Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Maria, você sabia? Mario Persona



Maria, você sabia?
Mario Persona

Eu ouvia falar de uma canção cristã e nunca tive a curiosidade de ouvir. Às vezes, eu via o título no Youtube e passava direto pensando que era alguma canção católica de exaltação a Maria, conhecida como nossa senhora. Mas ontem eu decidi escutá-la e que bela música! Tão linda! O julgamento que normalmente faço de uma canção cristã, é a letra, mas esta associou a melodia a uma letra magnífica. O ser humano é formado por corpo, alma e espírito, somos seres tripartidos, assim como Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Nessa divisão, temos diferentes sentimentos, características.

Por exemplo, o corpo atua em contato com o ambiente externo: ele se move, sente dor, alegria, prazer. Usando uma palavra da tecnologia da informação, o corpo é a nossa interface com o mundo exterior. Além dele, temos a nossa alma, que é o depósito de nossos sentimentos: tristeza, alegria, o choro; isso tudo ocorre na alma do ser humano, que podemos chamar também de coração. Os animais têm alma, por isso que vemos um cachorro abanando o rabinho todo contente quando vê o seu dono, ou então ele abaixa o rabo, fica todo eriçado quando vê alguém que representa perigo, mudando assim o seu humor, aquilo que se passa na alma. Porém, o cachorro não tem espírito, que é a parte do ser humano que tem contato com o seu Criador. O único ser criado em espírito é o homem. A pulga, o percevejo, o pernilongo, a vaca, todos esse não tem espírito, somente corpo e alma.

A música tem muito a ver com isso também, pois uma música com muito ritmo atinge o corpo. Quando você entra em um lugar que está tocando um samba, uma batucada ou algo do tipo, sem perceber o seu corpo já entra no ritmo da música. Mas se é uma melodia emocional, o som toca nossa alma. Existe uma música da Edith Piaf, uma cantora francesa, que quando eu escuto, mesmo sendo apenas orquestrada, eu sinto vontade de chorar, porque a canção é muito emocional. Mas, a única parte de uma música que mexe com o espírito, é a letra, porque é nela que está a inteligência da canção. O ser humano é um ser inteligente que foi criado à imagem e semelhança de Deus, é um ser moral que tem capacidades diferentes das dos animais.

Quando eu escutei a música em questão, de Maria, fui buscar a sua letra na internet. Ela é um poema escrito em 1984, mas somente em 1991 o amigo do compositor encontrou quem pudesse transformar a letra em música. E ontem eu escutei e gostei tanto que decorei e cantei o dia inteiro. O nome da música em inglês é: Mary, did you know? Que traduzido é: Maria, você sabia? Ela é muito tocada na época do Natal, por isso pesquisei se a letra teria alguma coisa a ver com essa época do ano, uma vez que fala de Maria e também de Cristo vindo ao mundo e nascendo aqui. O mais incrível desta música é que nela são feitas perguntas a Maria, e é impressionante quando vamos à Bíblia e descobrimos o quanto Maria sabia de respostas para essas perguntas. Eu vou ler a letra da música e fará mais sentido para você. É uma tradução livre, que não tem rima porque a versão original é em inglês:

“Maria, você sabia que seu bebê andará sobre as águas?
Maria, você sabia que seu bebê salvará nossos filhos e filhas?
Maria, você sabia que seu bebê fará de você uma nova criatura?
Essa criança a quem você deu à luz, em breve virá libertar você.
Maria, você sabia que seu bebê irá fazer o cego enxergar?
Maria, você sabia que seu bebê irá acalmar a tempestade com a mão?
Maria, você sabia que seu bebê tem andado no caminho onde os anjos trilharam?
Quando você beija o rosto de seu bebê, você beija a face de Deus.
Oh Maria, você sabia? Oh Maria, você sabia?
O cego irá ver, o surdo ouvir,
O morto voltará a viver, o coxo irá saltar
O mudo irá falar dos louvores do cordeiro!
Maria, você sabia que seu bebê é Senhor de toda a criação?
Maria, você sabia que seu bebê irá um dia governar as nações?
Maria, você sabia que seu bebê é o cordeiro perfeito do céu?
Esta criança adormecida que você segura nos braços
É o grande “Eu Sou!”

Eu fiquei pasmo e emocionado com esta letra, porque fala todas as coisas que o Senhor Jesus é. Ali estava uma jovem que deveria ter uns quatorze ou quinze anos, pois os jovens se casavam em Israel nesta idade. E isso faz sentido, porque naquela época, viver mais do que quarenta anos já era lucro, pois a expectativa de vida era muito baixa. Não é como hoje, onde a média é de oitenta e sete anos em alguns países, bem diferente de dois mil anos atrás. Então, essa menina inesperadamente recebe uma incumbência imensa, uma carga de responsabilidade que nenhuma mulher no mundo jamais recebeu e jamais receberá: a de ser a mãe do Salvador do mundo! Ao lermos Lucas 1:26-34, vemos a anunciação do anjo a Maria:

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria”. Em relação a "virgem desposada", é bom entendermos que naquele tempo, o casamento era antecedido por um noivado que já era um compromisso, porém, o casal ainda não tinha relações, por isso fala desposada com José: “E entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus”.

Virgem ela iria conceber, sem ter relação com ninguém. E Maria não seria uma virgem que concebeu, mas ela seria “a virgem”. É muito importante quando nós percebemos essas nuances da palavra de Deus. No Jardim do Éden, quando Deus avisou que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, que é Satanás, o dragão, o inimigo, o adversário do homem desde o princípio, Ele estava falando da semente “da mulher” e não de qualquer mulher. Quando o profeta, mais adiante, iria revelar que a virgem daria à luz um filho e Seu nome será Emanuel, em algumas versões, diz: Uma virgem dará à luz o filho. E isso está errado, pois o correto é “a virgem”. E por que “a virgem”? Porque essa mulher, ou essa jovem, já havia sido designada por Deus para esta obra muito antes da existência de todas as coisas, porque o próprio filho de Deus já estava reservado nos tempos anteriores da criação, para vir ao mundo morrer pelos pecadores. Não foi um acidente, Deus não ficou pensando no que iria fazer. Não há improvisos nas coisas de Deus! Tudo já estava nos Seus planos perfeitos. Jamais iremos entender completamente, porque são desígnios divinos e nós não somos deuses, isso são coisas que competem a Ele. E o anjo continua:

“Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?”

Não tem como explicar isso também. A concepção virginal é um mistério, um milagre; é como se dentro de Maria existisse um invólucro totalmente desconectado de tudo que fosse do mundo exterior, inclusive de Maria; porque esse ser santo não teria em si, pecado algum, não herdaria o pecado que todos os seres humanos trazem desde que Adão pecou. Todos nós nascemos pecadores, mas ali estava um ser santo, separado. E eu imagino a concepção de Jesus dessa forma mesmo, separado, como numa bolha, sem contato com nada.
Nesta passagem de Lucas, quando fazemos esta pergunta da canção: Maria, você sabia? Quantas respostas ela teve?

Primeiro, ela sabia que ia conceber sendo virgem e no fim ela se espanta: “Como, se não tive contato com homem algum?” Depois, ela sabia que achara graça diante de Deus, e que de seu ventre ela conceberia e daria à luz um filho que seria chamado de Jesus, que quer dizer, Jeová salva. Ela sabia que ele seria grande e seria chamado, Filho do Altíssimo e seria o herdeiro do trono real de Davi, o Rei para sempre, que reinará eternamente na casa de Jacó. Maria estava concebendo um rei eterno. Olha que loucura! Sim, ela sabia, o Anjo falou para ela que isso iria acontecer: o seu reino não terá fim! Um rei cujo reino não terá fim, que não pode morrer! Sim é verdade, Ele iria morrer, mas ressuscitaria, nós sabemos desta história.

Quando esta canção faz essas perguntas a Maria, podemos lembrar-nos de muitas passagens dos Evangelhos onde Maria é avisada pouco a pouco das coisas que iam acontecer. E aqui nesta canção fala só de algumas coisinhas, como, “Maria você sabia que o seu bebê andará sobre as águas?” Acho que é patente, evidente e todos sabem que o Senhor Jesus andou sobre as águas. Num dia, quando os seus discípulos saíram de barco, Jesus ficou no monte orando. No meio da noite, os discípulos viram um homem caminhando sobre as águas do mar, que na verdade é um grande lago de água doce, e ficaram apavorados achando ser um fantasma. Mas era Jesus.

Em Mateus 14:25, diz: “A quarta vigília da noite dirigiu-se Jesus para ele andando por cima do mar”. Claro que Maria ficou sabendo depois que ele andou sobre as águas. Eu estava meditando sobre esta passagem e me lembrei de outro momento em que Ele andou sobre as águas e foi muito tempo antes, em Gênesis1. Mas como? Onde está essa passagem?

“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito - Elohim ou Deus - se movia sobre a face das águas”. Elohim é um nome dado a Deus; um nome no plural. No singular é Eloá. Logo, Elohim é como se disséssemos: no principio criou deuses, os céus e a terra; mas não são deuses, mas sim as três pessoas da trindade: O Pai, o Filho e o Espirito Santo. Este verbo "criou" faria mais sentido se fosse conjugado no plural: E “criaram” Deus os céus e a terra. Embora aqui diga: O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas; sabemos que é o Espírito de Elohim, e sabemos que o Senhor é o criador de todas as coisas. Ele estava nesta cena, em um mundo ainda derrubado pela queda de satanás, totalmente pervertido e arruinado, onde só havia águas. Mas ali estava pairando sobre as águas o próprio criador de todas as coisas, conforme diz o versículo 1: “Criou todas as coisas”.

Em João, capítulo 1, diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.

Nós podemos imaginar que o Senhor fez Maria! Ele fez todos os átomos e moléculas que compunham o corpo dela, porque não há nada que não tenha sido feito por Ele. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez. Nada há nada que não tenha o dedo de Jesus, que é o filho eterno de Deus! Talvez isso Maria não soubesse ali na hora, tão profundamente, mas ela sabe agora.

“Maria, você sabia que seu bebê andará sobre as águas? Maria, você sabia que seu bebê salvará nossos filhos e filhas?” Sim, ela foi avisada disso. Quando já tinha nascido o menino Jesus, não havia vaga nas pensões de Belém e eles precisaram abrigar-se em uma cocheira: José e Maria tiveram que usar um cocho para colocar o bebê Jesus. Aquele que criou todas as coisas foi colocado em uma manjedoura, que é aquele cocho onde se põe comida para os animais: ração, capim, etc. Ali, naquele momento, enquanto o criador do universo estava deitado em uma caixa de madeira cheia de capim em volta, acontecia o que diz em Lucas 2:8:

“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Esses pastores ficaram maravilhados com aquela visão de anjos e a declaração dos céus que havia nascido o Salvador na cidade de Davi, Belém.
“Maria, você sabia que seu bebê salvará nossos filhos e filhas?” Claro que sabia! Ela inclusive declara isso depois. Pois a próxima pergunta da canção é: “Maria, você sabia que seu bebê fará de você uma nova criatura? Essa criança que você deu à luz, em breve virá libertar você”. Aqui se perde muito na tradução porque em inglês a frase é: This child that you've delivered, will soon deliver you. Ou seja, o verbo to delivered significa tanto dar à luz quanto libertar, por isso não há esse trocadilho como na letra original em inglês. Essa criança que você libertou vai te libertar, seria este o sentido da letra original. Lemos em Lucas 1:46-47:

“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”

Em que contexto Maria disse isso? Vamos ver em Lucas 1, então fará muito mais sentido: Maria estava visitando sua prima Isabel: “E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?”

Isabel já havia recebido a revelação que aquele bebê no ventre de Maria seria o seu Senhor: “Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre”. Esses dias, me mandaram uma frase via Facebook que achei incrível e que nunca havia pensado dessa forma: A primeira pessoa que reconheceu Jesus, foi um feto, a saber, João Batista, ainda no ventre de Isabel! Quando vemos toda esta política relacionada a aborto e coisas do tipo, pensem nisso: A primeira pessoa que reconheceu o Senhor Jesus, o Salvador do mundo, foi um bebê no ventre de uma mulher. Quão notável e solene é pensarmos nisso! A criancinha saltou de alegria ainda no ventre e este foi o primeiro a se alegrar com a chegada do Senhor Jesus. “Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprirem-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas”, continua Lucas.
Claro que Isabel falou tudo isto inspirada pelo Espírito Santo, pois é uma revelação; ela não sabia de si mesma, ela não estudou tais coisas na escola.
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”. Aqueles que esperam de Maria alguma coisa, pensem nisso: a própria Maria chamou Jesus de meu salvador. Porque ali estava o filho de Deus; que é Deus e homem, meu Salvador. Nós encontramos a última referência a Maria em Atos1 e depois ela desaparece das páginas das escrituras. Alguns falam que ela é a mulher de Apocalipse 12, mas não é. Aquela é uma figura de Israel que gerou o varão que há de reinar sobre as nações. Em João 4, Jesus fala àquela samaritana que o Cristo virá dos judeus. E aqui Maria reconhece que quem estava ali, era o Salvador, o Senhor chegando; e Isabel também sabia.

Continuemos então, com as perguntas da canção: “Maria, você sabia que o seu bebê irá fazer o cego enxergar?” Ah, ela descobriu isso logo! Ela sabia muitas coisas, sabia que o seu filho era diferente de todos. Quando ela foi ao seu encontro no templo, por exemplo e viu as perguntas e os questionamentos aos anciãos do templo; Jesus demonstrava uma sabedoria fora do comum para uma criança daquela idade (doze anos). Ela sabia dessas coisas e sabia também que uma espada iria atravessar o seu coração e a dor que iria passar. Em João 9:25 aquele cego curado pelo Senhor Jesus, e que é expulso da sinagoga, quando interrogado pelos judeus, mestres de Israel, ele disse: “uma coisa eu sei, é que havendo eu sido cego, agora eu vejo”. Não tinha outra resposta!

Mais uma pergunta da canção: “Maria, você sabia que o seu bebê irá acalmar a tempestade com a mão?” Biblicamente, não foi com a mão que ele acalmou a tempestade, mas com a voz, porque ele ordenou a tempestade e ela acalmou; isto está em Mateus 8:26: “ele disse: por que temeis, homens de pouca fé?” Seus discípulos estavam no barco; a tempestade, as ondas balançando o barco, e o senhor estava dormindo até então, totalmente tranquilo e eles o acordaram com medo da tempestade. “Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se uma grande bonança”. Na continuação, os discípulos disseram: quem é esse que dá ordem aos elementos? Sim, quem é esse? É o Senhor, criador de todas as coisas; aquele que veio humilde a este mundo como um servo, não para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

“Maria, você sabia que o seu bebê tem andado por onde os anjos trilharam?” Claro que ela sabia isso também! Nós também sabemos hoje, porque o Senhor Jesus em 1Reis 22:19 disse: “Ouve pois, a palavra do Senhor” que é Jeová no original e Jeová no Antigo Testamento é Jesus. É muito bom entender isso, porque tem algumas denominações, religiões ou seitas que não entendem essas coisas e criam toda uma celeuma em torno de Jeová do AT. Jeová é Jesus! Esta é a maneira como Ele se apresentou no Antigo Testamento, muito diferente daquela como Ele se apresentou nos Evangelhos.

Há pessoas que dizem: - Ah, não pode ser o mesmo, porque Jeová era bravo, rigoroso, mandou matar cidades inteiras, fazia descer fogo do céu, etc. - Sim, Jeová fazia tudo isso, porque Ele é Jeová, o Senhor de todas as coisas. Mas Jesus era humilde; batiam nele, passava fome, sofria cansaço! Mas, vá para Apocalipse e veja quem é naquele livro. João diz que é Jesus, pois ele o viu, Jesus o filho do homem, o título que tem como juiz. E esse Jesus do Apocalipse é tão rigoroso quanto Jeová do Antigo Testamento, porque Ele vem para julgar e governar as nações com vara de ferro, vem para matar os seus inimigos; é assim que Ele virá; o mesmo Jesus manso, humilde dos Evangelhos, agora em outra configuração em Apocalipse.

É como quando você encontra um policial na rua, com uma arma de grosso calibre, vestindo um colete à prova de balas, com capacete e você diz: Esse homem é bravo, nem vou mexer com ele! Um dia, ao passar por uma rua, sai um homem de uma casa vestido com uma bermuda e uma camiseta, com um bebezinho no colo, brincando com a criancinha e você pensa que ele parece com aquele policial. Mas, não é parecido, é ele! É que agora ele está em outra configuração, em outro ambiente, com outra maneira de agir; assim é Jesus.
Então a pergunta: “Maria, você sabia que seu bebê tem andado onde os anjos trilharam?” e continuando com a passagem de 1 Reis 22:19, fala: “Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a Ele, à sua mão direita e à sua esquerda”.

“Maria, você sabia que quando você beija o rosto de seu bebê, você beija a face de Deus?” Quando Tomé disse: Mostra-nos o Pai, Jesus respondeu: Quem vê a mim, vê o Pai. Em 2 Coríntios 4:6 fala: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo”.

Ah, que privilégio tiveram aquelas pessoas que olharam para aquela face! Mas os que creem em Jesus verão essa face; não mais desfigurada pelos socos dos soldados por arrancarem suas barbas com as mãos, não mais inchada de tanto apanhar; mas nós veremos sua face radiante, no céu! Você verá? Você tem certeza que verá a face de Cristo? Não como seu juiz, mas como alguém que está esperando o momento de reencontrar com você?

“Oh Maria, você sabia? Oh Maria, você sabia? O cego irá ver, o surdo vai ouvir, o morto voltará a viver, o coxo irá saltar, o mudo irá falar dos louvores do cordeiro! Maria, você sabia que seu bebê é o Senhor de toda a criação?”

Ah, Maria, o que você está trazendo no seu ventre não é pouca coisa! No Salmo 24, diz: “Do SENHOR (de Jeová) é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios”.
Ele é o dono de tudo, Ele é criador, detentor de todas as coisas; esse é Jesus, esse que Maria tinha no ventre e embalava em seus braços, esse que sugava os seios de Maria para se alimentar, esse bebê indefeso era o criador e mantenedor de todo o universo! Ele estava ali, no colo de Maria, ao mesmo tempo que estava no céu, porque Ele estava em todo lugar, porque é Deus. Ele falou a Nicodemos: “E ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu e está no céu”. Ele está no céu, na terra, em todo lugar, porque Ele é Deus!

“Maria, você sabia que o seu bebê irá governar as nações?” Em Isaias 2:4, lemos: “Ele julgará entre as nações e repreenderá a muitos povos”. Esse será Jesus, o filho do homem, reinando sobre as nações do mundo.

“Maria, você sabia que o seu bebê é o cordeiro perfeito do céu?” Esse Cordeiro estava preparado antes da fundação do mundo; isso é revelado nas escrituras, mas não sabemos quando; porque aí entra em um tempo sem tempo, pois Deus já tinha preparado esse Cordeiro. Em Apocalipse 13:8 fala: “adoraram-na todos os que habitam sobre a Terra, esses cujos nomes, não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

Aqui fala morto desde a fundação do mundo, mas na realidade o versículo foi mal traduzido na Almeida Corrigida. Na versão de Darby e Ave Maria da editora católica, fica um pouco mais claro quando lemos, pois diz mais ou menos assim: “E todos os que habitam sobre a terra lhe prestarão culto, (à besta) todo aquele cujo nome não foi escrito desde a fundação do mundo no livro da vida do cordeiro imolado”. Agora faz mais sentido: os nomes não foram escritos desde a fundação do mundo. Se fosse o cordeiro imolado desde a fundação do mundo, o mesmo teria ficado o tempo todo sendo morto, até os dias de hoje; e sabemos que não é isso.

Em 1 Pedro1:18 lemos: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue de Cristo como de um cordeiro imaculado incontaminado, o qual na verdade em outro tempo foi conhecido ainda antes da fundação do mundo”.

Conhecido por quem? Por Deus, não por homem, porque não havia homem antes. “Foi conhecido antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós e por Ele credes em Deus que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória para que vossa fé e esperança estivessem em Deus”.

Então não foi acidente quando Jesus veio ao mundo, nasceu, morreu e sofreu; mas tudo estava perfeitamente no enredo de Deus para essa magnífica história, guardada por Ele, desde os tempos eternos para apresentar. Nós não entendemos todas as razões de Deus, mas se formos espertos, popularmente falando, é mais ou menos assim: uma barra de ouro foi deixada ali no chão; o que você faz? - Bom, eu estou precisando muito de dinheiro; deixe-me pegar essa barra de ouro e usá-la para pagar minhas contas - Mas quem pôs a barra de ouro ali? Quem fez isso? Ora, se você questionar a Deus, jamais irá usufruir das bençãos que Ele tem preparado para você. E Ele preparou a maior de todas as bençãos, que é a salvação eterna; “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Então, se todos pecaram, sabendo que todos nascemos pecadores e herdamos o pecado de Adão; logo todos estamos sujeitos a um juízo. Deus não deixará barato esse negócio do pecado. Ele vai julgar e condenar o pecador; mas Ele quer salvar e aí, entra o amor, a graça e a misericórdia de Deus em não dar aquilo que nós merecíamos, mas dar a graça, dar aquilo que não merecíamos, que é a salvação. Misericórdia. Deus não dá o juízo, porque ele o lançou sobre Cristo na cruz.

Quando Cristo foi pregado naquela cruz, não foi só os pregos nas mãos, não foi sofrimento humano. Quanta gente foi crucificada e sofreu até mais que Ele? Quanta gente foi torturada das mais diversas e terríveis maneiras? Ainda hoje existem técnicas de tortura que não deixam o sujeito desmaiar, não o deixam morrer; aplicam-se injeções para a pessoa ficar lá, sofrendo, sentindo mais dor. Logo, não é a dor física da crucificação, mas, Ele foi feito pecado por nós; por isso, quando Ele ora no Jardim do Getsêmani antes de ir para a cruz, pede: “Pai afasta de mim esse cálice, mas não seja feita a minha vontade senão a tua”. Que cálice é esse? Morrer pregado em uma cruz? Não! Aquele que nunca conheceu o pecado foi feito pecado. Pense em uma coisa dessas! Às vezes, nos sentimos mal em entrar em um ambiente mais devasso, de crimes ou de prostituição; porque tivemos uma criação diferente daquele ambiente; imagine o Senhor que veio do céu, que era impermeável e que nunca teve contato algum com o pecado! Ele podia tocar no leproso sem pegar a lepra; não se manchava, o pecado não pegava nele.

Mas chega um momento em que não só o pecado o pega, porque Ele vai ser feito pecado por nós, mas ele também vai levar sobre si todos os pecados daqueles que nele creem e que creram por todas as eras. Antes de Cristo morrer, os que creram que Deus providenciaria um substituto, um Salvador, foram justificados por essa fé; assim como aconteceu com Abraão. Isso está em Romanos 4. E todos os que vieram depois de Jesus e creram naquele que já morreu, no Cordeiro que Deus já providenciou, foram justificados. Quando Deus mandou Abraão oferecer seu próprio filho, que foi como um teste, Isaque perguntou enquanto subia o monte: Pai, aqui tem a lenha, o cutelo e o fogo, mas e o cordeiro? Abraão respondeu: Deus proverá o cordeiro, meu filho. E proveu! Aquilo foi fé! Abraão creu que Deus proveria o cordeiro, e aquele era muito mais do que apenas um sacrifício momentâneo. No fim, vemos que Deus proveu mesmo um cordeiro, preso pelos chifres.

Pedro fala que somos resgatados da nossa vã maneira de viver, não por tradição ou por coisas preciosas como ouro ou prata, coisas corruptíveis, mas pelo sangue precioso imaculado de Cristo, como de um Cordeiro incontaminado. Esse é o que Deus proporcionou para resgatar o pecador. Quando um sequestrador sequestra alguém, pede um resgate. E o que é um resgate? É dinheiro em troca da pessoa sequestrada. Assim também fomos sequestrados pelo pecado que leva à morte, ao juízo eterno, mas Cristo veio e pagou pelo resgate.

Eu pergunto: Você aceita? Você quer ser livre desse cativeiro de pecado, morte e juízo no fim? Houve um caso que fiquei sabendo, onde ocorreu o que é chamado de síndrome de Estocolmo, quando guerrilheiros sequestraram um grupo de pessoas, não sei se na Colômbia, Bolívia ou Guatemala, mas quando o governo pagou o resgate e foram de helicóptero buscá-los, estava faltando uma jovem. Ela não quis ir embora pois se apaixonou pelo sequestrador. Isso chama-se síndrome de Estocolmo; quando o sequestrado desenvolve uma afinidade pelo seu sequestrador. Então muitos, apesar do resgate ter sido pago, não serão salvos. Por quê? Porque não vão crer em Jesus, não vão aceitar a salvação que Ele oferece. Se crer em Jesus agora, você recebe o perdão de todos os seus pecados para entrar na presença de Deus, limpo, purificado pelo sangue precioso de Cristo que foi derramado na cruz do calvário uma só vez.

“Você sabia Maria, que esse bebê, essa criança adormecida que você segura nos seus braços é o Grande Eu Sou?” Quem é o grande Eu sou? É aquele que falou com Moisés no monte e o ordenou que tirasse as sandálias dos seus pés, porque o mesmo estava pisando em terreno santo:

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Êxodo 3:14.

Esse foi o nome com o qual Deus se revelou ao homem. No Evangelho de João, quando vão prender o Senhor Jesus, Ele pergunta: A quem buscais? Quando Ele diz: Eu Sou! Os soldados caem para trás. Tamanha era a glória desse nome saindo de sua boca, que derrubou os soldados. Em Atos 17:30, é dito:

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. Em todo o lugar, inclusive neste salão e onde as pessoas estão escutando pela internet. “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Jesus morreu e ressuscitou, Ele não ficou preso pela morte; e quando Ele voltar, vivo, para julgar os vivos e os mortos, voltará como o filho do homem. E por que voltará como o filho do homem? Porque Ele voltará com a sua humanidade. Ele sempre foi Deus e filho de Deus eternamente, mas há dois mil anos Ele é Deus e homem; Ele assumiu algo que não era: a humanidade, e voltará como homem para julgar homens. Ninguém poderá alegar: Deus não poderá me julgar, Ele não sabe o que é ser homem! Sabe sim, por isso virá um juiz homem. Jesus Cristo homem.

Para encerrarmos, há um outro hino em inglês que gosto muito, cujo nome é Rise Again.  Eu estava lembrando-me, em conexão com toda esta celeuma em torno de humoristas que fizeram um filme a respeito do Senhor Jesus, tratando-o com desprezo, humor e gozação. Muitos cristãos ficaram indignados dizendo que isso é um atentado contra a fé cristã, uma ofensa, que tem que combater fazendo abaixo assinado. Já recebi muitos e-mails me pedindo para assinar. Mas, amigo, você está fazendo propaganda! Você quer que defendamos Jesus? Alguém aqui nesta sala seria capaz de defender o criador do universo? Mostre-me seus músculos para eu ver se vai ter condições de defender o Criador! - Ah, mas e esses caras, o que eles fizeram! - Já está resolvida a questão deles; terão que encontrar esse homem. Espero que se convertam antes disso, caso contrário encontrarão Jesus, e terão que explicar tudo o que fizeram, antes de serem lançados no lago de fogo. Existe salvação para eles? Sim, se se converterem, serão salvos. Pois o pior dos pecadores, o mais rude, o mais maligno, o mais vil pecador tem salvação, se ele tão somente crer em Jesus e aceitar o perdão de seus pecados que Ele oferece.

Este hino, Rise Again, que eu fiz uma tradução mambembe, é como se fosse o Senhor Jesus falando:

“Vão em frente, enfie os cravos em minhas mãos, fiquem aí rindo de mim, vão em frente digam que não sou quem sou. Virá o dia em que vocês verão, pois vou ressuscitar. Nenhum poder na terra pode me segurar; sim vou ressuscitar. A morte não pode me prender ao chão. Vão em frente, zombem do meu Santo Nome, meu amor por vocês continuará igual”.

Viu, zombadores? O amor de Cristo por vocês continua igual! Enquanto ainda é tempo de conversão, de salvação, o amor Dele ainda continua oferecendo perdão; até para os seus detratores, aquele que lhe enfiou a lança.

“Vão em frente e me enterrem, pois, muito em breve estarei liberto; vão em frente e digam que estou morto e acabado; vocês verão o quanto estavam errados. Vão em frente, tentem esconder o filho; e vocês verão que Eu Sou quem Sou. Sim, vou ressuscitar. A morte não pode me prender ao chão”.

Esta é a letra desse belíssimo hino, e conectando com aquele outro versículo que li: “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Você e eu vamos nos encontrar com Jesus, para que em seu nome se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra, conforme está escrito aqui neste quadro na parede, e a continuação diz: “e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai”.
Todo o joelho se dobrará. E o seu? Se dobrará agora, confessando que Jesus é seu Senhor e crendo NELE como seu Salvador? Se não, irá dobrar depois, para receber o juízo. Mas ele tem o mesmo amor: “O meu amor por vocês