Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O pregador mudo - Mario Persona



https://youtu.be/fiPhOorw9y4



O PREGADOR MUDO
Mario Persona

Em 1986 eu e minha família morávamos perto de uma praça em são Paulo. Tínhamos dois filhos e eu trabalhava na companhia do Metrô. Sempre no intervalo do almoço, de volta ao trabalho, eu passava por esta praça próxima à Avenida Paulista e num dia, voltando por ali, de repente uma moça, uma jovem me estendeu a mão segurando uma revista, bem na minha frente. Eu olhei, peguei a revista e nem sei como, entreguei meu cartão para ela e fiz ali a assinatura da mesma.

Era a revista Visão, uma revista daquela época, semelhante às revistas, Isto É, Veja, Época, revistas de notícias. Mas eu fiquei muito impressionado com aquela revista, com a capa que tinha o rosto de um menino de rua pequeno, todo sujo e machucado. Tanto que nem falei assim: Eu vou pensar e depois eu assino! Não, eu não disse isto! Assinei a revista naquele momento. 

Depois não gostei da revista e até cancelei a assinatura, mas li a reportagem que falava das crianças abandonadas que viviam nas ruas de São Paulo e de outras grandes cidades. Ao final daquele dia conversei com minha esposa e disse: Sabe, eu estou com vontade de adotar uma criança, e ela disse: sabe que estou sentindo também a mesma coisa? Achei interessante, porque existe isso na Bíblia, pois nela há situações como esta, quando Deus toca duas pessoas de maneiras diferentes, em situações diferentes, mas com o mesmo propósito. 

No livro de Atos, capítulo 10, Deus manda um Anjo, um mensageiro para falar com Cornélio, um centurião romano, para prepará-lo para receber a mensagem do evangelho. Simultaneamente, Deus estava também trabalhando Pedro, um judeu que não conversava com gentios, não entrava em casa de gentios, nada tinha que ver com gentios ou romanos! Mas Deus estava preparando Pedro, pois depois eles iriam se encontrar e Pedro Iria apresentar o Evangelho a Cornélio que seria salvo, e não só ele, mas também um grupo de pessoas que o acompanhavam.  

Nós conversamos bastante sobre adotar uma criança, até que pensamos o seguinte: “Nós não estamos adotando uma criança por falta de filhos, pois já temos dois, uma menina de seis anos e um menino de quatro uns anos. Então porque que não fazemos o seguinte? Adotamos uma criança deficiente! Porque, a probabilidade desta criança encontrar uma família é muito menor. E nós não estamos adotando para ter filhos, mas buscando um filho que não tenha pais!”.

Pensamos em todas as possibilidades e começamos a orar. Toda a noite quando fazíamos a leitura da Bíblia com os nossos filhos, orávamos, e esse era um dos principais motivos da oração de todas as noites. E nunca contamos nada a ninguém, não compartilhamos esta ideia nem com familiares ou irmãos, com ninguém. 

Passaram-se uns dois meses e já tínhamos firmado essa ideia, mas também não procuramos a criança em lugar algum.  E dissemos: “Se for de Deus, vai chegar à soleira da nossa porta”.

Dois meses se passaram e recebemos a visita de amiga do interior de Goiás, que trouxe seu filho adotivo, um menino de 2 a 3 anos que ia fazer uma cirurgia nos olhos, em São Paulo. Ela ficou hospedada em nosso apartamento.

Quando esta amiga chegou, estávamos jantando, e em certo momento ela disse: “Ah! Eu não sei o que faço! La na cidade, todos sabem que eu adotei uma criança, e agora me ofereceram um menino para adotar. Mas eu não tenho condições. Ele é cego, mudo, não anda, tem paralisia cerebral, uma série de problemas, sequelas e tudo mais. Eu não sei o que fazer. Não posso adotar esta criança. Ela estava sendo criada pela avó que morreu e a mãe vive na rua e quer dar esta criança”.

Segundo a mesma que chegou a visitá-lo, este menino tinha quatro anos de idade, ficava em um barraco na favela, com as pernas amarradas em uma cama para não cair e se alimentava apenas de água com farinha de mandioca e açúcar.

Quando ela contou esta história, minha esposa e eu não queríamos olhar um para o outro, o melhor era nem tocar no assunto, para nenhum se comprometer.

E ficamos remoendo aquilo, até que Deus falou alto em nosso coração, ficando claro que esta era à vontade dele. Nestas circunstâncias fomos a uma reunião, mas ainda não tínhamos contado a ninguém, e um irmão que foi criado por uma tia avó trouxe uma palavra naquele dia, justamente sobre o tema “adoção”.

Que choque não? Quem contou pra ele? Ficou aquela situação estranha, e com todas estas confirmações vindas de Deus, um belo dia chega a criança que nós tínhamos encomendado. E Deus entregou na soleira de nossa porta.
Mais precisamente, Deus nos entregou no aeroporto de Cumbica em São Paulo, mas é quase a mesma coisa. Ali começou nossa aventura.

E hoje temos três filhos. Dois filhos biológicos, e um filho adotivo que é o Pedro, que tem sequelas, não fala, não anda, não faz nada. Ele é uma pessoa que apenas vive sem interagir, sem fazer nada.

Pedro ajudou a mudar muitas coisas na nossa vida, inclusive na vida de nossos filhos. Minha filha decidiu se profissionalizar em enfermagem, afinal ele foi à boneca dela. Ela brincava de pôr e tirar a roupa do menino, virava ele pra cá, pra lá, enfeitava, colocava fantasia, e ele adorava alguém mexendo com ele.

Hoje é o aniversário de Pedro, ele está fazendo 36 anos de idade. Durante todos estes anos, ele fez parte de uma família que não teve e é um filho com todas as regalias de uma adoção plena. Sua certidão de nascimento foi alterada com outro sobrenome, os pais são os mesmos pais e avós dos nossos outros dois filhos. Ele tem direito a tudo, herança, exatamente como os irmãos. 

E Pedro é interessante! Onde quer que eu o leve, estou sempre levando comigo um pregador do evangelho, mas um pregador mudo. Por incrível que pareça, ele é mudo, não fala, mas prega o evangelho.

Mas pode alguém pregar o evangelho mudo? Pode. Porque há sempre uma maneira de começar um assunto, uma conversa e falar da graça de Deus, que alcança o mais pobre, o mais distante, o mais inabilitado e arruinado pecador. Eu sempre me lembro de quando os discípulos perguntaram para o Senhor Jesus, a respeito de um homem que tinha nascido cego, se aquilo tinha sido porque ele pecou ou os pais. E Ele disse:

“Nem ele, nem os seus pais. Ele nasceu assim para que a glória de Deus se manifestasse”.

Depois Jesus vai curar aquele cego e vai manifestar evidentemente a gloria de Deus. Deus tinha um propósito em cada um desses casos e também um propósito na vida deste Pedro que estou falando aqui.

Eu queria ler uma passagem que fala de outro pregador mudo. Porque na Bíblia há outros pregadores mudos. Abel, estando morto ainda fala. Há um versículo que é assim - Hebreus 11:4:

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”.

Nós temos a exortação de esposas que vivem com maridos que não aceitam a verdade, para que, pelo porte delas, sem palavras, elas possam dar um testemunho para eles. Deus usa mudos para pregar o evangelho. E tem um mudo aqui em Lucas, capítulo 10, a história é sobre um homem sábio dos judeus, que quis provar, questionar, colocar o Senhor Jesus numa parede, numa sinuca, fazer um teste com Ele. E Ele então dá uma resposta que parecia querer sair do assunto, mas não, Ele foi muito mais longe para contar a história deste homem que era incapacitado de falar. Lucas 10: 30-33. E, respondendo Jesus, disse:

“Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas o samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão”.

Para entendermos o contexto judaico desta passagem, aquela era uma sociedade teocrática na terra de Israel, com uma religião com sacerdotes que eram o ponto máximo e a ponta da pirâmide. Havia reis, também, mas os sacerdotes tinham uma autoridade muito grande.

Os sacerdotes no judaísmo eram os que promoviam as celebrações, os rituais, as cerimônias. Já os levitas eram os que cuidavam das coisas do templo, limpavam, o abriam e o fechavam. Eram a mão de obra do templo.

E os samaritanos, quem eram eles? Quando houve a divisão de Israel separando 10 das 12 tribos, estas dez, mais tarde, foram dispersas e levadas cativas para o exterior, tendo então, se perdido. E, para que não ficasse vazia a terra de Samaria, o invasor trouxe pessoas de outros países, os samaritanos, e fez com que os Judeus os ensinassem o Judaísmo para que ocupassem a terra e mantivessem a tradição religiosa.

Obviamente os Judeus não gostavam disto, pois eles não eram judeus de nascença, de sangue, não eram descendentes de Abraão. Eram pessoas que vieram de outros lugares, que apenas aprenderam o Judaísmo. Os judeus rejeitavam os samaritanos que eram uma párea na sociedade judaica, não conversavam com eles e se desviavam de Samaria quando iam viajar, para não terem que passar no meio daquela cidade.

Imagina então, quem são os samaritanos! Vemos, então, estes Samaritanos indo de Jerusalém para Jericó.

E Jerusalém, cujo nome significa paz ou fundamento da paz, é a cidade que Deus escolheu para colocar o seu nome. E vemos um homem saindo de Jerusalém e indo em direção a Jericó, cujo nome significa fragrância, aroma.

Temos então, um homem, saído do centro divino, onde Deus havia colocado seu nome, se afastando do templo onde Deus havia instituído a adoração como marco na Terra de Israel, em busca de algo para suas sensações.

Este homem vai para Jericó, a primeira cidade que os Israelitas encontraram quando tomaram a terra de Israel, depois que eles saíram do Egito, libertados por Deus das mãos de Faraó e após peregrinarem durante quarenta anos no deserto  - isto porque eles foram desobedientes a Deus, e uma viagem que duraria 11 dias, levou 40 anos, dando voltas no deserto.

Quando eles entraram na terra de Israel, se depararam com Jericó, uma cidade fortificada. E Deus fez com que as muralhas de Jericó ruíssem e eles a tomassem. Deus lançou uma maldição sobre Jericó para que não fosse reconstruída, e quem a reconstruísse seria amaldiçoado, perderia um filho no começo ou no fim da construção. Jericó era um lugar amaldiçoado, não para se procurar.

Jericó era uma cidade que apelava para os sentidos e não para a verdade e para a paz que Deus estabeleceu por meio de Jerusalém, cidade que significava o fundamento da paz. Jericó ficava a 21 quilômetros de distância e a 1.100 metros abaixo de Jerusalém. Jericó era uma cidade que não tinha a ver com nada de bom, por ser uma cidade amaldiçoada. Jericó estaria então, na direção contrária que alguém deveria ir.

Isto nos fala muito do ser humano. O homem se afastou de Deus, do lugar de benção, do lugar de paz quando caiu no pecado, quando lá no Éden, Adão e Eva desobedeceram à única ordem que Deus havia colocado, de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles comeram, desobedeceram, se rebelaram contra Deus, o pecado entrou no mundo e a partir de então, todos nascem pecadores.

Se alguém aqui já teve dor de dente, uma cólica, um resfriado, se pode morrer ou já teve maus pensamentos, é por ser um pecador. O pecado é uma raiz, um erro no DNA humano, uma distorção genética espiritual no ser humano.

Meu filho Pedro, que tem um defeito genético que o impossibilita de ter ou fazer todas as coisas normais, também é um exemplo do homem pecador. Se ele for deixado sozinho, ele morre, pois ele não sabe procurar uma água para beber, uma comida para comer, ele morreria de inanição! Se ele for cair, não terá reflexo!

Certa vez, me lembro, eu cheguei aqui na frente e ele era bem pequeninho e ficava em um daqueles carrinhos tipo guarda-chuva, eu parei o carrinho e provavelmente, deixando mal travada a rodinha, fui abrir o portão. Ao abrir o portão, o carrinho andou e foi em direção ao meio fio, caindo e virando de frente, dando meu filho com o rosto no asfalto. Ele nem sequer teve o reflexo de colocar as mãos na frente como qualquer criança normal teria, porque é totalmente indefeso. Pedro é a figura do pregador mudo, porque ele mostra como nós somos aos olhos de Deus.

Todos nós somos deficientes, incapazes, sem saber o que fazer, e precisamos de alguém para cuidar de nós. Esta é a condição do ser humano.

E aqui neste caminho nós encontramos um homem que caiu na mão dos salteadores que o deixaram meio morto, ou seja, inerte, sem condições de se defender, de falar, sem condições de nada, ele estava em coma. Foi deixado em coma, semelhante a pessoas que são espancadas, linchadas, que às vezes ficam uma semana ou um mês desacordadas.

E assim estava este homem ia de Jerusalém a Jericó. Então veio um samaritano que era desprezado pelos judeus para cuidar dele, o único que não se desviou daquele homem.

Mas porque o sacerdote se desviou do homem caído?  Por que a religião não pode ajudar ninguém, as cerimônias não fazem nada por ninguém, são coisas vazias que não servem para nada. De nada serve toda aquela pompa das cerimônias religiosas.

O levita também não ajudou porque representa as boas obras, e obras religiosas não podem fazer nada pelo pecador caído, inerte no chão, sem condições de se levantar.

Mas um samaritano maldito aos olhos dos Judeus, pára para ajudar.

O mais incrível de tudo é que, se um sacerdote representa a religião com as suas cerimônias e seus rituais e um levita representa as obras religiosas que os homens fazem na tentativa de se melhorarem, se aperfeiçoarem aos olhos de Deus, o samaritano representa aquele que é repudiado, desprezado por todos. Ele representa o Senhor Jesus.

Há um versículo em João 8: 48, que diz assim:

“Responderam-lhe os judeus: “Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio?”

Chamou o Senhor Jesus de samaritano e de endemoniado!  Mas é este que em figura e tipo vai parar para ajudar este homem caído, inerte no chão. E quando nós vemos a continuação de Lucas 10: 33:

“Mas um samaritano que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e colocando-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e tratou dele”, será que Jesus fez isso? Fez.

O Senhor Jesus no livro do profeta Isaias, no capítulo 53:5, diz assim:

“Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos traz paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”.

Estas ataduras, que o samaritano coloca sobre o homem caído, representa a obra de Cristo feita em prol do pecador. Ele morreu por nós. Este samaritano coloca atadura e azeite nas feridas.

Na Bíblia o azeite é um símbolo de Espírito Santo, e esta é a aplicação que o samaritano faz naquele homem caído e ferido. Ele coloca o azeite e também vinho, que na Bíblia representa o sangue. Quando celebramos a ceia do Senhor, o vinho é uma figura representando o sangue de Cristo. Mas este azeite e este vinho são dados pelo samaritano sem pedir nada em troca. Ele cura, trata aquele homem, sem cobrar nada, por que o homem não tem condição de pagar, nem de restituir. Aquele homem foi assaltado.

Existe um assaltante no mundo que despoja as pessoas. Este assaltante é satanás, aquele que assalta, tira das pessoas toda a felicidade, paz, alegria, por que ele sabe que todas as pessoas estão sujeitas ao pecado, e ele se aproveita disso e toma conta. Quando a Bíblia descreve o estado do homem pecador, diz que é alguém que está preso na masmorra, nas trevas de satanás, alguém que está sendo manipulado por ele. A pessoa pensa que está livre, mas está andando como uma marionete, segundo seus próprios pensamentos, suas próprias vontades. As pessoas são por natureza, filhos da ira, por que são pecadoras.

Você não precisa fazer nada para ser uma pessoa perdida, para no final ser condenada no juízo eterno de Deus. Basta ser você, ter nascido neste mundo, pois todos entramos no mundo já destinados à perdição.

Uma coisa bonita nesta figura é quando fala: “Deitando azeite e vinho e pondo sobre sua cavalgadura levou o para uma estalagem e cuidou dele”. Agora o samaritano vai voltar a pé! E quem vai montado sobre seu animal, sobre sua cavalgadura, provavelmente um jumento, uma mula, quem será? O pobre homem que foi salvo, curado pelo samaritano.

Quando uma pessoa crê no samaritano real, que é Jesus, o samaritano desprezado pelos judeus e por todos os homens, ao ponto de ter que ser pregado em uma cruz, pega esta pessoa, ata suas feridas, cura, deita azeite, dá o Espírito Santo, faz valer o seu sangue como se fosse um vinho aplicado nas feridas dessa pessoa. Este samaritano, o Cristo, coloca este pecador caído, contrito, que n’Ele crê como seu Salvador, e o coloca sobre o seu animal, sobre sua cavalgadura e o transporta para um lugar muito mais alto, mais elevado, o lugar que é d’Ele. E na crucificação, todos estavam representados ali.

Em Efésios 1: 3-4 diz: Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu n’Ele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante d’Ele em amor.

Isto está falando de pessoas convertidas a Cristo, e a palavra irrepreensível significa que é alguém que não tem motivo algum para ser repreendido por Deus. Mas quem é este alguém? Todos aqui temos pecados, erros, falhas. Quem é este alguém que Deus pode olhar e falar assim: Não vejo neste pecado algum. Quem é este?

Aquele que creu em Cristo, que teve as feridas dos seus pecados prensados pelo tratamento de Jesus, o tratamento que ele providenciou através da sua morte na cruz do calvário. Esse que recebeu o azeite do espírito santo, o benefício do sangue que nos purifica de todos nossos pecados, o sangue de Cristo. Este, aos olhos de Deus, irrepreensível! Nos elegeu n’Ele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos, ou seja, separados e irrepreensíveis diante d’Ele, diante de Deus em amor. 

Já pensou você chegar na presença de Deus e não ter que explicar nada? Não ter que falar: É, eu pequei, fiz tantas coisas erradas na vida, o Senhor vê aí, que pena eu vou receber. Não! Deus vai olhar e falar, você está salvo. Ele vê o sangue de Cristo, vê uma pessoa que agora está em Cristo, em Seu filho, que é irrepreensível por natureza! “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade para louvor da glória de sua graça, pela qual Deus nos fez, agradáveis a si, no amado, que é Cristo”.

Deus faz o pecador agradável a si mesmo, em Cristo. É como se Ele trocasse os óculos! De repente ele está vendo um pecador perdido, sujo de pecado. Mas esta pessoa creu em Cristo como seu salvador, e quando Ele coloca os óculos, vê alguém que está em Cristo agora. Esta pessoa não pode estar suja, porque ela está em Cristo. Não por que ela se esforçou para se limpar, mas por que está em Cristo.

Na continuação do versículo, “em quem temos a redenção, a remissão, a retirada das ofensas segundo as riquezas da sua graça”. Graça de Deus, não da nossa graça.

Filhos de adoção. Mas não é só um filho de adoção, Deus não pega a guarda do filho. Quando uma pessoa se converte a Cristo, ela vai se tornar filho de Deus. Não é uma guarda provisória desta criança. Não! A pessoa se torna um filho ou uma filha de Deus.

Voltando à história agora, rebobinando a fita. Quando nós encontramos uma criança totalmente incapaz e a adotamos como filho, eu pergunto: O que este menino fez, para merecer ser adotado? Nada! Nós, como pais falhos, maus, cheios de defeito e de falhas, adotamos um filho. Agora imaginem Deus, quando ele adota uma pessoa por filho! Imagina Deus! O que ele faz?

Uma pessoa que tem um filho deficiente na família sabe que tem custos, cuidados e atenção mais do que os outros filhos, ou seja, uma série de necessidades que devem ser atendidas, coisas que ele não pode pagar, por que chama-se graça, um presente.

Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus como seu Salvador, Deus dá de presente pra ela, a salvação e uma certidão de adoção plena.

Há um processo para se chegar à adoção definitiva, plena de uma criança, o Juiz escreve na margem do livro onde é feita a mudança de nome, de pais de avós, de toda a descendência e ascendência da criança, é anotada na margem o seguinte: É vedada a revelação de quem era esta pessoa antes. Ninguém pode dizer quem foi esta pessoa antes de ser adotado. Olha que coisa interessante! Por que mudou! Ela agora é outra pessoa, com outra identidade, outra família, outros pais, outros avós. Ninguém pode querer levantar e querer trazer à tona o passado desta pessoa. Isto é legal e a mesma coisa Deus faz com quem Ele adota como filho e que acaba se tornando um filho pleno. 

Agora ele faz parte da família de Deus, é coerdeiro com Cristo de tudo e de todas as bênçãos, riquezas, de tudo pertencente a Cristo, de tudo que é do filho de Deus, Deus e homem.

Os salvos por Cristo são coerdeiros, não têm metade, uma parcela da herança. Que coisa tremenda! Você tem isto? Desfruta disto? Você já é um membro da família de Deus? O que precisa para entrar na família de Deus? Ah! Eu preciso ser bom, vou mudar de vida a partir de hoje, vou procurar uma religião, vou ser bom, vou dar esmola, vou fazer isso, aquilo..... É?

O meu filho nunca deu esmola para ninguém. E nós o adotamos mesmo assim. Pelo contrário, uma vez nós estávamos no supermercado, parei a cadeira de rodas dele, fui pegar umas coisas e de longe eu fiquei observando, então veio uma senhora bem idosa, abriu a bolsa, tirou um dinheiro e colocou na mão dele! Pensei assim, “eu nem vou lá falar nada para ela, não é? Ela pensou que ele fosse um mendigo e deu esmola. Mas ele não pode dar esmola para ninguém! Ele não pode fazer nada para ninguém! Ele é totalmente incapaz! Ele depende de graça, de um presente, de alguém que o adote. Caso o contrário não pode fazer nada, ele não pode se tornar filho por si mesmo, da mesma forma que nós nunca decidimos nascer, ser filhos de nossos pais! Não!

Tudo foi uma obra de Deus. O novo nascimento, a conversão a Cristo tudo foi obra de Deus, tudo que vem no pacote é presente, e você não pode pagar.

Em Romanos 6: 23, fala: “Por que o salário do pecado é a morte. Salário é o pagamento por algo que você faz, e o que você, pecador, faz? Peca! E quem peca, merece o quê, no final? A morte. Este é o seu salário! Não vai poder reclamar que não foi pago. A morte! O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito, o presente grátis de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus Nosso Senhor.

Você não pode pagar por um presente. Você chega em casa e fala para as crianças. Criançada, hoje, o papai e a mamãe vão dar presente para vocês! Vocês querem ganhar presentes? Oba! Queremos presente, queremos presente.  Está bom. Primeiro vocês vão lavar a calçada, o carro, limpar os vidros, passar aspirador na sala, fazer o almoço, o jantar, preparar a lição, lavar e passar a roupa. Ih! Mãe, isso não é presente. Isto está me parecendo salário. Vai dar um salário pra a gente? Vai nos contratar pra fazer serviços domésticos? Então quero que seja registrado, tudo legalizado, com carteira assinada está? Isso não é presente! É salário! Não é filho, mas empregado!

O presente é dado de graça. E só pode ser recebido assim. Nas condições de presente. Imagine o noivo, vai pedir a sua noiva em casamento e se ajoelha na frente dela, como em filmes, nas cenas em restaurante! O noivo abre a caixinha com as alianças e pergunta: Você quer casar comigo? Eu quero dar este anel aqui a você. Ah, que maravilhoso, ela diz!  Então, diz o noivo, eu fiz o crediário no seu nome. Depois você passa na loja, pois este anel é de brilhante, caro demais, você vai ter que pagar. Eu estou te dando um presente, mas o carnê é seu, e se não pagar vai para o SPC. 

Isso não é presente! E quantas pessoas estão falando na religião? Estão buscando a salvação em troca de alguma coisa, estão pagando um carnê pra Deus e dizem: Ah! Eu quero receber a salvação. Então eu vou recolher toda semana o dízimo, vou fazer isso, aquilo, vou fazer boas obras, vou me purificar para receber. Isto não é graça!

A definição de graça é algo que você não pode pagar, é um favor imerecido. Isto é graça. É um favor que Deus faz, Ele adota você como filho e o coloca em uma família eternamente.

Às vezes o Pedro faz algumas artes, às vezes ele passa mal e bota pra fora o que comeu, às vezes suja a roupa de cama também por causa do que comeu ou porque sonhou que estava visitando as cataratas do Iguaçu! E então é preciso lavar o lençol, estendê-lo ao sol, coisas assim.

Algumas pessoas já entraram lá em casa e perguntam se tem um cheirinho de urina.... A gente acaba até se acostumando com os aromas diferentes, apesar de a casa ser sempre limpa! Mas então ele faz estas artes, obviamente sem querer. Mas eu pergunto: O Pedro pode perder a filiação? Se eu fico muito chateado com ele, quando ele faz estas artes, eu vou para o cartório, e digo: Eu tenho um filho que eu adotei e quero desfazer a adoção... Eu faço isto? Ele vai deixar se de ser meu filho? Não, nunca! Não tem jeito, não tem retorno. É vasilhame sem retorno agora. Quando uma pessoa creu em Jesus e foi feito filho de Deus, isto nunca mais será desfeito! Não tem volta!

Ah! Mas se eu pecar? Eu perco a salvação? Diz o outro: Ah, claro que você perde. A cada trinta segundos você vai perder a salvação, vai ter que deixar de ser filho e virar filho de novo muitas vezes.... Quantas certidões de nascimento repetidas você precisará fazer pra manter sua salvação?

É impossível perder essa posição. Jamais! Nunca uma ovelha é tirada das mãos do pai, nunca. A palavra “NUNCA” é repetida várias vezes neste sentido. Deus então nos dá um presente e o fato de ser um presente não significa que foi barato. Pelo contrário, foi o presente mais caro de toda a humanidade. Custou a vida de Cristo na cruz. Nunca teve um preço pago mais alto, como a nossa salvação, e Cristo pagou.

Em romanos 11: 6 Paulo escreve: “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça”. Que parte da graça que você não entendeu, quando foi naquela religião que o padre ou o pastor falou que você tem que perseverar até o fim, que você tem que dar muitos dízimos, fazer isso, aquilo. Que parte da graça você não entendeu?

Ah! Mas isso é só até a minha salvação, recebi a salvação, agora tenho que zelar por ela, me esforçar para manter, merecer ficar com ela, senão eu perco!!! Ah é? Isso enquanto você ainda está em coma? O que você vai fazer?

Na continuação da passagem de Lucas, depois que ele coloca o rapaz ferido sobre a sua cavalgadura, levou-o para a estalagem e cuidou dele, e partindo no outro dia, tirou dois dinheiros e deu ao hospedeiro e disse lhe: Cuida dele. E tudo que demais gastar eu pagarei quando voltar. E se ele fizer alguma coisa errada aqui na estalagem, deixa comigo. Ele é responsabilidade minha agora, eu pagarei quando voltar.

E assim Deus faz com cada um que ele salva, Ele salva e mantém esta pessoa salva pra sempre, eternamente salva.

Eu pergunto a você mais uma vez. Você tem família? Você tem um pai e uma mãe a quem você possa chamar de pai e mãe? Você foi adotado como filho por alguém? Em qualquer uma destas situações, isso não é nada comparado com aquilo que Deus está oferecendo a você por graça, pela fé em Cristo. 

Ninguém pode exigir que uma criança, uma pessoa como o Pedro que hoje tem 36 anos, deficiente como ele faça alguma coisa. O máximo que ele aprendeu a fazer foi segurar uma colher com avental na mesa, o prato fundo, dá à colher na mão dele e aí ele consegue fazer o movimento repetitivo e a gente vai virando o prato, pra evitar que o mesmo fique passando a colher no mesmo lugar vazio do prato. Ele também tem alguns movimentos que são erráticos, sem controle. Ele não sabe amarrar o sapato, escovar os dentes, não sabe fazer nada disso. Então não se pode exigir nada dele, só se pode dar a ele e por graça um lugar na família.

É isso que Deus quer fazer com você, porém você precisa se reconhecer incapaz totalmente como o Pedro, como este homem largado na beira do caminho aqui, totalmente incapacitado.

Meu convite a você agora, é que aceite esse Pai Amoroso que quer adotar você como filho, creia em Jesus como seu salvador e seus pecados serão limpos, suas feridas serão atadas. O Espírito Santo de Deus, o azeite será dado a você gratuitamente, graciosamente, e você terá um lugar para viver eternamente, na gloria, na casa do Pai. Este é um convite que eu faço, mas obviamente Deus fez há muito tempo.

Da mesma maneira que eu contei no início, que enquanto eu pensava, maquinava a ideia de adotar uma criança, Deus estava também mexendo no coração da minha esposa pra que ela também pudesse maquinar, planejar a ideia de adotar uma criança.

Hoje quando eu vim pra cá, eu orei como faço sempre antes de uma pregação do evangelho, pedindo que Deus preparasse o meu coração e a mensagem que eu deveria entregar. Pedi que me preparasse para entregar a mensagem, mas que preparasse também o coração daqueles que iriam receber. São dois polos que precisarão entrar em concordância, em sincronismo. Um para entregar e outro para receber a mensagem, pois a obra quem faz é Deus. É o espírito Santo de Deus que vai convencer você do pecado e da necessidade que tem de um Salvador. E é o Espírito Santo de Deus que vai dar a você a certeza de sua salvação, e é o sangue de Cristo que vai limpar a você e seus pecados. Eu apenas entrego a mensagem e você recebe, mas você agora tem que falar um sim para Deus. Você tem que dizer que realmente você quer. 

E eu espero que seja sim no seu coração hoje. Podemos agradecer a Deus pela sua palavra.

Nosso Deus e nosso Pai, agradecemos por este amor tão grande que tu demonstraste entregando seu próprio filho para morrer, não por pessoas boas ou religiosas. Para morrer por pecadores, por inimigos seus. Agradecemos pela oferta de amor, por adotar aqueles que creem em Jesus como Salvador e adotá-los como filhos legítimos, permanentes, eternos, para todo o sempre junto a Ti no Teu lar.

Pai se tem alguém aqui ouvido esta mensagem e que não tem esta certeza da salvação eterna, que esteja tentando se esforçar para comprar a sua salvação, pedimos que Tu toques no coração desta pessoa, para que ela descanse agora nesta certeza, na promessa de que todo aquele que crê em Cristo tem a salvação eterna, não entrará em juízo, passou da morte para a vida.

Que Tu possas abençoar com Tuas palavras e tocar corações por meio dela. Nós te pedimos e agradecemos, em nome de Jesus Nosso Senhor e Salvador. Amem.