Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Fake Gospel - O Falso Evangelho



https://youtu.be/EWtORAk_Va0

Fake Gospel: O Falso Evangelho
Mario Persona

Vivemos hoje em uma época de redes sociais e de interação na internet e uma palavra que está o tempo todo na nossa frente é fake news (notícias falsas). Hoje, eu quero falar do fake gospel. "Gospel" em inglês quer dizer evangelho e este, por sua vez, significa boas notícias. Existem boas notícias falsas, um fake gospel que é pregado por aí. Lembro-me que no começo da década de oitenta, o Brasil passava por uma crise muito forte, quem viveu naquela época sabe. Muita gente, para poder complementar o orçamento, ia ao Paraguai como sacoleiro comprar bugigangas para revender aqui. Uma amiga fez isso.

Havia um relógio que estava na moda, que tinha um painel atrás dos ponteiros com uma espécie de janelinha onde surgiam estrelas, o sol nascendo, depois o sol a pico, depois a noite, virando enfim, conforme as horas iam passando. Essa amiga viu uma amostra em um camelô e comprou uma caixa fechada daqueles relógios para revender. Quando chegou aqui notou que os relógios tinham aqueles objetos, só que eram pintados, não se movimentavam, eram totalmente falsos. Apenas a amostra que havia visto na mão do vendedor era verdadeira. Assim é com esse evangelho "Fake news", que hoje eu gostaria de dar uma passada rápida, pois ele é uma notícia falsa, que está enganando muita gente, nesta época de Youtube e redes sociais, quando é muito fácil a divulgação da mentira, fazendo com que muita gente acredite na mesma.

No princípio do evangelho, que é a palavra de Deus, começamos pela criação, ou até antes, por Deus. Quem é Deus? Este Deus que falam por aí é o verdadeiro? Nem sempre! A Bíblia fala que no principio, Deus que no original é Elohim, uma palavra no plural, criou os céus e a terra. Então o Deus verdadeiro da Bíblia é um Deus triuno, unitário, um Deus uno, mas de três pessoas. Hoje o mundo cristão foi de tal maneira contaminado por diferentes conceitos de deuses vindo de diversas religiões, que muitos daqueles que se dizem cristãos não creem que Deus seja Pai, Filho e Espírito Santo como a Bíblia ensina. Não creem na trindade. - Ah, mas Deus é a mesma coisa que Alá! O muçulmano também crê em um só Deus! - Não é o mesmo Deus! Alá não é o Deus criador! E a prova é o seguinte: a Bíblia fala que Deus é amor. O Senhor Jesus, em uma passagem em João 17:21 diz:

“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo”.

Existe o Filho que é o Senhor Jesus; o Pai que amou este filho antes da fundação do mundo, antes de existirem todas as coisas na eternidade passada. Logo, como poderia um Deus que não fosse triuno, amar alguém? Quem ele iria amar? A menos que Ele fosse egocêntrico para amar a si mesmo! Mas não é o caso aqui, o Pai amou o Filho antes da fundação do mundo! Só é possível existir o amor se existir alguém para ser amado. A Bíblia diz que Deus e sua essência são amor. Como Deus poderia ser amor na eternidade se não tivesse a quem amar? Percebe? Mas tinha! Porque era Pai, Filho e Espirito Santo, neste círculo de amor eterno, que sempre existiu e que passa entre o Pai, o Filho e o Espirito Santo. Tudo começa por aí. O deus pregado em determinadas religiões não é o verdadeiro! Se falarem que Deus não é Pai, Filho e Espírito Santo, isto não é bíblico, não é verdadeiro, pois Ele é um Deus triuno!

Outra coisa que vem contaminando bastante a fé cristã é o esforço que se fazem para tentar prová-la, começando pela tentativa de comprovar a criação. Existem hoje movimentos criacionistas que tentam se opor à teoria da evolução e caem em outro erro. O evolucionismo pegou os fósseis e disse: este evoluiu para isso e aquilo. Criou-se uma teoria de que tudo evoluiu a partir do nada e as coisas foram acontecendo até se tornarem complexas, conforme vemos hoje. E os cristãos querendo se opor, correm para a ciência tentando provar o erro. Mas a ciência vive de funeral em funeral, todos os anos muda, conceitos científicos são reavaliados. Hoje sabemos que até as coisas que são consideradas medidas estáticas, as chamadas “constantes” na física, mudam. Um exemplo é a força da gravidade, que dependendo do lugar na terra, é diferente, ou ainda a velocidade da luz que é considerada uma constante, mas já se sabe que  não é! Então muitas coisas que tomávamos como fixas, já não o são! E quando os cristãos tentam usar a ciência para provar a criação, dão uma trombada em um erro, pois a Bíblia fala que existe uma maneira de entender a criação e não é pela ciência, mas pela fé. Hebreus 11:1-3 diz:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.

Aí está a explicação de como foram criadas as coisas: Pela palavra de Deus! Como eu sei e entendo isso? Pela fé! Não há uma fórmula para entender! À medida que a própria cristandade apela para a ciência a fim de provar os seus axiomas, ela vai abandonando a fé e chegará o momento em que o Senhor Jesus, o Filho do homem, quando vier irá dizer: acaso haverá fé na terra? Ao contrário, haverá pessoas tentando provar as coisas pela ciência, pela razão, pelo raciocínio.

Outra coisa muito importante de entender também é a questão do pecado. Muitas religiões ditas cristãs hoje negam a existência ou a validade do mesmo. A Bíblia fala claramente que o pecado é o que transtornou a criação, mas um erro que existe também dentro da cristandade, é achar que o pecado surgiu com Adão e Eva. Mas o pecado existia antes deles! Pois no Jardim do Éden havia uma serpente que disse à mulher: “certamente não morrereis”. Deus lhes ordenara que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, “porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Gênesis 3:7

Aqui o homem pecou, mas antes disso, havia uma serpente no Jardim do Éden tentando e ela, a serpente, ou seja, Satanás, pecou em um tempo anterior até mesmo à criação, anterior a esse tempo de Gênesis. O que nos remete a uma criação muito mais antiga, milhões de anos, não sabemos, diferente do que os criacionistas, que acreditam na Terra Nova, querem impor. Ou seja, Satanás pecou, e quando ele aparece no Jardim já é um pecador, sem condições de ser salvo, um pecador tentando levar Adão e Eva para o mesmo pecado que o fez declarar-se a si mesmo, independente de Deus, em querer ser como Deus. Tentou Adão e Eva com a mesma coisa que o levou a cair: tentou subir, se exaltar e ser Deus. Esse foi seu erro. E por mais incrível que pareça, existem religiões que negam o pecado, e há muita confusão com isso. Recebo muitas mensagens de pessoas perguntando se me reúno numa igreja sem nome que não há denominação. Respondo não, de maneira alguma! Esse grupo não crê no pecado original, mas crê que as pessoas tornam-se pecadoras quando pecam pela primeira vez, que nascem totalmente sem pecado. Com isso negam a palavra de Deus, e um princípio básico e fundamental do Evangelho. Qualquer pessoa que lhe disser que o homem não nasce pecador saiba que esse, é um fake gospel, um falso evangelho.

E aqui vemos que no Éden o homem caiu em pecado, que transtornou toda a criação de Deus, e por meio de um só homem o pecado entrou e passou a todos os homens, como uma praga, uma doença incurável, como um vírus. O pecado é virulento, tomou conta de toda a criação. Mas a boa notícia, a verdadeira, e não fake news, é que o primeiro a pregar o evangelho foi Deus, quando no Jardim do Éden falou para a serpente:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gênesis 3:15

Isso já era o evangelho! Assim que houve o pecado, Deus disse: haverá um descendente da mulher (não de uma mulher, mas da mulher que Deus já tinha em mente muito tempo antes de o pecado entrar no mundo), que vai lhe esmagar a cabeça. E esse descendente da mulher é Cristo Jesus, que na cruz esmagou a cabeça de satanás. Sabemos que o veneno de uma cobra está na sua cabeça e que para matá-la, é necessário esmagar a sua cabeça. Às vezes, você bate em seu corpo e ela poderá te picar, pois pode estar viva, com o cérebro funcionando, por isso tem que esmagar a sua cabeça. E o Filho do Homem, esse filho da mulher que é Jesus, iria esmagar a cabeça da serpente. Depois de Deus pregar esse evangelho naquele mundo onde havia Satanás escutando, Deus faz o primeiro sacrifício, representando aquele verdadeiro, que seria feito milênios depois, na cruz do calvário.

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”. Gênesis 3:21

Para fazer túnicas de pele, Deus precisou matar um animal inocente a fim de cobrir o pecado de Adão e Eva. Alguém morreu no lugar deles por causa do seu pecado. Essa era a mensagem desde o começo, e daí em diante, o evangelho começou a ser pregado por todo o mundo. Conforme mencionado por Paulo em Romanos 5:12:

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Romanos 5:12

Então, não nos tornamos pecadores quando praticamos um pecado pela primeira vez, nem tampouco pela quantidade de pecados que cometemos, mas nascemos pecadores, amaldiçoados pelo pecado. O juízo contra o pecado é a morte física e espiritual, além disso, o juízo no lago de fogo eterno, onde o bicho não morre, onde a alma da pessoa, a vida, não termina no lago de fogo. É uma vida para sempre, de sofrimento, angústia, dor e trevas para aqueles que rejeitaram o amor de Deus, o evangelho verdadeiro que foi pregado lá no Jardim do Éden; e depois confirmado de diversas maneiras até chegar com Cristo aqui neste mundo, tomando o pecado sobre para si, na cruz.

Quando Cristo foi para a cruz, não foi para morrer como um Tiradentes, como mártir, mas foi feito pecado por nós, pois o pecado precisava de um juízo, já que todos os homens são pecadores e precisavam sofrer o juízo. E o que fez Deus? Tomou o seu Filho, que é uma pessoa da Trindade da qual eu falei antes, e na cruz, Jesus, morreu como homem, levando sobre si os pecados de todos os que creem nele, de todos que o recebem como Salvador. Mas e aqueles que vieram antes? Aqueles creram pela fé, que Deus iria solucionar o problema do pecado, e os que vieram depois de Cristo sabem que Deus já resolveu isso. Logo, os que vieram antes de Jesus foram salvos porque creram que Deus ia prover o cordeiro, o sacrifício eficaz, e os que foram salvos depois de Cristo creram e creem que Deus já proveu esse sacrifício. Deus não espera que cada um pague pelos seus pecados, porque isso é impossível ao homem, pois para isso, ele teria que ser puro como Cristo, ser como uma ovelha sem defeito, e isso ninguém é.

“Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. 1 Coríntios 15:22

O pecado entrou por um homem e tem que sair por um homem, não há injustiça alguma! E o que Deus pede de nós, é difícil? Não! Ele pede que você creia em Jesus como seu Salvador e que aceite que Ele já resolveu o problema, já pagou sua multa. O que você vai fazer? - Ah, eu vou pagar! - Amigo, você não tem condições de pagar, não tem! Simples assim! O Evangelho verdadeiro mostra que ninguém tem condições de pagar pelos seus pecados. Mas aí entra o fake gospel, o fake news do Evangelho, que é a ideia de que se você perseverar, guardar toda a lei, for justo e honesto, bom, etc., Deus vai lhe perdoar. Não! A questão é judicial, não é de recompensa! Imagine que um assassino em série aparece diante de um juiz para receber a sentença e diz: - Senhor Juiz, me desculpe, eu melhorei, mudei completamente meu modo de ser. Eu prometo que vou fazer muitas coisas boas na sociedade para eliminar a minha pena. O Juiz dirá: - Você está doente, delirando! Você tem uma série de crimes nas costas, tem que ser  condenado pelos seus crimes; a questão é judicial. Não estamos fazendo uma permuta com suas boas obras, você tem que pagar agora, sua pena é permanente, prisão perpétua, pena de morte, conforme as leis do país.

Paulo dá uma bronca nos cristãos da Galácia, porque eles estavam sendo contaminados por um Fake gospel de pessoas legalistas, que queriam trazer a lei que foi dada a Moisés com outros objetivos, como forma de salvação. A lei tinha sido dada para acusar o homem e não para salvá-lo, para mostrar que o homem necessitava de Deus, de perdão. Paulo escreve aos Gálatas 1:6-8:

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Paulo está dizendo: se alguém trouxer para vocês outro evangelho baseado em boas obras ou guarda da lei, é amaldiçoado. E continua no mesmo livro das cartas aos gálatas, 3:1:

“Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?” Ou seja, Ele já foi crucificado! Quem está tentando desviá-los daquele que morreu pelos nossos pecados, e tentando colocar o olhar de vocês em si mesmos, como se pudessem resolver o problema, que Ele foi à cruz para resolver?

E continua: “Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Gálatas 3:6.

Eu comecei falando de fé na criação e fé para a salvação. Tudo na Bíblia é por fé, é crer na palavra de Deus. Uma pessoa perguntou: Então quer dizer que se eu crer em Jesus estarei salvo eternamente? Eu disse: Olha, isso é o que Ele disse em sua palavra: “se com sua boca confessar a Jesus como Senhor e em teu coração credes, será salvo". E lá, em João 5 ele fala: "quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Ou seja, se eu creio na palavra de Jesus, eu tenho o que Ele promete na sua palavra. Simples assim! Ele promete que se creio, tenho a vida eterna. - O Senhor falou isso? - Falei! - Então eu creio. Tudo começa pela fé! Mas a cristandade foi contaminada por ideias várias. O esoterismo entrou na cristandade com força total, principalmente a partir do século XIX, quando Alan Kardec trouxe do oriente as ideias reencarnacionistas juntamente com Madame Blavatsky, que também compilou todas as ideias espiritualistas do oriente e lhes deu um tempero cristão, infiltrando-se assim, na cristandade, e hoje, em todos os lugares, vemos isso. Paulo escreveu em 1 Timóteo 4: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios".

Lembra que tudo desde o principio, é fé? Fé para crer que o mundo foi criado pela palavra de Deus; fé para crer que o pecado entrou no mundo; fé para crer que Deus resolveu o problema do pecado; fé para crer em Jesus como o Salvador, o sacrifício eficaz contra o pecado. “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” Eu, antes de minha conversão, mergulhei de cabeça durante três anos no esoterismo. Dizem que você pode, que tem poder em si mesmo, que só precisa se elevar, desenvolver sua mediunidade, desenvolver-se espiritualmente; fazer meditação transcendental, etc. São ensinos de demônio, isto sim! E quando olhamos hoje para este mundo de Youtube, por exemplo, encontramos muito mais coisas tentando perverter a fé. Recebi várias mensagens nestas últimas semanas perguntando o que fazer com os dois ou três dias de trevas que vão se abater sobre a terra. Mas, que trevas? - Pague a conta de luz que você não terá trevas! —  respondi. Descobri depois que existe esta coisa de que virão trevas sobre a terra. E daí? Acenda a luz! Esta é mais uma teoria conspiratória para inquietar as pessoas, e cristãos entram e caem nessas, de alegres. Paulo escreve:

“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; 1 Timóteo 4:7. “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. Além disso, seu ensino alastra-se como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé”. 2 Timóteo 2:16-18

Veja, alguns como Himeneu e Fileto disseram que a ressurreição já havia acontecido. Como pode isso? Olha eu aqui, este corpo que belisco e dói, não deveria doer. Os falatórios inúteis e profanos que diz o versículo são atualmente, as teorias conspiratórias. Outro dia alguém que se diz cristão me escreveu muito irado. Seu Facebook é repleto do assunto da terra plana. Eu disse a ele: A terra não é plana! É  redonda, isso já se sabe há muito tempo. Morei na casa de um dos engenheiros que projetou as baterias do projeto Apolo, e ele não estava brincando ou fingindo que ia mandar um foguete à lua. Certa noite, quando os astronautas da Apolo 13 voltavam para a terra, ele foi acordado por um telefonema do  pessoal de Huston que queria saber se a bateria calculada seria suficiente para trazê-los de volta. Ele fez os cálculos e disse que podiam confiar que daria certo. Isso não aconteceu? Foi tudo uma conspiração mundial? Após eu lhe ter dito estas coisas, esse rapaz me chamou de falso cristão, de falso profeta, me esconjurou. E depois disso, volta e meia, recebo mensagens de pessoas dizendo que tenho que tomar cuidado com o que estou falando da terra. Eu respondo: Amigo, você acredita que a terra é plana? Está bom, acredite! Agora, segunda feira, o que isso vai mudar em sua vida quando você for para o serviço? Essas coisas realmente não importam! Mas as pessoas cuidam destas teorias conspiratórias como se fosse uma religião! E se você não entra na deles, é um estranho. Isso é o que está acontecendo com o cristianismo hoje, porque se perdeu a fé, a confiança na palavra de Deus, no que Ele disse. E o Senhor já havia avisado:

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”. Mateus 24:4-6

"Não vos assusteis", este cristianismo de sobressaltos, das teorias conspiratórias, da contaminação com esoterismo, não é o cristianismo da Bíblia. Fuja disto! Aceite a Jesus como seu Salvador. O cristianismo verdadeiro prega a sua paz com Deus, que quer reatar com você e te dar uma vida nova, perdoar seus pecados para não haver nenhuma mancha! - Mas quem perseverar até o fim... - Sim, quem perseverar até o fim na grande tribulação será salvo, porque vai salvar sua vida, não vai morrer. É isso o que quer dizer toda carne que perseverar até o fim se salvará, se manterá salvo. Misturam tudo na Bíblia para tirar a paz e a tranquilidade das pessoas que creem em Jesus, quando a fé em Cristo é a única coisa que dá paz, tranquilidade e segurança eterna.

Portanto, creia em Jesus como seu Salvador, e não nos homens ou nas teorias conspiratórias. É Ele quem voltará para nos salvar.