Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O que a Biblia diz sobre milagres e curas - Mario Persona



https://youtu.be/F6JFyk2Go5Q

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE MILAGRES E CURAS

No mês passado, passei por uma cirurgia no meu olho direito, pois este estava funcionando como esquerdo. Ele não estava muito direito, ele tinha uma catarata. Então a cirurgia era para trocar o cristalino, colocar um de fibra de titânio, ou algo artificial, não sei bem.Esta é, na verdade, uma experiência interessante para quem já está envelhecendo, para quem entra no caminho do desmanche, que numa hora troca uma peça aqui, noutra hora, outra peça ali, e vai trocando, trocando, trocando.

A avó de meu genro faleceu com 90 ou quase 90 anos, e era chamada pelo neto de “mulher de 6 milhões de dólares, porque ela trocou tanta peça, fez tantos enxertos, tinha tanto implante, prótese no osso, coração! Mas ela estava sempre muito alegre, era crente no Senhor Jesus, conhecia o evangelho desde criança, conhecia a Palavra, e apesar de todos aqueles remendos no seu corpo, vivia muito feliz com Cristo e era até gostoso conversar com ela.

Fui fazer esta cirurgia porque o problema já estava me atrapalhando, na estrada eu já via o trânsito dobrado e não sabia dizer se os faroletes que eu via eram reais ou projeções do meu olho.

Após a cirurgia, graças a Deus, o olho operado ficou melhor do que o outro que não tinha problema algum!

Alguém poderia dizer assim, “mas se você crê em Jesus, porque você não pediu para Jesus te curar? Esta é uma pergunta válida, até!

Existem duas razões para que eu não peça a Jesus que me cure deste problema específico. É claro que quando eu fico doente, oro a Deus para que Ele possa me curar, mas também para que Ele possa usar médicos, medicamentos, me mostrar o melhor caminho para resolver aquele problema de saúde.

No evangelho nós temos uma razão pela qual nem todas as enfermidades são curadas por Deus:

No final do evangelho de João, no Cap. 20 vs. 30-31, diz que:

“Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida no Seu nome.”

Os sinais que Ele fazia e que foram registrados nos evangelhos tinham o objetivo, não para que fossem imitados, mas para que fossem dados como testemunho.

Há cristãos que vivem tão fixados em sinais e milagres, que só falam e vivem disso, o que me parece mais, incredulidade e não fé, pois uma pessoa que crê realmente em Cristo e na Palavra de Deus, vai entender para o quê foram dados os sinais! E foi para que creiamos! Se os sinais foram feitos, se estão registrados na Palavra, se Jesus fez estes sinais para que eu creia nEle, então porque eu preciso de outra prova? Porque vou precisar de mais sinais, mais provas?

Também, na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 1, vs. 22-23, diz:

“Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos”.

Considerando todo o contexto judaico em que o Senhor Jesus fazia os sinais e também os próprios apóstolos faziam sinais e milagres, nós entendemos agora, que é porque os judeus pedem sinais, eles têm que ver para crer! E enquanto judeus pediam sinais e os gregos pediam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, e é esta a mensagem do evangelho que está sendo tratada aqui.

O próprio Paulo, tão poderoso em fazer tantos milagres, ele e outros apóstolos em Atos dos Apóstolos, de repente, em 2ª Timóteo 4 vs. 20 ele escreve para Timóteo dizendo assim:

“Erasto ficou em Corinto; a Trófimo deixei doente em Mileto”.

Ei, Paulo, porque você não curou Trófimo? Porque você o deixou doente em Mileto, Paulo?

Não podia ter imposto as mãos sobre ele e curado sua enfermidade?

Não, porque não tinha necessidade de provar para Trófimo que Deus tem poder, que Cristo é o Salvador. Ele já cria em Jesus! Não precisava!

E em Primeira Timóteo, capítulo 5, versículo 23, Paulo escreve para Timóteo:

“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”

Que isso, Paulo, porque você não curou Timóteo também? Pela mesma razão. Os sinais foram feitos para que creiamos em Cristo.

Quando o Senhor Jesus estava no mundo, os próprios judeus, os mais incrédulos deles, os fariseus, os saduceus, pediam sinais para ele! Ele acabou de alimentar quatro mil pessoas no Evangelho de Marcos, quatro mil homens, porque acrescentando as mulheres e crianças o número é muito maior do que este – e sabe o que acontece quando Ele acaba de alimentar esta multidão? Saíram os fariseus e começaram a disputar com Ele, pedindo-lhe para o tentarem um sinal do céu! O que que é isto!? Fariseus, o que vocês estão falando? A reação do Senhor foi esta, em Marcos capítulo 8, versículo 12:

“E suspirando profundamente em Seu Espírito, disse: Porque pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração, não será dado sinal algum”

Imagino o Senhor fazendo assim: fechando os olhos e suspirando indignado aborrecido, e balançando a cabeça, em sinal de reprovação! Estes homens, viram o Senhor Jesus fazer estes sinais, alimentando uma multidão com caminhões de pães e peixes que surgiram do nada! E agora eles vêm falando assim: nós queremos um sinal! Mas vocês não estavam aqui? Não estavam assistindo? Para que lado estavam olhando? Não viram isto que acabei de fazer?

“...... e deixando-os tornou a entrar no barco e foi para o outro lado”.

E não fez sinal algum sob encomenda para eles. Não fez! Porquê isto era incredulidade total, não ia adiantar fazer sinais para eles. Eles não queriam crer em Cristo.

E Ele vai para o outro lado e em Marcos, no capítulo 8 vs. 14 a 21, os discípulos se esqueceram de levar pão, e no barco não tinham consigo senão 1 pão, e ordenou-lhes o Senhor dizendo:

“Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. Pelo que eles arrazoavam entre si porque não tinham pão. E Jesus percebendo isto disse-lhes:

“Porque arrazoais que não terdes pão? Não compreendestes ainda nem entendeis? Tendes o vosso coração endurecido? Tendo olhos não vedes, e tendo ouvidos não ouvis? E não vos lembrais? quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? Responderam-lhe: 12. E quando parti 7 entre os quatro mil, quantas alcofas de pedaços levantastes? Responderam-lhe: 7. E Ele lhes disse: Não entendeis ainda?”

Esta é a incredulidade do homem.  Tudo está pronto, evidente, claro, patente, mas pessoa não quer crer. O evangelho há 2000 anos está sendo pregado neste mundo e parece que estamos falando grego com as pessoas.

Uma vez encontrei uma jovem e comecei a falar do Senhor e do evangelho para ela e eu sempre faço esta pergunta: se você morrer agora, para onde você acha que vai? ela disse assim: mas eu creio que eu vou para o céu! Porque as pessoas que dizem que são crentes, que vão à igreja, andam com a Bíblia debaixo do braço e falam sempre assim: Ah, eu pretendo fazer o melhor que eu posso, pretendo me esforçar. Mas espera aí!! Você não entendeu o evangelho! O Evangelho não é fazer o melhor que você pode, porque você não pode fazer nada, o evangelho é exatamente não fazer nada, é crer em Jesus, crer no Deus que justifica não o bom, mas o ímpio.  Romanos 4 vs. 5:

“porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;”

Então perguntei para esta jovem se ela morrer agora....ela respondeu: Ah, não, eu procuro fazer o bem, quem sabe Deus tem bondade, misericórdia de mim, eu procuro ajudar o próximo, dou esmola, obedeço a meus pais, bla bla bla... então eu disse: vou explicar o evangelho para você: eu preguei o evangelho, disse que não é por obras, não é pelo bem que você faça, mas é pela fé em Jesus – entendeu agora? Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. É uma coisa resolvida. Entendeu? Ela então respondeu: ah, agora entendi. Então eu perguntei novamente: Se você morrer agora, para onde você vai? Ah, eu procuro fazer o melhor que eu posso!

Ela não entendeu! Estavam tapados os seus ouvidos, eu falei umas três vezes a mesma coisa, mas seus ouvidos estavam tapados.

O Evangelho é assim porque nós nascemos cegos. Somos cegos de natureza como os discípulos no barco. Ele perguntou: não vedes? Não tendes olhos?

E nós aqui? Tem algum cego aqui?

Tinha neste capítulo 8 de Marcos, no versículo 22 em diante um cego e na continuação diz que chegou Ele a Betsaida e trouxeram-lhe um cego e estes outros rogaram-lhe que o tocasse. Este foi um cego que não chegou por vontade própria, mas trazido por outros. E tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos perguntou-lhe se via alguma coisa e levantando ele os olhos disse-lhe: vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. Depois disto tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos e o fez olhar para cima e ele ficou restaurado e viu cada homem claramente. E mandou-o para casa dizendo: “Mas não entres na aldeia” nem o digas a ninguém lá.

Interessante esta passagem porque sempre que eu não conseguia enxergar com meu olho direito, eu fechava o esquerdo e via homens como se fossem árvores andando. Eu fechava o olho esquerdo e ficava tudo embaçado e via homens como árvores andando. E isto era muito pior à noite! Eu me identificava muito com este cego.

Em outras passagens o Senhor cura imediatamente a pessoa. Porque neste caso Ele faz em etapas? Eu acredito que talvez seja porque este homem não tinha fé, não cria que Ele seria capaz de curá-lo. Então Ele começa com uma cuspida nos olhos do homem.

Alguém já cuspiu no seu rosto? Nos seus olhos? Parece uma coisa nojenta, estranha, não? Mas Ele começa com isto! Talvez para ver até onde o cego vai suportar o tratamento que o Senhor vai dar para ele. Ele cospe nos olhos do cego e não resolve totalmente o problema. O cego vai falar que só está vendo árvores que andam, que não está distinguindo nada. Então Ele vai para uma segunda etapa agora. Coloca as mãos nos olhos, o faz olhar para cima e o cego fica restaurado, sua vista é restaurada.

Deus quer restaurar a vista de todos aqueles que se reconhecem cegos espiritualmente. Alguns vão direto a Cristo, mas normalmente precisam ser levados a Ele e para isto existe a pregação do evangelho, para que sejam levados a Cristo.

E quando uma pessoa é levada a Cristo, ela passa por um processo como aquele que fala no último capítulo de Lucas, 24 vs. 13, quando os discípulos que estavam saindo de Jerusalém em direção a Emaús encontram-se com o Senhor Jesus, mas não o reconhecem, estão cegos espiritualmente. E ali o Senhor abre 3 coisas naquele encontro com eles: primeiro abre a Palavra para eles, expõe as escrituras do Antigo Testamento, obviamente, começando por Moisés e todos os profetas. Eles escutam e depois vão falar assim: não nos aquecia o coração quando Ele abria as escrituras?

O primeiro passo para a salvação é um contato com as escrituras abertas, com a Bíblia. Uma vez que há um contato com a Bíblia, é possível o Espírito Santo incutir vida naquela pessoa morta nos seus delitos e pecados e aí, uma vez tendo vida, nós encontramos estes homens chegando em um ponto, agora é um desejo do Senhor: eles disseram: Senhor, fica conosco porque já é tarde, e o Senhor faz que vai continuar andando a caminho e larga-los, mas eles tendo pedido, o Senhor fica com eles e vai comer com eles. E quando Ele dá graças para comer, os olhos deles se abrem e veem o Senhor neste momento. Eles viram primeiro as escrituras abertas, agora eles O reconhecem e dizem, “é Ele”!!! É Jesus, o mesmo Jesus, que seguíamos, mas que morreu e estávamos tristes, achando que tínhamos perdido toda a esperança, mas agora Ele abre nossos olhos e nós vemos, e agora nós ouvimos, é Ele, é Ele!!! Mas o que acontece em seguida? O Senhor desaparece! Jesus desaparece da frente deles! Mas, agora que os olhos deles se abriram, porque desaparecer, não é? Sim, estava certo, corretíssimo desaparecer, pois eles não precisavam mais ver Jesus para crer! Agora eles podiam andar por fé! E, mesmo eles tendo dito ao Senhor que já era tarde, que por isso, ficasse com eles, ao verem o Senhor desaparecer, voltaram correndo para Jerusalém, mesmo sendo noite! Foram para Jerusalém porque Ele falou que era lá o lugar que Ele iria nos encontrar e, quando eles voltam para Jerusalém, encontram os discípulos e começam a contar alegres que eles tinham visto o Senhor no caminho, com todo aquele regozijo do encontro! Então os discípulos ficam contentes com toda aquela notícia e o Senhor aparece no meio deles: “PAZ SEJA CONVOSCO”. Então, diz ali, que o Senhor abriu o entendimento deles. Esta é a terceira coisa que Ele abre nos seus discípulos neste último capítulo de Lucas.

Então, uma pessoa que tem contato com a Palavra de Deus, tem seus olhos abertos pelo próprio Senhor, vai agir por fé para ganhar o entendimento da Palavra de Deus, pois quando nós nos convertemos, não entendemos nada! Só estamos convertidos e mais nada. E dizemos: E agora, para onde eu vou? Eu, por exemplo, comecei a ir à missa, porque era o único lugar que eu sabia que falavam de Jesus na época, não tinha toda essa balbúrdia de programas evangélicos. Fui à missa durante 1 ano, ajudava o padre, cantava e tocava violão, mas entendendo agora que eu tinha sido salvo por Cristo, pela fé em Cristo, porque alguém pregou o evangelho para mim, o evangelho puro! Não uma denominação, uma igreja, mas Cristo Jesus me pregaram.

Quando aquele outro cego que o Senhor Jesus cura, em João capítulo 9 vs. 24, quando lhe perguntaram:

“............nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele: se é pecador eu não sei, uma coisa eu sei: eu era cego e agora eu vejo.”

E aí o Senhor se revela, realmente quem Ele era para ele.

Então uma pessoa que acaba de se converter ainda não conhece tudo, mas o Senhor vai abrindo o entendimento, é outra parte agora, de uma vida que só começou e é para toda a eternidade.

Mas um detalhe é que ele chegou a Betsaida, trouxeram-lhe o cego, rogaram-lhe que o tocasse, o Senhor pegou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia. Porque levá-lo para fora da aldeia? Por uma razão muito simples: em Mateus, capítulo 11 vs. 21 diz assim:

“Ai de ti, Corazin, ai de ti, Betsaida, porque se em Tiro e em Sidon fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza.”

Ele não iria dar a Betsaida o gostinho de observar um sinal, porque ele já tinha feito muitos sinais, muitos milagres ali e tinha sido rejeitado. Como Ele foi rejeitado por aqueles fariseus e não quis fazer um outro sinal para eles, Ele não ia dar a Betsaida o gostinho de assistirem uma cura. E quando Ele cura aquele cego, disse para este: Não volte para a aldeia, mandou-o para sua casa dizendo: Nem entres na aldeia, não o digas a ninguém na aldeia! Que aldeia? De Betsaida.

Você, leitor, não se sentiria ofendido, se você fosse um cidadão de Betsaida? Eu me sentiria ofendido, pois “se sou um morador de Betsaida e Ele não quer nem que nos conte o que aconteceu? O que é isto, que discriminação é esta?

Sim, Deus discrimina, os que não creem, os que rejeitam a salvação que Ele oferece graciosamente, porque a salvação é por fé na pessoa de Cristo que morreu numa cruz para levar os nossos pecados. Quando você crê em Jesus como seu salvador, você crê que Ele morreu, levou os seus pecados naquela cruz, para que você não precise pagar pelos seus pecados.

Então Deus não dá a você o que você e eu merecíamos, o Lago de Fogo, o juízo eterno, mas Ele dá a você o que você não merece, a salvação eterna. Isto é o evangelho da graça.

Eu não fui o primeiro da minha família a operar meu olho de catarata, pois em 1986 meu filho Pedro nasceu cego, com catarata congênita nos dois olhos, eu o levei para operar no melhor especialista do Brasil, um médico aqui de São Paulo. E a equipe dele é que operou Pedro e ficamos naquela expectativa, tendo operado primeiro um olho, depois o outro. E voltou para casa com a receita dos óculos, porque avisaram que depois de operado não enxergaria assim tão rapidamente. E nós estávamos esperando que ele fosse chegar, passando pela rua olhando os outdoors, mas nada. Mandamos fazer uns óculos na melhor ótica de São Paulo, que era numa sala em um prédio onde havia um híper especialista. E fizemos uns óculos de 18 graus nesta ótica e chegamos em casa para colocar no Pedro. Peguei a máquina fotográfica porque seria um grande momento, aquele, que ele iria enxergar o mundo pela primeira vez. E quando colocamos os óculos nele, bati a foto e não aconteceu nada. Púnhamos brinquedinhos na frente dele, e ele olhando para o vazio, estava distante, nada acontecia. Tem até uma foto bastante emblemática, de minha filha na época tinha 6 anos, olhando para ele, desanimada, ele com os óculos e não enxergando nada! Alguma coisa deu errado! Realmente! A visão já estava atrofiada, pois havia 4 anos sem entrar luz pelos olhos além de ter problema de microftalmia. Nós o deixamos mais alguns anos usando os óculos, amarrados, porque ele queria tirar! Ele não aguentou e não enxergou de maneira alguma. Decepcionante sim!

Decepcionante também, da mesma forma como será, se você não ganhar luz para seus olhos, se você não for curado da cegueira espiritual, se você não crer em Cristo com seu Salvador e continuar cego até o dia em que você terá que vê-lo e dobrar seus joelhos diante dEle, não para receber a salvação, mas para receber a sentença da condenação eterna.

Espero que hoje você creia em Jesus como seu Salvador e Senhor e receba de Deus o perdão de seus pecados por graça e bondade apenas. Podemos dar graças a Deus.