Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Dor e sofrimento - Mario Persona



https://youtu.be/jzHBoyVv6lw
 

Dor e sofrimento
Mario Persona

Nestes dois últimos meses eu me inscrevi em um curso de astronomia. Nunca vi tanta estrela em minha vida! Com o problema que tive na coluna, todas as vezes que eu abaixava, sentia umas fisgadas no nervo. Chega uma hora que você começa a achar que não tem mais graça viver assim, por que dói o tempo inteiro! Para esta dor eu daria nota oito, pois antes já havia sentido dores fortes com as chamadas pedrinhas nos rins, as quais eu daria nota dez.

A pedrinha nos rins viaja como uma estrelinha cheia de pontas, por um canal bem menor chamado ureter até chegar à bexiga. Com isso ela dá um verdadeiro curso de astronomia: vemos galáxias inteiras! Com muita dor, encolhido em posição fetal no chão de casa, foi assim que passei alguns dias. Realmente dor é algo que tira qualquer pessoa do sério. Eu fico imaginando o apóstolo Paulo que recebeu um espinho na carne, que a Bíblia não fala se é uma doença, uma deficiência ou até mesmo um demônio, pois ele fala que é mensageiro de Satanás, em grego está  Ângelus. Não sabemos ao certo o que era, todavia era algo que o fazia sofrer. Sabemos o que é um espinho no pé e que não adianta andarmos, pois ele continua doendo e incomodando. Posso então imaginar como deve ter sido a vida de Paulo com esse sofrimento, com essa dor constante que Deus permitiu em sua vida.

Todos nós já sofremos com dor, acho que não há ninguém que não tenha tido algum tipo. A não ser que seja uma pessoa que sofra de hanseníase ou lepra, que é uma doença onde a pessoa não sente dor, mas que consiste em outro problema seríssimo porque, por não sentir dor, a pessoa não tem os mecanismos, os instintos de defesa. Se alguém por exemplo, inserir o dedo em seu olho, a mesma não conseguirá sentir o instinto da dor, ela não pisca. Isso, nós temos, graças a Deus. Instinto é o que permite, por exemplo, que sintamos menos dor de um lado do que outro, na mão. Deus já fez a mão com mais gordura de um lado, para podermos segurar algo. A nossa constituição é perfeita para podermos suportar as coisas.

A dor ninguém aguenta, é ruim, difícil de suportar, mas é um problema que acompanha toda humanidade. Não há ninguém que afirme gostar de sentir dor. O Beto contou que foi ao dentista, tratar um canal, e disse firme não querer anestesia. Não sei como pode! Apesar de que antigamente, teria que ser feito sem anestesia, já que esta ainda não havia. Normalmente a dor, do ponto de vista espiritual, nos causa duas reações. Um ser humano com dor intensa, pode decidir que Deus não existe. Pois se existisse, Ele daria um jeito na dor e sofrimento da humanidade. Esta  é uma questão filosófica e religiosa há milhares de anos -  Muitas pessoas se tornam ateus por causa da dor e sofrimento. Sofrem tanto que tornam-se ateus.

Conheci um homem certa vez - caminhávamos em uma estrada num sítio -  para o qual eu tentava falar do evangelho, mas ele, relutante, dizia a todo o tempo que Deus não existe. Em um momento, não sei o que aconteceu , citei algum versículo e ele parou no meio da estradinha e começou a apontar para cima, xingando Deus e usando palavrão. Parecia que eu já não estava mais ali, pois ele esqueceu que eu estava ao seu lado. Depois de um tempo, perguntei a uma pessoa, e me disseram que aquele homem teve um trauma muito forte na sua vida desde que viu a sua mulher se jogar na frente de um trem, e o mesmo teve que recolher seus destroços para enterrar. Isso lhe causou um grande trauma, levando-o ao extremo, ou seja, a negar a Deus completamente. A verdade é que ele sabia que Deus existe, ao contrário não falaria com Deus como falou ali.

Mas muitas pessoas também são levadas pela dor para o outro extremo, ou seja, buscam conhecer a Deus e o Evangelho, creem em Cristo, são salvas. Veja que o mesmo instrumento que está disponível para todo mundo, pode causar efeitos totalmente opostos. Uma coisa é importante sabermos: como lidar com a dor. Obviamente, existem anestésicos, analgésicos, etc. Porém, as dores não são apenas físicas. Existe a dor da perda de um filho, de uma esposa. Dor de uma separação, uma traição. Uma pessoa que desapareceu e a mãe fica a vida inteira com dor no coração esperando que a polícia encontre seu filho desaparecido. Existem diferentes tipos de dor e nem todas são curadas com medicamentos.

A maneira como a pessoa enfrenta a dor é que vai fazer a diferença em sua vida. Se não existe o remédio para a dor no amplo sentido, existe sim, um remédio para solução ou resultado dessa dor! O cristão pode encarar a dor como uma repreensão, uma disciplina de Deus, e isso é bíblico.  Deus nos disciplina e castiga o filho que ama, Deus é pai daqueles que creem no Senhor Jesus. Por isso Ele pode tomar essa dor como uma repreensão, assim como fez com Jó que não entendia o porquê de seu sofrimento - Deus o estava tratando na verdade, para que o “Jó” morresse ali. Ao final de tudo, diferente do misticismo, dos sentimentos, da experiência própria, da observação da natureza, da tradição dos antigos, - coisa que amigos de Jó falavam, onde cada um vinha com uma resposta para o sofrimento, -  estavam todos errados, pois no final, Deus dá a razão para Jó e repreende os amigos. Um dizia que Jó havia feito coisas erradas, outro dizia que o fim era assim, cada um deles abordava a questão do sofrimento de Jó de uma perspectiva: repreendê-lo.

Não nos é possível entender a maneira como Deus lida com cada pessoa. É difícil julgarmos, não podemos dar a sentença. É Deus quem está tratando com aquela pessoa e ela está tendo um exercício com Deus. Jó reclamou da dor? Sim, e como reclamou! Mas a grande diferença é que Jó não reclamou para os outros, mas, para Deus, e reclamar para Deus é também uma espécie de oração. Quando você levanta os olhos e pergunta: “Porque o Senhor está deixando acontecer isso comigo?”  Ainda que seja uma indagação, uma angústia, isto é uma oração. O Senhor Jesus orou  na cruz: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”  Ele não falou  com os homens que Deus o desamparou, mas falou com Deus! Jó também em sua angústia, se dirigiu a Deus. E uma pessoa que conhece a Deus vai se dirigir, em sua  dor a Deus.

No Salmo 119: 71, lemos: “foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos”. Um versículo que eu gosto de lembrar sempre, até na hora que eu dou uma topada com o dedão em alguma quina, penso nele. Foi-me bom ter sido afligido. Deixe-me ver aqui o que eu tenho que aprender com essa aflição, com essa dor.

Na minha incredulidade, antes da minha conversão há quarenta anos, vaguei pelas religiões orientais. Elas são muito bonitas, interessantes e desafiadoras para pessoas que querem se orgulhar de si mesmas, pois elas sempre tem aquela pose de quem conhece coisas que os outros não conhecem, sabem dos segredos que ninguém sabe. Isso para a carne, para o ego, é um prato cheio. É excelente, como as teorias conspiratórias.  - Eu sei que a terra é plana, ou que não existem satélites, ou  coisas do tipo. Então, o ego se enche destas ideias, e nos convencemos destas coisas. O meu ego ficava muito contente de seguir as religiões orientais, porque em meus relacionamentos, ninguém conhecia aquelas coisas. Eu era o tal! Alguém vinha me perguntar sobre um assunto, e eu respondia coisas bonitas.

As religiões orientais seguem uma tendência budista ou reencarnacionista ou as duas coisas. É sempre uma salada. É difícil você encontrar alguém que é puro em uma religião oriental, por exemplo: puritano budista. Mas existe um problema nestas religiões, porque, mesmo alimentando-se de comida macrobiótica, estando bem abaixo do peso, flutuando, eu tinha dor de cabeça, enxaquecas terríveis e não tinha a solução para dor. A filosofia oriental diz que é para o seu aperfeiçoamento, a fim de eliminar o seu karma vindo de outra vida, porque você aprontou algumas, e é por isso que agora você sofre, a fim de eliminar o karma, para que na próxima encarnação, você tenha uma vida melhor, sem este karma que você está queimando aqui, como se queima caloria em uma academia.

Esta é a religião oriental. Ela não tem Deus: no budismo, por exemplo, não há Deus. O budista puro, não crê em Deus. Depois que morre, a pessoa simplesmente entra numa massa genérica, como se fosse uma energia cósmica, onde todos acabam participando daquele bolo, e você não é mais você, simplesmente entra num estado de equilíbrio com o universo. É assim que funciona, mas obviamente, não para mim. Isso não me era muito interessante, por que quando criança, eu ganhava uns estojos de massinhas coloridas, aqueles bastonetes com cores bem bonitas e depois de um tempo que você brincava, aquelas massinhas se transformavam em uma bola de massa cinza, uma cor horrível que não agradava em nada. Basicamente essas religiões orientais tentavam me induzir a isso. Que um dia eu não teria mais aquela minha individualidade, com a minha cor, com meu jeito de ser, ao contrário,  eu iria fazer parte de um bolo cinza, sem distinção ou individualidade. As religiões orientais as tiram de você. Se morrer, acabou! Você deixa de ser você. Esses são os ensinamentos do budismo e outras religiões orientais, as religiões reencarnacionistas são a mesma coisa: você morre e vai reencarnar numa outra pessoa, em outra identidade, seja homem ou mulher, não importa.

Na religião reencarnacionista mais original, de base, de fundamento, o hinduísmo, por exemplo, você pode inclusive, reencarnar numa vaca. É a chance de você se elevar, ficar superior às outras pessoas, porque os cachorros são superiores à mulher!

Então, tudo isso de qualquer maneira, tira a individualidade da pessoa. O cristianismo é a única religião na face da terra, onde você não perde sua individualidade eternamente. Anotem bem isso! Um cristão que morre ou que é transformado, ressuscita. Você será a mesma pessoa por toda a eternidade! Claro, em uma versão aprimorada, uma versão melhor, à semelhança de Cristo. Você será você,  não perderá sua identidade, não esquecerá quem era, e nem das pessoas que  amou, dos momentos felizes na sua vida. Isso não se apagará do cérebro. Claro que você mudará completamente a sua percepção das coisas, porque estará em um corpo ressuscitado ou transformado, mas a preciosidade disso é que você será você eternamente, nunca deixará de ter a sua identidade.

Qualquer religião que diga que você irá reencarnar e transformar-se em uma massa amorfa universal de energia cósmica,  está roubando de você a sua identidade e roubo de identidade nesta vida é crime. Imagine então roubar sua identidade eternamente!  Religiões reencarnacionistas, budistas, hinduístas, enfim, todas  roubam a individualidade da pessoa, transformando-a em uma massa amorfa, ou numa reencarnação, em alguém que você nem sabe quem é - pode até ser numa pulga, num ser humano, não importa-  vai ser qualquer coisa, menos em você mesmo. Não deixe que roubem sua identidade! Talvez algum espírita esteja lendo isso:  Talvez você nunca tenha pensado nisso. A religião que você segue roubará ou propõe- se a roubar, a sua identidade.

Apesar de todas estas religiões que eu citei aqui terem estas coisas perversas dentro do seu bojo, elas também tratam da questão do sofrimento e da dor de uma maneira até semelhante ao cristianismo, mas nem por isso são semelhantes, porque nelas, a dor é uma maneira de você evoluir e pagar seus pecados. Aqui entra outra questão que diferencia o cristianismo de todas as religiões: Se você é um budista terá que se exercitar muito, evoluir, fazer exercícios espirituais, atingir um nível de equilíbrio com a natureza. Se você é um taoista terá que atingir este equilíbrio yang. Mas é você, somente você, que terá que sofrer sua dor, e a doença, meu amigo! E os pecados, os karmas? Bom, se você é reencarnacionista, vai ter que pagar o seu karma. Você pecou? Azar o seu, você é que paga!

E no cristianismo?  A dor não é minha?

O cristianismo é a única religião, mensagem, ou boa nova, que mostra que o filho de Deus se fez carne e veio ao mundo à semelhança humana do homem, para sofrer e viver com um humano sem pecado. Para andar, beber, comer, ter cansaço, dormir. Um homem andando nesta terra, mas não um homem comum. Enquanto ele estava aqui era um homem que tinha uma piedade, um cuidado, um amor tão grande, que quando ele chegava até um leproso, e impunha sua mão, a lepra passava para ele que não ficava leproso, por que era perfeito e sem pecado.

Mas “ele carregou sobre si as nossas enfermidades”, fala a profecia de Isaías que se cumpriu nos Evangelhos. Buda ou Alan Kardec não tomaram a enfermidade de ninguém para si, não sofreram por ninguém. A única fé onde existe alguém que sofre por você, é a cristã. Aonde mais alguém veio experimentar o que é ser humano, para sofrer no meu e no seu lugar, até chegar à cruz do calvário e ali pagar não pelos pecados dele, mas pelos meus e seus pecados, se você crê Nele como Salvador?

Percebe a maravilha da fé cristã? O cristão tem alguém que veio aqui para sofrer e morrer, e para pagar pelos seus pecados. Ele não está sozinho. Em qualquer outra fé ou religião, ou falta dessas, a pessoa morre só, não tem ninguém esperando do outro lado. - Ah, mas tem os espíritos! - Mas que espíritos? Você não tem certeza nenhuma de coisa alguma. Em Hebreus 5: 7- 8 lemos,  falando do Senhor Jesus: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que  podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia, ainda que fosse filho aprendeu a obediência por aquilo que padeceu”. Ou seja, mesmo sendo filho de Deus, e homem, ele teve que aprender coisas que nunca tinha experimentado antes em toda eternidade. Uma dessas coisas foi a dor.

Você pode imaginar Deus sentir dor? Pois  o filho de Deus, o Senhor Jesus, aqui na terra sentiu dor. Você pode imaginá-lo padecer sofrimento? Pois Ele padeceu sofrimento. Você pode imaginar Deus precisar aprender,  entrar na escola? Vamos chamar assim, a escola da obediência, porque nunca precisou obedecer antes. Ele sempre foi o filho de Deus em harmonia com o Pai, com o Espírito Santo, nessa Trindade eterna. Existe um Pai, um Filho e um Espírito Santo, mas ele nunca teve que aprender obediência ainda que fosse filho. Mas aqui, mesmo sendo filho, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu. Imagine tal situação, o filho de um rico industrial, falar:  pai eu quero trabalhar na sua indústria! Há uma indústria que conheço que faz isso, inclusive com os herdeiros. Eles tem que começar dos altos-fornos, do chão de fábrica, colocam um avental, mexer com o aço que sai do alto-forno. Tem que passar por essas etapas se quiser subir na carreira dentro da indústria. Alguém poderia dizer: - mas esse não é filho do patrão? Ele não podia pular essas etapas? - Sim, mas aqui o sistema é esse, tem que aprender tudo desde o chão de fábrica, até chegar à gerência, passar por todo o processo.

O Senhor Jesus passou por isso. Um homem que é Deus! Que se importa tanto com os seres humanos, que veio em carne para viver como um deles, a fim de sofrer, tomando os sofrimentos dos que o cercavam. Tomar sobre si o sofrimento das pessoas! Acho difícil alguém falar que não chora -  o Senhor Jesus chorou.  Você pode imaginar Deus chorar?  Ele chorou em pelo menos três situações que a Bíblia nos conta. A primeira em Lucas 19: 41, Jesus vendo a cidade de Jerusalém, chorou sobre ela, dizendo; “Ah, se tu conhecesses também ao menos neste dia, o que a tua paz pertence, mas agora isso está encoberto aos seus olhos”. Ele chorou pela indiferença que o seu povo, de Israel, teve nas tantas vezes em que Ele insistiu em cuidar daquele povo.

A indiferença causa dor. Quando ninguém liga para você, dói. Uma criança abandonada por pais que a desprezam, por exemplo, dói. A pessoa chora pelo desprezo, de desalento.

Jesus chorou também em uma passagem em João 11:32, que diz; “tendo, pois Maria chegado onde Jesus estava e vendo-o, lançou-se aos os seus pés dizendo-lhe; Senhor se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido! Jesus, pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se e disse: Onde o puseste? Disseram-lhe, Senhor vem e vê”. Jesus chorou! Chamamos isso de empatia, porque ele sentiu a dor que as irmãs de Lázaro estavam sentindo. Ele as viu chorando, e os seus amigos. Ele sentiu toda aquela dor e sofrimento e tomou para si, não necessariamente, pela morte de Lázaro, porque  cinco minutos depois Lázaro estaria vivo, e Ele sabia disso. Sabia que iria ressuscitar Lázaro. O fato é que o Senhor Jesus sofria junto com aqueles que sofriam.

Ele é o servo sofredor de Isaías 53, “como pasmaram muito a sua vista” porque estava desfigurado como nenhum outro. Tomou sobre si as nossas iniquidades e como ovelha muda foi ao matadouro. Ele tomou o lugar, sofrendo, morrendo e assumindo a culpa no lugar dos seus. Isso fez Jesus, nosso Salvador.

Como você pode querer uma religião onde vai ficar sozinho? Não tem ninguém que sofra com empatia junto com você, que chore junto com você, e não tem obviamente, ninguém que morra por você. Você vai passar por tudo isso, sozinho! Como alguém pode desprezar isso?  Em Lamentações 1: 12, há uma conotação também profética que diz: “Nao vos comove isso? A todos vós que passeis pelo caminho. Atendei, e vede, se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que o Senhor me afligiu, no dia do furor da sua ira”. Ele sofreu uma dor que é maior do que qualquer dor que um ser humano possa sofrer. Isso na cruz do Calvário.

A primeira vez em que o vimos chorar, foi quando ele viu Jerusalém e chorou sobre ela, a segunda, é quando ele chora de maneira empática pelas irmãs de Lázaro. A terceira vez é em Lucas 22: 41- 44; “apartou-se deles cerca de um tiro de pedra e pondo-se de joelhos, orava dizendo; Pai se quer passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua, e apareceu um anjo do céu que o confortava e posto em agonia orava mais intensamente e o seu suor tornou-se grandes gotas como de sangue até o chão”. Alguém pode perguntar onde está o choro nessa cena.  Na verdade, o que complementa isso é a passagem em Hebreus 5:7 que diz; “o qual nos dias da sua carne oferecendo com grande clamor e lágrimas oraçoes e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia”. Ele não pedia, não suplicava para ser livrado da cruz, para ser livrado da obra que tinha que consumar. Ele não queria ficar na morte, no ades, ele foi ouvido naquilo que pedia. Com lágrimas, embora no Evangelho não fale das lágrimas, podemos subentender isso, na  passagem de Hebreus 5.

Quando vamos a Isaías 50: 4 lemos: “o Senhor Deus me deu uma língua erudita para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”. Por que ao que está cansado? Porque Ele também esteve cansado, Ele também se sentou à beira do poço um dia cansado, para conversar com aquela mulher samaritana. Cansado do sol, da caminhada. Deus deu a Ele uma língua erudita, uma boa palavra para o que está cansado. “Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem”. Interessante! Este que andou aqui na terra, não vindo como Deus da Glória, flutuando diante das pessoas como os semideuses da Grécia antiga ou alguma coisa do tipo. Não, não! Veio pisando no chão e em um processo de aprendizagem: “desperta os meu ouvidos todas as manhãs para que eu ouça como aquele que aprende”.  Ele estava aprendendo as coisas ao mesmo tempo em que suportava o sofrimento das pessoas ao seu redor.

E o  que nós fizemos com Ele? Não fizemos caso dele!

Os homens constroem grandes catedrais,  Basílicas, monumentos enfim, e colocam por exemplo,  um Cristo Redentor lá em cima da Baía da Guanabara. Fazem tantas homenagens e honrarias, mas na verdade estão enganados. Porque Ele foi chutado para fora deste mundo, e não só isso, Ele foi condenado à morte como um mal feitor, “com os mal feitores foi contado”. Ele estava na lista dos procurados, podemos dizer assim, se tivesse naquele tempo os cartazes que existem hoje na delegacia, ali estaria uma foto sua,  como criminoso. Precisa ser preso e morto. Foi isso o que os homens fizeram com o filho de Deus que veio ao mundo, que nada fez além de dar amor, consolar, curar e ressuscitar mortos.

O salmo 69:26 diz; “pois perseguem a quem afligiste e conversam sobre a dor daqueles a quem feriste”. É assim que os homens agem com Cristo. Mas naquela cruz, aquilo que parecia ser a derrota do Senhor Jesus, na realidade, foi Sua conquista, a maior de todas as vitórias, pois morreu no meu e no seu lugar, você teve uma pessoa que quis morrer por você, a sua dor não é para ser levada sozinha, Ele quer levar junto, a dor e a morte.  Jesus quis morrer no meu, no seu lugar! Enquanto uma religião qualquer diga que você vai, após a morte, reencarnar, que você vai pagar depois, que vai sofrer, enfim, a fé cristã, a Bíblia, ensina que na cruz Jesus tomou sobre si os nossos pecados, foi feito pecado em nosso lugar e ali morreu recebendo o juízo de Deus. Na cruz, ao receber sobre si os meus pecados, Ele sofreu a pena que eu, pecador, deveria sofrer por toda a eternidade. Recebeu isso, naquelas três horas de trevas, quando o próprio Deus precisou voltar sua face do rosto Dele, ou seja, não olhou mais para aquela cruz - porque o filho de Deus estava sendo feito pecado, algo que Deus não poderia ter qualquer ligação, uma vez que Jesus foi feito maldição na cruz por nós.

Agora eu pergunto! O que você vai fazer com Jesus? - Ah, mas eu tenho a minha religião, vou a minha igreja! - Não foi isso que eu perguntei! Quando Pilatos perguntou o que faria de Jesus, chamado Cristo, o povo respondeu com punhos de ódio:  Crucifica-o! Crucifica-o! Pediram a sua morte, que Ele fosse chutado fora dali. Esse mesmo que veio tomar sobre si as nossas dores! Em Isaías 53 temos uma passagem - em algumas bíblias existe até mesmo um subtítulo como, o servo sofredor - em que no versículo 3 diz: “era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, não fizemos dele caso algum, verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades”. Isso Ele fez em vida quando caminhava aqui e curava, pegava para si as enfermidades.

Embora eu tenha passado todos aqueles dias com dores fortes, alguém pode dizer: - Mas o Senhor Jesus não levou as dores ali?  Não, não! Ele levou meus pecados na cruz! Mas eu tinha a Ele para me confortar, como todo cristão  O tem para suplicar, pedir ajuda para receber conforto e consolo.

Minha mãe morreu com dores terríveis tomando morfina nos últimos dias, mas ainda assim ela olhava pela janela e  falava: “filho, o meu Senhor vai entrar por ali para me buscar!” Isso não vem do ser humano! Como alguém num momento desses vai dizer uma coisa assim?  Não! Pode se revoltar e falar mal. Mas, o cristão está esperando por Ele, para levá-lo para o céu. Esta é a mudança que Cristo faz no coração e na vida de uma pessoa.  “Nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”. Na verdade Ele foi ferido de Deus por mim e por você. Mas foi “ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas, desviando pelo caminho. Mas o Senhor fez cair sobre Ele, que foi oprimido, mas não abriu a sua boca. Como um cordeiro foi levado ao matadouro, como ovelha muda perante os seus tosquiadores. Ele não abriu sua boca. Puseram sua sepultura com os ímpios e com rico na sua morte, porquanto nunca fez injustiça nem houve engano na sua boca, todavia o Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar quando a sua alma se puser por expiação do pecado verá a sua posteridade, prolongará os dias e o bom prazer do Senhor prosperar na sua mão, trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito com seu conhecimento, o meu servo justo justificará muitos porque a iniquidades deles levará sobre si, pelo que lhe darei parte de muitos e com os poderosos o repartirá o despojo, porquanto derramou sua alma na morte, foi contados com seus credores, os transgressores - Aqueles ladrões que estava ao seu lado na cruz. - “Ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede”.

O que você vai procurar fora disso e onde você vai encontrar consolo fora do filho de Deus, que se fez homem e que sabe o que é sofrer? Onde mais você encontrará  alguém que morra por você, senão nesse que já morreu?!

Portanto creia em Jesus como seu Salvador e receba por graça.

Eu falei de algum esforço, de alguma boa obra? Ou que você tem que procurar ser religioso, melhorar de vida, mudar e largar seus vícios ou alguma coisa parecida? Não! O Evangelho é: Cristo morreu, e Cristo Ressuscitou!

Eu falei de duas diferenças de todas as religiões em relação ao cristianismo. Uma que você perde a identidade e outra que você sofre e morre sozinho, porque não tem ninguém para sofrer e morrer por você, diferente do cristão que teve Cristo que veio sofrer e morrer por você. A terceira coisa é que  a única fé, a única religião, com ressurreição é o cristianismo - porque Cristo ressuscitou eu também vou ressuscitar. E se você crer em Jesus você também irá! Não aquela coisa meia boca que fala o espiritismo, dizendo que você vai reencarnar ou dos Testemunhas de Jeová, que dizem que você vai surgir de outra maneira. Mas é uma ressurreição do seu corpo, de forma tangível! Quando você fala por exemplo, pra eu lhe beliscar para ver se não está sonhando.  É um corpo tangível que realmente dá para beliscar! Porque o Senhor Jesus falou a Tomé: “Coloca o seu dedo aqui, veja, eu não sou um espírito, eu tenho carne e ossos!” Logo, era um corpo tangível, não uma assombração, um espírito flutuando, um corpo etéreo, uma aparição como algumas religiões espiritualistas consideram. Não! Era um corpo tangível! E é nesse corpo, semelhante ao corpo de Jesus que vou estar com Ele eternamente no céu, porque agora, lá, já existe um homem  de carne e ossos: Jesus, o precursor! As primícias, o primeiro que entrou no céu.

Romanos 8:14 diz; “então todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Portanto, nenhum outro é filho de Deus a menos que nasceram de novo e são guiados pelo Espírito de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos Aba Pai. O mesmo espirito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Aqueles que creem em Jesus como Salvador e se somos filhos, logo somos herdeiros também Deus e coerdeiros de Cristo e é certo que com Ele padecemos para que também com Ele sejamos glorificados, porque para mim tenho por certo que as aflições, as dores, os sofrimentos, as angústias, - sejam lá o que for, deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.  Então a minha dor da coluna é café pequeno comparado com as glórias que hão de ser reveladas. Qualquer que seja o sofrimento: de perda, separação, traição, enfim, não é para ser comparado às glórias para aquele que crê em Jesus como Seu senhor e Salvador.

É por isso que o meu convite é: creia em Jesus!

Há um poema que eu traduzi há vários anos, e o encontrei em um site antigo que tenho, que gostaria de ler para  terminarmos:

“O que farás com Jesus o Senhor?  Pergunta solene para quem não tem paz, porque Deus quer saber!  Ele quer decisão, que resposta, então tu agora darás? O que farás com Jesus o Senhor? Se jovem ou velho já deves pensar, pois cedo ou tarde a vez chegará, de sua condição tão perdida mostrar! O que farás com Jesus, o Senhor? Que um dia em Belém quis se manifestar, mas como estranha afronta sofreu! Que resposta irás a Ele hoje dar?  O que farás com Jesus, o Senhor? Aceitas, rejeitas, o que vais fazer e qual e sua resposta a esta questão? O que tu decides agora dizer?  Eternas e graves as implicações! Aceitas, rejeitas?  Solene é pensar, porque vais ficar  nessa vida infeliz se agora em Jesus podes já confiar! O que farás com Jesus o Senhor?  Oh, não percas tempo, tens que resolver!  A Ele confiante eleva tua voz, Jesus meu Senhor, hoje em ti quero crer!”

Creia em Jesus como seu Salvador!

Nosso Deus e Pai, que mensagem cheia de amor esta do Evangelho.  Cristo veio ao mundo andou e sofreu, caminhou e experimentou aqui o que é ser homem em todas as dificuldades. Foi até a cruz do Calvário receber os nossos pecados e morrer em nosso lugar. Pai que mensagem fantástica, magnífica! Que obra esta que tu proveste desde a eternidade, para que um dia a tua casa ficasse cheia de salvos, redimidos e lavados pelo sangue precioso do cordeiro!

Pai, nós agradecemos por isso e pedimos que se alguém está escutando essa mensagem e que ainda não tenha certeza da sua salvação eterna, ainda não tenha alguém que morra por si, não tem onde encostar sua cabeça na hora da dor, do sofrimento, Pai, cuida dessa pessoa, para que creia e vá a Jesus e o receba como Senhor e Salvador e reencoste sua cabeça Nele, que dá repouso, que chama e convida os aflitos para irem a Ele. Agradecemos por essa mensagem que ainda é pregada em todo mundo até que Cristo venha nos buscar. Agradecemos no nome precioso do Senhor e Salvador Jesus. Amém!