Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Desapontamentos da vida - Mario Persona


https://youtu.be/Q88XL857GO0

Desapontamentos da vida
Mario Persona

Cerca de três meses atrás, a minha filha que mora nos Estados Unidos, decidiu fazer uma visita rápida ao Brasil para rever a família, uma vez que em época de trabalho só ela pode vir com os dois meninos, os meus netos. Ela reservou as passagens para esse período, porque lá seria feriado de Ações de Graças, e seria possível encaixar nesta data, com as crianças faltando uns dois dias de aula antes e dois dias depois, seria então um intervalo de dez dias para visitar o Brasil. Com isso eu comecei a fazer planos: fiz uma reserva em um hotel resort onde as crianças poderiam brincar à vontade, para ficarmos pelo menos uns quatro dias; fui ao supermercado, comprei um monte de guloseimas como chocolate, salgadinhos, barrinhas de cereais, tudo enfim, que criança gosta. Deixei tudo estocado e fiquei na expectativa da chegada dos netos. Alguns avós, se você perguntar o que eles mais gostam no seu neto, responderiam: a nuca! Ou seja, ver por trás, quando estão indo embora.

Mas creio que não seja assim com todos - sei que muitos avós gostam dos netos e apreciam sua visita. Eu gosto muito dos meus! Sou como uma criança quando estou junto a eles. Mas, como disse, na quinta-feira eles iam pegar um voo à noite, nos Estados Unidos, em uma companhia aérea canadense que os levariam até o Canadá, ali fariam uma troca de avião e viriam ao Brasil. Porém, a viagem coincidiu com uma nevasca nos Estados Unidos, que fez tudo parar: estradas ficaram intransitáveis, pessoas morreram em acidentes nas rodovias por conta do gelo que pegou por toda parte, principalmente da metade dos Estados Unidos até o norte, inclusive o Canadá. E o que aconteceu? Minha filha ficou com os dois meninos no aeroporto durante cinco horas tentando embarcar num voo que não veio, que nunca chegou. E mesmo que chegasse, não daria mais para pegar a conexão no Canadá. Tentou transferir para o dia seguinte, mas já não havia lugar, e mudar a data para outros dias mais à frente, não adiantaria, porque assim, ela perderia esta pequena janela em que podia nos visitar. A empresa aérea então disse que devolveria o dinheiro da passagem e assim, ela cancelou sua vinda. E do lado de cá, ficou um avô extremamente frustrado, desapontado, com todas as suas energias que havia colocado nesta visita dos netos, ficando um vazio, um desapontamento muito grande. Eu sei que isso não é nada, considerando que muitas pessoas têm maiores desapontamentos, coisas muito mais sérias.

Estamos no último dia de um feriado prolongado, amanhã, você vai abrir os jornais, ou entrar num site de notícias e verá as estatísticas de famílias que não chegaram em casa ou que chegaram, mas não inteiras, porque vão perder alguns entes da família como filhos, pais e netos em acidentes automobilísticos. Isso é uma regra! Em todo feriado prolongado vemos a estatística de quantas pessoas morreram nas estradas de todo o país. Não somente aqui, em todo mundo é assim. Hoje, muitas pessoas dormirão frustradas, desapontadas por causa de coisas muito mais sérias do que a minha decepção. Esta, eu ainda posso resolver, comendo os salgadinhos e chocolates estocados, aumentando o nível de açúcar para baixar o de depressão. Muitos desapontamentos, porém, não são possíveis de resolver só comendo, uns são mais complicados. E você pode dizer: - Ué, mas você não é cristão? Não tem a promessa de uma vida feliz, poderosa? Não sei quantos cairão a sua direita mais não sei quantos, a sua esquerda? - Bem, não é bem assim! Se você escutou o evangelho dizendo que seria feliz e sem problemas neste mundo, eu sinto dizer que lhe enganaram! Você ouviu o evangelho mercenário!

Quando nações entram em guerra, geralmente os soldados vão para o campo fardados, todos equipados, mas também são contratados por fora, o “caixa dois “ ou coisas desse tipo: há a organização de mercenários, que são feitas para treinar e mandar soldados para a guerra, e não são soldados fardados, mas mercenários, isto é, profissionais experientes, todavia sem qualquer senso moral ou ético, que vão para fazer o trabalho sujo, aquele que não poderia ser feito pelo exército regular, porque isso acabaria acarretando problemas para o país, para o presidente etc. Paga-se bem a esses soldados mercenários, muitos fazem por dinheiro, e está tudo resolvido! Então o mercenário é uma pessoa que faz coisas unicamente por vantagens.

E o que é o evangelho mercenário que é pregado? Ora, é aquele que diz que você será feliz neste mundo, que seus problemas acabarão, suas doenças desaparecerão, sua conta bancária ficará cheia até o topo, sua garagem ganhará carros importados, resumindo, você viverá uma vida fantástica! Esse é o evangelho mercenário. Não sei onde encontraram este evangelho, porque na Bíblia não está! Quer saber como ser um homem bem sucedido nos negócios? Compre livros de biografia de quem ensina ser um grande negociante no mundo, siga grandes empreendedores de sucesso! Se eu quero ser um empreendedor, inovador, vou ler a vida de Steve Jobs, por exemplo, porque ele foi um cara muito inovador na sua área de atuação; lerei a vida de Bill Gates, ou de Jeff Bezos criador da Amazon, ou ainda lerei o atual xodó dos novos gênios, os meninos prodígios, donos da SpaceX, que manda o satélite para o espaço, como um Uber, que leva, solta, volta de macha à ré e pousa na terra. Enfim, vou ler a vida dessas pessoas e suas dicas que me ajudarão a me tornar uma pessoa bem sucedida nos negócios aqui nesta vida. Para isso não vou ler a Bíblia! Não vou ler os Evangelhos! Mas por quê? Veja o seguinte: os Evangelhos falam de uma pessoa, Jesus Cristo! Você conhece a vida de Jesus? Foi uma vida bem sucedida? Longe disso!

Tem gente que fala que deseja ser como Jesus. Verdade? Será que você quer mesmo ser como ele, que ao nascer já estava condenado? As pessoas procuravam matar as crianças de sua idade porque queriam eliminá-lo desde pequeno, seus pais precisaram fugir para o Egito a fim de não serem mortos junto com o filho. Será que você quer mesmo ser como ele? - Mas ele foi tão bem sucedido! - Não! Ele era rejeitado! As pessoas que iam atrás dele o faziam em busca de um evangelho mercenário. Por que? Porque o evangelho mercenário é um evangelho de interesse, um golpe no baú: a moça pobre casa com o cara rico, ou o cara rico casa com a moça pobre, porque um dos dois tem muito interesse no dinheiro do outro. Este evangelho é mercenário! Imagine que você é um diretor em uma grande empresa, e tem um amigo que adora você, que lhe convida para todas as festas, mas faz isto porque você tem esse importante posto. Se você não ocupasse essa posição, ele não ia nem olhar para você na rua! Esse é o mercenário. Ele quer uma amizade, um relacionamento com você por causa daquilo que ele pode ganhar, dos empregos que pode conseguir.

A maioria das pessoas que seguiram Jesus no tempo em que ele esteve aqui eram mercenárias! O próprio Senhor falou: vocês me seguem por causa do pão que comeram, dos milagres que me viram fazer! Era um relacionamento de interesse, só isso, iam atrás dele para comer pão, para comer o peixe que ele multiplicava, para tomar o vinho que ele multiplicou na festa de Caná. Eram pessoas com interesse nas coisas, nos benefícios que ele podia trazer aqui nesta vida! Como foi a vida de Jesus aqui na terra?
— Ele chegou ao final e ganhou o Prêmio Nobel!
— Não! Ele foi pregado numa cruz e condenado como um bandido malfeitor, um facínora, pregado entre dois ladrões. Esse foi o fim da sua vida!
— Mas ele deixou pelo menos um legado, diria alguém.
— Que legado Ele deixou? Doze discípulos! Dos quais um o traiu. E na hora do “vamos ver todos fugiram. Todos! Nenhum ficou perto dele. Essa foi a vida desse homem!
— Então eu vou seguir a vida dos discípulos Dele, de Paulo, João, Pedro e Thiago.
— Ah, é? Se você for seguir a vida de Thiago, será o primeiro a ser morto a espada; se seguir a vida de Paulo vai acabar decapitado, se for a vida de Pedro, segundo a tradição diz, ele foi crucificado de cabeça para baixo por ter se negado a ser crucificado como o Senhor fora. Esta foi a vida deles.
— E João?
— Este morreu velho e preso em uma ilha, Patmos.

Entenda o seguinte: não existe sucesso nesta vida para os que querem seguir a Cristo, é um desapontamento só. Certa vez, passei em frente uma igrejinha pentecostal e havia uma placa escrita: Pare de sofrer! Como assim pare de sofrer? A vida é um sofrimento! Nós entramos nesta vida chorando e levando palmada. Esta é a nossa primeira experiência traumática, e terminamos a vida aqui, morrendo. Quem já viu uma pessoa tendo os últimos estertores da vida sabe como é horrível ver alguém caçando ar e não conseguir. - Poxa, eu vim a este lugar pensando que iria escutar algo que me desse esperança, uma luz no fim do túnel, e você só está falando do túnel! - Pois é! A vida aqui é o túnel, não se iluda! E se você vai atrás desses pregadores que dizem que você vai ter muito dinheiro, prosperidade, felicidade, alegria e sorte no amor, saiba que estão lhe enganando, vendendo para você! A diferença de uma pessoa que vai aconselhá-lo, é que ela vai dizer: olha, vai ser um tempo difícil, mas vai passar. Porém, alguém que vai vender algo para você, sempre pintará o quadro cor-de-rosa: veja nosso produto, este celular é fantástico e resolverá todos seus problemas! Esse liquidificador vai fazer um suco verde para que você perca trezentos quilos na primeira semana! Querem lhe vender alguma coisa por interesse no seu dinheiro, por isso oferecem o melhor do mundo! É isso que os pregadores mercenários oferecem para criar pessoas que buscam a Cristo por razões mercenárias! Ou seja, de olho em um relacionamento de vantagens - Se eu der mil reais de oferta, Ele me dará dez mil! Isto é um relacionamento mercenário! Portanto, não se iluda, esta vida é feita de desapontamentos! O meu desapontamento pelos meus netos não terem chegado é pequenininho, mas amanhã, haverá pessoas chorando pelos seus queridos que perderam hoje em acidentes. Tremendos são os desapontamentos que as pessoas têm, porque esta vida é assim, este mundo não é o céu, não é o paraíso, este mundo é um lugar de dor e aflição. O Senhor Jesus nunca deu aos seus discípulos uma perspectiva de uma vida feliz aqui na terra. Pelo contrário, Ele dizia: nesta vida tereis tribulações. Se perseguiram o mestre não perseguirão vocês também? Não se iludam, vai ser difícil!

Não sei como pode haver pregadores que falam o contrário! É claro que o cristão tem forças de Deus para suportar e enfrentar as decepções e os desapontamentos que surgem, mas a vida vai continuar sendo decepcionante em todos os seus aspectos. Não perca isso de vista!

Existe um homem chamado Ethan, que escreveu alguns dos salmos que você encontra na Bíblia. Ele era um dos cantores mor e poeta do templo de Jerusalém, o Salmo 88 foi escrito por ele, mas esse Salmo deixa muito claro que não está falando de sua própria vida, apesar de Ethan escrever na primeira pessoa. Basta ler para perceber que não é a vida dele. O salmo diz assim:

 “SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite. Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor;
Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças,
Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão.
Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas.
Sobre mim pesa o teu furor; tu me afligiste com todas as tuas ondas. (Selá.)
Alongaste de mim os meus conhecidos, puseste-me em extrema abominação para com eles. Estou fechado, e não posso sair.
A minha vista desmaia por causa da aflição. Senhor, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos”.

Se não é Ethan, quem é este então que é descrito no Salmo 88? - Jesus! Este salmo é profético e fala dele! Um homem de dores, que sabia o que era sofrer, como fala Isaias 53. Viveu neste mundo como um homem íntegro, puro e sem pecado. Agora, imagine nós, que nascemos pecadores, herdeiros dos pecados de Adão e Eva. Se aquele que era o único justo que já pisou neste mundo, e clamava a Deus desta maneira por libertação, por estar no fundo do poço, o que sobra para nós? Se mesmo aquele ser perfeito, experimentava aflições tão grandes neste mundo, o que você acha que nós, meros pecadores, podemos esperar desta vida? Nada, absolutamente nada melhor! Mas Ele estava ali, indo morrer, e este salmo descreve sua agonia diante da morte. Ele fala de uma maneira que até parece desonrosa de alguém falar para Deus. No versículo 10, ele diz, talvez até de uma forma sarcástica: “Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão?” (Selá.) Ele questiona a Deus!

 “Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?”

Ou seja, se o Senhor acabar comigo, se eu morrer, não haverá benefício algum! Ele está falando: Que vantagem terá esse sofrimento todo?

 “Eu, porém, Senhor tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração “. Aqui há uma chave para entendermos essa ousadia de ele clamar desta forma a Deus. Jesus clamou na cruz a Deus: Deus meu, Deus meu! porque me abandonaste? Foram os seus derradeiros momentos aqui na terra, depois de uma vida justa, santa e fazendo o bem para todos. Esta foi a paga que Ele recebeu. Clamou a Deus “por que me abandonaste?” E morreu abandonado em uma cruz! Ele diz aqui: “Senhor, por que rejeitas a minha alma? Por que escondes de mim a tua face? Eu, porém, Senhor tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração”.

Há uma diferença entre a reclamação de um ímpio e de um crente temente a Deus. O incrédulo vai reclamar de Deus: “Deus é isto, é aquilo, não é justo comigo, não fez isso ou aquilo etc.” Mas aquele que teme a Deus vai reclamar para Deus, em sua oração: “Senhor, porque está acontecendo isto? Qual a razão e o objetivo destas coisas?” Ele vai perguntar como Jó perguntou. Jó, aliás, é um livro de reclamações! Em algumas lojas ou mesmo em sites de empresas, encontramos um livro para escrever nossas reclamações, certo? Tal é o livro de Jó, reclamações para Deus o tempo todo, sobre todas as coisas que lhe estavam acontecendo. Ele se considerava um homem justo, que procurava não sair da linha, e ainda assim, estava tendo uma vida de sofrimentos. Por isso ele reclama para Deus, mas sabendo que tem esperança para ele. No versículo 13 ele diz:

 “Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele “.

Mas espere, Jó, se Ele matar você não lhe sobra nada! É ai que está o engano, pois, quando uma pessoa teme a Deus e sabe que Ele é justo, sabe também que o assunto não termina aqui nesta vida! A perspectiva de uma pessoa que conhece a Deus não é focada nesta vida, neste mundo, mas na eternidade! “No mundo tereis tribulações, sofrimentos, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo! “ Disse o Senhor Jesus! Sim, por que Ele foi na frente, passar pelo fogo do juízo divino que nenhum homem pode suportar. Por causa do pecado que manchou a criação, Deus precisou derramar o seu fogo, o seu juízo, por que todos são pecadores, isso a Bíblia ensina claramente. Mas existiu alguém que foi na frente, desbravando o caminho para suportar o fogo do juízo divino. É disto que fala este salmo 88. Ele continua dizendo:

 “Estou aflito, preste a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado.
A tua ardente indignação sobre mim vai passando; os teus terrores me têm retalhado.
Eles me rodeiam todo o dia como água; eles juntos me sitiam.
Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas”.

Geralmente os salmos terminam com alguma mensagem de esperança, de salvação, eles tem esta tônica. Mostram uma série de aflições, mas terminam com Deus mostrando e dizendo: Vai dar tudo certo no fim. Mas este termina com terror, pois é o salmo de Jesus. A Sua vida terminou em trevas, quando Ele foi feito pecado por nós naquela cruz. Ali Ele bradou: “Deus meu, Deus meu! Por que me abandonaste?” Deus precisou voltar sua face, não podia haver luz ali! Na realidade, trevas não existem, já que sua definição é ausência de luz. Luz existe, trevas não. Ausência de luz, assim como o frio é ausência de calor. Você não produz frio. “Mas minha geladeira produz!” Não! O gás que circula naqueles caninhos dentro de sua geladeira, com todo aquele sistema, extrai o calor jogando-o para fora, por isso atrás da geladeira é quente. Ninguém produz frio. Os super-heróis apontam o dedo e tudo congela, mas aquilo é diferente, estamos falando de um mundo real. Ninguém produz frio, ninguém produz trevas, quando a luz é retirada sobra o que há neste mundo sem a luz de Deus. Este mundo estava imerso em trevas quando Deus disse: Faça-se a luz ou haja luz, apareça luz! A luz sempre existiu! Assim, a senda de Jesus neste mundo terminou, em trevas: sem amigos, todos o abandonaram: “Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas”. Em outra passagem profética Ele fala: “Aquele que comia pão comigo levantou o seu calcanhar”. Este foi o fim de Jesus, porque Ele tinha que passar por isso, para sofrer no lugar dos pecadores, no meu e no seu lugar, de maneira que pudéssemos ter a salvação eterna. Este Jesus veio a este mundo para sofrer e pagar os nossos pecados. Para isto ele veio. E nós hoje temos a solução, não apenas para esta vida, mas para a eternidade. Jesus veio a este mundo para sofrer, para pagar os nossos pecados, e nós hoje temos a solução para sempre! Uma pessoa que reconhece que Cristo foi à cruz por todos os nossos pecados e crê Nele como Salvador, recebe o perdão dos seus pecados e a salvação eterna. Este é o convite do Evangelho, uma mensagem de perdão. Deus quer perdoar o pecador dando-lhe uma vida, a salvação eterna.

Jó diz: “Ainda que ele me mate, Nele esperarei, contudo os meus caminhos defenderei diante dele”. Diz em outra passagem: “eu mesmo o contemplarei, os meus olhos o verão e não os olhos de outros, os meus rins se consomem dentro de mim “. Ele sabia que iria ressuscitar ainda que morresse, sabia que havia uma ressurreição, e que poderia voltar à vida como uma pessoa ressurreta, salva e caminhando numa vida nova. O cristão que é perdoado dos seus pecados, e crê em Jesus como seu Salvador, recebe a salvação eterna. Agora, eu havia falado que normalmente, as religiões oferecem soluções para esta vida. Mas o evangelho oferece a solução para a eternidade e não apenas para esta vida.

Toda pessoa nasce com uma dúvida grande na cabeça: De onde eu vim e o que estou fazendo aqui, para onde eu vou, e qual é a razão de minha existência? Qual a razão de Cristo salvar uma pessoa? Se você está ouvindo o evangelho agora, saiba que o desejo de Deus é perdoar seus pecados, limpá-lo e dá-lo a vida eterna. Na carta de Paulo aos Efésios 1:11 tem uma passagem muito interessante, porque aqueles que leem a Bíblia sabem que quando cremos em Jesus como Salvador, somos feitos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Costumamos repetir que uma pessoa que creu em Jesus como Salvador é tornada nova criatura e agora é participante de todas as bênçãos espirituais guardadas nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Coerdeira de tudo com Cristo Jesus, ou seja, tudo o que pertence a Cristo, pertence aos seus que foram salvos. E Efésios 1:11 diz assim: “Nele, em Cristo digo: em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme aquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”. Aqui fala diferente, não apenas que somos herdeiros ou coerdeiros com Cristo, conforme outra passagem nessa mesma carta de Efésios, mas aqui diz que somos herança. Ser herdeiro e ser a própria herança são coisas diferentes. Eu sou herdeiro e recebo uma casa de herança. Mas ser herança é ser a própria casa, o próprio carro, a própria conta no banco que o herdeiro deixou. Somos feitos herança para Deus e para Cristo.

O versículo 12 explica a razão daqueles que crêem em Jesus serem feitos herança: “com o fim de sermos para louvor da sua glória. Nós que primeiro esperamos em Cristo “ com a finalidade de sermos para louvor de sua glória. A finalidade da sua e da minha vida aqui, é ser louvor para glória de Cristo. Se você não crê em Jesus como seu salvador, continua querendo viver para si mesmo, porque você acreditou nas promessas de todos estes pregadores da televisão que falam que você vai ter uma vida próspera, feliz, sem doença etc., etc. É isso o que você está buscando? Isso não é para o louvor de Cristo! O louvor de Cristo é para eternidade e a vida do cristão tem uma extensão eterna, não termina aqui. Você já reparou que a Bíblia fala muito pouco do que vem após a morte? Por que? Porque depois da morte você entra em uma região, digamos assim, sem tempo e sem espaço, sem matéria, pelo menos matéria como nós a conhecemos. Nossa mente não poderia compreender como é o além. A Bíblia apenas diz que estaremos salvos com Cristo e os perdidos estarão sem Cristo na condenação, no lago de fogo eternamente, mas não explica exatamente qual será o combustível ou temperatura desse fogo que queima. Explica apenas o sofrimento. Os elementos dessa vida são inexplicáveis para o homem, são coisas do além, da eternidade, coisas que não temos capacidade intelectual para entendermos.

Como falei, a vida Dele e de todos que o seguiram conforme encontramos no Novo Testamento, terminou em sofrimento, suplício e condenação. Foram torturados. Por que eles buscavam essas coisas? Porque tinham uma coisa adiante chegando. Em Hebreus 11:36, há uma passagem que dá um leve vislumbre: “Outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados “.

Eles viam a cidade que não tem fundamento, a cidade que é eterna, pela fé enxergavam o futuro. Não estavam preocupados com o aqui e o agora, por isso deixaram-se serrar ao meio, espancar, queimar em fogueiras, porque olhavam para aquele destino eterno.

E você? Para onde e qual destino você está olhando? Para as vantagens daqui? Está fugindo dos desapontamentos da vida? Estes acontecem! Desde os netos não chegarem até alguém que está hoje perdendo um filho ou um pai, talvez. Esses desapontamentos continuarão aqui, não adianta se iludir! O que Cristo oferece a você é o perdão de todos seus pecados, e a vida eterna, é o lugar na eternidade completamente salvo e perdoado, não tendo mais medo da morte, nem receio do que vem depois, mas tendo a certeza de que estar com Cristo é muito melhor, assim como escreveu o apóstolo Paulo. Vemos em Apocalipse 21: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. Isto aqui é eternidade. Não fala mais nada sobre a mesma, só algumas pinceladas. O versículo 2, acredito que não esteja se referindo a eternidade, mas ao milênio, no reinado de Cristo, diz: “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido”. E mais adiante ele fala da glória dessa Nova Jerusalém: “E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente”.

Esta é uma figura da Igreja, do conjunto dos salvos. Claro, não dá para pensar qual seria o tamanho, como seria o telhado, o encanamento. Porque ele está usando linguagem terrena para explicar coisas que vão além da imaginação humana. O que são pedras preciosas? Primeiro, são preciosas, difíceis de achar. Cristo porém, achou suas pedras preciosas. Talvez esteja uma aqui hoje, pode ser que você seja uma pedra preciosa! Quais são a qualidade e características de uma pedra preciosa? Ela não tem luz própria, mas brilha que é uma maravilha! Recebe luz exterior, cada uma se distingue e brilha, por isso essa variedade maravilhosa de pedras preciosas que são vistas aqui, nessa Jerusalém, na cidade celestial, porque assim será na glória com Cristo. Cada um com sua individualidade, com seu próprio brilho e reflexo da luz e da glória de Cristo. As pedras preciosas não tem glória própria, mas refletem a luz que é maior, a luz de Cristo.

Então vamos recapitular: vivemos num mundo cheio de misérias, desilusões, de desapontamentos e não vai melhorar! Não adianta! - Ah, mas mudou o presidente! Esqueça, não é assim que funciona, uma coisa melhora enquanto outra piora! A vida é um problema. Presidente algum poderá controlar o seu destino e muito menos o seu destino eterno! Ninguém pode lhe garantir se você ao sair daqui chegará em casa! Isso não cabe a presidente, a político, a ninguém! Então nesta vida não espere grandes coisas! É verdade que a misericórdia de Deus pode permitir que você tenha uma vida sossegada, mas há cristãos sendo mortos hoje, pela sua fé, em alguns países. Tempos atrás vimos cristãos sendo degolados, afogados, em países árabes por extremistas. Não acalente, portanto, esperanças. O evangelho não é solução para esta vida, mas para a eternidade! Tendo isso em vista, como eu chego lá? Pela fé em Jesus! Porque ele foi à frente e atravessou o fogo no nosso lugar e recebeu o juízo de Deus, ficou em trevas na cruz para que nós não precisemos passar por trevas eternas no lago de fogo. Ele foi no nosso lugar!

Se você crê em Jesus como Salvador, você tem agora a vida eterna. Não para pensar no agora. Você sairá daqui com o mesmo dinheiro no banco, sua saúde não vai mudar, não vai melhorar por causa do que do que ouviu nesta pregação. “Vou sair daqui curado!” Não é isso, Deus quer curar você dos seus pecados para a eternidade! Esta é a mensagem do Evangelho, caso contrário você iria a Cristo para que? Para receber vantagens! Mercenários! Porque, se Ele fechar a torneira, o que você faz? Por que comeste do pão? O Senhor Jesus cobrou de alguns que o seguiam. Vocês me seguem porque comeram do pão! Mercenários! O destino e a esperança do cristão estão na eternidade. Quando eu e você, que cremos em Jesus como Salvador, seremos pedras preciosas, quem serei eu? Talvez uma esmeralda, uma calcedônia, uma safira, uma jaspe! Quem será você? Um diamante ou qualquer outra pedra preciosa? Falando figuradamente, é claro. Estaremos refletindo a glória de Cristo!. Há uma passagem que fala: naquele dia, Ele será feito admirável nos que creem. As pessoas e os anjos olharão para os que creem e admirarão a Cristo. Vemos a finalidade e o objetivo que está em Efésios, que diz: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade com o fim de sermos para louvor da sua glória”. Efésios 1:11

Em sua vida, a finalidade ou objetivo, é buscar louvor da glória de Cristo? Então você esta no caminho certo! Eu sei que o primeiro passo que qualquer ser humano dá em direção a Cristo é um passo egoísta, um passo mercenário. Apareceu um problema, eu corro para Deus, e até aí tudo bem! A pessoa não tem ainda entendimento das coisas, então, corra mesmo para Deus! Ele está de braços abertos. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”, Ele prometeu isso! Mas, uma vez que você entende o que é realmente evangelho, você não irá querer continuar nesse relacionamento mercenário. - Eu vou a Cristo se Ele me der algumas vantagens, caso contrário não vou! - Então você não conheceu realmente quem Ele é, terá que aprender a amá-lo.

Quando você crê em Jesus, Ele será o seu tudo, ainda que as coisas aqui deem tudo errado, ainda que ele me mate, como disse Jó: “Nele esperarei!!” Mas, se Ele me matar será a pior coisa! Sim, mas é só aqui! Paulo fala que para ele, o viver é Cristo e morrer é lucro! Percebem?! Este é o evangelho da verdade, não a baboseira que estão pregando por aí nos canais de televisão - Fique rico, fique feliz, fique curado de todas as doenças. Isso não é o evangelho, é enganação! Creia no verdadeiro evangelho, creia em Jesus como Salvador! Ele pode realmente salvar, não dos seus problemas aqui. Pela sua misericórdia ele até pode fazer isso, mas não é isso que você deve esperar, e sim, com o fim de sermos para louvor da sua glória. Peça a Ele que você quer ser uma pedra preciosa para louvor da glória de Cristo. Ele realmente irá lhe salvar, porque está muito interessado em pedras preciosas para compor seu grande tesouro de salvos que Ele pagou por um preço. Seu sangue foi derramado na cruz para salvar pecadores como eu e você.