Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

A chave da hermeneutica - Mario Persona



https://youtu.be/5YIFfx77TLM

A chave da hermenêutica
Mario Persona

Eu recebo muitas perguntas de pessoas diferentes e às vezes há algumas que preciso consultar para poder responder, como esta, que recebi várias vezes: Jesus é a chave da hermenêutica? Eu nunca fiz um curso de Teologia. Fiz o primário, depois o ginasial e durante este último fiz um curso, digamos assim, de especialização, no Instituto Universal Brasileiro que vi num gibi,  mandei o formulário, e fiz em casa, por correspondência Desenho Artístico. Fiz o curso colegial, o cursinho e entrei na faculdade de Arquitetura. Então, nunca fiz um curso de Teologia, por isso, nem sabia pelo menos até esses dias, o que significa Hermenêutica, mas fui consultar na Wikipedia, que a define assim:

“É um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação que pode se referir tanto a arte da interpretação quanto a prática e treino da interpretação. A hermenêutica tradicional se refere ao estudo da interpretação de textos escritos especialmente nas áreas da Literatura, Religião, e Direito”. Entendi que hermenêutica é o método de você interpretar textos. Pesquisando um pouco mais, descobri que nesse universo teológico a hermenêutica depende do gosto de cada um. Alguns usam a hermenêutica católica; uns a protestante, outros usam a hermenêutica do pacto, outros a dispensacional, enfim, cada um escolhe aquela que irá usar.

“Seria Jesus a chave da interpretação dos textos?”. Acho que foi essa a dúvida que o meu leitor me fez. Há um versículo em Lucas 11:52, onde o Senhor Jesus falou para os teólogos do seu tempo, aqueles que tinham a chave da hermenêutica, que sabiam interpretar as escrituras: “Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”. A história do cristianismo é cheia de exemplos de pessoas que tiraram a chave do conhecimento privando outras pessoas de conhecer a verdade e assim obter o poder, porque quando você priva as pessoas de conhecer a verdade, as priva de ter o poder. É você quem o tem! Sendo assim, as pessoas terão que ir até você para perguntar as coisas e você terá que explicá-las. Isto é religião.

É a este tipo de comportamento e atitude que Jesus estava se referindo. Se alguém lhe disser que é impossível conhecer a verdade sem ajuda de um teólogo ou de uma faculdade, esqueça! Não é nada disso! Deus deu a verdade para aqueles que creem em Cristo e tudo o que você precisa saber é que Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. O Pai enviou seu Filho, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. É claro que a Bíblia é muito mais profunda, tem muito mais coisa, mas para ser salvo; a chave do conhecimento da Bíblia e da interpretação da mesma, é o próprio Senhor Jesus. As respostas para as questões da Bíblia não estão em compêndios teológicos, mas na própria Bíblia, é ela quem responde a ela mesma. Por exemplo, em Gênesis, quando se refere à serpente, vamos do primeiro ao último livro da Bíblia, que é Apocalipse e lemos, que o diabo, a antigo serpente, é Satanás. Pronto, já respondeu!

Se quiser conhecer realmente a verdade, leia a Bíblia, mesmo que não entenda. Não importa! Hoje no almoço eu comi arroz, legumes e peixe, e se me perguntarem o que tem no arroz, qual a sua composição química, não saberei responder, o que importa é que eu me alimentei. Não foi necessário conhecer tudo sobre o alimento para que o comesse. Então leia a Bíblia! Ali, está Jesus. E um bom  exercício: Existe um livro que ficou muito conhecido anos atrás que se chama "Onde Está Wally?" É um livro colorido, muito bonito, com várias versões. É sobre um boneco chamado Wally que usa uma camiseta listrada vermelha e branca, uma toquinha e óculos. Em cada página do livro há cenas de cidades medievais, cidades modernas ou batalhas entre soldados, com cenas diferentes com diversos bonecos e bichinhos interagindo, bem pequenininhos, e por isso você tem que procurar Wally, o bonequinho de camiseta listrada. Quando você ler a Bíblia pergunte assim: Onde está Jesus? Ele está lá, de Gênesis a Apocalipse! Mas busque com a sabedoria que o Espírito Santo dá. Paulo escreveu: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.  1Coríntios 2:14.

Isso significa dizer que o homem na sua inteligência natural não vai entender as coisas de Deus, pois estas só poderão ser entendidas pelo Espírito de Deus; é ele quem conhece suas coisas, não o homem, a menos que o Espírito de Deus revele-as ao seu coração. Se isso não acontece, é perda de tempo fazer diversas faculdades, pós graduações, sair com o título de doutor em Divindade. Você não teria vergonha de ser chamado de Doutor em Divindade? Pense bem: - O que você é? - Sou Doutor em Divindade. - Você entende tudo de Divindade? É isso?

Deus deu a verdade para os simples. Na Bíblia você encontra Jesus em todos os lugares. Depois de sua ressurreição, Jesus estava andando com dois de seus discípulos a caminho de Emaús e em Lucas 24:27 diz; “E, começando por Moisés, - que escreveu o Pentateuco - e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”. Olha que coisa mais linda! Ele estava mostrando que todo o Antigo Testamento falava dele! Em João 5:39 ele diz aos doutores da lei: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”; por isso eles quiseram esconder a chave da sabedoria, para não deixar que as pessoas entrassem. Em João 5:46 Ele diz aos mesmos teólogos da época : “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele”.

Os teólogos na época de Jesus que o prenderam queriam calar o testemunho do Deus vivo, que é a pessoa do Filho de Deus; Deus e homem. E por que queriam calar aquela voz? Em Apocalipse 19:10 diz: “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Ora, eliminando o testemunho de Jesus elimina-se totalmente a profecia, que é aquilo que Deus falou. Em Gênesis encontramos, que “no princípio criou Elohim os céus e a terra”. Jesus está aí! Elohim é plural e significa Deus, e o seu singular é Eloah. Portanto, poderíamos ler “no princípio criou Deuses o céu e a terra”. Pois Elohim inclui Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Logo, entendemos que Jesus estava em Gênesis.

Igualmente, em João 1:1-3 diz; “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Esse Verbo é Jesus! Ele estava no princípio com Deus. Não exatamente o princípio da criação de Deus, mas antes mesmo de tudo! Agora sim, fala das coisas criadas: “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Mostrei o primeiro versículo da Bíblia onde fala de Elohim (e a pessoa de Jesus estava envolvida) e quando vamos ao último versículo de toda a Bíblia, é falado em Apocalipse 22:21: “a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com vós. Amém!” A Bíblia vai de Jesus a Jesus, de eternidade a eternidade. Ele é Deus! Ele é o tema e a chave do conhecimento bíblico.

Em Romanos 5:14 Paulo disse que Adão foi uma figura daquele que haveria de vir. Por que? Porque Adão era um homem criado por Deus para administrar toda a criação e Cristo é aquele que será o administrador de toda a criação por direito. Deus falou que Adão não deveria ficar só, o colocou em sono profundo, abriu o seu lado, retirou uma costela e dela criou a mulher. Isso é a obra de Cristo na cruz! Quando um soldado furou um de seus lados com a lança, do seu corpo morto saiu sangue e água, o sangue purificador que nos limpa de todos os pecados, e todo o  corpo dos crentes em Cristo para ser a Igreja. Sangue que podia comprar para o Filho de Deus uma esposa. Assim como Adão ganhou uma, Eva; na cruz, Cristo estava ganhando uma esposa também, a Igreja.

Em Gênesis 3, Deus fala para a serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Ele está falando da semente da mulher, e se cair na prova essa pergunta: Qual é o único homem nascido de mulher? Você pode até pensar que todos nascem de uma mulher. Mas, só há um que nasceu exclusivamente de mulher, Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo sem participação de homem algum; o Espírito Santo fecundou a virgem Maria e ela deu à luz Jesus, o Filho de Deus encarnado. Porque Deus prometeu em Gênesis que viria a semente da mulher e não a do homem e esmagaria a cabeça da serpente. Em Hebreus 2:14-15 lemos: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”. Cumpriu-se o que foi dito: Ele veio e aniquilou a cabeça da serpente.

Quando o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher uma túnica de pele para vestí-los depois que caíram em pecado, foi preciso matar um animal; esse era Cristo mais uma vez prefigurado, agora naquele animal morto para cobrir o pecado do homem. Veja que maravilha! Tudo interligado do Novo ao Antigo Testamento! Em Hebreus 11:4 diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”. Que sacrifício é este que Abel ofereceu a Deus e que mesmo depois de morto ainda é anunciado? Aquele animal morto era uma figura de Cristo, cobrindo o pecado do homem. Abel ouviu de Adão e Eva que Deus havia matado um animal para cobri-los com sua pele; então fez a mesma coisa: matou um animal e o ofereceu como sacrifício a Deus. Até hoje aquilo é mantido fresco, sempre presente, do dia. O sacrifício de Cristo é assim.

Em Apocalipse 5, João vê “um cordeiro como havendo sido morto”, e é muito importante a redação da Bíblia, pois a expressão não diz que ele viu um cordeiro morto ou que tinha morrido, mas um cordeiro como “havendo sido morto” porque as marcas nas mãos, pés e no lado de Cristo são frescas eternamente. Antes eu costumava falar que no céu o único que terá cicatrizes será Jesus; porém esta afirmação estava errada, pois ele terá feridas frescas; um cordeiro como "havendo sido morto". Como um sacrifício que tivesse acontecido naquele momento, porque será para sempre fresco, real e oportuno, e que realmente resolve todos os nossos pecados.

Existe também entre outras figuras, Noé, que foi aquele pelo qual Deus recomeçou a criação. Depois de ter destruído o mundo com o dilúvio, Deus disse a Noé após este sair da arca : “E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues”. Agora Noé era o administrador do mundo, tinha poder sobre todas as coisas vivas. No Salmo 8:6-8 diz, de Cristo: “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares”. Adão teve poder sobre todos os animais e falhou; Noé também teve este poder sobre todos os animais, selvagens ou não, e assim será com Cristo, ele terá no seu reino milenar o poder sobre todas as criaturas vivas. Este é Cristo! Esse filme que começou e terminará na eternidade só fala de uma pessoa, Jesus, porque todos os personagens envolvidos nessa história estão relacionados a Ele. Se você ao assistir um filme nota que de repente aparece um personagem que não tenha nada a ver com o personagem principal, entrando e saindo; você se pergunta: Por que essa pessoa está no filme? Mas a Bíblia é uma história onde de eternidade em eternidade todos os personagens estão relacionados a Cristo Jesus.

Em Gênesis 50:20, entre tantos personagens da Bíblia e depois de passar por outros tipos, encontramos José; que fora lançado numa cova pelos seus próprios irmãos, e vendido por eles como escravo aos egípcios. Na verdade seus irmãos queriam matá-lo por inveja, mas decidiram vendê-lo, manchando de sangue sua túnica e mentindo ao seu pai, Jacó, dizendo que uma fera havia matado seu filho José, o que fez com que Jacó lamentasse muito. O que é isso? É Cristo Jesus invejado por seus irmãos judeus, sendo lançado na cova da morte, vendido a preço de um escravo por Judas! E José vai para o Egito, passando um apuro tremendo, mas acaba virando o vice-rei de todo o Egito, salvando a sua própria família da fome, porque ali Deus o havia colocado. Ao encontrar-se com seus irmãos ele se revela; e eles tremem até a base: estavam diante do grande vice-rei do Egito que tinha o poder de vida ou morte sobre eles, mas que lhes disse: “Vós bem intentastes o mal contra mim, porém Deus intentou para o bem; para fazer como se vê nesse dia, para conservar muita gente”. E um dia o Senhor Jesus encontrará seus irmãos judeus e falará o mesmo: vós intentastes o mal contra mim, mas Deus permitiu que este mal se transformasse em bem para salvar muitas pessoas.

Mais adiante, nas Escrituras, encontramos também Moisés, que Deus levantou como libertador. Faraó tenta matá-lo ainda criança, mandando afogar todos os meninos nascido no Egito - Satanás estava por trás de Faraó que é uma figura de Satanás - porém Moisés foi salvo e seu nome significa exatamente “salvo das águas”. Ele cresce e vira o libertador dos hebreus que estavam no Egito e casa-se com uma mulher chamada Zípora; que não era do povo de Deus, mais uma gentia. Isso é uma bela figura de Cristo como libertador casando-se com a Igreja, a sua noiva. Zipora, em sua palavra original quer dizer “passarinha”; algo pequeno, fraco, insignificante; semelhante a Igreja, que Paulo assim descreve: “E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele”.

Isto é a Igreja, o conjunto dos salvos; a Igreja são pessoas da pior espécie, os mais fracos, tolos, loucos e imbecis deste mundo, que um dia creram em Jesus como Salvador. Deus não escolheu os poderosos, a nata do mundo, para que ninguém chegue a eternidade dizendo que está ali porque foi uma grande pessoa, que foi um cara esperto e que fez maravilha. Não! Cristo Jesus veio ao mundo salvar pecadores! E antes que algum pentecostal me interpele e diga: sim, é verdade que somos salvos pela fé em Jesus, porém, se não for a igreja, se não perseverar, etc., etc, perderemos a salvação. Já pergunto: como você pode perder uma salvação que não conquistou? Como vai conseguir mantê-la com seus esforços, se a salvação é do começo ao fim, graça sobre a graça e somente pela fé em Cristo Jesus e em sua obra redentora?!

Na história do povo hebreu passando pelo deserto, vemos Paulo fazendo uma menção que diz; “Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar”; o mar era uma figura da morte de Cristo. Os hebreus passaram por um lugar de morte, saindo vivos do outro lado, rumando para a terra prometida. Mas estavam no deserto e essa é a experiência de todo cristão. Quando você crê em Jesus como seu Salvador é como se tivesse morrido com ele; assim Deus vê você, como morto com Cristo na cruz. O seu velho homem pregado na cruz com Cristo, exterminado de vez. E quando você sai, agora com Cristo, para uma nova vida, entra num deserto. Assim é o mundo para um cristão, não há nada de bom, um deserto. Paulo continua dizendo: “e todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava”. A pedra era Cristo! Sim, ele afirma isto! Pois naquela caravana de hebreus atravessando o deserto, sempre que eles tinham sede havia uma pedra de onde saia água. Como essa pedra foi parar ali? Porque ela é Cristo!  Assim ele vai dessedentar o seu povo através desse deserto que é o mundo, mas sempre cuidará daqueles que nele creram enquanto passam por aqui, rumo a sua pátria celestial.

Quando Moisés ficou quarenta dias e quarenta noites no Monte Sinai, qual era o assunto que ele ouvia? Jesus! Porque a lei que Deus deu a Moisés; os mandamentos e tudo o mais; eram coisas impossíveis para o homem cumprir, exceto para o único homem perfeito que pisaria nesta terra, o único que teria atributos de perfeição capazes de guardar a lei que Deus estava dando a Moisés: Jesus!

Em Hebreus 10:19 podemos ler: “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne”. O autor de Hebreus estava falando daquele Tabernáculo que havia no deserto; e posteriormente construído um templo em Jerusalém que havia uma separação entre os ambientes; onde o mais profundo era o santo dos santos e ali só entrava o sacerdote uma vez por ano levando uma bacia de sangue de animais sacrificados. Ali não podia entrar sem sangue, para não ser morto. Havia uma grande cortina, chamada de véu mas que não tinha nada de transparente, ao contrário, era grande e pesada, e que servia para separar o ambiente onde a manifestação de Deus se fazia presente, por uma figura que era a Arca da Aliança; que aliás, também prefigurava Cristo em seu trajeto neste mundo.

Quando Cristo morreu na cruz, diz a Bíblia que este véu que separava o homem de Deus foi rasgado de cima abaixo; de Deus para os homens. Agora, Deus abria o acesso total e irrestrito a todo aquele que cresse em seu filho Jesus. “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne.” A sua carne foi rasgada na cruz pela lança do soldado; essa foi, por assim dizer, a senha através da qual todo pecador pode ter acesso ao lugar onde antes somente Deus poderia estar, e só o sacerdote poderia entrar com sangue. Em Colossenses 2:17, Paulo fala das coisas no Antigo Testamento que eram como sombras que apontavam para Cristo. Ao ver uma sombra no chão ou parede, saberei que está chegando alguém e me alegro, porém me alegro mais ainda quando a pessoa chega, assim, deixo a sombra para ocupar-me com a pessoa. Em Hebreus 8:5 diz: “os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais”.

Todos os utensílios do tabernáculo e do templo representavam Cristo em seus mais diferentes atributos e às coisas celestiais. Diz ainda em Hebreus 9:11: “Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção”.

Portanto, ao crer em Cristo, você receberá uma eterna redenção; não uma provisória ou até seu próximo pecado. Ao recebê-lo como seu Senhor e Salvador todos os seus pecados são perdoados; porque na cruz ele os levou sobre si. - Ah mas se eu pecar amanhã? - Amigo, quando Cristo morreu na cruz você nem existia! Na cruz ele pagou todos os pecados do começo ao fim, assim, os pecados de toda sua vida na terra foram lançados sobre ele, na cruz, mesmo antes de você existir! Essa é a maravilha da salvação que Deus oferece e que não depende de você; só de Jesus Cristo e sua obra! A única coisa que você tem que fazer é crer nisso, crer nele.

Continuando a ler a Bíblia você encontra mais figuras, até chegar nos profetas falando declaradamente do Senhor, como Isaías: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados porque as iniquidades deles ele levará sobre si!” Isaias escreveu que Jesus levaria nossos pecados e iniquidades sobre si, setecentos anos antes de Cristo nascer!

Se você ler Salmos aprenderá que eles são o diário de Jesus, é ali que Ele escreve os seus sentimentos, suas dores, suas aflições, sua glória e tudo o que iria lhe acontecer, mostrando também empatia com seu povo terreno de Israel, e todos os que creem nele. No Salmo 22 você encontrará um homem abandonado na cruz, gritando: Deus meu, Deus meu por que me abandonaste? E no Novo Testamento, encontrará Jesus dizendo: Deus meu, Deus meu por que me desamparaste? Mas no Salmo 23 vê que Deus não o desamparou. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte ele está comigo”. E no Salmo 24 você o vê reinando em glória e majestade, igual quando ele vier a julgar as nações e estabelecer o seu reino na terra. Mas isso é para a Terra! Hoje porém, ele oferece a salvação para os que querem morar no céu; é diferente, pois Deus tem um povo, Israel, para morar na terra, mas nesses últimos dois mil anos até hoje, Ele está oferecendo aos candidatos a salvação eterna, no céu; candidatos a noiva, a esposa de Cristo, quando acontecer este casamento no céus.

Tudo isso é apresentado desta pessoa, que é Cristo! Nos evangelhos, Mateus se refere a ele como Rei de Israel; Marcos fala dele como servo perfeito; Lucas como homem perfeito e João o apresenta como Deus perfeito. Tanto é que o Evangelho de João não tem começo nem fim. Ele começa falando: “no princípio era o verbo”. Que princípio? A eternidade! E termina dizendo: “se todas as coisas que Cristo fez fossem escritas, nem no mundo todo caberiam todos os livros que se haveriam de escrever”, ou seja, o evangelho de João começa no infinito e termina no infinito; ali Jesus é apresentado como Deus e homem perfeito.

Lemos em 1 Timóteo: 3:16: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne”. Se você tinha dúvida que Jesus é Deus e homem, leia este versículo: Deus se manifestou em carne; como? Nascendo de uma virgem, aqui neste mundo. “foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”.

Essa é a história de Jesus. Encarnou, nasceu neste mundo, morreu e ressuscitou; foi recebido em Glória nos céus. Recentemente em uma reunião, gostei de um comentário feito por um irmão em relação a passagem de João 16 quando ele fala aos discípulos “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade”. Então ele fala da diferença entre João16 e 17, onde Jesus deixa de falar com os discípulos e passa a falar com o Pai, dizendo: “Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Isso é vida eterna! Quanto você precisa saber da Bíblia para ser salvo? Que conheça o Deus verdadeiro, Jesus Cristo que veio do seio do Pai! É tudo o que você precisa saber. E continua dizendo: “Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo”.

Isso é tudo que você precisa saber; Deus enviou seu filho ao mundo para salvar pecadores. Quando você crê em Jesus como seu Senhor e Salvador, recebe imediatamente a salvação. - Ah, mas é preciso estudar Teologia para saber? - Não precisa estudar nada! Eu nunca fiz um curso de Teologia! Aprendo as coisas na Bíblia; nos ministérios dos irmãos durante as reuniões em nome do Senhor, com os dons que Deus deu a Igreja; também com os irmãos do passado que tiveram dons e escreveram livros sobre a pessoa de Cristo, deixando um ministério escrito. Não precisa ser doutor em divindade, não precisa de faculdade de Teologia ou diplomas. A chave de todo conhecimento que você precisa é Jesus! Ele está de eternidade a eternidade, de Gênesis a Apocalipse. Tudo o que você precisa saber e fazer agora, é crer em Jesus como seu Salvador; reconhecendo-se pecador, reconhecendo que paira um juízo sobre si, e que se sair desta vida com pecados não haverá salvação depois da morte. Pois Adão foi expulso do Paraíso por causa de um pecado somente! Então reconheça que você é um pecador; entregue sua vida a Ele e reconheça; creia que na cruz Ele pagou pelos seus pecados, mesmo antes de você existir.

E agora, Ele o convida dizendo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, não entra em juízo, mas passou da morte para vida. Você quer passar da morte para vida e livrar-se do juízo eterno? Então creia em Jesus como seu Salvador!