Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

O homem do maligno - Mario Persona



https://youtu.be/airOzMXLQUw

Quando faço treinamentos em empresas, que podem ser de marketing, comunicação ou vendas, costumo usar cenas de filmes de sucesso. Pego de dois a cinco minutos de cada filme e os uso nas discussões com os participantes. Isso traz um grande proveito porque uso aquela cena como gancho no assunto que pretendo passar para eles. Um dos filmes usados nesses treinamentos chama-se: O sorriso de Monalisa. É um filme de 2003 com a atriz Julia Roberts, que resumidamente, é uma professora de História da Arte numa escola só para meninas, que tenta despertar nas suas alunas questionamentos sobre as escolhas que elas devem fazer em suas vidas e que deseja fazer uma mudança radical, mudando a maneira como elas aprendem. Em uma determinada cena, ela tenta apresentar alguns quadros famosos, mas percebe que as alunas já sabiam tudo sobre os mesmos, ano que fora pintado, autores etc., uma vez que possuíam livros em casa e liam sobre os quadros. Então a professora ficava sem assunto para apresentar. Até que, em uma aula, ela mostra um quadro totalmente estranho, uma pintura 1930 aproximadamente, que retrata a carcaça de uma vaca, uma costela com pedaços de carne. Então todas as alunas começam a procurar no livro esta pintura, porém a professora diz que elas não iriam encontrar nada ali, e na sequência, pergunta o que elas pensavam daquele quadro. As meninas olham umas para outras e uma responde: Mas isto não é arte! Então a professora pergunta: O que é arte? O que torna uma arte boa ou ruim? Quem decide o que é ou não arte?

Eu me lembrei desta cena quando estava pensando em um tema para hoje. Aqui nesta sala temos alguém que um dia foi convidado para ir a um lugar com um ambiente muito tranquilo, músicas suaves, com pessoas muito espirituais, onde um homem intitulado médium, curava com orações e passes. Quem o convidou disse que ele deveria ir porque notaria como tudo é igual, é a mesma coisa que ele fala da Bíblia, e as pessoas ali são todas muito espirituais. Para isso, ele teria que ir até o interior de Goiás para encontrar e conhecer este médio, mas é claro que não foi. Hoje, este mesmo médium está nas páginas de jornais. Tanta gente foi enganada e hoje está totalmente desencantada, gente que convidou tantos outros para se consultar com este homem, apostando que era uma coisa de Deus, algo espiritual, genuíno, milagroso, que não havia nada de errado ou maligno envolvido naquilo. Quantas pessoas hoje estão desapontadas e decepcionadas? Sem contar que elas podem ser as mesmas que acusam este homem de certas práticas. Mas aí, entra a mesma pergunta que a professora do filme faz: O que é arte? O que torna a arte boa ou ruim e quem decide isso? Eu perguntaria: O que é uma coisa de Deus? O que torna uma coisa boa ou ruim no âmbito espiritual? Quem decide e quem diz para você que aquilo é ou não de Deus? Quem é a autoridade que vai dar este norte para você?

Quando compramos uma terra, casa, propriedade, uma fazenda enfim, não damos o dinheiro antes de assinar o contrato ou escritura de compra e venda. E ainda assim vamos checar para ver se está tudo certo, podemos contratar alguém para analisar se está tudo de acordo com a escritura, se as medidas estão corretas, etc. Precisamos ter uma escritura fidedigna, uma coisa provada e garantida, e se esta for de alguns anos, melhor ainda, pois a torna mais firme: todos sabem que aquela terra existe e é legal.

Da mesma forma, nós cristãos temos uma escritura que determina não o que é arte, mas o que é de Deus. Essa escritura é a Bíblia. - O que é ou não é de Deus? - Pergunte para a Bíblia! Deus nos deixou a Sua Palavra, a Bíblia, para não ficarmos cegos, tateando neste mundo sem saber para onde ir! - Fulano é muito espiritual! - OK, Legal! O que ele fala está de acordo com a palavra de Deus ou não?

Todos nós já passamos por várias experiências, eu mesmo já estive envolvido em muitas filosofias, religiões orientais, esotéricas, era assinante da Revista Planeta, que falava sobre esses temas. Hoje, quando olho para trás, penso: meu Deus como pude ser tão enganado com essas coisas que não tem fundamento algum? Elas são simplesmente um “achômetro” das pessoas. Porém, quando vamos às escrituras, encontramos a verdade. Se quisermos saber a origem de todos os problemas e necessidades do ser humano, temos que ir ao começo das escrituras. Você não começa a ler um novo livro, da metade em diante, mas lerá do começo para saber a origem dos personagens da história, é no começo que você vai ver o que o autor apresenta, quem é quem, e o papel que cada um tem na história. Assim vamos a Gênesis para descobrir a criação, quando Deus cria o homem e o coloca num lugar maravilhoso, com todos os benefícios possíveis, com apenas uma restrição: Não deveriam comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Para todo o resto eles eram perfeitamente livres. E onde o homem foi? Ora, justamente fazer o que Deus falou para não fazer! E ali, Eva fora enganada por Satanás travestido de serpente, o pecado entrou na criação e com ele veio toda a morte, toda a desgraça que até hoje acompanha a raça humana.

Esta semana um médico me questionou: - Não vejo paralelo entre o Deus do Antigo e do Novo Testamento; o do novo é tão bom, tão gracioso, o contrário do Antigo, que era tão terrível e cruel, matava pessoas. Por que essa diferença? Perguntou ele. Então, fui procurar mais na Bíblia sobre o assunto, a fim de poder lhe explicar melhor, e notei que Deus era sim, ao contrário do que o médico pensa, gracioso, bondoso e misericordioso no Antigo Testamento, mas as circunstâncias exigiram que Deus agisse com rigor. Aqui neste caso do jardim do Éden, por exemplo, Deus precisou agir dessa forma, quando expulsou Adão e Eva. Mas, antes de fazer isso, ainda mostrou a sua graça e misericórdia, sacrificando um animal e tirando sua pele para cobrir a nudez e o pecado de ambos. Isso fora um claro anúncio de que um dia, um inocente iria morrer no lugar do homem pecador. Aquele animal representava Cristo Jesus. E não foi só esse ato de misericórdia e amor que Deus teve: Ele também colocou uma espada flamejante na entrada do jardim para que Adão e Eva não voltassem ali, porque caso isso acontecesse, eles poderiam comer da Árvore da Vida. Pois havia uma árvore do conhecimento do bem e do mal e uma outra, a árvore da vida, da qual os frutos não eram proibidos de eles comerem. Mas, se por acaso, ele tivessem comido daquela árvore, agora então, pecadores fora do jardim do Éden, eles teriam vivido para sempre nesta condição de pecadores. Eu não sei exatamente como seria isso, mas acho que eles seriam mais ou menos como esses filmes de zumbi, que inclusive agora estão na moda, ou seja, pessoas andando pela rua com pedaços de carne caindo do rosto e membros deslocando-se apodrecidos, já que são pessoas que não conseguem morrer, e que o corpo vai se deteriorando. Assim seria o ser humano com a impossobilidade de morrer, vivendo miseravelmente, desgraçado, uma vida sem saída, por ser pecador. Logo, vemos que Deus na sua misericórdia, bloqueou o acesso ao jardim, para que o homem não chegasse àquela árvore.

E Adão e Eva, agora do lado de fora do jardim do Éden, vão povoar o mundo. Genesis 4:1 diz:

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem”.

Mais uma vez Eva foi enganada. Porque o que ela diz aqui não é verdade! Ela não alcançou do Senhor um varão, porque lemos em 1 João 3: 12:

“Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e o de seu irmão justas”. Caim era do maligno e não do Senhor! Não que Eva tivesse tido alguma relação com o maligno, de forma alguma! Mas quando vamos ao evangelho de Mateus, no capítulo 13:38 podemos ler:

“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno”

Por que Satanás tem sim a capacidade de influenciar pessoas e torná-las servas do maligno. O próprio Judas, no final, sabemos, foi possuído por Satanás. Em determinado momento Jesus disse:

“Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo”. João 6:70. Logo, Eva, sem nenhum discernimento, deu-lhe o nome de Caim, que significava: Alcancei do Senhor um varão. Mas ela estava equivocada, este aqui vinha da união do homem e mulher, como todos nós, mas não do Senhor. Ele era um homem maligno e vai demonstrar sua malignidade logo em seguida, matando seu próprio irmão Abel, por inveja. Inveja essa, que vai acompanhar o homem o tempo todo, quando este é do maligno, assim como Caim era. Ele odiava a Deus! Ainda que fizesse sacrifícios e oferendas ao Senhor, como quando ele, Caim ofertou a Deus o melhor da produção de suas mãos, e Abel ofertou a gordura de um animal sacrificado. Qual a diferença? Ora, Caim confiava nas suas próprias mãos, nas suas obras e capacidade, mas Abel era um homem de fé.

Quando o Senhor Jesus conversa com os fariseus, conforme lemos no evangelho de João 8:41, vemos que aqueles homens eram totalmente religiosos - usavam roupas de religiosos, viviam adorando no templo - Ele diz assim:

“Fazeis-vos as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”.

“Não sois de Deus!” Que grave essa acusação do Senhor!

Podemos também observar a maneira diferente de agir de Caim e Abel conforme é dito em Hebreus 4:11:

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo dando Deus testemunho de seus dons e por ela depois de morto ainda fala”. Pela fé, Abel oferecia maiores sacrifícios, porque ele se lembrava de Adão contando do animal que Deus havia sacrificado, e que só isso poderia agradar a Deus. Então pela fé ele repetiu aquele sacrifício. E fé é agir de acordo com a vontade e a preferência de Deus, é a certeza de coisa que não vemos. Abel ofereceu por fé um animal, pois teve fé naquele sacrifício feito no Éden, que ele não viu, mas do qual recebeu um testemunho. Judas 1-10:16 nos fala de homens, fariseus os religiosos. Mas se os fariseus estavam no tempo do judaísmo, desafiando Jesus o tempo todo, aqui encontramos cristãos religiosos, porém falsos:

“Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

Estes são manchas em vossas festas de amor, (ele está escrevendo isso a cristãos!) banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse”.

Ora, isso não é um retrato fidedigno da cristandade? Na qual existe um tremendo rasgamento de seda pelas pessoas: admira-se o título que tem, títulos clericais, pela posição que ocupam na sociedade, na igreja, tudo pelo amor ao dinheiro. Esses são como animais irracionais, entraram pelo caminho de Caim e se corromperam. São pessoas religiosas! Assim como Caim! Ninguém faria uma oferta a Deus se não fosse religioso, é importante entendermos isso, pois ser religioso não é garantia nenhuma de estar correto e no caminho certo. O que é ou não arte? E quem diz que é boa ou ruim? Conforme podemos ver na frase do filme. O que é religião? O que é de Deus? E quem diz ser de Deus ou não? Deus diz se é dele ou não! O Senhor Jesus fala: quem é de Deus ouve o que é de Deus. Por isso vocês não ouvem! Ele falou aos fariseus: vocês são do diabo, por isso não escutam! Que audácia chamar aqueles homens religiosos, distintos, da sociedade judaica de filhos do diabo! Mas era isso que eles eram, estavam no caminho de Caim, que não podia atingir a Deus com sua ira, - na verdade, Caim era contra Deus assim como todo homem pecador é, irado e que não tem amor em seu coração por Deus, e tal qual Caim, quer atingir a Deus – assim foi que na impossibilidade de matar o Criador, Caim matou seu irmão do qual Deus se agradou. Paulo, o apóstolo, antes de sua conversão, quem era ele? Um verdadeiro Caim! Religioso até a raiz dos dentes! Sincero na sua religião, mas não podia atingir a Deus, então atingia os cristãos. E quando o Senhor Jesus o encontra no caminho de Damasco, pergunta: - Saulo, Saulo, porque me persegues? E ele diz: Quem és Senhor? - Eu sou Jesus, a quem persegues! Paulo perseguia Jesus nas pessoas que eram salvas por Cristo.

Quando Deus vai tratar com Caim, Ele diz:

“Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

“E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden”.

Agora, veja que interessante, Deus não mata Caim! Se avançarmos no Antigo Testamento encontramos a pena para o homicida, a morte. A partir da saída de Noé da Arca, Deus estabelece a autoridade humana para castigar o homicida com pena de morte. Mas aqui, Deus não castiga, ele apenas coloca algumas restrições a Caim. Se para Adão era difícil, para Caim seria quase impossível, tanto é que Caim não se torna um agricultor. Ele vai conseguir quem plante para ele; enquanto ele torna-se um arquiteto e constrói uma cidade. Outra coisa interessante que notamos nesta conversa é quando Deus pergunta onde o está seu irmão, Caim responde, a meu ver, com sarcasmo e zombaria: “Não sei. Por acaso sou eu guardador do meu irmão?” Ele usa o mesmo título que cabia a Abel para guardar o seu rebanho, pois pastor de ovelhas no original significa guardador de ovelhas. Uma zombaria! O homem zomba de Deus! E mesmo com tudo isso, Deus não lança um raio na cabeça de Caim e o fuzila ali mesmo! Não o faz porque é gracioso, quer que ele se converta! Em momento algum Deus disse que seu pecado é maior do que possa ser perdoado, mas o próprio Caim afirma: Minha maldade é maior do que possa ser perdoada! Deus queria que ele se convertesse! Não foi o Senhor quem o expulsou de sua presença, foi o próprio Caim que saiu da presença de Deus.

E a vida de Caim continua:

“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá”. Gênesis 4:19

Note agora o desvio. Deus havia estabelecido o casamento entre um homem e uma mulher, mas agora, o homem em liberdade na sua rebelião contra Deus, começa a fazer as coisas de acordo com a sua vontade. Um dos descendentes de Caim toma duas mulheres. É interessante também o significado dos nomes.

“E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.

E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.

E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema”. Gênesis 4:20-21

Começa agora o desejo do homem formar um planeta que possa atender às suas necessidades da melhor maneira possível, a fim de viver bem aqui nesta terra, separado de Deus. Um detalhe é a primeira mulher depois de Eva, - que significa a mãe de todos os viventes, - ela se chama Ada. Em alguns lugares o nome Eva e Adão forma uma junção, ou seja, Deus os chamou, homem e mulher, de Adão. Mas este nome, Ada, significa ornamento ou prazer. Se você quiser saber de onde veio o costume da mulher ser vista como objeto de ornamento ou prazer dos homens é só voltar no começo da história da humanidade. Sei que isso pode chocar alguém, mas essa é a pura verdade. O mundo está aí, abra a janela e olhe em volta para ver o que acontece na sociedade.

Então, desse tempo em que o Senhor deixou o homem agir sozinho, livre, tomando quantas mulheres quisesse, construindo cidades, sem nenhum juízo ou governo de Deus agindo sobre o homem neste mundo, um verdadeiro playground, quais foram as consequências disso?

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito”.

Deus dá um prazo a Noé para construir a arca: 120 anos. Também deu este prazo para que o povo se arrependesse, visto que Noé enquanto construía a arca, pregava para todos em volta, conforme a passagem em 2 Pedro que diz:

“E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios”; Noé saia falando para as pessoas: arrependam-se, virá um dilúvio, a arca é um lugar para salvar a pessoas! E não foi somente com palavras que Noé pregou, sim, ele era pregoeiro da justiça, porém pregou com sua vida também. Em Gênesis 6: 9 diz: “Noé era homem justo e perfeito em suas gerações”; Noé andava com Deus. Viveu oitocentos anos, e nesse tempo, Deus o teve aqui na terra testemunhando Dele, em meio a uma raça totalmente perdida em iniquidade e solta em seus próprios desejos e concupiscências. Imaginem o que Noé passava em meio a tudo isto. Mas não existia somente ele. Na realidade, Noé nasceu mais de cem anos depois da morte de Adão, antes disto havia toda uma geração de pessoas, descendentes de Sete, o terceiro filho de Adão, ou seja, uma linhagem de adoradores de Deus que inclusive, viveram durante o tempo de Noé. Mas quando pensamos que Deus tinha uma arca de salvação e ninguém deu atenção, pensamos: Que triste! Mas, hoje, Deus tem uma arca de salvação que é pregada todos os dias em todo mundo. Cristo Jesus é a arca! Deus prometeu trazer juízo a este mundo, não mais de água, porém, de fogo, e ainda que ele não traga o juízo, qualquer ser humano que morre terá que dar contas a Deus, se não tiver ainda sua salvação assegurada em Cristo Jesus, que foi até a cruz e morreu, recebendo o juízo de Deus para nos salvar.

Então existe uma arca? Sim, hoje, temos uma arca!

Eu gosto muito de filmes e livros de ficção cientifica. E sempre há um tema recorrente: O mundo vai acabar com um meteoro, um dilúvio, e homens se unem para construírem arcas, algumas vezes para esperarem a água descer, e outras vezes são histórias de espaçonaves que vão habitar em outros planetas. Mas os homens mais importantes, os mais ricos, os cientistas, estão sempre buscando construir arcas para começar uma civilização em outro lugar. Antigamente, havia um homem construindo uma arca e ninguém deu bola para ele!

Juntarei duas passagens aqui. Uma em Lucas 17 e outra em 1 Pedro 3. Começa assim: “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos”. Lucas 17:26-27

Veja que as pessoas estavam vivendo suas vidas, indiferentes aos avisos que Deus dava por meio de Noé. E veio o dilúvio e levou a todos.

A outra passagem diz:

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água”. 1 Pedro 3:20

Esta passagem, às vezes, traz um engano para alguns, de que Jesus foi pregar aos mortos no inferno. Eu pergunto: O Senhor iria pregar a alguém no inferno para quê? Não tem saída, isto é uma grande bobagem! Ele pregou em Espirito nos dias de Noé para que aquelas pessoas se salvassem, assim como o Espírito Santo fala hoje, através daqueles que pregam o Evangelho. A mensagem do Evangelho e a Palavra de Deus tem poder para converter e salvar pessoas. Noé foi contemporâneo de Sete, Cainá, Enoque, Malaleeu, Jared, Matusalém e Lameque. Todos eles morreram antes do dilúvio, mas conheceram Adão pessoalmente, pois viveram centenas de anos. Noé podia se assentar com um deles e perguntar o que Adão falava do jardim do Éden, como fora a queda do homem, o que Deus fez no jardim, a verdade sobre ter matado um animal, enfim, saber o que aquelas pessoas tinham ouvido da boca de Adão. Olha que coisa incrível! Noé talvez não pudesse falar de primeira, mas de segunda mão, pois estes homens viveram muito tempo na terra junto com Noé. Enoque por exemplo, foi arrebatado antes do dilúvio.

Mas quando Noé sai da arca após o dilúvio, Deus estabelece um juízo que era a pena de morte. Ele dá ao homem o poder de legislar sobre outro homem, ao contrário de antes quando não tinha governo no mundo e cada um vivia como queria. Existia um patriarcado, um pai de família e só. Mas agora há um governo e à medida que a história vai avançando, Deus vai criando elementos como travas, leis e regras, tudo para tentar segurar o homem dentro de certo rigor, longe da impiedade, da maldade e crueldade. Mas isto não vai adiantar, e Deus vai provar que é impossível controlar e melhorar o homem. Tanto que o ato final de provar isso é pregando o filho de Deus na cruz. Jesus se faz carne e vai até a cruz, ali o homem chegou ao ápice da sua maldade. Nada poderia ser pior do que condenar o próprio filho de Deus!

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos”. Lucas 17

Você está pronto para sair deste mundo? Veja o seguinte: A arca de Noé não tinha marca registrada, não tinha copyright do projeto, não havia ingresso, qualquer um podia entrar e escapar. - Ah, mas agora a arca está cheia, entrou muita gente! - Não teria problema, pois havia uma planta e uma outra seria construída. Fico imaginando: Se fosse um escritor de ficção cientifica escrevendo sobre aquele mundo de então, haveria uma frota de arcas navegando sobre o dilúvio, porque assim o homem imagina, que as pessoas iriam aceitar a palavra de Deus, mas não.

Agora, o que Deus poderia ter feito com esta raça desgraçada que é o ser humano? Exterminar todo mundo! Não é isso que faz um fazendeiro quando pega um plantel de gado contaminado com vaca louca? Ele mata todas e as incinera. O mesmo acontece em uma granja, um criadouro de galinhas - eles a incineram para evitar que a praga se espalhe. O homem faz isso com a sua criação, animais criados para seu sustento. Deus poderia fazer o mesmo? Poderia! Em 1Samuel 2:6 diz que o Senhor é quem tira a vida e a dá, faz descer a sepultura e faz tornar a subir dela. “Não tem o oleiro poder sobre o barro?” Pergunta Paulo em Romanos 9. Deus poderia muito bem exterminar a raça humana. Esta semana me enviaram um vídeo de pessoas que sofrem de acromatopsia: que é a incapacidade de enxergar cores. Pessoas que passam a vida inteira enxergando em preto e branco. E agora inventaram uns óculos que possibilitam que essas pessoas comecem a ver tudo colorido. Este vídeo mostra pessoas recebendo os óculos pela primeira vez, e é de chorar, porque de repente a pessoa começa a ver, e limpa as lágrimas dos olhos, como se pensasse: Foi tudo isto que perdi a vida inteira? Ela não estava vendo o mundo como ele é na realidade. Pois imagine se inventassem uns óculos que nos permitissem enxergar como Deus enxerga o ser humano pecador? Seria um filme de zumbis, de terror, pois é assim que Deus enxerga o homem! Não há bem algum no homem, todos pecaram e são inimigos de Deus! São como zumbis caminhando por esta vida, rumando para o inferno, para a perdição. A primeira coisa que faríamos se colocássemos estes óculos seria comprar uma arma, pois as pessoas ao nosso redor seriam uns monstros e poderiam nos atacar a qualquer momento. E se olhássemos no espelho veríamos que éramos iguais! E sabe o que aconteceria com a raça humana se existissem tais óculos? Seria extinta! Porque uns matariam os outros tentando se defender, até que o último a olhar no espelho acabaria se matando também, porque não aguentaria ver aquela coisa horrenda. Pois é assim que Deus enxerga a humanidade.

E é por graça que Deus ainda não exterminou e incinerou o homem e este planeta, para acabar com esta praga chamada ser humano. Pelo contrário, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para todo que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. Para Deus não incinerar o ser humano, e acabar com essa raça maldita que habita o planeta Terra, Ele teve que incinerar um homem só, o seu próprio filho na cruz. Ali foi o seu holocausto. No antigo Testamento vemos que havia holocaustos, queimava-se um animal como figura, um cordeiro sacrificado. Queimado, em termos de linguagem de holocausto, de sacrifício. Deus fez isso para exterminar o homem, e pegou a amostra de um, Jesus, que era perfeito! Na cruz ele foi feito pecado por nós, recebeu sobre si nossos pecados e de todos aqueles que creem Nele, e Deus lançou fogo do seu juízo durante três horas de trevas, quando ninguém viu o que se passava ali. Era Deus julgando a Cristo na cruz e Ele morrendo, carregado com os nossos pecados.

Deus pôs um fim no homem porque queria começar de novo, mas não do jeito que Ele tentara outras vezes, como no dilúvio, por exemplo, mas queria fazer uma nova criação, passar uma borracha na velha. E agora quem está em Cristo e crê em Jesus como seu salvador é nova criação. Aquele sacrifício na cruz fica valendo para quem crê em Jesus. Você não terá que enfrentar o juízo de Deus porque ele enfrentou uma queimada, que aliás, quando acontece uma queimada grande, o lugar mais seguro para você se colocar, é onde o fogo já queimou, porque ali o fogo não voltará a queimar. Se perguntar a uma pessoa o que fazer se ela está no meio de um canavial aonde o vento vem trazendo a queimada, ela só tem uma caixa de fósforos, e o vento corre mais que ela, a resposta certa seria: eu poria fogo onde estou! Esperaria o vento levar aquele fogo, entraria em um lugar que já queimou, e aquele fogo quando chegasse aqui, não me pegaria. É assim que você é salvo numa queimada, em um pasto ou na selva. Muita gente morre queimada no meio do canavial.

No canal National Geografic há uma série de ficção científica chamada Marte que é bastante interessante, onde vão-se mesclando cenas do mundo atual, real, com entrevistas de cientistas experientes, lançamentos de foguetes e outras coisas. E são colocadas cenas do seriado fictício de uma população que vai para Marte. Esses seriam os primeiros colonizadores a chegarem ao planeta. E acontece tudo errado, tudo aquilo que tem que acontecer em um seriado, ou seja, conflitos, erros, acidentes, mortes e tudo mais. Então, termina a primeira temporada da série e eles já estão em Marte. Agora, começou a segunda temporada. Vi apenas o trailer e li artigos descrevendo a mesma. Achei fantástica a ideia que eles tiveram, porque a segunda temporada já começa com várias pessoas morando em Marte, com diversas bases de indústrias, inclusive de extração de minério. E o problema é que agora não tem apenas aquele grupo de cientistas os quais foram para pesquisar, mas também empresas da Terra, que fizeram seus próprios foguetes e foram em busca de explorar o planeta Marte, não para descobrir coisas novas para o bem da ciência, mas para ganharem dinheiro. Então, nesta temporada, eles vão intercalar cenas do seriado com as do Velho Oeste, da corrida do ouro no Alasca, da corrida do petróleo no Ártico, de todas as corridas enfim, onde os homens se matam para poder conquistar tesouros e ganhar mais que os outros. Ou seja, apesar de não ter assistido, a moral da história certamente é essa, como explicam os comentaristas: Marte será idêntica a Terra, com toda a porcaria que existe aqui. Não conseguirão fazer de lá um novo planeta, onde tudo é bonito. Não será um shangri-la. É uma Terra que muda de endereço apenas, com as mesmas pessoas se matando, se enganando, querendo acabar com a humanidade.

Bom, eu pintei uma imagem horrível do ser humano, não é? Mas pense assim: Jesus ressuscitou ao terceiro dia, agora como uma nova criação. Se você quer realmente sair, mudar, não daqui para Marte, mas dessa velha natureza que você tem, desse velho homem, descendente de Adão que você arrasta por aí, creia em Jesus como seu Salvador, aceite que Ele pagou os seus pecados na cruz. Deus escolheu um homem para lançar nele a culpa de todos os outros seres humanos e condenou a Jesus na cruz. Este homem é Jesus!

Em Coríntios 5: 21 fala: “Aquele que não conheceu pecado Deus o fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

Então eu lhe peço, imploro: Não deixe esta arca ir embora, não deixe escapar essa oportunidade que você tem agora de ser salvo! Não é difícil. Você não precisa entrar em uma religião, nem ir atrás de um guru, ou de passes de algum médium que você nem sabe de onde veio, e não sabe que demônio pode estar incorporado nele, basta crer em Jesus, o Jesus da Bíblia! Esse que morreu na cruz por você! Eu sou falho, você e todos os homens também o são. Mas Jesus não! Não estou pregando uma religião aqui, e nenhum modo de vida. Estou pregando uma pessoa na qual a salvação está! A arca hoje, é um homem, que morreu, ressuscitou, está no céu e voltará.