Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Quando um vírus tira a nossa paz - Mario Persona



https://youtu.be/UwPAwwuM-ko

Quando um vírus tira a nossa paz
Mario Persona

Boa noite. Eu sou Mario Persona, acho que alguém aí ja deve me conhecer. E assim como está acontecendo em todo o mundo, nós estamos arrumando as coisas para poder atingir as pessoas pelo Evangelho de uma maneira, a la corona vírus. Hoje tudo foi transformado. Está todo mundo em casa sem poder sair, então vamos levar o Evangelho onde as pessoas estão, e não levar as pessoas onde o evangelho está; porque sempre foi assim, o Evangelho é levado até as pessoas, para que elas creiam em Jesus Cristo como Salvador.

É interessante um tempo assim porque desfaz muitos equívocos que existem na pregação do Evangelho, como aquela ideia de que você tem que ir um lugar para escutar o Evangelho. Nós estamos falando aqui da mensagem da salvação e não de cristãos congregando, ou coisas assim. Outro equívoco que está sendo destruído, é a ideia de que o Evangelho é algo para enriquecer, para você ser próspero no mundo, para você ter muito dinheiro e riqueza, trocar de carro, ter muita saúde. Pois hoje nós vemos que isso está sendo um problema para aquelas mega igrejas e megas pastores milionários, porque eles estão com um tremendo abacaxi nas mãos, com os seus templos caríssimos e de manutenção muito custosa, e não sabem como pedir dinheiro agora para as pessoas que não estão indo lá, pois estão em casa. Eles terão que inventar outra maneira de pedir dinheiro.

Mas a ideia do Evangelho da prosperidade é falsa, porque prega que se você for fiel e contribuir com seu dízimo e ofertas, Deus vai lhe abençoar. E isso não é verdade, era verdade para Israel, que era convidado a ser um povo obediente, para assim poder receber bençãos terrenas de Deus: bençãos materiais, de saúde e prosperidade aqui na terra; mas para a Igreja, para os cristãos, isso não é oferecido. Para o ser humano em geral hoje, na atual dispensação da Graça de Deus, o que é oferecido é salvação e perdão de pecados; e para isso não é preciso uma estrutura fabulosa, imensa e cara; você pode levar a palavra de Deus um a um, ou até com estou fazendo aqui, via internet. Se a teologia da prosperidade fosse verdade, então como explicar que a maioria de todos os milionários, bilionários e trilionários, jamais pensou em Deus, jamais se preocupou em obedecer a Sua palavra, e no entanto, eles tem muito dinheiro, muita prosperidade?

Então, é falsa a ideia de que Evangelho é melhorar de vida. Para os apóstolos, o Evangelho serviu para os mesmos piorarem de vida. Paulo era um homem nobre em sua religião judaica; quando se converteu a Cristo, ele passou a ser um desterrado, fugitivo, um prisioneiro espancado, açoitado; passava fome e naufrágios; ficou muito tempo preso na cadeia. E como acabou sua vida? Decapitado! Isso não é dito na Bíblia, mas pelos registros históricos sabemos que ele terminou a sua vida dessa forma, assim como morreu de forma violenta a maioria dos apóstolos; exceto João, que acredito, foi o único que não morreu de morte violenta; não foi martirizado, torturado; mas morreu de velhice numa prisão. Então passe uma borracha naquilo que você sempre escuta na TV, como sendo o Evangelho. Porque não é!

O Evangelho é de graça. O Senhor Jesus falou para os seus discípulos: de graça recebestes, de graça dai. Se alguém pedir dinheiro para você em troca da mensagem do Evangelho, está errado; a não ser que ele esteja vendendo alguma coisa material que tenha algum custo, mas não para falar do Evangelho; ninguém precisa pagar para escutá-lo, é falsa essa ideia. O Evangelho não é uma promessa de vida boa, mas a certeza de vida eterna, uma certeza de saber para onde nós vamos quando Deus puxa o tapete da humanidade como está fazendo agora. Muita gente até outro dia, estava segura no conforto das suas posses, do futuro dos seus planos, e agora está totalmente surpreso, não sabe o que aconteceu, não anotou a placa do caminhão, só tomou pancada, e falou: Uau! O que aconteceu? O que vai acontecer comigo nos próximos dias?

Eu não sei! Você sabe? Todas as coisas que nós contávamos por certas, agora são incertas, não há certeza alguma; e Deus permite essas situações para chamar a atenção do ser humano e falar: Ei, não é aqui o lugar que eu quero que o homem permaneça para sempre. Ninguém vai ficar para semente! Deus oferece um lugar na glória, oferece o perdão dos pecados porque mandou Seu Filho: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Isso é o amor de Deus, que enviou seu filho para morrer por nós.

Estou com minha Bíblia aberta em meu notebook e há uma passagem em 1 Pedro1, que diz assim: “Bendito o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

Isso é o evangelho! Ele está falando para pessoas que já foram geradas de novo. Você já foi? Eu não posso dizer se você foi ou não; isso é uma coisa particular sua. Quando escutamos a palavra de Deus, o Espírito Santo vem e toca o nosso coração para nos dar vida, para estarmos atentos à palavras de Deus, e para sentimos o peso dos nossos pecados. Se você observar no Evangelho de João, o primeiro milagre que Jesus fez, não foi ressuscitar um morto, não foi andar sobre as águas, não foi curar uma multidão de leprosos; mas o seu primeiro milagre foi resolver o problema de um buffet em um casamento. Parece uma coisa banal, sem importância, mas foi isso o que ele fez. Em João 2 lemos essa passagem quando Maria, a mãe de Jesus, veio e disse: Olha, acabou o vinho, o que nós vamos fazer? O casamento está aí, e os convidados esperando que lhes sejam servido mais vinho. Ele então ordena que os servos enchessem talhas de pedra com água até o topo.

Na Bíblia temos várias passagens que nos falam que a água é uma figura da palavra de Deus. Efésios 5 fala a respeito de o marido amar a esposa como Cristo amou a Igreja e dá a sequência; Ele purificou sua noiva, a Igreja, com a água da palavra.

O servo no Novo Testamento, e isso é belíssimo; é uma figura do Espírito Santo porque o Espírito Santo está no mundo agindo nos bastidores; Ele não é para ser visto; ninguém deve orar, glorificar, cantar adorando ao Espírito Santo, porque embora ele seja Deus, a sua posição aqui no mundo hoje, é a de um servo, é de alguém que aponta para Cristo e fala: Olhe, você tem que crer naquele ali, olhe para Ele, para Jesus! Esse é o papel do Espírito Santo. Eu gosto de pensar nele atuando no mundo hoje, como naqueles shows musicais, onde homens e mulheres vestidos de roupa preta, ficam circulando pelo palco e o público nem percebe, porque eles estão de roupa preta com o fundo preto do palco e a luz não cai sobre eles, mas só coloca o foco no artista principal. Eles vão de um lado para o outro, levando e trazendo instrumentos, ligando os fios, buscando microfones. Há também o cameraman andando para lá e para cá com a câmera, mas todos procuram ficar escondidos, não é para eles aparecerem. Porém, o show não acontece sem eles. Assim está o Espírito Santo hoje na terra; mostrando Cristo às pessoas. E ali em João:2 podemos ler a passagem quando diz:

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas (casamento) em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo?” Aqui não foi uma resposta mal educada, pelo contrário, ele respondeu respeitosamente, era a maneira de falar. “Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes.” Aqui entra a fé de Maria, a certeza de que ele podia fazer alguma coisa. Ela não o manda fazer, mas diz aos serventes: “Fazei tudo quanto ele vos disser”. Ele, Jesus! Eu sempre gosto de lembrar que as pessoas deveriam  obedecer ao mandamento de Maria. E qual foi esse mandamento? Fazei tudo que ele, Jesus, vos disser. “E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala”. O mestre-sala é o maitre ali, que estava servindo o jantar, ou uma refeição qualquer; a ceia aos convidados, o vinho, e todos se alegrando. O mestre-sala era responsável por organizar aquela festa. “E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim (Ou seja, o primeiro milagre) os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele”.

Todos esses elementos nos falam muito claramente da salvação de uma alma; nós somos como talhas de pedra, como vasos. A Bíblia muitas vezes usa vasos como simbologia de seres humanos; só que não somos apenas como vasos de barros, que são quebradiços, mas somos também como vasos de pedras, que é dura, difícil de ser quebrada. Há um vazio no ser humano, e todos sentem isso. Se você ainda não sentiu, deve estar sentindo agora, porque não pode ir à festas, não pode encontrar os amigos, não pode sair para passear. Você deve estar sentindo um vazio tremendo, principalmente se for de temperamento people people, em inglês, pessoas que gostam de pessoas; não passa um dia sem que fique uma hora pendurada ao telefone, sem visitar todos os amigos e amigas. Então, você pode estar sentindo esse vazio agora. Deus lhe colocou nesse deserto de quarentena, para ouvir a voz dEle.

Então essas talhas, esses vasos de pedras estavam vazios, e os servos vem e enchem de água até em cima. Lembre-se mais uma vez, a água é figura da palavra de Deus. E quando vão pegar aquela água, já era vinho; o Senhor Jesus tinha transformado a água em vinho! E assim acontece a uma alma: Quando você tem contato com a água da palavra trazida pelo Espírito Santo enchendo você dessa água da palavra de Deus, o que acontece? O Senhor Jesus transforma esta água em vinho, porque no momento em que você é vivificado, recebe vida através da água da palavra de Deus. Eu tinha lido aquele versículo antes:

“Bendito Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança e ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

Isso não é batismo, mas novo nascimento, é o Espírito Santo aplicando água em você para que nasça de novo; e nesse momento, acontece a razão pela qual você está aqui hoje; porque se você não estivesse interessado no Evangelho, você não estaria escutando-o agora. Você poderia estar ouvindo um show, assistindo a um filme ou uma série; mas você está aqui agora. Quem trouxe você e o fez ter esse desejo de escutar isso? Não veio de você, porque por natureza nós somos inimigos de Deus; não há quem busque a Deus, a Bíblia fala: Todos se extraviaram e se fizeram inúteis; não há nenhum só que busca a Deus; isso fala em Romanos 3. Então, se você foi trazido para escutar a palavra de Deus, muito provavelmente o Espírito Santo está trabalhando agora em sua alma; você teve contato com a água da palavra de Deus, e Ele agora está transformando essa água em vida. E uma vez que você tem vida de Deus agora, para sentir o seu pecado, o que acontece? Acontece como em um cadáver.

Imagine que você vai ao necrotério e tem um cadáver deitado lá. Ele não faz nada, você o cutuca com agulha, faz o que quiser, e ele não reclama porque não sente nada; você começa a amontoar tijolos sobre ele, e ele não está nem aí, pois está morto. Mas, digamos que você tenha inventado uma injeção que impute vida, e injeta vida naquele corpo morto. O que acontece é que se você aplicar a injeção, na mesma hora ele vai reclamar: Ei, tira esse peso de mim! Está doendo! E assim é o pecador. No momento em que ele recebe vida aplicada pelo Espírito Santo, diz: Eu não posso suportar o meu pecado! Eu sou pecador estou perdido! Quem me livrará do corpo dessa morte?

Ele está agora como diz em Romanos 7; sentindo o peso dos seus pecados; ele tenta seguir regras, a lei de Moisés e outras leis e não consegue. Ele fala: Eu vou guardar os dez mandamentos! Eu não vou matar, adulterar, roubar, mentir, não vou fazer isso e aquilo. E eu pergunto: Você vai conseguir parar de pensar? Porque ali fala também: não cobiçarás; e a cobiça é algo que você pensa. Se você gosta de sorvete e se eu agora falar para você colocar bem diante da sua mente uma bela taça de sorvete, um sundae com aquela cobertura de caramelo escorrendo, e um morango enorme, vermelho, em cima. Você é capaz de evitar desejar esse sorvete? Não, porque a cobiça acontece na mente. Então, ainda que você tente fazer tudo, obedecer a todas as regras, você continua sendo um pecador incapaz de controlar os seus desejos.

E aí quando você recebe vida pela palavra de Deus, vem o Espírito Santo toca e enche você com a água da palavra para agora você ter a vida. E qual é o próximo milagre? É você escutar o Evangelho da Graça de Deus que é: Cristo na cruz levou sobre si os pecados de todos aqueles que creem. Por que Jesus veio a este mundo? Um espírita dirá: - Para dar bons exemplos para sermos como ele, para ficarmos com espírito elevado, para reencarnarmos trocentas vezes e depois sei lá, atingimos o Nirvana (se for algum oriental). Não! Ele deu um exemplo, mas o seu exemplo me condena porque ninguém consegue andar como ele; se fosse pelo exemplo dele que eu estaria salvo, eu estava perdido; a não ser que eu fosse hipócrita: Estou seguindo o exemplo de Jesus! Estou nada! Ninguém consegue, porque ele é Deus e homem, perfeito em todo o seu andar aqui, jamais pecou; ele fala aos fariseus: quem pode me acusar de pecado? Ele não tinha pecado e nem capacidade e possibilidade de pecar, porque era Deus e homem; se ele pecasse não teria como salvar ninguém.

Esse homem veio perfeito, puro, santo e sem defeitos porque os cordeiros que eram sacrificados no Antigo Testamento durante o judaísmo, segundo a lei de Moisés, tinham que ser puros, sem manchas, sem defeitos; tinham que ser perfeitos. E assim veio Jesus, e ele foi sacrificado na cruz, assim como os cordeiros foram no Antigo Testamento, sacrificados no lugar do pecador, mas como símbolo apenas, porque o sangue de bodes e de cordeiros não pode tirar pecados. Esses sacrifícios passados lembravam que aquilo anunciava que Deus um dia iria oferecer um cordeiro verdadeiro, sem pecado, puro e manso, corretíssimo. E quando ele entra no mundo, João Batista aponta para ele, estando os discípulos de João ao seu lado: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ali estava a consumação, a antítese de todos os sacrifícios do passado, de todos aqueles milhares de animais que foram sacrificados, que apontavam para um só, o verdadeiro Cordeiro de Deus que iria tirar o pecado do mundo. E ele entra no mundo, tem uma vida santa para mostrar as suas credenciais; que era o único que poderia substituir o pecador do juízo de Deus e do sacrifício. Ele vai até a cruz, deixa-se pregar, e morre - ninguém o matou! Ele mesmo fala em uma das passagens no Evangelho: ninguém tira a minha vida, eu, de mim mesmo a dou.

Mas como é isso? Bem, entenda que o pecado trouxe a morte quando Adão e Eva pecaram lá no Jardim do Éden. Eles começaram a morrer espiritualmente e corporalmente. Pelo pecado de um homem entrou o pecado no mundo, e com o pecado a morte, mas Jesus não tinha pecado; como ele ia morrer sem pecado? Era impossível. Então na cruz, ele entregou sua vida, deu um brado, e surpreende inclusive os soldados que vieram quebrar suas pernas. Naquela época faziam isso com os criminosos para que ficassem pendurados só pelos braços, não conseguindo assim, respirar e morrer mais rápido por asfixia, cansaço esgotamento. Mas eles chegaram e falaram: Mas como? Ele já morreu? Eles quebraram as pernas dos dois malfeitores que estavam ao lado de Jesus, mas não as do Senhor, cumprindo assim uma profecia do AT que dizia: nenhum osso lhe será quebrado. Olhe que coisa maravilhosa!

Só que uma coisa muito importante você precisa entender aqui: todo homem, todo ser humano é pecador; eu e você nascemos pecadores, e existe apenas um caminho para o homem: ser salvo! Porque perdido ele já está. Nunca pense que o destino humano é tipo uma bifurcação onde eu paro no meio e falo se vou tomar o caminho de cá ou de lá. O da perdição ou da salvação? Vemos coisas assim, também em obras de arte, mostrando uma bifurcação: aqui vai para o céu, ali para o inferno; a intenção é até boa, mas está errado. Porque nós nascemos destinados, por causa do pecado, à perdição. Logo, só tem uma opção, e a única existente, é a salvação. E para sermos salvos precisamos ser castigados pelos nossos pecados.

Mas espere, o castigo pelos nossos pecados seria a condenação eterna no lago de fogo, o juízo de Deus eternamente, então não tem escapatória para mim? Sim, tem, porque um dia, veio alguém e morreu no meu lugar, e não só morreu, mas recebeu os meus pecados na cruz, e pagou por todos eles, é como se uma eternidade de juízo que eu merecia, fosse condensada em três horas de trevas na cruz. Jesus pagou os meus pecados.

Agora, uma coisa interessante: o pecador não redimido que rejeita o evangelho, que não queira aceitar a Jesus como seu Salvador, quando morrer irá ser julgado por Deus por causa dos seus pecados, e lançado no lago de fogo. Depois ele vai estar vivo eternamente ali, com o seu corpo e com todos os sofrimentos. Mas alguém pode perguntar se é fogo realmente. Bom, a Bíblia fala que é fogo, pois é a única coisa que poderíamos compreender como sendo um destino horrível, tremendamente dolorido, e tendo um corpo, a pessoa sentirá isso depois da morte. E Jesus na cruz, sentiu isso, antes da morte.

Você se lembra de uma passagem que fala do rico e Lázaro? Os dois morreram; o rico está no Hades que não é ainda o lago de fogo, mas uma posição, uma condição de morte; ali está sua alma e seu espírito, sem o corpo físico. Lázaro por sua vez, já estava no seio de Abraão; uma representação da presença de Deus. E nessa história que Jesus conta, o rico fala: Tenho sede, peça para Lázaro trazer água e molhar a ponta do dedo e me refrescar a língua e saciar minha sede. Ali ele tem sede, como poderia se não tinha corpo? Dá para explicar? Claro, você conhece alguma pessoa que teve um braço ou uma perna amputada? Essa pessoa sente dor no braço ou na perna, desvia-se de móveis como se o braço estivesse ali, porque ainda que não exista fisicamente, existe em sua mente, e dói, e tem sensações desse membro que se foi. Assim também acontece com quem morre, continua tendo sensações ruins, e terá depois que receber seu corpo para sempre, para toda a eternidade: sensações ruins e sofrimento. O incrédulo entrando na morte, vai ser lançado depois, no lago de fogo com seu corpo físico. Mas Jesus na cruz, vivo, sofreu tudo isso; antes de morrer. O juízo de Deus caiu sobre ele enquanto ainda estava vivo. Três horas de trevas condensavam a separação completa de Deus; e ali, ele sofreu por mim, e morreu para levar os meus pecados.

E voltando àquele capítulo de João, quando fala dos vasos de pedra que foram cheios de água pelos servos; lembrando agora: vasos de pedras, são os seres humanos; a água é a  palavra de Deus; servos é o Espírito Santo enchendo da palavra de Deus o ser humano, e Cristo fazendo um milagre quando essa pessoa crê nele como seu Salvador. A pessoa entende que ele morreu na cruz, ou mesmo que não entenda exatamente, mas que reconheça sua incapacidade de salvar-se a si mesma, e clama: Senhor tem misericórdia de mim. Aquele malfeitor ao lado de Jesus não entendia nada do que estava acontecendo, reconhece seus pecados, repreende o outro ladrão e fala: Nós estamos aqui porque merecemos, mas esse nenhum mal fez e se vira para Jesus e fala: Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino. Este Reino de Jesus será estabelecido na terra durante o milênio, os mil anos em que ele reinará aqui. Mas a resposta que Jesus dá àquele malfeitor, demonstra que ele não estava atendendo ao pedido exatamente do jeito que homem fez, mas Jesus responde: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso. No céu, não no reino. Note que coisa linda, que conforto! Aquele homem fez coisas erradas a vida inteira, era um criminoso. E não venha me dizer que ele era um bom ladrão: Você conhece um bom ladrão? Vá à delegacia e fale:

Seu delegado, fui assaltado; levaram meu carro, meu dinheiro, cartão de crédito. Levaram tudo.
Mas, você viu a pessoa?
Não sei, não vi, mas era um bom ladrão; muito bom, muito educado e consciencioso.

Ele era um ladrão, um criminoso! Não tem bom ladrão; ladrão é ruim, é mau. E assim era aquele ladrão na cruz, não entendia o que estava acontecendo, mas clamou: Lembra-te de mim, Senhor! Você só precisa fazer isso agora, nessa situação de apuro em que está. E que todos estão hoje. Peça ao Senhor para que lhe salve, creia que na cruz ele morreu para levar os pecados de todos aqueles que nele creem. Ele morreu por todos, mas levou os pecados apenas de muitos, desses que creem nele Como seu Salvador e seu Senhor; é isso que ele veio fazer.

Aquela festa de casamento era portanto, uma figura do que iria acontecer com o ser humano: ele transforma a água, que é a figura da palavra de Deus, e o vinho que é a figura do sangue. Nascemos em um país cristianizado, todos foram à ceia do Senhor, foram à missa se for católico, lá sempre te falam do sangue, do vinho e daquele simbolismo todo. O vinho simboliza sangue que é a vida; não há vida sem sangue. Quando você perde o sangue, perde a vida. Mas há uma outra coisa que o vinho simboliza também: Há uma passagem no AT que diz que o vinho alegra o coração do homem, então o vinho também é um símbolo de alegria. Você pode estar com o mundo caindo ao seu redor, mas tem uma coisa que não é abalada se você crê em Jesus; a alegria e a certeza de que você vai sair daqui e vai entrar no céu, na presença de Cristo.

Sim, porque eu fui bom.
Não, não há um que seja bom, não há um justo, não há um sequer, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, não há um!
Mas então o que eu tenho que fazer?
Você tem que ser substituído no juízo. O seu problema não é o juízo eterno depois? Então, passe a procuração para que um tome o seu lugar no juízo.

E a boa notícia que eu tenho para você, é que o Evangelho é uma boa notícia, uma boa nova, teve um que já tomou o lugar do pecador no juízo: Jesus, morrendo na cruz. E o que ele fez fica valendo para você. É como quando eu passo uma procuração para alguém ir ao cartório, ao fórum. Se vou comprar alguma coisa, e vou até um advogado, e ele cuidará de todas as coisas, de todo o processo, enfim. E quem será beneficiado? Eu! Mesmo não tendo ido ao fórum falar com ele. Não fiz nada, mas dei a procuração e ele fez tudo. E eu recebo os benefícios daquilo que ele fez por mim. Assim é a salvação, assim é substituição de Jesus no seu lugar, no juízo que era destinado a você. Ele tomou o seu lugar no juízo.

Por que você ainda não creu nele? Eu não consigo entender, como pode deixar escapar essa oportunidade. Não tem outra saída. Repare: todos nós, inclusive eu, você e os cristãos, tivemos a certeza da vida deste mundo, tiradas de repente de nós com essa crise, com essa pandemia. Ninguém sabe o que vai acontecer semana que vem; ninguém sabe se terá emprego mês que vem; ninguém sabe o que vai comer; ninguém sabe! Eu olho para as coisas que comprei semana retrasada e penso: Bom, vamos ver até quando vai durar isso. Então, sobra o quê? Nós temos um destino eterno: a vida, se você escolher a Cristo; e morte e condenação, se você rejeitar as boas novas do Evangelho.
Mas, voltemos então à palavra de Deus: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo”.

O que é gerar de novo? Não é reformar, melhorar, não é dar uma guaribada, não é dar uma demão de tinta; gerar de novo é começar do zero! “Nos gerou de novo para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

O evangelho não se limita a morte de Jesus, ele ressuscitou, e fez isto como protótipo de uma nova criação. Você e eu somos frutos da velha criação, temos um corpo de carne criado no tempo, para vivermos na terra. Ninguém conseguiria entrar no céu, na eternidade, com esse corpo, por que ele é feito para o tempo e o tempo é esse em que nós vivemos. O tempo foi criado junto com a matéria; quando Deus criou a matéria criou também o tempo. Einstein já falava isso: é impossível o tempo sem matéria e matéria sem tempo, as duas coisas são juntas, não poderia haver uma coisa sem a outra. Então você e eu temos um corpo, e fomos criados no tempo dentro de uma criação que é aquela que vem desde os dias de Adão; uma velha criação. E Deus não vai reformar essa criação, ele já condenou esse homem criado em Adão, na cruz. Onde Cristo morreu, ele estava pondo, podemos dizer, uma pedra em cima do velho Adão, do velho homem, da velha linhagem humana, para depois que ele saisse da sepultura ressuscitado, dar início a uma nova criação. O pecado entrou por um homem, Adão; e o pecado saiu por um homem, Cristo Jesus, que é agora o protótipo dessa nova criação. E se alguém está em Cristo é nova criação, e as coisas velhas já se passaram e tudo se fez novo.

Mario, mas você está aí com um corpo de sessenta e cinco anos de idade, e vem me falar que você é novo?
Sim, sou! O corpo é velho, mas a vida agora que eu tenho pela fé em Cristo, vida que Deus me deu quando eu cri em Jesus como meu salvador é uma vida eterna, e que nunca vai terminar.

O corpo vai deteriorar cada vez mais. Pelancas, rugas e vai morrer se o Senhor Jesus não voltar antes, mas aí, ressurreição! O Senhor Jesus morreu e ressuscitou. Ele não ressuscitou em um corpo etéreo, flutuando no espaço, mas em um corpo de carne e ossos; tanto é que quando os discípulos estão reunidos, Tomé não quer acreditar, e o Senhor fala: Tomé, ponha o dedo nas minhas feridas, veja que eu não sou espírito, um fantasma ou uma assombração; eu tenho carne e ossos. E não é igual ao que era antes, o corpo humano feito para terra, mas feito para a eternidade. Um corpo que logo após a ressurreição, entrou num aposento sem bater. Os discípulos se trancaram com medo, eles não sabiam que Jesus tinha ressuscitado ainda. Veio Maria e os avisou mas, eles não estavam acreditando, trancaram-se de medo dos judeus, da polícia religiosa, dos fariseus e de repente entrou Jesus sem bater, sem abrir a porta. E ele apareceu no meio deles e disse: A Paz seja convosco. Que palavra linda esta, depois de ressuscitado Ele trouxe paz para o coração daqueles discípulos.

E é isso o que você pode ter hoje, imediatamente, se crer em Jesus: paz. Este mundo está desmoronando assim como estão as as minhas pelancas, mas a paz em meu coração ninguém pode tirar. “Eu deixo a minha paz, a minha paz vos dou” o Senhor Jesus falou: “não vo-la dou como dá o mundo”: não dou a paz como o mundo dá. Por que ele falou isso? Porque o mundo oferece uma paz. Mas, ei, acabaram de tirar essa paz de nós aqui! O coronavírus, pequenininho assim, veio e vupt; a tirou de nós. A paz que o mundo e os pregadores da prosperidade oferecem é efêmera, basta um vírus para acabar com tudo. Mas a verdadeira paz, essa permanece. Então ele deixou a paz para aqueles que creem, deixou a salvação. Dá a salvação, ele dá o perdão de todos os pecados. E que pecados? Todos!

Mas, e se eu pecar amanhã?
O perdão está garantido!
E se eu pecar, eu posso perder a salvação?

Não perde! Porque quando Jesus morreu na cruz, levou os pecados de todos os que iriam crer nele. Nenhum dos que creriam tinha pecado ainda, porque ainda não existiam. Ele, porém, estava pagando os pecados. No tempo e na história da humanidade, todos aqueles viveram antes de Cristo e creram que Deus iria prover uma solução para o pecado, foram salvos. Eles talvez não soubessem exatamente como seria, as revelações foram dadas ao povo de Israel, a Abraão. E isso já vinha desde o Éden. Adão contou para alguém o que Deus havia prometido no jardim do Éden, essa pessoa já devia estar sabendo que Deus iria providenciar um homem que seria o descendente da mulher, e que pisará na cabeça da serpente. Então, antes de Cristo, todos os que creram nessa mensagem, nessa noção, nessa ideia, colocaram fé de que Deus iria resolver o problema e foram salvos. É como se eles comprassem no crediário, como quando você compra hoje e só paga no mês que vem. Era uma salvação no crédito. E depois de Jesus, todos os que creem nele, já tem uma salvação, porque já foi consumado. A salvação existe nos dois lados da cruz e ela é perfeita, uma salvação que não se perde.

Uma coisa me espanta, porém, quando converso com muita gente. Eu recebo centenas, milhares de mensagens; e agora com esse negócio de ficar todo mundo em casa, você não imagina como está a minha caixa postal! Eu não tenho condições de responder mais, porque é humanamente impossível. Todo mundo está em casa, sem fazer nada, e fala assim: Hum, o que eu vou fazer hoje? Ah, vou fazer uma pergunta para o Mário: Com quem casou Caim? Qual era a cor da sandália de Abraão? Qualquer coisa assim; fora as teorias conspiratórias que chegam. Hoje mesmo recebi um dizendo para eu escutar certo áudio, onde alguém profetiza que vai acontecer um clarão no céu. Eu escutei um pouquinho e desisti: tem um clarão no céu, e você não deve sair de casa porque se sair vai entrar um demônio, e você tem que passar um óleo e não sei mais o quê. Ele não conseguiu lembrar que óleo era e eu quase o ajudei no áudio, falando: óleo de peroba! Tem que ser uma pessoa muito cara de pau para falar um negócio desses.

Uma pessoa hoje, me escreveu dizendo não ter certeza da salvação, mas dizendo-se ser crente, católico. Dizia que Jesus morreu para lhe salvar. Mas se pergunto pra onde ele vai caso morresse agora, ele diria:  - Não sei, mas eu espero ir para o céu!

Mas meu filho, Jesus falou assim:” Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará lá em juízo, mas passou da morte para a vida. Olhe os verbos: quem ouve, quem escuta a minha palavra a qualquer tempo; e crê, tempo presente, naquele que me enviou; Jesus fala isso: tem a vida eterna. Isso é posse já, tem a vida eterna! Não entrará em juízo, ou seja, não vai passar pelo juízo final.
Mas falam tanto que eu tenho que passar pelo juizo final. Mas pergunto, para quê? Você ia chegar à presença do grande trono branco, quando Cristo vai julgar os pecadores, e ele ia falar: O que você está fazendo aqui? Seus pecados não foram todos lançados sobre mim na cruz?

É claro, é uma situação até em irreal, porque ninguém vai se apresentar diante do trono branco de Cristo onde serão julgados os pecados dos homens, se não tiver pecados para serem julgados. E como alguém pode não ter pecado para ser julgado? Os seus pecados já foram julgados na cruz! E quando você creu em Jesus ele perdoou todos os seus pecados; olha que coisa! Então essas pessoas me escrevem sem a certeza da salvação; o cara vai à igreja de manhã, à tarde, e à noite, dá tudo o que tem para o pastor, o pregador ou missionário, ou seja lá quem for; e não tem certeza da salvação, porque acha que a salvação é uma recompensa por bom comportamento, é uma recompensa por boas ofertas, é uma recompensa pelo que ele faz para Deus. Não! Em Efésios 2, fala: "Pela graça sois salvo e isso é pela fé, isso não vem de vós, é dom de Deus para que ninguém se glorie.”

Pela graça! Que é um favor imerecido; você não merece, eu não mereço, e ninguém merece. Mas quando você crê em Jesus como seu Salvador, Deus dá a você esse presente, de graça.

Estou vendo desespero geral nos noticiários dos investidores que veem as suas ações subirem e despencarem. Estão pensando nessa hora: Errei o investimento e daqui a cinco minutos: Opa, eu acertei. comprei as ações certas. Daqui a dez minutos, caiu tudo novamente, perdi tudo que eu tinha. E assim vai, nesse sobe e desce, essa é a vida daquele que se diz cristão e nunca creu verdadeiramente na salvação eterna, na obra de Cristo; Ele está achando que em uma hora está salvo, e em outra hora está perdido. Não é assim! Descanse na certeza da salvação. Aquele que o Pai deu a Cristo Jesus, ninguém pode arrebatar da mão do Pai. Ninguém! Nem morte, nem anjos, nem demônios. Nada pode tirar um salvo das mãos do Pai! Aí, você tem um descanso verdadeiro.

Então creia em Jesus como seu Salvador, reconheça que essa salvação é eterna, porque senão você chamaria salvação provisória. Você está salvo? Sua salvação foi eterna? Eu recebi salvação provisória, e tem no contrato que eu posso perdê-la a qualquer momento. Cara, que salvação meia boca é essa que você recebeu! Foi o pastor que falou isso para você? Ele mentiu.

Uma vez, eu estava conversando com um pastor pentecostal e falei para ele da certeza da salvação eterna. Ele falou: Mário eu sei que uma pessoa que crê em Jesus nunca vai perder a salvação, mas eu não posso pregar isso na minha igreja porque senão ela fica vazia. Ou seja, ele pregava mentiras para não perder a receita, a contribuição. Não pague para ser salvo! Porque quem tinha que pagar para você ser salvo é Jesus e ele já pagou na cruz. Receba, aceite agora, a salvação que ele dá por graça. Deixa que ele, o Espírito Santo, encha você com a água da palavra. E que o Senhor Jesus transforme isso em vida e alegria por um milagre que nenhum de nós vai entender. E não vai mudar nada na sua vida, não vai acabar a crise do Corona vírus, não vai passar a pandemia, mas você terá a paz que excede a todo entendimento; é essa a paz que Jesus oferece.