Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Entre Pai e filhos - Timothy Roach (trad. Mario Persona)


https://youtu.be/JOQW-EgrCMI

Eu gostaria de começar com Mateus 27:26. “Então lhes soltou Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado”. Os soldados levaram Jesus para fora da cidade e o puseram na cruz, ali colocaram grandes cravos nas suas mãos e pés, cavaram um grande buraco no chão e levantaram aquela cruz para firmá-la ao chão. Jesus teve dores terríveis e não podia respirar direito. Alguém, em um ato de bondade, veio a Jesus e lhe ofereceu algum remédio a fim de que ele se esquecesse de sua dor, mas ele recusou-se a tomar qualquer remédio que pudesse reduzir sua agonia. Ele veio sofrer e morrer por nossos pecados e levou sobre si toda dor e sofrimento do castigo, suportou a cruz e experimentou a vergonha, e iria suportar todo o sofrimento da cruz. Nós podemos até entender um pouco do sofrimento e da dor física, mas o pior estava ainda por vir. De modo algum poderemos entender essa parte do sofrimento de Cristo, porque enquanto Jesus estava ali pendurado na cruz, Deus desligou o sol e por três horas houve trevas por toda a terra - da sexta até a nona hora. Deus não podia permitir que alguém visse Jesus sofrendo pelos pecados. Durante esse tempo nossos pecados foram colocados sobre Jesus e seria algo horrível para alguém ver o julgamento justo de Deus sobre Jesus, por causa do nosso pecado.

Deus não quer que ninguém pereça. Ele tem sido paciente com o pecado e a maldade do homem por tanto tempo, mas ali, o pecado tinha atingido seu ponto máximo. O povo que Ele amava rejeitou o Seu Filho unigênito e o pregaram numa cruz no calvário. Deus não podia mais ficar indiferente a isso, e a ira de um Deus Santo foi despertada, explodindo contra o pecado do homem. Durante três horas de trevas aquela explosão caiu sobre Jesus Cristo, toda a ira Santa de Deus caiu em justiça divina sobre Cristo, o Amado Filho de Deus. Ninguém sabe quanta ira, quanta justiça e juízo cairam sobre o Senhor Jesus durante aquelas três horas de trevas. Mateus 27:44 diz: “E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados”.

O Senhor Jesus veio a este mundo para salvar pecadores. Ele sofreu a dor, a angústia, o terror, e o tormento naquela cruz. Jesus sofreu muito enquanto suportava as trevas, a cruz , a vergonha e a humilhação por ter os meus pecados colocados sobre ele, enquanto sofria punição pelo pecado em si mesmo.

Há muitos anos havia um homem chamado Platidos, que tinha esposa e dois filhos e eram cristãos. Eles foram presos e colocados no Coliseu romano com animais selvagens e com todo aquele povo na platéia assistindo, enquanto as bestas selvagens estavam a ponto de matar e comer aquela família. Mas os animais se recusaram a cortá-los em pedaços, então, o governo ordenou que aquela família fosse jogada dentro de um tanque, oco por dentro. A porta fora fechada e puseram fogo debaixo daquele tanque, que começou a ficar cada vez mais quente, e eles foram cozidos vagarosamente até a morte. Eles sentiam dores terríveis e quando os seus gritos saiam daquele tanque, todos os espectadores no coliseu podiam escutar. Era como se aquele tanque estivesse vivo, enquanto a família cristã era queimada até a morte. E você? Você escutou que Jesus teve que ser crucificado pelos seus pecados, porque você é mau, pecador. Mas se rejeitar Jesus mais uma vez, você se encontrará diante do trono de juízo e escutará Jesus dizer: - Nunca te conheci! Você rejeitou meu amor, porque você me quer agora? Saia daqui! Então você dobrará seu joelho e dirá: - Senhor, deixe-me entrar, eu não era tão mau assim! Eu ia às reuniões bíblicas, aprendi versículos da Bíblia, não me envie para o inferno! E Jesus dirá a você: - Eu não sei quem você é, caia fora da minha presença! Jesus dirá aos seus anjos para que amarrem suas mãos e pernas e o jogue nas trevas do inferno. E talvez você reclame de novo: - Jesus, deixe-me entrar! E os anjos o pegarão e o jogarão com força. E ali você ficará, afundando cada vez mais, gritando: Não! Enquanto entra na eternidade, perdido nos tormentos e sofrimento do lago do fogo, sozinho e sem Cristo. Nunca mais ninguém ouvirá falar de você, e sua ira, seu ódio contra Deus, ficará cada vez maior, todos os dias aumentará para sempre. Mas, Cristo ama você! Ele não quer que lhe aconteçam essas coisas ruins, é por isso que ele veio do céu a este mundo para receber sobre si esse terrível julgamento pelos seus pecados na cruz.

Vamos abrir em Isaías 52:14. “Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens”.

A aparência exterior de Jesus estava muito mais machucada do que de qualquer outro homem. O meu pecado foi colocado sobre aquela pessoa Santa, e ele suportou a ira de Deus por causa dos meus pecados. Durante três horas de trevas, os nossos pecados foram colocados sobre Jesus, que estava sendo punido no meu lugar. Mas não sabemos o que aconteceu durante aquelas horas de sofrimento, pois Deus não quer que ninguém veja isso. Jesus sofreu sozinho e não foi permitido que alguém visse seu sofrimento, o seu terror e agonia da punição pelo pecado. O Senhor Jesus sentiu a angústia, a dor o sofrimento e a ira de Deus naquelas trevas que podiam ser apalpadas pelo seu terror. Lá pela nona hora, Jesus clamou: meu Deus, meu Deus porque me desamparaste? Por que estás tão longe de me ajudar? Isso foi o que Jesus suportou na cruz para que você tivesse condições de escapar da punição pelos seus pecados. Jesus ama você tanto assim! Depois de sofrer por todos os pecados, depois das três horas de trevas, ele clamou: Está Consumado! E entregou sua vida por nós. O sofrimento terminou.

Vamos ler Hebreus 10:10: “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez”.

Pela vontade de Deus, num único sacrifício sobre o corpo de Cristo, fomos feitos santos para sempre. O pagamento pelo pecado foi completo. E este homem Jesus, depois de ter consumado um único sacrifício pelos pecados, pode assentar-se à destra de Deus, porque a obra estava feita para sempre. Um único sacrifício de si mesmo pelo pecado que Ele para sempre tirou, e mesmo aquele que você ainda não cometeu, já foi pago. Quando você crê no Senhor Jesus você é salvo, os seus pecados se vão para sempre, Jesus não irá trazer nenhum dos seus pecados no dia do juízo. Ele não dirá: - veja, você esqueceu de confessar os seus pecados, por isso terá que ir para o lago de fogo! - Isso não poderá acontecer! Jesus levou toda a punição, por todos os seus pecados! É isso que Jesus quer dizer quando fala em Hebreus 8:12: “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais”.

Jesus não vai reputar a você no dia do juízo, pecado algum! Ele não lhe dirá: - Ei, você esqueceu de confessar um pecado! Não poderá entrar no céu! - Não, não é assim que vai acontecer! Jesus sabe que pagou o preço para cobrir todos seus pecados, não importa quando você os tenha cometido. Deus não irá cobrar outra vez seus pecados. Tudo por causa do sangue do Senhor Jesus Cristo Seu Filho que nos purifica de todos os pecados! Jesus levou a pena, o castigo dos pecados de qualquer um que creia nele. Um homem inocente pagou o preço por cada um de vocês. “O salário do pecado é a morte”, mas a boa nova é que Cristo morreu para pagar o preço dos nossos pecados. O dom de Deus é a vida eterna por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Depois de Jesus ter entregue seu espírito ao Pai e ter morrido, vemos um soldado que odiava Jesus também, e que teve mais um ato de ódio contra o Criador: pegou sua lança e furou o lado do Senhor Jesus. As pessoas continuam até hoje odiando o Criador e se revoltam contra a ideia de um designer inteligente, de um projeto inteligente da criação, preferem acreditar na evolução ou no Big Bang. Mas quem fez a energia para causar um Big Bang? Deus nos fala na Bíblia que este mundo continuará assim, por pelo menos mais mil anos. Haverá um clima perfeito em que as pessoas poderão viver aqui e plantar. Mas hoje todos acreditam que o homem pode controlar as mudanças climáticas, pensam que estão no controle do seu próprio destino. Se o Criador voltasse hoje, os homens furariam o seu lado novamente. Eles não queriam o Criador, não querem um Deus de Amor. Se você disser às pessoas: Deus te ama, Jesus te ama! Eles vão odiar você, porque odeiam a Jesus. Como resultado desse ódio, quando o soldado enfiou a lança ao lado do Senhor Jesus, imediatamente saiu sangue, aquele sangue precioso que nos purifica de todo o pecado. Talvez você até goste do amor de Jesus e queira ser salvo, talvez você queira que o sangue de Jesus comece a fazer efeito em você. Se você quiser que o sangue de Jesus lave e lhe purifique de todos os pecados, você precisa crer no Senhor Jesus e será salvo. Mas você tem que confiar em Jesus! Você deve dizer a ele: Senhor Jesus, eu sou pecador, mereço ir para o lago de fogo. Eu creio que o Senhor morreu por mim e levou toda punição pelos meus pecados, eu creio que o Senhor derramou o seu sangue para limpar os meus pecados, eu creio no Senhor Jesus para me salvar completamente! E não se esqueça de agradecer o Senhor Jesus.

Agora eu quero me dirigir àqueles que são crentes. O que acontece quando um crente peca? Será que ele perde a salvação? Será que precisa fazer uma boa obra para cobrir aquele pecado? Será que deve lembrar-se de cada pecado que praticou? Vamos abrir em 1João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”.

Um crente é filho de Deus, e se um filho de Deus peca, a sua comunhão com Deus é destruída. Mas esse versículo diz que Jesus é nosso advogado. Jesus quer consertar esta comunhão com o Pai. Eu quero lembrar dois pontos importantes: um é relacionamento, e o outro é comunhão. No relacionamento com Deus, somos seus filhos, isso não muda nunca, mas quando pecamos, atrapalhamos nossa comunhão com Deus. Senão, por que precisaríamos de um advogado junto ao Pai? Nós precisamos de Jesus como nosso advogado para continuarmos tendo comunhão com nosso Pai. O advogado é para nós enquanto estivermos aqui nesta terra. E quando nossa comunhão com Deus Pai está bem, Deus é glorificado. João 17:1 diz: “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti”;

O desejo do Senhor Jesus é dar glória ao Pai. Veja o que ele diz no versículo 4: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”.

Jesus glorificou o Pai e quer que a nossa vida sirva para dar glória ao Pai também, mas quando pecamos, desonramos o Pai. Jesus portanto, quer restaurar a nossa vida para darmos glória ao Pai. Pois quando honramos a Jesus, honramos ao Pai.

O crente que peca tem que dar satisfação ao Deus Pai, como juiz, pelos pecados que comete depois de ser salvo. Jesus já cuidou do problema dos nossos pecados diante de Deus para o propósito de sabermos que já temos a vida eterna e podermos ter a certeza de que vamos para o céu, mas quando pecamos, aqui na terra, temos que dar satisfação a Deus Pai, por sermos seus filhos, pois o pecado atrapalha nossa comunhão com Deus. Apocalipse 3:19 diz:”Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”.

Deus ama seus filhos e assim é fiel para nos disciplinar no que for necessário. Deus não vai permitir que um crente peque a seu bel-prazer, quando quiser. Alguns de vocês aqui são pais, mães, têm filhos. Vamos imaginar que você tem um dinheiro guardado para comprar algo especial, e seu filho sabe que você tem aquele dinheiro guardado. Um dia os pais estão fora da casa e o filho pega aquele dinheiro, vai à rua comprar Coca-Cola para beber com seus amigos. No dia seguinte o pai vai pegar aquele dinheiro para comprar algo necessário e não o encontra, então ele vê seu filho espiando e correr. A comunhão foi atrapalhada. O filho continua sendo filho, mas como pai, o que você faz? Leva o seu filho até a polícia para ser preso? É isso que você faria? Não! Ele é seu filho, você não faria isso! Você pode dar-lhe uma bronca e o disciplinar, ou talvez, você tenha uma maneira diferente de disciplina: - Meu filho, você me desobedeceu! - Aí, você faz uma grande fogueira, pega seu filho e o põe ali, porque ele lhe desobedeceu. Assim, seu filho morre e nunca mais irá desobedecê-lo! Será que você faria isso? Não! Claro que não, ele é seu filho! Você acha que Deus vai jogar um filho no lago de fogo só porque ele não confessou seus pecados?

Mas se somos filhos de Deus e pecarmos, precisamos confessar o pecado. Talvez ignoremos nosso pecado, ou talvez sigamos adiante com a consciência pesada, porém, assim não vamos desfrutar da vida cristã. De qualquer maneira não deixamos de ser filhos de Deus, porém, nossa comunhão é atrapalhada, até que confessemos os nossos pecados. Aqui está outro ponto. O incrédulo não confessa seus pecados, não é assim que ele é salvo. Mas um crente confessa-os, a fim de ter sua comunhão com Deus restaurada. 1João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

O Senhor quer que voltemos à comunhão com ele, que é fiel e justo para perdoar nossos pecados, porque ele já pagou o preço por eles. E assim quando confessamos nossos pecados somos restaurados com uma boa comunhão junto ao Pai.

Mas o que acontece quando um crente peca e morre antes de confessar-se a Deus? Vamos ver em 1Coríntios 11: 28-29. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”.

No versículo 29 vimos que não somos condenados para sempre se pecarmos, mas aqui no versículo 30 a palavra é condenação: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem”.

Cristãos que encobrem seus pecados e não confessam, tornam-se cristãos fracos ou doentes, e podem eventualmente dormir (morrer). Este versículo quer dizer que é possível uma pessoa morrer por pecar demais. Pode ser que Deus não confie mais nessa pessoa para que ela continue vivendo aqui na terra. Então, Ele tira a pessoa daqui, mas a guarda no céu. O juízo que vem sobre outros cristãos pode ser uma doença, a fraqueza. Às vezes, uma doença física, outras vezes, uma doença espiritual, quando a pessoa sente-se fraca espiritualmente. Há cristãos, por exemplo, que nunca vão às reuniões, talvez eles venham no domingo de manhã e nunca mais voltem. Na África os chamamos de cristãos preguiçosos, porque os vemos muito raramente. Deus não tem prazer em perdermos a comunhão com Ele. Quando o pecado entra em nossa vida e nós não o julgamos e abandonamos, ele vai nos atrapalhar, nos tornamos cristãos fracos ou doentes, e eventualmente nunca mais voltemos às reuniões. Todos os crentes são colocados aqui na terra para se tornarem testemunhos do Senhor Jesus, para honrá-lo e dar glória a Deus. Portanto, se um crente está desonrando o Senhor com sua vida aqui na terra, Deus pode levá-lo para que ele não o desonre mais. Mas isso não significa que essa pessoa tenha perdido a salvação, não significa que irá para o inferno.

Mas como pode ser assim? Ora, porque o Senhor Jesus já pagou o preço por aquele pecado e a nossa segurança eterna é uma benção que temos pelo sangue do Senhor Jesus derramado! Se um crente morre, não precisa confessar seu pecado. Confessar pecados é necessário para restabelecer a comunhão com o Pai aqui na terra, mas depois de morrermos, obviamente, não mais continuaremos na terra, então já não haverá mais necessidade de confissão. Além disso, depois de um crente morrer, ele já não tem mais a velha natureza pecaminosa e nunca mais poderá perder a comunhão com Deus.

O Senhor Jesus levou a nossa pena do pecado na cruz e assim podemos desfrutar o nosso destino eterno, desfrutar inclusive, agora mesmo, com a certeza de que nada vai nos tirar do céu. Não somos guardados pelos nossos próprios esforços, somos guardados pelo poder de Deus. E o sangue do Senhor Jesus, seu Filho, nos limpa de todo pecado. Isso já foi feito quando você creu no Senhor Jesus Cristo, você não precisa ter o sangue aplicado uma segunda ou uma terceira vez, ou a cada vez que pecar. O Senhor na cruz derramou o sangue e água, o sangue é para nossa salvação inicial, e creio que a água é a palavra de Deus, que nos mantém limpos para comunhão com o Pai, depois de sermos salvos. E esta comunhão com o Pai existente aqui na terra depende de um advogado. É assim que o Senhor Jesus trabalha a nosso favor, para nos levar a confessar para sermos restaurados à comunhão com o Pai e assim honrá-lo e glorificá-lo.

Gostaria de falar um pouquinho sobre graça. Algumas pessoas pensam em graça como sendo uma doutrina perigosa, porque acham que isso promove a conduta carnal do cristão. Ensinam que sim, você precisa ter fé para ser salvo por graça, mas depende de você, manter-se fiel a fim de preservar sua salvação. Isso parece mesmo verdade. Eu sei que é preciso ser fiel para poder servir ao Senhor. Mas esses falsos mestres estão transformando a fidelidade numa espécie de lei e exigindo-a como garantia para poder entrar no céu. Eles dizem: se você perseverar até o fim, terá a vida eterna. Pois Deus iria esperar até o fim para decidir se dará ou não a vida eterna a você. Eles dizem que a sua vida eterna depende da sua habilidade de ser bom. Você tem que confessar cada pecado e se conciliar com cada pessoa que ofendeu, e se você morrer sem reconciliar-se com seu amigo, muitos falsos mestres dizem que você irá para o inferno. Hoje existem muitos pastores na cristandade ensinando essas doutrinas, escuto isso o tempo todo. Pastores que dizem que as pessoas tem que guardar a lei até o fim para descobrir se tem vida eterna. Estão na verdade, ensinando pessoas a irem ao inferno e como resultado disso, terá muita gente boa ali.

Falemos agora, de pecado voluntário. Talvez você conheça alguém que era um bom cristão mas que se desviou de Deus e começou a fazer muitas coisas ruins. Sua consciência está fechada, e parece que ele está se divertindo com isso. Mas ele está cheio de pecados. Como esse homem poderá ir para o céu? Vamos ler Judas 1:4: “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso Jesus Cristo”. Esse versículo está nos avisando de pessoas que tentam viver como cristãs, mas que não o são. São como Judas Iscariotes que andou com Jesus e os outros onze discípulos. Todos achavam que Judas era um cara legal, afinal, ele pregava o Evangelho do Reino, fazia milagres, seguia o Senhor Jesus. Talvez o seu amigo pareça um bom cristão e até fale coisas cristãs, mas isso pode ser falso. Antes que você perceba, essas pessoas estão fazendo coisas ruins e transformam a graça de Deus em libertinagem para fazerem tudo aquilo que bem entenderem. Alguns cristãos falsos não entendem quando a Bíblia diz que você tem a vida eterna e não perecerá jamais. Eles acham que estão salvos porque foram às reuniões bíblicas. Eles dizem: “Ah, estou salvo e sei que não vou perder minha salvação! Vou cometer qualquer pecado que quiser e ainda vou para o céu!” Mas essa não é a maneira de pensar de uma pessoa que tem a vida eterna. Se você achar que pode fazer qualquer pecado que quiser e ainda assim, achar que vai para o céu, você não foi salvo! Não é assim que um crente reage! E esses não são os meus pensamentos; isto é o que a Bíblia fala a respeito desta pessoa! Se você acha que está salvo, mas vive uma vida de pecados achando que isso não importa, é melhor reavaliar sua vida. No que você creu? O que você acha que é a salvação? Será que você crê que Jesus é Deus e Senhor? Será que Jesus é o seu Senhor? Se você não crê em Jesus como Senhor, Jesus diz: Você irá morrer em seus pecados.

Em João 8:24 ele diz: “Se você não crê que eu Sou, você morrerá nos seus pecados”.

Em Romanos 10: 9 diz: “Confessa Jesus como Senhor”.

Em Atos 16:31 diz: “Crê no Senhor Jesus”.

Uma pessoa com vida eterna vai querer fazer o que agrada a Deus, obedecer a Jesus como o seu Senhor. E o que diz a Bíblia sobre uma pessoa que se diz cristã, mas que quer viver do jeito que acha melhor? Em Hebreus 10:26 lemos: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”. O que encontramos neste versículo é uma pessoa que pensa que pode pecar do jeito que quiser. Esse versículo diz que essa pessoa nunca foi salva, e que não há outro sacrifício para ela. Se ela não crê em Jesus Cristo como seu Senhor e peca voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, não há sacrifício pelos seus pecados. Um crente que tem a vida eterna não pensa desta maneira! Não existe sacrifício que possa cobrir os pecados de uma pessoa que peca voluntariamente, porque ela desprezou a graça de Deus. Se você é um crente, e comete um pecado, Deus não vai ignorar isso. Vamos abrir em Hebreus 12:6-7: “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?”

Quero deixar isto bem claro. Eu e você, como crentes, temos vida eterna, mas se continuarmos em uma vida carnal ou natural, é possível cometermos qualquer pecado que existe, pois o coração é enganoso, sendo assim somos capazes de praticar qualquer pecado. Mas se somos verdadeiramente crentes e pecamos contra o Senhor Jesus, precisamos saber que Deus nos ama e que Jesus morreu por nós. Ele pagou um preço muito alto para nos deixar escapar, Ele não vai deixar você andar do jeito que quer sem punição, sem ser corrigido, sem instrução, conforme diz o versículo 8: “Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos”.

Então, se uma pessoa peca, e peca novamente, e continua pecando, achando que tudo vai bem, realmente, parece que tudo vai bem com ela e Deus não está castigando esta pessoa, este versículo está dizendo que a mesma não é filha de Deus, que não é salva.

Creio que terminou nosso tempo. Talvez alguém poderia sugerir um hino para cantarmos.

Hino 16 – “Pelo Precioso Sangue”

Como foi que me salvei?
Pelo precioso sangue.
Como paz com Deus achei?
Sempre pelo mesmo sangue.
Oh, fonte sem igual, que lava nosso mal!
Paz e perdão real, vemos nesse mesmo sangue.
Cristo fez a redenção pelo precioso sangue; 
Podes alcançar perdão.
Inda pelo mesmo sangue.
Oh, fonte sem igual, que lava nosso mal!
Paz e perdão real, vemos nesse mesmo sangue.
Em Jesus há salvação pelo precioso sangue; Paz e santificação,
Inda pelo mesmo sangue.
Oh, fonte sem igual, que lava nosso mal!
Paz e perdão real, vemos nesse mesmo sangue.