Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Pedras preciosas - Mario Persona



https://youtu.be/EDRSjaLspOU



PEDRAS PRECIOSAS

Eu me lembro do primeiro relógio que eu ganhei. Ainda era de corda, daquele que tinha que virar o botãozinho, eu devia estar no final do curso primário.
Mas eu fiquei muito impressionado, porque na telinha dele estava escrito, “rubis”. Eu não sei quantos, 3, 4, 5, 7, 17, não me lembro, era barato. Ainda não era automático. Depois vieram os automáticos, eu ganhei um no ginásio, e eu ficava assim, balançando o punho, para ele dar corda e para que os meninos ficassem com inveja de eu ter um relógio automático.


Mas aqueles rubis me impressionaram, eu achava que andava com rubis no punho, mal sabia eu que eram sintéticos. Existem ou existiam rubis nos relógios, que servem apenas como apoio de um eixo para não gastar, mas é uma lasquinha de rubi que tem lá dentro.

O rubi é uma pedra preciosa e eu fiquei com vontade de descobrir quais seriam as pedras mais preciosas do mundo no Google, mas não vi o rubi na lista. As 12 pedras mais preciosas do mundo por valor, raridade, começam por Alexandrita, nunca ouvi falar, Tanzanita, muito menos, Benitoíte, Opala Negra (raríssima, só existe numa região da Austrália), Larimar, Berilo Vermelho, que é uma esmeralda, não verde mas vermelha, Paianita, Musgravite, Taafeite, Jeremegevite e Gradiderite, e a décima segunda, destas mais valiosas do mundo, o Diamante Vermelho (o diamante branco é este que é lapidado e dele se faz anel para noivado, mas ele nem aparece na lista das 12 pedras mais preciosas do mundo).

Na Bíblia nós encontramos muitas pedras preciosas, principalmente no Antigo Testamento, que era na roupagem dos sacerdotes, e elas tinham todo um significado. Mas não eram estas pedras aqui, porque estas são encontradas modernamente, em minas muito profundas, ou em lugares muito remotos. Aquelas eram mais preciosas no tempo lá da Bíblia, e que são as mais comuns também no nosso conhecimento para joias.

Além de existirem aquelas pedras preciosas na Bíblia, fui buscar nela, e encontrei, outras pedras preciosas. A Bíblia é como uma caixinha de surpresas. Existem algumas pedras preciosas na Bíblia. A primeira, a mais preciosa que existe, não somente na face da terra, mas em todo o universo, você pode garimpar em outros mundos, em outras galáxias que não vai encontrar uma tão preciosa quanto esta pedra, na Bíblia ela é chamada de Senhor Jesus Cristo.

Senhor Jesus Cristo, esta é a pedra mais preciosa, e a Bíblia a chama de preciosa em 1Pedro 2:4 diz que: “chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada na verdade pelos homens, mas para com Deus, eleita e preciosa. Então na avaliação de Deus, as 12 pedras preciosas são lixo, comparadas à pedra mais preciosa que existe, que é Cristo Senhor Jesus. Mas um detalhe mais importante, é a mais preciosa para Deus, eleita, escolhida, selecionada, como um joalheiro seleciona a mais pura, a mais perfeita de todas. Assim Deus escolheu a pedra mais perfeita que Ele podia encontrar.

Agora eu te pergunto: qual é a pedra mais preciosa para você? É Cristo? Será que a apreciação do ser humano é a mesma de Deus? Deus tem um gosto. O nosso gosto às vezes não coincide com o gosto de Deus.

Mais adiante, também em 1 Pedro:2:5 continuando: “vós também, como pedras vivas, ... agora ele está comparando os cristãos, seres humanos como pedras vivas..sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Esta é a função que dizemos ser a de Cristo? Quando nós falamos que Cristo veio salvar pecadores, o que dizemos sobre, para o quê, Ele veio? O que Deus queria com os pecadores? O que Deus busca? Deus busca adoradores que O adorem em Espírito e em Verdade. Ele produz estes adoradores como pedras vivas, para edificar uma casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.


Veja que se você não está fazendo parte disto, você não está em sintonia com Deus e nem com os pensamentos de Deus. Se Jesus Cristo não é a coisa mais preciosa que você tem, a sua conexão com Deus está rompida, ela ainda não foi restaurada, você foi separado de Deus por causa do seu pecado. E todos nós nascemos pecadores e por isto condenados também para o juízo eterno, a menos que Cristo nos salve.

Continuando a passagem de 1 Pedro: eis que conheceu a pedra principal da esquina, eleita e preciosa. Mais uma vez, Deus falando na Sua palavra, que esta é a principal pedra da esquina. Quando você vai construir uma casa, faz-se umas valetas onde vão as paredes, escolhe-se a pedra mais certinha, coloca no canto e a partir dela traça as linhas e assim dela vai surgir todo o alicerce com as outras pedras. É assim que se constrói uma casa com alicerce de pedra.

Por isto também, na escritura se contém: “eis que conheceu a pedra principal, eleita e preciosa e quem nela crê não será confundido.

Muitas pessoas titubeiam quando se fala em crer em Jesus: elas pensam, “não sei, o que vai acontecer comigo, .... e depois?.... Este não será confundido! As coisas se abrem, você enxerga, você era cego e depois enxerga a luz. Assim, para vós que credes, é preciosa esta pedra. Mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal pedra de esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo.

Temos então 2 classes de pessoas aqui: aquelas que consideram Cristo a pedra preciosa e creem nEle para a salvação. Porque entendem que ele pagou na cruz pelos nossos pecados. Você está nesta classe de pessoas? Se você estiver, você concorda com Deus que a pedra preciosa é Jesus.

E a outra classe é aquela dos rebeldes, aqueles que se rebelaram contra Deus e não querem aceitar aquele que Deus enviou para salvar o mundo. Para uns a pedra é salvação, é ângulo para traçar corretamente as coisas. Mas para os outros, é uma pedra de tropeço, rocha de escândalo.

Quem já deu com o dedinho numa pedra sabe como é triste e dolorido tropeçar numa descalço, dói muito. Agora imagine tropeçar para cair na condenação eterna, tropeçar em Cristo, porque você não O teve como uma pedra preciosa. Depois que eu encontrei esta pedra preciosa no porta joias de Deus, que é a Bíblia, fui procurar outras preciosas e encontrei outra coisa muito preciosa: o sangue precioso.

Sabemos o quanto o sangue é importante, quando há necessidade de sangue no hospital. Às vezes um amigo sofre e precisa de sangue tipo isso, tipo aquilo. Sem sangue não há vida. Sabendo que, em 1 Pedro 1:18, que não foi como coisas corruptíveis como prata e o ouro - e vamos acrescentar aqui as pedras mais preciosas do mundo – que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes de vossos pais e dos vossos antecessores, mas com o precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo.

Precioso para quem? Para Deus! Porque ele tem valor de resgatar, remir pecadores. O precioso sangue de Cristo como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual na verdade, em outro tempo foi conhecido – esse cordeiro – que iria derramar o seu sangue – mas em que tempo? Ah,, deve ser há dois mil anos? Não, 5000? Tempo do jardim do Éden? Não.

O qual na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo. Deus nos seus planos eternos, já vislumbrava, lá na frente, que haveria um cordeiro que iria derramar o sangue para remir e libertar o pecador do seu pecado. Isto quando só existia Deus, quando nem existia mundo, nem universo, nem nada. Só existia, Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. Essa trindade, esse círculo de amor, de comunhão que sempre existiu na eternidade – sem tempo – já estava nos planos de Deus que um dia seu filho viria ao mundo para morrer numa cruz e derramar seu sangue. O qual na verdade em outro tempo foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós. Foi o amor do Pai que enviou seu filho para nos salvar.

Quando você dá um anel de brilhante para sua noiva, aquilo é uma expressão máxima de amor que você quer se casar com ela e oferece o anel e a pede em casamento. Neste exemplo aqui, é a prova de amor que você está dando, custou caro para você, você teve que fazer um crediário para comprar aquele anelzinho com a pedrinha minúscula que só com lente sua noiva vai enxergar, mas custou caro para você. É a sua prova de amor.

Agora imagine a prova de amor de Deus. Entregou seu próprio filho, a pedra mais preciosa que Deus tinha no Seu tesouro, para que Ele viesse aqui morrer, derramar seu sangue, no lugar do pecador, pagar pela culpa do pecador.

Cristo estava na cruz e no Salmo 64:9 Ele fala: ...por isso tenho que restituir o que não extorqui. Restituí o que não roubei. Como assim? Ele foi condenado no lugar daquele que pecou, que praticou o mal. Nós, todos nós, não há nenhum isento de pecado. Ninguém pode dizer que é justo, bom, pois ao dizer isto já está pecando. Pois o padrão de Deus é Jesus. Se eu colocar uma folha de papel branco, e perguntar a cor desta parede: pego uma folha de papel e coloco aqui, sobre a parede. Na mesma hora você percebe que a parede não é mais branca. O padrão de Deus é Cristo e ninguém alcança este padrão.

Portanto, para que o homem fosse salvo, Cristo precisou derramar sangue, não qualquer sangue, mas sangue precioso. Na cruz Ele ficou 3 horas recebendo o juízo de Deus para pagar pelos nossos pecados, vivo.

Lá em Hebreus fala que ao homem está determinado morrer uma só vez e depois disso, o juízo. Veja que no caso de Jesus foi diferente, primeiro Ele morreu, depois Ele entregou sua vida. Pense o que é uma pessoa viva sendo condenada ao Lago de Fogo! Ele foi condenado na cruz, por nossos pecados, vivo, 3 horas de trevas, Deus virou a face dEle e ninguém viu o que Ele estava passando ali, ninguém viu a expressão de seu rosto, de sofrimento, nada, foi uma coisa acontecida no secreto do sofrimento dEle, sozinho. Nenhum homem morre sozinho neste mundo. O maior criminoso, o maior vilão, fascínola, na hora da morte, ele tem ao lado dEle, Deus esperando que Ele se arrependa dos seus pecados, e creia em Jesus. E como nós temos prova disto?

Havia dois bandidos na cruz ao lado de Jesus, e na derradeira hora um deles creu em Cristo e foi salvo ali. Senhor, lembra-te de mim quando entrares em teu reino. E o Senhor frustra o desejo dele. Porque ele estava pensando como qualquer judeu de entrar no reino terrestre do Messias quando viesse reinar na Terra e o Senhor não atende o pedido dEle.  E responde: hoje estarás comigo no paraíso. Não no reino!

Então este sangue precioso é o passaporte que Deus proveu para que entrássemos no paraíso que é o céu, que é a própria presença de Deus, porque Cristo depois de morrer na cruz ainda ressuscitou no terceiro dia. Se Ele tivesse só morrido e ficado morto, hoje no túmulo dele seria um lugar com ossos, só isso. Mas o túmulo está vazio. Então a ressurreição de Cristo confirma que sua morte foi aceita como uma paga eficaz contra nossos pecados.

Continuando na nossa caixinha de joias, de preciosidades, e encontramos mais uma pedra preciosa. Primeira Pedra preciosa é Cristo, a segunda pedra chama-se o sangue precioso, o precioso sangue de Jesus e no final deste versículo de 1 Pedro 1:21 fala: “por Ele credes, por meio de Jesus credes em Deus que O ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivesse em Deus. Então aqui nos fala da ressurreição, completa, fecha a obra de Cristo, que é a morte e ressurreição de Cristo.

A outra pedra preciosa, é a chamada, pela Bíblia, de fé Preciosa. Em 2 Pedro 1:1, Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa, na justiça do nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Você tem esta fé preciosa? Alcançou esta fé preciosa? Essa fé, preciosa só pode ser dada por Deus, porque a fé é um dom de Deus. Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie, Paulo escreve em Efésios 2:9.

A fé preciosa não é a sua fé, fruto do seu esforço, do seu intelecto, é a fé que Deus dá para que você a coloque no objeto que é Cristo.

Muita gente fala em fé! Noutro dia eu estava em um consultório e estava passando um destes programas matinais para mulheres e todos discutiam sobre fé. Era um grupo de mulheres que estavam com câncer, umas usavam perucas, outras com lenço na cabeça, e falou-se tudo de fé, mas não falaram nem uma vez de Jesus. Diziam: o importante é ter fé, estando nós juntas aqui, nossa fé fica mais forte, mais poderosa.

Amigos, fé mais forte, onde? Vocês estão morrendo, como é que estão com fé mais forte? A fé real é colocada em um objeto fora do ser humano pecador, é colocada em Cristo Jesus, o Salvador. Não é a fé que muda alguma coisa, é “em quem” nós depositamos a nossa fé.

Eu posso ter muita fé neste celular aqui e dizer, como eu creio em meu celular, meu celular é meu salvador. Mas não vai adiantar nada!!! Amanhã ele para de funcionar, acaba a bateria, se eu não o carregar todo dia ele para. Esta é uma fé boba, inútil. Mas, a fé em Cristo, quem nEle crê não será confundido.

E revirando a nossa caixinha de pedras preciosas, encontrei outra pedra preciosa: ela é chamada de ‘preciosas promessas”, são várias, não é apenas uma, mas várias. Em 2 Pedro 1:3: “visto como em Seu divino poder, nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade pelo conhecimento dAquele que nos chamou pela Sua glória e virtude. Interessante isto, que é conhecendo a Cristo que nós temos tudo o que diz respeito à vida e à piedade.

Às vezes, quando uma pessoa está reclamando da vida e é um cristão que creu em Jesus, e fica dizendo, “oh, dia, oh, vida, eu sei que não vai dar certo, minha vida não está dando nada certo.... “, é porque ele não conhece ainda quem é o Salvador dele. À medida em que ele vai conhecendo o Salvador, mais e mais, ele vai desfrutando tudo o que Deus nos deu com respeito à vida e piedade, pelo conhecimento dAquele que vos chamou, pela Sua glória e virtude, pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo.

Agora, veja que ser participante da natureza divina não é pouco! A gente vê falar hoje de copa do mundo, imagina você lá assistindo e alguém diz assim: Mário, vem cá, agora vai ter o hino do Brasil, você quer ser participante? Entra na fileira do lado dos melhores jogadores do Brasil, fica ali do lado, para sair na foto, no filme! Eu vou pensar, oh, estou participando, oh, que honra! Não sei nem chutar a bola, não sei nada, mas que maravilha, que honra, que privilégio! Olha eu aqui!

Agora Deus oferece sermos participantes da natureza divina. E o que os homens consideram precioso? A vida! A vida humana! Você já cumprimentou alguém que diz: “o que importa é ter saúde, tendo saúde, o resto a gente consegue! Mas não!  Como que tendo saúde?!! E se não tiver saúde, então? Então não tem mais nada? Acabou? Não é assim!

Paulo falou da vida não preciosa, ele inverteu o valor! isto que é considerado um valor do ser humano, que é a vida humana, para aqueles salvos pela fé em Cristo, que creem em Cristo, estão endereçados ao céu. Em Atos 20:4 ele escreve: mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.  Ele sabia que seria martirizado, morto, mas ele não estava nem aí, porque não considerava a sua vida preciosa, porque ela estava nas mãos de Deus.

Ele tinha sido salvo por Cristo, ele tinha agora a certeza da vida eterna que é uma coisa que os judeus não tinham por natureza! Os judeus tinham certeza de promessas do que Deus podia dar em abundância, de trigo, de mel etc etc, mas não de vida eterna.

Esta caixinha de pedras preciosas, como adquirir? Não tem como pagar, tem que ser de graça. Tem que ser um presente, assim como um anel de noivado, que você deu para sua noiva, se ajoelhou, se declarou, você disse: você aceita se casar....? Imagine se sua noiva pega o cartão e pergunta se você trouxe a maquininha para pagar o cartão.... não, não tem que pagar,.... ela vai dizer: não, senão eu não aceito, tenho que pagar??? Não, isto é de graça!

Graça é Deus dar a você o que você não merece! Perdão e vida eterna!  Para evitar que você receba o que merece, o juízo eterno, o lago de fogo. O que você não merece? O perdão e a vida eterna.

Deus dá por graça, todas estas coisas preciosas, começando pela pessoa do Senhor Jesus, não dá a você o que você merece, o que seria o lago de fogo, porque por graça Ele quer comprar você! Pela fé nele! Porque pela graça sois salvos, escreve Paulo em Efésios 2:8-9, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Mas se é por graça, já não é pelas obras, continua Paulo em Romanos 11:6 diz assim: Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Da mesma maneira, se, porém, é pelas obras, já não é mais graça, de outra maneira, a obra já não é obra.

E buscando na internet definições para a graça, eu tropecei num site, onde tinha um texto de um pastor protestante de uma religião fundamentalista protestante, e fui ler o que ele falava e fiquei surpreso, porque isto é o que as pessoas estão escutando dos púlpitos hoje, pensando que é evangelho, e não é! E não é graça! Quem, com um currículo invejável, cursos de teologia no Brasil e no exterior, tendo pregado em igrejas brasileiras e nos EUA, ele escreveu o seguinte: “A graça não é de graça, escreve ele, ela custou o poder insondável e incompreensível do amor de Deus por nós! Até aí estava bom, claro que foi de graça para nós, mas não foi de graça para Deus, pois Ele teve que entregar o Seu filho para pagar pelos nossos pecados! Mas então ele continua explicando, na ótica dele, que a graça seria algo que Deus nos capacitaria para que nós, então, pudéssemos ir limpando os nossos pecados para podermos receber a salvação. Então, isto não é graça!

Uma pessoa que creu em Cristo naquele momento em que ela creu em Jesus como seu Salvador, ela está salva eternamente. Parou ali, começou ali a sua nova vida, não tem mais nada para ela se limpar, nenhum pecado para purificar, não tem nenhum purgatório para purgar o restante dos seus males, não!

E você perguntaria: E passagens como aquela que fala o varão perfeito, que parece exigir um esforço nosso para atingir uma certa estatura! Estas passagens não estão falando de salvação, estão falando do crescimento do salvo, daquele que foi perdoado por Cristo.

Tem uma maneira que eu encontrei que acho bastante fácil de compreender: você vai à praia e tendo esquecido do protetor solar, fica totalmente queimado do sol e sua pele começa a sair. Você tem que criar uma nova pele agora? Não! A pele velha sai e a nova já está ali.

Deus dá a você uma nova vida, o sol, a poeira, a sequidão deste mundo não muda a nova natureza que já está lá, por baixo dessa pele seca e velha que você foi acrescentando no seu andar aqui. Então a salvação não tem nada a ver com a vida cristã depois, com a santificação do dia a dia, onde você coloca para fora aquilo que você já tem e já é, santo aos olhos de Deus.

Mas tudo começa com a sua salvação, e a sua salvação começa no momento em que você passa a ter mesma apreciação que Deus teve pela pedra mais preciosa que existe em todo universo, todos os tempos e até antes dos tempos, Jesus Cristo, o Senhor.