Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

De que me arrepender se não fiz nada de errado? Mario Persona

 De que me arrepender se não fiz nada de errado? Mario Persona

https://youtu.be/MlmWTy6zsYs

De que me arrepender se não fiz nada de errado?

Boa noite a todos! É um prazer estar aqui outra vez para falar daquilo que nos dá prazer, da pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sobre o que ele fez por nós e o que esperam aqueles que creem nele como Salvador, aqueles que um dia confessaram a Jesus os seus pecados e pediram perdão uma vez – sim, porque perdão pede-se uma vez, quando você se aproxima de Deus com base na obra de Cristo na cruz do calvário, depois disso confessa-se os pecados a Deus.

Então, hoje eu vou falar sobre um assunto que muitas pessoas me perguntam: o que é arrependimento e quando eu devo me arrepender? Muita gente pensa que arrependimento só se pode ter quando se faz alguma coisa errada. Mas na realidade não é bem assim, porque nós já nascemos e viemos ao mundo errados, herdamos de Adão uma composição errada, vamos chamar assim. Nós temos que viver em constante julgamento da nossa alma, da nossa pessoa e dos nossos pensamentos. E isso nos leva também a ter um arrependimento constante em nossa vida; uma mudança de pensamento constante diante de Deus, julgando a nós mesmos o tempo todo. A confissão você faz uma vez. – Ah, eu pequei! Confesse então seu pecado a Cristo, a Deus. Mas o arrependimento é um processo que vai continuar por toda a vida do crente, não uma vez só.

Antes de entrarmos no assunto: as pessoas perguntam qual Bíblia eu uso. Eu uso dois aplicativos de Bíblia: um é o e-Sword, que uso em meu computador, um PC. Você pode instalar quantas versões quiser e terá que ficar garimpando estas versões, procurando os módulos de Bíblia para o e-Sword internet. E em meu Android, eu uso o MySword, um aplicativo, eu acho que você não encontra na loja de aplicativos do Google, mas tem que entrar no site MySword, baixar e instalar. E a mesma coisa, saia pela internet procurando e garimpando diferentes versões bíblicas e comentários. Existem muitos comentários e a maioria é em inglês, evidentemente. Você o instala, e ele faz a relação do versículo com o comentário na tela. Então fica muito fácil você trabalhar com isso. Tem os dicionários em grego e hebraico que você pode instalar. Mas não pergunte para mim, procure no Google, e-Sword e MySword. Procure por esses dois aplicativos e você poderá ter uma Bíblia muito boa em suas mãos.

Agora sim, vamos ver um pouco mais o que é esse arrependimento. A confissão: “se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados”, e isso você faz uma vez quando peca. Cada vez que pecar você deve confessar seus pecados. Já o pedido de perdão você faz uma vez quando se converte a Cristo. Aí, você pede a Deus para perdoar todos seus pecados e todos eles são perdoados. Mas a  confissão você faz toda vez que confessa.

Em 1 João 1:8 está escrito assim:

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

Então, um cristão que diz que não peca, já está pecando por mentira, porque aqui deixa muito claro: "Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós."

E aí no capítulo 2, ele dá a solução para isso:

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis”... nós vivemos em um corpo de carne ainda, apesar de salvos depois de crermos em Cristo... “e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

Então esta é a primeira parte que nós temos que entender quando pecamos.

Estou falando aqui em uma linguagem que para uma pessoa que não está muito habituada com a Bíblia e a salvação eterna, – que é o primeiro passo – talvez vá ficar meio complicado, porque a pessoa pode não entender muito bem o que estou falando. Então vamos pegar um versículo, que é uma passagem da Bíblia para seguirmos. Em Lucas 13:1, diz assim:

E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.

Isso aqui é um ensino muito interessante para nós. Primeiro, uma coisa básica: eu já vi cristãos que criticam outros: "Você fica lendo jornal, você não precisa saber de nada das notícias deste mundo”. Bom, o Senhor Jesus sabia exatamente o que tinha acontecido nesse tanque de Siloé, quando caiu uma torre em cima daqueles galileus e quando  Pilatos misturou o sangue deles com o sangue de sacrifícios. Ele sabia disso, estava no Facebook, no Twitter, estava nos jornais da época, não é? Embora nada disso existisse naquele tempo, as pessoas falavam umas para as outras dos acontecimentos. Ele estava por dentro do assunto e usa justamente os dois acontecimentos.

Pilatos talvez quisesse se vingar dos seus opositores; e o que fez? Ele matou esses galileus no momento em que eles estariam oferecendo sacrifícios: o sangue dos opositores de Pilatos acabou se misturando ao sangue dos animais sacrificados. Basicamente, foi isso que aconteceu. Depois, ele fala de dezoito pessoas sobre as quais caiu uma torre, provavelmente, uma torre ao lado da piscina ou do tanque de Siloé, e que matou essas pessoas. E ele coloca a pergunta: "Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?"

E ele perguntou de novo a respeito daqueles que morreram com a queda da torre: “Cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?”

Por que ele faz essas perguntas?

Toda religião é contaminada com filosofia oriental, e não era diferente na Judéia, e entre judeus que traziam os costumes de doutrinas orientais, que dizem o seguinte: "Quando você faz uma coisa errada, você é penalizado, e quando não faz nada errado, você vive uma vida tranquila." Isso é doutrina pagã, espírita, reencarnacionista que fala do carma, certo? Que as pessoas têm um carma e seu depósito de pecados, erros e coisas assim; e que elas têm que pagar por isso. Então, um espírita aqui, responderia: "Ah, esses galileus devem ter feito muitas coisas erradas na vida para terem sofrido isso. Esses dezoito homens sobre os quais caiu a torre, devem estar com um carma muito carregado para sofrerem assim”. Mas o Senhor fala que não. A mesma coisa, ou algo parecido ele fala em João 9:

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”

Bom, alguém poderia dizer que foram seus pais, porque ele não poderia nascer cego, se ele tivesse pecado antes, a menos que alguém levando uma doutrina espírita responderia: “ele deve ter pecado em uma vida anterior para poder nascer cego”. Mas o  que o Senhor Jesus responde? “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”.

Então, não é tão simples assim responder questões quando nós estamos contaminados com ideias de filosofias e religiões orientais, porque aqui o Senhor Jesus repreende as pessoas que estavam comentando aqueles dois acidentes, dizendo: vocês acham que aqueles galileus foram os mais pecadores porque eles pereceram essas coisas? E ainda  fala para os outros: "Vocês acham que aqueles que morreram na queda da torre foram mais pecadores, porque caiu a torre em cima deles?" E diz ainda: "Não, vos digo; antes, se vos não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis."

Quem escutou isso poderia ter falado: "Mas como? Eu não fiz nada de errado, por que estou apanhando?” Tinha um homem que brincava dizendo: "Quando eu chego em casa, eu dou uma surra em cada filho. Eles não sabem porque eu estou batendo, mas sabem porque estão apanhando." Na realidade todo ser humano deveria saber porque está apanhando (porque está passando por um sofrimento), todos nós deveríamos saber e nos arrepender.

Mas como assim? Eu não estava lá na torre e nem nos sacrifícios dos galileus! Não importa! Todos nós nascemos pecadores. Existe uma ideia errada de achar que se eu estou bem, tudo vai bem. Hoje mesmo publicaram num cartum, um púlpito dentro de uma igreja evangélica onde a mulher está cochichando com o marido: "As pessoas sofrem quando fazem coisas erradas, né?” E o marido está respondendo: “É, então os apóstolos devem ter feito muitas coisas erradas."

Porém, essa lógica não é bíblica, pois se você analisar todos os apóstolos – exceto João, que morreu de velhice na prisão – foram martirizados: morreram queimados, degolados, esfaqueados, todos eles. E você pode se perguntar o que eles fizeram de errado para sofrer tanto. O problema acontece lá no Jardim do Éden. Quando Deus criou o ser humano, Ele não o criou com doenças, pecados e com problemas. Deus não criou guerra, sofrimento, doenças, pandemias, nada disso. Ele criou o mundo perfeito e colocou um homem igualmente perfeito neste mundo, com uma condição para testar esse homem: que ele não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Só isso! É difícil obedecer a uma ordem dessas? Não, de forma alguma! Mas, quando Satanás veio e falou que se eles comessem, eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal, o que aconteceu? Ser como Deus é tentador, não é? Eu não vou mais precisar responder e nem dar satisfação a Deus, eu mesmo posso fazer as minhas escolhas, decidir que maneira e que tipo de vida eu terei, sem me sujeitar a Deus. Muito interessante a proposta do diabo, não? Pois é por isso que desde então, todos nós sofremos por causa do pecado. E se você achar que isso está errado, visite um cemitério; ali estão enterrados todos os que morreram, porque, “por um só homem entrou o pecado no mundo, e com o pecado a morte, porque todos pecaram”.

"Ah, mas eu não!" Cale a boca! Todos pecaram! Isso a Bíblia fala: se alguém falar que não pecou e que não é pecador, está ofendendo mais ainda a Deus do que já ofendeu pela sua condição de pecador. Não há quem não peque! Mas e a Nossa Senhora? Também era uma pecadora. Se você duvida disso, é só ler quando ela se encontra, eu acho, com a sua prima ou a sua tia: em Lucas 1:46:

“Disse, então, Maria: a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Se Maria não fosse uma pecadora porque ela precisaria de um salvador; porque ela chamaria a Deus de meu salvador? “Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus”, todos, sem exceção! Isso nos é dito em Romanos. Mas, houve um que não pecou, um homem totalmente puro e santo, o filho de Deus, feito homem. Aquele que veio ao mundo para salvar os pecadores, porque o pecado exigia um sacrifício de sangue. Por isso, quando você vai ao Antigo Testamento, vê milhões de animais sendo sacrificados, e se pergunta “por que tudo isso?” É porque eles eram sinais ou figuras, que prefiguravam um sacrifício que aconteceria uma vez, e seria de uma vez para sempre, para tirar o pecado do mundo, salvar os pecadores. Cristo veio ao mundo morrer por pecadores; se você não se acha pecador, está então fora dessa lista, porque aí não tem salvação para você: salvação é só para pecadores que creem nele e confessam a ele seus pecados e creem que ele morreu na cruz para nos salvar.

Todo judeu era educado na lei do Antigo Testamento e sabia que aqueles cordeiros   eram sacrificados para levar o pecado dos homens. Mas eles não levavam efetivamente, os animais apenas sinalizavam que um dia Deus iria fazer um sacrifício derradeiro com o cordeiro perfeito. Esse sim, iria levar os pecados sobre si. Por isso que João Batista quando vê Jesus pela primeira vez em seu ministério, aponta para ele e fala: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”

E na cruz, Cristo foi o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ou seja, passou a limpo a criação de Deus, embora nós ainda não possamos ver isso realizado. Eu sempre gosto de dar um exemplo com um prédio que será demolido. Eles pegam aquele edifício alto, fazem furos na sua estrutura de concreto e colocam dinamite: há um sistema que liga os explosivos para fazer isso em cadência, porque não se pode explodir o prédio de uma vez, senão voaria pedaços pela cidade inteira. Acabaria com toda a vizinhança. Se jogar uma bomba num prédio, estoura o quarteirão inteiro. Por isso eles fazem isso  através de uma sequência de explosões dos pontos frágeis do edifício, para ele ir caindo aos poucos. Assim foi quando o cordeiro de Deus veio e morreu na cruz para tirar o pecado do mundo: podemos chamar isso de primeira explosão. Segunda explosão, terceira explosão, quarta explosão. Então isso vai concretizar quando Cristo voltar para reinar. Uma primeira fase é ele ter vindo ao mundo para morrer; numa segunda fase, ele virá ao mundo reivindicar os seus direitos e reinar aqui, julgar as nações também, que não o receberem. E depois ele virá para julgar os vivos e os mortos, para serem condenados.

Mas, não é este o assunto de hoje, mas justamente a questão do arrependimento.

Quando é que nós nos arrependemos? Sempre!

-        Mas eu não fiz nada errado!

-        Não é que você não fez nada errado, você é errado! Assim como eu.

Porque nascemos trazendo em nós já, a semente do pecado, da árvore do pecado que dá os seus frutos (os pecados). Mas você vai perguntar: "Você não falou ali que quando nós cremos em Jesus nós somos perdoados dos nossos pecados?”

Sim, somos realmente! Por isso, você não encontra um salvo por Cristo na Bíblia, nas cartas dos apóstolos, pedindo perdão uma segunda, terceira ou quarta vez. Não! Ele só pede perdão quando se converte, dali para frente ele já tem o perdão garantido. Ele apenas confessa os seus pecados, pois já foi perdoado totalmente. A questão é que agora ele carrega em si mesmo, seu corpo de carne e esse é susceptível a pecar, por esta razão ele precisa confessar seus pecados quando peca. E recorre àquele perdão que já está disponível para ele desde o dia em que Cristo morreu na cruz.

Quando uma pessoa pede perdão pelos seus pecados em sua conversão, ela pede perdão baseada na obra de Cristo feita uma vez na cruz, e essa pessoa é perdoada dos pecados passados, presentes e futuros, caso contrário, imagine a situação: ela teria que pedir perdão cada vez que pecasse e Cristo teria que morrer novamente por aquele pecado novo. Mas lá na cruz, quando ele morreu, nem o Mário e nem os pecados do Mário existiam, e ainda sim, lá, ele levou sobre si todos os meus pecados que ainda iriam   acontecer. Porque, se não fosse dessa maneira, não haveria salvação para mim. Se eu dissesse: Deus me perdoa dos pecados que eu fiz até aqui, na hora da minha conversão; como seria? Quem vai morrer por mim depois disso? Ora, a obra de Cristo foi feita uma vez para perdoar todos os meus pecados, a partir do momento em que eu creio nele como meu salvador.

Então, o arrependimento, a confissão, você faz muitas vezes a Deus. Se você pecou contra outra pessoa, você confessa a essa pessoa, mas o arrependimento é constante e contínuo, porque nós nos arrependemos de sermos pecadores em nossa origem. É claro que Deus não nos vê mais como pecadores depois de salvos, Ele passa a nos ver como filhos e como salvos. Lucas 15:7:

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende”.

Veja que não está escrito por um pecador arrependido, mas o verbo diz: "que se arrepende", porque agora esse arrependimento é um modo de vida e vai continuar enquanto esse salvo e crente que se converteu a Cristo, viver. Ele vai estar sempre em “modo arrependimento”. E por que eu digo isto? Por causa daqueles dois casos que o Senhor Jesus falou, os homens que morreram primeiro, nas mãos de Pilatos e depois aqueles que morreram por um acidente. Veja que são coisas que poderiam acontecer a qualquer um, é isso o que ele quer dizer ali. Aqueles que estavam vendo a cena do acidente ou do crime, não eram menos pecadores/culpados que aqueles que morreram. Porque é falsa a ideia de que coisas ruins só acontecem quando nós fazemos alguma coisa errada. Coisas ruins acontecem sempre, com toda a gente, porque nós nascemos de semente errada, percebe? Nossa origem é errada, por isso que uma pessoa precisa se converter a Cristo para ter todos seus pecados perdoados e ter vida nova em Cristo e aguardar a ressurreição ou a transformação do seu corpo para completar essa obra. Pois uma pessoa que vai a Cristo, já contrita, arrependida dos seus pecados e vai ao constante arrependimento pelo resto da vida, tem a salvação eterna.

Você pode questionar: eu tenho que me arrepender?

Em Romanos 2:4 lemos:

“Não sabeis que é a bondade de Deus que te leva ao arrependimento?"

O sentimento de arrependimento é algo que Deus coloca em meu coração, não é uma coisa que digo: eu preciso me arrepender; mas é Deus quem faz isso. Conheço a Sua bondade, tudo que Ele fez para mim, toda a Sua graça e misericórdia. Se eu não estava entre os dezoito sobre os quais caiu aquela torre, ou entre aqueles sacrificados por Pilatos, isso não quer dizer que eu era melhor ou pior que eles. Foi simplesmente um acidente causado por consequências do pecado, aquele do começo da criação. Pois o pecado detonou a criação. Se eu não estou entre os que sofreram de câncer, AIDS, Covid, de qualquer outra enfermidade, não quer dizer que eu seja melhor do que aqueles que sofreram, morreram ou ficaram com sequelas. Não! Tudo isso é consequência do pecado, entende? Pode ser que eu não seja atingido por alguma consequência dramática do pecado, enquanto o outro é, mas eu não posso de maneira nenhuma me achar melhor que ele. Porque é a graça de Deus que me preservou. E podemos nos perguntar: mas por que não preservou a ele? Porque isso é desígnio de Deus! Há pessoas que me escrevem perguntando porque tal coisa aconteceu, e eu digo para elas terem paciência que quando eu chegar à presença do Senhor, eu vou perguntar a Ele. Espere que eu vou anotar aqui em minha agenda...

Digo isso porque nós não sabemos muitas coisas. São desígnios de Deus. O que nós devemos saber é que Ele age em graça e que a graça está disponível a todo aquele que crê em Jesus como seu Salvador. Lembre-se disso: é a bondade de Deus que nos leva ao arrependimento. Podemos ler em Romanos 2: 

“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro” (Quem é o que julga? O que se acha melhor que o outro! Ora, no fundo, todos nós nos achamos melhores que os outros, não é mesmo? Mas o que ele fala aqui? “és inescusável quando julgas”. Isso é um tapa na cara!

“Ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo”.

Ou seja, estamos todos sujeitos a fazer todas as besteiras, cometer todos os pecados que existem no mundo. Alguém pode falar: "Você viu aquele homem, ele era tão direito, justo, pai de família, um dia ele acordou de manhã e matou a família inteira”. Eu respondo: eu também seria capaz de fazer a mesma coisa que ele fez. Sim, porque todos nós temos em nossa carne a mesma maldade que tinha na carne dele. É apenas um tilte que deu lá, e aconteceu, mas todos nós somos capazes de cometer os mais horripilantes pecados que existem na face da Terra. Talvez seja por isso que exista tanta audiência para filmes e documentários de crimes hediondos, onde as pessoas matam pais e filhos. “Que mau, que sujeito ruim, que mãe horrível aquela, não?” Olhe, se você se considerar melhor do que o mais vil pecador, você não entendeu ainda o que é a graça de Deus, o que é a salvação, e o que é a natureza do ser humano, que é pecador até a raiz do cabelo. Está no DNA do homem ser pecador, por isso é que nós precisamos de um Salvador, e esse Salvador não vem pelos bons feitos, ou pelos méritos meus. Não, de jeito nenhum! Ele fala em Romanos 2:2:

“E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?”

Percebe? Se você um dia se arrependeu de algum ato que cometeu, foi a bondade de Deus que te levou ao arrependimento, e isso ocorre com constância, é a graça de Deus que lhe guarda. E quando não guarda, é a graça de Deus também que permite que aconteça a você coisas ruins. Verdade! Porque uma vida cristã sem percalços, tragédias e coisas ruins é perigosa, porque você vai achar que está seguro em si mesmo, que você é o cara, que foi escolhido para não acontecer coisa ruim na vida. Não é! Da mesma forma que o pecado entrou ao mundo e detonou toda criação, todos nós estamos sujeitos a todas as coisas ruins que acontecem. Por que duas pessoas estão em uma praça, uma toma um tiro e a outra não? Porque o pecado lá atrás, detonou as pessoas, então ficamos todos sujeitos ao mal. Agora, se vivemos achando que a vida só é boa se não acontecer nada de ruim a nós, estamos errados também, porque aí, vamos viver como pagãos. E como esses vivem? Ora, os pagãos fazem sacrifícios aos seus deuses, para que eles os protejam de coisas ruins: acidentes, doenças, enfermidades, etc. Os pagãos vivem em constante medo. Fazem oferendas aos demônios. E por quê? Para agradar o demônio, para ele não ficar bravo e com isso não ser atingido por problemas. Mas o cristão sabe que quando ele creu em Jesus, teve seus pecados perdoados e se tornou um filho de Deus e a pior coisa que pode lhe acontecer é a morte; mas, ainda assim, a morte para o cristão é serva de Deus: ela vai levá-lo para junto do Senhor! Como Paulo fala:

"Para mim, o morrer é ganho, é lucro."

Como ele pode achar que é lucro? Porque ele sabia onde estava ancorado e qual o seu destino eterno. Quando pensamos hoje nas barbaridades que estamos vendo... Eu vi hoje um vídeo feito por um homem da janela do seu carro, onde uma mulher do carro ao lado, está esgoelando o motorista porque ela queria que ele se afastasse, pois ele não estava obedecendo o distancimento mínimo social: “você está muito perto do meu carro". Gritava ela. Gente, que insanidade! Mas por que ela faz isso? Simples, pelo medo de morrer. E o diabo é quem tem as rédeas do medo da morte, e é por causa deste medo que ele mantém as pessoas escravas. As pessoas fazem qualquer coisa por medo da morte, ficam insanas. Outro dia assisti a um vídeo também, nas redes sociais, de uma mulher em uma padaria que começou a gritar com uma moça que estava a dois passos de distância dela na fila do caixa: "Você não está na distância correta, você tem que ficar mais longe!" A moça não sabia o que fazer. Aí, a mulher tirou da bolsa uma fita métrica para medir a distância dela para a moça, a fim de verificar se estava dentro do distanciamento social. Isso é coisa de doido! Alguém abriu o portão do hospício, esqueceu de fechar e soltou um monte de gente que está desesperada com medo da morte. Você viu aquelas fotos de um homem no supermercado dentro de um balão de plástico? Então, é medo da morte! A pessoa com medo da morte se torna escrava do diabo; isso está na Bíblia, em Hebreus 2:14, quando ele fala porque Jesus veio e precisou de um corpo de carne para ser um sacrifício pelo pecado. Diz assim: 

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas”. 

Por isso que quando alguém me pergunta se Satanás pode ser perdoado, eu digo que não. Porque sem derramamento de sangue não há remissão (retirada) de pecado. Está escrito também. E Satanás não tem sangue, ele não tem um corpo de carne, ele é um ser espiritual. Ninguém fez um sacrifício para salvar anjos, o único sacrifício que foi feito foi o de Jesus para salvar os seres humanos e para isso ele se tornou humano – ele não era antes, era o filho de Deus eterno, uma das pessoas divinas da Trindade; e não me peça para lhe explicar, porque isso é maior do que a nossa mente consegue absorver e entender. Mas ele se fez carne, veio ao mundo em carne, em um corpo humano para morrer por humanos, não por anjos e seres espirituais.

Continuando a leitura:

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”.

O diabo mantém as pessoas presas às suas garras, pelo medo da morte. Mas a pessoa que creu em Jesus como Salvador, teve seus pecados todos perdoados. O Senhor prometeu claramente:

"Quem ouvir a minha voz e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna.” Não fala que terá, talvez, quem sabe. TEM a vida eterna! “Não entrará em condenação, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida”.

E digo ainda que eu não passarei pelo juízo final! Esta frase assusta algumas pessoas que podem pensar que me acho bom. Mas, não filho, eu não sou bom! Eu sou como qualquer outro ser humano; mas ele falou: “aquele que ouve a minha voz e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”, isso não significa talvez ou quem sabe, mas que tem a vida eterna! Não entrará em condenação, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida. Por que uma pessoa que crê em Jesus não vai passar pelo juízo final? Porque se ela passasse, ela iria chegar lá e o Senhor falaria: "Cadê seus pecados?” A pessoa responderia: – Eu não trouxe nenhum, Senhor, eles ficaram lá na cruz quando o Senhor morreu por mim”.

Ou seja, essa pessoa não vai ter nada para ser julgado, entende? O juízo final é para os que morreram em seus pecados, nenhum crente vai aparecer ali. E quando eu falo "crente", não pense que é algo de religião evangélica ou coisa assim. Nenhum dos que creem em Jesus Cristo irá comparecer ao juízo final porque isso é só para perdidos. Se você for ao final de Apocalipse e ler o relato do juízo final, verá que ali não tem ninguém que sai a salvo, porque ali é lavratura da sentença. O julgamento que lemos ali é das obras dos perdidos, não dos salvos. Sim, vai existir um julgamento das obras dos salvos; não dos salvos, mas das suas obras! A Bíblia chama isso de tribunal de Cristo, que é quando as obras dos salvos serão julgadas, e aquelas que foram feitas em Deus receberão galardão (recompensa).

Porém, a salvação é por graça somente e misericórdia. Não é nem pela sua capacidade de arrependimento, porque se fosse seria obra sua. "Oh, eu me arrependi tanto dos meus pecados, que Deus teve dó de mim". Balela, não é isso! Deus teve dó de você quando entregou o Seu filho para morrer na cruz, e lhe convidou para crer em Jesus como seu Salvador, prometendo no momento em que você fizesse isso, que todos os seus pecados seriam pagos ali naquela cruz; não pelo seu sofrimento, pela sua vida, não pelo seu arrependimento, pois assim seria através das suas obras. Portanto, nada! Zero de nós entra em nossa salvação; absolutamente nada! Ninguém vai poder chegar ao céu e falar: "eu estou aqui porque fui um cara muito legal, fui muito caridoso, fiz boas obras, eu me arrependi, eliminei todo meu carma, eu vivi 389 milhões de vezes, eu nasci, vivi, morri e reencarnei, e toda aquela bobagem, por isso eu cheguei até aqui.

Chegou nada, amigo! Você vai chegar ao céu vazio de obras suas ou mérito seu, pois  todo mérito irá para Cristo. Ninguém vai poder dizer que chegou lá porque foi bom. Todos vão chegar e falar: Ele! Está escrito em Apocalipse 5.

Tem até uma história interessante: certa vez, um cristão pregava em uma praça e quando ele terminou, veio um senhor falar com ele dizendo que havia gostado muito da sua pregação, só não gostara quando o pregador disse que não será pelas boas obras que alguém chegará ao céu. Não será a minha boa conduta, a minha vida religiosa.

-        Ah, o senhor não gostou? E o senhor vai para o céu? Perguntou o pregador.

No que o homem respondeu que sim, que ele tinha certeza disso, pois ele vivia uma vida tão correta, tão boa, sempre foi um bom pai de família, muito trabalhador, ajudava aos pobres, alimentava os famintos, curara enfermos. Enfim, fazia tudo de bom para todo mundo e por isso sim, ele iria para o céu porque afinal, ele merecia.

-        Sim? Então vamos fazer o seguinte – falou o que pregava – quando o senhor chegar ao céu, o que vai acontecer lá? O que fazem as pessoas no céu?

Vendo que o homem não fazia ideia, ele disse:  – Se o senhor não sabe, vamos ler na Bíblia: veja, as pessoas no céu irão cantar. Apocalipse 5:9 descreve uma cena no céu:

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra”.  – Sabe qual é o seu problema? O senhor será o único no céu a cantar outra letra de música, não poderá falar "digno és por que foste morto", mas vai cantar assim: Digno sou, porque levei uma vida correta, honesta, trabalhadora. E ajudei os pobres, dei muita esmola, fiz muita caridade e tal." Será o único dissonante no céu, porque ali só vai ter glória para um: Cristo!

E por que essa resistência em querer dar toda a glória para o salvador? Por que tem gente que quer se amarrar às suas migalhas, achando que por isso será digno de entrar no céu?

Esvazie-se! Isso é arrependimento: descobrir que você não é nada, que está totalmente perdido e que se não for pela graça e misericórdia de Deus, nada vai acontecer, a não ser uma condenação eterna no lago de fogo para os que rejeitarem a Jesus.

Então entenda: arrependimento não é você se flagelar como faziam na Idade Média, como aqueles religiosos que saíam pelas ruas com um chicote batendo nas costas, fazendo autoflagelo, dizendo-se pecadores. Não é isso! Não é você se punir, porque se fosse, seria salvação pela sua autopunição. Arrependimento não é confissão como eu já expliquei. Confissão, você faz quando confessa seus pecados, quando você erra. Arrependimento não é você mudar de vida, porque isso é uma mudança exterior. O arrependimento é constante em sua vida. Deus não pede a você para fazer promessas de que vai mudar de vida: “a partir de hoje eu vou parar de fazer isso", arrependimento não é isso, mas é o sentimento de indignidade por ter nascido como descendente de Adão, e estar sujeito a pecar, ainda que já tenha tido seus pecados perdoados pela fé em Cristo, quando creu nEle como seu Salvador.

Quando vemos pessoas arrependidas, o que acontece? O arrependimento dá frutos.

Quando João Batista pregava aos judeus em sua volta, ele falava: “produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". Então o verdadeiro arrependimento produz frutos dignos de arrependimento. E você vai estar sempre produzindo esses frutos. Uma coisa que as pessoas não entendem é que a salvação vem antes dos frutos, antes de você fazer obras. Alguém pode dizer que a fé sem obras é morta. Sim, a fé sem obras é morta, porque a fé verdadeira vai produzir obras de Deus, não suas. Isso está escrito em Efésios 2:8:

"Porque pela graça sois salvos". Apareceu alguma palavra “Obras” ali no meio? Não! Foi dito pela graça! “Por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

E graça é um favor imerecido. Se você não pode pagar algo e não tem como retribuir, então recebe de graça. Você é convidado para um jantar no palácio do rei, de graça, por que você deveria levar um sanduíche de mortadela? Para dizer que quer ajudar um pouquinho com a comida? Ora, assim você estará ofendendo o rei, porque se ele convidou você, ele quer exercer graça, compaixão por você.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé".

O que é fé? Fé é a certeza de coisas que você não vê, é a certeza de fatos que você espera. Deus, o Senhor Jesus, fala: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna."

E eu lhe pergunto: você ouviu a palavra? – Ouvi. – Você Creu em Jesus? – Cri. – Você tem a vida eterna? – Ah, não sei, né? Deus é quem vai julgar se sou bom o suficiente. – Errado! Quem ouve e crê, tem a vida eterna. Então tem! – Você tem a vida eterna? – É, eu ouvi e cri, então eu tenho!

É isso aí, simples! Não doeu, é simples: quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em juízo... Lá na frente, a pessoa não vai entrar, vai passar por fora, vai chegar a uma porta onde estará escrito "Juízo”, e vai falar:  – Opa, aqui não é para mim, já foi. O meu juízo já aconteceu lá na cruz. Ele levou todos os meus pecados que foram julgados nele e por ele, lá na cruz.

“Não entrará em juízo, mas passou da morte para vida”.

Quando você escapa de um acidente na estrada e dá aquela sacudida, você olha no espelho e fala: "ufa, passei da morte para vida." É essa a certeza que Deus dá na Sua palavra, é isso que Ele está esperando de você, que creia em Cristo agora.

Então como eu falei: “Pela graça sois salvos por meio da fé". Fé é crer na palavra de Deus. Se Ele disse que você é salvo quando crê no que Ele disse, então, como você vai contradizer isso? Note no que a Palavra diz: “Isso não vem de vós", ou seja, não é mérito seu. “É dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie". Para que ninguém chegue ao céu e fale: "eu fui o cara". “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus". Já nesta nova criação, agora. “Para as boas obras que Deus preparou para que andássemos nelas".

Percebe? Tem as obras, sim, mas elas são um estágio depois de ser salvo. Deus não pede obra para perdidos, Deus dá obras para salvos. Entendeu a mecânica da coisa? É muito simples, se você realmente crer em Jesus como seu Senhor e Salvador. Receba dEle, e saiba isso: aqueles sobre os quais caiu a torre, não eram mais pecadores do que você, sobre quem não caiu a torre. A culpa de tudo isso está lá no Éden, porque o religioso vai falar: "Ah, a torre caiu sobre eles porque eles eram pecadores". Mas aí, ele vai fazer o papel dos amigos de Jó, que o culpavam pelo que estava acontecendo com ele. Não seja assim. O religioso porá a culpa nos que fizeram alguma coisa de errado, já aquele que não crê em nada, acha que a culpa é toda de Deus: Deus causou essa tragédia. Por que Deus permitiu isso ou aquilo?

Amigo, quando o filho de Deus veio ao mundo, poderia ter mudado tudo isso se ele tivesse sido recebido como Rei pelos judeus; mas ao invés de recebê-lo como rei o pregaram em uma cruz. Você acha que ainda pode reclamar de alguma coisa? – Ah, por que Deus não melhora a situação do país, a situação do mundo?

Se Ele enviou o filho dele para cá, e o pregaram em uma cruz, você quer o quê? Isso aqui é tudo consequência. Até ele voltar para buscar os seus e levá-los para o céu eternamente. Você estará entre esses que foram salvos pela fé somente? Ou você estará entre os reclamões, eternamente no lago de fogo, culpando Deus por suas misérias, por sua falta de sorte? De que lado você vai ficar?

Creia em Jesus agora mesmo como seu Salvador e Senhor!