Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

E se o Exodo fosse um filme montado as avessas? - Mario Persona



https://youtu.be/KX5ji9-ZSEg

Recebi um e-mail esta semana bastante agressivo, na verdade recebo vários assim, tanto que a pele vai ficando até grossa, mas este dizia o seguinte:

“Amigo, é o seguinte, estou fazendo uma reforma lá em casa e preciso de alguém para me ajudar a encher a laje, posso contar com você? Também estou precisando de um dinheiro emprestado porque este mês o “bicho pegou”. Você me empresa um dinheiro? É evidente que a resposta será um sonoro não! Agora fica a pergunta: cristãos são hipócritas, falam tanto em amar ao próximo, mas no fundo mesmo é cada um por si, cada um com seus problemas, não é mesmo, amigão? Vocês cristãos me decepcionam”.

Essa foi a sua ira. E o que fiz? Respondi dizendo: Olha, você está com seu foco errado, porque está olhando para os cristãos e a salvação não é crer e nem olhar para eles, mas é crer em Cristo. E aí, preguei o evangelho a ele, redirecionando para o lugar certo, que é para onde ele deveria olhar, inclusive concordando com ele que os cristãos são mesmo uma vergonha. Citei  Apocalipse 3, quando o Senhor fala que ia vomitar da sua boca aquela igreja de Laudiceia, que representa o último, ou seja, o atual estado da cristandade. A verdade é que a opinião dele acerca dos cristãos não está errada; mas o seu foco está, porque a salvação está em Cristo Jesus! Esta ideia de que para ser salvo tem que ser um cristão amoroso, que ama as pessoas, que anda direito, que faz tudo corretamente, é totalmente equivocada. Isso não é a salvação, não é o evangelho.

Há um versículo em 1 João 4:19 que diz:

“Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro”. Esta é a ordem correta das coisas: ele nos amou primeiro e a consequência deste amor derramado nos corações daqueles que creem em Jesus como Salvador; é a capacidade que agora eles tem de amar.

Outra passagem em Romanos 5:8 diz:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Como disse, a ordem das coisas é: Primeiro o amor de Deus. O amor do cristão é uma consequência disso, e este será sempre imperfeito em maior ou menor medida, dependendo da sua vida de comunhão com Deus. Mas não espere amor do cristão para ser salvo, e nem tampouco espere atingir um grau de amor que possa lhe dar o mérito da sua salvação, não pense que pode recebê-la como um prêmio.

Existe um filme muito conhecido chamado "Os dez mandamentos", feito em 1956, com 3hrs:40min de duração. No começo do filme e no intervalo (há um no meio do filme) ia uma pessoa na frente e explicava o que iria acontecer depois. É um filme extenso e bem diferente de tudo o que era visto na época, era colorido, o que também consistia em uma novidade. Representava toda a história do Êxodo, livro da Bíblia muito conhecido em todo mundo, porque se você não leu na Bíblia, viu o Charlton Heston como Moisés abrindo o mar vermelho, ou assistiu a novela, leu no gibi, viu um desenho animado que mostra a história de Moisés, de José no Egito, etc. Mas muita gente não sabe que um filme ao ser feito, não é filmado na mesma sequência que o assistimos, do começo ao fim, mas em pedaços. Exemplo: Num dia serão filmadas todas as cenas relacionadas ao mar, pois dessa forma, pode-se aproveitar o navio, o tempo, o clima, etc. Num outro, são filmadas todas as cenas de palácio, do Êxodo no deserto, e assim sucessivamente, por todo o filme. Posteriormente estas cenas irão aparecer em momentos distintos, e elas dependem de um sujeito que terá que ser muito bom, pois é ele quem faz a edição do filme, catando aquele monte de pedaços de cenas, e colocando-as na ordem correta. Se ele errar e fizer bobagem, o criminoso por exemplo, que deveria ser descoberto no fim do filme de suspense, aparecerá no começo, e todos logo saberão no início que o mordomo foi quem matou. Então, esse editor tem que ter este jogo de cintura e conhecimento para fazer isso.

Agora, imagine que pegaram um editor trapalhão para editar o filme Os Dez Mandamentos, e  um dia vamos assistir ao filme no cinema e lá vemos Moisés no Egito subindo uma montanha,  Deus aparecendo e dando-lhe as tábuas da lei, dizendo: - Se vocês cumprirem todos esses mandamentos que ordeno, os tirarei da escravidão do Egito e vocês irão para a terra prometida. Imagine que loucura se o filme fizesse isso? Pois é justamente o que fazem as religiões! Em um filme assim, Deus teria dado a lei aos hebreus ainda no Egito, e não fora dele, teria condicionado a obediência à lei para eles serem libertos da escravidão, Deus diria: Só depois que vocês cumprirem tudo isso, eu os libertarei da escravidão! Mas não foi assim na Bíblia, graças a Deus! Primeiro Deus libertou os hebreus que eram escravos no Egito e fê-los passar pelo fundo do mar, que é um lugar de morte, simbolizando a morte de Cristo, e eles saíram no deserto do outro lado. E antes mesmo de receber a Lei de Deus, Moisés cantou assim: “o Senhor é a minha força e o meu cântico, Ele me foi por salvação”. Êxodo15. - Oh Moisés, o que você está dizendo aí? Espere Deus dar a lei para você cumprir todos os mandamentos direitinho, depois, você pode cantar que Deus lhe deu a salvação! Não! Primeiro Deus salvou o povo hebreu, e só depois lhes deu os mandamentos, a Lei. Pois esta é a ordem das coisas de Deus, Ele salva por graça, primeiramente, porque ama: "Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro". Um religioso sempre acredita que se fizer tudo o que vem depois, Deus lhe dará por mérito aquilo que vem primeiro.

Não assista filme algum editado por um religioso, porque ele vai misturar as coisas, pegará o fim e colocará no começo. Não vai funcionar! Porque ele acha que se cumprir a lei, será liberto da escravidão, do pecado e de satanás. Não faz sentido! Este seria o mau editor do nosso filme "Os Dez Mandamentos". Deus é quem deu a boa notícia para eles de que iria tirá-los do Egito com mão forte. Eles nem sabiam o que viria depois, não sabiam que iria ter os dez mandamentos, as leis, mas já estavam livres, do outro lado, longe do Egito a caminho de sua pátria, a nova Canaã, que Deus tinha reservado para eles. Já tinham tudo garantido.

Em 1Coríntios 15:3-4, o apóstolo Paulo dá um resumo do que é o evangelho, e começa dizendo a palavra "primeiramente":

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi” O que será que Paulo tinha entregado primeiramente àqueles gregos gentios de Corinto? - Ah, eles devem ter recebido os dez mandamentos, a lei para  cumprir tudo direitinho a fim de serem salvos.

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

Isso é o evangelho! Cristo morreu e ressuscitou! Mas por que isso é o evangelho? Porque quando Ele deu a sua vida na cruz, levou sobre si os pecados de todos aqueles que creem nele. - Mas eu ainda não existia! - É verdade, então veja que ótima notícia! Os meus pecados que ainda não existiam estavam sobre Jesus na cruz. - Mas quais pecados? Aqueles que eu pratiquei ontem? - Também! - Ah, e os de amanhã eu terei que pagar? - Como assim, você terá que pagar? Os de amanhã ainda não existiam naquele tempo! O Senhor Jesus quando morreu levou todos os pecados dos que Nele creem. Os pecados passados, presentes e futuros. Todos! Porque se tivesse deixado algum por resolver, ele teria que voltar aqui para morrer novamente, porque só existe um que poderia ser um sacrifício dado por Deus para remissão (retirada) dos pecados, a fim de purgá-los: Cristo, que era o único perfeito por ser Deus e homem, o filho de Deus que veio ao mundo.

Há um versículo muito bonito que vi pela primeira vez hoje, numa publicação, a respeito do amor, e está no Salmo 119:32. É claro que já havia lido, pois já li toda a Bíblia, mas nunca o havia notado, pois às vezes lemos mas não atentamos muito e acabamos passando por cima. O versículo diz assim:

“Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração”.

Olhe que coisa linda! Mostrando aqui os mandamentos ou o andar como uma consequência de um coração dilatado com amor, alegria e gozo por ter sido salvo por Cristo. É isso o evangelho! Em 2Coríntios 5:14 diz:

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Então se tem alguma coisa que pode fazer um cristão andar em comunhão com o Pai, e de acordo com a Sua vontade, é o amor de Cristo, pois o amor de Cristo nos constrange. O que é constranger? É amarrar. Uma pessoa constrangida está presa a uma determinada situação. O amor de Cristo nos constrange, e isso é maravilhoso! Pelo amor dele e não nosso. Não é uma barganha: - Eu vou amar a Deus e depois Ele me dará a salvação! - Não! Ele não precisa do meu amor, Ele é amor e a fonte de todo amor, e salva por amor. Deus salva inimigos e não pessoas boas, merecedoras, porque não há um sequer que mereça! O único que andou aqui na terra, perfeito e que não merecia morrer, mas deu sua vida em lugar dos pecadores para pagar por nossos pecados, foi o Senhor Jesus. Em Oséias 11:4 diz: “Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”.

Aqui o Senhor está falando do povo de Israel, através de Oséias. E como Deus os atraiu? Com chicote e vara? Não, com cordas humanas e laços de amor. A contrapartida seria eles obedecerem a Deus e terem comunhão com Ele, infelizmente falharam como todos nós falhamos, como eu falho por não ajudar a encher a laje daquele amigo que escreveu para mim, também não vou emprestar meu dinheiro para ele, até porque não o conheço e vi perfeitamente que ele estava só me provocando. Mas nós falhamos e ai de nós se nossas falhas nos condenassem, pois não existiria um salvo! Por isto Cristo precisou intervir. Em João 12:35-36 lemos:

“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles”.

Escondeu-se de quem? Não de seus discípulos, mas dos religiosos que o desafiavam e o contestavam, não aceitavam a luz. Eles não queriam enxergar, preferiram continuar nas trevas nas quais estavam imersos, do pecado e da condenação eterna, conforme Ele fala na continuação do mesmo capítulo 12 de João:

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia”. João 12:46-48.

Existe um juízo reservado no último dia, e o fiel da balança desse juízo será esta mesma palavra que hoje é pregada em tantos lugares e é tão rejeitada. No fim, aqueles que rejeitaram a palavra, a luz que é Jesus, terão que ser julgados por essa mesma palavra. Mas aquele que crê em Cristo não será julgado, não entra em juízo. O Senhor falou: “Em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em condenação, passou da morte para a vida e não entrará em juízo”. João 5:24. Isso já foi feito para aquele que crê em Jesus com seu Salvador. É uma situação consumada e resolvida. Mas Ele fala também: “quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue, a palavra que tenho pregado, essa há de julgá-lo no ultimo dia”. O curioso é que essa é a mesma palavra que nos salva hoje, quando cremos nela.

- Mas, e se eu me desviar dos caminhos do Senhor? - Esse é um problema que recebo todos os dias, de pessoas que me escrevem. Esta semana mesmo, um rapaz me escreveu desesperado, porque gosta de uma garota que fornicou com outra pessoa da religião que ele frequenta, e ela recebeu a sentença profética da religião dizendo que agora, ela está perdida para sempre. Ele falou: Eu a amo muito e quero casar com ela. Ela está muito arrependida, mas já lhe disseram que ela não tem mais salvação. Ela está pensando em suicidar-se, em fazer mal a si mesma, está em desespero.

Agora eu pergunto: Que Deus é esse que essa religião segue? Não é o Deus de amor da Bíblia! Porque este perdoa os pecadores e vai buscar cada um onde estiver. Pensemos no apóstolo Pedro. Quer pecado mais grave do que negar o Senhor Jesus? Ele era discípulo do Senhor, andou com Ele por três anos, até que o Senhor foi preso, e ele o seguiu escondidinho, foi até o pátio da casa do sumo sacerdote, ficou ali em volta da fogueira onde estavam os soldados que tinham prendido Jesus, fazendo de conta que não o conhecia. Perguntaram-lhe três vezes e Pedro negou, dizendo que não conhecia e nem era amigo de Jesus. Até o momento, e isso está em Lucas 22:61-62, em que o Senhor, que estava lá dentro, virou-se e olhou para Pedro. “E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente”.

Estaria Pedro descartado por esta pisada na bola homérica que deu? Não, de maneira alguma! Depois o Senhor vai chamá-lo e perguntará: Pedro, você me ama? Sabemos pela continuação, o papel que teve Pedro como um dos principais apóstolos, no começo da Igreja, conforme vemos em Atos. Pedro tem suas epístolas e foi extremamente usado pelo Senhor, esse mesmo que o havia rejeitado, mentido para as pessoas dizendo que não o conhecia, negando-se a se identificar com Ele. Esse é o Senhor amoroso que vai atrás daquele que se desvia dele. Quando o Senhor avisou aos discípulos que ia morrer e no terceiro dia ressuscitar, eles não creram. Então, efetivamente Jesus ressuscitou e apareceu para as mulheres à beira do sepulcro, isso na parte da manhã, no domingo ao terceiro dia. Alguns discípulos continuaram em Jerusalém. Mas dois deles, sequer esperaram as coisas acontecerem, apesar de terem escutado que o Senhor ia ressuscitar. Não acreditaram, acharam que o Cristo que tinha vindo libertá-los dos romanos, agora estava morto.

- Amigos, e a ressurreição? Vocês não o escutaram falar que ia ressuscitar? Vocês estão indo embora para Emaús? Sim, eles foram a Emaús e quem os encontra no  caminho?

Quem é que deixa todas as coisas que poderia estar fazendo lá em Jerusalém com os outros discípulos e vai atrás de dois, digamos assim, desviados que estavam voltando para suas  casas, seus negócios e afazeres? Quem vai atrás deles? O próprio Senhor Jesus! E eles não o reconhecem no início; o Senhor abre as Escrituras para eles e fala tudo que estava escrito sobre Ele, dito pelos profetas no Antigo Testamento. Em um determinado momento o Senhor se revela, e lhes abre os olhos e eles o reconhecem. Então o Senhor desaparece. Eles tinham insistido dizendo: Senhor fica, porque está tarde, ou seja, não viaje de volta a Jerusalém a esta hora da noite, é perigoso! E agora, o que eles fazem? Na mesma hora voltam correndo para Jerusalém, não mais era tarde, não havia mais problema, não tinham mais medo. E ainda comentam: “não nos ardia o coração quando Ele abria as escrituras para nós?” O amor de Cristo para com eles tinha se derramado. Era irresistível! Eles estavam constrangidos pelo amor de Cristo. E a salvação você recebe quando é constrangido por esse amor, não pelo terror do juízo eterno, que aliás para os perdidos há sim, este terror, mas Cristo lhe chama com amor, porque Ele morreu na cruz para salvar pecadores e a única condição que você tem que ter é reconhecer-se pecador. E Ele o mantém salvo até o fim, no momento em que você crê Nele.

Ontem eu recebi um e-mail de uma pessoa preocupada com seu pai que já é idoso e teve um AVC (acidente vascular cerebral), popularmente falando: um derrame. Ele era convertido, uma pessoa piedosa, falava muito sobre Deus, mas agora mudou completamente. Fala palavrão, coisas imorais, xinga, está terrivelmente agressivo com todas as pessoas. E ela pergunta: Será que meu pai perdeu a salvação? Eu expliquei dizendo que isso é um acidente cerebral, não tem nada a ver com sua alma e espírito. Houve uma falha em seu cérebro que agora, não está funcionando como deveria. Se você considerar que uma pessoa com um acidente cerebral, cujos pensamentos não funcionam corretamente, perderá a salvação, então terá que considerar que todas as pessoas que morreram crendo em Jesus perderam a salvação, porque seus cérebros não apenas sofreram um acidente cerebral, mas, morreram, pararam de ser irrigados completamente, zero, linha reta, morte. Ora, uma vez que o cérebro parou de funcionar, a pessoa não terá salvação, pois não poderá mais pensar. Percebe o que a religião faz com o homem? Ela inverte tudo. - Se você for uma pessoa fiel, obediente, que segue os mandamentos, a lei, etc., vou tirá-lo do Egito. - Não foi isso que Deus falou! Supostamente quem fez isso foi um mau editor de um filme. Deus tira você da escravidão de Satanás quando você crê em Jesus como seu Salvador e lhe dá, não meia salvação, não uma salvação meia boca: Mas “somos abençoados com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus”, diz a carta aos Efésios no capítulo 1.

Todos que creem em Cristo já têm tudo, é uma situação resolvida. Sua comunhão, seu andar com Deus poderá melhorar a cada dia, as arestas ele vai tirando da sua vida, mas sua salvação está completa, ninguém vai mexer nela. Você já tem o título, o Espírito Santo, que é a certidão de sua salvação. Quando você termina um curso receberá uma certidão, um diploma onde diz que você terminou o curso e merece receber este diploma. Na salvação temos igualmente o diploma que é o Espírito Santo, embora não mereçamos, porque nos foi dado de graça: “Pela graça sois salvos por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus para que ninguém se glorie”. Percebe agora? Se eu for salvo pelas minhas boas obras chegarei ao céu e falarei: - Cheguei aqui porque eu sou o cara, sou a alma mais bondosa, pura e honesta deste país. Cheguei aqui por causa desses meus atributos e qualidades imensuráveis! -Vou me gloriar. Graças a Deus não é assim, pois ninguém tem um átomo de bondade que possa apresentar diante de Deus! Temos apenas nossos pecados, nada além deles. E quando você apresenta seus pecados diante de Deus, Ele os limpa. “O sangue de Jesus Cristo seu Filho nos purifica de todo pecado”. 1 João.

George Matheson escreveu um poema muito bonito e que foi transformado em hino, numa versão bastante alterada da original que se chama "Amor Que Por Amor Desceste", não me lembro agora a letra. Mas o original tem relação com o dia em que ele saiu de uma consulta com seu médico que lhe deu a sentença de que ficaria cego - ele estava perdendo a visão e era irreversível. Ele saiu do consultório apalpando as paredes para poder chegar até a casa de sua noiva e lhe deu a notícia, dizendo também que lhe dava a  liberdade de escolher se ela queria continuar com ele ou não. Ela aproveitou a liberdade que ele deu e terminou o noivado. Naquele mesmo dia ele teve duas más notícias, uma que ficaria cego e outra que perderia a noiva. Então, escreveu esta poesia:

“Oh amor que não me deixa ir, eu descanso minha alma cansada em ti, eu te devolvo a vida que te devo para que nas tuas profundezas, no seu fluxo possa mais rico e mais cheio ser. Oh luz que seguiste o meu caminho, eu te entrego minha tocha inconstante para que restaures em meu coração a luz que não é minha, para que no fogo da tua luz do sol que empresto, o dia possa ser mais justo e brilhante. Oh alegria que me busca em meio à dor, não posso fechar meu coração para ti, busco o arco-íris em meio à chuva e sinto que a promessa não é van e que ao alvorecer será sem lagrimas. Oh cruz que levantaste minha cabeça, não me atrevo a pedir para voar longe de ti, lanço ao pó da morte a glória da vida e desse chão brotam flores vermelhas da vida que será sem fim. Oh amor ,oh luz, oh alegria, oh cruz.”

Fiz uma tradução livre do poema, não teve rima, mas estas são as palavras de um homem que na sua pior situação e desespero,  mantém firme sua confiança Naquele que o salvou.

Que você possa crer em Jesus como seu Salvador, tendo essa segurança e certeza, e mesmo que amanhã, você bata sua cabeça e ela pare de funcionar, e que você não consiga mais pensar direito, Ele é fiel! Somos salvos não por sermos fiéis, mas porque Cristo o é! E Ele não muda! Nós sim, mudamos.

Ele vai garantir a sua segurança até o fim!