Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

A farda do general - John Kemp (trad. Mario Persona)



https://youtu.be/mRZaAc58hFk

Não precisamos dizer muito mais. Com certeza, somos embaixadores por Cristo e temos uma mensagem maravilhosa para dar ao mundo, como mencionou o nosso irmão: reconciliai-vos com Deus. Deus ainda está procurando pecadores, e não quer que ninguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento, que é a lágrima no olho da fé. Duas coisas são necessárias: o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Arrepender-se é colocar-se ao lado de Deus contra si mesmo. Muito importante não justificar-se a si mesmo, mas condenar-se a si mesmo, colocando sua confiança naquilo que o outro fez por você. Sua confiança não deve estar em ninguém além do Filho Eterno de Deus. Ele olha para esta cena de trevas aqui embaixo com compaixão, assim como o Senhor olhava para a multidão, porque eles eram como ovelhas sem pastor.

É este o coração de Deus hoje à noite. Não há nada que precise ser feito para que Deus seja propício conosco, como já dissemos, Deus não precisa se reconciliar conosco, mas nós precisamos ser reconciliados com Ele. Não com Deus, mas para Deus. Não existe um compromisso, mas falamos em reconciliação desta forma,  quando os dois cedem, ou seja, um cede um pouco e o outro um pouco, e então se reconciliam. Mas esta não é a reconciliação que Deus está provendo, pois o movimento vem todo de Sua parte.  A Sua justiça não é comprometida e tudo é de acordo com o clamor da justiça de Deus. A santidade de Deus foi atendida na cruz do calvário e o pecado não foi deixado de lado.

Hoje, as pessoas fazem pouco do pecado, brincam com isso, mas um pecado aos olhos de Deus é pior que cem pecados em nossa opinião. Foi um pecado que tirou o ser humano do jardim do Éden e trouxe toda dor e sofrimento a este mundo. Eu gostaria de falar por alguns momentos sobre duas ocasiões em que teremos um êxtase no céu. Êxtase é um momento de grande alegria, penso em uma conexão com o casamento, mas este nem sempre dura. Existem dois lugares na Palavra de Deus no qual o céu está cheio de êxtase. Vamos olhar um pouco para isto hoje, creio que estamos todos familiarizados com a passagem de Lucas 2:9-11, 13-14.

“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”.

Que cena maravilhosa foi esta! Ocorreu um êxtase nos céus! Nunca antes isto tinha acontecido! Aqui estava o Criador do universo que mantém todas as coisas pela palavra do seu poder, entrando neste mundo que estava mergulhado no pecado, deixando o trono da Glória que ele tinha com o Pai na eternidade passada, para entrar no mundo dos homens como um bebê. Pela primeira vez, dezenas de milhares de anjos que foram criados pelo Senhor, olharam para baixo.  Em sua crucificação ele disse: Eu poderia chamar uma legião de anjos em um momento para que fosse libertado da cruz. Todos os anjos estavam ao seu comando, mas esta foi a primeira vez que eles olharam para baixo e viram o seu Criador. Eles nunca o viram antes. Os céus se encheram de gozo, era como um novo dia, os anjos olhavam para baixo dizendo uma mensagem de perdão, de alegria e salvação para o perdido. Muitos anjos porém, estão presos em cadeias esperando pelo juízo final, pois não há salvação para anjos caídos, porque Cristo não morreu por anjos.

Aquele bebê na manjedoura de Belém, era Deus manifestado em carne. Ele tomou a divindade e fez uma união com a humanidade, ele não se despojou de sua deidade, mas de toda aquela sua glória externa que tinha com o Pai, desde a eternidade. Pense nas riquezas, na alegria e na comunhão que ele tinha com Deus. Ele era o Criador do universo! Os astrônomos estão a cada dia encontrando mais estrelas e já não falam em termos de milhares, mais em bilhões,  milhares de galáxias no céu. Ele era o Criador, aquele bebê, naquele momento, mantinha todas as coisas pela palavra do seu poder. Em Isaias nos foi profetizado que um menino nasceu,  a nós um menino foi dado! Não diz que um filho nasceu, mas que uma criança nasceu. Sim, Ele era um homem perfeito em todos os aspectos, como eu e você, com exceção do pecado. Concebido pelo Espírito Santo. Lemos em Hebreus 10. “Tu preparaste meu corpo”, o Senhor na eternidade passada comandava e as coisas aconteciam, mas quando Ele se tornou homem aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e não na eternidade passada, pois Ele era Deus. Mas a nós ele foi dado! Não diz que um filho nasceu, por que Cristo tinha este relacionamento na eternidade, antes que os mundos fossem criados. Ele estava no seio do Pai, não se tornou um filho, pois ele é o Filho Eterno.

A propósito, têm sido ensinadas doutrinas erradas entre irmãos neste sentido. Existe uma divisão muito séria, quando em 1890 se desenvolveu a negação da filiação eterna de Cristo. Temos que nos apegar com força a isso! O Senhor tomou a humanidade em união consigo mesmo. Ele tinha um corpo humano, mas não tinha enfermidades. Eu tenho uma enfermidade, Ele não! Porém, Ele se sentia tocado em seus sentimentos com as nossas enfermidades. A doença e a fraqueza são  resultado do pecado. Eu tenho um corpo de humilhação e tenho sentido isto nos últimos dois anos, um corpo que nos humilha. Mas o Senhor não tinha isto! Ele tinha um corpo, espírito e alma perfeitos. E isto é claramente indicado nas escrituras. Cristo é um homem perfeito em todos os sentidos da palavra. Ele dormiu no barco, tinha fome, Ele chorou no túmulo de Lázaro, os seus sentimentos são de um homem, exceto o pecado. Ele foi tentado por satanás, mas de fora. Se você disser que Ele foi tentado de dentro para fora, então Ele teria uma velha natureza em si! As pessoas costumam dizer que o mau em você é satanás, mas isto não é totalmente verdade! Temos uma natureza má e satanás se aproveita disto. Se a natureza má em nós fosse satanás, então Cristo teria sido tentado de dentro para fora, o que é uma blasfêmia! Vamos nos apegar a esta verdade com muito cuidado!

De qualquer maneira, neste belo capítulo, Cristo está entrando no mundo. Precisamos lembrar que Deus estava procurando dar a seu filho uma esposa e ele está convidando você para ser parte desta noiva de Cristo. Que convite maravilhoso ser parte deste corpo da noiva de Cristo, sendo chamado deste mundo. Temos uma bela figura disto no capítulo 24 de Genesis. Você se lembra  que Abraão queria uma noiva, uma esposa para seu filho? Não uma moradora de Canaã. Ele disse ao seu servo:

“Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarão mulher para meu filho Isaque”. Gênesis 24:4

Abraão deu tudo a Isaque que era seu único filho. Ismael veio através de sua serva. Então seu servo Eleazar, viajou através do deserto até a terra de Mesopotâmia, e como era um servo fiel,   antes de viajar orou. Esta é uma figura maravilhosa do pregador do Evangelho, que ora pedindo direção ao sair pelo mundo. Eleazar se prostrou e orou. Você se lembra da história. A jovem que tirava água do poço seria aquela que o Senhor escolheria. E antes que ele terminasse de falar, Rebeca, uma bonita jovem saiu. E ele disse: “Dê-me de beber. E ela respondeu: Bebe meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. E tirou para todos os seus camelos. Então se inclinou aquele homem e adorou ao Senhor”. Que maravilhosa resposta a oração! E aconteceu que Labão o convidou para dentro da casa. Ele, porém, disse: “Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele explicou tudo a Labão. Então ele tomou joias, vasos de prata, vestimentas e deu a Rebeca. É isto que Deus está dando a você hoje à noite: joias de pratas e redenção através do precioso sangue de Cristo.

Você não precisa pagar coisa alguma, você está falido! Mas Deus está oferendo a você joias de prata, redenção, libertação do poder do pecado. Joias de ouro foram dadas a Rebeca. Do que isto nos fala?  De justiça divina! Nós temos agora uma justiça, que é Cristo, uma veste de justiça proporcionada pelo Senhor por meio de sua obra na Cruz. Joias de ouro! Você se lembra do Antigo Testamento, da arca no lugar Santo. E no topo da arca estava o propiciatório, que graças a Deus existia. Dentro da arca havia a lei, mas eu e você a desobedecemos. Nunca poderíamos conquistar o céu pelas nossas boas obras, se assim fosse, Paulo teria conseguido isto. Quando você olha para aquela arca, vê que estava coberta pelo propiciatório e a cada ano era jogado sangue sobre o mesmo. Era com isso que Deus podia permanecer junto deles, porque eles eram  pecadores, mas quando Ele olhava para aquele sangue podia ser paciente com o povo e passar por cima. Não que Ele fosse se esquecer de seus pecados, mas estava olhando adiante, para o sacrifício de Cristo.

Vemos a paciência de Deus em Romanos 3. Ele declarou a sua justiça, porque Cristo viria e seria o sacrifício para atender as reivindicações de Deus. Então, todos aqueles pecados passados do Antigo Testamento poderiam ser perdoados pela paciência de Deus.

Outra coisa que foi dada a Rebeca foi vestimentas, e é isso que Deus quer dar a você, meu amigo! Quando o filho pródigo voltou para o seu pai, este disse: tragam as melhores vestes! E o vestiu! Não mais a aparência de vestimentas que o homem havia preparado para si mesmo, mas as que Deus havia dado. Há uma passagem solene em Mateus 22, onde o rei convida pecadores para uma festa e eles se recusam. Mas ali diz que um entrou na festa sem estar vestido apropriadamente, e esta é uma figura para nós, de uma pessoa que recusa a provisão de Deus. A pessoa na festa de casamento recebia uma vestimenta apropriada, mas ele não quis, achou que não precisava daquilo, portanto estava na festa de casamento sem a roupa adequada. Ele ficou mudo, e foi ordenado que fosse preso, amarrado e lançado fora.

Tentar permanecer na presença de Deus baseado em nossas boas obras é impossível!

Vamos abrir em Apocalipse 19:6-8 e encontrarmos uma outra cena.

“E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos”.

Aqui há uma cena celestial e acontece depois do tribunal de Cristo. Esta é a ceia do casamento do Cordeiro e haverá muitos convidados e todos estão prontos para aquele lugar, graças a obra de Cristo. Aqui diz que são chegadas as bodas do Cordeiro, a sua esposa se aprontou. No versículo 8, este linho fino do qual é falado não se trata de justiça humana, mas é uma figura das obras que fizemos em nossa vida. Você sabe que depois do arrebatamento seremos introduzidos na casa do Pai e haverá o Tribunal de Cristo, e nos serão dadas recompensas por fidelidade. Eu creio que o linho fino citado aqui, significa a justiça dos santos, e não de justiça divina. Essas justiças são nossos atos, nossas obras e o que fizemos por Cristo aqui, tudo será manifestado naquele dia. O nosso lugar no reino vindouro será em conformidade com nosso andar aqui neste mundo. Todo pequeno ato de devoção que tivermos feito para o Senhor, está registrado no livro das lembranças. Este livro será aberto e todos verão como andamos neste mundo, como foi nossa vida. Na última noite falamos de uma alma salva e de uma vida perdida, mas neste versículo será a manifestação de nosso andar e nosso proceder. É maravilhoso saber que o Senhor não se esquecerá de coisa alguma do que fizemos para Ele. Que o Senhor possa abençoar sua Palavra.

Penso em uma ilustração para terminarmos, sobre o Senhor Jesus vindo a este mundo,  esvaziando-se a si a mesmo de toda sua glória. Você sabe um general no exército? Ele tem um uniforme e todas suas medalhas mostrando suas conquistas, além de grande honra e respeito, mas quando vai para casa à noite, tira aquele uniforme e coloca uma roupa comum. Ele continua sendo um General do Exército brasileiro, mas despiu-se dos símbolos exteriores.  O Senhor Jesus deixou de lado sua glória e tornou-se homem, se humilhou até a morte de cruz, desceu sete degraus da glória até a cruz do calvário e Deus o exaltou sobremaneira e deu-lhe um nome sobre todo o nome.