabando. Às vezes na nossa vida, infelizmente, não ouvimos este apito. Aqueles que estão envelhecendo, estão avançados em idade estão ouvindo o apito do tanque de combustível que está acabando, mas um jovem não escuta. Esta semana soubemos de uma jovem, irmã em Cristo na Alemanha, que teve uma dor de cabeça muito forte, foi levada para o hospital, imediatamente fizeram alguns exames e ela precisou entrar em cirurgia. Ela deve ter pouco mais de vinte anos de idade e tiraram um tumor do tamanho de um punho de dentro da cabeça dela. Ela nunca tinha percebido este problema, talvez tivesse dores de cabeça mas não tão violenta como a que sentiu. Ela está neste momento em coma, nem a família nem os médicos sabem qual será o resultado dessa cirurgia, tiraram o tumor mas ainda estão esperando para ver se deu certo ou não, eu oro para que realmente tenha sido resolvido o problema dela. Mas veja que não há idade, não há tempo. O apito do combustível pode acontecer de repente e quando vê, o tanque já acabou, assim é nossa vida aqui.

Então aqui estão: eu comprei um campo, me desculpe, não posso ir. Vem o outro e diz comprei cinco juntas de bois, vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.  O que são essas juntas de bois? Ele usava isto naquela época para o seu trabalho no campo, arar, plantar e precisava dos bois para puxar o arado. Ele comprou cinco juntas de bois, são pelo menos dez bois. Talvez você não seja  aquele tão apegado às coisas materiais como o primeiro era apegado ao campo, e por isto ele não aceitou o gracioso convite do dono da casa, mas talvez seja o caso do segundo, quem é o segundo? É uma pessoa apegada ao seu trabalho. Trabalhar, ganhar dinheiro é a meta dele na vida, não pensa em outra coisa. Conheço gente assim, vai dormir, acorda no meio da noite, trabalha, volta a dormir, só pensa em trabalhar, às vezes nem só pelo dinheiro, mas é que trabalhar o deixa realizado. O terceiro já não é o caso do que comprou o campo nem do que quer trabalhar com os bois e ele nem pede desculpa como os outros dois. "Casei e, portanto, não posso ir." Quem é este? É aquele que dá importância à sua família acima de todas as coisas. Não só à família, mas aos seus relacionamentos.

Vemos hoje que os maiores líderes de bilheteria de filmes e venda de livros são os romances. Se você quiser escrever um livro para ficar famoso não escreva livros técnicos ou científicos, nem não-ficção, escreva livros de ficção e ficção com romance, é o que vende. Porque todo mundo está esperando aquele relacionamento ideal, do tipo que só aparece nos contos da Cinderela. E aí quando casa, está esperando aquela família ideal também. É tudo muito bonito, tudo muito lícito, mas nós não podemos nos esquecer de uma coisa, o mundo está mergulhado no pecado. Quando o pecado entrou na criação de Deus ele não arruinou apenas o ser humano tornando-o pecador, ele arruinou tudo, tudo aqui está arruinado. Nós vivemos num mundo arruinado. Vivemos num país em que metade das famílias são dirigidas por mulheres porque em grande parte os homens abandonaram os lares. Ficou a mulher com muitos filhos e ela tem que trabalhar, lavar roupa, cozinhar, ir para o escritório trabalhar para manter e criar os filhos. Cerca de cinquenta por cento das famílias brasileiras são dirigidas por mulheres, não tem um homem encabeçando a família. O que é isto? É fruto da ruína que o pecado trouxe ao mundo. Mas esse aqui casou, tudo bem, casou, mas recusar o convite desse dono da casa, desse senhor?

Em Mateus 22 esta mesma parábola diz que esse homem é um rei, lá é contada que um rei deu um grande banquete, um rei. Casou? Então leva a noiva junto, depois você terá a vida inteira com ela, aceita agora o convite desse rei; mas não, bens, trabalho, família, três coisas que podem impedir você de aceitar a Cristo. Os bens porque você pode estar tão preocupado com as coisas materiais que não quer nem pensar que um dia a sua vida vai acabar e você vai deixar tudo para trás. Trabalho porque isto é o que te satisfaz o tempo todo e você não acredita que exista alguma coisa que possa satisfazer mais. Família porque você acha que será para sempre e não é, os filhos casam, vão embora e você fica, nada é permanente. Qual é o sentimento desses que recusam o convite? Eles acham que têm tudo que eles precisam. Eles acham que não precisam da ceia desse homem bondoso, desse senhor bondoso, desse rei que os convidou. Eles têm tudo por que vão precisar ir a uma ceia? Eles estão numa posição extremamente confortável, eles não têm fome. Um tem um campo, outro tem um trabalho, outro tem a esposa, agora eles não têm dificuldades.

Muitas pessoas hoje se tornam surdas ao evangelho porque estão acomodadas numa vida tranquila e fácil. Tem um ditado que diz que ninguém é ateu quando o avião está caindo. Se fosse gravada a fala de um piloto ateu na queda de um avião suas últimas palavras seriam Meu Deus! Não tem ateu quando o avião está caindo, mas quando o avião está voando a pessoa está sentada ao seu lado ali discutindo elucubrações de ateísmo, citando autores ateístas. Certa vez viajei com um cientista ateu, vindo dos Estados Unidos, ele era canadense e a conversa vinha maravilhosamente bem, ele apresentando as razões do seu ateísmo até que eu falei assim, e se esse avião cair? Fala para uma pessoa dentro de um avião que o avião vai cair. A coisa muda de perspectiva, ele sabe que pode cair, aviões caem. E se esse avião cair para onde você vai, o que vai acontecer com você?

Então quando a pessoa está confortavelmente instalada na sua vida com o seu campo, sua junta de bois, sua família, ela não vai querer pensar em Cristo. Minha mãe costumava dizer que se a vida aqui fosse boa ninguém ia querer ir para o céu. Realmente. Mas esse senhor quer convidar as pessoas e quando esses homens recusam o convite ele fica indignado. O servo volta: "E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado," indignado. Que afronta, quem são esses para recusar o meu convite? Fiz com tanto carinho a ceia, preparei tudo, quem são esses que estão recusando o meu convite? Indignado então ele dá uma ordem: "Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos." A ordem era para sair depressa. Por quê? Porque a comida está esfriando, porque há urgência nas coisas de Deus. O evangelho é pregado em caráter de urgência.

Um pregador de nome Moody, no século XIX, antes do grande incêndio de Chicago, pregou o evangelho e ao final ele falou: agora vocês vão para suas casas, pensem bem no que vocês ouviram e vejam a importância de vocês aceitarem a Cristo. Naquela noite grande parte dos seus ouvintes morreu no incêndio que destruiu Chicago. Ele lembrava disto com pesar e falava que nunca mais diria para a pessoa ir para casa pensar. É um convite para se aceitar agora. Aceitar o quê? Crer em Jesus, crer naquele que Deus entregou. Deus deu o seu filho, Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho não tem a vida, o juízo de Deus paira sobre ele como uma espada pendurada por um fio de cabelo. A qualquer momento ela cai, a qualquer momento. Então, é urgente, sai depressa, corre e convida quem? Os que têm campos, juntas de bois, os que estão se casando?

Não, agora ele convida pobres, aleijados, mancos e cegos. Por que ele convida pobres, aleijados, mancos e cegos? Primeiro, um pobre não tem o que comer, não tem como levar nem um sanduíche de mortadela para essa ceia, não tem juntas de bois, não tem o campo, não tem o dinheiro para se casar, ele é pobre, é miserável, não tem o que oferecer para esse homem que convida, então ele vai de mãos vazias, e é isso que esse homem quer, ele quer pessoas de mãos vazias e estômago roncando. Ele quer pessoas com fome, pessoas necessitadas dessa ceia, não pessoas que queiram contribuir para ela. E por que ele chama os aleijados? Um aleijado é uma pessoa que tem as mãos definhadas, mãos cortadas, é uma pessoa que não consegue fazer trabalho algum. Um aleijado não consegue trabalhar, não pode manejar a junta de bois, como vai controlar os bois? As mãos dele são inúteis, então esse irá à festa. Os pobres, os aleijados e quem mais? Os mancos e os cegos. Ele convida os cegos porque o cego não consegue achar o caminho por si só, ele precisa de ajuda, de um guia para levá-lo pelo caminho. E os mancos? Os mancos são aqueles que não conseguem andar. Mesmo que ele encontre o caminho ele não consegue andar nele, a não ser levado por alguém numa cadeira de rodas, ele é manco, tem problemas nas pernas. Pobres, cegos, aleijados e mancos, são estes que hoje Cristo convida. São esses que Deus convida para serem salvos porque eles não têm nada de si para oferecer a Deus.

Talvez na religião você tenha escutado, não, se você for bonzinho você vai para o céu. Se ajudar as pessoas você será salvo. Ajudar com quê? Eu não tenho nada, sou pobre, aleijado, manco, cego, não tenho nada. Ah, mas, se você reencarnar… Reencarnar? A Bíblia fala que aos homens está determinado morrerem uma só vez, depois disto vem o juízo. Reencarnar como? Depois do juízo? Não dá, a salvação é recebida em vida. O convite é recebido agora, esse é o convite que Deus faz para que creiam no Filho dele, Jesus, que morreu na cruz para salvar o que nele crê. E quando esse servo volta, é interessante isto, "E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar". Olha que maravilha, que casa grande tem esse senhor, que mansão ele tem. Ainda há lugar! Veja que ele recolheu toda a escória humana das ruas, dos becos, das praças, levou aqueles que ninguém dava nada por eles, introduziu-os naquele salão maravilhoso para comerem a ceia e ainda há lugar.

O versículo 23 diz: "E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha." Força-os a entrar. O que é esse forçar a entrar? Acho que é um pouco parecido, um exemplo distante mas só para dar uma ilustração, o que minha mãe fazia com aqueles garotos. Muitos deles eram extremamente pobres, chegavam ali descalços, com a roupa surrada e eu fui criado num lar com tudo que eu precisava, nunca faltou nada em casa, então eu ficava olhando pela fresta da porta do corredor, aqueles meninos sentados naquela mesa que na noite anterior nós estávamos sentados. E, de repente, estavam todos aqueles meninos sujos, descalços, roupas surradas ali, comendo com uma fome desesperada. Talvez não tivessem aquilo todos os dias na casa deles, eles eram pobres, eram mancos, eram aleijados, eles eram cegos e ali estavam eles, convidados. Não só convidados a entrar, mas forçados a entrar. Quem conheceu minha mãe sabe que ela não era só de convidar, ela pegava pela mão e falava: você vem aqui que agora você vai comer uma comida gostosa, você vem aqui que você vai ver que delícia de suco vou oferecer para você. Ela fazia isto, eles eram constrangidos a entrar.

E assim o Espírito Santo de Deus hoje está convidando pessoas e, convidando com tanto amor, com tanto carinho que é impossível alguém em sã consciência rejeitar o convite de Deus. Por quê? Porque não precisa fazer nada, tudo está preparado, não faltou uma palha para ser mexida. Por que as pessoas não aceitam a Cristo? A pessoa vive uma vida inteira desviando-se de Jesus, ouve o evangelho e corre para o outro lado. Que medo é esse se Deus quer dar a salvação, se Deus quer dar o perdão? Um dia Cristo voltará para julgar, aí sim, é melhor você correr e tentar se esconder. É bom tentar fugir mesmo porque não será fácil. Mas agora é o dia de graça, dia de misericórdia e Deus está convidando com graça, o Espírito Santo está indo atrás das pessoas, levando esse bendito convite e falando assim ainda há lugar.

Tudo está pronto, tudo está preparado, ainda há lugar e qual o desejo desse dono da casa? Para que a minha casa se encha. Esse é o desejo dele, para que muitos e muitos, milhões e bilhões de pessoas. Tem um versículo em Colossenses 1 que diz "...para que em tudo Cristo tenha a preeminência", ou a primazia, o primeiro lugar. O primeiro lugar no pódio será de Cristo e só dele. É um pódio de apenas um lugar, não é como os pódios de corridas de automóveis ou das Olimpíadas que existem três lugares com alturas diferentes. O pódio das coisas de Deus terá um lugar, Cristo em primeiro lugar, e ele não vai perder no número de salvos. Muita gente confunde aquela passagem da porta estreita, poucos que entram por ela, e porta larga, mas isto não está falando da mesma coisa que estamos falando aqui, da salvação eterna, porque no céu existirão mais salvos do que perdidos no lago de fogo. Cristo terá o primeiro lugar também. Satanás não vai chegar no fim e falar ah, mas eu trouxe mais gente para o meu lado aqui. Não; Cristo terá o primeiro lugar em tudo. Basta pensar quantos milhões de fetos foram abortados neste ano de 2013 que estamos terminando agora, milhões ou bilhões de crianças mortas prematuramente. Onde elas estão? Estão todas com Cristo.

Olha que beleza, que graça de Deus. Mas como elas podem estar lá? Porque quando Cristo morreu na cruz o seu sangue foi suficiente para salvar. Todos esses embriões foram salvos. Milhões de crianças que morreram sem entendimento das coisas, sem capacidade de crer em Jesus por si mesmas, estão salvas. Milhões de pessoas com problemas mentais e não conseguem entender as coisas, salvos por Cristo, incapazes de entender as coisas, não têm capacidade de crer em Jesus, mas o Senhor salvou essas pessoas. Que maravilha isto. Eu sempre digo que meu filho Pedro nunca falou aqui na Terra, ele vai falar no céu, eu vou escutar tanta coisa dele que eu não sabia, ele vai contar muita coisa pra mim porque ele vai falar. Ele está salvo. Por que está salvo? Porque ele não entende as coisas, ele nasceu com lesão cerebral, paralisia cerebral, como é que ele vai entender? Não entende. Deus não vai exigir de uma pessoa assim. Ah, mas vai ter que reencarnar. Que doutrina perversa que manda uma pessoa voltar ao mundo num estado deprimente. Isso é muita maldade, como alguém pode acreditar numa coisa dessas? Quando Deus, por graça, está querendo salvar, deu o seu Filho para salvar.

Ele fala tudo está preparado, tudo está pronto, não falta nada, quero minha casa cheia. Traga os cegos, mancos, aleijados, traga todos, não importa. Deus é assim, esse é o Deus da Bíblia, esse é o Deus do evangelho, essa é a salvação que Deus oferece, não uma coisa que depende de nós, mas que dependeu totalmente de Cristo. Não que seja fácil a salvação, a salvação é dificílima, tão difícil que nenhum homem poderia se salvar, por isto que Deus precisou entregar o seu Filho na cruz para morrer em nosso lugar. E no versículo 24 ele fala: "Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia." Eu pergunto, você já foi convidado? Você é cego, você é manco, você é aleijado, você é pobre, você se considera assim diante de Deus, incapaz de levar qualquer contribuição para Deus e ter que depender puramente da graça divina, do favor de Deus?

A gente não gosta de depender de favor, mas a salvação é por graça pois, se fosse por obras não seria graça. O que é graça? Graça é graça, de graça. Alguém já pagou a ceia, o anfitrião comprou todas as coisas, o convidado não leva nada, ele recebe tudo de graça. Este é o convite que quero deixar para vocês. Se alguém ainda não aceitou esse convite amoroso de Deus, se o Espírito Santo tiver neste momento tocando o seu coração para que aceites esse convite, não esperes mais. Este ano acabou, pode ser nosso último ano aqui, pode ser o meu último ano e pode ser o seu último ano e aí? Aí existe uma eternidade à frente. O lugar onde você estará na eternidade depende de uma decisão sua tomada em vida, não depois da morte. Tem um versículo no Antigo Testamento que fala onde a árvore cair, aí ela fica. Se ela caiu pra cá, ela fica pra cá. Se ela caiu pra lá, ela fica pra lá. Não tem como mudar isto depois. Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo.