Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Minha vida de náufrago - Mario Persona

https://youtu.be/jegV1Se14-U

Minha vida de náufrago - Mario Persona

Eu estou aqui em minha vida de náufrago ao lado do meu fiel escudeiro Pedro. Para quem não conhece, ele é o meu filho. Pedro entrou para a família em 1986, quando foi adotado. Ele é cego e tem paralisia cerebral, é mudo e tem problema de atrofiamento das pernas e dos pés; e é o meu companheiro. Tão logo eu soube dessa história do coronavírus e da necessidade de se isolar, principalmente velhos caducos como eu, que têm problemas de pressão, coração e outras coisas, eu me isolei e quando o governador do Estado de São Paulo decretou a quarentena, coloquei as minhas funcionárias de férias remuneradas - são duas as que trabalham aqui em casa, e uma delas é de risco. E assim ficamos Pedro e eu, e mais alguma comida congelada que a cozinheira fez. Eu preciso ter duas pessoas me ajudando, pois trabalho como palestrante, viajo muito e sempre quando viajo, uma delas fica para dormir e cuidar do Pedro. E também, eu já sei o que vai acontecer este ano com a minha profissão, ou seja, não vou ter trabalho, as empresas estão demitindo, muitas estão fechando e muita gente estará em uma situação muito pior do que a minha: vão estar na rua com uma mão na frente e outra atrás e vai ser realmente difícil.

Alguém comentou que quando sairmos desta pandemia, não encontraremos o mesmo mundo que conhecíamos antes dela, porque isso nunca aconteceu antes. As autoridades certamente estão como baratas tontas, de um lado ao outro, o que é até compreensível uma vez que nós nunca tivemos o que estamos tendo hoje: autoridades sendo influenciadas em tempo real pelas mídias sociais, a partir do público. Todos ficam mandando sugestões, palpites e uma série de coisas, e qualquer pessoa normal se perde nessa confusão. Ora, você já dirigiu com mais quatro pessoas no seu automóvel com cada uma delas dizendo o que você tem que fazer? O trânsito pesado, carros para cá e para lá, velocidade alta e você não sabe que saída pega, em que rua entra e as pessoas ficam dizendo para você ir para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo; é claro, você se perde.

Eu queria falar alguma coisa sobre essa experiência de ficarmos no isolamento. Estamos aqui eu e Pedro, que vai completar trinta e oito anos em abril, eu acho. É isso mesmo, Pedro? Ele não gosta de falar a idade... Mas, o que podemos fazer em uma situação dessas? Nem os governantes sabem, eles também estão perdidinhos assim como você e eu. Você tem a solução? Mande então! Um milhão de dólares de prêmio será a recompensa para quem tiver a solução sobre o que fazer: qual a atitude certa, a tomada de decisão adequada. Porque a situação é: se correr o bicho pega; se ficar o bicho come. É isso o que estamos vivendo, uma verdadeira invasão alienígena em que não temos a solução. Você já viu aqueles filmes em que aliens chegam à Terra e ninguém sabe o que fazer, ninguém nunca viu, ninguém nunca encontrou, independente da Terra ser plana ou um globo? Esta é a nossa atual situação. Mas uma coisa é certa e muito importante, e isso eu vou falar para você que não tem a certeza do seu destino eterno: a Bíblia fala para não temermos aquele que mata o corpo e não pode fazer nada depois disso. Mas diz para temermos a Deus, que pode matar tanto o corpo, quanto enviar a sua alma para o inferno, para o lago de fogo. Este você deve temer, porque viver é perigoso. Nós estamos vivos, mas propensos a morrer a qualquer momento, não importa se é de coronavirus ou se é de escorregar no banheiro e bater a cabeça; qualquer coisa pode acontecer para sairmos desta realidade, desta vida, desta esfera e entrar na eternidade. Você está preparado para isso? Esta é a pergunta importante. Não é se vai abrir a loja, se vai comer miojo - aliás, estou com a minha despensa lotada disso, achei que esta poderia ser uma maneira de eu contornar esta crise: então, se eu não morrer de coronavirus, talvez morra de obesidade ou de alguma outra coisa causada por excesso de miojo.

Mas se você não sabe para onde vai, meu amigo, agora seu problema é outro. Não é o coronavirus; o seu problema é decidir já, o seu destino eterno. O Senhor Jesus falou:

"Quem ouve a minha voz e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, (não passará pelo juízo final), mas passou da morte para vida."

Olhe que promessa de certeza maravilhosa que Cristo lhe dá! A Bíblia também fala em João 3: 16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê” (não todo aquele que tem uma religião, que vai à igreja, todo aquele que ajuda os pobres, todo aquele que adota uma criança, nada disso) todo aquele que crê em Jesus, “não pereça, mas tenha vida eterna”.

Pois o Senhor Jesus na primeira vez que veio ao mundo, não veio para julgá-lo, mas para salvar pecadores. Mas ele voltará um dia para julgar, e se você partir daqui antes, entrará na presença dele. E o que você vai fazer com seus pecados, meu amigo? Ele não vai perguntar se você está contaminado com o coronavirus, mas vai falar: o que você fez com seus pecados? Resolveu o problema?

Ele é a vacina! O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. “Se com a sua boca confessares Jesus como Senhor, e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. Olhe que coisa maravilhosa! E aí, depois de salvo, você pode ter descanso.

É claro que quando eu falo, eu penso em três tipos de pessoas: no incrédulo, aquele que nunca tomou uma decisão por Cristo e ainda está nos seus pecados - sobre a sua cabeça paira uma espada de juízo de Deus, pendurada por um fio de cabelo. É esta a situação do incrédulo: a qualquer momento a tesoura corta esse fio de cabelo, e ele entra na presença de Deus para sempre. Não tem saída depois, não tem purgatório, não tem recurso algum.

— Ah, mas eu entro com recurso no Supremo! Diria você.

O problema é que não há recurso! Você está perdido eternamente se não crê em Jesus. É simples e horrível assim.

Este é um dos tipos de público: o incrédulo que ainda não tomou uma decisão por Cristo para ser salvo. O outro tipo de público que quero me dirigir também, é aquele que foi enganado pela religião que disse que ele tem que crer em Jesus para ser salvo, mas que precisa ir à igreja, precisa dar o dízimo e cumprir uma lista de outras coisas. Isso não é salvação, é escravidão. Pense assim: a cidade está sitiada e o inimigo está lá fora, pronto para invadir, atacar e matar a todos. Aí, um mensageiro sai dos muros da cidade e se dirige cavalgando com seu garboso cavalo, em direção ao inimigo e volta no dia seguinte, meio machucado, claro, e dizendo:

— Pessoal, eu tenho boas novas para vocês! - Ele desenrola então, uma lista de trocentos itens, feita de rolo de papel higiênico que conseguiu encontrar no supermercado e declara: vocês têm que fazer isso, isso e aquilo.

E alguém fala:

— Mas, você disse que eram boas novas - que é o que o evangelho significa – e agora você nos traz uma lista de responsabilidades, de coisas que temos que fazer? Ora, isso não são boas novas, mas sim, jugo.

E Jesus falou: “Tomai sobre mim o meu jugo - o meu fardo - porque meu jugo é suave”. Como poderiam ser boas novas, se você tem que cumprir um milhão de coisas? E você logo percebe, se não for um hipócrita:

— Deixe-me ver essa lista aqui! — Bom, vejamos, eu sou mulher e tenho que deixar o cabelo crescer; ou, eu sou homem e não posso deixar a barba crescer. OK, está ótimo, agora eu cumpri a lista.

Cumpriu coisa nenhuma! Ninguém consegue cumprir a lei! Ela foi dada por Deus no Antigo Testamento para provar que o homem seria incapaz de cumpri-la. Mas, por que Deus quis provar isso para o homem? Para descobrir quais seriam aqueles que diriam: - Senhor, eu não consigo, eu sou pecador, tem misericórdia de mim. Para que pudesse dizer, assim como aquele centurião, o carceireiro, disse a Paulo: - O que devo fazer para ser salvo? E Paulo respondeu: - Crê no Senhor Jesus e será salvo.

Deus deu a lei para que o pecado avultasse e ficasse tão grande, que o homem olhasse para o seu pecado e falasse:

— Meu Deus, eu não tenho saída, e não consigo lidar com isso!

A lei é como se você estivesse dirigindo uma carreta imensa em uma rua estreita e em certo ponto, você visse uma placa de contramão. O que você vai fazer agora? Não tem como sair, a sua marcha a ré quebrou, você não consegue manobrar em uma rua estreita. A lei é assim, ela põe a placa de contramão na sua frente e fala: É isso, você não vai conseguir! E mesmo que você diga que guarda o sábado, porque o sábado fazia parte da lei de Israel, ou que adora a Deus sobre todas as coisas, não tem imagens em casa, até arrancou a fotografia da sua identidade; mesmo que diga que não engana seu próximo, não conta mentiras, não é adúltero, não fornica, etc, etc. Eu posso lhe perguntar: E você pensa? Já impediu alguma vez a sua cabeça de pensar? Pois é, tem um item na lei que diz: não cobiçarás. A cobiça acontece no seu coração, nos seus pensamentos. Se eu ficar aqui com os olhos fechados, com as mãos e pés amarrados, e falar que não vou pecar nunca mais, o que você acha que está acontecendo aqui dentro? Estarei cobiçando, pois sou uma maquininha. Pense agora, neste exato momento, em lamber um limão. Deu saliva em sua boca? Pense em comer picles; sua boca salivou? Veja, nós não conseguimos parar de pensar. Portanto entenda o seguinte: a lei foi dada para condenar o homem, não para salvar. Ninguém é salvo pelo seu cumprimento, porque a lei foi dada para revelar e avultar o pecado, mostrar que você não tem saída. Deus fez isso para que o homem pedisse socorro a Ele. Não para que o homem falasse: eu vou cumprir tudo, vou para a igreja, vou seguir isso, vou fazer aquilo. Não vai meu filho, de jeito nenhum! E se você acha que vai, já está perdido, porque você confia em si mesmo e a Bíblia fala que a salvação é por fé em Jesus, “pela graça sois salvo, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie”. Para que ninguém se glorie e chegue ao céu dizendo:

— Eu estou aqui porque fui um cara legal, fui muito religioso lá na Terra, ajudei as pessoas, eu dei todo meu dinheiro para o pastor, fiz isso e fiz aquilo.

É? Fez? Não era esse o caminho.

Quando eu viajo para o exterior, preciso de um visto para poder entrar no país. Ao chegar à alfândega, o agente olha e confere se aquele visto me autoriza a entrar no país. O visto para você entrar ao céu é o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz para limpar os pecados de todo aquele que nele crê. Os seus já foram limpos?

Falei de dois públicos: do incrédulo que nunca creu no evangelho, e daquele que diz que crê em Jesus, mas que está procurando salvar-se a si mesmo com a sua religiosidade, suas obras, e suas práticas. Meu amigo, a sua vida deve ser um inferno se for uma pessoa sincera. Se você for um hipócrita, vestir um terninho e ir para a igreja com a Bíblia debaixo do braço, parece até que está tudo bem com você. Mas se você for sincero e botar a cabeça no travesseiro, vai saber que não vai conseguir. Você é igual aquele mensageiro que voltou e falou que tinha boas novas àquela gente.

— Façam isso, façam aquilo.

— Mas, isso aí não é boa nova, é terrível, não vamos conseguir nunca, estamos perdidos!

Agora pense em outra situação: esse mensageiro saiu da cidade sitiada pelo inimigo, correu e voltou dizendo:

— Gente, eu tenho boas notícias para vocês!

— Qual? Tem uma lista para cumprirmos? Pode esquecer!

— Não! O inimigo foi vencido; o nosso rei, o nosso salvador, foi lá e com o seu poder venceu o inimigo; ele batalhou e morreu para nos salvar!

Esse é o salvador, um salvador que morreu. Jesus seria chamado de salvador, se fosse você o responsável pela sua salvação? Ele é o que salva! Meu pai me ensinou quando eu era criança, que se alguém cair na água e você tentar salvá-lo do afogamento, nunca chegue perto enquanto ele estiver se debatendo, porque nesse estado, a pessoa tem força e vai agarrá-lo, e vocês dois irão morrer afogados, pois você não conseguirá livrar-se dela. Você deve esperar que a pessoa desmaie, ou chegar perto e dar um soco no seu nariz para que ela desmaie e perca o sentido, e aí sim, você a agarra por trás para salvá-la. Mas não tente salvar uma pessoa que está tentando se salvar! Assim é com a salvação que Cristo oferece, ele não veio salvar pessoas justas, ele não veio para os sãos, ele veio para os doentes, para os fracos, para os perdidos. Você não é um super-homem que vai conseguir no fim. Cristo morreu por todos, mas só irá salvar os muitos que creem nele como salvador. E a melhor notícia depois desta, que ele morreu e derramou seu sangue por nossos pecados, é que ele ressuscitou ao terceiro dia e não ficou na morte. E não ressuscitou em um corpo etéreo, um corpo de plasma, invisível e que fica flutuando como nesses filmes de ficção científica. Mas ressuscitou em seu próprio corpo, porém, transformado em um corpo capaz de atravessar paredes, mas ao mesmo tempo capaz de comer, como ele pede aos discípulos: dê-me um pedaço de peixe, um favo de mel. E também um corpo capaz de viver para toda eternidade, quando não haverá mais tempo nem matéria; pelo menos do jeito que conhecemos. Isso não haverá mais. E todos os salvos por Cristo também irão ressuscitar ou serão transformados à sua semelhança, para estarem com ele no céu, com um corpo.

Quando eu falo isso, fico pasmo de ver cristãos perguntando se teremos um corpo no céu. Claro que sim! Como você acha que Cristo está no céu hoje? Ele está com um corpo de carne e ossos. Pois diz a Tomé: toque aqui em minha mão, em meu lado, vede que não sou fantasma, uma assombração; eu tenho carne e ossos. E assim ele está no céu hoje, como um homem! Que boa notícia! Deus e homem. E assim todo aquele que está em Cristo será transformado, ressuscitado para estar também semelhantemente ao Senhor, no céu, com um corpo.

Então, se você ainda não tem a certeza da sua salvação, se está tentando lutar para conseguir, já está na metade da lista de itens no seu rolo de papel higiênico, tentando cumprir, descanse! Porque foi ele quem pagou pelos seus pecados, não é você quem vai pagar. E uma vez salvo, salvo para sempre!

Eu disse isso certa vez a um pastor protestante, e ele falou:

— Mário eu sei que é assim, mas se eu pregar isso, a igreja ficará vazia, vai todo mundo embora.

Ele mentia aos seus seguidores com medo de perder o quê? A receita, claro. E hoje está cheio de pastores, pregadores milionários, desesperados, porque têm um custo elevadíssimo, e não podem deixar de receber doações, ofertas, dízimos, e tudo o mais, para manter seus jatos, seus helicópteros, suas mansões, seus imensos templos; eles precisam de tudo isso. Você acredita neles? Sério? Se você acredita nesse golpe, vou lhe dar um outro também, porque todo golpe precisa de dois golpistas, não sei se você sabe disso. Como funciona o golpe? Aquele cara do bilhete premiado, chega na praça e fala:

— Amigo, eu comprei um bilhete premiado, mas tenho que pegar um ônibus e voltar para minha terra.

— E como sei que ele está premiado? - Pergunta você. Nesse ínterim, há um parceiro dele por perto com uma falsa lista de resultados da loteria, que sugere olhar para verificar e lhe mostra o número do bilhete:

— Uau, aqui está, é mesmo um bilhete premiado com um milhão de reais!

— Mas, eu te vendo por mil reais esse bilhete, porque eu tenho pressa, tenho parentes que estão morrendo; eu tenho que voltar para a minha cidade.

Nesta hora um golpista está apelando para a ganância do outro, que é sua vítima. A sua vítima está dizendo: Uau, por mil reais eu ganharei um milhão! Mas que tonto ele é! Eu vou comprar o bilhete!

É assim que funciona um golpe; alguém oferece e você pensa: - Hum, é boa! Se eu der mil reais para a igreja, Deus vai me dar um carro novo, empresa nova, um milhão, mansão, etc. Basta eu dar esse dinheiro para a igreja, que ganho! Mas, você está querendo dar um golpe em Deus? Você está querendo barganhar? Você é o outro golpista, um tenta convencê-lo de que se der dinheiro será abençoado; e você é o outro que quer dar um golpe em Deus, achando que as bençãos dEle são compradas por dinheiro; que a salvação é comprada por um preço. O único preço que foi pago – e que era impossível do homem pagar - foi o sangue de Cristo derramado na cruz. Portanto, não caia nessa conversa!

E esses que pregam cura, e tudo isso, mande-os irem ao hospital que está lotado de gente com coronavirus e curar todo mundo ali. Que maravilha seria! Resolver o problema da humanidade; de repente o mundo inteiro, todas as vítimas contaminadas pelo vírus serão curadas. Por que eles não vão? Porque eles não curam coisa nenhuma, isso é golpe, entenda! Ponha a cabeça para pensar, não deixe o cérebro do lado de fora da igreja quando você entrar para ouvir esses caras.

Desculpe-me, eu me exaltei um pouco. O Senhor falava isso dos fariseus: raça de víboras, vocês escondem o reino de Deus das pessoas, mas vocês mesmos não conseguem entrar. Vocês colocam um peso imenso sobre as pessoas, que vocês mesmos não conseguem carregar.

Mas, voltemos ao assunto. Você sabe porque a Bíblia fala de graça? Porque graça é um favor imerecido. Há pessoas que até chamam sua própria religião de graça: você vem aqui na graça e tem essa lista feita de rolo de papel higiênico, então você faz isso e aquilo.

Mas isso não é graça, isso é lei. Creia em Jesus como seu Salvador!

Vi aqui nos comentários alguém reclamando. Amigo, você é ateu? Então vai lá com sua turma. Você não quer a salvação? Ok, depois você descobre. É interessante isso. Me correspondo com muita gente, todos me perguntam algo e sempre vejo ateus irados, falando contra Deus, contra Cristo. Mas espere, se Deus não existe, porque você está perdendo seu tempo falando que Ele não existe? Eu nunca faria um vídeo para provar que elefante voador não existe, porque ele não existe! É simples isso. Outro dia, até recebi um e-mail interessante: um ex-ateu disse que viu um vídeo de um outro ateu falando mal de mim, e tem uma meia dúzia por aí que faz isso, perdem tempo comigo e eu nem isso mereço! E essa pessoa falou no email:

— Mário, eu fui nesse vídeo, e ele falou um monte sobre você. Eu não te conhecia, e busquei no Google para saber quem era você. Encontrei seu site e seus vídeos. Agora, eu sou um ex-ateu; me converti a Jesus Cristo, ele é meu Salvador!

Olhe que coisa linda, maravilhosa! E há outros que criam em outras coisas. Antes da minha conversão há mais de quarenta anos, eu cria em um monte de filosofias: espiritualismo, espiritismo. Você acredita que irá morrer e reencarnar? - Vai nada! A Bíblia fala em Hebreus: ao homem está determinado morrer uma vez, e depois disso, o juízo. Você sabe contar até um? É isso aí, “uma” vez, não precisa nem contar até dois. E para que reencarnar, se eu já tenho meus pecados pagos por Cristo? Por que eu voltaria a sofrer neste mundo? Minha mãe que foi para o Senhor, convertida por Cristo, salva, quando encontrava uma amiga espírita, falava assim: - Filha, por que você quer voltar aqui para sofrer? Creia em Jesus como seu Salvador, tenha todos os seus pecados pagos, porque ele pagou lá na cruz.

Que coisa linda isso! Então a salvação é isso.

Agora vamos falar aos salvos. Já deixei a mensagem àqueles que não têm certeza da salvação, embora se digam cristãos: seguem uma igreja, um pastor, um líder, um bispo, mas não têm a certeza da salvação. Não sabem para onde vão se morrerem agora, porque acham que ainda têm que encher o bolso do bispo, do pastor, do reverendo, ou seja lá mais de quem for, para poder garantir a sua salvação. Eu já falei para esses, e você sabe, está perdendo o seu tempo. Só creia em Jesus e descanse nele.

Falei até para os ateus que não acreditam na existência de Deus; eu não sei o que eles vão fazer com isso, e nem porque eles perdem tempo pregando que Deus não existe, e que certeza dão às pessoas. Então, está aí a mensagem para o ateu também. O incrédulo que ainda não tomou uma decisão, que é uma pessoa sincera, e quer ser salvo; para esse eu digo: creia em Jesus, confesse-o agora como seu Senhor e Salvador. Reconheça agora que você está se afogando, pare de se debater, pare de lutar; descanse, renda-se nos braços do Salvador. Render-se é a melhor coisa que tem. Você já foi criança? Fez aquele desespero na hora de tomar uma injeção? Ficou primeiro naquela apreensão: - Ih, vou tomar injeção! Aí, aparece a enfermeira com aquela seringa imensa, aquela agulha que parece um prego de caibro. E você grita pela mãe, se debate, faz aquele escarcéu. Todos têm que te segurar e - pim... passou. - Era só isso? Sim, só isso!

Não resista ao chamado de Deus que quer salvá-lo, não faça isso. Olha que amor que teve Deus Pai, ao enviar seu filho por você. Isso é amor! O amor não é essas paixões humanas. Existe o amor humano, o amor pelo cachorro; os cachorros amam o seu dono. Tudo isso existe, mas o amor de Deus é eterno, deu o seu próprio filho para derramar o sangue na cruz para salvar, não os amigos dele, não as pessoas que eram boas e corretas; mas salvar pecadores.

Paulo foi um que mandava os cristãos para a morte e tortura, e quando ele se converteu, quando foi chamado pelo Senhor no caminho de Damasco, podia dizer: Cristo Jesus veio salvar pecadores dos quais eu sou o principal. Por quê? Porque ele perseguiu a Cristo, a igreja. E o que é igreja? - Ah, igreja é a Batista, a Presbiteriana, etc. - Não! A Igreja são todos os salvos. Você não aprendeu isso? Volte lá atrás, a igreja é o conjunto dos salvos por Cristo, é o Seu corpo, e desse corpo fazem parte todos os que Cristo adicionou a ele. Você não consegue fazer-se membro da igreja, ninguém consegue. Aos que iam sendo salvos, Cristo acrescentava à igreja, é isso o que a Bíblia fala.

— Mas fulano, ou a minha tia está lá na igreja católica...

— Ela creu em Jesus como seu Salvador? Então está salva!

Eu fui católico salvo durante um ano. Eu me converti das religiões orientais nas quais eu estava enfiado no tempo de faculdade, afinal, você sabe, jovem acredita em tudo. Fazia macrobiótica, não comia carne, eu era fino como um lápis: tenho uma foto em que estou atrás da haste de um microfone e quase não dá para me enxergar de tão magro que eu era. Converti-me, Deus me deu uma rasteira, falou comigo em sua palavra, a Bíblia. Um dia estava em casa desesperado, não conseguia ser a pessoa melhor que eu queria ser, e cumprir todas as rigorosas filosofias orientais, e disse: — Está bem Deus, fale comigo! — Abri a esmo a Bíblia e era o Livro de Jó. Os últimos capítulos quando Deus fala com Jó: - Quem é você? Você sabe como é que as cabras dão filhotes, você sabe isso, você sabe aquilo? Eu me vi na frente de Deus falando comigo assim, me apontando o dedo e dizendo: — Fica quieto Mário, você não sabe nada!

Naquela noite eu me converti e fui salvo. Como ninguém falou para ir à igreja A, B, ou C, eu comecei a ir à missa. Fui devoto, comprei um catecismo que é um livro enorme, lia todos os dias, acompanhava com a Bíblia. Um ano ajudei o padre, tocava violão na missa, mas com a certeza que eu já tinha minha salvação em Cristo. O padre nem gostava muito porque eu ficava falando isso para os jovens lá da igreja e ele ficava preocupado pensando que eu era de alguma seita como os meninos de Deus ou alguma outra coisa fora do eixo. Mas eu era convertido. Até que pela Bíblia, Deus me mostrou que eu não poderia continuar no sistema, que estava tão corrupto. E eu me apartei de tudo isso, de todos os sistemas humanos e estou congregado hoje somente em nome do Senhor com outros irmãos também que congregam dessa forma, reconhecendo que a igreja é um só corpo, não há divisões no corpo de Cristo. Quando Ele vier buscar sua igreja, vai levar a noiva inteira!

Hoje alguém escreveu para mim: — Você tem certeza de que será arrebatado? Eu falei: — Claro que eu tenho certeza! Você acha que Cristo vem buscar a sua noiva, e vai largar um braço, um dedo ou uma unha dela aqui na Terra? Não, ele vai levar a noiva inteira. Você já viu alguém na hora do casamento, ao ver entrar somente a metade da noiva, aceitar isso? Ele diria: — Cadê o resto da minha noiva? Eu quero casar com a noiva inteira! — Pois é assim que Cristo virá buscar a sua igreja, virá buscá-la inteira.

Se você for um ateu e quiser pegar a imagem deste vídeo para fazer um outro falando mal; pode fazer, porque assim terá mais gente conhecendo o evangelho, e se convertendo depois disso, como aquele ex ateu que eu falei anteriormente. Eu não ligo, pode fazer. Só não faça bobagem porque assim será denunciado, e pode sofrer penalidades legais: nunca use a imagem de alguém de maneira incorreta ou ilegal, ok?

Mas, agora falando para aqueles que já são cristãos, que já têm a certeza da salvação, que já tiveram todos os seus pecados perdoados, lavados pelo sangue de Jesus, porém, estão aflitos por causa desta situação que ninguém sabe no que vai dar; e eu também não sei, assim como os governantes também não sabem. É invasão alienígena. O presidente, os governadores não podem falar assim: pegue lá na estante o manual de como proceder no caso do coronavírus; porque eles não têm, nada foi impresso ainda. Ninguém tem dados suficientes, está todo mundo pegando dados ao léu, e as autoridades estão perdidinhas, porque ficam dando ouvidos, agora em tempo real, a todo mundo que dá palpites. Eu não gosto e não assisto futebol, não torço para time nenhum. É muito bom para quem gosta, mas eu nunca gostei. Eu só jogava futebol quando criança porque era o único que tinha uma bola de capotão no bairro e os meninos vinham me convidar para brincar, e me colocavam no gol por uns cinco minutos, e depois me tiravam, porque eu era péssimo, nunca gostei de jogar e nem de assistir futebol. Mas estou com saudades de jogo de futebol, porque assim as pessoas podem ficar discutindo futebol, e não tentando resolver o problema do coronavírus, coisa que ninguém sabe. Resolver o problema do time, todo mundo resolve, em tempo de copa do mundo todo mundo vira técnico, não é?! Mas hoje não é Copa, é uma coisa totalmente desconhecida.

Então, você que é cristão, que creu em Jesus, já garantiu a sua salvação, não importa se vai morrer de coronavírus ou de unha encravada; pois não é esse o problema. Todos terão que sair desta vida, ninguém fica aqui para semente, todos têm que ir. A Bíblia fala: "Lançando sobre ele, — sobre Cristo, — todas as vossas ansiedades porque ele tem cuidado de vós”. Você crê nisso? Lance sua ansiedade sobre ele. Não dá para fazer nada, eu estou aqui no meu apartamento, não dá nem para sair. Nem mesmo conversar com o Pedro eu consigo; quero dizer, eu consigo conversar mas ele não responde; então, não acontece nada, percebe? “Lançando sobre ele todas as vossas ansiedades, porque ele tem cuidado de vós”. A fé não é uma coisa irresponsável, tipo:

— Pois eu vou sair para a rua, Deus vai me proteger!

Não vai! Não é assim que funciona. Note, "o cavalo prepara-se para a batalha, mas a vitória vem do Senhor." Ele se preparou para a batalha antes! Não adianta nada acordar de madrugada para edificar a casa, para guardar a cidade, ou outra coisa. Estou misturando as passagens, mas em Salmos lemos: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Mas perceba uma coisa: há os que edificam, e o que vigia; contrataram um vigia para a cidade, não deixaram vir o inimigo para o Senhor o deter, pelo contrário, puseram alguém para vigiar. Portanto, tome os cuidados necessários, as recomendações que vêm dos médicos, da saúde. Não queira ser esperto e tomar um chá de inhanho achando que isso vai lhe curar. Um monte de gente morreu no Irã esta semana, tomando um remédio que alguém disse que as pessoas poderiam se salvar do coronavirus. Não faça isso, não tente, não queira achar que vai resolver com passes, com imposição de mãos, com Ziriguidum... Isso aí é uma doença, um vírus, se fosse assim esses que têm essa solução deveriam ir para os hospitais e ajudar os médicos que estão desesperados tendo que escolher quem morre e quem vive. Não há equipamentos para todo mundo. Então, siga as recomendações da saúde; se você é uma pessoa de risco como eu, fique em casa. E caso você seja uma pessoa de risco e não pode ficar em casa, ore a Deus para ver o que Ele lhe dirá, não sou eu quem vai lhe falar o que fazer. Você vai ter que se entender com o seu Senhor, se você é cristão. “Lançando sobre ele toda vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós."

Falando agora àqueles que são salvos, que têm o Espírito Santo habitando em si, que têm a certeza da sua salvação: se Cristo nos salvou, nem altura, nem profundidade, nem anjos, nem vírus, nem coisa alguma pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; essa é certeza do cristão. Eu vou até ler essa passagem. Vamos ver se eu consigo achá-la, porque velho é um problema para achar passagens na Bíblia, e eu já estou assim. Está em Romanos 8:28. Então para encerrarmos, eu quero deixar com você essa passagem:

"E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Eu gosto de outra versão que fala: "E sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Por que eles cooperam juntamente para o bem? Porque isso é como fazer pão; você não pode comer uma colher de fermento, sal, óleo, farinha crua; tudo isso é intragável e muito ruim para o seu sabor, para sua boca, para você comer. Mas quando você mistura os ingredientes, os coloca juntamente, bate muito neles, faz passar pelo fogo, aí, você tem um pão delicioso. “Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Segundo o propósito de Deus, não o seu próprio propósito, mas o de Deus, juntamente. E isso tem que bater muito, tem que passar pelo fogo. Muitas vezes até com o fogo da aflição, para cooperar para o seu bem.

“Porque os que dantes conheceu (lá na eternidade, Deus já sabia quem éramos), também os predestinou, (não venha discutir agora, predestinação e eleição, porque foi na eternidade, Deus já tinha os seus propósitos, nenhum homem decidiu por Deus, que é soberano sobre todas as coisas) “também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou” — você foi chamado um dia pelo evangelho? Por que você acha que foi chamado? Você pensa que foi uma grande ideia que você teve? Talvez você tenha visto uma porta escura sem saber o que tinha dentro, e no batente, em cima, havia uma placa escrito: "Será salvo todo aquele que crê em Jesus e entrar por esta porta". Você não sabia o que fazer e deu um passo de fé, entrou pela porta sem enxergar nada, sem ter certeza do que iria encontrar. E depois que entrou, você olhou por cima, e tinha outra placa do lado de dentro continuando a frase: se tiver sido eleito antes da fundação do mundo. Se você crê e entrar por essa porta, se tiver sido eleito.

Isso você só saberá depois que entrar, não antes.

“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou;- você é justificado pela fé em Jesus. Em Romanos 4 fala que Deus justifica o ímpio. Você é ímpio? Então você tem chance de ser justificado pela fé em Jesus. E se você não é ímpio e se considera uma pessoa muito boa, muito religiosa, você não tem chance. Davi falou: bem aventurado o homem a quem Deus justifica sem considerar suas obras. Eu vou ler depois esta passagem. Vamos voltar em Romanos 4, depois vamos para Romanos 8.

"Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar". Se gloriar para quem? Para os homens, é disso que fala em Tiago 2. Porém, não é diante de Deus, porque você não pode se gloriar diante de Deus se você foi justificado por obras. “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida, mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça; e é assim também que Davi declara: “Bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça independentemente das obras — percebe? Deus lhe atribuirá justiça pela fé e não pelas suas obras – “bem aventurados aqueles que as iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado aquele a quem o Senhor jamais imputará pecado”. Romanos 4:7-8.

É esta a certeza que você tem que ter. Vamos voltar agora em Romanos 8.

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou, e aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (com Cristo em glória). Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Viu a carestia que pode vir depois desta pandemia? Guerras, revoluções, desobediência civil, ataques, violência. Sabe aquele pregador da TV que falou que se você mandar o dinheiro seus problemas acabarão? Uma vez, eu passei em um lugar que tinha uma placa em uma igrejinha pentecostal, falando assim: Venha, que aqui os seus problemas acabarão. — Amigo, essa pessoa nunca leu a Bíblia! Todos os apóstolos foram perseguidos, torturados e mortos, exceto João que morreu velho na prisão. Veja a vida dos apóstolos, você acha que aquilo foi vida? Se alguém lhe oferece uma vida melhor por crer em Jesus, está mentindo, porque quando nós cremos em Jesus o inimigo, que é Satanás, quer nos pegar de todos os lados, como a Jó. Claro que para afligir a Jó ele teve que passar no céu e pegar um carimbo com a autorização de Deus. Mas o inimigo está aí para nos afligir o tempo todo, e se Deus permitir, amém, o que faremos? Porém, sempre lembre que você não perde a salvação: quem nos separará do amor de Cristo, quem nos condenará? Voltando em uma passagem:

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (ou coronavírus?) Não, de maneira alguma! “Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro”. Assim como Jesus foi. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, (por quê? Porque ganhamos carros novos, porque vamos progredir na vida, porque vamos ser curados de doenças, etc? Não é isso que Deus promete a você. “Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Nada pode separar você e eu, que cremos em Cristo, do amor de Deus que está em Cristo Jesus! Então descanse. O Senhor Jesus quando viu seus discípulos atribulados, correndo de um lado ao outro, com muito trabalho, falou: Vinde à paz, descansai, vinde aqui, repousai. O Salmo 23 fala: O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Eis que ele me leva por pastos verdejantes. Vamos ler o Salmo 23 para terminar. Eu estou prometendo terminar, mas quando começamos a ler a Bíblia, é uma coisa tão maravilhosa, não dá vontade de parar. Por que falar das coisas do Senhor irrita um ateu, por exemplo? Porque ele não tem o Espírito Santo, não tem eco em sua alma, ela está oca. A sua alma tem um deus, que é ele próprio. O incrédulo está oco e precisa ocupar com Deus. O ser humano foi feito para ser adorador, não existe um ser humano que não seja adorador. Uns adoram a si mesmos, sua inteligência, seu ego, sua ciência, suas coisas; outros adoram a Deus. A questão é essa: a quem você adora? Se for Deus, você terá prazer em ouvir a Sua palavra. Aqueles que são de Deus, ouvem a Sua palavra e dão atenção ao que Ele diz.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. — Mas o que vou fazer com a despensa? Confia nele, agora é hora de confiar. Eu não tenho as respostas, a não ser esta: confiar nele, não tem outra maneira. “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.

É interessante esta parte, porque bordão e cajado são dois pedaços de pau que o pastor usa: um para puxar a ovelha caída no buraco e o outro para sentar o couro nela, quando ela quer se desviar. Eu me lembro de uma antiga história que li. O pastor, quando tinha uma ovelha muito arredia que podia fugir e o lobo matá-la, quebrou a perna da ovelha, assim ela não podia mais correr, não podia ir longe, só pastaria onde ele a levasse. E o Senhor, às vezes, permite que quebremos a perna para não irmos para longe dele, nos mantendo em isolamento, perto dele.

“O teu bordão e o teu cajado me consolam” (me confortam). Eu me lembro dos meus filhos quando eram pequenos, às vezes, desafiavam a autoridade dos pais e precisavam levar umas chineladas. Depois eles ficavam calmos e vinham nos abraçar, porque descobriam que havia alguém cuidando deles. Uma criança que não é disciplinada, terá problema de depressão, problema de não respeitar autoridade, porque não tem ninguém cuidando dela. Ela nunca tem prova de que alguém realmente se preocupa com ela, e que ela não vai chegar à beira do abismo e cair.

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”.

Essa é a promessa que Deus faz. Aqui neste mundo, não tem vida feliz. Minha mãe costumava falar para as suas amigas que se a vida neste mundo fosse boa, ninguém iria querer ir para o céu. Não é verdade? Simples assim!

Agora para terminar, já terminei quantas vezes? Está marcando quantas vezes eu já terminei? Mas, para terminar, de novo: havia um jovenzinho, pastor de ovelhas em uma cidade dos Alpes Suíços ou daquela região muito fria. Um dia, um homem estava pregando o evangelho e terminou a sua pregação dizendo: "quem ouve a minha voz, (ele fazia assim com a mão, como contando nos dedos a cada frase — e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em condenação ou juízo, mas passou da morte para a vida”. Esse garoto tinha ido levar as suas ovelhas para pastar na montanha, só que naquele dia, houve uma geada muito violenta, caiu muito neve, e ele não voltou para a aldeia. No dia seguinte todos saíram em busca do pastorzinho, do garoto; para ver se ele estava vivo, ele podia ter morrido congelado. Quando encontraram seu corpo congelado, ele estava com as mãos assim, segurando o dedo, dando testemunho de que passou da morte para a vida.

Um bom dia para você. A minha bateria já está acabando. Até uma próxima oportunidade, se Deus quiser. E que Deus possa cuidar de todos nós agora, neste momento difícil. Tchau.