Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Nascer para quê? - Mario Persona

Nascer para quê? - Mario Persona



Youtube: https://youtu.be/McQwq0-eXFE

Nascer para quê?
Mario Persona

O livro mais antigo da Bíblia provavelmente foi escrito por Moisés, mas há um outro, que é anterior a este. Trata-se da história de Jó, um homem que viveu bem antes de Moisés e claro, antes da Lei e do qual sabemos muito pouco, a não ser o que contém no próprio livro. E por incrível que pareça, apesar de ser o livro mais antigo que consta na Bíblia, traz revelações surpreendentes, mesmo que as pessoas daquela época tenham tido uma porção muito pequena da revelação de Deus. Vemos, porém, muita sabedoria no livro de Jó, principalmente em um dos seus amigos. Nesta parte da leitura, Deus está tratando e falando diretamente com o homem, numa época em que não havia a Palavra escrita, diferentemente de hoje, quando Ele nos fala através da Bíblia, que é a sua Palavra. Em Jó, capítulo 1, entendemos um pouco do que aconteceu com este homem. E há basicamente, três perguntas neste livro, que sempre afligiram a humanidade em todos os tempos. São perguntas que a maioria de nós já nos fizemos e muitos continuam a fazê-las. Alguns terão respostas parciais, outros totais e alguns não terão resposta alguma a estas perguntas e passarão a eternidade indagando.


Jó era um homem tão íntegro diante de Deus, que incomodava a Satanás. Certo dia, Satanás apresentou-se a Deus, no céu — ao contrário do que muitos pensam Satanás não está no inferno. A Bíblia fala que Satanás está no céu e que eventualmente passeia pela Terra, mas o lugar dele é nas regiões celestiais.

Em Jó 1:6 lemos "E vindo um dia em que os filhos de Deus (todos os anjos, rebeldes e também os fiéis a Deus) vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde? Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR."

Com esta autorização de Deus, que deu obviamente essa ordem, sabendo que seria para bênção de Jó, apesar de no momento Jó não saber disto. Satanás sai e começa a destruir tudo que Jó possuía, tudo o que era mais querido a ele. Os seus rebanhos são destruídos, os seus dez filhos são mortos, Jó fica sem nada. Ele recebe então a notícia que perdeu tudo, inclusive seus filhos, em Jó 1:20, "Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Ou seja, ele se sujeitou a Deus mesmo sem entender.

Mas Satanás volta a conversar com Deus nos céus e mais uma vez Deus permite que Satanás traga aflição sobre Jó, porém, com a condição de que sua vida fosse preservada. Satanás tocou o corpo de Jó e ele adoeceu gravemente. Sofre tanto que em um determinado momento, desesperado, fica sentado raspando com um caco de telha as feridas do seu corpo. Jó 2:9 "Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios." Note que na primeira etapa do sofrimento que cai sobre Jó, a Bíblia fala que ele não pecou nem atribuiu a Deus falta alguma, nesta segunda porém, isso não é dito, porque agora, ele está questionando exatamente com essas perguntas que muitos de nós temos.

A primeira: por que eu nasci? Será que você já se fez esta pergunta? Eu já. Por que eu nasci? Por que estou aqui? A segunda pergunta é: como ser justo aos olhos de Deus? Acho que todo crente já tentou deixar de pecar, já tentou deixar de fazer besteira, já tentou melhorar de vida, já tentou andar corretamente, não perder a paciência, não brigar, não xingar, não ter maus pensamentos. Como ser justo aos olhos de Deus, quando o padrão é o próprio Deus? Justo como Deus é justo, santo como Ele é santo? A terceira pergunta: o que vem depois da morte? Este é um questionamento que a humanidade, desde o princípio, se faz, tentando encontrar uma resposta. O que vem depois da morte?

Vivemos hoje numa época em que o homem questiona a Deus. Gravo as pregações que faço e coloco o áudio no Youtube, só com a imagem de alguma paisagem e um título. Descobri que o volume de pessoas que escutam no Youtube é maior do que os que fariam o download dos arquivos, para só depois ouvir num mp3 player ou em seu celular. Uma pregação que no dia em que foi feita, deveria ter 20 pessoas assistindo, pode ter 1500 audições acessadas pelo Youtube. Em uma dessas gravações, um ateu comentou que essa história de Deus é invenção para tirar dinheiro das pessoas, já que Deus não existe. Respondi a ele, no campo dos comentários dentro do Youtube, que qualquer pessoa inteligente sabe que é possível provar que uma coisa existe. Eu posso provar para vocês que existe um hinário aqui em cima, que vocês não estão vendo. Se eu mostrar o que tenho escondido aqui, vocês verão a prova. O hinário existia, vocês não o viam antes, mas agora podem ver. Mas eu não posso provar que uma coisa não existe. Como poderia eu provar que uma coisa não existe? Não posso! Porque em algum momento, mesmo que seja daqui a um milhão de anos, alguém vai falar que aquilo que você falou que não existia, existe e está ali.
Ou seja, sempre existirá a possibilidade de existir.

O rapaz ateu ficou curioso com a resposta, porque fez algumas indagações depois disso. Fato é que o homem confia muito em si mesmo e acredita que sabe todas as coisas, que é o dono da verdade. Assisti a um vídeo muito interessante, certa vez, onde um pregador americano entrevistava numa universidade, mestres e doutores. Ele perguntava a respeito da evolução e se as pessoas tinham uma prova dela. Não, ninguém tem essa prova, dizem apenas que há evidências. Uma prova de que o macaco virou homem, a minhoca virou passarinho, nada a apresentar como prova?

A grande falácia da teoria da evolução — que o homem se acha tão sábio defendendo e que se fosse um fato não se chamaria teoria — está em que se a evolução realmente existe, como confiar no cérebro que deduziu que ela é real, se esse cérebro está supostamente em processo de evolução? Como confiar num cérebro que daqui a um milhão de anos, segundo os evolucionistas, irá olhar para trás e falar que o homem atual era um macaco, assim como nós olhamos hoje para o passado? Será que hoje eu aceitaria as conclusões de um macaco a respeito da criação das coisas? Impossível! Evolutivamente falando, ele está lá atrás, não posso confiar nele. O homem que supostamente estará evoluído daqui a um milhão de anos se perguntará como confiar na conclusão de uma pessoa que estava com o cérebro tão pouco evoluído quanto aqueles do século 21.

Então o homem se tem por sábio e fazendo assim, ele deseja julgar a Deus. É o que acontece neste livro. Jó faz a primeira pergunta em Jó 3:11 "Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei? Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse? Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e, então, haveria repouso para mim, com os reis e conselheiros da terra que para si edificavam casas nos lugares assolados, ou com os príncipes que tinham ouro, que enchiam as suas casas de prata; ou, como aborto oculto, não existiria; como as crianças que nunca viram a luz. Ali, os maus cessam de perturbar; e, ali, repousam os cansados. Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do exator. Ali, está o pequeno e o grande, e o servo fica livre de seu senhor. Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo, que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos;"

Lembro-me do meu cunhado falando do seu tio que estava muito enfermo, com câncer, e durante muitos anos falava como é difícil morrer, para aquele que sofre. Esse tio desejava morrer e não conseguia. Então vemos Jó se questionando por que nasceu. Há um outro homem que fez este mesmo questionamento. Jeremias, que foi um profeta usado por Deus no Antigo Testamento e que sofreu horrivelmente nas mãos dos próprios judeus que o perseguiam. Em Jeremias 20:14 lemos:

"Maldito o dia em que nasci; o dia em que minha mãe me deu à luz não seja bendito. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu sem que se arrependesse; e ouça ele clamor pela manhã e, ao tempo do meio-dia, um alarido. Por que não me matou desde a madre? Ou minha mãe não foi minha sepultura? Ou não ficou grávida perpetuamente? Por que saí da madre para ver trabalho e tristeza e para que se consumam os meus dias na confusão?"

Alguém poderia se perguntar como pode, o próprio profeta Jeremias falar isto? Sim, Jeremias era um ser humano como nós, assim como todos os outros que encontramos na Bíblia. Tinham as mesmas fraquezas, os mesmos anseios, os mesmos temores, as mesmas expectativas. Eram homens como nós, mas com uma diferença: eles não tinham o privilégio que hoje temos.

Em seu tempo, Jó tinha quase nada de revelação. Jeremias tinha um pouco mais, porque Deus foi se revelando gradualmente ao homem, mas ainda era pouco quando comprado com o que temos hoje. Com o volume das escrituras, temos atualmente a revelação completa, porque o Filho de Deus desceu a este mundo, Cristo Jesus habitou aqui. Hoje temos o Novo Testamento, porque quando o Senhor Jesus morreu, ressuscitou e subiu ao céu, enviou o Espírito Santo que passou a habitar nos salvos por Cristo. Neste mundo, ele dá discernimento para entendermos as escrituras, onde Deus nos é revelado. Somos privilegiadíssimos!

Mas será que escutamos o que o Espírito de Deus nos fala ou estamos fazendo as mesmas perguntas que esses homens faziam nos seus momentos de dor e sofrimento e queremos às vezes julgar e contestar Deus? Há um versículo em Romanos 3:4 que diz "seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso" No fim deste livro de Jó, Deus fala: “contender com o Todo Poderoso não seria querer ensiná-lo?” O que quer dizer isto? Todas as vezes que alguém acha que aquilo  que Deus fez não foi bem feito, está querendo dizer que sabe como fazer melhor que Deus. Que tamanha pretensão do ser humano! Todas as vezes que questionamos algo que Deus fez, nos consideramos aptos, inteligentes e sábios o bastante para dizer como seria a maneira correta de Deus ter agido. E hoje, o tempo todo, vemos pessoas questionando Deus.

Ele permite que Jó entre nessa espiral de sofrimento nas mãos do diabo — que é uma permissão de Deus mas quem age é Satanás. Um amigo, certa vez me disse, que basta entrar dinheiro que as pessoas mostram quem realmente são. Em qualquer lugar; na empresa, nos negócios, na família. Quem não conhece um caso de quando na família, morre o pai ou a mãe, e na hora de dividir a herança aqueles filhos e netos, que se amavam tanto, começam uma verdadeira guerra uns contra os outros? Onde cada um entra com seu advogado processando o outro, só porque entrou dinheiro no meio deles? Quando há dificuldade é cada um por si. E é aí que é revelado o que existe no coração do homem. Embora Jó e Jeremias fossem homens tementes a Deus, eles tinham em si a velha natureza, o velho homem que todos nós temos. Independente de ser uma pessoa que já se converteu a Cristo ou não, existe em nós, lá no fundo, um animalzinho perverso que é esse velho homem, essa velha carne, esse velho sentimento que temos e que é contrário a Deus. Por quê? Porque somos pecadores. O homem tinha tudo à mão no jardim do Éden e mesmo assim quis ser como Deus, conhecedor do bem e do mal, e desobedeceu a única ordem que Deus dera a eles. Não coma do fruto daquela árvore, Deus falou a Adão e Eva, mas eles comeram, desobedecendo. Duvidaram de Deus e acreditaram no diabo, com a promessa que eles tinham deste, que é sempre mentiroso, que se eles comessem do fruto, seus olhos se abririam e seriam como Deus. E esta história se repete o tempo todo.

Então, quando Deus pressiona, permitindo uma dificuldade na vida de qualquer pessoa, vem o coração à tona. Aconteceu comigo, acontece com cada um de nós. Surpreendemos-nos com o que a nossa boca é capaz de falar nessas horas. Coisas que nunca falaríamos, que nunca faríamos, surgem na nossa superfície. Deus mostra o que há no coração do homem e o coração é terrível, é sujo. “O que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai do seu coração”, disse Jesus nos evangelhos. Em 1 Coríntios 10:12 "Aquele, pois, que cuida estar em pé olha que não caia." Há porém, algo importante nisso. Quando algo acontece a uma pessoa que crê em Cristo e que foi salva por Ele, ela reclama. E quando uma pessoa que não foi salva por Cristo, ou seja, é incrédula, ela também reclama. Que diferença existe? O incrédulo fala das suas dificuldades e do seu sofrimento, reclama de Deus para os homens. Aquele que crê em Cristo reclama de suas aflições diretamente para Deus. Clama e reclama, somente para Ele. O homem salvo sabe que é de lá que vem o socorro, não existe outro lugar. O vaso não pode questionar o oleiro por que o senhor lhe fez assim. Por que estou neste mundo, por que nasci? Porque Deus quis assim! Deus me criou? Não; Deus criou o homem. Eu sou nascido da vontade do homem, da vontade da carne, da vontade do varão. Deus criou Adão e a partir de Adão nós nascemos, somos sim criaturas de Deus, porque fomos todos criados em Adão, é natural o processo. Alguém pode, por exemplo, perguntar, por que Deus criou uma criança com deficiência. Porém, Deus não a criou assim! Essa criança com deficiência é resultado de toda uma linhagem estragada que vem desde Adão e hoje traz isto que vemos. Nós somos doentes, envelhecemos, temos câncer, temos dores, sofremos, o jornal relata crimes e maldades, isso tudo é o mundo que sofre por consequência do pecado.

Depois que Jó faz esses questionamentos, Deus vai, ao longo de todo o livro, responder através dos amigos de Jó para que ele perceba também que nos homens não há resposta plausível. Três amigos o visitam na sua dor. Eles ficam sete dias calados diante do sofrimento de Jó. Essa foi a melhor visita que Jó recebeu. Nesses sete dias os amigos de Jó fizeram direitinho aquilo que deveriam ter feito sempre, ficar quietos porque não tinham o que falar. Quando abriram a boca estragaram tudo, porque vieram com todo o julgamento humano da situação de Jó e não trouxeram respostas.

Nós, aqueles que cremos em Jesus como Salvador, recebemos o perdão dos nossos pecados, somos salvos porque Cristo na cruz fez isso por nós. A única maneira de alguém ser salvo é crendo em Jesus. Logo, a resposta para a primeira pergunta que Jó se faz, ou seja, por que eu nasci? — os que creem em Jesus tem na Bíblia. Mas é a resposta para aquele que crê somente, se você não tem a sua salvação assegurada, não tem a certeza do perdão dos seus pecados, se você não tem a certeza de vida eterna, essa resposta não é para você. Em Efésios 1:3 "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo," Aquele que crê em Cristo nasceu para ser abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. É vantajosa essa oferta que um cristão recebe. Nem imaginamos quais sejam todas elas. São incontáveis. Mas o versículo não acaba, "como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade (em amor)."

Então aquela questão de como eu me apresentar justo diante de Deus não depende de mim? Não; não depende de mim. Depende de Cristo me justificar pelo seu sacrifício na cruz. Deus me escolheu para ser santo e irrepreensível. Deus não vai repreender nem condenar o salvo jamais, por que Ele condenou o seu Filho na cruz. "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo,": eu nasci para ser filho de Deus por adoção por Jesus Cristo, "para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado." Nasci para ser feito agradável a Deus em Cristo. Mas se você não crê no Senhor Jesus ainda, não foi para isto que você nasceu. "Em quem temos a redenção pelo seu sangue," está aqui o segredo de tudo, redenção pelo seu sangue, "a remissão (retirada) das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência, descobrindo-nos o mistério da sua vontade," ao cristão, ao crente em Jesus, é revelada qual é a vontade de Deus, ele tem capacidade agora pelo Espírito Santo que habita nele, de entender os planos de Deus e no versículo 13 "em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade (a primeira coisa que temos que ouvir), o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória." Então é isso, eu nasci para tudo isso.

E o incrédulo, aquele que ainda não tem a Cristo como seu Salvador? Há uma passagem no evangelho de Marcos em que Jesus diz a respeito de Judas que era um incrédulo, Marcos 14:21 "Bom seria para o tal homem não haver nascido." Se você é um incrédulo, nunca creu em Jesus como seu Salvador, a Bíblia diz bom seria que você não tivesse nascido. Porque não há razão no seu nascimento, se isto não foi para ter todas essas bênçãos espirituais, todos esses privilégios que Deus preparou para os que são salvos por Ele, para os que creem em seu Filho Jesus. Então, nasceu para quê? Esse é o problema. Um salvo enquanto em vida, pode estar questionando Deus por que nasceu, por que está aqui, fazendo essas perguntas num momento de aflição, sabe porém, que um dia, todas elas vão ficar claríssimas, já o incrédulo não tem essa certeza, ele vai passar a vida perguntando, vai morrer, será condenado e lançado no lago de fogo e passará a eternidade furioso se perguntando por que nasceu e ficará sem resposta, porque a resposta para ele será sempre esta: bom seria para esse homem não haver nascido. Por quê? Porque ele rejeitou a graça de Deus, rejeitou o evangelho da sua salvação, rejeitou crer em Jesus como seu Salvador e ter todos os seus pecados perdoados. Esse homem rejeitou a dádiva de Deus.

Deus oferece hoje a todo pecador o perdão completo de todos os seus pecados, mesmo que esses pecados tenham sido muitos. E é para todos, porque ele morreu na cruz não para servir de mártir, de exemplo, de abnegação, que é o que as religiões ensinam. Não! Ele morreu na cruz para nos substituir no juízo. Na cruz, Jesus estava recebendo naquelas três horas de trevas sobre o seu corpo, os pecados de todos aqueles que creem e o juízo de Deus estava sobre ele. Passou três horas, que parecia uma eternidade de inferno, de lago de fogo. Ele sofreu e morreu, deu a sua vida por nós. A partir daquele dia, Deus olha para aquele que crê em Jesus e vê o seu Filho, que pagou pelos pecados deste, e está salvo, perdoado e justificado.

Vejamos a segunda pergunta, como ser justo aos olhos de Deus. Elifaz, o primeiro amigo de Jó a abrir a boca, começa mal quando fala em Jó 4:8 "Segundo eu tenho visto, os que lavram iniquidade e semeiam o mal segam isso mesmo." Pode até ser verdade o que Elifaz fala, só que não é o caso de Jó, que não lavrou iniquidade e não semeou o mal. É um grande engano quando uma verdade é aplicada de maneira errada, ela se torna um veneno. Há certos remédios que são venenosos, só podem ser tomados de acordo com as instruções médicas, na dosagem recomendada, porque senão pode matar. O mesmo remédio que era para salvar, pode também matar a pessoa. Assim é com a verdade, ela tem que ser aplicada da maneira correta. Outra coisa que Elifaz afirma é “segundo eu tenho visto”, ele se baseia na sua própria experiência. Bildade, que é um outro amigo de Jó, vai falar sobre o que ele tem que fazer. Se você tivesse feito isto e aquilo, então não teria acontecido isto. É o homem legalista, que tem sempre muitas regras para alguém. Mas também não resolve, porque o homem não é justificado pelo seu andar, pela sua maneira de fazer as coisas. Como falei no princípio, todos nós já tentamos parar de pecar, parar de ter maus pensamentos, parar de ficar irado, parar de perder a paciência. Conseguimos? Não; é como os regimes que nos prometemos recomeçar na segunda-feira. Sempre tentando, sempre prometendo, mas nós sabemos que somos falhos. Então não posso me tornar justo aos olhos de Deus, mas posso ser justificado por Ele. Como? Se alguém morrer e ressuscitar no meu lugar! A boa notícia é que Cristo já fez ambas as coisas.

Quando Deus olha para o pecador, vê Cristo e fala, você está justificado porque creu. A justificação é pela fé; não é pelo que fazemos, mas por crermos em Jesus como nosso Salvador. Um exemplo interessante de justificação que vi certa vez foi o de um episódio que não sei se é real, mas que pode ter acontecido porque vemos nos jornais que essas coisas acontecem sempre. Um garoto, nos corredores de uma escola de segundo grau nos Estados Unidos, de repente tirou uma faca do bolso e saltou em cima de outro garoto e o esfaqueou. A polícia foi acionada, prenderam o menino, mas quando estão todos ali segurando o assassino, ele pede que abram a mochila do garoto no chão. Nela havia armas e bombas, ou seja, o menino disse que sabia que ele iria matar muitas pessoas e que foi atrás dele para impedi-lo. No primeiro momento esse aluno pecou, era um assassino, mas no segundo momento ele era justo. O homicídio não sumiu, mas ele tinha uma justificativa, ele foi justificado pelo que fez. Não matou um, ele salvou duzentos.

Assim é a justificação de Deus a todos nós, pecadores. Cristo veio e morreu em nosso lugar, pagou por nossa culpa e ressuscitou ao terceiro dia, e isso faz com que Deus olhe para nós com outros olhos e nos diga que estamos justificados, mesmo sendo trapos, sermos péssimos e errando todos os dias. Só por Cristo temos isso. A justificação é pela fé. Hebreus 11, fala de uma lista de pessoas que viveram assim: pela fé Abel, pela fé Noé, pela fé Abraão. Vemos que de certa forma Jó sabia isto, mesmo tendo ele uma revelação ínfima das verdades de Deus. Em Jó 19:25 "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." Jó sabia que tinha um Redentor, aquele que iria redimir, libertar, pagar o preço por ele. Esse era um homem justificado.

E você, tem um Redentor? Quem é ele? Você pode tentar se justificar falando que procura fazer o bem e amar o seu próximo, procura não mentir, não falar palavrão, enfim. Mas não foi esta a condição que Deus deu para você ser salvo. Você precisa de um Redentor! Alguns países até permitem que as pessoas dispensem advogado e defendam-se, advoguem em causa própria, não sei se a lei no Brasil permite isto, mas você precisa de um advogado, precisa de um profissional que vá tratar do seu assunto. Se você quer fazer exportação ou importação de algum produto, precisa de um agente de comércio exterior. Existem pessoas da sociedade que vão intermediar aquilo que você pode ou não pode fazer, ou seja, você sempre precisa de alguém para fazer esse trabalho. Quem é o seu Redentor, seu Salvador?

Encontramos ainda, Eliú, o último amigo de Jó que aparece no cenário, antes de Deus se revelar a Jó. Eliú apesar de ser o mais jovem entre os amigos, era o mais sábio, porque é ele quem fala segundo a mente de Deus. Em Jó 33:23 "Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares para declarar ao homem a sua retidão, então, terá misericórdia dele e lhe dirá: Livra-o, que não desça à cova; já achei resgate." Veja que maravilha! Eliú está falando desse intermediário, desse despachante, desse advogado que falei antes. Está afirmando que é possível ao homem ser justificado desde que exista alguém para fazer essa intermediação dele para com Deus. No Novo Testamento, sabemos disto em 1 Timóteo 2:5 "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem," um mediador que é homem também, porque é Deus e homem. Ele tem acesso às duas esferas.

Em Brasília conheci um homem que conhece todos os procedimentos que um governador, ou um prefeito, um vereador, um deputado precisa fazer quando busca recursos no governo. É como um despachante que ajuda essas pessoas que não estão inseridas no contexto de Brasília. Esse homem faz a intermediação, naquilo que as pessoas não conseguiriam fazer sozinhas. Assim acontece na nossa salvação, precisamos de um mediador e esse é Cristo, desde que você creia nele senão, você vai passar o resto da eternidade perguntando por que nasceu. E a resposta de Deus será: melhor seria você não ter nascido, do que nascer e ficar condenado por toda a eternidade. Encontramos algumas coisas interessantes a respeito dessa justificação em Romanos 3:26 "para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." Para que Deus seja justo e justificador, justificando o ímpio. Outra passagem em Romanos fala como Ele nos justifica: pela fé em Jesus. Você tem fé em Jesus, você crê que ele morreu em seu lugar na cruz? É isso que Deus está esperando. Que você deposite a sua fé nele.

E temos ainda a última pergunta: o que vem depois da morte? E é Jó quem nos dará a resposta: Jó 19:25: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele (depois da morte), ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim." Jó está falando da ressurreição. A salvação é pela fé em Jesus e porque Jesus ressuscitou, e podemos ter a certeza de que vamos ressuscitar. Eu creio que verei a Cristo com estes olhos, com este corpo transformado, glorioso à semelhança do corpo de Jesus, mas serei eu que verei a Cristo. Porque ele me salvou, porque ele pagou pelos meus pecados na cruz, porque ele me justificou. E você, verá a Cristo com esses olhos para a salvação ou passará a eternidade perguntando por que nasceu e a voz de Deus estará ecoando, bom teria você nem ter nascido?