Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Qual a cor do tênis? Qual o aroma do biscoito? - Mario Persona



https://youtu.be/to3tVyjwwF8

Qual a cor do tênis? Qual o aroma do biscoito?
Mario Persona

Há alguns anos eu preguei uma mensagem do evangelho que está somente em áudio, com o título “Missão de Resgate”. Quem quiser encontrá-la pesquise no Google: missão de resgate + Mário Persona. Ali explico basicamente que o evangelho é uma missão de resgate,  não com o objetivo de ensinar alguém a nadar e nem salvar um navio, mas resgatar os que estão perdidos e afundando junto com barco.  Ontem recebi a mensagem de uma mãe dizendo: “Eu estava tentando ajudar minha filha com algumas dúvidas que ela tinha a respeito do evangelho, e em certo momento falei para ela que o evangelho é uma missão de resgate, e quando eu falei isso ela ficou quase um minuto de boca aberta e olhos arregalados e disse: - Agora eu entendi. - Você imagina minha alegria?” Uma missão de resgate! É isso o que Cristo faz com todo aquele que nele crê como seu Salvador.


As cartas que Pedro escrevia eram direcionadas a pessoas que haviam se convertido a Jesus e tinham assegurado a sua salvação, pessoas que haviam crido que Ele veio morrer por nossos pecados e que os levou na cruz, e que seu sangue nos purifica de todo pecado:

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” 1 Pedro 1:21

Pedro está falando que essas pessoas haviam sido resgatadas e redimidas pelo sangue de um Cordeiro que era conhecido antes da fundação do mundo. Aqui está a chave para entender. Antes de todas as coisas, Deus já havia selecionado um cordeiro para morrer e com seu sangue limpar os pecados dos pecadores, antes mesmo de sua existência, antes que existisse o mundo, antes que existisse sangue. E quando Jesus entra no mundo, João Batista o aponta e diz: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Porque Ele ia morrer como sacrifício, concretizando milhares de sacrifícios de animais que tinham sido mortos durante o Antigo Testamento para lembrar desse cordeiro que um dia viria para o sacrifício definitivo e eficaz. Porque todos os outros sacrifícios de animais não tinham poder para tirar pecados. Apenas um teria: aquele que tinha sido conhecido antes da fundação do mundo.

Muitas vezes encontro pessoas que dizem ter a sua religião e sua igreja e que são essas coisas que irão salvá-las. Mas a questão é: a sua religião ou igreja, é conhecida e já existia, antes da fundação do mundo? Porque o cordeiro, o Filho de Deus, Jesus, que veio ao mundo em carne e que é Deus, se fez homem, mas existia na eternidade como Deus, como Filho eterno de Deus.

E então, a sua religião já existia na eternidade?

- Acredito que se eu for uma boa pessoa, a caridade, esforço e bondade vão me salvar. - A sua caridade, esforço e bondade foram conhecidos antes da fundação do mundo? Você é tão velho assim? Já existia antes da fundação do mundo para ter feito caridade? - Então é muito importante isso, pois é basicamente o resumo do que é o evangelho. Ele que tem um impacto nas pessoas, tanto para A quanto para B, para cima ou para baixo, não tem meio termo. A Bíblia é muito clara: ou você está salvo ou perdido, como diz a passagem: “Vê aqui: hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal. Escolha a vida”. Ninguém vai ficar com um pé na terra e outro no bote. Um pescador sabe que se você pisar na terra e no bote, suas pernas abrem e você cai na água, não tem jeito de ser diferente. Sempre que o evangelho é pregado, causa um efeito.

Eu gostaria que durante esta mensagem você perguntasse a si mesmo: que efeito isso causa em mim?

Lembrei-me hoje de uma história que acho, até já contei em alguma palestra de treinamento de vendas: havia uma fábrica de calçados em um país desenvolvido, que queria ampliar suas vendas para um país do terceiro mundo. Para tal, ela enviou dois vendedores a esse país pobre e pouco desenvolvido. Um dos vendedores mandou um telegrama dizendo: Cancele os investimentos. Aqui não tem mercado. A população anda descalça. O outro vendedor mandou um telegrama dizendo: Aumentem a produção. Grandes oportunidades. Aqui todos andam descalços. Lembro também de certa vez, num telejornal, em que a repórter visitando uma fábrica de biscoitos, perguntou a uma funcionária que trabalhava na produção o que ela achava de trabalhar ali, e a moça respondeu que não agentava mais trabalhar naquela fábrica; que era uma loucura, pois o dia inteiro cheirava biscoitos, e que quando não estava trabalhando e via um biscoito na frente, chegava a sentir ânsia. Ao entrevistar uma outra pessoa, um rapaz, ele disse que achava uma delícia, por causa dos variados sabores dos biscoitos e gostava especialmente do aroma de um biscoito de chocolate em particular que quando colocado no forno era uma maravilha. Assim é com o evangelho, ele causa diferentes impressões nas pessoas. Veja, duas pessoas trabalhando no mesmo ambiente sendo afetadas de maneiras diferentes. E você? Como você é afetado pelo nome de Jesus? - Lá vem esse crente falar de Jesus; não aguento mais ouvir falar de Jesus. - Qual a sua a reação? Seus olhos brilham, você vibra? - Este é o nome do meu Salvador! Ninguém fica indiferente. Investigue o seu coração como você se sentiu na última vez que vieram lhe falar de Cristo: você sentiu um cheiro ruim ou um cheiro bom?

No tempo de Noé, Deus ia lançar um dilúvio sobre o mundo para destruir os ímpios, e durante muitos anos, Noé pregou avisando que viria esse dilúvio e a única forma de salvação seria a arca que ele estava construindo. Ninguém deu ouvidos a ele, e quando veio de fato, o dilúvio, toda a humanidade pereceu, exceto a família de Noé e os animais que Deus encaminhou para que fossem colocados na arca. Em Hebreus 11:7 diz que “pela fé Noé foi divinamente avisado das coisas que ainda não se viam”. Porque salvação e palavra de Deus é aviso de coisas que não se veem, assim é com tudo que é dito aqui. Eu não vi Jesus pessoalmente, não o vi morrer na cruz derramando seu sangue, não o vi ressuscitar ao terceiro dia, não vi nada! Eu apenas creio no testemunho da palavra de Deus, que inspirou seus apóstolos para chegar até a mim. Logo, é pela fé.

“Pela fé Noé divinamente é avisado das coisas que ainda não se viam, temeu. E para salvação da sua família preparou a arca, pela qual condenou o mundo e foi feito herdeiro da Justiça que é a segundo a fé”.

Repare bem nestas palavras: pela qual condenou o mundo. - Mas a arca não era para salvação? - Era, para os que cressem. Mas era também condenação daqueles que não cressem. Logo, a mesma arca tinha cheiro de chocolate para um e cheiro ruim para outro. Onde e de que lado você está? Qual o cheiro de biscoito você sente ao ouvir falar o nome de Jesus?

A mesma coisa aconteceu quando o mar foi aberto para que os hebreus escapassem da escravidão do Egito. O Mar Vermelho foi aberto para que eles passassem a pé seco e saírem do outro lado. Em seguida veio o exército de faraó em busca dos hebreus para destruí-los e o mesmo milagre que abriu o mar para o povo escapar, fechou e todo o exército de faraó morreu afogado. Ou seja, o mesmo milagre que salvou uns, condenou outros. O mesmo Jesus que você escuta dizer hoje que é para salvação, virá para juízo. Ele virá depois para julgar e condenar todos os que o rejeitaram.

Em Filipenses 1:28 diz:

“Em nada vos espanteis os que resistem. O que para eles na verdade é indício de perdição, mas para vós de salvação; Isto é de Deus”. Falando mais uma vez do Evangelho de Cristo”.

De que lado você está? Do lado de fora ou de dentro da arca? Atravessando o Mar Vermelho junto com os hebreus para salvação ou com os egípcios para a condenação? Em 1 Pedro 2:7 vemos mais uma vez, essas duas situações antagônicas:

“E assim, para vós os que credes, é preciosa”. Está falando da preciosidade de Cristo, a Pedra Angular, a rocha que Deus colocou na terra. O próprio Pedro fala que Jesus é a pedra, a rocha. “Mas para os rebeldes a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo”. Quando Deus deu aos apóstolos a missão de iniciar aqui, a casa que seria a esfera de todos aqueles que O adoram, a pedra angular dessa casa de Deus foi Cristo. Pedra de esquina que Pedro fala e que alguns dizem ser ele, Pedro. Se alguém tem dúvida pergunte ao escritor da carta, o próprio Pedro, pois ele está respondendo que a pedra angular é Cristo, a pedra que os edificadores reprovaram. Aquele povo, hebreus e sacerdotes, deveriam ter aceitado a Cristo, que foi a principal de esquina, uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. Ai de quem cair sobre essa pedra, aí de quem tropeçar nela. A mesma pedra que Deus usou para edificação espiritual da Sua casa neste mundo é uma pedra de tropeço para aqueles que não creem. A mesma pedra, a mesma coisa, com duas funções totalmente opostas.

Em 1 tessalonicenses 5:2 lemos:

“Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas”.

De que lado você está? Nas trevas da escuridão, apalpando porque você não sabe qual o destino de sua alma, pois um fala uma coisa outro fala outra e você não tem certeza de nada? Ou você está na luz que é Cristo Jesus?

Um dos maiores problemas que encontro é quando converso com cristãos declarados e noto alguma coisa errada na maneira com que a pessoa fala, então pergunto: se você morrer hoje, para onde vai? Geralmente a pessoa fala que não sabe; e se for um religioso diz: - Eu procuro fazer o melhor que posso, vou à igreja todos os domingos, não falto ao culto, dou o dízimo e esmola. Ou seja, ele procura de alguma forma justificar os seus atos, atos esses que não foram feitos antes da fundação do mundo. Ele não conhece o Cordeiro que foi conhecido antes da fundação do mundo, que veio morrer na cruz e derramar seu sangue para nos salvar. Assim, mesmo que seja um cristão, preciso pregar o evangelho para ele, aquelas coisas básicas que são faladas às crianças na escola dominical, aquilo que está na letra dos corinhos infantis: que Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, pois estas pessoas são adultos que se dizem cristãos mas não conhecem, não tem certeza da sua salvação eterna - que é uma benção – e ainda estão em trevas. Quando falamos da volta do Senhor, alguns dizem: - Oh não, ainda tenho planos: tenho que acabar a faculdade, quero me casar. - Mas, é o Senhor que vem! Se isso te causa problemas é porque tem algo errado. A volta do Senhor deveria ser esperada com ansiedade, com vontade. Há alguma coisa que você valoriza mais que o próprio Senhor, criador dos céus e a da terra e que morreu na cruz para lhe salvar? Em Malaquias 4:1 diz:

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”.

Lembre-se da palavra "palha", porque nesse dia que vem ardendo como fornalha, os ímpios serão como palha que queima na hora. Mas os que temem o nome do Senhor encontram salvação Nele, em Jesus! Eu li essa passagem no Antigo Testamento, mas estava pensando numa outra que está em Mateus, quando João Batista estava batizando judeus arrependidos - não era batismo cristão, ele batizava as pessoas que estavam querendo entrar no reino de Deus, no Reino dos céus na terra, não tem nada a ver com o céu.

Mateus 3:10:

“João Batista disse: E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, (que é uma das condiçoes para se entrar no reino dos ceús, não no céu, pois fruto é uma coisa para terra, não há fruto no céu) e é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”.

Aqui vemos duas coisas: ele vos batizará com o Espírito Santo - João Batista estava se referindo ao dia em que a Igreja seria formada e aconteceria o batismo do Espírito Santo na igreja, o corpo de Cristo sendo formado na terra.  - E com fogo. É outra coisa. Muitos leem em Atos que desceram línguas como de fogo no dia da formação da igreja e acham que é fogo. Não! São línguas como de fogo, parecidas com fogo, porque fogo é juízo. “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Duas coisas: ou você está de um lado ou do outro.

Agora as conseqüências: “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, (assim faz o agricultor) e queimará a palha com fogo que nunca se apagará”. Mateus 3:12

Percebem as duas coisas? O mesmo ato de Deus mostrando duas consequências opostas: uns são de Deus, outros não. Palha só tem o fogo diante de si. Muitas coisas podem lhe dar impressoes diferentes: uma é o nome de Cristo, o evangelho da salvação. Qual a sua reação para isso?

Certo dia enviaram-me uma foto com a pergunta: que cor é esse tênis? Rosa e cinza ou verde e branco? A tal foto está correndo pelas redes sociais, todos discutindo sobre o assunto. A primeira vez eu disse: o tênis é verde e branco, era óbvio. Numa outra vez em que outra pessoa me mandou a foto, eu enxerguei as cores rosa e cinza. Eu não sei exatamente o que ocorre, é alguma questão visual. De qualquer forma para as pessoas, as percepções são diferentes. Assim é o evangelho. Em 2 Coríntios 2:14 Paulo escreve: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.”

Olhem! O tênis e o perfume são os mesmos: o bom perfume de Cristo nos que se salvam e nos que se perdem. E continua: “Para estes, certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?”

Paulo está deixando claro que a mesma mensagem do evangelho que é levada agora, por aqueles que creem em Jesus, levada às vezes até por atitudes de vida, sem palavras, será aroma de morte para uns e aroma de vida para outros. Que efeito tem o evangelho em você? Quando ouve falar de Jesus Cristo, você quer fugir, mudar de assunto? Quer falar de futebol e política? Ou diz que política e futebol não se discutem e religião também não? Se apavora quando alguém fala o nome de Jesus para você? Se sim, você está com um sério problema, e não é só com a cor do tênis; mas com o juízo eterno que está diante de você, porque você não tem certeza. Seu coração poderá dar a última batida e para onde você vai? Certa vez, a mãe de um amigo meu foi diagnosticada com um câncer muito severo. Ele me disse: Mário, até hoje eu acreditava que câncer só dava nos outros e nunca na nossa família. Ele estava triste e decepcionado com a situação. Muitas vezes achamos que morte é algo que só vem para os outros. Havia um dono de uma rede de TV que dizia: "se um dia eu morrer". Como assim, se um dia eu morrer? O correto é dizer, quando. Pois a morte e o juízo virão e você terá que se encontrar com Cristo. E se Ele voltar antes de sua morte, você também terá que se encontrar com Ele! Como irá justificar seus pecados? Porque o grande problema da nossa salvação são os nossos pecados. E não venha dizer que você tem poucos, pois, um pecado foi suficiente para expulsar o homem da presença de Deus no paraíso. Deus já tinha feito planos na eternidade para a salvação do ser humano. Ele deu uma bronca na serpente e avisou que o descendente de uma mulher especial, a virgem Maria, iria esmagar a sua cabeça. Disse que a serpente iria picar o seu calcanhar, significando que Satanás seria bem-sucedido em levar Cristo até a cruz, mas essa mesma morte de Jesus na cruz iria esmagar a cabeça da serpente, que é onde está o veneno do animal. Com isso, Satanás perderia o poder da morte e Cristo estaria salvando pecadores.

Logo adiante, depois de Adão e Eva terem pecado e se enxergarem nus; fizeram para si mesmos uma cinta de folhas de figueira a fim de cobrir sua nudez, sua falta de tudo, o que caracteriza na verdade, a condição do homem até os dias atuais. O homem está nu diante de Deus! As suas obras, as suas folhas de figueira, não podem cobrir sua vergonha de ser um pecador perdido. Deus matou um animal no Éden e fez vestes de peles para Adão e Eva, prefigurando assim, o dia em que o cordeiro de Deus, seu próprio Filho, seria morto na cruz para cobrir o pecado do homem.

Certa vez, numa festa de aniversário de uns amigos, havia uma jovem americana que veio ao Brasil através de um programa de intercâmbio. Ela usava uma correntinha no pescoço com uma caixa bem pequena.  Durante a nossa conversa eu lhe perguntei: O que é isso em seu pescoço? Ela respondeu que era uma relíquia. A moça era da religião anglicana, que são católicos um tanto modificados. A tal relíquia era um pedacinho de roupa de um santo. Eu perguntei se poderia ver, e ela prontamente tirou a correntinha e me deu. Eu peguei a caixinha, e muito metido, abri. Nesse momento caiu na grama o pedacinho de pano e não teve lanterna que o achasse! Ela ficou só com a caixinha, coitada! Eu não tinha como conseguir outro pedaço de pano do santo que havia morrido há quinhentos ou seiscentos anos! Essas relíquias são usadas como forma de proteção para pessoas que acreditam. Às vezes, é um osso de alguém, às vezes um pedaço da cruz, ou um pedaço do manto de Cristo. Existem muitas relíquias que tem a ver com Jesus ou pelo menos, inventam que tem, e muitas pessoas acreditam que nelas tem algum poder. Muitas da religioes que se veem por aí, são baseadas em relíquias. Pessoas que colocam crucifixos no espelho do carro ou penduram aquelas fitas baianas do senhor do Bonfim acham que as mesmas evitam acidentes. Pensam que esses objetos só porque têm o nome de Jesus podem lhes salvar a vida. Esta semana vi um ônibus e um caminhão, ambos com enormes desenhos supostamente de Jesus no fundo. Também passando por uma estrada, vi uma enorme porteira de uma fazenda toda esculpida no formato da imagem de Nossa Senhora Aparecida; imagino que isso seria para impedir a entrada de bandidos na propriedade. Mas, essas são crendices e idolatria do homem: Uma caixinha, um pedaço de pano, um pedaço da cruz, o cálice sagrado de Cristo, o santo Graal. Fizeram filmes e livros de pessoas que procuram ou guardam o túmulo de Jesus. Morreu tanta gente durante as cruzadas procurando guardar o túmulo de Jesus em Jerusalém. Quantas pessoas indo atrás de coisas que supostamente têm poder, dão sorte e protegem. Na verdade elas estão buscando as bençãos e não o abençoador, que é Cristo. Estão procurando proteção para esta vida e não para a eternidade, que aliás, só pode ser conseguida através do sangue de Jesus que nos purifica de todos os pecados. As pessoas têm medo do diabo, de demônios, mas não daquele que pode levar à morte e perdição eterna, que é Deus, que é o próprio Cristo, que hoje está salvando, mas que virá um dia como o Filho do homem para condenar. Ele veio como Salvador, mas virá para condenar, como Juiz.

Mas não é de hoje que as pessoas desejam ter as bençãos, e não aquele que abençoa. Eu já vi lendas do cálice sagrado na ceia, o manto de Jesus, a mortalha que seria o suposto Santo Sudário de Jesus, nas procissões existe o lenço de Verônica, que é como se nele estivesse impresso como numa fotografia, o rosto de Jesus. Já fizeram inclusive um filme com a ponta da lança do soldado, com todas as perseguições a fim de achar quem está com a ponta da lança. Tudo referente a Cristo, achando que aquilo poderá ajudar de alguma forma.

Esquecem do principal: o Senhor! Em Mateus 14:35 diz:

“E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos”.

O Senhor Jesus, antes de morrer, avisou seus discípulos em João 16:20:

“Na verdade na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis e o mundo se alegrará e vós estareis tristes”. Com sua morte eles iriam chorar e o mundo se alegrar. Realmente isso aconteceu. João 19:23 diz:

“Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes”.

O que estes soldados queriam com as roupas de Jesus? “E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos”.

Percebam, as relíquias já estavam lá, aqueles soldados provavelmente acreditavam que havia poder na roupa daquele que eles estavam crucificando. Estavam rejeitando o Criador da vida e de todas as coisas, mas queriam sua roupa para dar sorte.

Hoje, as igrejas estão cheias de pessoas querendo um monte de badulaques, bençãos e prosperidade, mas não buscam o Senhor Salvador. Querem sorte aqui, mas não sorte eterna, querem libertação dos males, das doenças, das enfermidades, da pobreza, através de alguns truques de mágica e objetos sagrados, mas não querem a prosperidade, a vida e a salvação eterna.

Podemos notar que o mesmo Jesus tem efeitos distintos nas pessoas. Todos estão ligando em Jesus, mas uns para umas coisas, outros para outras. E você? Qual seu interesse em Cristo Jesus?

Creia em Jesus Cristo como seu Salvador, receba o perdão dos seus pecados e a vida eterna.