Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Retrato de Familia - Mario Persona

Retrato de Família - Mario Persona
http://files.3minutos.net/Retrato-de-familia-Mario-Persona.mp3



Youtube: https://youtu.be/s8OQ8TVqTT4

Retratos de família
Mario Persona

Eu estou falando aqui da criação do homem; os primeiros seres humanos criados foram provados um dia e mostraram-se incapazes. A Bíblia fala dessa “nota” que eles receberam: o pecado; uma mancha que nunca mais saiu do homem. E todos os seres humanos descendentes dessa linhagem nasceram pecadores, nasceram com essa mancha.



Mas Deus, que é o autor de toda a criação, não queria deixar a coisa assim.

Então o que Ele fez?

Ele submeteu o ser humano a diversas provas ao longo de todo esse tempo, a diversos testes.

O homem foi provado de uma maneira e “tirou zero”. Não passou! Foi reprovado.

O homem foi então provado de outra maneira e foi reprovado novamente.

Ao longo dos séculos, Deus foi provando o homem de diversas maneiras, de uma forma e de outra, para ver se havia alguma coisa de bom nele... E sempre, sempre e sempre a nota foi zero!

Nunca foi achado nada de bom no homem. Nunca!

Deus mandava os seus mensageiros, mandava os seus profetas para avisar ao homem dos seus caminhos errados e esses profetas eram expulsos, eram apedrejados, eram mortos, e assim, na folha - vamos dizer assim - do “currículo do homem”, foi assinalado cada ato desses... De reprovação, de rejeição do homem contra o seu criador.

Mas Deus é paciente.

Deus foi paciente ao ponto de um dia enviar seu próprio filho a este mundo, Jesus Cristo!

Deus se fez homem na pessoa de Cristo.

Deus assumiu a forma humana e perfeitamente assimilável pelos homens.

Ele não veio ao mundo numa forma estranha, numa forma que os homens não pudessem enxergar, ou flutuando no espaço.

Não! Deus veio ao mundo na forma humana, porém sem pecado. Mas veio em carne.

Deus, o filho de Deus, Jesus Cristo, esperando ser reconhecido pelos homens; e isso foi o que nós podemos chamar de “exame final”.

E o retrato dessa formatura, do dia desse exame final (existe um retrato disso. Existe uma imagem gravada aqui na Bíblia), é o homem rejeitando completamente a Deus! Quando o homem pegou o filho de Deus e pregou-O numa cruz.

Essa foi a derradeira prova, foi o exame final do ser humano.

Esse foi o dia da formatura do homem; o dia em que atingiu seu ápice em mostrar o que era o coração do ser humano; totalmente inimigo de Deus e totalmente contrário a Ele.

Nesse dia, Deus foi plenamente rejeitado. Cristo foi morto; Ele foi pregado numa cruz.

E essa imagem está gravada na Bíblia e nós vamos ler essa passagem no evangelho de Lucas, no capítulo 23, e você e eu estamos aqui nesse retrato que vai ser mostrado.

Eu e você e cada ser humano está aqui.

Eu posso lhe dizer, lhe mostrar isso, uma fotografia da formatura do homem e falar: “olha eu aqui”. E você também, você vai poder olhar para esse retrato e dizer: “eu estou aqui. Olha minha fotografia aqui! Olha meu retrato! Eu também estava aqui”.

“E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos. E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nossa nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei. E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem. Mas eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia, começando desde a Galiléia até aqui. Então Pilatos, ouvindo falar da Galiléia perguntou se aquele homem era galileu E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.

E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal. E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia. E estavam os principais dos sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência. E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro. E, convocando Pilatos os principais dos sacerdotes, e os magistrados, e o povo, Disse-lhes: Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte. Castiga-lo-ei, pois, e solta-lo-ei. E era-lhe necessário soltar-lhes um pela festa.

Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio. Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.  Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castiga-lo-ei pois, e solta-lo-ei. Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, redobravam. Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam. E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles.

E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus. E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco? E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.  E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.” (Lc 23:1-48).

Será que você já se achou aqui?

Será que você já viu seu retrato aqui?

Toda a multidão levou Cristo a Pilatos...

Será que você não estaria nessa multidão também?

Será que você não estaria entre aqueles que apontavam seus dedos contra Cristo e falavam: “crucifica-o! Crucifica-o!”?

Será que você não estaria nessa multidão?

Eu estou perguntando apenas.

Não estou dizendo que você estaria nessa multidão, mas eu pediria agora a cada um aqui que julgasse seu coração.

Será que você não seria um desses e diria: “crucifica-o!”?

E O levaria a Pilatos para ser crucificado?

Pense bem nisso!

Eles acusavam a Cristo de diversas coisas e, principalmente, O acusavam daquilo que Ele era realmente.

Ele veio para reinar. Ele veio para os que eram seus e os seus não O receberam.

Porém o seu reino aqui já não era mais desse mundo.

Ele dizia-se filho de Deus, fazendo-se assim igual a Deus, e O acusavam disso.

E ele realmente é! Deus feito homem.

Mas Ele não era aquilo que as pessoas esperavam que Ele fosse; ou aquilo que as pessoas queriam que Ele fosse.

Portanto, Ele incomodava o homem.

Porque no coração do homem só havia inimizade contra Deus e ali estava Deus agora, presente entre os homens. Deus entre os homens, Jesus!

E se havia inimizade no coração do homem contra Deus, esta inimizade era agora dividida contra Jesus, o Filho de Deus feito homem.

Será que você também teria essa inimizade contra Deus?

Será que você já se achou aqui?

Vamos continuar...

No versículo 6: “Então Pilatos, ouvindo falar da Galileia perguntou se aquele homem era galileu.
E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém”.

É muito comum nós falarmos do evangelho a uma pessoa e ela, ainda enquanto ouve o evangelho, já está pensando, “isso seria bom para fulano escutar! Se ele escutasse isso, que bom seria. Isso que ele está precisando. O problema que ele está passando... Isso ele precisa. Eu vou mandar para ele”. Será que não foi você esse que mandou Cristo para Herodes?

Talvez Pilatos também pensasse, “bom, esse caso não é comigo. Não tenho nada a ver com essa história. É galileu, logo não é comigo. Manda pra Herodes”.

Você talvez esteja dizendo: “Cristo não é pra mim. Eu estou muito bem na vida que levo. Eu não fiz mal pra ninguém. Eu nunca bebi. Não bebo, não fumo, não faço nada de errado. Não é pra mim isso que você está falando. Bom seria para fulano ou pra cicrano. Eu tenho um amigo que precisa disso aí. Vai lá conversar com ele!”.

Muitas pessoas já me procuraram para pedir que eu fosse conversar com alguém.

Eu trabalhava em São Paulo, no metrô, e a secretária da seção que eu trabalhava era uma mãe de santo, uma macumbeira, que tinha uma loja de artigos de macumba.

Um dia um amigo muito querido dela queria se suicidar; então ela veio perguntar o que podia falar para que ele não o fizesse... Todos os dias eu falava do evangelho pra ela.

Eu disse: “fala pra ele crer em Cristo!”.

Felizmente ele não se suicidou.

De qualquer maneira, ela buscava uma solução fora daquilo que ela tinha.

Ela não tinha solução, entretanto ela buscava não pra ela, e sim para alguém que ela queria bem.

Assim somos nós.

Será que alguém aqui agora está achando que Cristo é pra outra pessoa que não você mesmo?

“Envie Cristo a Herodes”, Pilatos fez isso. Ele quis se livrar de Cristo.

Deus na frente dele e ele O mandou para Herodes, “remeteu a Herodes (versículo 7) e também naqueles dias estava em Jerusalém, e Herodes quando viu a Jesus, alegrou-se muito”.

Olha! Alguém que gostou de saber que vai encontrar-se com Cristo, será que é esse você?

Que ficou alegre de saber que vai se encontrar com Jesus; será que é seu retrato aqui?

Vamos ver porque ele se alegrou, “porque havia muito que desejava vê-lo (versículo 8) por ter ouvido dele muitas coisas, e esperava que lhe veria fazer algum sinal”.

Ah, Herodes estava curioso. Herodes queria ver um milagre.

Ele queria ver alguma coisa grandiosa, um paralítico levantar, um morto ressucitar, um cego enxergar... Ele sabia que o Senhor Jesus fazia essas coisas. Ele ouviu dizer e isso ele queria ver.

O homem sempre quer ver o que é espantoso, extraordinário. O homem sempre está buscando isso. Você, será que está aqui simplesmente buscando o extraordinário?

Você quer ver algum milagre em outra pessoa?

Esteja certo de uma coisa: Pilatos estava diante de Cristo e ele queria Cristo longe, ele ia mandá-Lo pra outra pessoa. Herodes estava diante de Cristo e queria vê-Lo fazer algum milagre; em outra pessoa. E o maior milagre que Cristo pode fazer nesta noite é transformar sua vida; é perdoar os seus pecados. É salvar você da perdição eterna.

Que perdição eterna é essa?

A consequência daquela formatura!

Todo homem, por ser pecador, por mostrar claramente aqui que é inimigo de Deus, está destinado a uma recompensa.

A Bíblia fala que o salário do pecado é a morte.

Eu trabalho. No fim do mês recebo meu salário.

Se sou pecador perdido no fim da minha jornada, eu vou receber a morte, e não apenas a morte física, mas a condenação por toda a eternidade.

O milagre que Cristo pode fazer na sua vida é salvá-lo; perdoar esse pecado que você tem, que todos têm, pois todos pecaram. É limpar totalmente o seu coração.

Cristo pode, por assim dizer dando um exemplo, pegar seu boletim que só tem notas negativas e apagar tudo. Todas as acusações que pesam contra você, Ele pode apagar.

Os jovens que aqui estão, na escola aqui em Limeira havia uma caderneta (no meu tempo) e nela tinha uma parte que era terrível, porque ali eram assinaladas todas as notas.

Se nós éramos colocados fora da sala de aula, ia uma nota para o pai ou responsável assinar aquilo e assim tomar conhecimento. Quanto mais terrível fosse o aluno, mais páginas tinham de acusações contra ele.

E que bom seria se pudesse fazer desaparecer tudo aquilo do currículo de cada um!

Dessa forma, Cristo deseja apagar de cada coração todos os pecados; não um ou dois, mas todos. Apagá-los completamente.

E você tem pecado!

Eu tenho pecado, mas Cristo me perdoou um dia.

E Cristo perdoou assim muitas pessoas, porque elas achegaram-se a Ele. Elas creram n’Ele; O receberam como salvador.

Esse é um milagre que Cristo quer fazer na sua vida.

Será que você quer ver milagre, mas em outra pessoa?

E quando o Senhor Jesus aponta o dedo pra você para te salvar, você diz: “eu não. Vai com ele ali!”.

Será que é assim? É você esse?

Interrogava-O; ele perguntava muitas coisas ao Senhor Jesus, mas Ele nada respondia...

Você, muitas vezes talvez, pediu a Deus favores e nunca recebeu respostas.

Será que foi assim?

Será você agora aqui? Será que esse é o seu retrato?

Você pediu favores a Deus, “preciso disso, preciso daquilo”, fez suas orações a Deus pedindo, pedindo e nunca foi ouvido?

Será que foi isso?

Será que é você aqui agora?

Veja bem, Herodes não tinha nenhum interesse em seguir a Cristo.

Ele não tinha nenhum interesse na pessoa de Cristo. Ele tinha curiosidade apenas e talvez alguns probleminhas que poderia resolver ali, com algum milagre que o Senhor Jesus fizesse.

Se você está procurando a Deus para satisfazer as suas necessidades, resolver os seus problemas e deixá-Lo de fora da sua vida, você está fazendo a mesma coisa que Herodes!

Cristo não é um amuleto!

Uma cruz no pescoço, na casa...

Usar uma medalhinha, pendurar em algum lugar um crucifixo; no carro por exemplo, ou uma imagem de Cristo em cima da geladeira ou na porta da casa, como amuleto pra dar sorte.

Deus não é amuleto. Não é uma figa e não é uma ferradura que se pendura pra dar sorte.

Deus é Deus criador de todas as coisas e Deus quer você todo!

Ou nada...

Se você está só pedindo e não está escutando, entregue-se a Jesus.

Ele quer você inteiro, integralmente.

Mas vamos ver mais umas pessoas.

Talvez lendo, você se encontre aqui nesse capítulo: “E estavam (no versículo 10) os principais dos sacerdotes, e os escribas acusando-o com grande veemência”.

Havia religião naquela época, uma religião estabelecida pelo próprio Deus: o judaísmo.

Deus havia dado uma lei ao povo judeu.

Ele havia dado um mandamento a esse povo, uma religião.

Havia um templo e havia todo um ritual; várias coisas. Haviam sacerdotes e escribas, que eram pessoas versadas, pessoas que conheciam as escrituras do Antigo Testamento.

Será que você é religioso, será que é esse religioso aqui?

O religioso é aquele que busca fazer alguma coisa pra agradar a Deus, para em troca, talvez, quem sabe, por ventura, receber algum dia a salvação e o perdão dos seus pecados.

Esse é o religioso. E ele não tem certeza de nada.

Se você perguntar a um religioso: “se você morrer agora, para onde você vai?”, ele fala: “não sei, se Deus quiser, talvez, eu vá para o purgatório. Vou me purificar um pouco”, ou se for um outro tipo de doutrina vai dizer que vai reencarnar. Esse é o religioso.

Você é religioso?

Aqui estão religiosos, os sacerdotes!

Eles seguiam a religião fortemente. Eles confiavam nela.

Mas o que eles fazem com Cristo?

O que fazem com o próprio Deus que está na frente deles?

Eles falam, “bem vindo, é você que esperávamos”.

Não!

Os sacerdotes e os escribas O acusam com grande veemência.

Os religiosos não queriam Cristo, porque a religião não deseja Deus; ela não quer saber da graça de Deus porque Deus quer salvar o pecador por graça somente.

Deus não está pedindo que você faça absolutamente nada, coisa alguma para ser salvo.

Deus quer dar a salvação de graça pra você e você não tem um átomo de obra para apresentar a Ele.

Você não pode dizer a Deus, “Senhor, eu fiz isso aqui, será que não ajuda pra minha salvação?”. Não!

Deus quer salvar você.

Cristo veio ao mundo (a Bíblia diz) para salvar pe-ca-do-res.

E se você é um pecador, você está sujeito a ser salvo, desde que você entenda que não há nada de bom em você que você possa apresentar a Deus.

Será que você é um religioso?

Vamos continuar...

No fim do versículo 11, Herodes torna a enviá-Lo a Pilatos e no versículo 12 lemos: “no mesmo dia Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos, pois dantes andavam em inimizade um com o outro”.

Veja, outra pessoa aqui agora! Outro retrato.

Existem pessoas que buscam relacionamento cristão.

“Ali tem um pessoal legal. Eles leem a Bíblia. Eu vou ficar com eles porque a amizade é sincera. É um pessoal muito amável. De vez em quando se reúnem para cantar... Eu vou ficar junto com eles!”

Amizades!

Por causa de Cristo, Herodes e Pilatos se fizeram amigos.

Será que você procura a presença de Cristo por causa de amigos?

Ou apenas pra aumentar o círculo de amizades?

Será que é pra isso que você está procurando a Cristo?

Saiba pois que você está num caminho errado.

O convívio com cristãos não torna você salvo!

Mesmo que você esteja convivendo com pessoas salvas, pessoas perdoadas e lavadas dos pecados, isso não limpa o seu pecado.

Não é pelo convívio, pela amizade com pessoas cristãs que você será salvo, mas é somente recebendo a Jesus como seu salvador pessoal.

Não se engane em pensar que andar com cristãos vai melhorar a sua vida.

Falo isso agora também principalmente aos filhos de cristãos. Há aqui muitas crianças e jovens.

Não pensem vocês que pelo simples fato de vocês serem filhos de pais cristãos, vocês estão salvos só por isso!

Tem um dito que fala que Deus não tem netos.

Se o seu pai é um filho de Deus, você não é um neto de Deus.

Você, criança, jovem, que tem pais cristãos, precisa também se converter a Cristo para ser salvo. Você também precisa aceitá-Lo como seu salvador para receber o perdão dos seus pecados.

Não é pelo convívio com seus pais que você será salvo. Não é ficando debaixo do seu pai e de sua mãe que você vai ser salvo, mas crendo em Jesus como seu salvador.

Aceite-O como seu salvador.

Não se engane em buscar amizades apenas; isso de nada vai valer na sua salvação se você não se reconhecer pecador e não aceitar pessoalmente a Jesus.

Vamos continuar procurando.

Se você ainda não encontrou o seu retrato nesses que já foram vistos, será que vamos encontrar seu retrato ainda?

Tenho certeza que seu retrato está aqui.

O meu está e também o de cada um aqui.

Vamos procurar.

“Convocando Pilatos, os principais (versículo 13) dos sacerdotes e os magistrados, e o povo”.

Ora, os magistrados são aqueles que governam o povo.

As autoridades conhecem Cristo, será que as autoridades querem Jesus?

Não!

Aqui estava aquele que foi pregado numa cruz, com os dizeres “Esse é o Rei dos Judeus”.

E como uma autoridade poderia querer ali alguém que reinaria sobre eles?

Claro que não!

“Nós temos nossa política. Nós temos nosso lugar. Fora com ele!”

As autoridades também não reconheceram.

Se você busca o cristianismo porque deseja poder, deseja apropriar-se de uma posição neste mundo, também você está enganado.

Você está entregando ou desprezando a Cristo como fizeram os magistrados, essas autoridades.

Continuando, Pilatos então recebe-O de volta e agora existe aqui um problema de consciência terrível com Pilatos, pois a sua mulher havia dito a ele que tinha tido um sonho de que ele não devia se envolver com aquele justo, com aquele homem, com Cristo Jesus.

E Pilatos já estava preocupado por isso; sua mulher estava preocupada...

Talvez você esteja preocupado acerca de Cristo, porque você não quer se envolver com Ele.

Será que é isso?

Ninguém tem um encontro com o evangelho sem sair marcado de uma forma ou de outra.

Hoje você está sendo marcado aqui. Você está ouvindo.

Se você nunca ouviu, você está ouvindo agora o evangelho da salvação; e só existe um caminho para você: creia em Jesus!

Por que só um caminho?

Porque o outro é perdição eterna.

Nao há mais desculpas, você nunca mais vai poder dizer “eu nunca escutei!”.

Se você morrer, você não vai poder chegar na presença de Deus falando que não sabia que tinha que crer em Jesus.

Você está sabendo nesta noite.

Por favor, não passe além desse momento, dessas horas que estamos agora, sem crer em Cristo.

Continuando, quando Pilatos fica indeciso se devia soltar Cristo ou não, ele lembra que por ocasião da festa dos judeus, era costume soltar um preso.

Então ele quer soltar Jesus e ele fala: “eu vou soltar esse prisioneiro”, mas a multidão diz não!

“Não, solta Barrabás! Solta o ladrão. Solta o assassino, mas crucifica esse, mata esse!”

Mas o que ele fez?

Cristo só curou. Cristo só andou neste mundo alimentando multidões.

E muitos dos que comeram o pão que Ele fez aparecer milagrosamente, alimentando as multidões, estavam aqui agora pedindo Barrabás.

Por que?

Que mal fez o Senhor Jesus neste mundo?

Nenhum mal!

Simplesmente porque esse retrato aqui demonstra o que há no coração de cada ser humano: inimizade contra Deus!

Você está aqui?

Barrabás é pego de surpresa.

Ele estava na prisão; abriram a grade: “vem pra cá!”.

O puseram pra fora e ele deve ter pensado, “agora eu morro!”.

Imagine esse homem, Barrabás, um ladrão, um assassino.

Ele sai e certamente ele sabia quem era aquele que estava ao lado dele, Jesus.

Ele sabia e quando Pilatos anuncia, “qual desses aqui vocês querem que eu solte?”, Barrabás deve ter pensado, “estão brincando comigo, certamente. Vão soltá-lo, ele só fez o bem!”.

“Não! Soltem Barrabás, queremos o assassino! Mas esse justo crucifica-o!”

Para os homens, até hoje, os heróis desse mundo são geralmente os que mataram mais pessoas.

São esses os maiores heróis da Terra.

Aqueles que são chamados de “grandes” na história da humanidade, “fulano de tal, o grande, o conquistador”, esses foram os que mais mataram pessoas, os mais assassinos.

E esse que nunca matou ninguém, pelo contrário, deu vida, foi condenado à morte.

Será que você é desses que prefere os heróis deste mundo a Cristo?

Versículo 24: “então Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam.”

Por que Pilatos agora resolve soltar Cristo?

Aqui não diz, eu não vou ler a passagem, mas está em outro evangelho. Lá tem mais um trechinho que acrescenta um pouco mais de luz.

Quando Pilatos ficou indeciso sobre quem devia soltar, o povo falou: “se você soltar esse Jesus, você não é amigo de César”.

César era o Imperador.

“Ele quer se fazer rei; se você soltar esse que quer se fazer rei, você vai perder a amizade de Cesar!” Pilatos queria qualquer coisa neste mundo, menos perder a amizade de César, o imperador romano e regente de todo o mundo da época.



Existe um príncipe neste mundo hoje e o nome dele é Satanás, o diabo, a antiga serpente.

Ele é o príncipe deste mundo.

Muitas pessoas tomam uma decisão rápida contra Cristo, quando falam pra eles, “se você se converter a Jesus, se você aceitar Jesus, você vai perder a amizade com o príncipe deste mundo, você vai perder amizade com as coisas desse mundo”.

“Ah é? Então, não quero! Quero continuar amigo do mundo e amigo do príncipe desse mundo.”

Essa foi a decisão de Pilatos.

Rapidamente ele resolveu o assunto.

Não havia mais dúvidas agora.

Ele preferia ficar amigo de César e inimigo de Deus. Continuar inimigo de Deus.

“E soltou-lhes (versículo 25) o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles.”

Agora nós vemos aqui uma oração.

O Senhor Jesus caminhando para a morte, para o morro do Calvário, ou monte da caveira e Ele diz a algumas pessoas que O cercavam que haveria um dia em que muitos diriam aos montes: “caí sobre nós” e aos outeiros: “cobri-nos” (no versículo 30).

O homem traz essa oração no seu coração e um dia o homem vai fazer essa oração aos montes, “caí sobre nós” e aos outeiros, “cobri-nos!”

Que oração estranha é essa que os homens vão fazer?

É uma oração que já existe no seu coração, e aqui pode estar o seu retrato agora.

Você talvez deseje imensamente estar longe daqui nesse momento; talvez esteja se sentindo mal agora, porque Deus está sendo apresentado aqui, a Sua palavra.

Talvez você esteja dizendo no seu coração, “que caia uma montanha sobre mim para me esconder disso. Não quero ver isso e nem ser achado por Deus. Quero estar debaixo de uma montanha!”.

Quantas vezes, quando nós temos problemas em nossa vida, nós queremos nos esconder num lugar , entrar num buraco que nos cubra?

E assim é o homem em relação a Deus.

Ele quer se esconder de Deus.

Quando Adão pecou, ele se escondeu.

E o homem hoje continua se escondendo de Deus.

Será que você está aqui agora se escondendo de Deus?

Será que você também não quer se encontrar com Cristo?

Sabe por que há o desejo de se esconder de Deus no coração do homem?

Porque quando estamos na presença de Cristo, os nossos pecados são revelados.

Mas por que que os nossos pecados são revelados?

Porque Ele quer mostrar o que somos!

Mas por que Ele quer mostrar o que somos?

Porque Ele quer nos mostrar que não podemos confiar em nós mesmos!

E por que Ele quer mostrar que nós não podemos confiar em nós mesmos?

Porque Ele quer nos salvar de graça! Ele quer que Ele nos dê a salvação, sem depender de nós!

Você está pedindo para ficar escondido de Deus, Ele quer encontrar você para te dar salvação e você está fugindo d’Ele!

Existe a história de uma mulher que não tinha dinheiro para pagar seu aluguel.

Um dia ela ouviu baterem na sua porta e se escondeu. Ela ficou quietinha dentro de casa. Não abriu a porta. Continuavam batendo, mas ela não abria.

Alguns dias depois, ela encontrou um conhecido na rua, um homem de muitas posses, e ele falou:

- Minha senhora, eu soube que a senhora estava passando por dificuldades e fui até a sua casa para levar-lhe dinheiro. Eu bati bastante, mas ninguém atendia. A senhora havia saido?

Ela disse:

- Oh, era o senhor? Eu pensei que fosse o dono da casa que veio cobrar o aluguel, por isso eu me escondi e não atendi.

Tenha certeza de uma coisa: Deus não veio cobrar nada de você, “ainda”.

Jesus, quando veio a esse mudo, não veio pra julgar, “ainda”... Ele veio para salvar!

Deus não veio tomar nada de você. Ele veio pra dar a você a salvação e o perdão de todos os seus pecados.

Ele não veio requerer nada de você, mas veio para que você creia n’Ele, que você confie n’Ele.

Não se esconda.

Deus é Amor, diz a Bíblia.

Um dia Cristo virá julgar e, espero eu, que você não esteja entre os que serão julgados, porque julgamento é para condenação, não para salvação.

Mas se hoje você abrir a porta do seu coração para Cristo, Ele vai entrar. Não para requerer, não pra exigir nada de você, mas para salvar você e para perdoar os seus pecados.

É esse aquele que está batendo agora na porta do seu coração.

É para esse que você até hoje manteve fechada a porta do seu coração, pensando: “eu não vou abrir. Eu só tenho a perder se eu abrir”.

Não!

Aceite a Jesus!

Será que é você esse que quer ficar escondido de Deus?

Vamos continuar porque, se você não apareceu até aqui, talvez você ainda apareça nessa fotografia.
Havia dois malfeitores; dois bandidos que estavam sendo conduzidos junto com Ele até a cruz.

Existiriam três cruzes sobre aquela montanha; uma para um bandido, outra para outro bandido e uma terceira para outro bandido.

Porém, na última hora, para essa terceira cruz, a pessoa foi substituída; tiraram Barrabás, que seria morto nessa cruz e colocaram Cristo no lugar dele.

Inicialmente as três cruzes eram para três malfeitores, mas agora havia Cristo, Deus feito homem, pregado numa cruz e um malfeitor de cada lado.

A princípio eles O acusavam, mas até o momento em que Cristo fala assim no versículo 34: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (ah, essa era a diferença daquele homem pregado na cruz! Um que, apesar de ser em tudo acusado, amaldiçoado pelo homem, rogava por todos os que ali estavam, que O estavam pregando, “Pai perdoa-lhes”), nesta hora, uma “seta” - podemos dizer assim - do amor de Deus atingiu um coração ali na cruz. O do ladrão que estava ao lado de Cristo!

E ele viu quem era aquele que estava pregado ao lado deles.

O povo insultava, os principais sacerdotes também.

Pregaram sobre a cruz os dizeres em grego, hebraico e latim: “Esse é o Rei dos judeus”.

Você talvez estivesse naquela multidão, “não! Aquele era um povo atrasado, eu nunca estaria ali”.

Era um povo atrasado?

Se você for estudar Direito na faculdade, você vai estudar uma matéria chamada Direito Romano.

O que é Direito Romano?

O próprio nome diz: são as leis que vieram, inicialmente, elaboradas pelo império romano.

Eles eram atrasados?

Nas faculdades ainda estuda-se o que esses romanos escreveram, as coisas que eles inventaram.

Eles eram um povo atrasado?

Estava escrito em grego também.

Numa faculdade de Ciências Humanas, você vai estudar literatura grega.

Até hoje é estudado literatura grega e, se você for estudar matemática, vai encontrar Pitágoras, Tales. São gregos, anteriores ao tempo de Cristo.

Eles eram atrasados?

Não!

Os homens já eram homens como nós somos hoje.

Tinham menos tecnologia do que nós, mas eram homens tão inteligentes quanto nós.

E você poderia muito bem estar entre eles.

Será que você é um desses?

No versículo 39: “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”

A partir daqui, nós encontramos a morte de Cristo.

E embora condenado pelos homens, Deus usou isso e colocou na cruz os pecados de todos os que creem; sobre Cristo na cruz, para que Ele pagasse pelos pecados de todos os que creem n’Ele.

E ao terceiro dia, Jesus ressuscitou.

Deus O tirou da morte. Aceitou Seu sacrifício no lugar do pecador.

Três pessoas pregadas na cruz: Cristo, um malfeitor que blasfemava contra Ele e outro reconhecendo-se malfeitor; ciente de que estava ali porque que merecia, mas que “esse nenhum mal fez”.

“Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.”

Reconhecendo que Cristo é Senhor, que Cristo tem um reino e que Ele era capaz de tirar-lo dali e colocá-lo no Seu reino.

Cristo é capaz de me salvar!

Três pessoas na cruz: um homem com seus pecados em si e o juízo desses pecados sobre si mesmo; outro homem com seus pecados em si, porém não mais com o juízo desses pecados sobre si mesmo; e um homem aqui na cruz, Cristo, sem nenhum pecado em si mesmo, porém, com o juízo dos pecados daqueles que crêem sobre si.

Três pessoas naquela cruz.

De todos esses retratos, agora sobra Cristo, o ladrão que O acusava e o ladrão arrependido, que creu n’Ele, foi salvo e recebeu as palavras: “hoje estarás comigo”.

Você não é Cristo e, se você ainda não tinha encontrado o seu retrato, ele deve estar aqui agora.

Você não é Jesus e isto é óbvio! Então, você pode ser o ladrão não arrependido ou aquele que crê em Jesus como seu salvador.

Talvez você diga: “se eu estivesse lá, naquele tempo, eu ficaria do lado de Cristo!”.

É? E agora, do lado de quem você está?

Se você ficaria, naquele tempo, do lado de Cristo, então você deve ficar agora tembém!
Se você não reconhecer a Cristo como seu salvador, você será condenado. Assim como esse homem, que até o último momento e vendo que ia morrer, rebelou-se e manteve-se rebelde e inimigo de Deus.

Você vai ter o mesmo destino dele: o lago de fogo!

Porém, meu amigo, se você agora mesmo reconhecer-se um pecador contra Deus, como esse segundo homem fez e reconhecer que Cristo é o salvador, que Ele tem poder para salvar você e que Seu sangue é suficiente para limpar o seu pecado, ouça bem essas palavras agora: hoje você recebe a salvação! Hoje você tem o perdão dos seus pecados! Hoje você tem a sua eternidade assegurada no céu com Jesus, hoje!

Aceite a Jesus agora mesmo!

Eu espero que esse último seja o seu retrato, sinceramente eu espero.

Eu já tive o meu retrato entre todos esses que nós vimos.

Eu já estive representado em todos esses, e muitos aqui também já o estiveram.

Entretanto, até o dia em que me reconheci malfeitor e a seta do amor de Deus tocou meu coração.

O Espírito Santo de Deus moveu-me e mostrou-me Cristo.

No momento em que Ele falou: “Pai perdoa-lhes”, quando Ele ofereceu esse perdão, eu falei, “eu devo aceitar esse perdão também”.

E assim foi com muitos aqui também; e ao ouvir Deus bater à porta para oferecer perdão, falaram: “eu quero aceitar esse perdão”.

E espero que você agora aceite esse perdão que Deus oferece a você.

Creia!