Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Monges tibetanos, pirâmides, Machu Pichu, Taj Mahal e diversidade cultural - Mario Persona



https://youtu.be/9hnaPu2oWis

Monges tibetanos, pirâmides, Machu Pichu, Taj Mahal e diversidade cultural
Mario Persona

As crianças pensaram que por ser domingo iriam escapar da escola e da aula de História, mas não! Em quinze de dezembro do ano de mil e quinhentos morria,  Pero Vaz de Caminha. Todos aqui tiveram que decorar isso na aula de história, não é? Pero Vaz de Caminha foi quem mandou a primeira carta para Portugal avisando do descobrimento do Brasil. Ele estava com cinquenta anos e não morreu de morte natural, mas numa batalha entre portugueses e muçulmanos numa cidade chamada Calicute na Índia. A frota de Cabral estava lá e Pero Vaz de Caminha e mais de setenta portugueses morreram em represália a isso. Pedro Alvares Cabral mandou bombardear a cidade por vinte e quatro horas, matando cerca de seiscentos habitantes.  Mas, de onde veio toda esta briga? Por que sair de um lugar tão bom, com praias e tão tranquilo? O que ele foi fazer em Calicute? 



Ora, foi buscar umas coisas muito caras e preciosas! Um dos produtos era a noz moscada, e de acordo com a conversão feita por mim nos dias atuais, o quilo custava vinte e dois mil e quatrocentos reais. Outro produto também muito caro e causador de toda esta briga era o cravo, este mesmo que se coloca em doces, e custava mil e duzentos reais a preço de hoje! Eles estavam lutando em uma guerra por causa de especiarias e temperos! Não por algo vital que as pessoas necessitassem e que a falta dos mesmos causasse sua morte como, por exemplo: alimentos básicos, medicamentos, vacinas etc., mas por essas coisinhas que compramos por um preço bem baratinho. As pessoas morriam por causa disto!

Mas, continuemos nossa aula de História.  Em mil seiscentos e trinta e sete, houve a quebra de uma bolsa de valores na Holanda, de tulipas, que é uma espécie de flor. Bulbos de tulipas eram negociados, e quando esta negociação chegou ao máximo, um bulbo dessas flores, chegava a custar cento e quinze mil reais a preço de hoje. Quando houve a quebra dessa bolsa e o rei mandou investigar, esses bulbos de tulipa não existiam, as negociações eram feitas com coisas virtuais, ou seja, inexistentes. 

Em mil setecentos e setenta e seis, aconteceu uma revolta nos Estados Unidos por conta do chá, algo que você tem no gabinete da sua cozinha. A coroa britânica aumentou os impostos do chá, os americanos se rebelaram e começaram uma revolução contra a Inglaterra pela independência dos Estados Unidos. Hoje procuramos tomar chá para acalmar, e ali por conta do mesmo produto, iniciou-se uma guerra.  Temperos e flores inciaram uma guerra e quebrou-se toda a economia da Holanda!

Mas por que os homens não se entendem e brigam tanto assim? Por causa do pecado! Estamos vivendo em uma época de eleição e parece uma luta campal, cada um querendo pegar o outro em diferentes partidos. Nas redes sociais, um bate-boca, as pessoas não se entendem! Todos falamos português e ainda assim não nos entendemos!  Esta semana recebi uma bronca de um leitor, ele comentou: Você disse que no final, Deus vai fazer com que todos falem a mesma língua, como ficará esta maravilhosa diversidade linguística existente no mundo? Eu respondi que existe outra diversidade que ele não diria que era maravilhosa e que começou em Gênesis, no  capítulo três,  quando Adão e Eva caíram em pecado e Deus deu a Adão uma sentença de maldição. A partir daquele dia a terra, que ele iria lavrar, produziria cardos, espinhos e ervas daninhas em grande quantidade. Desde então, produzir comida é um problema, tem que ser usado defensivo agrícola e um monte de veneno. Tudo começou lá, a diversidade de ervas daninhas e pragas na agricultura, começou por causa da queda e do pecado do homem. Isso mesmo! A “maravilhosa” diversidade de ervas daninhas - maravilhosa somente para os laboratórios agrícolas, e produtores de fertilizantes e defensivos, mas para humanidade, um problema, um estorvo, começou quando o homem pecou! 

Houve a divisão das línguas, conforme relata Gênesis 11. Assim como Deus deu juízo que as ervas daninhas se multiplicassem, o mesmo fez com as línguas. Em Gênesis 11:1 lemos: 

“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram, Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.”. Eles quiseram ser importantes e fazer um nome, acontece que Deus havia dado uma ordem ao homem,  quando Noé saiu da arca, para que se espalhassem e multiplicassem por toda a terra. A mesma ordem havia dada a Adão: Multiplique-se e espalhe-se por toda a terra. Esta era a vontade de Deus.

Mas estes, lá em Gênesis 11, disseram: Vamos ficar todos aqui, fazer um nome e não vamos nos  espalhar pela terra. O que aconteceu? “Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalharam o Senhor sobre a face de toda a terra”. Gênesis 11:8, 9

Ali começou, portanto, a maravilhosa diversidade linguística e cultural, porque os povos se separaram e foi cada um para um canto, se ajuntando pelas mesmas línguas, até formarem suas próprias culturas. Não mais se entendiam, e começaram as guerras e conflitos. A própria diversidade cultural tem sua descendência em Caim. Se formos em Gênesis depois do capítulo 4, quando Caim matou seu irmão Abel, na continuação da descendência de Caim vemos que ele  teve um filho e construiu a primeira cidade. Alguns falam que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, mas não é! Sou formado em arquitetura e digo: arquitetura é a profissão mais antiga do mundo, Caim foi o primeiro arquiteto e urbanista, pai da primeira cidade. Dos descendentes de Caim houve quem criou o agronegócio, ou seja, a agricultura e a pecuária, que é uma grande força no mundo. Outro descendente de Caim foi patrono das Artes e dos instrumentos musicais. E o terceiro descendente de Caim foi o patrono da tecnologia, ele fazia instrumentos de cobres, metais e ferramentas.  Tudo o que você tem hoje é graças aos descendentes de Caim.  A comida, o leite, a carne que você compra no açougue, as músicas que você ouve, os filmes que você assiste, o teatro, tudo graças aos descendentes de Caim que foi quem moldou este mundo para ser legal para o ser humano, fazendo contrapartida ao pecado, que espalhou as ervas daninhas e detonou o ser humano. 

Hoje, sabemos as consequências do pecado, basta irmos ao hospital e cemitério. Deus avisou que se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal iriam morrer fisicamente e espiritualmente. Hoje temos as consequências disso. Então essa diversidade linguística na verdade, é o juízo de Deus sobre aqueles homens de Babel que se uniram e desobedeceram a ordem que dada por Deus para que se espalhassem. Aí não teve mais jeito, vieram às línguas diferentes e um não entendia mais o outro, se separando em grupos. Isso também gerou a diversidade cultural.

Hoje achamos tão bonito quando alguém vai para o Egito e tira uma selfie na frente da pirâmide, para a Índia e faz selfie na frente do Taj Mahal, para a China e lá vem mais a selfie, agora da Muralha, vamos a Bahia e vemos aqueles pontos turísticos de diversas religiões, no Tibete vemos os monges de cabeça rapadas fazendo orações. Vocês acham que eles estão orando o Pai Nosso? Claro que não! Estão orando aos demônios! Sim, porque antes de minha conversão vivi este tipo de coisa. O budismo tibetano é basicamente fundamentado em demonismo. Oferecem sacrifícios, oram e fazem serviços de possessão a demônios. Todos acham bonito, fazem fotos na frente daqueles templos budistas. Todo o turismo cultural é baseado no pecado do homem, assim como todas as coisas que temos na sociedade. O Senhor Jesus quando se despediu de seus discípulos disse que o  mundo jaz no maligno. As bases da sociedade são malignas. E é claro também que estamos usando o maligno, por exemplo: o dinheiro, que é maligno, todos sabem disto, mas temos que usá-lo! Temos que plantar e brigar com as ervas daninhas, temos que aprender outro idioma. 

Durante muito tempo comprei o leite das crianças com o dinheiro das traduções que fazia para empresas, ou seja, lutava contra esta erva daninha nas multiplicidades de línguas. Mas nós não podemos ser ingênuos e achar que isso é uma maravilha, porque tudo é consequência do pecado do homem. Este é o mundo que o homem criou em sua rebelião contra Deus, para contrafazer os juízos que Deus lançou sobre o homem por causa do seu pecado. Talvez a partir de hoje, você vá olhar de outra maneira para os grandes monumentos da humanidade. A pirâmide, por exemplo: Uma obra de arte linda, mas o que tem ali é um túmulo, que não tem apenas o faraó, mas todos aqueles mais chegados, como arquitetos e engenheiros que projetaram a pirâmide e foram mortos ao final da obra porque não podiam contar onde estavam os túneis, assim como acontecia com todo aquele que sabia do projeto, sendo enterrados juntamente com o faraó, com a promessa que iriam atravessar o rio para o outro lado.  Acreditavam nisso e se deixavam ser mortos.

Taj Mahal é lindíssimo, mas também é um túmulo, que é um lugar não somente de morte, mas de crueldade, pois todos que ali trabalharam tiveram suas mãos cortadas e seus olhos furados porque o monarca não queria que eles fizessem outro palácio, outro túmulo tão maravilhoso. Pode até ser muito bonito, mas tem muito sangue ali em baixo! Há um milhão de chineses enterrados ao longo da muralha da China, que tornou-se o maior cemitério do mundo. Naquele tempo não havia segurança do trabalho, capacete, EPI,  e coisas desse tipo, por isso a pessoal que caia lá de cima morria, ali estão enterrados mais de um milhão de operários! E quando vamos para América Latina, os astecas, Machu Picchu, todos se maravilham, é muito mágico todos dizem, mas o que muitos não sabem é que ali eram feitos sacrifícios humanos. O sacerdote metia uma faca no peito do infeliz capturado da outra tribo, enfiava a mão arrancando seu coração e mostrava para todos aquele órgão ainda pulsando. E nós ainda vamos tirar selfie em frente ao templo destes sacerdotes! Tudo isso é um mundo que jaz no maligno, pode até ter uma plaquinha maravilhosa, estar nos folhetos de programa de viagens, mas nós não podemos pensar que este mundo é uma da maravilha, porque não é! E os homens não vão se entender de maneira alguma! 

Quando buscamos na Bíblia a razão deste desentendimento, sempre vemos juízo sobre juízo de Deus. E encontramos um padrão interessante na Bíblia: Deus dá um mandamento, o povo desobedece; Deus cria uma confusão de línguas e depois os dispersa. Este padrão é encontrado em várias passagens nas escrituras. Começa em Gênesis 9:1:  “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra”.

Em Gênesis 11, a passagem que li antes, quando eles falam: Vamos ficar todos aqui, fazermos um nome e não vamos nos espalhar pela terra. Então Deus confunde suas línguas e eles são obrigados a se dispersarem. Olhe o padrão, muito interessante!  Mandamento, desobediência, confusão de línguas (Babel, que significa confusão) e dispersão.  Quando vamos a Deuteronômio no capitulo 28: 1, encontramos o mandamento que diz: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra”. E agora, o que acontece? Eles não guardaram os mandamentos que Deus havia dado, e a sentença no versículo 15, pois já sabia que não obedeceriam, como de fato acontece, diz assim: “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão”. Deuteronômio 28:15. Há uma grande lista de maldições neste capítulo. Esse povo não guardou o mandamento e foi amaldiçoado por Deus e como consequência, veio à confusão de língua, como juízo.  Um dos juizos que Deus prometeu dar a eles caso não guardassem  o mandamento diz: “O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás”. Deuteronômio 28:49. Olhem, mandamento, confusão de língua, e finalmente dispersão, que diz: “E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. Deuteronômio 28:64. 

Em Jeremias 4:1 vemos o mandamento semelhante e o desvio deste: “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando, Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá”.

E ai eles desobedecem, desviam-se do mandamento de Deus: “Portanto assim diz o Senhor Deus dos Exércitos: Porquanto disseste tal palavra, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, eles serão consumidos. Eis que trarei sobre vós uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o Senhor; é uma nação robusta, é uma nação antiquíssima, uma nação cuja língua ignorarás, e não entenderás o que ela falar”. Jeremias 5:14-15. Aqui estava a sentença da confusão de línguas. E no versículo 18, diz: “Contudo, ainda naqueles dias, diz o Senhor, não farei de vós uma destruição final. E sucederá que, quando disserdes: Por que nos fez o Senhor nosso Deus todas estas coisas? Então lhes dirás: Como vós me deixastes, e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa”. Jeremias 5:19

Mais uma vez a dispersão como consequência.

E finalmente eu vou falar de Isaías 53, porque era basicamente o tema que eu queria trazer aqui.  Deus supre, ou, resolve o problema do pecado, já de antemão, profetizando através de Isaías,  setecentos anos antes de Cristo, que viria um que iria resolver o problema do pecado do ser humano, aquele pecado, aquela confusão no Jardim do Éden. O capítulo de Isaias 53 inteiro fala desse servo sofredor, o próprio Senhor Jesus, previsto tantos anos antes, tanto é que os judeus odeiam este capítulo e fazem de tudo para convencer que não está falando de Cristo. Porque o Cristo que eles esperam é um soldado poderoso, forte e guerreiro que vencerá os inimigos. Eles não sabiam que antes de Cristo vir como um guerreiro vencedor, ele viria como servo sofredor. E é assim que ele é descrito aqui: 

“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5

Agora eu pergunto: onde está o castigo pelo seu pecado? Todos somos pecadores e sabemos disso, queremos, mas não conseguimos fazer o bem, eu e você, todos pecamos. Deus é um juiz justo e terá que julgar o pecado e o pecador. Onde Ele vai lançar o castigo do seu pecado? Estará perdido se for sobre você! A sentença que Deus dá ao pecador, ao ímpio, é uma eternidade no lago de fogo.. Uma vez alguém disse: porque vocês falam tanto em inferno? Então pesquisei sobre inferno e lago de fogo e descobri que nos quatro Evangelhos é onde mas se fala nisso, e quem mais fala é o Senhor Jesus. A pessoa escreveu dizendo: Jesus é amor, fala de amor!  - Ah é? Vamos ver então! Não! Ele fala de juízo, mas o amor de Deus quer salvar! Deus mandou este servo sofredor, que é o próprio Cristo, para tomar o nosso, o seu lugar na cruz. Então o castigo que nos traz a paz estava sobre Cristo. Como você vai fazer agora para este castigo valer para você? Exemplo: você está preso, chega uma pessoa com uma mala de dinheiro e diz que vai pagar a sua fiança, e o que você faz? Você dirá: sou eu, é para mim! Você não gostaria disto?  Cristo veio pagar o preço da sua soltura, não com dinheiro, mas com sangue de sua própria morte. Você já aceitou isso, o pagamento? Já disse: sou eu, Senhor, eu quero ser salvo, quero ser solto desse terrível destino do lago de fogo, desta prisão terrível de onde não se sai mais! Eu quero ser solto! Salve-me, Senhor! 

Você já fez isto? Não existe uma pessoa neste mundo que tenha sido salva por Cristo sem pedi-lo. 

Este então, é o servo sofredor do capítulo 53 de Isaías, quando diz: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão”. Expiação quer dizer: quando você purga e tira algo. “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levarão sobre si”. Isaías 53:11

Isto foi dito setecentos anos antes de sua vinda! E pergunto a você: ele já levou as suas iniquidades?  Porque ele levou as iniquidades apenas daqueles que creem e o aceitam como Senhor e Salvador. A continuação diz: “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores”. Isaías 53:12. Não diz que Ele levou o pecado de todos, pois se assim fosse, independente de crer ou não, de aceitar ou não, todos teriam sidos salvos. Sumiu o pecado e pronto! Outra passagem diz: Ele deu sua vida por todos. Cristo morreu por todos, mas levou os pecados de muitos. Você está entre esses muitos, se crer em Jesus como seu Salvador.

Em Isaías há uma sequência. Eu não vou ler todos os capítulos, mas o 53 fala do servo sofrendo para pagar os nossos pecados, e o capitulo 54, começa dizendo assim: “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Amplia o lugar da tua tenda, Porque transbordarás para a direita e para a esquerda”  Isaías 54:1-2.,  vindo uma gama de bênçãos e benefícios como consequência do capitulo 53, que fala sobre a morte do servo sofredor, no capítulo 54, as consequências disto,  e o 55 vem a receita, o remédio para você se apropriar, não só desse servo que morreu no seu lugar para pagar os seus pecados, mas também  daquilo que vai fazer sentido para sempre em sua vida, uma vida com propósito e significado.

O capítulo 55 de Isaías começa assim: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?” Eu vou mudar um pouco esta versão e ler da seguinte maneira: por que gastais vosso seu dinheiro naquilo que são temperos, e o produto do vosso trabalho, em bulbo de flores ou em chás? Percebem a loucura do homem que consegue começar guerras por causa de coisinhas pequenininhas? Enquanto Deus está falando: Que absurdo! Vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”. 

Lá no evangelho, o Senhor Jesus diz: Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomais sobre vós o meu jugo que é leve. Ele convida, vinde a mim! - Ah, mas  eu vou a religião tal! - Ele falou para ir à religião tal? Não! Ele falou: vinde a mim! Essa salvação está em uma pessoa, a  mesma pessoa que morreu na cruz e agora oferece: Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. O Evangelho é graça, e tem praticamente, digamos assim, quatro pernas: O foco principal do Evangelho é Cristo, você recebe de Deus pela fé, através de Cristo, graça.  E descobre que isso está a seu dispor pelas escrituras. E para quê? Para glória de Deus!

Quando lá atrás os homens tiveram aquela confusão de línguas, se uniram desobedecendo a Deus para não se espalharem, pois queriam fazer um nome na terra, Deus disse: Não! O único que pode ter um nome sou eu, o Criador. Há uma passagem que diz: Deus não divide a sua glória com ninguém e não iria dividir com homens pecadores.  Quando você crê em Jesus, você se torna filho de Deus e se torna da família de Deus, co-herdeiro com Cristo, de todas as coisas que lhe pertencem, ou seja, aquilo que os homens não conseguiram na marra, você pode conseguir por graça. Ser participante da salvação eterna e das glórias de Cristo, dos benefícios, das riquezas imensuráveis de Cristo, que é o dono de todas as coisas e um dia voltará para tomar posse de tudo.

Em Coríntios, Paulo diz: “porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus”. Será que para você continua sendo loucura crer no Senhor Jesus como seu Salvador, para que você seja salvo eternamente?  Para os homens é loucura porque a continuação no mesmo capítulo diz: “por ventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” Porque a sabedoria deste mundo e toda essa gama de maravilhas que o homem fez para tornar este mundo confortável, foi para tentar contornar os efeitos do pecado. 

Continuando: “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos, porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens, para quê como está escrito: Que aquele que se gloria glorie-se no Senhor”.  Então, se você quer uma salvação eterna, terá que ser por graça. Porque quem pagou o preço não foi você, não haverá glória para você no final. A glória vai ser do Senhor, aquele que pagou o preço da minha e da sua salvação. Creia em Jesus agora mesmo como seu Salvador.