Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Sindrome do paraiso perdido - Mario Persona


https://youtu.be/ekHIrvezmgE

Hoje eu estava me lembrando de um dos muitos hinos que aprendi com um casal muito querido, João e Ruth, na época em que morávamos em Alto Paraíso. Aprendi a cantar em baixo, nós cantávamos em quatro vozes,  às vezes até em cinco e seis vozes, por causa das vezes que  desafinávamos. Mas este hino sempre foi muito querido para mim e sempre me lembro dele. Vou ler:

Da linda pátria estou mui longe,
Triste eu estou;
Eu tenho de Jesus saudade;
Quando será que vou?
Passarinhos, belas flores.
Querem me encantar.
Oh, vão terrestres esplendores,
Não quero aqui ficar!

Jesus me deu fiel promessa,
Vem me buscar;
Meu coração está com pressa,
Eu quero ao céu voar.
Meus pecados são mui grandes,
E culpado sou,
Mas o seu sangue põe-me limpo,
E para a pátria vou.

Qual filho, de seu lar saudoso,
Eu quero ir;
Qual passarinho para o ninho,
Eu quero ao céu subir.
Sua vinda ao mundo é certa,
Quando, não o sei;
Mas ele me achará alerta,
E para o céu irei.

É belíssima esta mensagem! Na maioria dos hinários mais antigos, o encontramos  com o título “Saudade” e em outros, “O Exilado,” porque na verdade, este é o sentimento do cristão que vive neste mundo, o mesmo de um exilado, de alguém que está fora de sua pátria e desejoso de voltar para casa. Eu li um texto falando de Jerusalém em 1948, quando Israel se tornou um país depois de muitas lutas, discussões e debates. Neste tempo havia bolsões de judeus morando em Israel que estavam cercados de inimigos árabes e de pessoas que não queriam que eles tomassem a terra. Havia um grupo de judeus morando em um bairro em Jerusalém, o qual era dividido entre judeus, cristãos e muçulmanos. Cada um morava em um bairro - acho aliás, que até hoje existe isso lá – e esse bairro era cercado, não entrava e nem saía ninguém, enquanto se resolviam as questões em relação a independência de Israel. Nesse meio tempo, os alimentos estavam acabando e a expectativa dos judeus era de morrer de fome. Certo dia, porém, eles receberam a notícia que estaria chegando um comboio de caminhões trazendo comida. Quando os caminhões estavam chegando, todos foram correndo para a entrada do bairro a fim de recebê-los, e na frente do primeiro caminhão estava escrito: “Se eu me esquecer de ti, oh Jerusalém!”  Esta frase esteve na mente dos judeus durante séculos. Qual o significado destas palavras? Elas estão presentes no Salmo 137, que foi escrito depois que os judeus voltaram para Jerusalém, vindos do desterro da Babilônia onde ficaram muitos anos.

“Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria”. Salmos 137:1-6

Para os judeus, fazia todo sentido não se esquecer de Jerusalém, pois era a cidade que Deus escolheu aqui neste mundo para fazer habitar o seu povo, ali era o centro de adoração. Em virtude da desobediência e infidelidade desse povo que inclusive se dedicou a ídolos, Deus teve que agir com rigor contra eles. Vemos até hoje as consequências do pecado dos judeus por terem abandonado o Senhor, mas, a Palavra de Deus que é fiel,  permanece e um dia Ele irá restaurar esse povo! Enquanto isso não acontece, este salmo serve de  alento e figura da pátria a qual deveríamos estar esperando com saudade: o céu, o qual todo cristão deveria sentir saudade! Quando falamos do Evangelho em um mundo ocidental como o Brasil, que é um país cristianizado, católico, protestante de diversas vertentes, estamos nos referindo a pessoas que ao preencherem um questionário se declaram cristãs, e não muçulmanas, budistas etc. Porém, às vezes, estas pessoas não tem noção do que realmente é ser cristão. Não sabem quais são a esperança e a saudade do cristão.

Recentemente minha filha e meus dois netos que moram no exterior passaram alguns dias no Brasil. Que delícia foi tê-los aqui! Passamos momentos alegres brincando, passeando,  conversando o tempo todo. De repente, foram embora e ficou a saudade; essa coisa que dói, que arde, mas que é ao mesmo tempo, boa também! Mas como pode uma coisa ser boa e ruim ao mesmo tempo? Isso é a saudade! E por que esse sentimento é apropriado a um cristão ter?  Saudade de quê? Da pátria que Deus nos promete, o céu! É isso que Cristo prometeu, um lugar, o céu, que é onde Ele está agora. Mas como podemos ter saudade de um lugar que não conhecemos? Que pergunta estranha! Eu pesquisei o significado da palavra “saudade."  Alguns dizem que esta palavra só existe na língua portuguesa, não sei se é verdade, pois creio que todas as pessoas sentem saudade: um chinês sente saudades, e deve haver em seus caracteres e ideogramas, certamente uma forma de expressar esse sentimento. Saudade é uma coisa comum a toda humanidade. O dicionário diz que esta palavra vem do latim "solitatem" que significa solidão. É um sentimento de estar sozinho depois que alguém que estava com você, falta, ou a  falta de um lugar onde você esteve. Isto é saudade! É um sentimento de perda, de falta, de distância e ao mesmo tempo de amor. É uma sensação agridoce, ou seja, uma coisa doce e azeda ao mesmo tempo, como alguns pratos quando misturados dois sabores. Assim é a saudade, ela tem esta mistura de sensações.

Mas, eu lhe pergunto: Você sente saudades do céu? Uma pessoa me escreveu perguntando: - Como eu posso ter saudades de um lugar o qual nunca estive? - Mas é possível ir para lá e sentir saudade: pela fé! É pela fé também que é possível ganhar a passagem para o céu; e há uma única maneira de receber um bilhete, e não é pagando em reais e nem em dólares.

Ainda que o cristão que conhece seu destino eterno, sinta saudade do céu, que vê pela fé, o incrédulo tem saudade também. Existe um sentimento que toma o coração de todo ser humano, e que há até mesmo um nome para isso, que é uma síndrome. Alguns sentem isto de uma forma  mais exposta, à flor da pele, mais visível que outros. Pesquisei e descobri que este sentimento tem o nome de “síndrome de Wanderlust”, um termo alemão, que é a junção de Wandern+Lust. Em inglês, wander significa uma pessoa que está vagando por aí; vagar, caminhar, viajar. E lust significa: desejo intenso por alguma coisa; cobiça. Síndrome de Wanderlust, é portanto, a obsessão por viajar. É quando uma pessoa tem cobiça por viajar, conhecer novos lugares, ir além a fim de  ver o que tem do outro lado da montanha; nas estrelas, galáxias, planetas. Pois este é o sentimento que está no coração de todo humano, seja ele cristão ou não, isto veio com a história do homem.

Nós estamos em um país chamado Brasil, que foi descoberto por exploradores portugueses, genoveses, espanhóis, até os Vikings já passaram por aqui. Esses homens tinham que pegar seus barquinhos e enfrentar mares perigosíssimos para  buscar uma terra desconhecida. Wanderlust é o sentimento de querer descobrir lugares impossíveis de se chegar. Há uma frase atribuída a um imperador romano que viveu no ano setenta antes de Cristo, não me lembro qual, mas acho que foi aquele que viveu com Cleópatra, e ele cunhou esta frase porque tinha que embarcar os cereais vindos da África e de outras origens para levá-los a  Roma, naqueles navios precários da época, e os marinheiros tinham medo da viagem. A frase era: “Navegar é preciso, viver não é preciso".  Depois, um poeta português pegou esta frase para criar um verso, mas ela fora dita anos atrás.  Ou seja, ele colocava a necessidade de ir adiante e além, mais até do que a própria vida! Quem já assistiu os documentários do Everest viu  certamente, imagens de corpos congelados durante o caminho até o topo e deve pensar: Por que essas pessoas tentam subir essa montanha, mesmo sabendo que podem morrer como tantos que acabam congelados, ou por falta de ar, acidentes, avalanches... Por que isso? Ora, porque eles querem chegar a um lugar o qual ainda ninguém esteve, e esse sentimento que move o homem vem da busca por aquilo que ele sente falta. É a saudade de um lugar, que nada mais é do que o lugar da companhia de Deus, o lugar que Deus preparou para o homem!

Antes, este lugar havia sido preparado aqui na terra, o jardim do Éden, pois não havia algo  melhor para se procurar. Ali estavam Adão e Eva, vivendo tranquilamente, em paz, alegria,  bonança de suprimentos e de todas suas necessidades, onde eles podiam ter a companhia, a comunhão e falar com Deus. Mas eles quiseram ser donos do próprio nariz e desobedeceram, comendo do fruto que Deus disse que não poderiam comer. E assim entrou o pecado que trouxe uma série de consequências como a culpa, a vergonha, o juízo, enfim, uma porção de malefícios que nos acompanha até hoje, inclusive este desejo de querer voltar para o paraíso, para o jardim, para um lugar maravilhoso. Por isso subimos o Everest, atravessamos os mares, exploramos florestas até então inexploradas, construímos foguetes para irmos à lua, Marte e estrelas. É sempre assim, queremos ir mais distante, e este desejo é insaciável, porque o universo é vasto, e infinito. Tal busca é infinita, a não ser que termine no céu!  Síndrome de Wanderlust: A busca de um lugar desconhecido. Mas há um lugar que Deus falou para o homem ir, e lá chegando, ele terá este desejo do coração suprido.   Em Hebreus 11:8-10 diz:

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus”.

Abraão foi chamado por Deus para sair. Deus disse: vá Abraão! E Abraão foi. Para onde? Sem saber para onde ir, mas se Deus falou para ele ir, ele iria! E se Deus falou que havia um lugar, então teria. E se Deus fala hoje para você: há um lugar, isso significa que há! E este lugar é a presença do Senhor Jesus. Lugar que, na realidade, é uma pessoa, uma vez que sem Cristo no céu não faria sentido algum! O que você iria fazer no céu sem Ele? Eu gosto da ideia de  uma pessoa que trabalha em um grande teatro, com shows, músicas, danças e etc. e  um amigo seu fica sabendo que haverá uma noite especial, com a apresentação de um artista mundialmente famoso. Esse amigo pede um ingresso para que possa entrar, e ele responde que lhe dará um ingresso com acesso gratuito para que ele entre o dia que quiser, exceto no dia do show desse tal artista. Mas aí, não tem graça! Ele não iria, pois na realidade, não era o lugar que lhe interessava, mas a pessoa que faria o show.

Assim é com a pessoa que faz o céu, Jesus. Ele é aquele que um dia precisou sentir saudade do céu também, que deixou seu lugar de glória suprema, os palácios celestiais, e veio ao mundo para se fazer homem. Filipenses diz que o Senhor desceu sete degraus, até o mais profundo poço da humilhação e da morte, são sete fases de sua descida. E depois de morto, Deus o exalta sete degraus de volta para o seu lugar de origem. E agora, de lá, Ele está convidando. Você quer ir pela fé, a esse mesmo lugar apontado por Deus?  - Mas o que tenho que fazer? - Você só tem que fazer aquilo que Abraão fez: Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé. Pois Cristo oferece agora a entrada nesse lugar, em sua presença, pela fé!  O importante é entender que lá não entra pecado. Lembro-me quando criança, minha mãe sempre fazia uma brincadeira, me dizendo assim: O macaco saiu gritando: vai ter festa no céu, vai ter festa no céu! E alguém respondia: mas bicho de boca grande não pode entrar! No que o macaco prontamente retrucava, fazendo biquinho para disfarçar o tamanho da sua própria boca: Hum, coitadinho do jacaré! Esta é a história.  Vai ter festa no céu, mas pecador não pode entrar com os seus pecados!  Coitadinho do pecador que ainda está nos seus pecados!

O que você vai fazer com seus pecados? Você os tem, é um pecador! Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, nos fala o apóstolo Paulo em Romanos. Quando Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus no paraíso, não foi por causa de uma tonelada de pecados, mas um pecado somente! O da desobediência. Quem tiver apenas um pecado, não entra no céu! É preciso estar completamente limpo! - Mas o que tenho que fazer para me limpar de meus pecados? - Você precisa de perdão e salvação! - Mas tem alguma obra que eu precise fazer? - Sim, há, e é a mesma que Jesus respondeu aos discípulos quando lhe perguntaram, e Ele respondeu: “A obra de Deus é esta, que creiais naquele que me enviou”. A obra de Deus é crer em Jesus! - Ah, mas e os meus pecados?  - Seus pecados são como um prontuário que lhe condena, e quando o juiz olha para este prontuário, diz: “Não tem jeito de salvar esta pessoa livrando-a da condenação!” A menos que você morra! Mas se você morrer qual será a vantagem?

A Bíblia fala claramente que aos homens está ordenado morrer uma só vez, e depois disso o juízo. E antes que eu me esqueça, em Apocalipse quando fala do grande trono branco e juízo final, ali não é um lugar onde os homens irão apresentar as coisas que fizeram para que Deus coloque em uma balança para pesar as bondades e ruindades. Não! O juízo final é a lavratura da sentença daquele que não creu na provisão que Deus fez para o pecado. A provisão é Cristo.   Quando você ouvir falar de juízo final, lembre o seguinte: Dali não sairá um salvo, o juízo final será a entrega da sentença. Ali não haverá salvos, a salvação fora em vida, ninguém será salvo depois da morte!  Existe uma passagem no Antigo Testamento que diz: o lado que a árvore cair, ai ficará. Se cair para o norte ou para o sul, ali ficará, não mudará de lugar. Se você morrer com os seus pecados, com eles terá que se apresentar diante do juiz. E aí não terá salvação! - Mas você disse antes que para ser salvo tem que morrer!  - Exatamente, a menos que você morra não poderá se livrar de seus pecados! E isto foi exatamente o que Cristo veio fazer aqui neste mundo! Por procuração, Ele veio morrer no nosso lugar, na cruz, foi feito pecado por nós! Deus lançou sobre Ele os pecados de todos os que nele criam naquele momento, e nos que creriam depois. Ali na cruz Ele morreu e terminou a sua vida, juntamente com todos os pecados desses que Nele creram.

- E dos que não creram? - Não estavam lá representados, você só estará representado naquele sacrifício, que aconteceu há dois mil anos, se você crer em Jesus como seu Salvador.

Porque sabemos que quando uma pessoa é condenada à morte por um crime, este termina após sua morte. As leis humanas funcionam assim. Eu me lembro de quando começou aquele mensalão, lava jato e toda a questão de propinas, corrupção, etc. Havia vários parlamentares envolvidos e em um dado momento, apareceu uma lista com os nomes dos parlamentares que estavam sendo investigados por esses crimes e entre esses, havia um nome que surgiu na lista como morto.  Ou seja, morreu, prescreveu, acabou. Não tinha mais acusação contra ele. Logo, se você estiver morto, em Cristo, aos olhos de Deus, Ele não poderá mais acusá-lo. Seria como um condenado à morte por enforcamento que depois de executado, o juiz não poderá mais pedir o corpo para enforcá-lo  novamente. Não adiantará mais nada, pois ele já pagou pelo seu crime.

“Da linda pátria estou mui longe, triste estou”. Você está triste por estar longe da pátria? Os judeus cantavam junto aos rios de babilônia. “Assentamo-nos e choramos, lembramos-nos de Sião”. Lembrando-se daquela terra bendita que Deus tinha preparado para eles. As pessoas diziam: “Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza”.

Nós só sentimos saudades de alguém ou de um lugar que amamos muito. Se não  nos importarmos com a pessoa , não sentimos saudades , teremos apenas uma vaga lembrança. Os meus filhos e  netos estiveram em minha casa por uns dez dias, e estou morrendo de saudades deles. Outro dia esteve um pedreiro fazendo uns reparos no apartamento, mas eu não tenho nenhuma saudade dele. Terminou o serviço, eu o paguei e ele foi embora. Não vou dizer: tomara que o pedreiro volte! Da mesma forma o entregador de pizza. Ontem pedi um lanche, o motoboy foi entregar, nem me lembro de sua cara, não tenho saudades dele. Se você considera Jesus uma vaga lembrança na sua memória, porque você leu em algum lugar, ou viu em uma novela ou em algum filme, você não tem saudades, sendo assim, você não tem relacionamento algum com Ele e não tem saudade do céu. Ele não é o seu lugar! Afinal, como você terá saudades de um lugar para o qual não deseja ir?  Os judeus que estavam no exílio na Babilônia, não queriam continuar lá.  Esse autor do hino diz:

“Da linda pátria estou mui longe,
Triste eu estou;
Eu tenho de Jesus saudade;
Quando será que vou?
Passarinhos, belas flores.
Querem me encantar.
Oh, vão terrestres esplendores,
Não quero aqui ficar!”

É o desejo de partir. Quem tem saudades, quer encontrar a pessoa amada! Você sente saudades e quer encontrar o Senhor Jesus? Você espera ansioso sua vinda ou isso será um estorvo para você? - Ai, se Jesus voltar agora, que medo!  - Então, você não conhece e nunca conheceu o Salvador, e quem não o conhece, não conhece a salvação! O que você vai fazer com seus pecados na hora que tiver que apresentar-se diante Dele? Saiba que se não for aqui a resolução de seus pecados, não haverá mais jeito, não poderá e nem terá como ser lá!

Em João 6:37-40, o Senhor Jesus diz: tudo que o Pai me dá, virá a mim, e o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora! Isso é importantíssimo! Há muitas pessoas pregando o Evangelho esta noite na televisão, rádio, igrejas, etc. e a maioria não dá a você qualquer certeza de salvação! Vão dar-lhe uma lista de regras, preceitos, dízimos, ofertas, promessas e provas com Deus. Lhe dirão: - Se você não vier para a igreja, morrerá e irá para o inferno! - Se não der o dizimo, perderá sua salvação!

O que é isso? Isto não é o Evangelho da Graça de Deus! Porque o Evangelho é para resolver a questão de uma vez por todas e para sempre! Não é uma coisa meia boca!

Lembro-me de uma vez em Goiás, em que dei carona a um homem bem simples que estava viajando para Formosa, de Alto Paraíso. No caminho, comecei a falar de Cristo e ele disse:

- Eu vou a uma igreja perto de minha casa! E eu disse: - Ah, que bom, então o senhor escuta o Evangelho? - Sim, escuto, mas o pastor não faz o serviço direito! Eu vou lá uma noite e tem três moças na primeira fileira que caem no chão e começam a estrebuchar, possuídas por demônios, então o pastor os expulsa. Quando volto na semana seguinte, encontro novamente as mesmas moças caindo no chão; mais uma vez, o pastor expulsa os demônios, e assim acontece sucessivamente. Não estou gostando, pois acho que o pastor não está fazendo o serviço corretamente! - Ele, em sua simplicidade não percebeu que aquilo era uma encenação para tirar o dinheiro dos incautos. Mas a obra de salvação que Deus faz, não é encenação, é uma obra perfeita! Tudo que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim, de maneira nenhuma lançarei fora! Como alguém ousa dizer que pode perder uma salvação que recebeu por graça,  pela fé em Jesus Cristo, se Ele próprio prometeu que não vai lançar fora aquele que vai até ele?! Então, sinto muito, mas você creu em um Jesus errado! Quem pregou o Evangelho dizendo que você perde a salvação, realmente, não fez o serviço direito, assim como aquele pastor da igrejinha do homem o qual dei carona.  Porque não é esse o Jesus que diz: o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora! E não lança fora mesmo, porque Ele desceu do céu, e disse: desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou, e a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum daqueles que Ele me deu se perca, mas que ressuscite no último dia.

Quantas vezes Jesus precisa falar que se você crer Nele e em seu sacrifício na cruz, e receber de graça a salvação pela fé, Ele não lançará você fora? Você não se perderá eternamente! Entenda que a salvação é pela fé, é crer no que diz a Palavra de Deus e não no que estou falando, mas no que diz a Palavra!  Se a Palavra de Deus - que saiu do próprio Senhor Jesus - diz que se você crer estará salvo e não será lançado fora, e ainda assim, você duvidar, eu lhe pergunto: Você creu realmente ou está duvidando do que Ele falou? Se dou um cheque a um amigo que acredita em mim, e chegar uma outra pessoa dizendo que aquele cheque não é dinheiro, o meu amigo vai defender minha idoneidade porque ele sabe que se for ao caixa de um banco com aquele cheque, não terá problema em receber o dinheiro. Logo, a fé é a confiança que você coloca naquele que emitiu o cheque da sua salvação. Você sabe que um dia vai sair daqui para receber um lugar na glória, na presença de Cristo. “Por quanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o filho e crê Nele, tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”.

- Mas eu nunca vi Jesus! Alguém pode retrucar – Sim, é por isso que precisa de fé! Abraão nunca viu o lugar para onde foi mandado ir e o que ele fez? “Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça!” O Senhor Jesus consolou aos seus discípulos que estavam aflitos neste mundo, com perseguições de todos os lados,  dizendo: “não se turbe o vosso coração” E eu lhe pergunto: você tem medo de morrer, tem medo do além, do desconhecido, do que existe do outro lado?  O Senhor Jesus fala:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:1-3

Quando minha filha e meus netos vieram ao Brasil, poderiam ter dito às pessoas.  - Nós  estamos indo ao Brasil! E se as pessoas dissessem: - Oh, que bom! Lá tem o Rio de Janeiro, o Pantanal, Brasília, várias atrações.  - Sim, mas estamos indo visitar os meus pais, os nossos primos e tias.  - Ah, então é isto que vão fazer lá? - Sim, porque se assim não fosse, ou seja, se não viessem para visitar aqueles que os estavam esperando, não faria sentido a sua vinda. Assim é com Cristo! Ele está esperando por você no céu, e o céu só faz sentido se for para  encontrar com essa pessoa! Como aquele teatro que falei no início, que só faria sentido ir para assistir o artista que gosto. O contrário, não teria  graça e valor. Quando Cristo morreu, ressuscitou e apareceu aos seus discípulos com todas as características de um homem de carne e ossos, - homem que aliás, Tomé não acreditou, - pediu peixe e mel, comeu na frente de todos para que eles percebessem que ali estava um homem. Pediu que eles o tocassem e vissem que ele era de carne e ossos, palpável e tangível, não um fantasma. Jesus deu-lhes todas as provas do que haverá depois para os que creem Nele. Os discípulos o acompanharam até o Monte das Oliveiras e Ele partiu. Foi subindo ao céu, até que uma nuvem o encobriu.

Em Atos 1:6-11, podemos ler:

“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

Eles estavam pensando pequeno, pois não tinham ideia da obra que Cristo veio fazer. Estavam esperando o mesmo que os judeus do exilio esperavam, ou seja, voltarem à sua terra para continuar com todos os problemas que sempre tiveram.  O Senhor responde à pergunta acima:

“E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Testemunha de quê? De que Cristo veio ao mundo, morreu, levou sobre si os nossos pecados, ressuscitou e subiu aos céus. A passagem continua:

“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”

Ele vai voltar para levar você!

Em 1 Tessalonicenses diz:

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, (os que já morreram) para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. Quem são estes que não tem esperanças? Aqueles que não têm saudades de Jesus, que nunca o conheceram. Para eles Jesus é um mero pedreiro ou entregador de pizzas. Sabem que Ele veio aqui, que existe, que foi embora, mas não têm saudades Dele.

Continua o versículo:

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. 1 Tessalonicenses 4:13-18

Esta é a certeza de que Cristo viria buscar os seus. Os que já haviam dormido e estavam com Ele em espirito no céu, Cristo traria junto para que eles tomassem de volta seus corpos e ressuscitassem. A hora em que o Senhor Jesus vier para buscar os seus, os que estiverem vivos serão transformados sem que experimentem a morte e subirão, todos juntos, para o encontro nas nuvens com Cristo para irem ao céu. E os outros? Se você não está no grupo dos que sentem saudade, que creem, que sentem falta e anseio pela volta Dele a qualquer momento para nos tirar daqui, sinto em dizê-lo: Você ainda está com seus pecados e sobre você paira o juízo de Deus, uma espada afiada amarrada em um fio de cabelo dos mais finos, que a qualquer momento, pode cair. Sua chance termina com sua morte, já que somos cem por cento mortais, ou com a vinda de Cristo para buscar os que são seus. Ali acaba sua chance e não adianta mais chorar o leite derramado, pois já passou!

Hoje, agora, é o dia da salvação, dia da sua chance! Não rejeite! Aceite o convite de Deus, creia em Jesus para ter seus pecados perdoados e ser salvo, a fim de ser totalmente limpo, purificado e ficar na entrada do céu sem pecado algum. O céu é um lugar que você só entrará se estiver muito bem acompanhado e estando em Cristo! Ninguém fura a fila, como aquele furão em tempos de festas. Cristo é o seu passaporte para o céu! Você sente saudades do céu e a falta de Jesus? O sentimento que você tem vai demonstrar se realmente creu em Jesus ou simplesmente o conhece por assistir uma novela sobre Ele.