Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Sede de Jesus - Mario Persona



https://youtu.be/_qVbtROrlck

Há uma história muito bonita e comovente, que está no capítulo 4 do Evangelho de João, que é a da mulher de Samaria e de seu encontro com o Senhor Jesus. E começa dizendo assim do Senhor : “Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia. E era-lhe necessário passar por Samaria”.

Era uma obrigação para ele passar por Samaria. Por que? Aquele não era o caminho que os judeus normalmente utilizavam por causa dos problemas que eles tinham com os samaritanos, uma vez que estes últimos eram o que chamaríamos hoje de judeus "fakes". Eles foram colocados naquele lugar como gentios, trazidos para ocupar a terra quando esta ficou vazia por causa do desterro do povo de Israel para a Babilônia. O rei os trouxe e arrumou para que eles aprendessem o judaísmo, continuando assim a tradição e os costumes da terra; só que era uma coisa pirata, afinal, eles não eram judeus reais, apesar de existir uma adoração e um templo paralelo, o que até os dias de hoje existem, assim como os samaritanos. Mas, como dizia antes, os judeus evitavam andar por ali, e quando precisavam ir para uma outra região, davam a volta, desviando-se de Samaria. Mas, para o Senhor Jesus, era necessário passar por ali, porque lá havia uma mulher a qual ele precisaria encontrar. O versículo 5 continua:

“Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta”.

Interessante esta menção que é feita a fonte de Jacó que aparece no Antigo Testamento, em Gênesis 49:22, quando Jacó abençoa seus filhos antes de morrer. É dito sobre José que ele “é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro”. Esta referência no evangelho de João portanto, não é gratuita; pois lembra a benção que Jacó dá a José como sendo alguém cujos ramos correm por sobre o muro, indo para o outro  lado. Alguém aqui já teve certamente, essa experiência quando garoto, quando na casa do vizinho tinha uma planta frutífera e muitas vezes os galhos pendiam para o lado de cá da casa e a gente aproveitava e colhia os frutos do vizinho, não é verdade? Os ramos passaram por cima do muro, saíram de sua posse, do seu lugar, para atingir aqueles que não eram os donos de fato. Assim é lembrado esse poço de Jacó, porque realmente, o que o Senhor faz aqui é passar por cima daquele muro que dividia não só os judeus dos samaritanos, mas também a questão moral.   Ele necessariamente iria encontrar com uma mulher cuja moral era das mais baixas; como podemos ver durante o texto, quando diz que ela teve vários homens e aquele com o qual ela vivia, não era seu marido. Mas ele passa por cima de todos os muros impostos pela sociedade, pela religião, pelo que quer que seja para chegar até essa mulher que tinha uma reputação ruim. No versículo 6 diz que era isto quase a hora sexta, que na contagem das horas judaicas, significa meio dia. Como essa mulher veio ao meio dia tirar água? As mulheres não iam nesse horário tirar água do poço, mas iam em grupo e pela manhã! Assim era o costume da época, porque era a hora mais fresca do dia; não se faz um trabalho tão cansativo quanto carregar água na hora mais quente do dia! Mas, ali estava aquela mulher sozinha, na hora mais inapropriada, porque provavelmente a sua consciência não permitia que ela fosse com as outras mulheres. Ela não se sentia digna, limpa e moralmente aceita pela sociedade samaritana. Por isso vai separada, em um horário que ninguém pode vê-la, e justamente nesse horário está ali o Senhor que lhe faz um pedido muito estranho:

“Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida”.  João 4:7-8

Normalmente, dentro do costume judeu da época, os homens não falavam com as mulheres em público e muito menos com uma samaritana. Eles eram totalmente arredios a ter qualquer contato com quem quer fosse de Samaria; como diz em João 4:9:

“Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

Isso aqui nos mostra o alcance do evangelho, que não é uma mensagem que vai em busca de pessoas boas, moralmente aceitas na sociedade e que tem uma reputação ótima, mas ao contrário, o evangelho passa por cima do muro e vai buscar os perdidos. Aqueles que não se consideram perdidos, estão mais perdidos ainda, porque acham que tem alguma coisa que possa fazê-los melhores que os outros, e não tem. A palavra de Deus diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Nós só temos uma coisa: pecado sobre pecado, não temos nada para oferecer a Deus; pois o pecado faz a separação entre o homem e Deus. Então, não há como o homem se aproximar de Deus por sua própria capacidade, obras e bondade; pelo contrário, aqueles que de alguma maneira acham que podem, são fariseus, os falsos que encontramos nos evangelhos. Havia religiosos cheios de si que se sentiam o máximo, a última bolacha do pacote, que quando viam, por exemplo, um publicano, traidor da pátria, cobrador de impostos, o olhavam de cima para baixo. Esses publicanos retiravam impostos dos judeus para entregar aos romanos, que eram os povos invasores, logo, os publicanos eram os párias da sociedade judaica, não podiam de maneira alguma ser aceitos por eles e muito menos pelos religiosos. Em uma passagem do evangelho há um fariseu no templo falando: - Oh Deus, graças te dou porque eu jejuo; porque dou dízimo, faço isso e aquilo; não sou como esse publicano vil, pecador. E o Senhor fala que exatamente aquele último, o pecador, seria justificado, porque ele não ousava nem mesmo levantar a cabeça, apenas falava: - Tenha compaixão de mim pecador. Era essa a posição em que ele se colocava: como lixo, como tapete e capacho.

E essa mulher está nessa condição, já está se considerando a pior de todas, porque ela está ali, em uma hora que não deveria estar sozinha. Ela reconhece sua situação. Então o Senhor pede a ela de beber, e ela se surpreende. Como pode Ele me pedir de beber?

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. João 4:10

A mulher raciocina de maneira natural, cerebral, intelectual. “Senhor, tu não tens com o que a tirar e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? E Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la”. João 04:13-15

Se eu tivesse uma engarrafadora de água mineral, acho que eu colocaria na embalagem: “quem beber desta água tornará a ter sede” que é uma excelente maneira de pregar o evangelho. Essa frase que o Senhor fala para ela, pode inclusive ser trocada por qualquer outra coisa: quem tiver dinheiro, tornará a ser pobre; quem tiver comida tornará a ter fome; quem tiver um relacionamento tornará a se sentir sozinho. Quem tiver qualquer coisa; essa qualquer coisa vai deixá-lo insatisfeito; porque uma hora acaba, não vai satisfazê-lo totalmente. É isso o que ele vai revelar para essa mulher agora:

“Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disse com verdade”.

Esta mulher já tinha procurado água o tempo todo na vida: cinco maridos e um agora que não era seu marido. Ela buscava nos relacionamentos a satisfação da sua vida e não encontrava. Por que ela tentou tantas vezes e não achou? O que acontecia com ela? Ora, ela buscava algo que voltava a dar sede; a água que não era permanente. Uns buscam no dinheiro, outros no relacionamento, outros na saúde - Mas uma hora, tudo acaba. Não matará a sede, nem suprirá as necessidades, não trará satisfação permanente. E o que Cristo está oferecendo aqui não é somente satisfação permanente mas também perdão dos pecados.

E essa mulher agora tem que se reconhecer pecadora. Mas, o que acontece quando você coloca alguém contra a parede? A pessoa muda de assunto, pula fora e diz: isso é bom para aquela pessoa ali; vamos mudar de assunto e falar de futebol, eu não estou gostando da conversa. E é isso que ela faz, saindo pela tangente:

“Disse-lhe a mulher: Senhor vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”. João 4:20

O Senhor percebe o estratagema dela ao tentar fugir, e o que faz? Ele é paciente, assim como é com todos nós. Você já buscou a Cristo? Já confessou sua necessidade? Já contou para ele que teve cinco maridos e o que tem agora não é seu marido? Contou sobre todas as suas tentativas de encontrar a felicidade, paz e alegria nesta vida? A salvação não é etérea e futura para que no dia em que morrer, você vá para o céu - Ela não é apenas isso! A salvação começa agora. A alegria e o prazer de saber que seus pecados foram perdoados são já, é pra hoje! Quando você crê em Cristo como seu Salvador, a sua vida nova começa, a alegria já está pronta agora para você desfrutar de Cristo.

“Disse-lhe Jesus: Mulher crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, adorem em espírito e em verdade. João 4:21-24

A dúvida colocada entre ela e o Senhor na tentativa de fazê-lo parar de fazer uns raios X dela, já está esclarecida. Educadamente ele responde e deixa claro que o templo e o monte dos samaritanos não tinham nada a ver. O templo de Jerusalém tinha sido escolhido por Deus para que ali Ele fosse adorado. E após esse esclarecimento a mulher disse-lhe:

“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo”.

Ele usa a mesma expressão que Jeová, que é Jesus no Antigo Testamento, usou ao se apresentar a Moisés, dando-lhe instrução para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito. Moisés  perguntou: quem devo dizer que me mandou fazer isso? - Diga que o "Eu Sou" mandou, responde o Senhor. E agora, aqui ele fala: Eu o sou, eu que falo contigo. Mas adiante, ele usaria essa mesma expressão quando os soldados tentam prendê-lo, perguntando quem é Jesus e ele responde: Eu Sou. Os soldados caem para trás em um piscar, em um flash, pois foi tanto poder vindo daquele nome, naquele momento, que os soldados não puderam ficar em pé.

“E nisto, vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? João 4:27

Eles não falariam com uma mulher, nem sequer passariam por Samaria e muitos menos falariam com uma mulher naquela condição moral. Sabe? Muitas vezes os homens vão falhar com você, pode ter certeza; e ainda que sejam cristãos, discípulos de Cristo; eles vão olhar para você com asco, com reservas; eles não vão querer te amar como Cristo. Como Só Ele, Jesus, pode amar. Os homens sempre irão nos decepcionar, mesmo os que confessam ser cristãos, assim como eram cristãos esses discípulos seguidores de Cristo, escolhidos por ele, mas que não falariam com essa mulher. Mas o Senhor o faz! Quando todos os homens lhe decepcionarem, saiba que tem um que não te decepciona: Jesus! É a ele que você tem que recorrer e não a uma religião; a um pastor, a um pregador, não a mim, a uma reunião, nada disso. É a pessoa de Jesus, o Eu Sou! Aquele que a ninguém decepciona! “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Nunca! Jamais ele deixará na mão uma alma sincera que se achega a ele com um coração contrito. Deus não desprezará. Os homens fazem isso se você não se encaixa e não está de acordo;  você é samaritano.

“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade”. João 4:28

O cântaro era uma posse importante, onde ela podia levar água para matar sua sede, mas ela se esqueceu de tudo agora. Quando você conhece a pessoa de Cristo nada mais importa, você vai largar o seu cântaro; vai deixar as redes como os discípulos deixaram. Quando foram chamados por Jesus eles estavam remendando a rede dos seus pais, Jesus lhes disse: Vinde após mim que os farei pescadores de homens. Eles largaram as redes imediatamente e seguiram a Jesus. Assim será com você, deixará as redes, o cântaro, tudo, para seguir a Jesus.

“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele”.

Esses homens depois iriam crer em Jesus.

“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogou-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra e diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”. João 4:42.

Era preciso agora, que aqueles homens também depois de ter escutado o testemunho dessa mulher, não ficassem apenas no ouvir, mas que tivessem a certeza de ter tido um encontro pessoal com Jesus para crer nele. Você está ouvindo esta pregação hoje, mas se não tiver um encontro pessoal com Cristo no íntimo do seu coração, ficará só no intelecto. Talvez você acredite que existe um homem chamado Jesus que há dois mil anos morreu numa cruz, mas, se isso não for direto ao seu coração e você puder dizer: eu creio agora porque conheço, você não terá a sua salvação e o perdão dos seus pecados. Porque Jesus veio ao mundo para morrer em uma cruz para nos salvar, morrer em uma cruz para se esvaziar totalmente de si mesmo e assumir os nossos pecados. Muitas pessoas procuram Jesus para saber o que ele pode trazer para elas. Mas você tem que buscar a Jesus para saber o que ele pode levar embora: os nossos pecados. Na cruz ele levou os pecados de todos os que nele creem, pagando por todos eles.

Uma das coisas mais lindas que eu ainda não havia percebido nesta passagem, além do fato da mulher ter ido aos homens na cidade, e não dizer: venham para minha igreja, vá para o pastor fulano, o pregador sicrano. Mas ela disse: “vinde, vede um homem”. João 4:29

Quando pregamos a Jesus Cristo como Salvador, não anunciamos uma salvação por meio de uma religião ou por uma lista de regras que temos que cumprir. Nós falamos de um homem que é o filho de Deus, que veio ao mundo para morrer por nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia para nossa justificação. Um homem! E é deste homem que você precisa para ter a salvação! Mas a coisa mais linda, como eu estava dizendo antes, que vi nesta passagem, é que quando ele estava ali com essa mulher, ele fala: “dá-me de beber”. Ele está com sede. Um pouco antes disso, lemos: “Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte”. Jesus tinha fome, cansaço e estava com sede. É como se ele, ao falar para a mulher, tenho sede, esperasse que ela fornecesse água normal para ele e assim, puxaria um assunto para ver se agora ela mesma sentia a sua própria sede, uma vez que havia buscado em cinco maridos e em nenhum encontrado a satisfação de sua sede; e nem o que agora ela estava vivendo tinha resolvido seu problema. Jesus se identifica com ela que ali, era uma mulher com sede, insatisfeita com tudo que encontrou na vida. Ele se coloca na posição dela, ou seja, na de alguém que tem sede.

“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Esta expressão "hora", é usada várias vezes nos Evangelhos e tem um significado muito importante, muito forte. Se voltarmos dois capítulos, quando Jesus vai transformar a água em vinho nas bodas de Caná, e Maria vai falar com ele a fim de avisar que não tinha mais vinho, Ele responde: “Mulher, o que tenho eu contigo? Ainda não é chegada minha hora”. Que hora é essa? Ele dirá depois aos discípulos: É chegada a hora! Diz isso quando estava perto de ir para a cruz. A “hora” era portanto, o momento em que na cruz, ele levaria os nossos pecados, sendo feito pecado por nós, e receberia o juízo de Deus. Esta era a hora dele, a hora de Jesus. E o que ele sentiria nesta hora mais extrema na terra? Aquele que era Deus e homem e que vinha da eternidade, que nunca foi criado, mas que era o Criador de todas as coisas; aquele que se fez carne e veio aqui embaixo, na terra, nos buscar, e não só aqui, mas também desceu ao mais fundo do juízo de Deus, até a morte; diria: Tenho sede.

Aqui neste momento, ele disse que estava com sede e pediu que a mulher lhe desse água: era  uma sede física. Jesus estava cansado no caminho e um copo d'água resolveria o problema naquele momento, mesmo que fosse uma água que ele, ao bebê-la, voltasse a sentir sede. Agora na cruz, ele tinha uma sede que água nenhuma poderia eliminar. Será que era porque ele estava desidratado na cruz? Não! Esta é a sede que os homens têm. Sua sede era porque a fonte de todo prazer lhe tinha sido tirada. A mulher que buscava o prazer em diversas coisas e não conseguia, precisava dessa água para não voltar a ter sede. O Senhor Jesus na cruz teve a sede mais extrema que alguém pode ter; a sede da ausência de Deus! O que lhe dava satisfação o tempo todo era a sua comunhão completa com Deus. Ele disse: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Porque Deus virou a face e o deixou naquela cruz sozinho. E ele tinha sede daquela única coisa que poderia satisfazê-lo. Foi feito pecado em nosso lugar e recebeu ali o juízo por nós.

E se você agora crer em Jesus como seu Salvador, aquele sacrifício na cruz não terá sido em vão para você de maneira nenhuma! Ele veio ao mundo para tirar o pecado e cumpriu a sua missão, a sua obra. Mas para você, terá sido em vão, a menos que o aceite agora como seu Salvador e creia que na cruz ele levou todos os seus pecados. Ele está lhe oferecendo perdão completo de todos os seus pecados! Creia em Jesus como seu Salvador e receba não só a satisfação eterna no céu, que será a coisa mais maravilhosa, incrível e perfeita, mas comece hoje mesmo a desfrutar desta água que não o deixará mais ter sede. A satisfação da comunhão com Cristo Jesus!