Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Viagem à Lua - Mario Persona



https://youtu.be/UYx-Vqyv-cw


Viagem à Lua e além
Mario Persona

Esta semana aconteceram as comemorações dos cinquenta anos do primeiro pouso do homem na Lua: Apolo 11, em julho de 1969. Eu tinha quatorze anos na época e me lembro perfeitamente de tudo o que aconteceu naquele dia. Estávamos, meus pais e eu, voltando de uma viagem ao Rio Grande do Sul, quando conhecemos pela primeira vez o sul do país e um frio de lascar! Meu pai tinha um fusquinha, e vocês sabem que viajar de fusquinha não é fácil e nada tranquilo, não tem aquecimento e nem todo o conforto dos carros modernos. E naquele tempo, os carros eram como carroças. Fizemos essa viagem de carro e foi nele que escutei a transmissão do pouso na Lua  pela rádio, que era de ondas curtas ou médias.

Essa viagem ficou gravada na minha memória, pois fui no banco de trás do fusca e era como se eu estivesse na parte mais estreita de um ovo. Na descida do carro, ao chegarmos em casa, eu estava com torcicolo e passei alguns dias todo torto por causa da inclinação do teto. Por isso também, a viagem foi para mim inesquecível.

Mas sempre gostei muito desses assuntos de viagens espaciais, já desejei ser astronauta quando criança, assim como todo menino deseja um dia ser astronauta, bombeiro ou cowboy. Sempre procurei ler e aprender bastante sobre este tema. Hoje, tem muitos por aí que caíram no conto das teorias conspiratórias de que o homem não foi à Lua, e que é impossível viajar ao espaço. Com dezesseis anos, eu morei na casa do engenheiro que projetou as baterias da Apollo 11. Algumas ainda estão lá na Lua e quem quiser conferir basta ir até lá para encontrar as baterias que esse engenheiro, Wallace Payne projetou. Ele é inclusive aquele homem que foi acordado no meio da noite, quando o pessoal de Houston telefonou para sua casa pedindo que ele calculasse se as baterias seriam suficientes para o pessoal da Apollo 13 voltar à Terra depois do acidente que eles passaram por lá.

Mas, para a época, realmente, o que eles estavam fazendo era um voo kamikaze. Hoje, um astronauta não teria coragem de entrar em um sarcófago como aquele que fora mandado ao espaço, porque era altamente arriscado. Eles não faziam ideia dos riscos que estavam correndo. No caso da Apolo11, o módulo que desceu na Lua tinha combustível para apenas treze segundos, logo iria acabar, porque o terreno era muito rochoso e ele teve que procurar um lugar melhor para então desligar o motor e assim poder fazer o pouso. Foi tudo no risco! Muitos se perguntam: Se isso realmente aconteceu, por que então eles não voltaram lá? Ora, porque havia algo chamado guerra fria, uma guerra sem bombas, onde a luta era feita na corrida espacial, no desenvolvimento da tecnologia de armas para ver quem tinha mais “músculos”. Mas era uma guerra, e em tempos assim, tudo é feito no risco, no limite. Eles conseguiram e não precisaram mais voltar porque o mundo não está em guerra.

Mas, um dos grandes perigos que eles passaram na Lua foi o da radiação que vem do espaço; ela é mortal e vem do Sol; temos outros, mas a principal é a radiação solar, com raios ultravioleta, que é o que nos aquece. Existem também os raios-x, os raios gama, enfim, existem vários tipos de raios e radiações que afetam o ser humano levando-o à morte. Se tivesse acontecido algum episódio de vento solar no momento em que eles estavam na Lua, os mesmos teriam sido mortos pelo excesso de radiação que receberiam.

Acredito que no ano de 2024 se não me engano, pretendem fazer um novo voo à Lua, e já estão sendo construídos os módulos. Eu vi em um documentário e achei muito interessante o que eles irão usar para se proteger da radiação. Qualquer material pode ajudar nesta proteção: o chumbo seria o ideal, mas ninguém vai carregar chumbo para o espaço pois seria um peso muito grande. Aqui, estamos protegidos pela atmosfera, que é uma parte menor, mas principalmente por todo um campo magnético que existe em torno do nosso planeta e que cria essa exosfera em volta da Terra, que inclui até a atmosfera, que muitos não sabem, mas que alcança até a estação espacial - claro que ninguém vai conseguir respirar do lado de fora da estação, mas é fato que a atmosfera tem alcance inclusive até a Lua – onde existe um pouco de atmosfera da Terra, pois ela, a Lua, ainda está dentro desse campo magnético protetor da Terra. É óbvio que muito mais fraco do que o pessoal que está logo em cima, na estação espacial.

Mas e esse escudo, como proteger na Lua? Porque estando nela, eles estarão mais expostos e no caso de acontecer um episódio de maior radiação, eles precisarão se proteger. Então, neste documentário que comentei antes, foi apresentada a solução, e é uma coisa tão incrível que não dá para acreditar. Eles pretendem fazer um lugar para pouso, algo como  uma cápsula redonda e no centro desta, haverá um outro depósito redondo; ali, também terá um depósito de água reciclada para consumo da cápsula, redondo e com paredes duplas. E se vier um sinal de que a radiação está aumentando a um nível perigoso, os astronautas entrarão nesse espaço redondo, protegidos pela água, que os protegerá da radiação. Olha que coisa incrível! E nós estamos em um planeta que é basicamente cheio d'água e envolto em vapores de água.

Gosto muito de ver também esses documentários sobre a Terra e os planetas, é impressionante! Os cientistas, os astrônomos, estão descobrindo que o universo tem muita água. A dúvida antes era se poderia alguém morar em Marte, ou na Lua. Tem água na Lua e em vários planetas, nas luas de outros planetas. Por exemplo, a lua de Júpiter tem 100 km de gelo: 30 km de água em cima de 100 km de gelo. É muita água! É claro que ela está misturada com ácidos e outras formas, como de vapor na atmosfera, ou gelo, em forma líquida, misturada com outros elementos. A água é fundamental para a vida! Algo interessante é que em nossa atmosfera, não sentimos o peso da água que temos.

Fiz uma pesquisa: Uma nuvem grande tem 550 toneladas, o equivalente a 90 elefantes flutuando em cima da nossa cabeça. Não sentimos o peso desses elefantes, e eles não caem também, não precisam ficar preocupados. Ou ainda, um furacão tem 40 milhões de elefantes voando lá em cima; este é o peso da água contida num furacão que está na atmosfera. Tudo isso permite a vida na Terra; e não só isso, mas o tempo todo nós estamos sendo bombardeados por meteoritos de gelo. Lembro-me anos atrás de uma notícia que eu vi no jornal, ainda antes da internet: Numa indústria perto de Amparo, aqui de Campinas acredito eu, os empregados chegaram de manhã para trabalhar e havia um rombo no telhado da indústria. No chão, havia uma pedra e água em volta. Havia caído um meteorito de gelo e uma parte dele ainda estava lá. O pessoal da Unicamp foi lá recolher, o colocaram na geladeira e levaram embora. Eles conservam esses meteoritos de gelo.

E o que dizer de nós? Nascemos dentro d’água e a temos dentro de nós. Não sei se aqui todos estão cientes de que vivemos meses fazendo scuba dive. Fomos mergulhadores durante nove meses dentro de uma bolsa d'água no útero materno. E ali o que havia? Respirávamos água ou liquido amniótico, do qual a maior parte é água. Nosso cérebro tem 75 por cento de água, sua capacidade é para quase um litro e meio de água. Na mulher é menor e não significa que ela seja menos inteligente, pois o do elefante é maior e ele não é professor. Se pegarmos como referência um litro de água, 75% significa tirar cerca de um copo americano, e o que sobrar é a quantidade de água que você tem no seu cérebro. Dependemos de água para permanecermos vivos. Quando sofremos um acidente ou ficamos doentes, a primeira coisa que fazem é enfiar uma agulha na nossa veia, introduzindo água em forma de soro, no nosso corpo. Nós não podemos viver sem água, e no fim, ao morrermos, nosso corpo ainda é banhado por água, porque é isso o que fazem no necrotério antes de enterrar alguém: nossa última atividade aqui é relacionada com água. E claro, se for a um filme americano irá chover no dia do velório, porque sempre tem chuva na cena final.

Então, há muita água em todos os lugares. E nós a encontramos muitas vezes nas escrituras: Há água na Bíblia. O que eu gostaria de trazer aqui hoje, é que a água produz vida, mas também morte. A Bíblia fala de água o tempo todo; nós sabemos por exemplo, que o mundo acabou em água uma vez, aliás, duas vezes pelo menos, o mundo terminou em água. Em Gênesis vemos que:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra, a terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo e sobre as águas”. Tudo estava envolto em água. Provavelmente, houve uma criação anterior, que sucumbiu em um juízo tremendo, ficou tudo em trevas e águas; foi um juízo grande. E tempos depois, Deus julgou o mundo novamente e o destruiu com água. Esta, uma vez mais, sendo usada como sinal de juízo de Deus. No capítulo 3:5 do Evangelho de João, Nicodemos, que era muito religioso e não andava satisfeito com sua religião, foi por curiosidade procurar Jesus à noite e o Senhor Jesus falou para ele:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Isso é um fato bíblico e temos que entender que aqui o Senhor não está falando do batismo. Muitas religiões cristãs adotam essa passagem como se fosse o batismo; como se precisássemos ser batizados com água, e que esse ato iria nos limpar e nos purificar dos pecados. Mas este não é o caso, pois, se assim fosse, só poderíamos ser salvos se fôssemos batizados! O ladrão na cruz não foi batizado e foi salvo pela palavra do Senhor. Quantas pessoas morrem crendo em Jesus e não tiveram a oportunidade de serem batizadas! E é uma coisa cruel escutarmos às vezes, cristãos - ou que pelo menos, assim se denominam - afirmarem que se alguém não for batizado, estará perdido eternamente.

O meu avô teve câncer no estômago e ficou muito tempo com uma abertura na barriga, com sondas e afins. Tirou uma grande parte das entranhas do estômago e intestino. Uma empregada certa vez, levou uns anciãos de sua igreja até a casa do meu avô e eles disseram que teriam que levá-lo até a igreja deles a fim de que ele fosse batizado, pois assim meu avô não iria para o inferno. Minha avó não permitiu que o retirassem naquele estado para colocá- lo em uma piscina ou num batistério. No que os homens responderam: - Então, não tem jeito, ele estará perdido!

Isso é crueldade, não é cristianismo, porque essa passagem não fala de batismo. Se o batismo salvasse, nós teríamos necessidade de dois salvadores: Jesus e a pessoa que batiza. Se um dos dois faltar, não terá salvação! Então, se pensarmos assim, se uma pessoa atravessando um deserto, se arrepender e começar a crer em Jesus como seu Salvador, estará perdida eternamente, pois não haverá um copo d’água sequer para que ela seja batizada e salva. A religião do homem faz isso. Mas, quando nós buscamos conhecer a Bíblia para saber o que realmente ela diz, nós aprendemos que a água aqui, é a palavra de Deus, que gera vida pela ação do Espírito Santo.

Tudo isso que eu falei a respeito do universo, de a maior parte da Terra ser coberta por água; sobre a maior parte de nosso corpo ser composta de água; do cérebro ter 75% de água, que nascemos e vivemos nove meses em uma bolsa d'água, enfim, tudo o que falei foi a respeito da água que dá vida, e não da água que fala de morte. Mas o batismo simboliza a morte. A Bíblia fala que foram todos batizados na nuvem e no mar. Moisés está fazendo uma relação com a travessia do povo hebreu, no mar aberto, que era um símbolo do batismo. E ali, o que aconteceu? Eles foram salvos, porque Deus em sua misericórdia abriu o mar para que os mesmos não sucumbissem, mas eles estavam e passaram por um lugar de morte.

Vemos essa passagem falando do nascer de novo, da água e do Espírito, em Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou”. Deus nos gerou como? Pelo batismo, porque ali fala em nascer de novo. Somos novamente gerados pela água. Mas seria essa a água do batismo? Vamos a Tiago:

“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.

A palavra da verdade é a água, que gera de novo; ela é o fator gerador da nova natureza e criação. Em 1 Pedro 1:23 diz: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível pela palavra de Deus”. Mais uma vez, a palavra de Deus que é viva e que permanece para sempre, como fator que gera vida nova. Em Efésios 5:25, fica mais claro ainda, porque lá está explícito que a água é a palavra: “Vós, maridos, amai vossas mulheres como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela para santificar, purificando-a com a lavagem da água pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula e nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

Podemos notar que a água aparece na Bíblia de um lado, como um elemento que Deus usa para juízo, inundando o mundo e acabando com toda a carne, matando todo o mundo como Ele fez uma vez; e de outro lado, ela aparece como elemento gerador de vida. Também vai aparecer em outras passagens como elemento de purificação. E a palavra de Deus tem também essas duas vertentes na Bíblia; ela é uma água para gerar vida nova e para purificar, mas é também uma água para matar. Aquele que escuta a palavra de Deus e a rejeita, está agora condenado. Não tem desculpa; é  morte para ele, porque agora, ele é responsável. Deus lhe ofereceu a sua Palavra e ele não quis. É uma coisa muito séria quando ouvimos o evangelho e escutamos a mensagem da salvação, porque às vezes pensamos que o Evangelho é uma mensagem de salvação, sim, e é, mas é também de condenação. A mesma mensagem que salva, condena também os que a rejeitam. Ela os torna responsáveis.

No capítulo 19 de João, vemos o elemento água como purificação. Quando um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, logo saiu sangue e água. O Senhor Jesus estava morto na cruz, onde tinha sido feito pecado por nós. Deus viu que não havia um homem que pudesse oferecer-se a si mesmo como sacrifício. Ele  precisava de um sacrifício santo e perfeito, para oferecer no lugar do homem pecador. No Antigo Testamento encontramos animais sendo mortos desde aquele que foi morto no Jardim do Éden para que Deus tirasse a sua pele e cobrisse a nudez de Adão e Eva.

Nos sacrifícios, milhões de animais foram mortos durante os séculos, mas eles eram na verdade, símbolos ou figuras de um animal que seria um humano, chamado de Cordeiro no Novo Testamento.  “O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” que foi o que João Batista disse, apontando para  Jesus. Os judeus estavam entendendo aquilo, porque desde criança eles aprendiam que era necessário um cordeiro no judaísmo, portanto, eles tinham a mensagem muito clara, de que Deus tinha dado agora um Cordeiro humano, sem pecado, sem mácula alguma para morrer no lugar do pecador. E quando aquele soldado furou o lado de Jesus e saiu sangue e água do seu corpo - o soldado profanou o corpo de Jesus - dali, de um corpo morto, saiu também a nossa salvação.

O sangue nos purifica de todo pecado e a água nos limpa! Podemos entender então que dois fatores saíram daquele corpo: começou pelo sangue e depois com a água purificadora, porque a base da salvação de qualquer pessoa está no sangue de Jesus Cristo, derramado na cruz. Não o sangue das suas mãos furadas, ou da sua testa onde fincaram uma coroa de espinhos, nem das suas lágrimas como de sangue, quando ele orava ao Pai antes da aflição que ele teria que enfrentar na cruz - não por causa do  sofrimento, da tortura humana, mas pela aflição de ter que receber sobre si os pecados, uma vez que ele nunca pecou.

Ele não podia pecar, ele não sabia o que era pecado, não sabia sequer o que era ter um pensamento pecaminoso. Exatamente isso que nós temos o tempo todo. Jesus era perfeito, porque era Deus! E se alguém falar que ele poderia sim pecar, caso contrário ele não saberia o que é viver como ser humano, então eu digo: Ok, vamos aceitar sua hipótese: e se ele pecasse? O que aconteceria? Ora, simples! Ele precisaria de um salvador! Logo, podemos ter certeza, Ele não poderia pecar de maneira alguma! Pois Jesus foi o único ser santo, totalmente separado do pecado, que veio ao mundo.

Em 1 João 5:6 lemos:

“Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade”.

Agora, João escreve para os cristãos, diferente dos evangelhos, quando a notícia dada era para pecadores ainda no seus pecados, sabendo que primeiro vem o sangue para depois vir a purificação da água. Mas agora, ele inverte, escrevendo para cristãos, porque não tem mais o sangue em primeiro lugar, já que este foi aplicado lá, quando uma pessoa creu em Jesus e recebeu a salvação. O cristão vai ter na palavra de Deus, a purificação do seu dia a dia. Aqui entra, portanto, aquilo que o Senhor Jesus ensinava a seus discípulos no episódio do lavar os pés.

Então, para entender o que é o novo nascimento: o Espírito Santo vem e aplica a Palavra de Deus que é a água, o Espírito aplica essa água da palavra de Deus na consciência do ser humano, e este é injetado com vida. Assim ele desperta para sua condição de pecador - porque antes ele não estava preocupado e nem sentia o peso dos seus pecados,  nem mesmo sabia que era pecador. E de repente, agora, ele tem essa injeção de vida e  está sentindo toda a aflição de ser um pecador e ele quer ser salvo. Entra aí, a convicção de seus pecados. Nesse momento, a palavra de Deus complementa essa obra que começa mostrando ao homem que Cristo morreu por ele na cruz, que a justificação é pela fé em Jesus. Aqui, ele crê em Jesus e está salvo. Agora que ele foi totalmente purificado, é que o Espírito Santo pode habitar dentro desse ser humano. É uma nova criação, vivendo uma nova vida com o Espírito Santo de Deus dentro de si, graças a Palavra de Deus que lhe deu vida nova, e o sangue de Jesus que o purificou de todos os pecados. Agora sim o Espírito Santo pode habitar numa pessoa salva por Cristo!

A questão é a seguinte: você já tem essa salvação? Você já tem a certeza de que o Espírito Santo veio habitar em você? Porque todos os seus pecados foram pagos lá na cruz do Calvário. Ou você está esperando fazer algo que complemente isto? Tentar fazer alguma coisa por sua salvação é como ser convidado para um jantar na casa de um milionário e chegar lá com um guardanapinho e falar: olha moço, trouxe um sanduiche de mortadela para ajudar na comida. Mas como assim? Isso é não entender a graça de Deus, que fez tudo para salvar o homem! Na agenda de Deus, Ele  riscou tudo o que precisava ser feito. Por isso que, quando Jesus entregou sua vida na cruz, ele disse: Está consumado! A obra está acabada! Esta seria complementada logo em seguida com a sua ressurreição. Mas com sua morte na cruz, ele já tinha pago por nossos pecados. Iria ressuscitar para nossa justificação.

Em João13:10, quando o Senhor Jesus vai lavar os pés dos discípulos, Pedro se recusa e o Senhor insiste dizendo que deveria lavar os pés dele, no que Pedro logo diz que ele deveria ser então, todo lavado. O Senhor Jesus lhe dá uma resposta muito interessante:

 “Disse-lhe Jesus, aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos”.

Eles estavam limpos, então, para que lavar os pés? Porque há uma diferença nas palavras usadas aqui. O verbo lavar, que ele fala primeiro: “aquele que está lavado” é diferente no grego do verbo lavar, que ele fala na segunda parte “não necessita lavar senão os pés”- A diferença entre esses verbos é interessantíssima: o primeiro significa banhar um defunto. E essa é a condição que Deus enxerga em  alguém quando está sendo salvo, porque morreu o seu velho homem, vamos sepultá-lo num banho. Já o segundo verbo, é lavar com se lava as mãos. Ou seja, não é um banho completo.

Isso aqui tinha tudo a ver com o que Deus revelou a Moisés em como deveria ser a consagração do sacerdote dos descendentes da Tribo de Arão, começando por ele e seus filhos. Lá em Êxodo 29:4 lemos: “Então farás chegar a Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação, e os lavarás com água”. Aqui, a palavra é essa, como a de banhar o corpo inteiro - isso para eles se tornarem sacerdotes. Mas depois, no dia a dia, nas suas atividades sacerdotais, lemos em Êxodo 30:21: “Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações”. Era agora um outro lavar, como aquele lavar os pés que o Senhor ensinou a seus discípulos.

Mas quando o Senhor fala que eles já estão lavados, o significado é aquele que comentei antes, o de morte. O versículo 5 de João 3, naquela mesma passagem que o Senhor Jesus fala do novo nascimento a Nicodemos, ele diz assim: “na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” e a continuação da passagem diz: “o que é nascido da carne, é carne e o que é nascido do Espírito, é  espírito. Não te maravilhes de ter dito: necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. É um nascimento miraculoso, esse do Espírito. O vento do Espírito Santo que não sabe de onde vem nem para onde vai, é como o nascido de novo; não entendemos de onde vem, não entendemos como acontece.

Aqueles que nasceram de novo sabem que aconteceu, mas não sabem explicar, é simplesmente a palavra de Deus pela ação do Espirito Santo  que vai dar nova vida a essa pessoa: O que é nascido da carne é carne. O que o Senhor Jesus está dizendo a Nicodemos, é que não há purificação para a carne! Não tem como melhorá-la, não tem como limpar os pecados da carne. Não adianta querer reformar o ser humano. Muitas religioes pregam que você tem que ser bom, que você tem que melhorar, tem que evoluir.

É preciso nascer de novo e nascer do alto!

Em Gênesis 6:13 Deus falou para Noé construir uma arca: “disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência, e eis  que os desfarei com a terra”. A única solução que existia para resolver o pecado na terra era matar todo mundo, dar um  fim na carne, exterminá-la. E quando conhecemos o Evangelho, nós aprendemos que isso foi feito em Cristo. A pessoa que creu em Jesus foi morta por procuração. O Senhor Jesus morreu na cruz por nós, por mim! Você pode afirmar que ele morreu por você? Você pode afirmar que se não existisse mais ninguém na face da terra, ele morreria por você? Se sim, isso é entender que é uma salvação pessoal, pois ele morreu por cada um. A Bíblia fala que ele morreu por todos, e levou sobre si os pecados de muitos. Cabiam todos no preço que ele que pagou, mas ele levou os pecados de muitos, porque nem todos irão aceitá-lo e nem todos irão querer crer nele para serem salvos.

Em nós acontece isso que aconteceu no dilúvio, ou seja, ocorre um juízo, quando cremos e pomos a nossa fé na morte do filho de Deus. Somos reputados como mortos aos olhos de Deus. É como se nós tivéssemos ficado lá embaixo, no dilúvio, para aquele velho homem ser exterminado pelas águas.

Em Romanos 8:3, Paulo escreveu assim: “Porquanto o que era impossível à Lei” - Lei essa que era perfeita, que mandava o homem fazer isso e não aquilo, - “visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne”. Por isso ele morreu na cruz e do seu lado ferido saiu sangue e água. Veja, havia também a água ali! Era o fim da carne, totalmente condenada em Cristo, mas era o  início de uma vida nova para aqueles que agora o tem como Senhor e Salvador. Mas enquanto estão aqui, aqueles que creem em Jesus, continuam precisando da aplicação da água da palavra no seu dia a dia.

Mas esse banho que o Senhor falou para Pedro: vós já estais limpos, menos um, falando de Judas, ou seja, o banho inicial que nos limpou completamente, só Cristo pode fazer por alguém. Você não consegue se lavar e se purificar a si mesmo dos seus pecados! Porém, ele deixou uma ordenança para que os discípulos lavassem os pés uns aos outros, porque aí sim, era cada um, pela palavra de Deus, ajudando o outro a limpar os pés da sujeira que se pega neste mundo enquanto caminhamos por aqui. Mas já salvos!

Então a questao não é viver agora de uma maneira que garanta a você a salvação, mas é ter a certeza da salvação. Ter a certeza de que nada poderá lhe tirar isso, ter a certeza de que você agora está num novo patamar, muito mais alto que a Lua! Eu com quatorze anos,  fiquei admirado de o homem ter pisado no solo da Lua. Eu não sabia porém, que Deus iria me levar muito mais longe; eu não sabia que ele iria colocar os meus pés no céu, muito mais alto, nos altos céus onde Cristo está. Porque aquele que crê em Jesus, hoje, posicionalmente, já está ressuscitado em Cristo nos céus.

Quando o Senhor partiu daqui, ele falou, não temas! Eu vou lhes preparar lugar e quando eu for, eu voltarei para que vocês estejam comigo lá aonde eu vou estar. Pela fé em Jesus, você pode ser um astronauta, pode fazer um voo muito mais alto do que qualquer astronauta jamais imaginou,  não só ficar livre do juízo eterno - porque haverá um juízo para aqueles que não creem em Jesus - mas principalmente poder passar a eternidade na presença de Deus. Quando o Senhor Jesus conversou com a mulher samaritana à beira do poço que foi dado a Jacó, ele falou: se conheceras o dom de Deus,  a dádiva de Deus e quem é o que te pede dá-me de beber, tu lhe pediria e ele te daria água viva. E é isso que você recebe quando crê no Senhor Jesus.

Mas uma coisa interessante é que aqueles que creem no Senhor Jesus têm uma fonte. Em João 7:37: “E no último dia, e grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”

Nós vivemos numa época privilegiada, porque Cristo já morreu, já ressuscitou, já foi glorificado à destra da Majestade nas alturas. Então, tudo está pronto! Hoje, uma pessoa que crê em Jesus, tem essa fonte como disse aqui: “quem crê em mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”

Aquele que crê tem o Espirito Santo habitando em si. Você quer ir para a Lua? Deseja ser astronauta? Sonhe mais alto! Procure algo mais elevado do que somente ir até a Lua. Procure a Cristo Jesus, aquele que criou a Lua, a Terra, aquele que criou o universo inteiro, que deu água para que pudéssemos ter vida e não só vida aqui neste mundo, mas vida eterna. A água da palavra de Deus que foi pregada aqui nesta noite.

Creia em Jesus como seu Salvador e será salvo.