Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O fim do homem - Mario Persona

O fim do homem - Mario Persona (mp3)


https://youtu.be/fVTzABjAqkI

O fim do homem
Mario Persona

Um pastor americano marcou o fim do mundo para dezembro do ano passado. E curiosamente, nós ainda estamos aqui. Mas quem perdeu essa data, pode tentar este ano, uma vez que já existe outro fim do mundo marcado, agora pelo calendário Maia. Muitos já estão preocupados. Alguns estão se mudando para lugares ermos achando que ali conseguirão ser salvos. Lembro-me em 1980, quando ainda morava em Alto Paraíso de Goiás. Nesse tempo, surgiram algumas pessoas desesperadas, fugindo da grande enchente que iria acontecer em 1981/82, não lembro-me ao certo. Diziam que tudo iria ser inundado. O mundo inteiro seria abalado, exceto os lugares que estivessem acima de uma certa cota e sem falhas geológicas significativas que pudessem causar terremotos. Muitas pessoas foram para Goiás nessa época, esperar que essa inundação passasse. Alguns estão lá até hoje, esperando.


Na realidade o mundo não vai acabar tão cedo. A Bíblia deixa muito claro que haverá sim, um dia, em que os céus com estrondos se desfarão e a terra e todos seus elementos serão abrasados. Mas essa convulsão toda, não será para agora, talvez no mínimo, daqui a mil anos, não antes disso. Logo, fiquemos sossegados, pelo menos por enquanto e em se tratando do fim do mundo. Mas um fato é interessante. Enquanto todos estão preocupados com o fim deste mundo, muitos perderam um evento que já aconteceu e nem notaram: o fim do homem. O homem terminou! - Mas como, você pode questionar - se estamos todos ainda aqui, como pode dizer que o homem já acabou? - É verdade, nós estamos vendo pessoas em volta sim, mas está terminado.

Semana passada abri uma gaveta em casa e achei uma nota de dinheiro antigo que meu filho havia guardado. Uma nota vermelha, de 10 cruzados ou cruzeiros. Se eu perguntar se aquilo é dinheiro qualquer um pode dizer que sim. É dinheiro! É uma cédula fabricada pela Casa da Moeda do Brasil, possui a assinatura do presidente do Banco Central. Porém, pergunto: ela vale alguma coisa? Não. Pode-se usar aquilo para alguma coisa? Não, para nada. É apenas um pedaço de papel que talvez daqui uns cem anos algum colecionador possa ter interesse, apesar de que essas notas modernas não têm muito valor. Assim como essa nota, é também o homem. Ele terminou. O fim do homem aconteceu há dois mil anos numa cruz. Ali foi o derradeiro momento do ser humano.

Podemos ler uma passagem em Lucas, capítulo 13, que é uma aplicação direta com respeito a Israel. Para efeito de esclarecimento: quando encontramos figueira na Bíblia, nos evangelhos em especial, esta representa figurativamente, Israel como nação. E quando o texto fala de oliveira, está se referindo a Israel no seu aspecto religioso. Vejamos Lucas 13:6 "E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho: corta-a pois; Por que ocupará ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar."

Este homem tem uma fazenda, uma chácara, e nela há uma figueira que não produz frutos há três anos. Antes de cortar ele espera mais um ano para ver se a árvore dá algum fruto. Afinal, para que ficar inutilmente ocupando a terra? Embora esta passagem seja referente a Israel e sua incapacidade de produzir frutos para Deus - o que fez com que tenha sido deixada de lado por um tempo até que o ciclo se complete e Deus volte a tratar com ela- entendemos que isso se trata de uma amostragem da raça humana. Quando Deus criou o homem, o fez da terra, como uma árvore que nasce e se alimenta do solo. O homem veio do pó da terra, e é para lá que voltará quando morrer.

Notamos que Deus tentou por diversos modos tratar com a humanidade. No jardim do Éden o homem inocente caiu em pecado, preferiu acreditar no que Satanás disse a ele do que no que Deus havia dito. Quis ser independente de Deus. Sabemos que o pecado nada mais é do que independência, autonomia. Uma pessoa autônoma de Deus não precisa e não quer ter ligação nenhuma com Deus. É um pecador. Todos somos pecadores por que nascemos assim, trazemos em nós essa herança maldita herdada de Adão, já nascemos com o pecado em nós. Temos essa natureza ruim que quer ser independente de Deus. Queremos ser nossos próprios deuses, sermos guiados por nós mesmos. E foi assim com Adao, que com sua queda, adquiriu consciência. Logo em seguida encontramos um homem matando seu próprio irmão, Caim matando Abel.

Deus então, continua tentanto de outras formas, manter a relação com o homem. Destrói a terra com o dilúvio, e recomeça, agora com Noé e sua família. O que também acaba em ruína. Deus então busca outro homem, Abraão, e dá a ele promessas, mas também não funciona. Deus vai em busca de um povo para si e Jacó tem seu nome mudado por Deus para Israel. Que teve doze filhos e que se tornam as doze tribos que vão formar a nação de Israel. Deus toma este povo como uma amostragem da raça humana, dá a ele os seus oráculos, as suas leis, uma série de privilégios, dá a eles um lugar para morar na terra, livra-o dos seus inimigos. Deus faz tudo com essa amostragem e o que acontece? Ela falha miseravelmente.

Talvez você diga que não é israelita, não é judeu, que não tem nada a ver com isto. Mas é uma amostra. Quando fazemos exame de sangue o laboratório não precisa colher todo o sangue do nosso corpo, ele tira uma amostra para examinar e o resultado dela indica o que acontece no corpo inteiro. Então o homem ficou completamente perdido. Mostrou-se inutilizado como essa figueira, deu provas de que não tem como agradar a Deus. O que se faz com algo que não presta? É como os restos que o lixeiro leva da rua, não serve mais para nada. Essa é a figueira, essa é a árvore, esse é o homem. O homem sem frutos aos olhos de Deus. Porque chega um momento em que já não há mais como Deus lidar com a humanidade. Mas Ele precisa de um homem novamente, sendo que dessa vez, tem que ser um que não tenha em si essa natureza herdada de Adão. Deus envia seu próprio filho ao mundo, e Ele vem à terra, nasce de uma forma sobrenatural, de uma virgem, sem o intercurso do homem – Ele é gerado pelo Espírito Santo de Deus no ventre de Maria- e nasce então o ser humano.

Obviamente que Jesus já existia na eternidade, mas agora, Jesus entra no mundo como alguém com corpo e carne humanos, porém sem o pecado e sem a possibilidade de pecar. Um homem completamente sem pecado. E um homem totalmente rejeitado pelos judeus e por toda a humanidade da qual, também nós estamos representados naquela amostragem. Se não temos certeza disto, basta olharmos para a cruz de Cristo sobre a qual foram colocados os dizeres Este é o rei dos judeus em três idiomas. O hebraico, que era o idioma da religião dos judeus; o grego que era o idioma universal da época, algo como hoje o inglês o é e o latim que era o idioma do poder político e militar do império romano. Ou seja, todos estavam representados na cena da crucificação. Uma cruz cercada por outras duas, com dois ladrões, um de cada lado, com um deles se convertendo e sendo salvo nos últimos momentos. Embaixo estavam os sacerdotes, o povo judeu e romano, acompanhando toda a cena. E todos eles levantaram o punho contra Jesus.

O que aconteceu ali foi a rejeição completa do filho de Deus. Como Deus pode salvar uma humanidade que além de ser inútil, não deu frutos, tirou zero em todas as provas e ainda condenou à morte Seu próprio filho que veio ao mundo? É como se o dono da vinha tivesse enviado seu próprio filho para cuidar dela e os empregados o matassem. Foi isto que aconteceu. E a resposta de como Deus pode salvar uma humanidade assim é que Ele não poderá salvar. Não irá salvar os descendente de Adão. Ele colocará uma pedra em cima, vai considerar como acabado o homem no seu estado natural. Àquele homem da primeira criação de Adão e Eva do qual nós descendemos, Deus fala que porá um fim. E é exatamente isso o que acontece na cruz. No capítulo 19 de João, versículo 5, sem saber, Pilatos diz uma frase que tem um significado muito mais amplo do que ele pensa: "Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e a veste de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem." Jesus não morreria ali apenas como o filho de Deus que veio do céu e nasceu na forma humana. Ele morreria também representando o homem. E a morte é o fim do homem.

Todos sabemos como é estranho num velório vermos a pessoa no caixão. O que fazer com as coisas dele, com seu carro? E a senha do banco? Ele esqueceu de falar a senha! E como os familiares conseguirão tirar o dinheiro? A senha do facebook? Como retirar aquela foto que ele colocou na sua página? Terminou! A pessoa chegou ao seu fim. Aquele corpo morto completou sua jornada. Este ser humano não tem mais nada para fazer neste mundo, a figueira foi cortada e vai ficar no lugar em que caiu. Este é o destino do homem, a morte! E isto foi determinado pelo pecado, quando o homem pecou e por meio dele a morte entrou na criação. Por isso também, a morte de Cristo na cruz tem um aspecto mais amplo.

Em João, capitulo 12, Jesus está anunciando sua morte e no versículo 23 vemos: "E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto." Porém, veja. Apesar de toda a desgraça que o homem fez cair sobre si mesmo, agora temos um homem que dá fruto! Temos um grão de trigo que frutifica, mas isso só pode acontecer, se ele morrer. Lemos no versículo 31:" Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto significando de que morte havia de morrer." Jesus fala antes de morrer que já era o juizo do mundo, que seria expulso o príncipe deste mundo e que Ele seria levantado da terra e atrairia todos a si. Nós ainda não vimos tal juízo e nem vimos o príncipe deste mundo expulso, e igualmente ainda não vimos todos serem atraídos a Cristo. Mas Ele já foi levantado. Já morreu, ressuscitou, porém, isso ainda não aconteceu. Por que?

Imagine um diretor de cinema que completa um filme. Após fazer a edição e as cópias, ele avisa o mercado e marca uma data para o lançamento. Os rolos de filme vão para os cinemas prontos para a noite da estréia em vários lugares. O filme está pronto e mesmo que ainda não tenha sido exibido ao público, nada mais será mudado naquele filme, porque ele está concluído. É como se Deus tivesse determinado todas as coisas e isto aconteceu na cruz de Cristo. Não foram exibidas as cenas finais do filme mas este está pronto, tudo está resolvido. Ali, na cruz, Deus pôs um fim ao homem. Jesus tomou na cruz sobre si os pecados de todos aqueles que creem. E não somente isto. Ele morreu também para tirar o pecado do mundo, ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme fora nunciado por João Batista. Chegará o momento que veremos estas coisas realizadas, por que elas foram concluídas na obra de Cristo.O filme está pronto! Porque Deus já colocou um fim no homem, Deus não espera mais nada do ser humano. Afinal, o que Deus poderia esperar? Além de não dar fruto o ser humano entregou o Seu Filho amado para morrer, logo, o que Deus pode esperar? Nada. Mas Ele vem agora com graça para salvar.

Quando falamos que o homem já acabou aos olhos de Deus e que está totalmente perdido, é interessante notar que o Antigo Testamento nunca fala sobre o homem dessa maneira, embora o homem estivesse nessa condição já naquele tempo. As únicas passagens que falam algo sobre o tema, se referem ao futuro. Ezequiel e Jeremias e falam de Israel no futuro. Eles falam do rebanho, das ovelhas que estavam perdidas e sem pastor. Porque ainda irá se concretizar uma profecia em que Deus reunirá de volta o seu povo de Israel. Mas no Antigo Testamento Deus não estabelece que o homem está perdido, embora ele o estivesse. Mas isso é falado posteriormente. Cristo Jesus veio ao mundo para salvar o pecador e o próprio Senhor Jesus fala: Eu vim buscar aquele que estava perdido.

Foi somente com a vinda de Cristo ao mundo, que Deus pode dizer que o homem está aniquilado. Perdido e morto em seus delitos e pecados. O homem agora é visto por Deus completamente morto, como é dito em Efésios. Como aquele homem que vemos no caixão, no velório. Morto, sem mais nada para fazer aqui. Agora é o juizo deste mundo. E quando Cristo morreu, Deus põs um fim a raça humana que veio da terra. Deus então trouxe à tona uma nova raça, uma nova criação, que é do céu. Assim como acontece com a ideia do filme, hoje muitas pessoas já estão nesse novo filme. Muitos já são protagonistas, embora ainda sejam vistos num corpo, numa carne que é da velha criação. Exteriormente podem parecer ser descendentes de Adão, mas já são novas criaturas feitas por Deus. Lemos em 2 Coríntios, capitulo 5, versículo 11:" Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que, nas vossas consciências, sejamos também manifestos." Persuadimos os homens à fé, isto é o que o evangelho faz. Quando pregamos o evangelho procuramos levar às pessoas a crerem em Jesus e nas promessas de Deus, a crerem na salvação já realizada na cruz do Calvário. Mais adiante diz, no versiculo 14:"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos deste modo."

Aquele Jesus que andou neste mundo e foi visto e tocado pelos seus discípulos não está mais aqui, ele morreu, mas ressuscitou. Assim, ainda que também tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, com aquela aparência, corpo, jeito de andar, falar, que esteve no mundo, sujeito a ser preso e ferido pelos homens, contudo agora, não o conhecemos mais deste modo. Da mesma forma que há pessoas que conhecemos na carne, na sua natureza herdada de Adão, mas que hoje já não são mais assim. Elas foram transformadas em nova criação, mesmo ainda estando neste invólucro, nesta embalagem da velha criação. Cristo morreu e ali acabou o homem.

Em que situação você está? Naquela do morto, naquela na qual foram encerradas todas as expectativas de Deus? Ou você faz parte da nova criação agora em Cristo? Uma nova criatura fundamentada no ressuscitado, não em Adão, mas em Jesus ressuscitado e glorificado. Algo totalmente novo.

Quando o Senhor Jesus encontrou Nicodemus, que era um homem muito religioso, falou algo que esse homem a princípio não entendeu: Jesus disse-lhe que ele tinha que nascer de novo para entrar no reino de Deus. Ele não poderia participar das coisas novas estando no seu velho formato. O Senhor Jesus deu um exemplo com os odres, que eram embalagens feitas a partir do couro das patas de animais, formando algo como um saco de pele com um buraco na ponta, preenchidos com suco de uva e amarrados. Com a fermentação da uva o odre começava a esticar, o couro, sendo novo, era elástico e suportava a pressão, esticando, e quando terminasse essa tensão o vinho estava pronto para ser guardado em cântaros. As pessoas não podiam pegar aquele odre que foi feito pra fabricar vinho uma vez e usar de novo com suco de uva, porque ele não resistiria à força da fermentação. Assim é a velha criação, ela não pode suportar as coisas novas, por isto Deus não pode melhorar o homem, ele não pode colocar no odre velho, ou seja, no descendente de Adão, coisas novas para ele viver segundo a Sua vontade. Por isso, Deus pôs fim e criou tudo novo, gerou novamente segundo a Palavra de Deus.

Temos uma passagem em 1 Corintios, capítulo 15, versículo 47:"O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesu Cristo." Essa é a esperança e a certeza daqueles que um dia depositaram a sua fé em Jesus. Que foram a Cristo, que ouviram o evangelho com a mensagem de que Deus enviou o Seu filho, homem perfeito e sem pecado ao mundo para morrer no lugar do pecador. Não só para por um fim a essa criação decrépita que vinha desde Adão, mas criar agora um novo homem, uma criatura totalmente nova em Cristo. E esses que têm essa fé, que creram em Jesus, têm a certeza e a esperança de que num momento, num abrir e piscar de olhos, ante a última trombeta, serão transformados.
Você tem essa certeza? Você sabe o que vai acontecer com você daqui pra frente?

Veja que o mundo não vai acabar hoje, nem amanhã nem no fim do ano, mas a sua oportunidade de ser salvo pode acabar a qualquer instante. Quando bater a última batida do seu coração. E quando isso acontecerá, ninguém sabe. Há um irmão nos Estados Unidos que conta que certo dia, estava discutindo sobre a construção de uma cerca com o vizinho e de repente o homem que estava falando com ele caiu morto no chão. Um homem ainda na meia idade, morto de repente, sem que ninguém esperasse. As coisas são assim, a janela da oportunidade pode fechar para você a qualquer momento. É quando Deus encerra, pondo fim a tudo. E pode acontecer também, obviamente, que Cristo venha buscar os seus antes que você morra. Todas as profecias do Antigo Testamento que eram para tempos anteriores aos nossos se cumpriram literalmente. Todas as outras vão igualmente se cumprir, e isso não será de forma alegórica! Quando as escrituras falam que Jesus voltará para buscar os seus, Ele voltará mesmo, literalmente, para buscar os seus. Ele virá, e os que Lhe pertencem serão tirados desta terra. Os mortos em Cristo desde Adão, que morreram crendo na provisão que Deus faria pra salvar o homem, serão ressuscitados e os que estiverem vivos nessa hora serão transformados. Isto está escrito: o que é corruptível se transformará em incorruptível, o que é mortal se transformará em imortal. Aqueles que creram em Cristo terão um corpo transformado à semelhança do corpo de Jesus, que neste exato momento está no céu em carne e ossos.

É curioso quando falamos isto até para pessoas com uma bagagem cristã. Geralmente elas se espantam, perguntam como é possível Jesus estar em carne e ossos no céu. Sim, um corpo físico. De matéria, não a matéria perecível que conhecemos, mas num corpo físico real. Não é um corpo etéreo, transparente e que fica flutuando. É um corpo físico, real, de carne e ossos. Quando o Senhor Jesus ressuscitou depois do terceiro, dia após entregar sua vida na cruz, Ele apareceu no meio de um grupo de discípulos que se encontravam numa casa com portas e janelas fechadas. Nesse corpo que transcende a matéria, que transcende essa dimensão que conhecemos. Ele podia se movimentar sem que paredes o impedissem.

Ao mesmo tempo em que os discípulos duvidam, Ele pergunta se eles tem algo para comer. Depois de ver a incredulidade de Tomé, Jesus pede que ele ponha a mão em Seu lado a fim de que este perceba que não se trata de um fantasma, que Ele está vivo! Este é o futuro para aqueles que crêem em Jesus: ressurreição, vida nova em Cristo. Essa é a mensagem do evangelho. Não é melhorar a árvore, adubar, tentar dar frutos para Deus, porque já foi mais que provado, que Deus encerrou tudo isso. A sua nota de dez cruzeiros não vale nada mais, ainda que seja muito bonita. Deus deu um fim e Ele fala em 2 Corintios, capítulo 5, versículo 17:"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." E tudo isto provém de nós? Das nossas boas obras? Dos nossos bons feitos, das nossas orações, da nossas esmolas? Não. "Tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

Pense assim. Quando alguma pessoa lhe ofende, a reconciliação fica a seu critério, é você quem decide se quer ou não pacificar-se com aquela pessoa. Isto acontece muito em ações entre pessoas e nos negócios, quando uma deve para outra e há as sessões de reconciliação para um acordo onde a dívida pode ser parcelada em prestações. Mas se o lesado, o ofendido, não quiser, não há como uma dívida ser perdoada. Deus foi o ofendido e Ele quer reconciliar consigo o pecador, quer salvar por graça, e isso provém de Deus. Para que você seja transformado numa nova criação, isso não dependerá dos seus esforços, porque Deus já provou que os nossos esforços são em vão. Não depende de religião, nem de oração, de nada que você faça. Vai depender somente de crer em Jesus Cristo crucificado, aquele que derramou o Seu sangue na cruz para pagar pelos seus pecados.

Penso que se você ainda não tiver a certeza da sua salvação, a certeza do seu destino eterno, se você ainda não sabe se vai estar entre estes que serão transformados ou ressuscitados num piscar de olhos para entrarem para sempre na presença de Deus, é porque você ainda está na lista dos perdidos e os perdidos vão receber de Deus não a salvação, mas o juizo eterno no lago de fogo. Eu desejo que se você ainda não tem essa certeza, que creia em Jesus, que fale com Ele aí onde você está, do jeito que está, confesse a Ele que você é um pecador e que quer ser salvo. Muitos já fizeram isto um dia e hoje têm a salvação assegurada por Cristo na sua Palavra.