Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O Salvador dos incapazes - Nathan Blake (Trad. Mario Persona)



https://youtu.be/PMdrBXvJfAs

O Salvador dos incapazes – por Nathan Blake trad. Mario Persona

Semana passada eu assisti parte da posse do Presidente do Brasil, Bolsonaro. Foi uma apresentação muito bonita, muitas coisas para serem vistas e boa música. Uma coisa que ficou voltando à minha mente foi uma frase da palavra de Deus que diz: O que é o homem? Podemos ver a grandeza e o orgulho do homem, porém, temos que ir para a palavra de Deus para descobrirmos o que realmente o homem é. Vamos ler Salmo 144:3: “Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes? O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa”.

Na primeira parte quando diz: O que é o homem? É uma referência a Adão, o qual Deus criou no Jardim do Éden. Vemos na palavra de Deus que Adão e Eva foram criados à Sua imagem e semelhança. Adão era uma representação de Deus no domínio, e como cabeça de todas as coisas. Sabemos que Adão e Eva desobedeceram a Deus e foram lançados fora do Jardim. A segunda parte do versículo, diz: “E o filho do homem para que o estimes?” Este é o homem em sua carne, vamos falar disto esta noite, mas será bastante desencorajador. Há quatro mil anos de história do homem, e isto está na Palavra de Deus. O primeiro homem que nasceu neste mundo foi um assassino que matou seu irmão. Lemos que o homem em seu coração, tem pensamentos continuamente maus. E no capítulo 6 de Gênesis, Deus fala que ia dar um fim em toda a carne.

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Gênesis 6:5

E Deus falou que o fim de toda carne estava diante Dele. Aquela raça criada a partir de Adão chegaria ao fim, o que nos remete à ideia de que Adão era a cabeça daquela criação, mas Deus traria uma nova raça. O filho do homem, amado de Deus, seria cabeça de uma nova criação. Temos um versículo que diz: Em Adão todos morrem, mas no fim do versículo diz que em Cristo, todos serão vivificados. Quando o homem pecou, Deus disse à serpente que a mulher teria um filho que iria esmagar a cabeça da serpente, e este nascido da mulher, iria desfazer a obra do diabo. Por causa da desobediência a Deus, a morte entrou na criação, o homem estava debaixo de uma maldição, mas aquela raça criada a partir de Adão chegaria ao fim. Mas viria um homem que desfaria esta maldição e traria uma vida que é além da morte.

A partir desse tempo da história sabemos que houve homens que creram em Deus, e que sempre esperaram por este descendente da mulher. Deus apareceu a Abraão, Jacó e Isaque com a promessa de um Salvador, de um libertador, que apesar do homem ter falhado tanto, haveria uma libertação vinda pelo Filho do homem. E assim nasceu um bebê em Belém, da linhagem de David e este bebê seria o verdadeiro Rei de Israel. A maioria dos habitantes de Israel não fazia ideia de quem Ele era. Quando Deus enviou os anjos para anunciar o nascimento aos pastores de ovelhas no campo e quando os pais de Jesus o levaram ao templo só encontraram ali Simeão e Ana, dois idosos esperando. Em Isaias 53 diz que Ele era desprezado, homem de dores que sabia o que era sofrer. Ele viveu aqui em total serviço e obediência a Deus e sua vida era em todos os sentidos, uma oferta a Deus.

O homem, o Senhor Jesus, veio do seio do Pai. Alguém disse que é o lugar onde habita o amor. Ele veio para mostrar a natureza, o caráter, o coração e a graça de Deus para com os homens. A sua vida inteira foi para trazer benção para o homem caído, e este homem caído demonstrou o que havia em seu coração quando bradou: Crucifica-o! O Senhor Jesus podia dizer: Eu faço todas as coisas que agradam ao Pai e também dizia: Eu e meu Pai somos um. Disse também, o meu Pai trabalha até agora e eu também! Mas antes de ser pregado na cruz, Ele afirmou: Odiaram a mim e a meu Pai! Deus criou o homem inocente, mas numa certa glória, o homem caiu ao ponto de pregar o filho de Deus em uma cruz! Mas Sabemos que é através de um homem que Deus deu para abençoar, que todos seus propósitos se cumprirão. O Senhor Jesus, Filho de Deus, será um homem por toda eternidade, e não existe benção para nós fora do amado Filho de Deus. Mas é somente pela fé no Senhor Jesus e em sua obra consumada na cruz, pois não há absolutamente nada que podemos fazer para merecer o favor de Deus.

Sabemos pelos Evangelhos que quando o Senhor Jesus esteve aqui na terra como homem, nunca houve um momento em que alguém se achegasse a Jesus com uma necessidade e tenha sido despedido. O Senhor Jesus dizia: Vinde a mim todos os que estão cansados e atribulados e eu vos darei descanso, e aquele que vem a mim, de maneira alguma o lançarei fora. Novamente, não houve uma vez se quer que uma pessoa tenha ido a Jesus por uma necessidade e esta não tenha sido suprida. Gostaria de olhar três pessoas nos Evangelhos que interagiram com o Senhor Jesus. A primeira está em Marcos 10:15:

“Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele”.

Uma das características de uma criança é não ter como se ajudar a si mesma, além do que, ela tem necessidades que precisam ser providas por alguém. Foi dito pelo Senhor Jesus que a menos que você seja como uma criança, será impossível entrar no reino de Deus. Há uma história que começa no versículo 17 do capitulo 10 de Marcos, não precisamos ler tudo. Em outro Evangelho diz que este homem era jovem, príncipe e rico, ou seja, tinha coisas que nós naturalmente desejamos. Ele foi até o Senhor Jesus correndo, ajoelhou-se, dirigiu-se ao Senhor Jesus chamando-o de bom Mestre e lhe perguntou: O que devo fazer? O Senhor Jesus falou-lhe a respeito da Lei e o jovem respondeu que a havia guardado desde criança. No versículo 21 diz:

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me”. E o jovem foi-se embora triste. No outro Evangelho diz que ele foi embora muito triste, pois era muito rico. Ele tinha algo que achou que podia fazer para que Deus o aceitasse. Será que hoje poderíamos usar alguma coisa que temos ou podemos fazer alguma coisa para Deus nos aceitar? Dessa forma ele foi embora, sem receber qualquer benção. E por duas vezes, o Senhor Jesus falou aos seus discípulos de como seria difícil para um rico ser salvo. Como é difícil receber bênçãos de Deus para entrar no Seu reino! Esta passagem diz que os discípulos ficaram maravilhados. Este jovem que veio a Jesus tinha tudo: Poder, autoridade, tudo o que um jovem judeu podia desejar, a fim de poder dizer: Eu posso agradar a Deus! Mas este homem foi embora triste sem receber as bênçãos de Deus. Ele não veio como uma criancinha indefesa e necessitada esperando provisão de Jesus, que é a maneira como nós devemos nos achegar a Ele, como uma criancinha, pois não temos nada que possamos oferecer a Deus. É a bondade de Deus que leva o homem ao arrependimento, e arrependimento significa reconhecer que estou errado, que meu pensamento e raciocínio estão errados, é reconhecer que o que Deus diz em sua palavra é o certo, que sou um homem pecador e que mereço o juízo, reconhecer que Deus providenciou um Salvador na pessoa de seu Filho Amado.

Olhando para outro personagem neste capítulo mesmo, 10:46 podemos ler:

“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando”.

Aqui temos alguém que é o oposto deste jovem rico: Um homem cego e mendigo. O que ele poderia fazer para Deus? Ele sabia que estava em uma cidade amaldiçoada, Jericó, mas escutou que Jesus estava passando e reconheceu que Jesus era o filho de David, o Rei por direito. O único pedido que este homem faz a Jesus é: Tem misericórdia de mim. O Senhor Jesus estava passando por ele e não foi embora deixando-o ali. Os que estavam perto deste cego mandaram-no se calar:

“E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama”. Marcos 10:49

O Senhor Jesus parou e quis escutar este homem, Ele sabia toda a sua história desde o dia de seu nascimento. E finalmente encontrou-se com o seu Criador: “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista”. Marcos 10:51

Este homem não possuía coisa alguma e o Senhor lhe perguntou: O que você quer que eu te faça? O homem respondeu: Que eu receba minha visão! O Senhor lhe deu a visão e ele seguiu a Jesus. Em outro Evangelho diz que ele glorificou a Deus. Ele, cego e mendigo, nada poderia oferecer a Deus, mas o Senhor Jesus curou este homem e isto glorificou a Deus. Assim nós também devemos ir a Cristo, como mendigos, como cegos, simplesmente pedindo por misericórdia. Ele recebeu a benção que buscava. E eu estou pensando em outro personagem, que está em Lucas.

“E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele”. Lucas 5:18

Aqui temos o Senhor Jesus em uma casa, e no versículo anterior diz que os fariseus, doutores da Lei, estavam sentados ali e queriam ouvir o Senhor Jesus. O fim do versículo 17 diz:

“E a virtude do Senhor estava ali para os curar”. Estes homens eram educados, instruídos e inteligentes, tinham uma posição entre aqueles de Jerusalém e estavam ali ouvindo apenas com seu intelecto o que Jesus dizia. No versículo 22 diz:

“Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?” Eles ouviam o que Jesus dizia e raciocinavam em seus corações e mentes e aqui não vemos que tenha havido qualquer tipo de benção para estes homens doutores da lei. Não há nada de errado em ser instruído e inteligente, mas vimos aqui que seu orgulho os impedia que fossem a Jesus como uma criancinha. No versículo 18 vemos que este homem que era paralítico e nada podia fazer para ajudar-se a si mesmo, talvez nem pudesse falar. Ali havia quatro amigos que sabiam disso e o ajudaram, levando-o. Talvez ninguém soubesse o que este homem estivesse pensando, talvez nem pudesse se comunicar, mas o Senhor Jesus conhecia os seus pensamentos. Nada poderia deter estes homens para trazer o paralitico a presença do Senhor Jesus. Você não lê em nenhum momento que este homem paralitico teria falado alguma coisa.

E aqui mais uma vez vimos um homem trazido à presença do Senhor Jesus e vendo o seu Criador. O Senhor Jesus sabia o que se passava no coração e mente deste homem, e não o cura primeiro, e a primeira coisa que Ele diz é: “Os seus pecados estão perdoados”. O Senhor Jesus conhece o que está no meu e no seu coração. Veja, não precisou sair nenhuma palavra da boca deste homem direcionada ao Senhor. Talvez ele não tivesse muita instrução como os fariseus, doutores da lei, mas tinha uma necessidade e Deus podia atendê-lo. Então o Senhor diz a Ele: “Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”. Lucas 5:24

E no versículo 25 lemos: “E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus”.

Gosto muito de ver estas figuras de nós mesmos! Será que somos como aquele jovem triste e rico que achava que poderia oferecer alguma coisa de si a Deus? Ou será que somos como o homem cego e paralítico que nada tem para Deus? Mas eles foram levados a Jesus, o Filho Amado de Deus e foram abençoados. A nossa condição é de nascidos da raça de Adão, sob juízo, mas pela fé no Senhor Jesus somos transformados em filhos, e introduzidos em um relacionamento com Deus para uma vida que vai além da morte. Somos chamados deste mundo de pecado e morte, para estar no lar com Deus Pai. Nada vem de nós, mas tudo por meio do Filho amado de Deus, que morreu na cruz e derramou o seu sangue para que pudéssemos ser salvos. Em Romanos 10: 9 diz:

“A saber, se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Recentemente escutei em uma conferência, a história contada por um irmão a respeito deste versículo. Havia dois homens em um trem, um era crente no Senhor Jesus, o outro também, porém era ministro, um clérigo. E este crente mais simples estava conversando com ele. Em um determinado ponto ele percebeu que o clérigo não tinha certeza de sua salvação, não sabia com certeza se iria para o céu. A palavra de Deus é tão clara que podemos saber que Jesus Cristo é nosso Salvador! E o crente quis ajudar aquele clérigo e citou este veiculo:

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração e creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. E ele perguntou ao ministro: Estou salvo? E aquele clérigo que a vida toda foi ensinado e acreditava que ninguém pode ter certeza da salvação, balançou a cabeça e demorou a responder, até que finalmente disse: Deus diz isto! E aí o crente humilde falou ao clérigo: E você pode dizer este versículo de si mesmo? E o clérigo disse: Sim, eu confesso a Jesus como meu Senhor e creio que Deus o ressuscitou dentre os mortos. - E no fim do versículo diz: será salvo! Você crê que está salvo? Mais uma vez o clérigo ficou pensativo e disse: Deus diz assim! O outro respondeu: Então, Deus diz assim!

Portanto esta noite, podemos ter muitas coisas em nossa mente, pensamentos e raciocínio, eu posso até dizer coisas que não estão corretas, mas o que importa é o que Deus diz em sua Palavra! Logo, não importa como eu me sinta ou pense. Será que eu creio no que Deus diz acerca do seu Filho Amado? É nisso que está o nosso descanso, gozo e esperança, ou seja, naquilo que Deus diz, é na pessoa do Senhor Jesus Cristo, Seu Filho.