Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Pronto para a partida - Mario Persona



https://youtu.be/K-AZNSkq3qI

Pronto para a partida - 2 Coríntios 5
Mario Persona

Um dia, enquanto dirigia meu carro que já tinha um bom tempo de uso, pela Marginal, indo a Guarulhos pegar um voo para visitar meus filhos no exterior, a temperatura do carro chegou ao máximo, o motor começou a ferver e a perder a força. O painel de luz da temperatura estava piscando e consegui puxar para a direita, naquele trânsito que costuma ficar muito carregado ali na Marginal. Desliguei o carro para ver o que aconteceria, esperei um pouco e dei a partida uma vez, e o carro não pegou, depois de um certo tempo, dei a partida novamente e ele voltou a funcionar. Fui dirigindo por ruas internas, e com uma velocidade acima do normal, já que o carro estava muito quente por ter ido muito devagar, e consegui chegar ao aeroporto. Naquele dia eu pensei que precisaria trocar de carro, pois este já vinha me dando problemas, e desta vez, especialmente, em uma hora muito crítica. Quando trocamos de carro, às vezes temos que esperar muito até que o carro que desejamos comprar, chegue na fábrica. Ou seja, você fecha o negócio na agência mas tem que continuar com seu carro velho até o novo chegar.

Em 2 Coríntios 5:6, Paulo não diz: Pelo que “estou” sempre de bom de ânimo! Se assim fosse, poderíamos dizer: - mas este é Paulo! Que teve revelações do Senhor, foi levado ao terceiro céu, ele deveria mesmo estar sempre de bom ânimo! - Mas, ele não disse isto, e sim: - “Estamos” de bom ânimo!

A pergunta para nós, é: Estamos e vivemos nós, de bom ânimo? Todo o assunto está relacionado com a troca do carro velho pelo carro novo. Este carro que estamos esperando chegar da fábrica para podermos entrar e sermos revestidos, com aquele cheirinho de novo, que aliás não sei como eles conseguem aquele cheiro tão agradável.

Estamos sempre de bom ânimo? Esta é a questão! Por que um crente no Senhor Jesus Cristo deveria estar sempre de bom ânimo? Ora, porque o carro novo vai chegar, e ele não aguenta mais andar no carro velho. A cada hora cai uma peça deixando-o na mão, na estrada, porém, ele já sabe que tem o novo e que fora comprado, já está pago, é só uma questão de tempo.

Ele então fala: “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor”. Vou fazer uma paráfrase: No carro velho vimemos ausentes do carro novo, na realidade, o novo é o mesmo corpo e a própria presença do Senhor. Então, que vida um cristão deveria ter aqui na terra? Se lamentado? - Oh, minha vida está ruim, nada dá certo, oh eu sei que não vai dar certo! - Não! As circunstâncias sempre serão problemáticas para um cristão, por estarmos em um lugar e em um carro velho e errado! Estamos em uma charanga que a cada esquina perde uma peça. Quem já chegou a uma certa idade já sabe que está trocando as peças, fazendo recauchutagem de pneus e mais uma série de problemas que surgem.

O cristão sabe que tem um corpo, e que é o mesmo, porém, ressuscitado e transformado em uma matéria que é diferente, é um corpo espiritual conforme a passagem em 1 Coríntios fala. Mas que é um corpo tangível! Existe uma influência forte das religiões orientais, e no catolicismo, as quais herdamos, que ensina que matéria e tudo o que é palpável, é coisa ruim. Mas, quando Deus criou a matéria, Ele viu e disse que era bom, e quando criou o ser humano, Ele disse que era muito bom. De fato, não é a matéria que é ruim, mas sim o tipo da matéria na qual estamos hoje. Esta é arruinada pelo pecado. Mas seremos transformados. Se o nosso corpo fosse descartável, Deus não nos ressustaria, mas nos daria outro corpo, diferente deste, sucateando o atual, mas não é este o caso. Teremos o mesmo corpo, a mesma identidade, a qual jamais perderemos, o que sou aqui, serei por toda a eternidade! Não seremos diferentes! Claro, todos os problemas e defeitos desta carne pecadora, tudo aquilo que está relacionado ao pecado, desaparecerá, teremos novo nome, teremos lembranças purificadas, nos reconheceremos. No céu, não seremos menos do que somos hoje na terra.

Enquanto estivermos no corpo, viveremos ausente do Senhor, porém, viveremos por fé e não por vista.

Ontem, lendo Lucas 24, vimos que logo depois que o Senhor abriu as Escrituras e os olhos dos dois discípulos no caminho de Emaús, ele desapareceu, porque os mesmos não precisavam mais de olhos para vê-lo. Dali para a frente, eles viveriam por fé, assim como tem acontecido nos últimos dois mil anos. E hoje temos aquilo que ontem o irmão explicou que teremos por toda a eternidade e que o Senhor falou em João: que ele nos daria o Espírito Santo consolador para estar para sempre conosco.

Quando um cristão é selado com o Espírito Santo da promessa – Efésios 1 – nunca mais ele perderá o Espirito Santo! E um cristão que não é selado com o Espírito Santo nem sequer é salvo, isso quem fala é Paulo em Romanos 8:8 – “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Na realidade, estamos ainda na carne, mas posicionalmente falando, aos olhos de Deus, não estamos mais. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”. Veja que coisa maravilhosa! Esta é a posição do crente.

Há pessoas que falam, - me converti, mas ainda não fui batizado com o Espírito Santo.” Isso é uma grande bobagem! Pois só existe um batismo com o Espírito Santo, que ocorreu no dia de Pentecostes, na formação da Igreja. Se cada pessoa que se convertesse fosse batizada com o Espírito Santo, uma nova igreja, um novo corpo de Cristo, seria formado, o que é errado! Podemos ler em Efésios 1:12, onde ele deixa muito clara a ordem das coisas: “Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”.

É interessante que aqui nesta passagem, não sei exatamente se ele está fazendo distinção nesses três passos, mas nós poderíamos talvez, pensar no novo nascimento, no crer e no selo do Espírito, porque antes mesmo de você ter crido no Senhor Jesus, você nasceu de novo pela aplicação da Palavra, - que é a água, - através do Espírito, - que aplica a Palavra numa alma morta nos seus delitos e pecados. Essa é a condição do homem natural e perdido. E quando o Espírito aplica a água da palavra num morto, este passa a ter sensações e sentimentos relacionados a Deus, porque até então “não há quem busque a Deus, não há quem faça o bem”. Então, ele jamais poderia buscar a Deus no seu estado morto, natural. Mas, quando Deus injeta vida nessa pessoa através da obra do Espírito Santo, aplicando a Palavra a essa alma, a pessoa escuta e de repente, surge nela o desejo de conhecer e ter mais de Cristo.

Então, onde diz: “depois que ouvistes a palavra da verdade”, aqui é o Espírito Santo abrindo as escrituras para uma pessoa “e tendo nele também crido que foste selado com a inscrição da promessa o qual é o penhor da nossa herança para a redenção da possessão de Deus para louvor da sua glória”. Há o caso muito emblemático, que é o do centurião. Um homem convertido ao Judaísmo, um prosélito, que tinha escutado a palavra de Deus e as promessas do Antigo Testamento, relacionadas ao Cristo, ao Salvador que viria, mas que ele não entendia nada. Porém, tinha suas orações, que eram aceitas por Deus. Como a oração de um homem morto, poderia ser aceita por Deus? Porque ele não estava mais morto, tinha vida agora, apesar de ainda não ser salvo. E por que ele ainda não era salvo? Porque Deus tinha começado uma obra nele que ainda não estava completa.

Ao mesmo tempo que o anjo está dizendo a Cornelio para ele se encontrar com Pedro, o Senhor estava falando também com Pedro. Vemos aqui que nada acontece sem um controle total dos céus, estas eram coisas sendo trabalhadas conjuntamente, em lugares diferentes com pessoas diferentes. Cornelio tendo que buscar Pedro a fim de ouvir agora o Evangelho, - porque anjo não prega o Evangelho, - e Pedro tendo que ser trabalhado por Deus, para aceitar falar para um gentil, - pois até então, Pedro era carregado de todo o costume judeu, que não se relacionava com gentios. Quando Cornelio e mais algumas pessoas da sua família, encontram-se com Pedro, este conta toda a história: Cristo morreu, Cristo ressuscitou e Cristo voltará para julgar o mundo. Esse é o evangelho completo! Quando ele termina de falar essa mensagem, o Espírito Santo vem sobre Cornelio e os que estavam com ele.

Então esses são os três importantíssimos passos da salvação.

Voltando a Corintios 5:7 “(Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”

Este é o sentimento de um verdadeiro salvo por Cristo. Ele não tem medo da morte, pois, quer pela morte, quer pelo arrebatamento, o que ele deseja é encontrar-se com o Senhor! É receber o carro novo que ele ganhou, e que nem sequer pagou por ele! Ter esse sentimento, entendendo isso e vivendo por fé e não por vista, não significa porém, que ele vai pular de um prédio, porque agora deseja logo ir para o Senhor. O versículo 9, depois de falar que desejamos antes, como prioridade, deixar este corpo para habitar com o Senhor, se parasse aqui, seria um perigo, porque alguém poderia afirmar, “- então é melhor que o crente morra logo para ir com o Senhor.” Mas lemos na continuação do versículo 9: “Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

Existe também um trabalho que agora o salvo vai fazer enquanto estiver na terra, para servir o Senhor, porque não é “apenas” a salvação, o que já é por si só, uma coisa fantástica, maravilhosa, sem comparação! Mas não é somente isso o que está envolvido, pois seria muito egoísta o sentimento de um salvo por Cristo, achar que basta ser salvo e pronto. Mas o Senhor nos deixa aqui com uma função, sermos testemunhas dele, sermos de consolo, sermos de ajuda. Como é dito no versículo 9, sermos agradáveis, seja ausente, seja presente. Por que? Porque há um outro evento relacionado aos salvos, que é o tribunal de Cristo. Há um evento terrível, que é o grande trono branco de Apocalipse, que está relacionado aos perdidos, quando estes terão de volta os seus corpos e se apresentarão perante o Senhor, e este, na qualidade de juiz, e receberão a sentença da punição eterna, e serão lançados com seus corpos no lago de fogo, isso é o juízo final. Mas ali não tem nenhum salvo, porque o Senhor Jesus deixou muito claro, que aquele que crê não entra em juízo, mas, passou da morte para a vida, como diz em João 5:24. Se uma pessoa que crê no Senhor Jesus, está esperando chegar ao grande trono branco para ser julgado por seus pecados, está perdendo seu tempo e não entendeu exatamente o que é o evangelho. O crente jamais será julgado! Porém, as suas obras, essas sim, serão.

“Mas fomos deixados na terra para as boas obras que Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2. Deus deixa o crente aqui, para boas obras, não dele, porque nós não temos boas obras, já que não temos capacidade disso, mas é Deus quem prepara as boas obras e as coloca nas nossas mãos. Se nós não fizermos, outro o fará, assim como aconteceu com Elias. Deus tinha preparado algumas tarefas para ele, que não cumpriu todas - temos até a impressão de que ele estava um pouco soberbo da sua posição. - Deus leva Elias ao céu, o que é uma grande benção, ele foi arrebatado, mas uma das tarefas que foi dada a ele, que era coroar um Rei, é Eliseu quem faz.

Logo, Deus nos dá sim, tarefas para cumprirmos, e estas deveriam ser um prazer para o cristão, tendo em vista que teremos que comparecer ante o tribunal de Cristo, que é um julgamento não do crente, mas de tudo o que ele fez através do corpo, ou bem ou o mal. Portanto, entenda o tribunal de Cristo como se fosse uma exposição de arte, onde o que é julgado não é exatamente o artista, mas aquela obra que ele expôs. Pois ele pode ter sido um grande artista em outras obras, mas naquela exposição, ele expôs o quadro “A” , e na hora em que os juízes olharem para o quadro e disserem “Nem parece daquele artista. Ele caiu muito em qualidade, - então não vai ganhar o prêmio, daremos ao quadro “B” do artista fulano de tal.”

As obras do crente serão julgadas no tribunal de Cristo, e se ele não as tiver, tudo o mais que ele tiver feito, não terá qualquer valor. Pintou mal a vida depois de convertido, as obras serão queimadas pelo fogo. Ele estará salvo, porém, como costumamos dizer, com uma mão na frente e a outra atrás, sem nada de recompensa ou de galardão para apresentar. E ainda que pudéssemos pensar: “- já que vamos chegar lá por causa das nossas recompensas, e eu tenho que me esforçar visando o que vou ganhar, isso não seria egoísmo?” Depende. Porque ao lermos Apocalipse, vemos que os anciãos representando os redimidos, vão depositar as suas coroas aos pés do Senhor. Coroas nos falam de recompensas.

Nós, os salvos, que tivermos recompensas pelas obras que Deus preparou, e que fizermos aqui nesta terra, nesta vida, por meio deste corpo ainda cheio de falhas, chegaremos na presença de Cristo e colocaremos aos Seus pés as recompensas que nós, eventualmente, tivermos recebido do Senhor.

É maravilhosa essa obra que Cristo fez em nós, porque tudo redunda em glória para Ele. No final, esse é o objetivo.