Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Você tem pai? - Mario Persona

 https://youtu.be/3Jv6COS7qM0

Olá, eu sou Mário Persona e estou aqui com meu uniforme de quarentena - de pijamas - porque não gostaria de deixar passar esta importante data para muitas pessoas. Queria aproveitar o dia em que comemora-se o Dia dos Pais, para começar com uma pergunta: você tem pai? A pergunta parece estranha, mas muita gente não tem pai, ou não o conhece. E um dia como este fica ainda mais triste, uma vez que as pessoas ficam se perguntando quem é seu pai, onde ele está, etc. Outros terão perdido o pai: o meu, por exemplo, partiu daqui para estar com Jesus em 1998; outros conhecem o pai, mas estão brigados. Então, esta data será miserável e triste, a menos que você vá lá e reate a sua amizade, converse com seu pai, ligue para ele. Amanhã você poderá estar na categoria dos que não têm mais pai, que já partiram daqui, e vai remoer isso pelo resto da vida. Então, ligue para ele e tente reatar esse contato.

Ontem eu li um post de um rapaz que dizia mais ou menos assim: “Não conheci o meu pai. Depois de adulto consegui encontrá-lo, mas ele não quis nada comigo. Ele me disse que só reconhecia os filhos que tinham sido registrados. Eu soube que ele morreu sozinho e desamparado”.

Que triste, não é? Quando li isto, lembrei de uma música sertaneja que tocava nos anos setenta que é de dois compositores, Arthur Moreira e Sebastião Ferreira da Silva; o nome da música é Filho Adotivo. Eu acho que o Sérgio Reis canta esta música de forma mais moderna, nos dias atuais. Ela conta a história de um homem da roça que tinha seis filhos biológicos e que adotou um outro, ficando com sete filhos. E com muito custo, trabalhando na enxada, conseguiu criar e dar educação para eles, fazer com que os filhos pudessem ter um diploma e que fossem independentes. Quando ele chegou a uma idade avançada, foi largado pelos filhos em um asilo qualquer e começou a viver sozinho, até que um dia, o filho adotivo foi procurá-lo. A música termina mais ou menos assim: “Faz muito tempo que não vejo os outros filhos, sei que eles estão bem e não precisam mais do pai. Um belo dia me sentindo abandonado, ouvi uma voz bem do meu lado: pai, eu vim para te buscar. Arrume as malas. Vem comigo, pois venci. Comprei casa, tenho esposa e o seu neto vai chegar”.

Eu me emociono cada vez que ouço esta música que tocava nas rádios. E volto a lhe perguntar: você tem pai? Você certamente tem, pois todo ser humano nasce de um pai e de uma mãe, mesmo que não os conheça. Há um versículo na Bíblia no Salmo 68.5: "Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo".

Existe um Deus que se importa também com os abandonados; um Deus que quer ser pai. Talvez você queira citar aquela passagem da Bíblia, que todos somos filhos de Deus. Bem, talvez a sua Bíblia seja fake e esta frase deve estar ao lado daquela que diz que os reis magos eram três, ou que Paulo caiu do cavalo quando se converteu, ou então aquela outra passagem que diz, até mil chegará e de dois mil não passará; e mais um monte de falsas passagens na Bíblia, como Deus diz: ajuda-te que eu te ajudarei. Muitos repetem essas frases e nem percebem que elas nunca fizeram parte do texto sagrado. "Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo". Ele quer ser seu pai.

Ah, mas eu já tenho pai, eu sou filho de Deus, todos somos filhos de Deus.

Será mesmo que você é filho de Deus? Existe uma passagem, e esta sim, está na Bíblia, em João1:11-13, que diz: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

O que quer dizer que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem? É que não são descendentes, não têm consanguinidade de um ser humano. São ETs? O que são eles? Eu vou explicar: não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, ou seja, não foi por uma decisão humana, não foi de uma relação sexual que eles nasceram, nem da vontade do homem; não houve aí uma decisão humana também para que tivessem nascido; mas nasceram de Deus. Eu estou falando de um novo nascimento, onde até aqueles que não conheceram um pai humano, podem agora conhecer o Pai divino. “O Pai”, e não um pai. O pai que quer salvar e encher sua casa de filhos! Este é Deus Pai, aquele mesmo que o Senhor Jesus Cristo chamava de meu Deus e vosso Deus, meu pai e vosso pai, dizendo isso aos seus discípulos.

Eu lhe pergunto: você é filho de Deus? Se você nunca aceitou e recebeu a Cristo Jesus como seu Salvador e Senhor; você não tem pai, ou você não tem O Pai; você pode ter muitos pais por aí, mas não tem o Pai, que é Deus. E ele é o único que pode realmente te amar, porque a Bíblia fala que Deus é Amor. Somente um pai que é amor, pode amar seus filhos, porque o pai e o Deus da Bíblia é um Deus trino: um só Deus, composto de Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, uma Trindade. Você quer entender a Trindade? Esta não posso explicar, ninguém a entende. Nós a aceitamos pela fé, pois este é mais um dos mistérios divinos, já que o homem não seria capaz de compreendê-la. Ela aparece em várias passagens, como quando a Bíblia fala, já no início: “No princípio criou Elohim os céus e a terra”. Elohim é a palavra plural de Eloá, que é singular. Podemos entender como "no princípio criou Deuses, os céus e a terra"; só que não são deuses pagãos, mas Elohim, porque é a Trindade, como disse antes, Pai, Filho e Espírito Santo. Ao longo de toda a Bíblia nós encontramos revelações de Deus agindo sempre em três pessoas. Quando o Senhor Jesus, por exemplo, foi batizado no rio Jordão por João Batista, ali estava o filho de Deus entrando na água. Quando ele saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba, e do céu veio uma voz: “Esse é o meu filho amado, em quem tenho prazer”. Deus Pai, Filho e o Espírito Santo, estavam os três ali no batismo de Jesus.

— E este pai é o único que pode amar.

Sendo Deus Trino na eternidade, quando não existia ninguém para ser amado e só existia Deus, como ele podia amar? Exatamente por ele ser Pai, Filho e Espírito Santo: ora, o pai ama o filho, e o filho ama o pai, eles se amam, eles se amaram, executaram, exerceram e exercitaram o amor por toda a eternidade antes de decidirem, ou de Deus decidir, criar os seres humanos. O amor de Deus era tão grande, tão transbordante, que faltava a Ele um objeto para ser amado, faltava o ser humano para amar. Por isso Deus criou o homem. Infelizmente, já no começo, o homem entornou o caldo, caiu em pecado, não confiou em Deus e na sua palavra; deu ouvido a palavra de Satanás transfigurado em uma serpente no Jardim do Éden, caindo em pecado. Então, veio a desgraça da raça humana que nem preciso lhe explicar.

Mas o evangelho veio para ser uma missão de resgate. Não de melhoria do mundo. O mundo não vai melhorar, esqueça!

— E se nós mudarmos de partido?

Você é muito inocente! Quantos mil anos de História existem? Mudaram os reis, os governadores, os partidos, as ideologias; e o mundo está a mesma coisa de sempre. Adão e Eva tinham sido criados por Deus para cuidar disto aqui, para dar nomes aos animais, para administrar toda a natureza, o mundo enfim. Mas, quando eles caíram em pecado, sabe o que ambos fizeram de fato? Entregaram de mão beijada a Satanás esta responsabilidade que Deus lhes tinha dado, de cuidar da criação. Por isso que nos Evangelhos você encontra o Senhor Jesus chamando Satanás de "príncipe deste mundo". Quem o elegeu príncipe? Não foi Deus! Ele usurpou esse cargo, esse posto que Deus havia dado aos homens, de serem administradores da criação, mas o homem falhou em todas as coisas. E agora Deus vem em resgate daqueles que querem ter um pai, O Pai! Mas este só pode ser um pai que ama, sendo ele mesmo amor. A Bíblia fala: Deus é Amor, então esse Deus que é amor só poderia ser o Deus da Bíblia, nenhum outro. Alah, o deus dos islâmicos, não é amor; o deus dos unitaristas que não é triuno, não é amor; o deus dos mórmons, não é amor, porque não é um Deus triuno. O deus de tantas outras religiões não é amor. Só um Deus que é amor, e só esse Deus tem capacidade de amar como um pai.

Eu volto a lhe perguntar: você já tem O Pai? “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu nome”.

Você algum dia dobrou seu joelho fisica ou mentalmente, ou de coração e reconheceu que é um pecador perdido e que vai sair daqui deste mundo um dia? Sim, não tem jeito de não sair, nao há como mudar essa situação. Lembre-se bem, você viu muita gente saindo desta vida com essa pandemia de coronavírus, muita gente que você ama partiu daqui. Onde estão eles agora?

Se você dobrar, ou se já dobrou os seus joelhos, e creu em Jesus como seu Salvador, você recebeu o direito, o poder de ser transformado em um filho de Deus. Olhe que privilégio! Filho, herdeiro e co-herdeiro de Deus com Cristo! O que foi feito daquilo que Adão falhou? Cristo é agora a cabeça da nova criação, e o ser humano, Adão, que era a cabeça da velha criação, falhou miseravelmente. O mundo hoje é controlado por Satanás que espor aí dançando e rolando, fazendo o que quer e levando todo mundo na conversa, mas um dia Cristo voltará. Ele veio aqui para salvar, mas volta um dia para reinar e julgar, e voltará com os que são seus. Aqueles que o receberam como Salvador e Senhor, e receberam o título de filhos de Deus - uma titularidade que nós não temos de nascença – se você nasceu uma vez só, morrerá duas: uma de morte natural e depois terá a morte eterna, que é uma condenação eterna. Mas se você nasceu duas vezes, você é agora filho de Deus. Somente o corpo morrerá um dia, se Cristo não voltar antes para nos buscar no dia do arrebatamento da Igreja.

Então, lembre-se disso, pegue aquela Bíblia que você falou um dia que todos somos filhos de Deus, risque e escreva: somente aos que receberam a Jesus como Senhor e Salvador são filhos de Deus. Mais ninguém!

Há uma outra passagem em Gálatas 3:26, que Paulo está escrevendo para pessoas que já eram convertidas a Cristo, e que diz assim: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus”. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. E outra passagem em Gálatas 4:6-7, que diz: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao vosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. De sorte que já não é escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

Quantas coisas maravilhosas Deus promete para aqueles que são filhos de Deus, para aqueles que receberam a Cristo Jesus como Senhor! Quando você começa a ler a Bíblia, ela vai explicando que os que agora são filhos de Deus não precisam viver atemorizados, não são mais escravos de Satanás como eram. Satanás escraviza o homem por medo da morte, mas quando você tem já, a garantia da vida eterna, você não é mais escravo de Satanás, você é um filho de Deus, e está aqui neste mundo esperando a vinda do Senhor.

— Mas, e se eu morrer antes?

Amém! Também serve, se não vai de táxi, vai de Uber; de alguma maneira você sair daqui para a presença de Cristo no céu; é isso o que importa entender. O incrédulo não tem esperança nenhuma. Você sabe para onde vai, se o seu coração parar de bater agora?

— Ah, eu acho que vou para o céu.

Acha, ou tem certeza? Acha baseado em quê? Quem disse que você vai?

— Lá na igreja nos falam que se formos bons, dermos o dízimo, se andarmos corretamente, etc, podemos ir, talvez para o céu -

Não! Isso é mentira! Preste atenção nas palavras de Jesus no Evangelho de João 5:24:

Quem ouve a minha palavra...” Você está ouvindo agora a palavra de Deus, o evangelho da salvação, “e crê naquele que me enviou...” Crê em Deus Pai, que enviou o filho ao mundo para morrer e levar na cruz os pecados daqueles que nele creem. “Tem a vida eterna”. Cadê o talvez? Não tem talvez, mas sim, “tem” a vida eterna!

Se eu te der um cheque de mil reais e você ali na esquina encontrar um amigo, e ele te perguntar se você tem algum dinheiro e você responder:

— Olha, eu tenho mil reais. Esse cheque que recebi de tal pessoa...

Ora, mas isso aí não é dinheiro, é um cheque!

Mas a pessoa é idônea, a sua assinatura é o mesmo que dinheiro. Se eu for ao banco eu retiro na hora, porque é dinheiro, eu confio nessa pessoa.

Veja, é a idoneidade de quem promete que vale, não é o papel. Então, o Senhor Jesus, diz: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou - Deus Pai que enviou seu filho, que é Deus filho, para morrer em uma cruz e levar os meus pecados- tem a vida eterna. Veja, não é terá, talvez, ou quem sabe. Em Efésios 2 lemos: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; isso não vem de vós”. Nem mesmo a fé vem de nós! Mas é dádiva, é dom de Deus. Pela fé: não vem das obras para que ninguém se glorie, e ao chegar ao céu fale que está lá porque foi um cara legal, bom, caridoso que ajudava os pobres, que ia à igreja todos os dias, fazia fotografias na hora de fazer uma doação, etc. Não adianta! O espírita costuma falar que sem caridade não há salvação. Realmente, está certo o que eles dizem, só que o problema é que ali, eles estão falando da caridade da pessoa; mas a única caridade que salva, é esta que vem de Deus Pai, que entregou seu próprio filho à morte para nos salvar. Esta caridade, esta dádiva, esta sim salva, não a minha que é interesseira. Salvação não é uma barganha:

Eu darei esmolas, serei bom, ajudarei os pobres, irei à igreja para dar o dízimo, farei isso e aquilo, assim Deus me salvará!

Você está brincando! Você acha que Deus é tonto e vai lhe salvar fazendo esse tipo de barganha? Não! Você precisa de perdão! Desde quando alguém pode comprar perdão? Imagine que uma pessoa lhe ofendeu, e um dia ela aparece e diz:

Eu quero seu perdão. Tenho um dinheiro aqui, e queria lhe dar para você me perdoar.

Aí mesmo que você ficaria ofendido, não é?!

Se você até hoje, tentou comprar o perdão de Deus pelas suas obras, pela sua bondade, você está na verdade, ofendendo a Deus. É como se um homem muito rico lhe convidasse para um jantar e falasse:

Haverá um jantar maravilhoso lá em casa e eu o preparei especialmente para você.

Oh, eu gostaria de dar uma ajudinha! Você sabe, não é? Esse negócio de caviar, faisão, tanta coisa boa, eu trouxe esse pãozinho com mortadela para reforçar, no caso de faltar alguma coisa, entende?

 Mas isso é uma ofensa!

Ah, mas o pastor falou que se eu não for à igreja, se eu não der o dízimo, eu vou perder a salvação.

Vai perder como, se você nunca a ganhou por si mesmo? Você nunca a conquistou, você a ganhou por graça! Deus deu a salvação. E Cristo Jesus, quando se despediu dos seus discípulos, prometeu que daria o Espírito Santo e que ele ficaria sempre conosco. Então, em que momento da sua vida, você acha que seria possível perder uma salvação que recebeu por graça?

Mas se eu pecar, eu perco!

É? Em que momento da sua vida, você nunca pecou? Quantos minutos do seu dia você passa sem maus pensamentos, sem uma má prática, sem uma palavra vã? Nós pecamos o tempo todo! A primeira condição para você ser salvo é reconhecer que é um pecador, é render-se na sua incapacidade e impossibilidade de obter a salvação por seus próprios méritos, por seus próprios esforços. É reconhecer que só pode receber por graça. “Pela graça sois salvos, mediante a fé”. E o que é fé? É uma coisa que eu não vejo, não tem cheiro, não tem gosto, não tem nada; não é algo como o poder do pensamento positivo: - Eu tenho fé que vou ganhar na loteria esta semana!

Isso não é fé. Fé é a certeza das coisas que não se veem, é a certeza de fatos que se esperam. Porque Deus falou na sua palavra! Isso é fé. E você coloca a sua fé não em si mesmo, não na sua capacidade, não em uma igreja, não em um pastor, não em uma doutrina: você coloca sua fé em uma pessoa!

No Antigo Testamento, em Gênesis 15, o Senhor fala para Abraão: “eu sou o teu escudo e o teu grandíssimo galardão”. Em Romanos 4, fala: “creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Abraão creu naquele que é o seu escudo, seu galardão, o prêmio e a recompensa; foi nesse em quem Abraão creu; não em si, em seus próprios esforços, em suas próprias obras, na sua própria caridade e capacidade.

Logo, quando você fala que fará tal coisa, que vai ganhar na loteria, que tem sorte, você está mirando na sorte e em outras coisas, mas não na fé verdadeira, aquela que coloca Deus no alvo. Crer só em Deus, em Cristo e na sua palavra, esta é a fé verdadeira; qualquer outra fé não é a que a Bíblia fala.

Jesus chama de irmãos todos os que nele creem, porque ele é filho de Deus, e quando ele morreu para nos salvar, conquistou para si muitos irmãos, por isso em Hebreus fala que ele está no meio de muitos irmãos, porque ele conquistou para Deus Pai uma família imensa. Você é membro dessa família? Se você ainda está tentando, se esforçando para se salvar, meu amigo, você está errando. “A todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem em seu nome.” Só esses. E os outros? Não são filhos de Deus, infelizmente, mas está aberto, Ele está lhe chamando hoje. O Senhor está falando aos corações destes ouvintes, ele quer ter você como filho. O que você está esperando?

Nesse dia dos pais, eu espero sinceramente que seja o Dia DO Pai, do seu pai, aquele mesmo que é meu pai, porque um dia ele me colocou prostrado, reconhecendo os meus pecados. Para eu me entregar a ele, e crer nele como meu Salvador. “Quem ouve a minha palavra, disse Jesus, e crê naquele que me enviou... Em Deus que enviou seu filho para morrer pelos pecadores... Tem a vida eterna. Está com o cheque na mão, tem a vida eterna, não entrará em juízo, na condenação final, para onde vão todos que rejeitaram a graça de Deus. Esses serão lançados eternamente no lago de fogo; mas quem crê não será nem julgado.

E a salvação é em vida, não mais salvação depois da morte! Porque o verbo "tem” a vida eterna, está no presente, não diz, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, terá vida eterna, talvez, no fim, você verá, Deus julgará, vai pôr em uma balança as suas obras. Que obras Ele porá numa balança? As nossas obras são trapos de imundícias! Na versão original, significa pano de menstruação, isso são as nossas obras, elas não servem para nada, é sujeira, só isso. “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em juízo ou em condenação, mas passou da morte para a vida”; é assim que termina esse versículo. Você estava olhando para a morte porque ela aterroriza e Satanás usa desse terror. Hoje nós estamos vendo o terrorismo mundial assustando todo o mundo, colocando a morte na frente das pessoas. É claro que é a morte está batendo em nossas portas, mas quando você crê em Cristo, passou da morte para a vida. Você viu a morte ir embora e vida agora, dentro de você.

A única perspectiva que você tem agora, depois que creu em Jesus como seu Salvador, é vida, e vida eterna. O que é vida eterna? É vida para sempre? Não, é uma coisa que não tem fim e nem começo, é a vida de Deus. Uma coisa para sempre seria perpétua, mas não é só isso, você não tem só a vida perpétua, será uma vida eterna, aquela que não tem começo nem fim. Dá para entender? Não dá! A nossa cabeça não entende, porque nós vivemos no tempo, e a eternidade é sem tempo. Ninguém na eternidade fala que ontem foi àquela estrela, amanhã irá até aquele planeta, enfim, não existe isso, porque não tem hoje, nem amanhã na eternidade; ela é eterna. Não dá para entender, eu sei que não dá, e não vou tentar explicar, mas esta é a vida que só pode vir de Deus, e só pode vir daquele que dá a vida: e que é Pai.

Ele nos salvou, nos deu vida, nos deu uma nova pátria. Sim! Nossa cidadania está no céu, “de onde nós aguardamos também o nosso salvador.” Você deixa de ser cidadão da terra e passa a ser cidadão do céu no momento em que crê em Jesus como seu Salvador. “As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

Então, mais uma vez, eu quero terminar perguntando se você já tem pai. Se você nunca conheceu o seu, conheça agora "O Pai", crendo em Jesus como seu Salvador. Se seu pai terreno já faleceu, continue agora vivendo com o Pai celestial, que nunca lhe deixará.

E feliz Dia do Pai, para aqueles que têm O Pai, porque se você ainda não tem a Deus como o seu pai, pela fé em Jesus Cristo, por mais feliz que seja este dia, ele vai terminar.

Um bom dia para vocês.