Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Cura em dois tempos - Mario Persona

CURA EM DOIS TEMPOS - Mario Persona


https://youtu.be/So2TXo3OUB4


CURA EM DOIS TEMPOS
Mario Persona

No capítulo 8 do evangelho de Marcos, há uma série de eventos, que começa com a multiplicação dos pães que o Senhor Jesus faz, e a partir do versículo 10, ele entra no barco e vai com os discípulos para as partes da Dalmanuta e tão logo ele chegue lá, saem os fariseus para o encontro dele para O tentarem, pedindo um sinal do céu. Eles querem prová-lo para ver se Ele é quem Ele diz que é. Querem que Ele faça um sinal no céu.

Aí, no versículo 12 de Marcos 8, Ele suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum. E deixando-os, tornou a entrar no barco e foi para a outra banda. Deixou-os falando sozinhos. E isto é estranho os fariseus pedirem mais sinais, pois Ele tinha feito tantos sinais, milagres, tinha acabado de fazer um milagre tremendo ali, alimentando uma multidão. Estranho, também, por outro lado, o Senhor simplesmente virar as costas para eles, dar um suspiro de aborrecimento mesmo, como quem diz: não é possível, não dá pra aguentar. Virou as costas, entrou no barco e voltou. Então foi muito breve aquela parada ali naquela região, quando Ele logo deu de cara com os fariseus, que eram os religiosos da religião judaica.

E quando Ele entra no barco novamente e vai voltando para o lugar de onde eles vieram, Ele fala para os discípulos tomarem cuidado, com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes, no versículo 15. Aí os discípulos pensam o seguinte: Ih, acho que é porque não trouxemos pão, no versículo 16. E no versículo 17, Jesus percebendo isso, disse-lhes: Por que arrazoais por não terdes pão?Não compreendeis ainda, nem entendeis? Tendes o vosso coração endurecido? No versículo 18: Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvido, não ouvis? E não vos lembrais? Versículo 19: E quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? Responderam-lhe: 12. E no versículo 21, no final deste diálogo, ele perguntou: não entendeis ainda?

Tendo olhos, vocês ainda não veem? Como é que vocês não viram ainda? E aí Ele chega em Betsaida do outro lado, e trazem-Lhe um cego e pedem que toque o cego para curá-lo. Esta sequência de eventos é importante entendermos que, os evangelhos podem ser desdobrados em diferentes aplicações. A Bíblia, a Palavra de Deus, tem uma só interpretação, a única, aquela que o Espírito Santo tinha em mente, quando inspirou os escritores para que escrevessem. Então a Bíblia tem 1 (uma) interpretação, não existem 2. Mas ela tem muitas aplicações.

A interpretação dos evangelhos, é a história do Senhor Jesus aqui na terra. A outra aplicação agora, é o relacionamento com o seu povo Judeu. Porque lá em João, no capítulo 1, ele fala: Veio para o que era Seu, que era o povo judeu, e os Seus não O receberam, mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome, os quais não nasceram da carne, nem do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus. Isto está no capítulo 1 do evangelho de João.

Então tem esta aplicação, mostrando que Deus deu, o seu messias, o Cristo, o enviado de Deus, para um povo, o povo judeu. Mas o povo judeu não o recebeu. Então neste momento em Marcos, aprendemos que, além de contar a história de Jesus, o evangelho também conta a história da rejeição de Jesus, pelo Seu povo. E, principalmente, pela religião judaica que estava nas mãos dos fariseus, dos sacerdotes, dos saduceus, dos escribas, dos mestres de Israel. Então agora Ele começa a se afastar de tudo isto, diante da rejeição, da incredulidade, quando Ele acaba de multiplicar os pães, alimentar uma multidão com caminhões de pães. Imagine uma frota chegando, naquelas colinas, descarregando pães e mais pães, como vemos às vezes na porta do supermercado, muitos caminhões de pães. De onde vieram estes pães? Milagrosamente vieram das mãos de Cristo. E eles não aceitavam isso. Então agora, quando Ele rejeita esse povo que não O aceita, o que Ele faz? Ele vai se voltando cada vez mais para aqueles que eram menosprezados em Israel, os gentios, os Samaritanos, os aleijados, os pobres, os cegos e vai cuidar desses. E Ele vai cuidar desse cego, agora.

Mas antes de cuidar desse cego, Ele tem que dar um alerta para Seus próprios discípulos, que O conheciam, mas não O conheciam, por que eles achavam que, tomar cuidado com o fermento dos fariseus era porque “nós não trouxemos pães”. Mas não! Era do ensino dos fariseus, que era o ensino da religião legalista, os fariseus eram tremendamente legalistas, orgulhosos da sua religião, eles faziam tudo de forma a aparecer para os outros, mostravam que jejuavam, oravam de pé na praça para todos verem que estavam orando, eram extremamente exibidos. E os discípulos de Herodes eram os políticos. E o não era para eles seguirem o ensino de nenhum deles, o Senhor Jesus disse. Vocês têm olhos e ainda não enxergam? Eles estão conhecendo Cristo em parte apenas, conhecem, mas não entendem. Quem é esta pessoa diante deles? E a cura do cego vai ser uma lição muito importante para estes discípulos.

Então, no versículo 22, foco da nossa mensagem: “E chegou em Betsaida e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que lhe tocasse. E tomando o cego pela mão, levou-o para fora da Aldeia, e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos perguntou-lhe se via alguma coisa.

Agora nós temos algumas coisas que o Senhor faz com esse cego, primeira coisa que Ele faz é pegá-lo pela mão e tirá-lo da aldeia, porque tirá-lo da aldeia? Porque essa ação dEle tinha acabado de acontecer, que a aldeia significava o sistema religioso judaico, era onde estavam os sacerdotes, os fariseus, a turma toda estava lá.

Em cada aldeia tinha a sua sinagoga, seus religiosos cuidando ali da religião judaica. Então a primeira coisa que Ele faz, é tirar o cego da aldeia, separá-lo fisicamente até, daquele sistema com o qual eles estavam tão acostumados. Se era para eles enxergarem alguma coisa agora, era para enxergar fora do sistema religioso. É como quando, aquele outro cego em João, quando Cristo cura um cego de nascença, o que Ele faz?

A princípio, nem o cego sabia o que tinha acontecido, ele disse assim, se aquele homem que me curou é pecador eu não sei, mas eu só sei de uma coisa, eu era cego e agora vejo! Aí os expulsaram da sinagoga, e quando o expulsam, quando os pais dele nem queriam pôr a mão na situação com medo de serem expulsos da sinagoga, mas o cego expulso encontra o Senhor Jesus fora da sinagoga, e uma vez O encontrando lá, o Senhor fala para ele, explica para ele, quem Ele era, e lá ele adora o Senhor. Porque fala que, ele prostrando-se, O adorou. Adorou o Senhor Jesus fora da sinagoga, fora do sistema religioso. Ali fora ele entendeu quem era realmente a pessoa de Cristo.

E aqui Ele está fazendo isso, pegando esse cego pela mão e o levando para fora da aldeia. Rompe as suas relações com toda essa civilização que você estava acostumado, todo esse judaísmo no qual você foi criado, eu tenho uma coisa nova pra você. Aí quando o leva para fora da aldeia, Ele cospe nos olhos do cego. Uma cuspida no olho no momento é uma afronta, não é? Se uma pessoa chegar para você e cuspir no seu rosto, é uma afronta cuspir no rosto de alguém. Eu diria que aquilo que sai da boca do Senhor é sempre uma afronta para qualquer pessoa. Para o homem natural é uma cuspida no rosto, porque nos ofende. Porque a Palavra que sai da boca do Senhor vai nos dizer, você é um pecador perdido, destinado ao Lago de Fogo, isso ninguém gosta. Vai na praça ali agora e diz assim: gente, eu quero aqui, mostrar na Bíblia pra vocês, da prosperidade para todos, vocês vão ter 10 carros na garagem, serão curados de todas as doenças, vocês vão ser prósperos, ricos, felizes, vai encher de pessoas, formar uma multidão de pessoas na praça para escutar o que eu tenho a dizer. Hoje, a prosperidade, é ótimo, não é? Carro na garagem, carro importado, tudo vai dar certo, muito dinheiro, ótimo!

Agora vai na praça e fala assim: vocês são pecadores, vocês têm que crer em Jesus como seu Salvador, oh! Todo mundo saindo, cada um para um lado. Porque a Palavra de Deus é uma afronta para o ser humano. Aquilo que sai da boca do Senhor é uma afronta, e se você creu no Senhor já, como seu Salvador, você sabe disso, vai conversar com um incrédulo, vai dizer para ele que ele é um pecador e precisa crer no Senhor Jesus, vai dar as boas novas para ele, ele vira as costas, ele não quer. Ele se sente ofendido. Você pode falar de Chico Xavier, Buda, algum filósofo, ah, oh, que maravilha, vão achar tudo bonito. Mas fala de Cristo! Não desse Cristo que pregam por aí, que vai dar prosperidade e fazer ficar rico, não! Fala daquele, realmente, que passou por aqui, que morreu na cruz pelos nossos pecados para nos salvar.

Então Ele cospe nos olhos. Aquilo que sai da boca de Cristo, vai direto para o lugar para onde está a enfermidade, o problema dele, ele é cego. E aquilo que sai da boca do Senhor vai fazê-lo enxergar. A Palavra que sai da boca de Deus é a mesma coisa que faz você enxergar, faz você acordar para a realidade espiritual, para entender quem é essa que desceu do céu, para se fazer carne, se fazer homem aqui na terra, para ir até uma cruz e morrer carregando os nossos pecados, pagando pelos nossos pecados. Isso você só vai conhecer se sair da boca do Senhor a Palavra dEle e atingir você, abrir os seus olhos.

Mas o interessante aqui, é que ele cospe nos olhos do homem, impõe-lhe as mãos e pergunta se ele via alguma coisa. Isso é muito interessante, porque: e levantando-lhe os olhos, no versículo 24 ele disse: vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. Ou seja, não está boa a visão dele, ele está com um problema de visão. Do ponto de vista prático, racional, pessoas que estão cegas há muitos anos, e recuperam a visão quando adultas, passando por uma cirurgia ou um tratamento, precisam aprender a enxergar. Eu vi uma vez um relato de uma pessoa assim, ela passou por uma cirurgia e recobrou a visão, mas tinha um problema: ela não tinha aprendido a enxergar, porque você não enxerga somente com os olhos, você enxerga com o cérebro. Então depois de recuperar a visão, ela precisa aprender a enxergar. Tanto é que, assim que ela tirou a venda e começou a ver as coisas, a colocaram num carro para ir para a casa, ela gritava na estrada, porque aquela faixa no centro da pista para ela parecia um poste, ela não tinha a percepção de profundidade, para ela a faixa estava bem na frente dela, estavam todas no mesmo plano. Ela não conseguia medir a profundidade, enxergar em 3D. Depois ela precisou de um treinamento para poder ver.

Esse homem ele está semi cego, ele vê as coisas mas não corretamente. Ele vê homens como árvores e isto tem um sentido espiritual também. Porque o que é uma árvore? É uma coisa muito mais alta que um homem. Árvores que andam! Ele via aquele homem na frente dele como uma árvore, como uma grande árvore! Porque as árvores são maiores que homens! Que andavam!

A religião condiciona o homem a olhar para o homem, a respeitar homens. Então você tem os clérigos, os sacerdotes, os padres, os pastores, os bispos, homens, homens de estatura elevada, homens que são como árvores, altos como árvores e andam. E ficam todos, oh.... paparicando... ohhhh, e elogiando e achando que são grande coisa. Porque? Eles têm um certo volume de saliva do Senhor nos seus olhos, mas não o suficiente para enxergar claramente, eles estão na condição dos discípulos que também, como o Senhor disse: têm olhos e não veem? Eles não tinham percepção espiritual ainda.
E quando uma pessoa tem o primeiro contato com a Palavra de Deus, ela pode nascer de novo, porque a Palavra de Deus faz nascer de novo. Nós nascemos da água e do espírito, evangelho de João capítulo 3, quando ele fala para Nicodemus, essa água não é o batismo, não, essa água é a saliva. Como assim, a saliva? No sentido que é aquilo que sai da boca do Senhor Jesus, que é a Palavra dEle.

Lá em Efésios capítulo 6 fala: “... purificando-a, falando do marido amar a esposa e como Cristo amou a igreja, .... purificando-a com água pela Palavra, associa a água à Palavra de Deus. Essa é a verdadeira água que purifica e traz novo nascimento. E lá em Pedro, fala que é como uma semente que gera de novo, como se fosse uma semente. Então uma pessoa pode nascer de novo no primeiro contato com a Palavra de Deus. E existem muitas pessoas nascidas de novo, espalhadas por todo o lugar, pelas religiões, inclusive, mas que ainda não estão salvas, não conheceram verdadeiramente quem é Cristo! Acham que Ele é um grande homem. É uma grande árvore, oh, Jesus!

Eu estava vasculhando ontem à noite vídeos de músicas no YouTube, e aí entrou lá um cantor, numa competição, cantando uma música gospel em inglês. E a música o tempo todo dizia, ao sangue de Jesus tem poder, para derrubar muralhas, para fazer isto, aquilo, dar cambalhotas.... eu pensei, isso aí não é o evangelho, não é Bíblia. Não é isto o poder do sangue, não é um talismã que você aponta para as coisas e elas caem, não é um sangue que derruba muralhas, não é isso! Mas isso é o homem, que tem o primeiro contato com a Palavra de Deus e é tudo o que ele enxerga. Ele enxerga com a mente natural, Jesus é um super herói que podia voar, fazer coisas maravilhosas. Mas vai precisar de um segundo passo, aqui.

Levantando os olhos, no versículo 24 de Marcos 8, vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. Versículo 25, depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido, e já via ao longe e distintamente a todos. E mandou-o para sua casa dizendo: Não entres na aldeia, olha que interessante! Porque essa preocupação tão grande com a aldeia? Porque a aldeia representava todo o sistema da época, o sistema religioso, inclusive. E o Senhor tinha que tirá-lo da aldeia. E o Senhor tinha que tirar os Seus discípulos também da aldeia, porque eles tinham olhos mas não estavam enxergando as coisas, eles estavam vendo como via esse homem, árvores que andam! Não estavam tendo discernimento que acompanha a salvação.

Então você pode ter o primeiro contato com Cristo e às vezes passar a vida inteira na percepção desse primeiro contato, desejando as coisas de Deus, querendo, como Cornélio, que teve contato com a Palavra de Deus no Antigo Testamento, ele era um prosélito, um romano convertido ao judaísmo, mas ele não era salvo! Ele precisou ouvir o evangelho da boca de Pedro, tim tim por tim tim, e aí o Espírito Santo veio habitar em Cornélio. Ah, agora ele enxergava. Até então ele não enxergava distintamente. Ele tinha recebido o primeiro contato, mas não enxergava. As escamas dos seus olhos, como quando Paulo se converte na estrada para Damasco, ele fica cego, aparece uma luz muito brilhante e ele fica cego. E depois quando ele vai na casa de um dos discípulos, dos cristãos, ele é curado de sua vista e caem escamas dos seus olhos.

Hoje o que nós mais temos neste mundo cristianizado, são pessoas com os olhos cheios de escamas, que têm um conhecimento de Jesus, mas está tão misturado com tantas coisas ali, que é difícil falar do evangelho. Porque você precisa pegar uma pessoa e falar para ela assim: você é cristã? Ah, sou, ela responde, fui batizado na igreja tal, do pastor tal, do padre ciclano, eu fui a vida inteira na missa, eu vou todo sábado na igreja adventista, vou no domingo na igreja batista,.. ta! E se você morrer agora, pra onde você vai? Ah? Vira essa boca pra lá! E bate na madeira!! A pessoa não tem nem a certeza para onde vai, não tem a certeza da sua salvação eterna que o Senhor Jesus prometeu! Uma salvação resolvida agora!

Eu estava correspondendo com uma pessoa que dizia que se ele perseverar até o fim, que ele será salvo. Ele faz o uso errado de um versículo de Mateus 24, que está falando da grande tribulação, para se manterem vivos, a salvo para entrar no reino terreno de Cristo. E aí eu até respondi para ele depois e publiquei esta resposta, dizendo o seguinte: você nunca terá a certeza da salvação perseverando, porque perseverar é um processo contínuo, e você só vai saber quando chegar no final de sua perseverança. E se você chegar no final de sua perseverança e descobrir que faltou um centímetro de sua perseverança, você está lascado, perdido! Perseverou a vida inteira e morreu na praia, porque faltou um pouquinho para perseverar.

Então, que vida desgraçada é uma vida assim! Imagina você não saber o tempo todo se você vai ser salvo ou não!

Mas o Senhor dá a certeza da salvação hoje! Em Romanos fala, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração credes em Deus, tem a salvação. Em João capítulo 5, outro versículo diz isso melhor: Na verdade, na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Esta é a certeza, tem a vida eterna. Passou da morte para a vida, não entrará em condenação. Esta é a certeza que um cristão pode ter.

Então se você, que deve ter nascido em um país cristão, que deve ter vivido influenciado pelo cristianismo, pelas boas maneiras e boas condutas cristãs, por religiões cristãs, você que está dentro da aldeia do cristianismo, o Senhor quer pegar você pela mão, e levar para fora. E lá fora desta aldeia. E lá fora desta aldeia do cristianismo, da cristandade, o Senhor quer cuspir no seu olho. Ele quer fazer, até de uma forma afrontosa para sua pessoa,, porque crer em Jesus significa considerar-se totalmente perdido, ninguém gosta de se considerar um perdido, todo mundo acha que tem uma peninha de bondade em si, não? Mas crer no Senhor Jesus é se considerar totalmente perdido, arruinado, lixo! Não tem nada que preste!

Paulo quando falou de suas virtudes judaicas, da sua vida anterior antes de se converter, ele fala, tudo aquilo eu considerei lixo, como esterco, comparado a conhecer a Cristo.

Então, se você foi criado nesta esfera de cristianismo, de cristandade, o Senhor quer pegar você pela mão, quer tirá-lo desta esfera, quer que você apague, delete seu HD fora dessa esfera agora. E alí fora Ele vai mostrar para você quem Ele realmente é, como Ele mostrou para aquele outro cego, quando Ele foi expulso da Sinagoga. Não dá para você ter uma percepção correta, límpida, cristalina de quem é a pessoa do Senhor Jesus, a menos que você deixe de lado tudo o que você aprendeu, toda a tradição religiosa que aprendeu, e concentre-se na Palavra de Deus.

E o que diz a Bíblia? A Palavra de Deus diz que Cristo veio ao mundo salvar, não pessoas boas, mas pecadores.

E a Palavra de Deus diz que você, claro, depois que conhece o Senhor Jesus como seu Salvador, com seu coração cheio de gratidão, vai querer levar uma vida que agrade a ele, mas não para ser salvo, mas porque você já recebeu a salvação, já tem o perdão dos seus pecados.Aí é uma coisa consumada, resolvida já!

Você não se torna obediente a seus pais para se tornar filho deles! Não! Você obedece a seus pais porque você é filho deles. Essa é a ordem das coisas.

E aqui então, ele via longe e distintamente a todos, e mandou-o para sua casa e disse: não entre na aldeia.

Eu espero que você tenha esta percepção hoje, que você saia daqui com esta visão cristalina de quem é Jesus. O mundo religioso nos condiciona a considerar a homens, altos, grandes, poderosos, a elogiar homens. Existe muito isso, nas religiões, o aniversário do pastor, transferência de cargo, coroamento, aquele chapéu diferente, aquelas cadeiras grandes atrás do altar, o púlpito, toda uma diferenciação de homens, são árvores que andam, nada mais do que isto, só!

Mas existe um homem que não é uma árvore que anda, é um homem que foi pregado num madeiro, Cristo Jesus, o Senhor. E ali na cruz, pregado ali, Ele recebeu sobre si mesmo, os pecados de todos aqueles que creem nEle, e foi julgado e condenado.

E se Ele foi condenado, eu não preciso mais ser condenado, se Ele morreu, Ele pode me dar vida.

Existe uma técnica, aqui na região de Limeira, Piracicaba Americana, Santa Bárbara d'Oeste, toda essa região de canaviais, tinha antigamente muitos casos de morte na cana. O corte da cana era manual. Então, quando chegava a seca, em um dia de vento muito forte, eles punham fogo no canavial e o fogo corria muito rápido, levado pelo vento. Era uma desgraça para quem morava em Limeira, porque não se vencia limpar uma calçada ou um quintal, parecia que estava nevando uma neve preta caindo sobre a cidade.

Mas queimavam a cana para poderem entrar depois, as pessoas com aqueles podões, cortando a cana para não se cortarem nas folhas. E às vezes alguém, estava lá no meio do canavial, o cara bebeu muito e estava lá no meio da cana, alguma coisa assim. E quando o sujeito acordava, o fogo chegando! E achavam corpos queimados no meio do canavial por causa disso, não dava tempo pra pessoa correr do fogo.

E existe uma forma de você escapar de um fogo assim, numa mata ou num canavial. A maneira é, desde que você tenha uma caixa de fósforo, é você fazer seu próprio fogo. O vento vem vindo de lá, e você põe fogo aqui, e começa a queimar daqui para frente, e então você caminha em cima do lugar onde o fogo já passou.

Então para ser salvo, lembre-se disso, você vai ter que estar no lugar onde o fogo já queimou. E este lugar onde o fogo já queimou é Cristo Jesus, porque na cruz Ele foi queimado ali pelo juízo de Deus, como aquelas ofertas do Antigo Testamento, aquele animais que eram sacrificados, queimados da mesma maneira, eles tipificavam Cristo, apontavam para Jesus aqueles animais eram figuras do que aconteceria com o Cordeiro de Deus quando Ele fosse oferecido como sacrifício, imolado na cruz do calvário.

Ponha-se no lugar onde o fogo já queimou, ponha-se em Cristo. coloque-se nEle e deixe a aldeia para lá. Deixa o sistema que você conheceu, tantas coisas, fique com a Palavra de Deus e com o Senhor Jesus Cristo, Ele é o que salva.